Faculdade de Química - FAQUIM/CANAN
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Campus de Ananindeua / Bibliotecários: Erik André de Nazaré Pires / Élida Moura Figueiredo / Cleide Dantas Fone: (91) 3201-7041 E-mail: bbca@ufpa.br
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Food Química: o jogo das informações nutricionais para abordar a Química dos alimentos no Ensino Médio(2025-02-19) SALOMÃO, Juliane Rodrigues; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391Pautada na Resolução N. 4, de 01 de abril de 2024; que instituiu as regras para realização do Trabalho de Curso de Graduação pelos alunos do curso de Licenciatura em Química e flexibilizou o uso de trabalhos científicos produzidos no percurso do curso de graduação como Trabalho de Curso, requisito para obtenção da licenciatura em química; este texto apresenta a compilação de uma produção acadêmica apresentada no evento científico Encontro de Pesquisa em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia - EPEECA. Em síntese, a temática escolhida como tema central da produção está pautada na conduta sobre os hábitos alimentares saudáveis e sua relação com a saúde. Neste contexto é importante ressaltar a função da escola como espaço de promoção da cidadania e de hábitos alimentares saudáveis. Nesta direção, o presente trabalho apresentará o produto educacional "Food Química", um jogo autoral que aborda a química dos alimentos com enfoque na cultura alimentar da região amazônica, em especial no estado do Pará. O objetivo foi contextualizar os elementos que compõe o almoço do paraense com informações nutricionais e químicas dos alimentos geralmente presentes nessa refeição. O jogo foi elaborado para ser executado em uma turma com 40 estudantes no ensino médio, onde os participantes devem responder perguntas com ênfase na bioquímica dos alimentos. O uso deste material didático reforça a importância da escola em abordar temáticas de saúde/alimentação, pois além de promover a aprendizagem significativa, pode ampliar a reflexão sobre escolhas conscientes na alimentação, sendo um recurso essencial para a promoção da qualidade de vida e do processo de ensino aprendizagem. O jogo foi aplicado e apresentado em eventos científicos nacionais e locais e tem a projeção melhorias para o uso no ambiente virtual e inserção de itens mais diversos com base na sugestão do público sobre elementos usados na alimentação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Bioquímica dos quelônios no Centro Amazônico de Herpetologia: um material didático para aulas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Ensino Médio(2025-02-19) GONÇALVES, Ruanna Caroline Tenório; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391O livreto “Bioquímica do Quelônios no Centro Amazônico de Herpetologia” é um material didático autoral que tem como objetivo ser uma ferramenta para aulas lúdicas de ciências pautado em três vertentes: interdisciplinaridade no ensino, contextualização regional e a promoção de aulas em espaços não-formais. Têm como justificativa as habilidades e competências pautadas na BNCC para o ensino médio, que colocam o meio ambiente como conexão conjunta com as temáticas das Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. O livreto traz como objeto central no viés conceitual para o ensino, o aprofundamento teórico sobre os quelônios presentes no zoológico privado Centro Amazônico de Herpetologia, localizado em Benevides – Pará. A pretensão didática é apresentar um recurso para a divulgação científica e instrumental docente para suporte pedagógico de suas aulas em ambientes não-formais de ensino e/ou considerando seus elementos constituintes como contextualização os quelônios. No Brasil, os quelônios são abundantes, principalmente no bioma amazônico. Diante disto, através de uma pesquisa de campo realizada no Centro Amazônico de Herpetologia, que exibe vários quelônios, o material denominado livreto pôde ser produzido tendo o foco as características morfológicas destes animais correlacionando com a química de modo interdisciplinar. Contendo seis páginas, o produto educacional busca repassar as temáticas usando estratégias de contextualização do conteúdo e através do seu design pensado para aguçar a curiosidade de alunos do ensino médio. O livreto aborda a química orgânica por dois aspectos destes répteis: a carapaça e os lipídios; fazendo a ligação de moléculas, proteínas e minerais com as funcionalidades no organismo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As lendas do açaí e do Curupira nas aulas de Ciências e de Química: um Relato de Experiências na Classe Hospitalar e na Escola Regular pelo Projeto LudQuí(2025-02-19) LEITE, Wanessa Cardoso; RODRIGUES, Franciluce Souto; http://lattes.cnpq.br/4956677086015358; orcid logo https://orcid.org/0000-0002-1905-4098; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391Este Trabalho de Curso (TC) está estruturado de acordo com as cláusulas da Instrução Normativa nº 01/2023, emitida pela Pró-Reitoria de Graduação (PROEG) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Sua produção está fundamentada em minhas experiências como bolsista de extensão do LudQuí, autora deste trabalho, tendo como narrativa as ações centrais educacionais produzidas e realizadas no contexto hospitalar, especificamente no Hospital Oncológico Infantil Octavio Lobo, com foco na educação inclusiva e humanizada para estudantes hospitalizados, e no ensino regular na Escola Estadual Luiz Nunes Direito, localizada em Ananindeua, ambas com docentes da Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC). O projeto teve como objetivo principal garantir o direito à educação científica contextualizada e criativa, promovendo práticas pedagógicas adaptadas e inovadoras. Foi executado em parceria com os Estágios Supervisionados da Faculdade de Química do Campus Universitário de Ananindeua, contando com a participação de diversos alunos voluntários que realizaram atividades de ensino e desenvolveram práticas criativas e integradoras em 2022 e 2023. Nesse sentido, as ações foram conduzidas por metodologias que integraram elementos lúdicos, culturais e científicos, buscando alinhar o processo de ensino-aprendizagem às realidades e necessidades específicas dos discentes atendidos nas instituições mencionadas. Nessa direção, como parte integrante das metas do projeto, foi realizada a produção de materiais educacionais autorais e interdisciplinares em formato de livretos. Dentre as produções desenvolvidas, destacam-se sequências didáticas que incorporaram a cultura amazônica, como a Lenda do Açaí e a Lenda do Curupira. Diante disso, este trabalho apresenta uma análise reflexiva sobre as práticas inovadoras adotadas, ressaltando os desafios e aprendizados proporcionados pelo projeto de extensão. Ao longo do projeto, a utilização de recursos visuais e atividades práticas revelou-se um elemento central para fomentar o engajamento dos alunos e a assimilação dos conteúdos, evidenciando a importância de abordagens diferenciadas no ensino de Ciências. A estrutura deste TC relata as principais ações realizadas e evidencia a relevância do projeto no âmbito da formação docente e na promoção de uma educação mais inclusiva e humanizadora. Por fim, a apresentação dos resultados demonstra o impacto positivo das práticas desenvolvidas, oferecendo uma contribuição significativa ao campo da educação escolar e em contextos não convencionais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jogo Desafio Científico das Lendas Amazônicos para o ensino interdisciplinar de Ciências da Natureza e suas Tecnologias(2025-02-19) PEREIRA, Kézia Cristina Rendeiro; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391A Química ainda é uma das componentes curriculares mais temidas pelos estudantes do Ensino Médio, devido ao seu elevado nível de abstração e muitas vezes, pela prática de um modelo meramente expositivo de ensino. Nesta direção, este trabalho visa apresentar um Produto Educacional autoral intitulado “Desafio Científico das Lendas Amazônicas”. Ele é um jogo de tabuleiro octógono com perguntas e respostas pautadas na BNCC que contextualiza os conteúdos curriculares do Ensino Médio da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. É uma importante ferramenta pedagógica, pois integra saberes culturais de contação oral de histórias, mitos e lendas e conhecimentos científicos, utilizando as lendas amazônicas, como ponto de partida para explorar conceitos de forma contextualizada e lúdica. Foram selecionadas as seguintes narrativas para compor o jogo: Matinta Pereira, Curupira, Iara, Boto Cor-de-Rosa, Mandioca, Saci-Pererê, Corpo Seco e Vitória-Régia para a contextualização conceitual. De modo informal, isto é, semTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Animes no ensino de Química: uma revisão de literatura da última década (2014-2024)(2025-02-19) SILVA, Breno Gales da; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835; https://orcid.org/0000-0001-6577-5622Considerando a importância das diversidades culturais do meio em que os estudantes estão inseridos como fundamental na motivação para a aprendizagem de novos saberes e o crescente consumo de animes por crianças e jovens em idade escolar no Brasil, este trabalho teve por objetivo apresentar o estado do conhecimento sobre animes no ensino de química. Trata-se de uma revisão de literatura sistemática, de caráter exploratório e abordagem quali-quantitativa, com coleta de dados nas bases Google Acadêmico, Google, Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e na Biblioteca Eletrônica Científica Online. As análises apontam que há convergências entre os autores quanto às motivações para o uso de animes no ensino de Química, evidenciando sua capacidade de despertar o interesse dos alunos e favorecer a contextualização e a compreensão de conceitos científicos de forma atrativa e envolvente. Ademais, observa-se que, embora os animes não tenham um propósito didático explícito, podem servir como ferramenta complementar no ensino, especialmente na abordagem de diversos objetos do conhecimento da Química, desde que integrados a estratégias técnico-pedagógicas adequadas. No entanto, os estudos analisados evidenciam desafios, como a necessidade de alinhamento dos conteúdos apresentados nos animes aos conceitos químicos curriculares e a escassez de pesquisas que comprovem de maneira sistemática a aprendizagem efetiva dos estudantes em decorrente da utilização desse recurso. Dessa forma, conclui-se que os animes apresentam potencial para enriquecer o ensino de química, mas há a necessidade de pesquisas mais aprofundadas que avaliem sua efetividade, com rigor metodológico, sua eficácia na construção do conhecimento científico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Transformação de rejeitos de lavagem de Bauxita em Hidróxidos Duplo Lamelar com estrutura Nano Hidrocalumita(2024-11-26) SOUSA, Magno da Luz; FIGUEIRA, Bruno Apolo Miranda; http://lattes.cnpq.br/6852513231905237; https://orcid.org/0000-0002-0507-8662O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre a transformação de rejeitos de lavagem de bauxita da Região Amazônica em nanomateriais com estrutura de tipo hidrocalumita através de método de co-precipitação. Para isso, inicialmente caracterizou-se os rejeitos por fluorescência de raios X e difratometria de raios X para obtenção das propriedades químico-mineral do material de partida, que mostrou uma composição química formada por 29,2 % de SiO2; 43,6 % de Al2O3; 22,3 % de Fe2O3 e 3,17 % de TiO2. Os rejeitos também mostraram a presença predominante de caulinita, hematita, quartzo, anatásio e gibbsita. Os resultados demonstraram que o resíduo de lavagem de bauxita da Região Amazônica apresenta excelentes características, como elevado teor de ferro, para servir como material de partida para a obtenção de hidróxido duplo lamelar com estrutura hidrocalumita, com tamanho médio de 15 a 30 nm e estabilidade termal acima de 300ºC.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise dos rótulos das águas minerais potáveis de mesa comercializadas em Ananindeua no estado do Pará (Brasil) - 2024(2025-02-19) MANDÚ, Francisco Neres Guimarães; GUEDES II, Aureliano da Silva; http://lattes.cnpq.br/8976395468443828; https://orcid.org/0000-0002-7492-1318; GUEDES, Aureliano da Silva; http://lattes.cnpq.br/9646057139605346; https://orcid.org/0000-0002-8631-6991O consumo de água mineral na cidade de Ananindeua tem aumentado e, os consumidores têm observado mais as informações dos rótulos dos produtos, diante disto, esse artigo visa incentivar as informações mais acessíveis e completas nos rótulos das águas minerais comercializadas em Ananindeua no estado do Pará (Brasil). Objetivo Geral: avaliar as conformidades dos rótulos das águas minerais de mesa comercializadas em Ananindeua no Estado do Pará (Brasil) com as normas regulatórias vigentes no Brasil, assegurando a transparência das informações e segurança do consumidor. Objetivos específicos: comparar os rótulos de diferentes marcas de águas minerais disponíveis no mercado de Ananindeua, identificando eventuais inconsistências ou lacunas nas informações fornecidas aos consumidores; analisar os parâmetros fisioquímicos conforme regulamentações d o Brasil; contribuir com o aprimoramento das práticas de rotulagem, reforçando a segurança e a transparência das informações no mercado brasileiro. Metodologia: pesquisa exploratóriaexplicativa, realizada em Ananindeua, de julho a dezembro de 2024, analisando as informações fisioquímicas nos rótulos das embalagens de água mineral comercializadas na cidade de Ananindeua, comparando com as recomendações da legislação vigente. Conclusão: embora os rótulos atendam parcialmente aos requisitos estabelecidos pelas legislações brasileiras, há condições para melhorias quanto a clareza, acessibilidade e detalhamento das informações nos rótulos, diminuindo inconsistências que dificultam a compreensão dos benefícios e das características específicas dos produtos, como detalhes sobre a composição mineral, controle de qualidade, propriedades terapêuticas, origem das captações, métodos de extração, métodos de análises fisioquímicas e microbiológica, além melhor padronização das informações, assegurando qualidade e confiabilidade do produto através da comunicação com o consumidor.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ações significativas na formação de Professores de Química inventivos através do Residência Pedagógica(2024-08-04) SOUZA, Juliana da Silva; LIMA, Luciene Maria do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/8330265229410342; https://orcid.org/0000-0002-8220-081X; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391O presente trabalho abrange os aspectos estruturais baseados na Instrução Normativa n° 05/2023 da Pró-reitoria de Graduação, que regulamenta o Trabalho de Curso no âmbito dos cursos de graduação da Universidade Federal do Pará e da Resolução do Trabalho de Curso da Faculdade de Química N. 1 de 2024. Nesta configuração de possibilidade, será utilizada uma publicação científica feita em formato de comunicação oral no I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP realizado no ano de 2024 na cidade de Salvador-Bahia. Isto posto, destaca-se que a presente pesquisa versa sobre o Programa de Residência Pedagógica (PRP), componente importante na formação de professores, proporciona a aplicação prática de conhecimentos teóricos em contextos reais de ensino. Este estudo qualitativo, de análise documental, com recorte temporal entre 2023 e 2024, objetivou desvelar as contribuições do PRP na formação de professores de Química e Física, com base em experiências vivenciadas por residentes. A análise de conteúdo, inspirada por Bardin (2011), aplicada aos relatórios dos residentes e documentos norteadores do programa, evidenciou três categorias: (I) Regência: o constituir-se professor; (II) Projeto de Intervenção na Residência Pedagógica; e (III) Atividades Específicas. Os resultados descortinaram que a imersão no PRP atua como um catalisador de mudanças, promovendo o desenvolvimento de habilidades docentes e a construção de uma identidade profissional autêntica. A vivência em sala de aula permitiu aos residentes experimentarem diferentes metodologias de ensino e aprendizagem, refletir criticamente sobre a prática docente, desenvolver estratégias para lidar com os desafios da sala de aula e construir relações significativas com os alunos e a comunidade escolar. Sumariamente, o programa emerge como um espaço ímpar de formação, proporcionando aos futuros professores de Química e Física a oportunidade de desenvolver as competências necessárias para atuarem de forma crítica, reflexiva e inovadora na educação contemporânea.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Monitoria de disciplinas experimentais de Química: contribuições à formação de alunos do Curso de Graduação da UFPA Campus Ananindeua(2023-12-20) BARBOSA, Yasmim Giulia Dias; RIBEIRO, Alcy Favacho; http://lattes.cnpq.br/2716307121659406O presente trabalho visa melhorar a qualidade do ensino na disciplina de Química Geral Experimental, realizada no laboratório da Universidade Federal do Pará Campus Ananindeua. O projeto foi realizado nos anos de 2017 a 2019, com as turmas de Engenharia de Materiais, Ciência e Tecnologia, além das Licenciaturas em Química e Física. Foram realizadas práticas experimentais e aulas (monitorias) visando melhorar a compreensão dos discentes nessa disciplina, pois como esta é ofertada nos semestres iniciais dos cursos de graduação, apresenta um número muito elevado de reprovações. Após comparar as notas dos discentes antes e depois da implementação do projeto, constatou-se que a ação dos monitores apresentou resultado satisfatório, visto que houve uma diminuição no número de reprovações.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uso do Wordwall como estratégia avaliativa no ensino de Química: uma experiência didática no Ensino Médio em Igarapé-Açú-PA(2023-02-15) SANTOS, Ingrid Santos dos; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa educacional cujo o objetivo foi analisar aprendizagem de alunos do 2° ano do ensino médio de uma Escola Estadual utilizando como recurso uma atividade gamificada, desenvolvida na plataforma Wordwall para fixar o conteúdo de cinética química. A estruturação da estratégia didática consistiu em duas etapas. Na primeira, foi apresentado o conteúdo Cinética química de maneira dialogada destacando os aspectos conceituais com exemplificação cotidiana sobre os fatores determinantes na velocidade das reações. Na segunda etapa, utilizou-se a atividade gamificada do Wordwall para verificar se os alunos conseguiram assimilar o assunto. Para correlacionar possíveis avanços de aprendizagem, aplicou-se um questionário para sondagem de conhecimento prévio dos estudantes. Logo, ao analisar os resultados, evidenciou-se um percentual satisfatório de 50% de aprendizagem em relação ao conteúdo. Para além disso, é possível discorrer que as plataformas digitais que utilização a gamificação são essenciais nas aulas para diversificar o processo de fixação do ensino e revisão de aprendizagem, pois além de despertar o interesse dos alunos, facilitaram a identificação de aprendizagem de forma instantânea. Futuramente, novas investigações e testes para aprofundar a consolidação das aprendizagens a longo prazo, bem como a entrevistas sobre dificuldades específicas para responder/resolver as perguntas/desafios propostas pelo aplicativo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Promovendo sucesso acadêmico: práticas de acompanhamento para alunos ingressantes no Curso de Licenciatura em Química(2023-12-09) RODRIGUES, Bruna de Souza; RIBEIRO, Alcy Favacho; http://lattes.cnpq.br/2716307121659406Este trabalho aborda a importância do nivelamento em Química para estudantes ingressantes em cursos de licenciaturas. O objetivo do projeto foi conectar o conhecimento científico com a realidade dos alunos, proporcionando uma educação teórico-prática e experimental para as aulas iniciais do currículo de Química. O acompanhamento foi realizado com calouros provenientes de escolas públicas e envolveu a exposição de conteúdos químicos, a contextualização dos conceitos e atividades lúdicas para tornar a aprendizagem mais dinâmica. Um questionário foi aplicado para avaliar a percepção dos estudantes em relação ao nivelamento e os resultados mostraram que a maioria considerou o nivelamento útil para as disciplinas iniciais da graduação. Conclui-se que o nivelamento em Química é uma estratégia eficiente para aprimorar o conhecimento dos estudantes e proporcionar uma base sólida para seu desenvolvimento acadêmico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relato de Experiência no Programa Residência Pedagógica(2023-12-21) SILVA, Elizama Félix da; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391O Trabalho de Curso cumpre os aspectos estruturais baseados na instrução Normativa Nº 01/2023 da Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal do Pará, que assegura de forma excepcional e temporária sobre as atividades relativas ao Trabalho de Curso, flexibilizadas em consequências decorrente da pandemia da COVID-19. Sendo assim, foram utilizados os relatórios semestrais entregues à CAPES, feitos em decorrência de minha atuação como bolsista do Programa Residência Pedagógica (2022/2024), como quesito de análise pela banca avaliadora para cumprimento do crédito. Isto posto, destaca-se que os relatos produzidos abordam as experiências de dois semestres de imersão no referido Programa executado pelo núcleo da UFPA/Campus Ananindeua. Sobre isso, apresento experiências vivenciadas dentro e fora da escola-campo, como, por exemplo, a participação no Programa Futuras Cientistas feita em parceria entre a Universidade Federal do Pará, Secretaria de Estado de Educação do Pará e o Governo Federal. Também apresento as experiências vivenciadas em turmas da terceira série do ensino médio divididos em três momentos. O conteúdo do relato aborda sobre a importância da construção e utilização de sequência didática no processo de ensino-aprendizagem para atribuir sentido aos conhecimentos e colaborando para uma aprendizagem mais significativa para os alunos. Como resultado geral das reflexões, observo um grande êxito em aplicar cálculos químicos atrelados à poluição atmosférica tornando o ensino de química mais aplicável e atrativo para os estudantes. Para além disso, também ressalto que minha participação como Residente possibilitou várias situações desafiadoras na formação deste lidar com a sala de aula, escrever relatórios, produzir uma cartilha, atuar com projetos de investigação e projetos de vida dos estudantes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A interlocução entre teoria e prática pelo olhar reflexivo através de Relatos de Experiência no Programa Residência Pedagógica do Curso de Licenciatura em Química(2023-12-08) OLIVEIRA, Beatriz Sousa; SOUZA, Cintia Aliny Silva de; http://lattes.cnpq.br/8568698212021118; https://orcid.org/0000-0002-7888-8359; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391O presente Trabalho de Curso adere à estrutura estabelecida na Instrução Normativa Nº 01/2023 da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Pará. Esta normativa regulamenta as atividades relacionadas ao TCC, adaptando-as de forma flexível em resposta às implicações ocasionadas pela pandemia da COVID-19. Dessa forma, serão utilizados os relatórios submetidos à CAPES ao longo de 12 meses, sobre minha trajetória como bolsista do Programa de Residência Pedagógica (PRP). Isto posto, destaco que meus relato exploramos o tema "Mulheres Cientistas Fantásticas e os Elementos Químicos" junto ao Programa Futuras Cientistas. Também, faço análises sobre propostas didáticas diferenciadas para o ensino o enfoque foi direcionado à pergunta "O que os balões têm a ver com o ensino de química?" que corresponde a uma metodologia realizada com turmas do 3º ano ensino médio para revisão do conteúdo sobre hidrocarbonetos na escola campo do PRP. Em síntese, esses dois relatos se distinguem devido às suas ênfases: o primeiro destaca mais a pesquisa, enquanto o segundo concentra-se na prática docente. Como futura professora de química, sinto profunda gratidão por ter a oportunidade de participar do Programa Residência Pedagógica (PRP). Esta iniciativa oferece um ambiente de aprendizado prático que enriqueceu minha jornada de formação e me permitiu continuar evoluindo profissionalmente.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Contextualizando os conceitos de átomo e elemento químico a partir da leitura de rótulo/embalagens(2023-12-08) CHAVES, Jamille Palheta Rodrigues; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835Este Trabalho de Curso apresenta formato que atende aos pré-requisitos da Instrução Normativa nº 01/2023 - PROEG/UFPA e está em conformidade com o Art. 4º, incisos II e IV, que dispõe, de forma excepcional e temporária, sobre as diretrizes acadêmicas para a normatização e realização das atividades do Trabalho de Curso - TCC, flexibilizando a sua forma de defesa, em virtude das consequências da pandemia da COVID -19. Realizado na EEEFM. Luiz Nunes Direto, no município de Ananindeua-PA. A prática extensionista foi planejada e organizada, na conjectura de atividade curricular Práticas Pedagógica em Química IV, do curso de Licenciatura em Química do Campus Universitário de Ananindeua – PA. Objetiva-se a compreensão do conceito de átomos e a definição de elemento químico que são conceitos fundamentais para a compreensão das propriedades dos diferentes materiais presentes no cotidiano. A estrutura atômica e a definição de elemento químico foi contextualizada com a leitura de rótulos de alimentos consumidos cotidianamente por adolescentes durante uma exposição interativa com o objetivo de despertar o interesse dos estudantes em compreender as indicações de elementos químicos presentes nos produtos. Mesmo se tratando de conceituações de difícil assimilação devido ao alto grau de abstração, nossos resultados indicam que essa estratégia de contextualização possibilitou melhor conhecimento sobre os objetos de estudo e foi percebida pelos estudantes como facilitadora da aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Manipulação e mistura de produtos de limpeza e o risco da ocorrência de reações perigosas: uma experiência em contexto escolar(2023-12-08) SILVA, Camila Magno Costa da; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835A mistura de produtos de limpeza pode levar a reações químicas e formação de compostosperigosos, resultando em queimaduras, intoxicação respiratória ou mesmo uma explosão. Este trabalho teve como objetivo principal dialogar sobre os perigos gerados pela mistura de produtos de limpeza e identificação de pictogramas de perigo nos rótulos de produtos de limpeza. Para isso, foi realizada uma exposição interativa para estudantes do ensino médio de uma escola estadual da região metropolitana de Belém-PA. Durante a interação com os alunos verificou-se que além de possibilitar a percepção do que é uma reação química, a exposição possibilitou espaço de conscientização a partir do reconhecimento de riscos durante a manipulação e da mistura de produtos de limpeza usados pela maioria da população.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Aula experimental sobre misturas químicas: uma abordagem no ensino de Química(2023-12-08) BATISTA, Renata Gabriela da Cruz; CASTRO, Ana Carla Gomes; http://lattes.cnpq.br/1893508281977206; https://orcid.org/0000-0003-0461-9225; MARTINS, Lucas de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9565192772418390; https://orcid.org/0000-0002-8580-2736O presente trabalho refere-se a uma atividade experimental realizada com duas turmas de alunos do 9º ano da Escola EEEFM Zulima Vergolino Dias. Seu objetivo foi mostrar experimentos sobre misturas químicas que podem ser observadas no dia a dia, bem como estimular os alunos a se interessarem pelo ensino de química experimental e investigativa. Além disso, o propósito do trabalho foi fazer com que os alunos compreendessem os conceitos relacionados ao conteúdo. Nesse contexto, por meio dessa aula prática, pode-se afirmar que os alunos obtiveram um melhor desempenho no assunto. Isso pode ser observado ao comparar os resultados antes e depois da aplicação dos questionários, o que revelou um aumento no conhecimento dos alunos sobre o assunto. Além disso, o trabalho serviu de inspiração para que eles se interessassem pelo estudo das ciências naturais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Leitura das concentrações de sódio e açúcar a partir de rótulos em produtos geralmente consumidos no dia a dia: uma aplicação no ensino de Química(2023-12-12) SANTOS, Ricardo Rafael Sousa dos; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835Este trabalho refere-se a uma exposição realizada na escola E.E.E.F.M Luiz Nunes Direito, com o objetivo de dialogar sobre as altas concentrações de sódio e açúcar em alguns produtos consumidos geralmente no dia a dia, e sensibilizar os visitantes sobre os perigos de consumir em excesso esses ingredientes. Além disso, o intuito do trabalho também foi que os alunos compreendessem o conteúdo relacionado a concentrações de soluções por meio desse trabalho. De forma geral, é possível afirmar que o trabalho realizado contribuiu para elevar os entrevistados de um nível de menor para outro de mais conhecimento sobre o assunto. Além de instilar o consumo mais consciente a partir do reconhecimento da concentração de sal e açúcar em produtos industrializados presentes no cotidiano.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Avaliação da fertilidade de solos de Cacau de Várzeas, Mocajuba – PA(2023-12-08) BOTELHO, Evani Vitória Damasceno; MARTINS, Lucas de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9565192772418390; https://orcid.org/0000-0002-8580-2736; MATOS, Christiene Rafaela Lucas de; http://lattes.cnpq.br/3965782012754261; https://orcid.org/0000-0002-0605-7169Devido ao intenso uso do solo existente nas ilhas do município de Mocajuba-Pa decorrente de uma forte atividade extrativista do cacau nativo de várzea, considera-se importante avaliar o grau de fertilidade desses solos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar as características químicas e nutricionais (pH em água, Al, H+Al, Ca, Mg, K e P) em três camadas (0–10, 10–20 e 20–40 cm) de solos de cacau de várzeas de Mocajuba-Pa. Em cada área, amostras de solos foram coletadas manualmente. Os quatro perfis de solos de várzeas estudados são ácidos, pH <4,3, com altas concentrações de Al trocável. No entanto, é possível constatar de média a alta fertilidade dos quatro solos de várzeas estudados em relação aos nutrientes Ca, Mg e P, e uma limitação na disponibilidade de K.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Estudo piloto dos impactos antrópicos do Rio Pará na Praia de Carananduba e do Rio Cajueiro na Ilha de Mosqueiro em Belém-Pa (Brasil)(2023-11-15) JESUS, Anderson Haroldo Louzada de; GUEDES II, Aureliano da Silva; http://lattes.cnpq.br/8976395468443828; GUEDES, Aureliano da Silva; http://lattes.cnpq.br/964605713960534; https://orcid.org/0000-0002-8631-6991Os ecossistemas aquáticos continentais e os ecossistemas marinhos estão sendo amplamente alterados em sua estrutura pelos impactos antrópicos, produzindo alterações substanciais no uso do solo, poluição do ar, com impactos nos recursos hídricos superficiais e subterrâneos. Esses impactos são globais, regionais e locais e vão desde mudanças e variações climáticas ao desmatamento de matas ripárias, alterações de fluxo em rios e introdução de espécies exóticas. Avaliação impactos antrópicos da Praia de Caranambuba no Rio Pará e Rio Cajueiro na Região Metropolitana de distrito de Mosqueiro. Metodologia: pesquisa de campo, com analises in locus por métodos qualiquantitativo, em coleta de água na praia de Caranamduba na Ilha de Mosqueiro em Belém do Pará e observacional, em Carananduba e rio Cajueiro, nos aspectos da morfologia ambiental, ocupação urbana e impactos antrópicos, ocupação das margens dos rios, características do esgoto urbano nos limites da praia, comércio local e impactos ambientais resultantes. urbanização e impactos ambientais, esgoto e dejetos urbano na área dos rios Pará e Cajueiro. Foram realizadas coletas de amostras da água e análise química qualitativa in locus de água da praia do Carananduba para identificação de possíveis presenças de metais pesados. Conclusão: Os impactos na praia de Carananduba e na área da ponte sobre o rio Cajueiro, que causam desequilíbrio ambiental são antrópicos, especialmente pela ocupação e uso de áreas sem infraestrutura de saneamento básico e correta remoção de dejetos, causando impactos ainda reversíveis no momento. Na praia de Carananduba foi encontrado traços de cobre hexavalente, potencial causador de dermatite. Todavia, necessita de coleta de mais amostras para identificar a fonte é sanzional ou perene, para intervir com medidas que possam eliminar ou mitigar sua ocorrência. Há necessidade de implementar urgente políticas de educação ambiental a comunidade, tratamento do esgoto e coleta de dejetos urbanos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O estudo piloto dos impactos antrópicos do Rio Pará e Rio Tracuateua na Região Metropolitana de Belém-Pa (Brasil)(2023-11-10) MORAES, Laura Beatriz da Silva; GUEDES, Aureliano da Silva; http://lattes.cnpq.br/9646057139605346; https://orcid.org/0000-0002-8631-6991; GUEDES II, Aureliano da Silva; http://lattes.cnpq.br/8976395468443828; https://orcid.org/0000-0002-7492-1318A pesquisa piloto, teve como principal objetivo reconhecer e discutir as realidades geosocioambientais com ênfase na qualidade das águas do rio Pará no trecho do Furo das Marinhas e rio Tracuateua, na região metropolitana de Belém. Para isso realizou-se uma pesquisa de campo de caráter exploratório, como parte dos conteúdos técnico científicos da disciplina Introdução à Ciência Meio Ambiente, do curso de Licenciatura em Química do Campus de Ananindeua, da Universidade Federal do Pará. Examinou-se In locu as condições da água nesses rios, onde foram feitas coletas de amostras e análises fisioquímicas quantiqualitativas para identificar a qualidade da água em parte da bacia hidrográfica. Determinou-se as análises seguindo os procedimentos cedidos por Guedes (2023). A partir disso, compreendeu-se os desafios enfrentados propondo soluções que promovam a preservação dos recursos hídricos. Conclui-se a presença de dejetos e esgotos nos afluentes do Rio Pará, causando impactos a saúde do meio ambiente, necessitando de políticas públicas de coleta de lixo, inclusive seletiva e investimentos em educação ambiental.