Faculdade de História - FAHIS/CANAN
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Campus de Ananindeua / Bibliotecários: Erik André de Nazaré Pires / Élida Moura Figueiredo / Cleide Dantas Fone: (91) 3201-7041 E-mail: bbca@ufpa.br
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Patrimônio ambiental urbano: uma história sobre o Parque Ambiental de Ananindeua Antônio Danúbio(2021-02-25) VIDIGAL, Victória Emi Murakami; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700A seguinte pesquisa aborda a História do Parque Ambiental Antônio Danúbio, situado na cidade de Ananindeua – PA, desde o seu processo de criação e as atividades que o mesmo oferece em seu espaço, além de sua potencialidade como patrimônio ambiental do município. A temática da História Ambiental e do Patrimônio cultural e ambiental é pertinente para a nossa sociedade como um todo, pois é possível debater questões sobre identidade, cultura, memória e preservação de uma cidade ou até mesmo de um espaço verde em meio ao centro urbano. O Parque Antônio Danúbio aborda como um todos questões importantes não apenas para sua própria preservação, mas também da cidade de Ananindeua como um todo, preocupando-se com o seu interior e exterior; não apenas em salvar o lugar em um passado, mas também no presente e no futuro.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Reflexões de História ambiental em Marajó de Dalcídio Jurandir: olhares e sentidos sobre a natureza(2021-03-25) SANTOS, Paulo Henrique Santos dos; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700O presente trabalho analisa as relações entre seres humanos, natureza e o passado a partir do romance Marajó (1947) de Dalcídio Jurandir, sob a perspectiva da história ambiental. Estabelecemos diálogos entre a historiografia e a literatura para demonstrar uma ampliação da compreensão sobre os problemas resultantes da desigualdade social encontrada principalmente nos municípios paraenses de Ponta de Pedras e Cachoeira do Arari na primeira metade do século XX. Destacamos a permanência prejudicial de estruturas historicamente construídas ao longo tempo nessa sociedade. Demonstramos as diferentes relações com a terra entre grupos oprimidos e opressores, a presença ativa dos animais não humanos que exercem uma importante influência na dinâmica local e a subversão de uma tradição literária em que a natureza é representada de forma abundante e harmônica, dando lugar a denúncia de degradações ambientais relacionadas a exploração por parte dos grandes fazendeiros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Colônia Militar São Pedro de Alcântara no Rio Gurupi e a redefinição da fronteira Pará-Maranhão (1852-1873)(2021-03-29) ROSÁRIO, Talita Almeida do; SOUZA, Sueny Diana Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/4689811376987159O assentamento em 1854 da colônia militar São Pedro de Alcântara na fronteira Pará-Maranhão demarcada no rio Gurupi atendia às demandas de investimentos da província do Maranhão para a zona Gurupi-Turiaçu, recentemente incorporada ao seu território. Logo, a característica híbrida da colônia, sendo militar e agrícola, estava relacionada ao domínio maranhense com o avanço de fazendeiros e o controle de sujeitos indesejáveis, aos olhos do Governo imperial, que usavam as terras produtivas por “longa data” e se sentiam donos. Diante dos interesses das autoridades maranhenses e a indagação dos impactos que a colônia traria para as dinâmicas da região dos dois rios e na vida de quem os habitava, essa pesquisa tem como objetivo apresentar como as diferentes pessoas e grupos étnicos compreenderam a fundação da colônia. Analisou-se uma miscelânia de fontes e se constatou discursos oficiais que buscaram justificar a sua presença, revelando representações sobre a região do Turiaçu e suas gentes. Além, encontrou-se uma diversidade étnica no Gurupi que travou relações de conflito, comércio e negociação com a colônia, por outro lado entendendo que se tratava de um posto de policiamento e civilizatório, alguns grupos como indígenas e pobres livres constroem espaços de resistência e refúgio nesse mesmo rio.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Os discursos sobre ocupação de terras: disputas na fronteira entre Pará e Maranhão (1840- 1852)(2021-03-29) SILVA, Adriane Aline Soares da; SOUZA, Sueny Diana Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/4689811376987159Analisar um discurso é tentar expor seus elementos internos e externos de produção. Os discursos produzem sentidos que podem revelar ideologias e significações individuais, bem como se projetam no mundo por meio de práticas simbólicas. Desta forma, os discursos políticos sobre distribuição e uso da terra em meados do século XIX, poderiam afetar o modo de sobreviver de que não se encaixava nessas perspectivas. Nesse contexto a fronteira entre Pará e Maranhão era delimitada pelo rio Turiaçu, porém abrangia para os habitantes daquelas redondezas um recorte territorial maior, pois incluía uma rede de relações sociais. Nesse sentido a existência de conflitos se mostra nos discursos oficiais sobre colonização, revelando ideias conservadores, liberais, e o combate às ações de determinados grupos sociais. Sendo a distribuição e formas de uso da terra elementos de destaque; o contexto de discussões sobre propostas para a criação da lei de terras, produz discursos que evidenciam influencias sociais, econômicas e políticas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relações no Sertão da Amazônia (1790-1824): um rio e suas gentes no ensino de História(2021-03-30) SOUZA, Elbia Cunha de; SOUZA, Sueny Diana Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/4689811376987159O presente trabalho destaca a Fronteira de Turiaçu que demarcava o limite entre as regiões do Pará e do Maranhão nos anos finais do século XVIII e início do século XIX e analisa a partir de trabalhos científicos de autores como Sueny Diana de Souza, Flávio Gomes, entre outros, aspectos das relações sociais dos sujeitos que ali habitavam a fim de construir um recurso didático para ser utilizado no Ensino Fundamental anos finais. Dessa forma, o debate entre a relação do saber acadêmico e o saber escolar se faz necessário, pois a proposta para a produção de um recurso didático para o ensino de história só será exequível a partir das pesquisas construídas na academia e adaptadas ao espaço escolar. Assim, por meio do recurso didático aqui proposto, há possibilidades de estudar diversos conceitos do Ensino de História, pois os aspectos selecionados para esse material permitem analisar através dessa região fronteiriça as noções de relações de poder, noções de espaço, noções de fonte, sujeitos históricos, organização social, territórios e fronteiras. Propondo assim conhecimentos atualizados e debatidos na academia chegarem à escola, pois acredita-se no potencial das temáticas e conceitos dessa região para exercício diário do docente e discente, por meio do compilado organizado nesse recurso didático.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenhando a arqueologia amazônica: de caco a espetáculo e o “modesto museozinho” de Tom Wildi(2021-04-14) PINHEIRO, Carolyn Santiago; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259Esse estudo objetivou a criação de um material didático sobre ensino patrimonial, tendo em vista que a educação patrimonial colabora com a formação da identidade e identificação com o patrimônio. E para além de gerar uma identidade com os grandes monumentos que trazem uma memória da elite, se faz necessário ensinar sobre o patrimônio de uma minoria que ainda é pouco valorizado – no caso deste trabalho os indígenas Marajoara. A partir disso, o presente trabalho produziu como produto uma história em quadrinho acerca da cerâmica marajoara, tendo como fonte o diário de Tom Wildi – arquiteto suíço e arqueólogo amador, veio para o Brasil e esteve várias vezes na ilha do Marajó para realizar a coleta dos objetos marajoara para ser utilizada como material didático por escola do ensino público e privado. Os registros de campos de Tom Wildi, como fotografias, cartas, anotações pessoais foram analisadas para que junto com o levantamento bibliográfico feito acerca da educação patrimonial e história em quadrinho, fosse produzido esse material didático, que posteriormente foi aplicado em sala de aula. Obtendo um resultado satisfatório dessa aplicação, e abrindo outras possibilidades para o uso desse material em sala de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Das charges aos memes: uma pesquisa na rede social Facebook nos anos de 2013 a 2018 e uma possibilidade de proposta para o ensino de História com uso de duas linguagens, os memes e as charges(2021-05-07) RODRIGUES, Eliandra Gleyce dos Passos; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274O presente trabalho busca conhecer e analisar parte da produção de memes e charges divulgadas em rede social elegendo os anos de 2013-2018, período de efervescência política que culminou no processo de Impeachment da então Presidenta Dilma Rousseff e por meio deles entender o discurso incluso nessas imagens e seu potencial de comunicação e informação, por analisar a colocação dessas produções no respectivo contexto presente social por meio de sua produção em voga na internet. Também buscando conhecer e analisar as possibilidades para o uso no Ensino de História e ao final apresentar uma possibilidade de usos de memes no Ensino de História, visto que as charges já estão presentes nas aulas e provas de Histórias e no ENEM. E assim tentar entender o Meme como um recurso e como um objetivo de pesquisa para analisar o tempo presente. Assim, se faz necessário pensar dentro dessas possibilidades outros recursos, que viabilizem o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de história e é desta forma que apontamos a proposta da utilização de memes no Ensino de História e como fontes de pesquisas históricas. Estudar e explorar essa temática promove a inclusão de práticas didáticas ao Ensino de História, e analisar o seu emprego como fonte histórica, promove expectativas e abertura para pesquisas com memes. Considerando os “memes” como fontes iconográficas que atestam-se como ferramentas úteis para o ensino de história o presente trabalho visa debater sobre essa perspectiva didática e propor meios de trabalhar essa fonte, que são os memes. Além do estudo exploratório de memes na rede social Facebook houve também uma aplicação de questionário em uma escola pública na cidade de Ananindeua com uma turma do 6º ano do ensino fundamental.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido Olhos sobre pixels: Projeto Historix como recurso digital para o ensino de História(2021-06-16) MONTEIRO, Ian Silva Lemos; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248Este trabalho tem o intuito de analisar e discutir as produções do Laboratório Virtual de Ensino de História da Universidade Federal do Pará (LVEH), projeto coordenado pelo Prof. Dr. Wesley Kettle, o qual faço parte desde 2018 e que tem como intuito ocupar a internet através das redes sociais sendo estas YouTube, Facebook e Google Classroom, buscando pensar a História, termos de divulgação científica e produção do conhecimento, dentro de espaços que são entendidos como “locais de entretenimento”, como é apontado pela autora Faye Sayer (2015). Partindo disso, foi possível realizar trabalhos de relevância para a discussão do ensino de história e da história pública, o LVEH promoveu dentro da plataforma do Facebook um simpósio online com a intenção de aproximar os professores do ensino básico das discussões da academia. Durante o ano de 2018, foram promovidos 2 simpósios online os quais foram debatidos artigos, entre eles, um sobre a Educação de Jovens e Adultos e outro sobre Educação e Cultura Surda. Simultaneamente, também foram postados vídeos no canal do Laboratório sobre a produção acadêmica dos profissionais da UFPA, especificamente do campus Ananindeua, onde foi possível discutir o trabalho dos pesquisadores e ouvir dos mesmos sobre a pesquisa. Ao longo do ano de 2018, o LVEH conseguiu discutir e expandir os produtos da UFPA, na mesma medida em que reaproximou a universidade com aqueles profissionais que ela havia formado, destacando também a oferta de nosso primeiro curso online “Arqueologia no Ensino de História” com parte importante deste processo em 2018. Em 2019, tivemos a produção de um vídeo com a Professora Siméia Lopes que falou sobre a “História Econômica na Amazônia do Séc. XVIII e XIX” e demos início a criação de um repositório virtual, onde inserimos e-books enviados por seus autores para que possamos divulgá-los e que pode ser encontrado em nosso site (lveh.ufpa.br). Para além disso esse trabalho também traz a análise de outro caminho a ser trilhado pelos historiadores a partir do formato de vídeo-ensaio e vídeohistória, que consistem em vídeos curtos que estão ligados não apenas a linguagem acadêmica mas que pode também se conectar a elementos da cultura em geral, apresentando-se como elemento facilitador para o entendimento da história, sempre levando em consideração as mudanças, transformações, construções e disputas causadas por novos espaços de divulgação e formação de narrativas históricas e que hoje estão cada vez mais presentes nos espaços digitais. A utilização das redes sociais na educação é uma tarefa importante e a experiência com o Laboratório Virtual de Ensino de História expõe que esta possibilidade pode ser realizada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A data magna paraense nas dinâmicas da globalização: "performatividade" e o esquecimento sobre o dia 15 de agosto no ensino e no espaço escolar(2021-06-30) GUIMARÃES, Athos Matheus da Silva; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515; https://orcid.org/0000-0002-9072-8956O objetivo deste trabalho é expor os resultados obtidos na investigação sobre o esquecimento da “Adesão do Pará à Independência do Brasil” no ensino e no espaço escolar. A primeira abordagem deste trabalho foca na perspectiva das dinâmicas entre o global e o local como influências nas transformações da educação brasileira, remodelando o sistema educacional brasileiro para uma percepção performativa sob os discentes, e que propicia influências no planejamento e no desenvolvimento de aulas sobre o local. A segunda abordagem trabalha com o esquecimento sobre memórias históricas locais em espaços escolares de nível médio a partir da presença de avaliações externas. O espaço escolar utilizado para essa investigação foi a Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Antônio Gondim Lins, localizado no município de Ananindeua/ PA. Analisamos os documentos fornecidos pela direção da escola, como o Programa Político Pedagógico (PPP) e os livros didáticos usados por esta instituição, com o objetivo de analisar o histórico desta instituição, como também a escolhas de materiais e seus conteúdos que foram aplicados em sala de aula. Aplicamos questionário nas turmas deste estabelecimento para realizar uma observação quantitativa sobre o conhecimento destes discentes sobre a Data Magna, como também uma análise qualitativa sobre o envolvimento destes alunos e da escola com este feriado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma jornada para além do esperado: o épico de Gilgamesh e suas verossimilhanças na narrativa épica de Homero(2021-08-13) SANTOS JÚNIOR, Edimar Ribeiro dos; SILVA, Roberta Alexandrina; http://lattes.cnpq.br/7977807580099569; https://orcid.org/ 0000-0002-7580-2054A presente pesquisa vislumbra debater e problematizar uma das mais antigas literaturas produzidas pela humanidade, conhecida como epopeia de Gilgamesh ou épico de Gilgamesh. Tendo como principal objetivo, a percepção da disseminação desta obra literária dentro do espaço territorial mesopotâmico, mas principalmente, o alcance de sua influência até mesmo no Ocidente, especificamente no mundo grego. Para tais objetivos, procurou-se explorar a versão Ninivita do épico de Gilgamesh, conhecida como versão “padrão”, apontando pontos específicos que se fazem semelhantes em outra importante literatura épica da Antiguidade, a Odisséia, de Homéro. Partindo das reflexões sobre cultura e do conceito de hibridismo cultural na concepção de P. Burke, bem como, das abordagens dentro de uma visão Orientalista, principalmente de W. Burkert e M. West, C. Penglase e E. Said. Longe de querer apresentar uma resposta definitiva em torno de um tema tão vasto, profundo e cheio de lacunas, o presente artigo visa traçar um debate a respeito do desenvolvimento e difusão deste épico na Antiga Mesopotâmia como um meio de observar as influências desta rica cultura no Mundo Antigo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “Uma questão mesmo de sobrevivência”: Professores de Ananindeua (PA) e a Educação Ambiental nas aulas de História(2021-10-30) CORDOVIL, Wendell Presley Machado; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/ 0000-0002-5824-5700Este trabalho apresenta a análise de entrevistas com questionários semiestruturados realizadas com professores de História do município de Ananindeua (PA Brasil). Busca compreender as percepções desses docentes sobre a relação da Educação Ambiental (EA) com o Ensino de História. Para isso se preocupa em analisar as representações dos 14 professores entrevistados sobre conceitos importantes para a EA: Natureza, Meio Ambiente e o próprio conceito de Educação Ambiental. Além disso, pretende se observar como esses docentes percebem a relação dos temas ambientais com os processos históricos e as aulas de História. Os resultados apontam para representações plurais sobre os conceitos de Educação Ambiental e Natureza, em muitos momentos sendo comparáveis com categorias de concepções apresentadas em bibliografias da área, mas em outros sendo necessária a construção de novas categorias. Mesmo com a maioria dos professores indicando a importância da Natureza para os processos históricos e da Educação Ambiental para o Ensino de História, indicam dificuldades para a inserção da discussão ambiental em suas aulas de História.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) História e memória: Comunidade Quilombola Campo Verde(2022-01-17) SILVA, Elizabete Trindade da; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700O presente artigo tem como objetivo mostrar a importância das músicas escritas por moradores da comunidade quilombola Campo Verde e como as pessoas se identificam através dessas músicas, firmando uma identidade e mostrando resistências, lutas e conquistas por seus direitos. Para a realização desta pesquisa fez-se necessário o uso de fontes como: entrevistas com moradores, lendas, fotos e letras das músicas. Para tanto, fiz uma análise da história de fundação do município de Concórdia do Pará, sua localização geográfica, a história de fundação da comunidade de Campo Verde no período de 1979 até os dias atuais. Em se tratando de uma comunidade quilombola também se engloba nesta pesquisa um pouco da história de fundação da ARQUINEC (Associação dos Remanescentes de Quilombo Nova Esperança de Concórdia do Pará).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Frida Vingren – a pioneira silenciada: uma análise do ministério eclesiástico feminino nas Assembleias de Deus no Brasil na primeira metade do Século XX(2022-01-24) OLIVEIRA, Isabela Costa de; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140; https://orcid.org/ 0000-0002-2750-0625; MIRANDA, Rosinda da Silva; http://lattes.cnpq.br/5266118102531397A presente pesquisa tem como tema a história da Igreja Evangélica Assembleia de Deus (IEAD) como a primeira igreja pentecostal na Amazônia, que na sua origem apresentou um forte protagonismo feminino na pessoa da sueca Frida Vingren de 1917 a 1940. O objetivo principal da pesquisa é narrar a trajetória de vida de Frida, analisando a sua atuação como líder, levando em consideração a problemática dos fortes conflitos de gênero existente entre ela e a liderança masculina de sua época. Fato este que trouxe como consequência o silenciamento em relação ao seu protagonismo, após ter sido considerada “louca”. O que provocou o esquecimento em relação a sua importância para a igreja, sendo lembrada pela história durante muito tempo apenas como esposa de um dos fundadores, o sueco Gunnar Vingren. Nesse sentido os estudos sobre a vida de Frida Vingren se tornaram bem relevantes para entender como se deu a participação da liderança feminina na história das Assembleias de Deus nos seus primeiros momentos de sua existência. Pois, em um tempo bem adverso Frida rompeu com paradigmas estabelecidos a respeito do papel de homens e mulheres na Igreja. Com isso, estudos recentes retomam a história da AD com um outro olhar sobre a atuação feminina no período de sua fundação e observam a liderança desenvolvida por Frida nas áreas literárias, pastorais e da música, que tem como legado inspirar outras mulheres a vencer o patriarcado, preconceito e a misoginia existente nas relações de gênero nas Igrejas. Desse modo, para este trabalho, utilizou-se como metodologia a análise das fontes como o Diário do Pioneiro; os jornais Boa Semente, O Som Alegre e Mensageiro da Paz; e de autores, Gedeon de Alencar, Isael de Araújo e Valéria Vilhena, que são essenciais para essa pesquisa para entender as questões de gênero, a atuação de Frida e seu silenciamento e esquecimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A cozinha paraense no boom gomífero: uma análise sobre os Hábitos alimentares em Belém (1870-1900)(2022-01-25) SILVA, Layse Fernanda Azevedo; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274Este trabalho analisa os hábitos alimentares em Belém na segunda metade do século XIX, sob a perspectiva da alimentação enquanto cultura. Em que, especificamente objetiva-se identificar a cozinha mestiça nos surgimento dos restaurantes; descrever de que maneira o alimento regional era consumido e apontar os diferentes alimentos, sujeitos e estabelecimentos da cidade de Belém. As fontes são dos jornais que datam o final do século XIX entre 1870-1900, que confira o apogeu da economia gomífera. Assim sendo, se Belém estava em constante transformação na segunda metade do séc. XIX devido às transformações que a economia da borracha ocasionou no cenário urbano de Belém, os hábitos alimentares dessa sociedade acompanhou essa processo de mudanças? Se comida é cultura, de que forma os hábitos alimentares dessa sociedade refletem as transformações ocorridas na cidade de Belém? Os restaurantes surgem neste período seguindo o modelo de requinte e modernidade, em que se identifica em seus cardápios a cozinha mestiça, com pratos regionais, locais e internacionais, e o alimento regional, como o tucupi. Serão analisados também o consumo de peixes regionais, da tartaruga, tacacá, mingau, maniçoba e o consumo do açaí, que me permite visualizar os variados sujeitos no mundo da alimentação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “O amor que ousa dizer o seu nome”: História e Homoerotismo na Amazônia em “Olho de Boto” (1967-1985)(2022-02-09) MORAES, Marlison Souza; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/ 0000-0002-5824-5700A seguinte monografia busca utilizar-se da literatura “Olho de Boto” (2015) como fonte histórica para o entendimento sobre de que forma o romance aborda a questão do homoerotismo na Amazônia durante o período de ditadura civil militar. O enredo da história representado pelo casamento ocorrido entre os dois personagens da narrativa, Inajá e Inajacy, em 1967 no interior da floresta amazônica, é encarado na investigação desse estudo como um caminho viabilizador para o entendimento de como o Estado governado pelos militares no contexto usaram da força repressora para impedir a união homoafetiva e as sexualidades de sujeitos amazônidas que consideravam-se como “homossexuais”. Para isso, os conceitos norteadores utilizados para a elaboração de ideias do trabalho correspondem pelo de “Representação” desenvolvido por Roger Chartier (1990) e o de “Homoerotismo” discutido por Jurandir Freire Costa (1992). A metodologia desenvolvida correspondeu às próprias descrições presentes na literatura que dão conta de apresentar a comunidade leitora acerca do casamento homoerótico realizado em fins da década de 1960 na Amazônia, destacando principalmente a constituição do romance das personagens e a reação por parte da sociedade conservadora espelhada diretamente pelo regime de ditadura civil militar da região. Nesse sentido, como resultado do trabalho, percebeu-se que a obra aborda a temática a partir de uma linguagem de defesa da liberdade e do amor, ao passo em que também mostra a repressão cometida pelos militares contra os homoafetivos do período, sendo essa mais uma face autoritária do regime ditatorial brasileiro. O romance ajudou a entender, portanto, não apenas o debate sobre a temática, mas acima de tudo a complexidade desse mundo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Páginas de uma identidade: um estudo biográfico de Domingos Antônio Raiol a partir de sua escrita e biblioteca pessoal no Pará do Século XIX(2022-02-10) ROSA, Paulo Wesley Nascimento; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/ 0000-0002-1481-9274O presente trabalho visa analisar a vida de Domingos Antônio Raiol, renomado político de Belém do século XIX e escritor de Motins Políticos, para perceber aspectos socioculturais da sociedade paraense, assim como identificar em que nível a sua biblioteca exemplifica a formas de leitura no final do século XIX no Pará. Se utilizando de temas e metodologias como biografia histórica, história do livro e historiografia, serão trabalhados em questão: seu acervo pessoal atualmente encontrado nas dependências do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, e seu livro mais conhecido, Motins Políticos. Estas duas fontes nos permitirão elucidar olhares sobre algumas hipóteses que emergem, tais como: Como este acervo teve repercussões em sua vida e seus relacionamentos? e em como este acervo fundamentou sua escrita em Motins Políticos? O que as referências utilizadas em Motins Políticos nos permitem pensar? Com qual intensidade as ideias propagadas por seus livros são exemplificadas em sua vida? Trataremos então, de uma pessoa que representou determinada camada da sociedade na Belém do século XIX, assim como os seus escritos e perspectivas de mundo foram entrelaçados aos livros consumidos. Observando que, na adaptação do adágio popular “Diga-me o que lês e direi quem tu és”, se tornará então, o mergulho que farei nas possibilidades que esta biblioteca trará.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) “Paraenses! Cumpri Vosso Dever!”: as correspondências de Jornais do Pará e a mobilização para a Guerra contra o Paraguai em 1865(2022-02-10) SILVA, Jonas de Luca Trindade da; SOUZA, Sueny Diana Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/4689811376987159O presente trabalho tem por objetivo analisar como se deu a mobilização militar na província do Pará para a guerra contra o Paraguai. Assim, partindo da identificação e análise das correspondências trocadas entre jornais do Pará e periódicos de outras províncias como Maranhão e Pernambuco busca-se demonstrar como variados setores da sociedade paraense atuaram nas demandas da guerra, tanto no que diz respeito a arregimentação de pessoal como é o caso do recrutamento militar e voluntariado, quanto a questões como o oferecimento de diversos “donativos” pelos sujeitos. Além disso, através da instrumentalização das fontes reunidas, argumenta-se que as mobilizações civis e militares na província do Pará ganharam divulgação no circuito de propaganda da imprensa e influenciaram na mobilização nacional no contexto de “fervor patriótico”.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação do campo: uma análise dos livros didáticos Girassol e Novo Girassol do 2ª ano do Ensino Fundamental utilizados na Escola Dondon Pinheiro, Abaetetuba/PA(2022-02-11) PINHEIRO, Suleima Silva; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934O presente trabalho terá com ponto de partida a educação do campo como lócus de análise dos livros didáticos: Girassol Saberes e fazeres do Campo do ano de 2013 e Novo Girassol Saberes e Fazeres do Campo do ano de 2016. Mais especificamente, os livros de letramento e alfabetização, geografia e história do 2º ano do ensino fundamental, os quais são utilizados na escola Dondon Pinheiro, instituição localizada na região das ilhas do município de Abaetetuba. Tendo como objetivo principal: realizar um breve histórico da luta pela educação do campo e analisar os editais do Programa Nacional do Livro Didático – Campo e os livros didáticos apresentados anteriormente, em que será discutido as temáticas abordadas em relação ao campo e sua preocupação com a realidade do sujeito no que se refere ao espaço, à cultura e ao trabalho. Sendo que tal análise ocorrerá a partir das imagens, dos textos e dos conceitos presente no livro em questão. Isto, por entendermos que a escola é o espaço de formação social e política dos sujeitos, possuindo a função social de difusão dos saberes acumulados e dos processos de reelaboração e produção dos conhecimentos adquiridos pelos homens ao longo dos tempos, logo, um recurso tão utilizado como o livro didático, merece ser melhor analisado, uma vez que, para aqueles que vivem no campo, a escola é também um espaço de luta e resistência, podendo, ser um espaço privilegiado de formação, conhecimento e cultura, valores e identidades das crianças, jovens e adultos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memória da migração na Transamazônica na década 1970(2022-04-07) PINTO, Edson Alves; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140; https://orcid.org/ 0000-0002-2750-0625Este Trabalho de Curso (TCC) se propõe a analisar e compreender o processo migratório vivenciado no município de Placas, Mesorregião do Baixo Amazonas, pertencente à Microrregião de Santarém, na década de 1970. A construção da rodovia transamazônica e a migração de colonos foram de grande repercussão e destaque na imprensa. Contudo, para compreender este processo, abordaremos os conceitos de colonização como políticas públicas e memória. Para o desenvolvimento deste trabalho foi feito levantamento através de obras bibliográficas de autores que tratam do tema, e também foi feito levantamento de dados através de entrevistas com colonos pioneiros, buscando através da memória coletiva e de suas falas, saber o que os levou a tomarem a decisão de migrar para a Amazônia, e como ficaram sabendo das ações do governo para esse processo. Através, dessa entrevista, busco saber sobre as ações do governo e de seus agentes quanto ao cumprimento das políticas públicas no processo de colonização na região da transamazônica. E também juntar uma serie de memórias para compreender sobre o modo de sobrevivência e a forma de organização social adotada pelos colonos na região da transamazônica. Com isso, busco também registrar através das falas dos pioneiros da transamazônica o resultado do processo de migração e seu impacto na atualidade. Sendo assim, espero que este trabalho seja de grande valia para futuras pesquisas e que novas gerações possam conhecer através das perspectivas de quem vivencio o processo migratório como de fato a história aconteceu nesta região.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) História, mulher e política: uma análise sobre mulheres de Concórdia do Pará e seus lugares de fala e poder nos processos eleitorais(2022-06-17) OLIVEIRA, Dilane Cavalcante de; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259O objetivo do artigo é analisar, através de depoimentos de mulheres políticas, quais mecanismos estruturais e culturais permeiam os espaços políticos e quais foram às dificuldades de inserção e sua permanência nos espaços legislativos ocupados na câmara municipal de Concórdia do Pará. O estudo dessa pesquisa apresenta os avanços da ocupação feminina nos espaços legislativos, seus desafios e experiências ligadas às construções sociais que incentivaram o desejo pela disputa dos cargos eletivos, desde a emancipação territorial do município em 1988. Para isso, dialogo com autoras como Michelle Perrot (2019), Margareth Rago (1995), Joan W. Scott (1995) e Simone Beauvoir (1967), para dobrar esta pesquisa enquanto uma pesquisa em gênero e política, Luis F. Miguel (2014), Flávia Biroli (2014) e Dphane Patai (2010), para articular a história aos processos de vida e fazer político e, da mesma maneira, a história oral como fonte de resultados em conjuntos sociais e culturais, que dialogam com autores e estudos da área e fontes históricas, como Marieta de M. Ferreira (2018), Carla B. Pinsky (2018), Hebe Mattos (2016), Brenda Oliveira (2017). Como resultado, observo que há muitas dificuldades e desafios que ocasionam um baixo índice de mulheres aos cargos eletivos ocupados, assim como uma construção social machista, misógina e patriarcal que dificulta a equidade nas ocupações dos cargos políticos. Além disso, verifico que por meio da educação política no ensino é possível realizar uma transformação do conhecimento histórico para uma desconstrução da imagem de inferiorização refletida nas mulheres e suas competências para as disputas eleitorais e a ocupação aos cargos legislativos.