Faculdade de Química - FAQUIM/CANAN
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Abordagem CTS com enfoque em óleos essenciais: uma contextualização no ensino de Química(2022-12-09) REIS, Gabriel Kitlis da Costa; RIBEIRO, Alcy Favacho; http://lattes.cnpq.br/2716307121659406No âmbito de educação em ciências, é notável como tem sido desafiador transmitir o conteúdo com um propósito maior ao de avançar de nível durante a educação básica. A abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) busca inserir no meio escolar, um passo avante no processo de ensino-aprendizagem ao aliar os conteúdos teóricos (os quais muitas vezes são apenas fórmulas complexas ou mera preparação para um vestibular), com elementos presentes no cotidiano dos estudantes, visando favorecer, além de melhor assimilação do conteúdo trabalhado em sala de aula, uma formação voltada para a cidadania. O principal objetivo neste trabalho foi gerar, a partir de um estudo prévio sobre óleos essenciais, uma intervenção metodológica através de abordagem CTS em uma turma de 3º ano do ensino médio. Para tal, esta breve contribuição utilizou-se de elementos prévios de pesquisa em óleos essenciais como introdução para intervenção metodológica que abordou alguns pontos presentes na abordagem em questão. Após dois questionários aplicados em momentos deferentes (pré e pós intervenção metodológica) obteve-se alguns resultados: no primeiro momento, 61,1% dos alunos não conseguiam observar os conteúdos de Química além da sala de aula, ou seja, em seu cotidiano. No momento posterior à proposta, 77,8% já afirmavam ter tal percepção, o que foi um grande avanço. No final, a metodologia de ensino teve aprovação de 94,4% por parte da turma a qual foi o espaço amostral de obtenção de dados. De modo geral, a proposta apresentou-se eficaz para o objetivo proposto, podendo ser adaptada para diversos assuntos e em qualquer ano de ensino que contenha a componente curricular Química.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ações significativas na formação de Professores de Química inventivos através do Residência Pedagógica(2024-08-04) SOUZA, Juliana da Silva; LIMA, Luciene Maria do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/8330265229410342; https://orcid.org/0000-0002-8220-081X; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391O presente trabalho abrange os aspectos estruturais baseados na Instrução Normativa n° 05/2023 da Pró-reitoria de Graduação, que regulamenta o Trabalho de Curso no âmbito dos cursos de graduação da Universidade Federal do Pará e da Resolução do Trabalho de Curso da Faculdade de Química N. 1 de 2024. Nesta configuração de possibilidade, será utilizada uma publicação científica feita em formato de comunicação oral no I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP realizado no ano de 2024 na cidade de Salvador-Bahia. Isto posto, destaca-se que a presente pesquisa versa sobre o Programa de Residência Pedagógica (PRP), componente importante na formação de professores, proporciona a aplicação prática de conhecimentos teóricos em contextos reais de ensino. Este estudo qualitativo, de análise documental, com recorte temporal entre 2023 e 2024, objetivou desvelar as contribuições do PRP na formação de professores de Química e Física, com base em experiências vivenciadas por residentes. A análise de conteúdo, inspirada por Bardin (2011), aplicada aos relatórios dos residentes e documentos norteadores do programa, evidenciou três categorias: (I) Regência: o constituir-se professor; (II) Projeto de Intervenção na Residência Pedagógica; e (III) Atividades Específicas. Os resultados descortinaram que a imersão no PRP atua como um catalisador de mudanças, promovendo o desenvolvimento de habilidades docentes e a construção de uma identidade profissional autêntica. A vivência em sala de aula permitiu aos residentes experimentarem diferentes metodologias de ensino e aprendizagem, refletir criticamente sobre a prática docente, desenvolver estratégias para lidar com os desafios da sala de aula e construir relações significativas com os alunos e a comunidade escolar. Sumariamente, o programa emerge como um espaço ímpar de formação, proporcionando aos futuros professores de Química e Física a oportunidade de desenvolver as competências necessárias para atuarem de forma crítica, reflexiva e inovadora na educação contemporânea.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da utilização de uma super-heroina como recurso didático para o ensino de substâncias químicas: uma abordagem contextualizada do ensino de Química(2022-12-13) SOUZA, Geane da Silva de; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391Dentre as inúmeras possibilidades de ensinar química de forma lúdica, o uso de personagens contextualizados é uma estratégia de ensino para despertar o interesse dos estudantes. Nesta direção, o presente trabalho apresenta um recurso didático de produção autoral, produzida com base na característica da super-heroína, Honey Lemon, difundida no cotidiano da geração dos estudantes através de filme Big Hero 6. Nessa ficção, tal personagem usa uma bolsa química que cria bolas contendo substâncias oriundas da combinação dos elementos químicos presentes na tabela periódica. Isto posto, o material didático faz associação dos produtos gerados pela bolsa com a combinação de tais elementos na composição das substâncias químicas. Além disso, traz algumas curiosidades de forma interdisciplinar sobre o assunto, destacando aplicações no cotidiano, também contém uma síntese conceitual e atividades para fixação das informações presentes no mesmo. Destarte, esta pesquisa objetiva analisar o uso do recurso didático no âmbito da componente curricular Química desenvolvida no Ensino Médio, avaliando sua viabilidade para no ensino de Substâncias Químicas, com base na percepção inicial de um grupo de alunos acerca do material produzido. Para tanto, este trabalho foi desenvolvido com uma turma de 2º ano do Ensino Médio, de uma escola pública estadual do município de Ananindeua/PA. A ação foi executada durante o período de Estágio Supervisionado obrigatório, ocorrido no segundo semestre letivo do ano 2022. Mediante os resultados alcançados, tais como, melhor compreensão dos alunos sobre o conteúdo, acredita-se que o material pedagógico se apresenta como uma ferramenta educacional que dá suporte ao ensino de Substâncias Químicas, cujo uso poderá trazer benefícios diversos, bem como tornar as aulas da disciplina de Química mais atrativas, divertidas e compreensivas favorecendo o entendimento e aprendizagem da mesma.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise do ensino inclusivo de alunos surdos nas aulas de Química em uma escola da rede estadual do município de Ananindeua - PA(2020-02-18) RODRIGUES, Carlos Eduardo Conceição; BORGES, Fábio Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7244539013576635; https://orcid.org/0000-0001-5589-6228O desenvolvimento desta pesquisa surgiu a partir da necessidade de se constatar a efetividade do ensino inclusivo oferecido por uma escola estadual do município de Ananindeua. Para tal, buscou-se realizar uma análise deste ensino inclusivo para alunos surdos, durante as aulas de química. Assim, foi necessário conhecer a realidade do ensino inclusivo, identificar as principais metodologias adotadas pelos professores durante o ensino e avaliação dos mesmos e conhecer as principais dificuldades enfrentadas por professores e alunos durante o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, utilizou-se o método qualitativo, onde fez-se uso das observações, junto a aplicação de questionários para professores e alunos surdos como técnica de coleta de dados, sendo esta realizada no período de 18 a 29 de novembro de 2019. Diante disso, verificou-se que aspectos básicos necessários para o desenvolvimento do ensino inclusivo estão sendo oferecidos, porém vale direcionar o olhar para a formação dos professores, tendo em vista que se constatou que estes docentes atuantes na área, não possuem formação especifica.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise dos rótulos das águas minerais potáveis de mesa comercializadas em Ananindeua no estado do Pará (Brasil) - 2024(2025-02-19) MANDÚ, Francisco Neres Guimarães; GUEDES II, Aureliano da Silva; http://lattes.cnpq.br/8976395468443828; https://orcid.org/0000-0002-7492-1318; GUEDES, Aureliano da Silva; http://lattes.cnpq.br/9646057139605346; https://orcid.org/0000-0002-8631-6991O consumo de água mineral na cidade de Ananindeua tem aumentado e, os consumidores têm observado mais as informações dos rótulos dos produtos, diante disto, esse artigo visa incentivar as informações mais acessíveis e completas nos rótulos das águas minerais comercializadas em Ananindeua no estado do Pará (Brasil). Objetivo Geral: avaliar as conformidades dos rótulos das águas minerais de mesa comercializadas em Ananindeua no Estado do Pará (Brasil) com as normas regulatórias vigentes no Brasil, assegurando a transparência das informações e segurança do consumidor. Objetivos específicos: comparar os rótulos de diferentes marcas de águas minerais disponíveis no mercado de Ananindeua, identificando eventuais inconsistências ou lacunas nas informações fornecidas aos consumidores; analisar os parâmetros fisioquímicos conforme regulamentações d o Brasil; contribuir com o aprimoramento das práticas de rotulagem, reforçando a segurança e a transparência das informações no mercado brasileiro. Metodologia: pesquisa exploratóriaexplicativa, realizada em Ananindeua, de julho a dezembro de 2024, analisando as informações fisioquímicas nos rótulos das embalagens de água mineral comercializadas na cidade de Ananindeua, comparando com as recomendações da legislação vigente. Conclusão: embora os rótulos atendam parcialmente aos requisitos estabelecidos pelas legislações brasileiras, há condições para melhorias quanto a clareza, acessibilidade e detalhamento das informações nos rótulos, diminuindo inconsistências que dificultam a compreensão dos benefícios e das características específicas dos produtos, como detalhes sobre a composição mineral, controle de qualidade, propriedades terapêuticas, origem das captações, métodos de extração, métodos de análises fisioquímicas e microbiológica, além melhor padronização das informações, assegurando qualidade e confiabilidade do produto através da comunicação com o consumidor.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise físico-química e espectrofotométrica de óleo de açaí (Euterpe oleracea Mart.)(2022-12-09) LIMA, Eliene Franco; MARTINS, Lucas de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9565192772418390; https://orcid.org/0000-0002-8580-2736O objetivo de deste trabalho foi avaliar a qualidade físico-química e espectrofotométrica de óleo de açaí degradado e comparar ao exigido pela legislação Brasileira. As análises físico-químicas realizadas foram: pH, Índice de acidez, densidade e índice de saponificação e para as análises espectrofotométrica verificou-se os dienos e trienos. Os métodos utilizados estão descritos no “Manual de Análises Laboratoriais de Saúde Pública de Alimentos” do Instituto Adolfo Lutz. Os resultados obtidos foram comparados com os limites descrito pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que fixa a identidade e os padrões mínimos de qualidade que os óleos vegetais devem obedecer. A análise espectrofotométrica se limitou a constatação da presença de dienos e trienos, através da análise dos espectros. Os resultados obtidos indicam que do ponto de vista físico-químico, o índice de acidez está acima do permitido pela legislação vigente para óleos prensados a frio, que é de 4,0 KOH/g não sendo permitido seu uso para fins alimentícios, por exemplo. O pH encontra-se dentro da normalidade. A respeito do índice de saponificação, o valor encontrado é baixo comparado aos valores encontrados por outros autores. Já a densidade do óleo de açaí degradado, possui valor semelhante ao encontrado por outros autores. Desse modo, por meio desses parâmetros, a amostra apresenta composição inapropriada para o consumo e uso cosméticos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise sensorial de óleos essenciais de eucalipto: um Estudo de Caso(2020-02-18) MONTEIRO, Heloise Leal; RIBEIRO, Alcy Favacho; http://lattes.cnpq.br/2716307121659406Óleos essenciais são substâncias altamente voláteis que podem ser extraídos através de plantas, flores, raízes, frutos e outros materiais encontrados na natureza, os quais são obtidos por meio de diversos métodos de extração. O presente trabalho objetivou comparar sensações olfativas e táteis através de análise sensorial de óleo de eucalipto utilizando escala hedônica entre uma amostra comercial e outra não-comercial, e com isso concluir se ambos possuem os mesmos efeitos aromáticos. A amostra do óleo comercial foi adquirido através de compra de uma empresa multinacional que comercializa óleos essenciais. O óleo essencial não-comercial foi extraído das folhas do eucalipto, coletado no município de Marituba-PA, o qual foi obtido através do processo de hidrodestilação de 50g de folhas. As análises da composição química das duas amostras foram realizadas por técnica de CG-EM. Os testes sensoriais foram realizados utilizando como referência a escala hedônica com um grupo de indivíduos. O rendimento bruto foi de 2,2%. A composição química apresentou 1,8-cineol como componente majoritário para as duas amostras de óleo, 15,06% e 27,8%, respectivamente para não-comercial e comercial. De um modo geral, os testes sensoriais não apresentaram diferenças significativas, porém destacam-se como comentários principais acerca da amostra não-comercial, os feitos sobre o aroma desta ser do tipo amadeirado rústico, e o parâmetro “textura”, que foi avaliada como mais oleosa do que a amostra comercial, porém este fator não interferiu nas avaliações positivas com relação ao óleo não-comercial.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Animes no ensino de Química: uma revisão de literatura da última década (2014-2024)(2025-02-19) SILVA, Breno Gales da; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835; https://orcid.org/0000-0001-6577-5622Considerando a importância das diversidades culturais do meio em que os estudantes estão inseridos como fundamental na motivação para a aprendizagem de novos saberes e o crescente consumo de animes por crianças e jovens em idade escolar no Brasil, este trabalho teve por objetivo apresentar o estado do conhecimento sobre animes no ensino de química. Trata-se de uma revisão de literatura sistemática, de caráter exploratório e abordagem quali-quantitativa, com coleta de dados nas bases Google Acadêmico, Google, Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e na Biblioteca Eletrônica Científica Online. As análises apontam que há convergências entre os autores quanto às motivações para o uso de animes no ensino de Química, evidenciando sua capacidade de despertar o interesse dos alunos e favorecer a contextualização e a compreensão de conceitos científicos de forma atrativa e envolvente. Ademais, observa-se que, embora os animes não tenham um propósito didático explícito, podem servir como ferramenta complementar no ensino, especialmente na abordagem de diversos objetos do conhecimento da Química, desde que integrados a estratégias técnico-pedagógicas adequadas. No entanto, os estudos analisados evidenciam desafios, como a necessidade de alinhamento dos conteúdos apresentados nos animes aos conceitos químicos curriculares e a escassez de pesquisas que comprovem de maneira sistemática a aprendizagem efetiva dos estudantes em decorrente da utilização desse recurso. Dessa forma, conclui-se que os animes apresentam potencial para enriquecer o ensino de química, mas há a necessidade de pesquisas mais aprofundadas que avaliem sua efetividade, com rigor metodológico, sua eficácia na construção do conhecimento científico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicação do jogo RPG (Role-Playing Game) como ferramenta para o ensino de funções orgânicas: uma avaliação quali-quantitativa do desempenho dos alunos do 3º Ano do Ensino Médio(2022-12-06) MONTEIRO, Christian da Silva; MARTINS, Lucas de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9565192772418390; https://orcid.org/0000-0002-8580-2736Diante das dificuldades dos métodos de ensino tradicionais e visando estimular o processo de ensino aprendizagem na disciplina de Química para o ensino médio, esta produção teve como objetivo trabalhar e avaliar um jogo RPG (Role-Playing Game) como método pedagógico em aulas de Química Orgânica para turmas do 3º ano do ensino médio do colégio Antonio Lemos durante o período de estágio supervisionado. O roteiro do jogo foi desenvolvido com adaptações de suas regras, tendo o seu contexto e histórias voltadas para as funções orgânicas mais recorrentes e suas utilidades no cotidiano, visando assim, chamar a atenção dos alunos e desenvolver suas habilidades nesta área de conhecimento, em seguida os seus desempenhos foram analisados de forma qualitativa através de observações durante a aplicação do jogo e de forma quantitativa por meio de suas performances em uma prova aplicada posteriormente, contudo, observou-se um bom desenvolvimento dos alunos durante o jogo com resultados promissores, com aproximadamente 66% destes alunos avaliados acertando no mínimo 80% da prova aplicada após o jogo, estimando em um desvio padrão de 0,834847. Desta forma, mostrando o RPG como uma ferramenta útil e alternativa para o ensino de Química de uma forma mais dinâmica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Atividade farmacológica dos Quimiotipos Lippia Alba (mill) n.e. brown: uma revisão(2023-02-13) OHASHI, Rafaela Sayuri de Lima; RIBEIRO, Alcy Favacho; http://lattes.cnpq.br/2716307121659406; LAMEIRA, Christian Neri; http://lattes.cnpq.br/4714858296808855; https://orcid.org/0000-0003-3126-9072A erva cidreira (Lippia alba) é uma espécie amplamente utilizada pela medicina popular como calmante, analgésica e espasmolítica. A literatura relata pelo menos três quimiotipos da espécie: citral-mirceno, citral-limoneno e carvona-limoneno. Ressalta-se que sua identificação é importante para o uso farmacológico correto; O presente estudo teve por objetivo revisar as contribuições da literatura sobre as propriedades farmacológicas do óleo essencial de Lippia alba. trata de um estudo descritivo de revisão integrativa da literatura, orientada pela pergunta norteadora: “Quais as principais atividades farmacológicas dos quimiotipos da Lippia alba?”. Para tanto, foram pesquisadas publicações científicas indexadas nas seguintes bases de dados online: 1- Biblioteca Virtual em Saúde – BVS (MEDLINE e LILACS), 2- Scientific Electronic Library Online – SciELO e 3- US National Library of Medicine National Institutes of Health (PMC); Como filtro, utilizou-se o espaço temporal compreendido de 2013 a 2023, no intuito de fornecer um rol de informações técnico-científicas atualizadas em relação ao tema central da revisão integrativa; De acordo com os resultados obtidos, conclui-se que o quimiotipo da espécie mais utilizado para a determinação farmacológica foi o citral; O estudo mais utilizado e os maiores números de ensaios utilizados nas análises experimentais foi o in vitro; Apesar dos artigos terem mostrados vários outros quimiotipos, porém, o mais frequente no estudo se deu pelo citral; Devido grande utilização como erva medicinal, há uma grande necessidade de mais estudos referente a lippia alba e seus quimiotipos, principalmente na Amazônia brasileira.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Atividades remotas no ensino de Ciências da Natureza conforme a Base Nacional Comum Curricular em tempos de pandemia(2022-12-22) SANTANA, Nayara Layane das Mercês; BORGES, Fábio Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7244539013576635; https://orcid.org/0000-0001-5589-6228; COUTO, Danielle Costa Carrara; http://lattes.cnpq.br/4583227212550116; https://orcid.org/0000-0003-3810-1686A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi uma exigência dos organismos internacionais, da Constituição Federal de 1988, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 2012) de 1996 e de três das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024. O Brasil, assim como os demais países do mundo, enfrenta uma complexa conjuntura provocada pela pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, o SARS-CoV-2, cujo quadro clínico varia de infecções assintomáticas a crise respiratória grave (BRASIL, 2020). Com a medida de isolamento social adotada como meio de controle e contenção à propagação da Covid-19, assim como meio de evitar um possível colapso da saúde pública brasileira, as escolas iniciaram a suspensão de suas atividades presenciais a partir de março de 2020. O presente artigo teve como objetivo verificar se professores de ciências da natureza conseguiram programar suas atividades remotas conforme a BNCC estabelece. A busca dos trabalhos ocorreu na base de dados “Google Acadêmico” no período de agosto a setembro, sendo a busca feita inicialmente pelos títulos, leitura dos resumos, em alguns casos leitura do documento na íntegra, a partir da busca pelas palavras-chave. O trabalho foi desenvolvido com professores da área de Ciências da Natureza atuantes no ensino Fundamental Maior e Médio, sendo um professor de escola particular, do município de Castanhal-PA e os demais escola pública do município de Curuçá-PA. A amostra foi constituída de quinze (15) professores, com faixa etária de 24 a 50 anos. O questionário foi composto por 13 questões relacionadas à temática. Das 13 questões, 09 foram objetivas e 04 questões discursivas, com data de aplicação entre os dias 14 a 24 de setembro de 2021. A divulgação ocorreu através de convites enviados pelo aplicativo de mensagens instantâneas, (WhatsApp) pessoal dos professores. Em 2019 foi realizada a pesquisa sobre Perfil Tecnológico de Alunos do Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Júpiter Maia de Curuçá - PA, o trabalho contou com a colaboração de 42 alunos do 9° ano, com faixa etária de 11 a 15 anos, o objetivo da pesquisa foi analisar o uso das tecnologias digitais para avaliar o seu uso na aprendizagem. As informações obtidas nas pesquisas foram organizadas e analisadas mediante as figuras construídas através do Google Formulários e Excel. Os resultados da pesquisa realizada em 2019 antes da pandemia, apontaram que a maioria dos alunos têm amplo acesso aos dispositivos tecnológicos, contudo necessitam de Alfabetização Digital. Diante da nova forma de ensino que surgiu no cenário brasileiro, foi possível verificar que a BNCC está auxiliando no planejamento das aulas remotas, mas que não é trabalhada por completa como deveria com suas habilidades e competências.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Aula experimental sobre misturas químicas: uma abordagem no ensino de Química(2023-12-08) BATISTA, Renata Gabriela da Cruz; CASTRO, Ana Carla Gomes; http://lattes.cnpq.br/1893508281977206; https://orcid.org/0000-0003-0461-9225; MARTINS, Lucas de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9565192772418390; https://orcid.org/0000-0002-8580-2736O presente trabalho refere-se a uma atividade experimental realizada com duas turmas de alunos do 9º ano da Escola EEEFM Zulima Vergolino Dias. Seu objetivo foi mostrar experimentos sobre misturas químicas que podem ser observadas no dia a dia, bem como estimular os alunos a se interessarem pelo ensino de química experimental e investigativa. Além disso, o propósito do trabalho foi fazer com que os alunos compreendessem os conceitos relacionados ao conteúdo. Nesse contexto, por meio dessa aula prática, pode-se afirmar que os alunos obtiveram um melhor desempenho no assunto. Isso pode ser observado ao comparar os resultados antes e depois da aplicação dos questionários, o que revelou um aumento no conhecimento dos alunos sobre o assunto. Além disso, o trabalho serviu de inspiração para que eles se interessassem pelo estudo das ciências naturais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aulas de Química com experimentos: condições e dificuldades para sua realização na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof.ª Maria Araújo de Figueiredo, em Ananindeua-PA(2020-02-17) DIAS, Ítalo Yuri Barros; FERREIRA NETO, João Amaro; http://lattes.cnpq.br/3623088426108827; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391A utilização de atividades experimentais nas aulas de Química é defendida por vários autores como estratégia didática que contribui para o processo de aprendizagem dos estudantes. Partindo deste pressuposto, este trabalho foi desenvolvido com a perspectiva de investigar possíveis dificuldades que podem comprometer ou impossibilitar que tal proposta de ensino seja executada nas aulas da componente curricular em questão. Nesta direção, a pesquisa foi realizada na E.E.E.F.M Prof.ª Maria Araújo de Figueiredo no ano de 2019, configurando-se como um estudo de caso de natureza qualitativa. Como resultado, apresentou-se as condições estruturais dos espaços da escola, os projetos e financiamento recebidos, a lotação dos professores, os roteiros e temáticas experimentais mais utilizadas. Isto posto, através das principais informações obtidas foi possível conhecer a dinâmica geral da abordagem de realização de atividades práticas na escola, onde observou-se a elevada concentração de tal estratégia didática no ensino, muito provavelmente possibilitado pela participação de seis bolsistas do Programa Residência Pedagógica da área de Química que, entre outras coisas, auxiliavam na realização de práticas experimentais. No aspecto orçamentário, não houve a inserção de recursos direcionados à aquisição de reagentes ou equipamentos laboratoriais e/ou que fossem utilizados para a realização de experimentos, quando estes precisavam ser feitos, os alunos e professores eram responsáveis pela aquisição dos materiais. Sobre a lotação, dois dos três professores de Química da escola apresentaram carga horária docente no Laboratório Multidisciplinar. No que tange às atividades mais realizadas e as respectivas temáticas dos roteiros experimentais, as turmas de primeira série do ensino médio foram as que mais tiveram acesso à realização de experimentos envolvendo temáticas de ligações e reações químicas, por exemplo. Em síntese, esta compilação dos resultados expressam uma síntese dos fatores que podem ajudar a entender o contexto e as dificuldades para a realização de atividades experimentais na escola em questão, mas, sobretudo, também, apresentam mobilização dos sujeitos (alunos e professores) para que a Química seja ensinada não apenas através de abordagem teórica. Todavia, isso não quer dizer que este tipo de estratégia seja sem valor, tampouco que a perspectiva de utilização observada na escola seja a recomendada pelos defensores de um ensino de Química contemporâneo. Essa tal análise poderia ser realizada em outras pesquisas para delinear tal perspectiva e/ou aprendizagens dos estudantes.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Avaliação da fertilidade de solos de Cacau de Várzeas, Mocajuba – PA(2023-12-08) BOTELHO, Evani Vitória Damasceno; MARTINS, Lucas de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9565192772418390; https://orcid.org/0000-0002-8580-2736; MATOS, Christiene Rafaela Lucas de; http://lattes.cnpq.br/3965782012754261; https://orcid.org/0000-0002-0605-7169Devido ao intenso uso do solo existente nas ilhas do município de Mocajuba-Pa decorrente de uma forte atividade extrativista do cacau nativo de várzea, considera-se importante avaliar o grau de fertilidade desses solos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar as características químicas e nutricionais (pH em água, Al, H+Al, Ca, Mg, K e P) em três camadas (0–10, 10–20 e 20–40 cm) de solos de cacau de várzeas de Mocajuba-Pa. Em cada área, amostras de solos foram coletadas manualmente. Os quatro perfis de solos de várzeas estudados são ácidos, pH <4,3, com altas concentrações de Al trocável. No entanto, é possível constatar de média a alta fertilidade dos quatro solos de várzeas estudados em relação aos nutrientes Ca, Mg e P, e uma limitação na disponibilidade de K.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação do potencial antibacteriano dos óleos essenciais de Lippia origanoides e Piper divaricatum(2022-09-02) CASTRO, Stella Martins; RIBEIRO, Alcy Favacho; http://lattes.cnpq.br/2716307121659406; COSTA, Fernando Augusto Miranda da; http://lattes.cnpq.br/9877268458046088; https://orcid.org/0000-0003-2981-4246Acredita-se que o Brasil, por conter uma vasta diversidade de espécies vegetais, possui grande potencial na prospecção de ativos com atividade farmacológica eaplicabilidade medicinal. Dentre as espécies que se destacam com atividade biológica, estão a Lippia origanoides e Piper divaricatum que apresentam moléculas na composição dos óleos essenciais com propriedades antibacterianas. O presente artigo tem como objetivo investigar a atividades antibacterianas dos óleos essenciais das espécies Lippia origanoides e Piper divaricatum frente às bactérias Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Enterobacter aerogenes, Klebsiella pneumoniae, Pseudomonas aeruginosa e Enterococcus faecalis, através de testes de Disco-difusão e Concentração Inibitória Mínima. Foi identificado um grande potencial antimicrobiano nesses óleos, favorável ao desenvolvimento de novos medicamentos de amplo espectro que podem fornecer menor grau de toxicidade e mais eficientes.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Avaliação do rendimento da espécie “bertholletia excelsa” na produção de óleo fixo(2023-06-12) SOUSA, Renan Ferreira de; BORGES, Fábio Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7244539013576635; https://orcid.org/0000-0001-5589-6228O presente trabalho está de acordo Instrução Normativa nº 01/2022 da Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal do Pará, que dispõe sobre a flexibilização nos critérios de normatização de Trabalhos de Conclusão de Curso, em virtude dos impactos decorrentes da pandemia da COVID-19. Sendo assim, esta pesquisa apresenta os resultados de um trabalho apresentado no 59º Congresso Brasileiro de Química na forma de resumo expandido, o enfoque se dá na espécie vegetal Bertholletia excelsa, também conhecida como Castanha-do-Pará, uma das espécies mais importantes da Amazônia, que apresenta múltiplos derivados. Nesse contexto, este estudo explana sobre os processos de extração do óleo da referida espécie, com o intuito de comparar os resultados obtidos pelo método de prensagem manual com a literatura vigente. Assim, destaca-se que a metodologia utilizada obteve rendimentos satisfatórios eficientes em relação aos de pesquisas comparadas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação quali-quantitativa de mapas conceituais produzidos por alunos de uma turma de Licenciatura em Química(2022-08-29) MACIEL, Mayra Mylla Pereira; BORGES, Fábio Cardoso; http://lattes.cnpq.br/7244539013576635; https://orcid.org/0000-0001-5589-6228; FERNANDES, Adriano Caldeira; http://lattes.cnpq.br/9834361105587561No ensino de química é possível destacar as dificuldades que os alunos têm em conectar as teorias desenvolvidas em sala de aula com a realidade ao seu redor. Nesse caso, é necessário utilizar diferentes estratégias de desempenho de aprendizagem. A aprendizagem significativa torna-se efetiva quando ocorrem relações entre novos conceitos e conhecimentos prévios armazenados nas estruturas cognitivas. Neste âmbito os mapas conceituais podem ser usados como ferramentas para a construção da hierarquia e do conhecimento. Uma ferramenta para identificar o conhecimento prévio dos alunos. Um mapa conceitual é um diagrama que representa a relação entre conceitos contidos em uma hierarquia proposicional. A ferramenta é um estilo de aprendizado ativo. Os mapas conceituais vêm sendo cada vez mais estudados e explorados no âmbito educacional por sua potencialidade como ferramenta metodológica a fim de alcançar um processo de ensino-aprendizagem eficaz. Diante disto uma turma de graduação do curso de Licenciatura em Química foi submetida a uma pesquisa quali-quantitativa. Essa turma participou de um processo de produção de mapas conceituais acerca do conteúdo de Ligações Químicas, sendo um mapa construído sem fundamentação teórica e outro construído após aula expositiva tanto do conteúdo, quanto do processo de elaboração de mapas conceituais, a fim de avaliar as diferenças entre estes. Os dados foram coletados e analisados de forma quantitativa e qualitativa, sendo possível observar considerável melhoria nos mapas elaborados pós-aulas. A metodologia foi considerada eficaz e satisfatória no âmbito avaliativo, demonstrando ser um subsídio importante para o ensino de química.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Bioquímica dos quelônios no Centro Amazônico de Herpetologia: um material didático para aulas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Ensino Médio(2025-02-19) GONÇALVES, Ruanna Caroline Tenório; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391O livreto “Bioquímica do Quelônios no Centro Amazônico de Herpetologia” é um material didático autoral que tem como objetivo ser uma ferramenta para aulas lúdicas de ciências pautado em três vertentes: interdisciplinaridade no ensino, contextualização regional e a promoção de aulas em espaços não-formais. Têm como justificativa as habilidades e competências pautadas na BNCC para o ensino médio, que colocam o meio ambiente como conexão conjunta com as temáticas das Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. O livreto traz como objeto central no viés conceitual para o ensino, o aprofundamento teórico sobre os quelônios presentes no zoológico privado Centro Amazônico de Herpetologia, localizado em Benevides – Pará. A pretensão didática é apresentar um recurso para a divulgação científica e instrumental docente para suporte pedagógico de suas aulas em ambientes não-formais de ensino e/ou considerando seus elementos constituintes como contextualização os quelônios. No Brasil, os quelônios são abundantes, principalmente no bioma amazônico. Diante disto, através de uma pesquisa de campo realizada no Centro Amazônico de Herpetologia, que exibe vários quelônios, o material denominado livreto pôde ser produzido tendo o foco as características morfológicas destes animais correlacionando com a química de modo interdisciplinar. Contendo seis páginas, o produto educacional busca repassar as temáticas usando estratégias de contextualização do conteúdo e através do seu design pensado para aguçar a curiosidade de alunos do ensino médio. O livreto aborda a química orgânica por dois aspectos destes répteis: a carapaça e os lipídios; fazendo a ligação de moléculas, proteínas e minerais com as funcionalidades no organismo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Caracterização físico-química do óleo de Pracaxi (Pentaclethra Macroloba (WILLD.) KUNTZE): um potencial para produção de cosméticos(2022-12-06) GOMES, Ester de Marialva Moraes Duarte da Silva; CORUMBÁ, Lorena Gomes; http://lattes.cnpq.br/1073532371923082; https://orcid.org/0000-0002-7409-9782; ALVES, Cláudio Nahum; http://lattes.cnpq.br/8315600067791313; https://orcid.org/0000-0001-6576-4229O sumo do Pracaxi (Pentaclethra Macroloba) é um poderoso hidratante dermatológico, o que promove uma alta busca por produtos a partir desse óleo. O principal método de coleta desse óleo é pela extração por prensagem mecânica, o que possibilita uma quantidade considerável. O presente trabalho tem como objetivo a análise físico-química deste óleo, passando por testes de verificação de qualidade a partir de titulações. Tendo resultados de acidez em quantidades significativas para as amostras comparado aos autores e se é encontrado através do cálculo de índice de saponificação a quantidade necessária para a neutralização. Portanto, se foram encontrados três resultados vigentes aos dados e cálculos feitos postos em uma tabela de características físico-química, para fins de futuros trabalhos.Trabalho de Curso - Graduação - Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Chemical composition of the fruit smell of two unexplored varieties of Antrocaryon amazonicum occurring in Curuça, Pará(2022-09-09) SALDANHA, Luciana dos Santos; RIBEIRO, Alcy Favacho; http://lattes.cnpq.br/2716307121659406O artigo objetivou evidenciar a composição química dos aromas dos frutos de duas variedades de taperebá-cedro coletadas em Curuçá, Pará. Os aromas foram obtidos por destilação/extração simultânea, utilizando 112 g e 57 g da polpa do fruto grande e pequeno, respectivamente. A composição química foi analisada por CG-EM. A identificação dos componentes químicos foi baseada no tempo e índice de retenção linear, na interpretação e comparação de espectros de massa obtidos na literatura. O principal componente identificado no aroma do fruto grande e pequeno foi o hexadecanoato de metila, com 37 % e 23%, respectivamente. No cedro grande, destaca-se o linoleato de metila (12%) e no pequeno, o ácido hexanóico (14%). Este é o primeiro registro na literatura sobre a composição química do aroma do “antrocaryon amazonicum”.