Faculdade de Química - FAQUIM/CANAN
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aulas de Química com experimentos: condições e dificuldades para sua realização na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof.ª Maria Araújo de Figueiredo, em Ananindeua-PA(2020-02-17) DIAS, Ítalo Yuri Barros; FERREIRA NETO, João Amaro; http://lattes.cnpq.br/3623088426108827; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391A utilização de atividades experimentais nas aulas de Química é defendida por vários autores como estratégia didática que contribui para o processo de aprendizagem dos estudantes. Partindo deste pressuposto, este trabalho foi desenvolvido com a perspectiva de investigar possíveis dificuldades que podem comprometer ou impossibilitar que tal proposta de ensino seja executada nas aulas da componente curricular em questão. Nesta direção, a pesquisa foi realizada na E.E.E.F.M Prof.ª Maria Araújo de Figueiredo no ano de 2019, configurando-se como um estudo de caso de natureza qualitativa. Como resultado, apresentou-se as condições estruturais dos espaços da escola, os projetos e financiamento recebidos, a lotação dos professores, os roteiros e temáticas experimentais mais utilizadas. Isto posto, através das principais informações obtidas foi possível conhecer a dinâmica geral da abordagem de realização de atividades práticas na escola, onde observou-se a elevada concentração de tal estratégia didática no ensino, muito provavelmente possibilitado pela participação de seis bolsistas do Programa Residência Pedagógica da área de Química que, entre outras coisas, auxiliavam na realização de práticas experimentais. No aspecto orçamentário, não houve a inserção de recursos direcionados à aquisição de reagentes ou equipamentos laboratoriais e/ou que fossem utilizados para a realização de experimentos, quando estes precisavam ser feitos, os alunos e professores eram responsáveis pela aquisição dos materiais. Sobre a lotação, dois dos três professores de Química da escola apresentaram carga horária docente no Laboratório Multidisciplinar. No que tange às atividades mais realizadas e as respectivas temáticas dos roteiros experimentais, as turmas de primeira série do ensino médio foram as que mais tiveram acesso à realização de experimentos envolvendo temáticas de ligações e reações químicas, por exemplo. Em síntese, esta compilação dos resultados expressam uma síntese dos fatores que podem ajudar a entender o contexto e as dificuldades para a realização de atividades experimentais na escola em questão, mas, sobretudo, também, apresentam mobilização dos sujeitos (alunos e professores) para que a Química seja ensinada não apenas através de abordagem teórica. Todavia, isso não quer dizer que este tipo de estratégia seja sem valor, tampouco que a perspectiva de utilização observada na escola seja a recomendada pelos defensores de um ensino de Química contemporâneo. Essa tal análise poderia ser realizada em outras pesquisas para delinear tal perspectiva e/ou aprendizagens dos estudantes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As vivências no Programa Residência Pedagógica de Química: uma análise dos relatórios dos residentes no âmbito dos estágios supervisionados(2020-02-17) PINTO, Bianca Correa; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391Este trabalho apresenta uma análise realizada sobre os episódios vivenciados no percurso do Estágio Supervisionado ocorrido concomitantemente com o Programa Residência Pedagógica do Ministério da Educação. A presente pesquisa, foi desenvolvida de acordo com a perspectiva teórico-metodológica sob os pressupostos conceituais de Freire (1996) que caracterizam uma perspectiva multidimensional voltadas ao perfil da prática docente. Para a análise das informações obtidas, criou-se três dimensões pré-determinadas, visando estabelecer categorias que pudessem organizar as informações coletadas, descritas por meio das experiências vivenciadas expressas nos relatórios produzidos pelos residentes de Química. Nesta direção, elas foram agrupadas em similaridade e maior número de citações e as mais presentes nos relatos atendendo as seguintes dimensões formativas: Planejamento e execução em sala de aula, aspectos afetivos e relações interpessoais e reflexões sobre a constituição profissional a partir das experiências do estágio. Os resultados obtidos, expressam que os sujeitos partilham de significados semelhantes sobre as vivências marcantes mediante a realidade enfrentada no espaço escolar. Nesse sentido, o Programa de ensino em questão, permitiu aos graduandos do curso de Licenciatura em Química a oportunidade de vincular a teoria à prática aproximando o Estágio Supervisionado junto as ações desenvolvidas na escola-campo, favorecendo ao futuro docente o poder de aperfeiçoamento no processo formativo profissional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Óleo essencial das espécies Piper divaricatum e Piper callosum e estimativa de propriedades físicas dos constituintes majoritários usando métodos de contribuição de grupos(2020-02-17) SANTOS, Gilmar Xavier dos; RIBEIRO, Alcy Favacho; http://lattes.cnpq.br/2716307121659406; SILVA, Marcilene Paiva da; http://lattes.cnpq.br/9422794762276209; https://orcid.org/0000-0003-1066-9624Piper é o gênero mais importante que pertence à família Piperaceae com sua distribuição em regiões tropicais e região neotropical. Apresentando propriedades antimicrobianas e antifúngicas este gênero é muito utilizado para inibir pragas. Sua família é conhecida por manifestar metabolitos secundários na sua composição como: fenilpropanoides e terpenos. Além disso a família tem sua importância econômica e também sua utilização pra fins medicinais. Os óleos essenciais das espécies de Piper divaricatum e Piper callosum, tiveram rendimentos de 1,9% para Piper divaricatum e 1,7% para Piper callosum. Apresentando em suas composições química os constituintes majoritários os fenilpropanóides como: metileugenol (38,46%) e o eugenol (24,29%) que corresponde ao vegetal Piper divaricatum. Piper callosum apresenta em sua composição química os constituintes majoritários os hidrocarbonetos e fenilpropanóide como: α-Pineno (8,12%), β-Pineno (18,03) e Safrol (50,59%) respectivamente. Devido à importância no conhecimento das propriedades físicas e termodinâmicas das substâncias puras no desenvolvimento das simulações em processos de engenharia, este presente trabalho teve o objetivo de analisar métodos de predição das propriedades críticas dos compostos majoritários das espécies coletadas, levando em consideração estruturas que apresentam somente carbonos e hidrogênios podendo ser cadeias cíclicas, acíclicas e isômeros, e para moléculas que apresentam carbonos, hidrogênios e oxigênios em suas estruturas, desde da cadeia acíclica, cíclica e isômeros . Ao analisar o melhor método comparado com o da literatura foram calculadas as propriedades críticas dos constituintes majoritários dos óleos essenciais de Piper divaricatum e Piper callosum.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A contextualização no ensino: o uso da mandioca para a produção de farinha, goma e tucupi em relação aos processos de separação de misturas, um estudo de caso em Nova Timboteua – PA(2020-02-17) LEAL, Witalo Rafael dos Reis; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391Tendo em vista que no município de Nova Timboteua – Pará a agricultura familiar é muito expressiva e os processos de fabricação de farinha, goma e tucupi são bastante explorados. Por conta disso, práticas de ensino desenvolvidas através dos conhecimentos da comunidade em que as escolas estão inseridas são importantes para a valorização da cultura nos processos educativos, promovendo a socialização dos diferentes saberes e incentivando o reconhecimento da identidade cultural e respeito às raízes regionais. Nesta direção, a presente pesquisa aborda a contextualização no ensino. Isto posto, utilizou-se da produção de farinha, goma e tucupi, produtos e derivados da mandioca, para abordar os processos de separação de misturas na componente curricular Química. O contexto de aplicação deste estudo de caso foi o município de Nova Timboteua – PA., a pretensão foi fim de analisar uma proposta didática sobre os processos de separação de misturas, elaborada para alunos do ensino médio, produzida de acordo com o contexto cultural paraense. Para tanto, aplicou-se questionários para analisar a eficácia da proposta didática considerando as aprendizagens manifestadas pelos estudantes. Diante disso, verificou-se que no primeiro questionário (conhecimentos prévios) houve um grande número de associações corretas sobre a produção de farinha com os processos de separação de misturas. No segundo questionário, os conceitos e termos utilizados depois da intervenção didático-pedagógica foram bem significativos, o que impõe a constatação de que a inclusão dos conhecimentos culturais nas metodologias de ensino, além de valorizar tal conhecimento, demonstra aos alunos que a Química pode estar inserida no meio cultural que o cerca e que mesmo inicialmente sem a utilização da terminologia científica para associar aos fenômenos, na grande maioria das vezes, os estudantes sabiam explicar as fases dos processos envolvidos na fabricação de farinha e seus derivados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Elaboração do manual de boas práticas do Laboratório de Química do Campus Universitário de Ananindeua(2020-02-18) SANTOS, Kamilla Anastácia Gomes; RIBEIRO, Alcy Favacho; http://lattes.cnpq.br/2716307121659406; OLIVEIRA, Geiso Rafael Fonseca; http://lattes.cnpq.br/8194363411765215O Laboratório de Química é o espaço para a realização de aulas experimentais e, concomitantemente, para o desenvolvimento de pesquisas, apesar disso são ambientes que apresentam diversos riscos aos seus usuários. A compreensão e, posteriormente, a avaliação desses riscos são essenciais para o bom funcionamento desses locais. Uma maneira de minimizar os riscos é a confecção e utilização do Manual de Boas Práticas Laboratoriais – BPL. Esse instrumento serve como guia de como proceder de forma menos danosa as atividades experimentais. O presente trabalho foi desenvolvido no laboratório de Química do Campus Universitário de Ananindeua da Universidade Federal do Pará, com o objetivo de avaliar os riscos que os usuários estão expostos e elaborar/aplicar o Manual de Boas Práticas Laboratoriais. Após períodos de observações e coleta de informações o manual foi elaborado com base nas normas regulamentadoras e nas especificações do laboratório, parte do manual foi aplicado em duas turmas de graduação do Campus, que evidenciou sua relevância nas aulas e sugere a sua constante utilização. A aplicação ocorreu durante a disciplina de Química Experimental, onde o material elaborado foi apresentado aos alunos, através de uma breve explanação, com sua posterior utilização nas aulas. Contudo, foi constatado que outras ações, como adequação estrutural do laboratório, armazenamento e descarte adequado de reagentes e vidrarias, treinamento para seus usuários e além de outros precisam ser implementados para garantir a redução dos riscos que envolve os procedimentos no laboratório de química.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise sensorial de óleos essenciais de eucalipto: um Estudo de Caso(2020-02-18) MONTEIRO, Heloise Leal; RIBEIRO, Alcy Favacho; http://lattes.cnpq.br/2716307121659406Óleos essenciais são substâncias altamente voláteis que podem ser extraídos através de plantas, flores, raízes, frutos e outros materiais encontrados na natureza, os quais são obtidos por meio de diversos métodos de extração. O presente trabalho objetivou comparar sensações olfativas e táteis através de análise sensorial de óleo de eucalipto utilizando escala hedônica entre uma amostra comercial e outra não-comercial, e com isso concluir se ambos possuem os mesmos efeitos aromáticos. A amostra do óleo comercial foi adquirido através de compra de uma empresa multinacional que comercializa óleos essenciais. O óleo essencial não-comercial foi extraído das folhas do eucalipto, coletado no município de Marituba-PA, o qual foi obtido através do processo de hidrodestilação de 50g de folhas. As análises da composição química das duas amostras foram realizadas por técnica de CG-EM. Os testes sensoriais foram realizados utilizando como referência a escala hedônica com um grupo de indivíduos. O rendimento bruto foi de 2,2%. A composição química apresentou 1,8-cineol como componente majoritário para as duas amostras de óleo, 15,06% e 27,8%, respectivamente para não-comercial e comercial. De um modo geral, os testes sensoriais não apresentaram diferenças significativas, porém destacam-se como comentários principais acerca da amostra não-comercial, os feitos sobre o aroma desta ser do tipo amadeirado rústico, e o parâmetro “textura”, que foi avaliada como mais oleosa do que a amostra comercial, porém este fator não interferiu nas avaliações positivas com relação ao óleo não-comercial.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Vulnerabilidade e implicações socioambientais: um Estudo de Caso no cemitério do Tapanã, Belém-PA(2020-02-18) SILVA, Maria Bianca Sousa da; RIBEIRO, Alcy Favacho; http://lattes.cnpq.br/2716307121659406; VASCONCELOS, Marcelo Augusto Machado; http://lattes.cnpq.br/4324892308278435Os cemitérios irregulares trazem sérios riscos ambientais e sociais, Este estudo, buscou analisar a contaminação socioambiental, causada por necrochume em poços rasos em torno do cemitério do Tapanã e verificar a percepção da comunidade sobre esses impactos. O cemitério do Tapanã, localiza se no bairro do Tapanã, Distrito Administrativo de Bélem-PA. A pesquisa se dividiu em três etapas: a primeira etapa foi a realização da pesquisa bibliográfica referente ao objeto de estudo sobre contaminação causada por necrochorume em água subterrânea e para o consumo humano. A revisão foi o ponto de partida para que fossem estabelecidos os critérios de seleção das áreas de estudo as proximidades do cemitério. A segunda etapa foi a pesquisa socioambiental por meio do aplicativo “Analise Regressiva de Vulnerabilidade Socioambiental” (SEA), para entender quais foram as principais mudanças ocorridas desde construção do cemitério e a terceira etapa, realizou-se a análise físico-química: pH e condutividade elétrica nos poços rasos em torno do cemitério, para avaliar a possibilidade de existência de necrochorume, após analises do pH, as amostras 2A (pH 4.6) a 6A (pH 4.2) se mostraram fora do padrão de qualidade para consumo humano. No que ser refere-se as análises de condutividade elétrica, 4A (96.4 uS/cm) a 7A (320 uS/cm) apresentam-se com altos teores de sais dissolvidos, indicando a presença de necrochorume. As análises do SEA mostraram a dimensão dos impactos ambientais desdá sua implementação em 1996 até os dias atuais 2019, com destaque para queda da dimensão “Recursos Naturais (RN) e Meio Ambiente (MA) apresentando em um índice de 56% em 1996 e no ano de 2019 com índice de 40%. Concluiu-se que os poços estão contaminados por afluentes do cemitério e tal contaminação ocasiona sérios problemas socioambientais aos moradores e afeta os RN e MA da área estudada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Google sala de aula no ensino da Química do PCNA/UFPA Campus Universitário de Ananindeua(2020-02-18) AMARAL, Joyce Leite do; CORUMBÁ, Lorena Gomes; http://lattes.cnpq.br/1073532371923082; COUTO, Danielle Costa Carrara; http://lattes.cnpq.br/4583227212550116; https://orcid.org/0000-0003-3810-1686O presente trabalho aborda a problemática da evasão e reprovação no ensino superior em cursos de Química, situação confirmada pelo resultado do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) em 2018 para o Brasil. Neste contexto a utilização da ferramenta Google Sala de Aula foi inserida na monitoria do Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem (PCNA) do Campus Universitário de Ananindeua-PA, buscando ampliar o atendimento ao aluno por meio da modalidade de aprendizagem Blended Learnig (Ensino Híbrido) atrelado ao programa de nivelamento. A metodologia aplicada foi fundamentada segundo a Taxonomia de Bloom para sala de aula tradicional e sala de aula invertida. Entre os resultados, 90% dos entrevistados foram favoráveis a inserção do novo modelo de monitoria online, além de considerarem a ferramenta 71,4% rápida e de fácil uso. As análises feitas se mostraram favoráveis quanto ao nivelamento dos discentes, o que contribuiu no processo de ensino-aprendizagem da Química.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise do ensino inclusivo de alunos surdos nas aulas de Química em uma escola da rede estadual do município de Ananindeua - PA(2020-02-18) RODRIGUES, Carlos Eduardo Conceição; BORGES, Fábio Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7244539013576635; https://orcid.org/0000-0001-5589-6228O desenvolvimento desta pesquisa surgiu a partir da necessidade de se constatar a efetividade do ensino inclusivo oferecido por uma escola estadual do município de Ananindeua. Para tal, buscou-se realizar uma análise deste ensino inclusivo para alunos surdos, durante as aulas de química. Assim, foi necessário conhecer a realidade do ensino inclusivo, identificar as principais metodologias adotadas pelos professores durante o ensino e avaliação dos mesmos e conhecer as principais dificuldades enfrentadas por professores e alunos durante o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, utilizou-se o método qualitativo, onde fez-se uso das observações, junto a aplicação de questionários para professores e alunos surdos como técnica de coleta de dados, sendo esta realizada no período de 18 a 29 de novembro de 2019. Diante disso, verificou-se que aspectos básicos necessários para o desenvolvimento do ensino inclusivo estão sendo oferecidos, porém vale direcionar o olhar para a formação dos professores, tendo em vista que se constatou que estes docentes atuantes na área, não possuem formação especifica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A potencialidade de uma história em quadrinho autoral para o ensino de Química: uma análise docente para a Educação Básica e Ensino Superior(2022-02-16) SENA, Emilay Thamiely Tavares de; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391A pesquisa, fruto deste Trabalho de Curso (TCC), realizou uma análise sobre a potencialidade didática de uma História em Quadrinhos (HQ) para abordar conceitos da Ciência Química no Ensino Médio (EM) e no Ensino Superior (ES) através da óptica avaliativa de professores atuantes nos respectivos níveis educativos supracitados. O objeto de estudo está intitulado como “H-Quí: Química das Transformações”. Ele é um recurso didático autoral produzido com o intuito de abordar conteúdos químicos a partir da contextualização de um ritual de zumbificação realizado na crença Vodu, onde a Tetrodotoxina e a Escopolamina (substâncias responsáveis pela ocorrência da zumbificação), são a principal pauta de estudo da narrativa da H-Quí. Tais substâncias dão margem para uma abordagem de conceitos teóricos associados aos ensaios experimentais químicos, o que fomenta a necessidade de ser realizada a identificação dos conteúdos que apresentam maior potencial para serem abordados a partir da possível aplicação didática da H-Quí com estudantes. Isto posto, a análise da potencialidade didática e a identificação dos conteúdos químicos, foram realizadas a partir de uma pesquisa com aporte da investigação qualitativa que se deu por intermédio da aplicação de um questionário com perguntas indutivas formuladas à luz das categorias criadas por Testoni e Abib (2004). Posteriormente, foram reorganizadas de modo que se obteve duas novas categorias que deram conta com maior ampliação da análise realizada neste trabalho, sendo elas: (i) Aspectos estruturais da narrativa da H-Quí e a (ii) Identificação dos conteúdos químicos. A partir da organização das respostas nos eixos supracitados, foi possível observar na primeira categoria que a contextualização da temática zumbi, as explicações textuais, representações imagéticas e a organização dos conteúdos, elementos intrínsecos à narrativa da H-Quí, interferem diretamente na boa empregabilidade deste recurso didático, uma vez que tais elementos foram avaliados pelos educadores como sendo de suma relevância para potencializar e facilitar o interesse dos alunos para o “saber científico”. Por sua vez, a identificação dos conteúdos químicos, segundo eixo dos resultados, evidenciou a possibilidade de serem trabalhados diversos conceitos tanto no EM, quanto no ES. No entanto, vale ressaltar que houve a identificação da predominância de conceitos da Química Orgânica em ambos os níveis educativos analisados, o que evidenciou que a H-Quí possui maior potencial para trabalhar tais conteúdos. Por fim, é realizada uma síntese sobre os principais resultados a fim de observar os pontos chaves que classificam o material produzido como um recurso potencial.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Emissão de poluentes atmosféricos por automóveis no Brasil, 2010-2020: uma revisão de literatura(2022-02-21) COUTINHO, Samuel Leal; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/ 0000-0001-9294-5391; OLIVEIRA, Geiso Rafael Fonseca; http://lattes.cnpq.br/8194363411765215Considerando seu impacto na saúde humana, nos ecossistemas e na qualidade dos produtos da construção, a poluição do ar tem sido um dos principais temas de preocupação da comunidade científica que a considera como uma dimensão fundamental na busca do desenvolvimento sustentável. A legislação brasileira orienta a criação e implementação de um plano nacional de qualidade do ar com o objetivo de manter as emissões dentro de limites aceitáveis. Os inventários de emissões podem ser usados para estudar as emissões de gases de uma área ao longo de um período. Com ele, as fontes de emissões podem ser identificadas, levando a estratégias de controle da qualidade do ar. Nesse sentido, este trabalho buscou levantar dados de estudos de emissões veiculares, por automóveis apenas, de três poluentes: monóxido de carbono, material particulado e dióxido de enxofre nos anos de 2010 a 2020. Para isso foi realizado uma pesquisa bibliográfica sistemática resultando em 43 trabalhos para a análise. Verificou-se que houve uma redução das emissões no período analisado, mas ainda assim, valores mais altos do que os ideias. O monóxido de carbono foi o poluente mais emitido pelos automóveis. O dióxido de enxofre foi o poluente que mais reduziu em emissão, muito devido ao avanço da tecnologia na fabricação de combustíveis. Pesquisas futuras requerem medidas aprimoradas para reduzir a poluição do ar pelos veículos, bem como propostas governamentais para o controle das emissões. Para tanto, este trabalho irá contribuir com novos inventários de emissões veiculares para a comparação temporal e espacial destas emissões, de forma a criar propostas de intervenção que contribuam para a preservação ambiental.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Utilização de vídeos nas aulas de Química: uma ferramenta de ensino em tempos de pandemia(2022-02-21) LIMA, Raiumundo Júnior de Lima; BORGES, Fábio Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7244539013576635; https://orcid.org/ 0000-0001-5589-6228O presente trabalho tem como objetivo discutir o ensino de química no atual contexto de utilização das ferramentas disponíveis por meio da internet como as videoaulas, com enfoque na escolha dos vídeos adequados e na sua utilização para o ensino, assim como o aproveitamento didático que a produção de vídeos pelos alunos pode trazer para a aprendizagem deles. Nesse sentido, buscou-se dialogar com diversos teóricos que tratam sobre didática, utilização de videoaulas para o ensino de química, planejamento e produção de vídeos pelos alunos, a utilização desses vídeos para o ensino de radioatividade, análise de videoaulas mostrando pontos positivos e negativos e, por fim, mostra relato de experiência referente às experiências obtidas pelo professor em formação durante estágio de docência. A metodologia para a pesquisa é caracterizada como bibliográfica, com levantamento de conteúdo realizado com as categorias pré-definidas para os títulos dos capítulos/artigos. Para isso, utilizou-se as plataformas “Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações” e “Scielo”. As discussões realizadas com esses teóricos possibilitaram esclarecer, por exemplos, que por mais que se encontre materiais adequados ao ensino de química na plataforma YouTube ou em sites especializados deve-se considerar que essas possíveis aprendizagens perpassam pela cultura, linguagem e costumes dos alunos; a importância de o professor estimular os alunos a fazerem perguntas e mediar o encontro de respostas; os detalhes didáticos, como a utilização de quadro branco desde que se esteja com roupa escura; os princípios pedagógicos a serem aplicados. Diante dessas disposições, pode-se considerar que o ensino de química com a utilização e produção de videoaulas pode ser efetivo, desde que se percorra planejado caminho metodológico, didático e pedagógico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Óleos essenciais de Verbenáceas com potencial uso em doenças negligenciadas na Amazônia: uma revisão(2022-02-21) BORGES, Karen Moraes; RIBEIRO, Alcy Favacho; http://lattes.cnpq.br/2716307121659406As doenças negligenciadas disseminam-se em áreas de extrema pobreza e recebem este nome por não receberem investimentos dos órgãos de saúde para desenvolvimento de novos fármacos. Apesar de não receberem os investimentos necessários dos órgãos de saúde, tem sido alvo de pesquisas acerca de tratamentos que sejam promissores, entre estas, as pesquisas referentes aos óleos essenciais e seus constituintes que apresentem potencial para uso frente estas doenças, como é o caso da Doença de Chagas, Leishmaniose e Dengue. Neste cenário, este trabalho buscou revisar as contribuições da literatura sobre a família Verbenácea e suas ações no estudo de doenças negligenciadas, especialmente na Amazônia, identificando os principais componentes químicos relacionados a estas ações tendo em vista contribuir no direcionamento de óleos potencialmente promissores na eficácia antichagássica e antileishmania, bem como ação preventiva aos vírus do Dengue. Este levantamento foi realizado de forma sistemática com pesquisa bibliográfica do tipo exploratória baseada no protocolo Prisma analisando contribuições científicas publicadas no período de 2010 a 2021, disponíveis nas plataformas de busca acadêmica, sendo elas SciELO, Elsevier, Hindawi, PubMed, ARCA.Fiocruz, Google Acadêmico, Portal de Periódicos CAPES, Teses.USP, Repositório.UFPA (RIUFPA). Os resultados demostraram que os óleos essenciais mais propícios a uso frente a Doença de Chagas, Leishmaniose e Dengue são os óleos provenientes das espécies de Lippia spp., Aloysia spp. e Lantana spp., entre os constituintes químicos destes óleos, os que apresentam maior eficácia são o timol, carvacrol e citronelol. Diante disto é necessário haver uma delimitação e protocolação dos compostos ativos advindos dos óleos essenciais de verbenáceas que podem ser usados para criar medicamentos novos para uso isolado ou em conjunto com os fármacos já existentes, bem como novos repelentes, inseticidas e larvicidas que sejam eficazes, não demonstrando efeitos citotóxicos adversos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação inclusiva: o uso de ferramentas tecnológicas para alunos com deficiência auditiva no Ensino de Química(2022-02-21) COSTA, Clalber Carrilho da; BORGES, Fábio Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7244539013576635; https://orcid.org/ 0000-0001-5589-6228A utilização de recursos tecnológicos como ferramenta de inclusão para alunos com deficiência auditiva é a nova forma de proporcionar equidade dentro do ensino regular das escolas públicas, com ênfase nas escolas da região metropolitana de Belém-PA. De acordo com o cenário atual a respeito da presença desses indivíduos nas escolas, fez-se necessário o desenvolvimento da pesquisa, com o objetivo de informar, de contextualizar a atual situação do ambiente escolar e de solicitar novas metodologias dentro das salas de aula. O presente trabalho tem como base o levantamento bibliográfico a respeito do deficiente auditivo dentro do ensino regular, a exclusão e as metodologias abordadas pelos professores. O trabalho utiliza da aplicação de formulário como pesquisa de campo, caracterizando uma pesquisa teórica e empírica, com o objetivo de conhecer a realidade das escolas públicas e promover a comparação com dados de fornecimento de recursos tecnológicos. As perguntas da pesquisa de campo tem sua elaboração com o objetivo de conhecer o espaço estrutural, afirmar a presença do material tecnológico disponível para a utilização dentro da sala de aula e informar se o indivíduo com deficiencia auditiva está usufruindo do seu direito a educação garantido pela Lei nº 13.146/2015 (Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência). A pesquisa foi realizada no período de 10/2021 a 12/2021 pela plataforma digital “google formulários”, disponível na plataforma do google. A pesquisa foi encaminhada para o público em geral, com parcial identificação de pessoas com deficiencia auditiva. Após análise dos dados gerados a partir das respostas dos entrevistados, foi observado que existe a presença de recursos tecnológicos distribuidos parcialmente dentro das escolas, porém ocorre a baixa utilização dos materiais devido a tecnologia e o material adequado ainda ser um desafio para os profissionais da educação. Logo se faz necessário um ferramenta específica que promova a inclusão do aluno com deficiência auditiva, respeitando as necessidades e as limitações das escolas públicas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dificuldades no ensino e aprendizagem de química: trajetória do ensino fundamental ao vestibular(2022-02-21) TENORO, Erik Lauã Gonçalves; BORGES, Fábio Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7244539013576635; https://orcid.org/ 0000-0001-5589-6228Este estudo objetivou investigar, os alunos do Ensino Médio, se recebem subsídios teóricos de conteúdo específicos suficientes para realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)). A pesquisa deu-se através de levantamento e revisão da literatura, buscando autores que tratam do tema, além da aplicação de um questionário com alunos do último ano do Ensino Fundamental. A partir deste levantamento bibliográfico foi possível identificar alguns obstáculos enfrentados pelos professores e alunos do Ensino Médio, como exemplo os alunos não conseguem acompanhar os conteúdos de Química, uma vez que o mesmo não apresenta as dificuldades de forma isolada e sim por meio de um conjunto de fatores que o acompanham durante todo o Ensino Médio. Além disso, percebeu-se também outros indicadores importantes, como a falta de interesse, a didática e a interdisciplinaridade influenciando negativamente a qualidade de absorção do conteúdo através do processo ensino-aprendizagem. Por consequência, os alunos não conseguem relacionar os conteúdos aprendidos na escola com o seu dia-a-dia, vendo-os como assuntos totalmente desconectados. Os professores demonstram resistência a novas práticas de ensino, entretanto, portam-se de forma coerente, reconhecendo suas limitações e a necessidade de um investimento em sua formação profissional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação Ambiental no ensino de Ciências: uma análise dos livros didáticos(2022-08-18) LIMA, Adriel Macedo; CORUMBÁ, Lorena Gomes; http://lattes.cnpq.br/1073532371923082; SILVA, Fábio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009; https://orcid.org/0000-0002-9138-1712O ensino de Ciências com foco na Educação Ambiental possibilita redimensionar os papéis dos estudantes e dos professores na sala de aula, pois ambos passam a assumir corresponsabilidades no processo de ensino-aprendizagem, envolvendo uma relação dialógica em que ambos aprendem. Para isso, os livros didáticos, principal recurso utilizados nas aulas, precisam propor atividades voltadas centradas em temas socioambientais. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar a abordagem dada à Educação Ambiental nas atividades propostas nos livros didáticos de Ciências dos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa desenvolvida é de natureza qualitativa e do tipo bibliográfica, visto que analisou uma coleção de livros didáticos utilizados pelos professores de Ciências dos anos finais do ensino fundamental da rede de ensino de Curuçá-PA. As atividades selecionadas foram analisadas por meio do método de Análise de Conteúdo e apontou que as obras investigadas propõem atividades que trazem temas socioambientais atuais e com foco na tendência metodológica de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Fake News sobre a Covid-19 nas aulas de Química: uma abordagem didática na Monitoria das Práticas de Ensino(2022-08-26) CAPISTRANO, Francisco Frank Dourado; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391Este Trabalho de Curso está configurado conforme preconizou a Instrução Normativa Nº 01/2022 da Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal do Pará que dispôs sobre normatização sobre as atividades do TCC, flexibilizadas em virtude das consequências decorrentes da pandemia da COVID-19. Destarte, será usado o Resumo Expandido submetido ao evento SEPEDUC como requisito de análise pela banca avaliadora deste presente texto. Tal produção escrita está pautada na proliferação de fake news sobre a Covid-19. A presente construção acadêmica é um relato de experiências realizado na Monitoria de Práticas de Ensino com Licenciandos em Química da UFPA que intencionou apresentar produções e análises de fake news de cunho científico. O trabalho desenvolvido possui natureza qualitativa, pautada em um viés investigativo acerca de fake news científicas. Como resultados alcançados, destaca-se a percepção crítica dos licenciandos quanto a elementos presentes em notícias fakes. Sobressaem-se nos achados também a relevância da temática para os licenciandos no tocante a aplicabilidade do conhecimento químico-científico e da reafirmação de seu papel como professor de química frente às narrativas fakes. Por fim, defende-se a realização de investigações envolvendo fake news científicas nas aulas de química visando o estabelecimento de um ensino mais crítico, aplicável e problematizador.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relato de Experiência do Programa Residência Pedagógica(2022-08-26) PIMENTA, Patrícia Yasmin Lima; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391Este Trabalho de Curso está com a configuração estrutural pautada na Instrução Normativa nº 01/2022 da Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal do Pará que dispõe normatização sobre as atividades do TCC, flexibilizadas em virtude das consequências decorrentes da pandemia da COVID-19. Isto posto, o presente relatório apresentará uma síntese das ações realizadas em 18 meses de atuação na primeira edição do Programa Residência Pedagógica, apresentando as metodologias utilizadas nesse período, com ênfase nas atuações com maior destaque formativo para a bolsista. Os projetos didáticos e práticas de ensino explanadas no relatório são as metodologias que utilizaram as ferramentas tecnológicas para auxiliar as aulas de Química na Escola Estadual de Ensino Médio Pitágoras, localizada no município de Ananindeua, vivenciadas no ano de 2018 a 2020. Destacar-se-á intervenções didáticas usando as plataformas Classroom e Google Forms, para dar continuidade nas aulas em formato remoto; o YouTube, para os discentes terem acesso as videoaulas elaboradas pelos residentes; o Instagram, usado para trabalhar os conteúdos em forma de resumos, questões e; vídeos avulsos sobre alguns assuntos de Química. O resultado obtido desses projetos foi a grande participação dos alunos durante aplicação e o desenvolvimento das metodologias, bem como a importância dessa atuação na formação docente da bolsista autora deste relatório.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relato de Experiência no Programa Residência Pedagógica(2022-08-26) DUTRA, Giovane dos Santos; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391Este Trabalho de Curso segue a configuração estrutural da Instrução Normativa Nº 01/2022 da Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal do Pará que dispõe normatização sobre as atividades do TCC, flexibilizadas em virtude das consequências decorrentes da pandemia da COVID-19. Destarte, será usado o Relatório Final entregue à CAPES como requisito de análise pela banca avaliadora deste presente texto. Tal produção se configura como um relato de experiências significativas vivenciadas no âmbito do Programa Residência Pedagógica ao longo de 18 meses de permanência como residente. Em suma, a respectiva produção textual abordará a respeito das dificuldades vivenciadas no ensino na modalidade remota e adaptações a esse novo contexto, o uso de plataformas digitais como Google sala de aula, Google Meet e o Wordwall. Como conclusão obtida, o adentramento no formato de ensino remoto, possibilitou vislumbrar os desafios que emergem durante a trajetória docente, a partir da imersão em um contexto de ensino atípico, que demandou uma readequação na visão e na prática de ensino, onde se fez necessário recorrer a novas formas de repassar o conhecimento e metodologias que possibilitassem uma maior interação com os alunos e facilitação do ensino e aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O Curso Técnico em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará: um estudo sobre oferta e evasão em Belém e Marabá(2022-08-26) SILVA, Lúcio Lima da; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391O presente estudo envolve uma pesquisa de teor quantitativo sobre o curso técnico em química, de forma voltada aos egressos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), ofertados nos municípios de Belém e Marabá. Assim, foi feita uma análise dos documentos do Projeto Pedagógicos dos cursos (PPC), o quantitativo de concluintes, contexto da criação do curso. A partir disso, o foco do trabalho é verificar a demanda de matriculados, em atividade, concluinte e o quantitativo de evasão de alunos do curso técnico em química nos anos de 2016 à 2020. A metodologia deste trabalho, é caracterizada por uma pesquisa quantitativa com ênfase na análise documental embasada nos referenciais teóricos e nos registros dos processos seletivos e PPC’s dos cursos. Dessa forma, os resultados deste trabalho apontam nos anos citados um número expressivo a respeito da evasão e conclusão do cursos na modalidade subsequente. Já no tocante aos egressos nos chamou a atenção um número muito abaixo dos inscritos, fato que se revelou como resultante do período de pandemia.