Faculdade de Educação e Ciências Humanas - FECH/CBREV
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Navegando Faculdade de Educação e Ciências Humanas - FECH/CBREV por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A RELAÇÃO COM A IDENTIDADE LOCAL: reflexões a partir da escola São Tomé em Breves – Pará(2021-01-20) COELHO, Helda Góes; COSTA, Eliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/7752492408860587; https://orcid.org/0000-0002-5036-3147Este trabalho trata da relação da educação do campo com a identidade local, a partir da prática docente materializada na Escola São Tomé, no município de Breves. Procura responder a seguinte problemática: A prática pedagógica materializada na Escola do campo São Tomé, em Breves no Marajó, contribui com o reconhecimento da identidade local e o fortalecimento identitário dos alunos, enquanto cidadãos do território amazônico marajoara? Tem-se por objetivo geral: Identificar se a prática pedagógica concretizada na escola-lócus dialoga com os pressupostos do paradigma de educação do campo. No campo metodológico enveredamos pela pesquisa de abordagem qualitativa envolvendo os seguintes procedimentos: levantamento bibliográfico e documental sobre Educação do Campo; realização de entrevistas semiestruturadas com dois professores, uma coordenadora pedagógica, e três discentes do quinto ano da referida instituição; organização e análise dos dados a partir de pressupostos da perspectiva dialética materialista. Os dados obtidos empíricos em diálogo com a base teórica apontaram que na escola São Tomé são desenvolvidas práticas que visam o reconhecimento da identidade local e a identificação dos alunos com o campo. Contudo, há obstáculos e desafios cotidianos que limitam o processo de ensino e de educação no campo, dentre eles: a formação docente, a não identificação do (a) professor (a) com a Educação do Campo, a rotatividade dos professores, a falta de formação continuada, a infraestrutura precária da escola e a falta de recursos didáticos e de transporte escolar. Todavia, mesmo com todas as dificuldades e obstáculos diários, os alunos gostam e se sentem bem na escola, e se veem enquanto sujeitos do campo. Concluímos assim, que a prática pedagógica materializada na escola São Tomé, em Breves contribui com o fortalecimento da identidade local e a identificação dos educandos com o território rural.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMAZÔNIA MARAJOARA: uma análise após 20 anos da I Conferência Nacional por uma educação básica do Campo(2021-03-12) MARTINS, Elaise Almeida; LIMA, Natamias Lopes de; http://lattes.cnpq.br/7361017549101140Esta pesquisa é um resultado de um estudo que possui como objetivo geral compreender como se encontra a Educação do Campo na Amazônia Marajoara, após 20 anos de batismo desse termo, tendo em vista as reivindicações da I Conferência Nacional Por uma Educação Básica do Campo, realizada em 1998. Especificamente objetiva 1) Identificar quais as reivindicações da I Conferência Nacional Por uma Educação Básica do Campo, atinentes a educação; 2) Identificar os principais problemas da educação do campo apresentados pelos conferencistas naquela conferência; 3) Analisar os principais problemas ainda existentes na educação do campo apresentados em teses e dissertações sobre a Amazônia Marajoara. A análise foi conduzida a partir do seguinte problema: Como se encontra a Educação do Campo na Amazônia Marajoara, após 20 anos de batismo desse termo, tendo como parâmetro as reivindicações e os problemas apontados no Texto Base da I Conferência Nacional por uma Educação Básica do Campo? Assumiu a forma de pesquisa bibliográfica, de caráter epistemológico, cuja o estudo foi a Matriz Epistemológica de Sánchez-Gamboa (2012). Concluímos que problemas apontados na I Conferência, continuam, mesmo após 20 anos, como precariedade da infraestrutura escolar, do transporte, currículos descontextualizados da realidade do campo, ausência de políticas públicas específicas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Ludicidade em turma de séries iniciais: uma análise das práticas pedagógicas em uma escola no meio rural do município de Breves-Marajó-PA(2019-03-01) ALVES, Rosinete Viana; FERREIRA, Raimundo Renato Balieiro; http://lattes.cnpq.br/0196450688112520O presente trabalho busca no lúdico uma resposta para a aplicação do ensino aprendizagem com alunos do Ensino Fundamental em uma escola da zona rural do município de Breves, onde a lógica é mostrar com base em uma pesquisa realizada numa turma com este perfil, como esta trabalha o lúdico e pode mudar o foco da educação neste local. Para a base desta análise contamos com uma entrevista com o professor regente e em cima disto buscamos analisar seus trabalhos práticos. Buscamos embasamentos teóricos em KISHIMOTO, T. M.; PIAGET, J. A.; TUBINO, L.B. entre outros. Para a pesquisa utilizamos o método qualitativo. A temática do lúdico apresentada aqui não o tem um aspecto para o entretenimento ou passatempo, mas como um ponto de referência para que o aluno adentre à temática, para isto busca-se mostrar a maneira como o professor trabalha e a sua postura diante da diversidade de aplicação que os jogos e as brincadeiras proporcionam tanto para os alunos se sentirem envolvidos, quanto para que este possa compreender o conteúdo em si sem precisar que o faça de forma mecanizada, para isto, fundamenta-se em um roteiro que vai desde a entrevista com o docente à forma como ele trabalha a relação lúdico diante das atividades curricularesTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memórias das vivências profissionais de docentes: uma narrativa memorável sobre a escola e a educação do passado na comunidade Guajarense/Município de Curralinho(2018-08-16) TAVARES, Cleide Pantoja; FERREIRA, Raimundo Renato BalieiroEste trabalho parte do princípio em analisar a docência em um contexto histórico, da comunidade Guajarense no Município de Curralinho, no Estado do Pará. Onde a função de educador remota ao tempo da ditadura, com educadores desenvolvendo seus trabalhos com mais amor, do que apoio financeiro. Neste contexto esta pesquisa foi direcionada com o objetivo de contextualizar a vida docente desde o período da ditadura, com as inferências que tal política influenciava, bem como a visão pessoa de docentes já aposentados, que exerceram a função, quando ainda eram jovens. Para isso, foi elaborada a metodologia de entrevista, com questionários, fotografias, conversas e observações dos locais na atualidade. Como base teórica nos posicionamos junto as reflexões sobre a formação docente no Brasil e sua desvalorização. E tem como base teórica o autor Saviani (1987), que mostra uma educação desde a idade média, onde o centro do saber era o próprio homem. Também em Cury (1978), que mostra o quanto se pode usar o velho para construir o novo conhecimento. Outros autores usados são Gatti e Barreto (2009), que mostra o quanto a sociedade não valoriza o educador de acordo como eles merecem, pela responsabilidade que exercem. Entre outros autores importantes a essa produção.