Faculdade de História - FAHIS/CANAN

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Campus de Ananindeua / Bibliotecários: Erik André de Nazaré Pires / Élida Moura Figueiredo / Cleide Dantas Fone: (91) 3201-7041 E-mail: bbca@ufpa.br

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  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O uso do desenho como ferramenta do ensino de História no fundamental em contexto socioeducativo: uma experiência a partir do PIBID, UFPA-Ananindeua
    (2025-09-17) NASCIMENTO, Sabryna Lisboa Figueredo; CHAVES, Túlio Augusto Pinho de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0678870505162412; https://orcid.org/0000-0002-4008-5235
    Na experiência da oficina realizada na escola Antônio Carlos Gomes da Costa, chamada "'Cartografia da Liberdade ", foi demonstrada a importância de metodologias ativas onde torna o aluno como protagonista de suas próprias histórias, abordando Isabel Barca sobre a valorização do seu conhecimento prévio da sala de aula sendo esse aluno do ensino regular ou socioeducativo. Entretanto, é importante afirmar que em regime socioeducativo é necessário senso de dinamicidade e tat maior para dar voz à essas histórias,considerando não só o ato infracional, mas também a própria autoestima do aluno em questão através do desenho, eles tinham a possibilidade de, não só contar suas histórias com leveza,mas também aprender de onde vieram e sobre patrimônio e territorialidade, tornando o conhecimento e a experiência de aprendizado tanto para os alunos em questão, quanto para nós aplicadores da oficina, fosse enriquecedora.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A antiga casa do Governador: Parque da Residência, história e patrimônio (1995-1998)
    (2025-09-09) SANTOS, Jaíne Cristina Quaresma dos; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700
    O Parque da Residência, localizado na avenida Governador Magalhães Barata, em Belém, é um espaço urbanístico aberto ao público que integra lazer, cultura, história e memória. Durante o século XX, o local foi residência oficial dos governadores do Estado. Em 1995, o então secretário de cultura e arquiteto Paulo Chaves iniciou a elaboração do projeto de restauro e revitalização, que resultou na transformação do espaço. Nesse sentido esta pesquisa busca compreender a importância histórica e patrimonial da transformação do Parque da Residência. O processo de transformação entre os anos de 1995 e 1998 mostra-se relevante não apenas por seu valor histórico e arquitetônico, mas sobretudo por revelar os caminhos e as escolhas que compõem a política patrimonial do Estado. Durante a investigação observou-se que essa transformação representou não apenas um gesto de preservação da memória, mas também uma construção simbólica do presente. A restauração de elementos como o palacete, o gasômetro, o pavilhão e outros componentes, evidenciou a intenção de manter viva a narrativa do passado da cidade e reafirmar marcos de sua história.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O “bom” e o “mau” selvagem através das telas: uma análise das representações indígenas na TV aberta brasileira (1980-1990), seus impactos no imaginário social e no ensino de História
    (2025-09-15) MOREIRA, Wueslen de Souza; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259
    Este trabalho tem por finalidade analisar as representações indígenas nos espaços midiáticos dos programas de TV do final das décadas de 1980 e 1990 e como a TV aberta, enquanto espaço de poder, foi uma importante ferramenta para a perpetuação dos estereótipos relacionados aos indígenas nos dias atuais, no contexto brasileiro. Será utilizada como fonte a plataforma YouTube, a fim de acessar quadros de programas como Casseta & Planeta, Os Trapalhões e Xou da Xuxa, buscando enfatizar como a TV brasileira do final do século XX foi marcada por estereótipos, falta de diversidade e uma visão estigmatizada acerca dos povos originários. O trabalho parte de um método qualitativo-interpretativo. A TV aberta, enquanto espaço de poder, contribuiu para a consolidação de um imaginário racista e estigmatizado em relação aos povos indígenas. O objetivo inicial é destacar o espaço da mídia como um espaço de poder e como a sua grande relevância é capaz de moldar pensamentos e influenciar indivíduos a partir do discurso; evidenciar como os indígenas são abordados historicamente no espaço escolar e suas representações; realizar, posteriormente, uma análise dos programas de TV que pautaram o “índio” em suas programações; e, por fim, propor uma intervenção didática, de forma teórica, voltada para o trabalho com alunos do ensino fundamental, buscando desmistificar estereótipos e percepções distorcidas em relação aos povos indígenas brasileiros, a partir de uma perspectiva decolonial de ensino.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Racismo ambiental e resistência indígena na Amazônia: desafios e possibilidades para o Ensino de História em uma perspectiva decolonial
    (2025-09-19) LOIOLA, Maria Clara da Silva; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700
    Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa o racismo ambiental na Amazônia em sua relação com a ditadura civil-militar (1964-1985), evidenciando como projetos desenvolvimentistas resultaram em violência, deslocamentos e destruição cultural de populações indígenas. A pesquisa articula reflexão historiográfica e abordagem pedagógica decolonial, investigando de que forma o ensino de História pode contribuir para problematizar essas continuidades coloniais. Além do levantamento bibliográfico, foi aplicada uma proposta didática junto a uma turma do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Madre Celeste (Ananindeua/PA), com análise de fontes históricas do período ditatorial na Amazônia. Os resultados demonstraram que a atividade favoreceu o reconhecimento das resistências indígenas, a crítica às narrativas oficiais e a valorização de epistemologias silenciadas. Conclui-se que o ensino de História, quando orientado por uma perspectiva decolonial, constitui ferramenta estratégica para enfrentar o racismo ambiental e fortalecer a formação crítica dos estudantes.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Peixe fresco ou Vinho do Porto: a comida como fator de distinção social nos anúncios de jornal, em Belém do Pará, em finais do século XIX (1881-1890)
    (2025-09-17) PINHEIRO, Suzana Ester Fontinele; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274
    A alimentação é um dos aspectos essenciais da vida humana, pois por meio dela podemos distinguir diversos gostos e costumes das sociedades. Além dos aspectos culturais e sociais, a alimentação também é infl uenciada pela perspectiva socioeconômica, e pensar em alimentação em Belém do Pará, em fi nais do século XIX, é perceber a alimentação como fator de diferenciação social. Nesse sentido, essa pesquisa objetivou compreender os hábitos e costumes alimentares da cidade de Belém do Pará a partir do Jornal Diário de Notícias, dentro do recorte temporal de 1881 a 1890. Portanto, entender como as relações sociais são estabelecidas através da alimentação, e por meio delas identifi car os sujeitos e espaços de compra e venda de produtos alimentícios. Os dados obtidos foram analisados e interpretados com base na literatura pertinente. A partir da análise dos anúncios, observou-se que as classes mais ricas dispunham de uma alimentação bastante diversifi cada em gêneros alimentícios disponíveis nos armazéns e mercearias, incluindo produtos importados, além de frequentar locais que vendiam produtos mais refi nados e caros, tais como cafeterias e restaurantes. Enquanto isso, as classes mais populares consumiam produtos alimentícios de preço mais acessível e de maior saciedade. O presente trabalho é uma contribuição para a história da alimentação paraense, o qual apresenta uma discussão no âmbito da história da alimentação considerando os aspectos sociais, culturais e econômicos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    “Me perdi de mim”: dispositivo amoroso, afeto racializado e letramento afetivo no ensino de História
    (2025-09-10) SOARES, Jamilly de Lima; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259
    Este artigo busca compreender como o amor, atravessado pelas estruturas do racismo e do patriarcado, opera como um dispositivo de sujeição na vida de mulheres negras. A pesquisa parte de uma trajetória pessoal, acadêmica e afetiva, ancorada nas escritas feministas negras, que recusam separação entre teoria, experiência e construção de si. O trabalho visa analisar de que maneira o dispositivo amoroso e o afeto racializado impactam na construção da subjetividade de mulheres negras, produzindo experiências de dor, anulação e perda de si. Além disso, discute como o ensino de História pode ser um espaço de ruptura com os afetos coloniais, através do letramento afetivo racializado e da reconstrução de subjetividades negras. A metodologia é qualitativa, fundamentada na análise de narrativas produzidas por mulheres negras a partir de um formulário online, e articulada à prática extensionista desenvolvida na Escola Dom Pedro I, através de palestras interativas, roda de conversa e materiais pedagógicos. A partir das narrativas, evidencia-se que o amor, quando atravessado pelo racismo estrutural, atua como força de opressão, mas também que o acesso à educação crítica e ao letramento racial possibilita processos de resistência, reconstrução de afetos e afirmação da identidade negra.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    “O rio que está morrendo é nosso avô”: uma análise dos efeitos da macrodrenagem na memória e vivência no Tucunduba
    (2025-07-25) SOUZA, Beatriz Costa de; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140; https://orcid.org/0000-0002-2750-0625
    Este trabalho tem como objetivo principal analisar as relações entre memória e pertencimento da comunidade localizada às margens do rio Tucunduba, após a implementação dos grandes projetos urbanos, mais precisamente as obras de macrodrenagem. A pesquisa estabelece um recorte temporal que abrange desde o início das obras até o momento presente. Para a realização deste estudo, adotou-se uma abordagem qualitativa, que permite considerar a complexidade da dinâmica social e a interação entre os sujeitos e o objeto de pesquisa. A análise foi fundamentada em conceitos como memória, consciência histórica, grandes projetos urbanos, diálogos de saberes e o pertencimento. A metodologia utilizada inclui a aplicação de entrevistas semiestruturadas com moradores das áreas impactadas e a observação do campo de pesquisa, visando captar as narrativas e percepções da comunidade sobre o uso social do rio. Foi possível concluir, que a comunidade teve sua vivência e cultura afetadas pela obra culminando na poluição e degradação socioambiental no espaço.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Entalhar a Independência na cidade: reformas urbanas e lugares de memória em Belém do Pará (1840-1870)
    (2025-08-04) ALMEIDA, Gabriel Rodrigues; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515
    O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de fabricação de lugares de memória da Independência brasileira no espaço urbano citadino de Belém, enfocando, para isso, as reformas urbanas e os processos de renomeação e nomeação de ruas e travessas. Com isso, buscou-se apreender os significados simbólicos dessas intervenções urbanas, bem como os motivos que permearam essas ações, levadas a cabo, sobretudo, pelos administradores municipais da Câmara da cidade. Procuramos também demonstrar que a produção memorial da Independência brasileira no Pará foi centrada na construção do heroísmo de alguns integrantes do movimento independentista militar de 14 de abril de 1823. A metodologia de trabalho está ancorada na pesquisa e a análise das atas e dos ofícios da Câmara Municipal de Belém, entre as décadas de 1840 e 1870, disponíveis no Arquivo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará “João de Palma Muniz”; dos relatórios de presidente de província, acessados a partir do site CRL Digital Delivery System, do Center for Research Libraries; e de periódicos, como o jornal O Liberal do Pará, alocado no endereço eletrônico da Hemeroteca Digital Brasileira.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os animais nos relatos holandeses na Amazônia Seiscentista (1620-1650)
    (2025-05-05) CUNHA, Camila Emanuelle de Souza da; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700
    Este estudo investiga a presença dos animais nos relatos dos holandeses na Amazônia no século XVII, de 1620 – 1650 utilizando uma abordagem qualitativa e historiográfica fundamentada na análise documental e revisão bibliográfica. A pesquisa examina os interesses políticos, econômicos e sociais que motivaram a incursão holandesa na região, bem como as interações estabelecidas com as populações indígenas. Além disso, analisa os discursos eurocêntricos construídos sobre a Amazônia e o impacto da ocupação colonial na fauna e na dinâmica ambiental. A abordagem historiográfica e ambiental permite compreender não apenas as estratégias de dominação e exploração adotadas pelos holandeses, mas também as formas de resistência dos povos nativos diante da colonização. Os resultados destacam a complexidade das relações coloniais e a necessidade de revisitar fontes históricas e interpretações tradicionais sobre a ocupação da Amazônia. Dessa forma, o estudo contribui para uma visão mais ampla e crítica do período, ressaltando a importância de considerar múltiplas perspectivas na reconstituição da história regional e no entendimento dos impactos da presença holandesa na Amazônia colonial.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de História e materiais didáticos: análise do livro História Moderna e Contemporânea de José Jobson de Arruda (1977)
    (2024-11-04) PEREIRA, Cristina do Nascimento; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; https://orcid.org/0000-0002-2734-5442
    A referida pesquisa apresenta uma discussão sobre o ensino de história na década de 1970, as técnicas metodológicas, materiais usados, fontes, o olhar e criticidade de historiadores, referente ao ensino de História. Discutir-se-á a relevância de materiais didáticos, utilizados na década de 1970, e para essa discussão foi utilizada como fonte principal o livro de José Jobson de A. Arruda, “História Moderna e Contemporânea” (1977), sendo utilizados também bibliografias de outros autores brasileiros que discutem o ensino de história em um período de regime autoritário. Ao se discutir o ensino de história no Brasil, consequentemente o debate se volta para os livros didáticos sua história e sua construção, onde as editoras da década de 1970, tiveram papel primordial no que diz respeito ao ensino de história e como era este ensino, no marco temporal de 1969 a 1985.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Negra Li e o RZO: uma análise sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no Movimento Hip Hop
    (2025-04-08) OLIVEIRA, Izabelle Rego; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; https://orcid.org/0000-0002-2734-5442
    Esta pesquisa discute a análise das dificuldades encontradas pelas mulheres para a inserção no movimento Hip hop a partir da figura da cantora e rapper Negra Li, durante a sua entrada até a sua saída do grupo RZO (1996 - 2004). Destacam-se, primeiramente, a constituição do rap no contexto paulistano e as inquietações sobre o novo ritmo que chegava ao Brasil será um importante ponto de partida, pois a partir da definição do que é o rap, do funk falado e dos elementos que cercam o movimento da subcultura juvenil anti-sistema enquanto uma ferramenta de contestação do status quo também foi um espaço importante para a disseminação de preconceitos contra as mulheres. Nesse contexto, a análise da carreira da cantora Negra Li se torna um mecanismo para compreensão sobre o fenômeno de ocupação das mulheres nos segmentos da cultura hip hop, sua inserção em um grupo que carrega símbolos masculinizantes até na nomenclatura, a Rapaziada da Zona Oeste vai inaugurar na vida de Liliane de Carvalho, a necessidade de desenvolver mecanismos de defesa para a consolidação da sua carreira como backing vocal, e depois como intérprete, carreira que outras figuras femininas na cena também compartilharam. Na expressão das vivências por meio do rap, será necessário deixar em segundo plano o que tradicionalmente é considerado feminino para obter o respeito dos colegas homens e evitar o assédio, que será recorrente até nas revistas especializadas no movimento hip hop, adaptar suas vestimentas ao mundo masculinizante do rap nem sempre garantirá que as mulheres tenham liberdade para subir nos palcos e ressignificar o cotidiano periférico expresso nas letras tendo como base a perspectiva feminina, uma lacuna significativa está presente na análise grupos de rap femininos quando o rap invade o centro de São Paulo e depois para a periferia. Enquanto os rappers expressavam em suas letras valores morais e sociais sobre o sexo feminino, as mulheres utilizavam o rap como mecanismo de empoderamento contra o machismo e o sexismo frequentes no cotidiano delas, além de relatarem suas experiências enquanto mães, trabalhadoras, namoradas e artistas. A pesquisa finaliza a análise no ano de 2004, com a saída da cantora Negra Li do RZO, relatando os desafios femininos e as significativas contribuições que ela e outras artistas trouxeram para o cenário do rap.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Mitos e religiosidades: a construção do imaginário cultural e social paraense nos contos e lendas de Inglês de Sousa e Walcyr Monteiro
    (2025-04-08) ALENCAR, Bruna Camilly de Lima; SOUZA, Sueny Diana Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/4689811376987159
    Este trabalho busca refletir sobre uma face da história da Amazônia do século XIX e XX, tendo como base os valores sociais e culturais diante do cotidiano paraense representado nos contos e lendas, tão intrínsecos ao imaginário amazônico, apesar da tentativa de implementação forçada da religião e preceitos culturais dos colonizadores portugueses. Essa imposição do catolicismo, por sua vez, não se deu de maneira homogênea, tendo em vista a preservação de cultos indígenas e africanos distintos em diferentes espaços. Com base nessa perspectiva, o estudo analisa as obras Visagens e Assombrações de Belém (1986), de Walcyr Monteiro, e Contos Amazônicos (1893), de Inglês de Sousa, para compreender como essas narrativas constroem e refletem a vivência e o imaginário cultural paraense. Como resultado, enquanto Monteiro se dedica a preservar a memória oral das histórias fantásticas de Belém, Sousa, sob a ótica do Naturalismo, explora a materialidade dos elementos sobrenaturais no cotidiano do caboclo amazônico. Ambos os autores abordam o mesmo universo de crenças e lendas, mas com abordagens distintas: Monteiro, por meio de um resgate cultural, e Sousa integrando essas crenças ao seu estudo da sociedade amazônica, de maneira mais sutil. Assim, a pesquisa evidencia que, apesar da imposição católica, os mitos e as lendas permaneceram como um elemento essencial na construção do imaginário paraense, reforçando a resistência cultural dos povos amazônicos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    “(...) Eles me falam que eu tinha que ter nascido homem, mas eu respondo, não deus me fez mulher mesmo”: uma reflexão sobre o ofício das mulheres marisqueiras em São João de Pirabas
    (2025-04-02) Nayara Sousa de; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259
    O presente artigo é resultado da pesquisa realizada com mulheres marisqueiras do município de São João de Pirabas, com o objetivo de investigar e compreender o trabalho realizado por essas mulheres neste município, localizado na região nordeste do Pará, microrregião do Salgado. O estudo, além de discutir a importância desse ofício e a invisibilidade dessas mulheres ao longo dos anos, também aborda a relação de gênero presente na pesca artesanal e, por fim, a relevância desse trabalho historiográfico para o ensino de História no município. O método utilizado para a realização da pesquisa foi a pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa cinco marisqueiras. Os instrumentos empregados para a coleta de dados foram a observação e a entrevista com perguntas semiestruturadas. Acredito que este trabalho possibilitou uma compreensão da vida dessas mulheres e de seu trabalho, reconhecendo sua importância como trabalhadoras e como mulheres que desempenham um papel fundamental para a economia do município. Além disso, o estudo permitiu a elaboração de um registro histórico dessa atividade realizada pelas mulheres de São João de Pirabas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    “Os trovadores da esquina”: o violão e os violonistas em Belém (final do séc. XIX e início do séc. XX)
    (2024-11-11) COSTA, Atillan César Coelho; BASTOS, Carlos Augusto de Castro; http://lattes.cnpq.br/5957760591235451; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; https://orcid.org/0000-0002-2734-5442
    Esse estudo discorre sobre a presença do violão na sociedade belenense do final do século XIX e início do século XX. Sendo um instrumento acessível e popular, o violão possuia um grande alcance social, aparecendo em serenatas de rua, no carnaval, nas soirées dos clubes sociais ou mesmo no teatro, quando os violonistas clássicos se apresentavam na capital amazônica. Além disso, o instrumento acompanhava os novos ritmos que as transformações urbanas propiciavam, como a maior atividade noturna em bares, cafés e salas de cinema, sendo tocado por grupos de choro, por orquestas de “pau e corda” e por músicos amadores em rodas de serestas da boemia. Porém, se a adesão ao violão era ampla, satisfazendo tanto o gosto popular quanto o público das salas de concerto, os violonistas por vezes eram associados a “perturbação da ordem” quando ocupavam as ruas em horários avançados da noite, pois infringiam os ideais de ordem e civilidade que estavam em voga. Nesse sentido, a imprensa, que também passava por modificações, refletindo os novos aspectos do cotidiano e dos costumes, oferece-nos a oportunidade de adentrarmos no cenário musical e social de Belém daqueles anos. Nesse caso, a pesquisa se dá a partir do levantamento de crônicas, notícias e fotografias sobre o violão e os violonistas utilizando como base os jornais Folha do Norte, Estado do Pará, Diário de Notícias e a revista A Semana.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Quadrinhos e revolução: análise da abordagem da independência do Haiti nos livros didáticos de História da escola Luiz Nunes Direito e proposição de novas abordagens com HQs
    (2025-11-18) SOUSA, Jawilton Mateus de Nazaré; BASTOS, Carlos Augusto de Castro; http://lattes.cnpq.br/5957760591235451
    Este trabalho tem como objetivo investigar a abordagem da Revolução Haitiana nos livros didáticos de História, destacando sua relevância, e propor uma metodologia criativa para o ensino dessa temática utilizando histórias em quadrinhos (HQs). A pesquisa será centrada na análise dos livros da coleção Araribá Mais, destinados aos alunos do sétimo e oitavo anos do ensino fundamental. O estudo será dividido em quatro etapas: 1) contextualização da Revolução Haitiana e sua importância historiográfica; 2) análise crítica dos livros didáticos da Editora Moderna voltados para os sétimo e oitavo anos; 3) discussão sobre o uso das HQs como ferramenta pedagógica no ensino de História; e 4) desenvolvimento e aplicação de uma proposta metodológica que incorpore as HQs no ensino da Revolução Haitiana, utilizando a obra "A Revolução que deu origem ao Haiti", de Laurent Dubois. Desta forma, almeja-se cooperar para o aperfeiçoamento no tratamento da Revolução Haitiana nos materiais educacionais e disponibilizar uma alternativa didático-pedagógica e eficiente através da aplicabilidade das HQs no aprendizado desse evento histórico.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Uma leitura sobre o que diziam os relatórios dos presidentes de província sobre a escravidão em Belém-PA entre 1880-1888
    (2025-03-26) CASTRO, Carlos Alexandre Sarmento de; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274
    Neste estudo, trabalhou-se na perspectiva de uma leitura dos relatórios de presidentes de província, e entender como era tratada a escravidão em Belém-Pará entre 1880-1888. Desta forma, as fontes históricas s e r ã o utilizadas para produzir o presente trabalho. Os quais, somados a outras fontes, permitem entender o contexto escravista nesse período histórico. Ademais, mostrar que essas fontes fazem parte de um processo de levantamentos e divulgação de dados, que é fundamental para a compreensão das estruturas sociais postas nesse contexto histórico. Nesse sentido, entender qual era o grau de importância que os sujeitos escravizados tinham na visão de autoridades, e os debates em torno da liberdade presentes nestes documentos. Nessa direção, buscou-se analisar esses relatórios províncias de forma minuciosa, com a finalidade de produzir um trabalho que pode ajudar aos educandos nos dias atuais, bem como futuramente, a compreender sobre a desigualdade racial, e as propostas de abolição no século XIX. Diante disso, a análise desses relatórios será importante. Pois, trata-se de fonte histórica primária, que possibilita legitimar a minha pesquisa sobre o tema tratado.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Festividade de São Benedito no Quilombo: entre passado e presente, mudanças e permanências, e a importância do conhecimento para o reconhecimento
    (2024-12-11) LOBO, Shirlene da Silva; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259
    O presente artigo pretende analisar as narrativas orais e documentais para o estudo e conhecimento do Patrimônio Imaterial presentes no Quilombo São Benedito, situado no distrito de Vila Moiraba, localizado à margem direita do Rio Tocantins, em Cametá, Pará, tendo como base a Festividade de São Benedito, que possui admirável relevância religiosa, cultural e popular. Destacam-se os hábitos e tradições específicos da comunidade, que constituem, de forma peculiar, sua identidade e sentimento de pertencimento. Trata-se de patrimônios históricos, bens culturais, ofícios e modos de fazer, celebrações, lugares e formas de expressão típicos do território, que necessitam de estudo para o reconhecimento, valorização e preservação local, a fim de evitar, no futuro, impactos irreparáveis no quilombo, decorrentes do constante processo de mudança. Assim, para que um bem seja reconhecido como patrimônio em nossa localidade, ele precisa ser pesquisado com muito critério, considerando a nossa história, suas características técnicas, o estado de conservação, as transformações ao longo do tempo, e sua importância cultural, entre outros aspectos. Nesse contexto, destaca-se a tradicional Festividade de São Benedito como exemplo de Patrimônio Imaterial que precisa ser reconhecido e preservado pela população em geral. Isso fortalece e identifica nossos vínculos patrimoniais e culturais, estimulando a participação em todas as etapas da preservação dos bens existentes em nossas comunidades, em consonância com a escola Gracinda Dias Peres, que é um veículo de transmissão para o ensino-aprendizagem. A escola pode proporcionar possibilidades e reflexões sobre a Educação Patrimonial, enfatizando a festividade como patrimônio imaterial, pois, por meio da educação, é possível narrar a história do festejo até os dias atuais, contribuindo também para a historiografia do quilombo, no qual a festa está inserida, com o apoio da Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, Lideranças do Movimento Quilombola, palestras, alunos, entre outros. Essa iniciativa de Educação Patrimonial se dá pelo êxodo da população em busca de melhores condições de vida, além do falecimento de pessoas adultas, o que deixa a nova geração sem informações sobre sua própria história e, consequentemente, sem entendimento de pertencimento.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Memorias e conflitos: a importância do Bairro Santa Mônica para a História de Tucuruí
    (2024-11-05) SOUZA, Wemerson Rodrigues de; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; https://orcid.org/0000-0002-2734-5442; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140; https://orcid.org/0000-0002-2750-0625
    O mediante trabalho irá trabalhar conceitos regionais, memória a respeito das vivencias das pessoas no bairro Santa Monica. Buscar compreender como se deu a ocupação dos espaços e de como aconteceu os seus processos de urbanização, Buscar compreender os acontecimentos desde o surgimento do bairro até pensar o dias atuais, e quais as suas modificações e transformações no decorrer do tempo, particularmente trabalhando a memória individual e coletiva dos indivíduos. Compreender a epacilidade local e de como os fatos ocorreram nesse processo, observando as transformações e reflexos que deixaram marcas no local e nos indivíduos é o que buscamos analisar nessa pesquisa.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Pesca artesanal no município de São João de Pirabas: um olhar sobre as oportunidades e desafios, ao longo dos anos
    (2024-07-24) BARROSO, Dariane Pinheiro; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259
    A pesca artesanal de pequena escala emprega cerca de 90% dos pescadores, a nível mundial. O estado do Pará detém 562 km de costa e conta com aproximadamente 163 comunidades adeptas da pesca artesanal, distribuídas em 17 municípios litorâneos. Neste contexto, este estudo teve como objetivo caracterizar a comunidade de pescadores artesanais pirabenses, levando em consideração suas principais características culturais e históricas. A coleta primária de dados para análise foi feita por meio de questionário técnico-participativo e por fontes bibliográficas multivariadas. Posteriormente, foi realizado uma entrevista com a aplicação de perguntas referentes aos desafios que esses trabalhadores enfrentam no seu dia a dia. Os dados analisados indicaram que os atores que atuam na pesca artesanal no município de São João de Pirabas tem como mercadoria os mariscos, pescados e crustáceos, além de seus subprodutos, a exemplo, o “grude” e mesmo com uma grande variedade de produtos, ainda obtém os rendimentos financeiros discretos, fato que leva muitos profissionais desta área a situações de marginalização ou esquecimento. Diante deste panorama desafiador, torna-se evidente a urgência de ações estratégicas para promover melhorias nas condições laborais desses atores. É necessário que haja medidas como o estabelecimento de políticas que assegurem uma remuneração justa, a implementação de programas de capacitação profissional e a criação de mecanismos para captação eficiente de recursos pelo poder público são cruciais para garantir a sustentabilidade da atividade.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A representação dos Povos Indígenas em Livros Didáticos de História: uma análise com base na Lei 11.645/2008
    (2024-11-05) SILVA, Wellester Ramos da; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; https://orcid.org/0000-0002-2734-5442
    A inclusão e valorização das culturas indígenas no currículo escolar têm se destacado nas últimas décadas, especialmente após a promulgação da Lei 11.645/2008, que obriga a inserção de conteúdos sobre a História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na Educação Básica. Esta pesquisa objetiva analisar como os povos indígenas são representados nos livros didáticos da coleção “História Sociedade & Cidadania” de Alfredo Boulos, utilizados no município de Tucuruí entre 2020 e 2023. A investigação busca verificar se as representações indígenas nesses materiais são suficientes para promover uma compreensão equilibrada e informada das culturas indígenas, alinhadas à legislação vigente. A hipótese central propõe que, apesar dos avanços legislativos, a representação indígena nos materiais didáticos ainda é insuficiente, impactando a formação da identidade cultural dos alunos e a preservação do conhecimento histórico das populações indígenas. Além disso, a pesquisa explora a diversidade cultural apresentada e sugere a inclusão de materiais complementares locais para enriquecer o processo educativo. Este estudo contribui para a promoção de uma educação mais inclusiva e representativa, valorizando a diversidade cultural indígena e reforçando a necessidade de uma abordagem pedagógica respeitosa e autêntica.