Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED
URI Permanente para esta coleção
O objetivo do Curso de Pedagogia é formar o Licenciado em Pedagogia para o exercício da docência na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental e para atuação na gestão educacional e coordenação pedagógica. O Curso foi planejado para que – a partir do seu segundo semestre – o estudante possa começar a familiarizar-se com o mundo do trabalho, em uma permanente integração com a rede de ensino e com ambientes educacionais não formais.
Navegar
Navegando Faculdade de Pedagogia - FAED/ICED por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) As contribuições do PIBID de pedagogia da UFPA para inclusão de alunos no ensino regular e na formação de professores(2019-07-10) SANTOS, Sulyane Palmeira dos; RODRIGUES, Sônia Eli Cabral; http://lattes.cnpq.br/2051966760901767O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para com a formação de professores no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA) com vista à inclusão de alunos público alvo da educação especial. Esta experiência ocorreu em uma escola pública de educação básica no município de Belém-Pa, no período de 2016 a 2017, vivenciada como bolsista do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Currículo e Formação de Professores na Perspectiva da Inclusão (INCLUDERE), vinculado ao projeto “Formação de professores para uma escola inclusiva: ações colaborativas entre o ensino superior e a educação básica em municípios paraenses. A metodologia persiste no relato das atividades desenvolvidas e revisão bibliográfica dos temas pertinentes aos estudos sobre educação especial e a formação de professores. O PIBID proporcionou experiências excepcionais e, portanto, produtivas durante o processo de formação, dando aos bolsistas oportunidades de percepção, prática e reflexão sobre a importância e necessidade da formação com vista à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desafios à formação educacional de surdos no Brasil e a proposta de educação bilíngue(2019-01-14) ROMEIRO, Adrielle da Silva Santos; DIAS, Daniel Amorim; http://lattes.cnpq.br/9574593965648347De acordo com estimativas do IBGE, dos mais de 207 milhões de habitantes brasileiros, 5,1% possuem deficiência auditiva, 1 milhão são jovens até 19 anos. Mas destes 1 milhão de jovens e crianças surdas, quantos têm tido a oportunidade não somente de ir aescola mas também de ter uma formação educacional que respeite suas especificidades? Este estudo procura Identificar quais os fatores educacionais têm tornado desafiador a formação educacional de pessoas surdas no Brasil em escolas regulares que adotam a proposta de educação inclusiva; para que seja possível evidenciar esses desafios, faço abordagens teóricas sobre a história da educação dos surdos, bem como o direito das pessoas com necessidades especiais à educação, trazendo à tona a realidade do aluno surdo na prática da educação inclusiva. A partir dessa abordagem, trago um relato de experiência por mim vivenciada em uma escola inclusiva de Belém, na qual tive a oportunidade de observar o cotidiano de três alunos surdos na prática da educação inclusiva. Os estudos através deste trabalho evidenciam que ao receber um aluno surdo, a escola precisa assumir um ambiente que garanta o respeito às diferenças lingüísticas desse aluno, para isso, precisa não apenas de professores especializados, ou da presença de um intérprete em sala de aula, mas precisa assumir a importância de se trabalhar a aquisição da linguagem do aluno surdo na língua de sinais: a LIBRAS, respeitando-a como a língua materna e natural dos surdos, para isso, se faz necessária a participação de professores bilíngües, professores surdos e da comunidade surda. E dentro desta perspectiva, as escolas que assumem uma filosofia de educação bilíngüe se demonstram como uma alternativa melhor para garantir esse espaçoTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os desafios da educação especial sob a ótica do Plano Nacional de Educação 2014/2024(2018-08-24) BRIGIDA, Sara Soares de Santa; ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da; http://lattes.cnpq.br/3735617515418666O tema norteador da presente monografia é a Educação Especial e seus desafios, pois entendemos que a escola tem a função social de promover a educação formal dos alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, podendo ainda ser substitutivo à educação regular. Desse modo, o objetivo geral do trabalho foi analisar as estratégias contidas na meta 4 previstas no Plano Nacional da Educação 2014/2024 sob à ótica da Educação Especial. Para elaboração da pesquisa foi utilizada uma revisão bibliográfica e uma pesquisa documental, tendo em vista a consecução do objetivo geral do presente estudo. Caracterizei historicamente a questão da educação especial no Brasil e o tratamento dado pela legislação ao longo do tempo. Apresentei, também, os aspectos relacionados com as metas e estratégias elencadas no PNE 2014-2024. A literatura pesquisada me permitiu concluir que a educação especial é uma mudança de paradigma que envolve ações políticas, sociais e pedagógicas, valorizando a diversidade, e, fundamentalmente, trazendo mudanças estruturais para o contexto escolar, tanto nos profissionais como nos processos. Por fim, entendemos que este estudo é apenas uma pequena contribuição frente ao grande desafio da comunidade acadêmica, profissionais da educação e das políticas públicas em trazer soluções tangíveis no sentido de implementar de forma global a escolarização estudantes com necessidades especiais, entretanto, achamos mais importante foi o fato de problematizarmos todo esse discurso que vem preconizado no PNE 2014-2024 na busca do reconhecimento e na garantia das conquistas históricas dos movimentos sociais e dos direitos humanos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação inclusiva : o uso do método ABA no processo ensino-aprendizagem de uma criança autista em uma escola privada de educação infantil(2019-01-09) KOURY, Tamyres Danielle Machado; ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da; http://lattes.cnpq.br/3735617515418666; https://orcid.org/0000-0002-6264-5387Este estudo resultou de uma pesquisa intitulada: EDUCAÇÃO INCLUSIVA: o uso do método ABA no processo ensino-aprendizagem de uma criança autista em uma escola privada de educação infantil que teve como principal objetivo compreender como o método ABA está sendo utilizado no processo de inclusão escolar de uma criança com Transtorno de Espectro Autista na educação infantil em uma escola privada de Belém e, como objetivos secundários, procurou-se conceituar a partir de uma revisão bibliográfica o que é o Transtorno de Espectro Autista; em seguida, apresentar o conceito e a descrição com base em revisão bibliográfica do método ABA; por fim, analisar como o método ABA vem sendo utilizado na inclusão escolar de uma criança com Transtorno de Espectro Autista na educação infantil.. Foi realizada revisão bibliográfica e estudo de caso. Para obtenção dos dados qualitativos foram utilizados na pesquisa documental os registros e produção de relatórios qualificados utilizando a abordagem do método ABA desenvolvida com a criança observada durante a pesquisa, este documentos passaram por análise dos dados por meio de análise do conteúdo. Os resultados foram analisados à luz de teóricos que discutem a temática investigada e foram organizados em cinco seções. Assim, o Transtorno do Espectro Autista é um transtorno do neurodesenvolvimento que se manifesta em período anterior ao início da vida escolar; em relação ao método ABA, é uma estratégia metodológica que objetiva reduzir comportamentos inadequados e estimular comportamentos adequados por meio do processo de generalização do conteúdo assimilado que foi utilizado com o caráter de ferramenta de apoio educacional. Compreende-se que o saber do cotidiano pode ser utilizado como conhecimento prévio para a construção de novos saberes. E esse saber serve de instrumentos motivadores, e facilitadores para a ocorrência da aprendizagem significativa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A inclusão de crianças com TDAH na escola pública: um estudo de caso na E.M.E.I.E.F. “Rotary”(2018-08-23) COIMBRA, Renata Gabriele Ferreira; ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da; http://lattes.cnpq.br/3735617515418666; https://orcid.org/0000-0002-6264-5387Este Trabalho de Curso (TCC) enfatizou o tema “Inclusão Escolar de Crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) em uma escola pública Municipal de Belém-PA” e é especificamente do tipo estudo de caso. A coleta de dados desse TCC foi feita na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Rotary durante o meu período de estágio enquanto bolsista do Projeto “Formação de professores para uma escola inclusiva: ações colaborativas entre o ensino superior e a educação básica em municípios paraenses” do Grupo de Estudos e Pesquisas INCLUDERE, o qual era financiado pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), ocorrido no ano de 2017. Assim, o objeto deste trabalho foi direcionado para “A Inclusão Escolar de Crianças com TDAH nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na E.M. E.I.E.F. Rotary, do Município de Belém-PA”. O objetivo geral desse trabalho buscou compreender como estava ocorrendo a inclusão escolar de crianças com TDAH nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na E.M.E.I.E.F. “Rotary”. Os objetivos específicos desta pesquisa, com base nos teóricos da área, trataram de: Definir e caracterizar o que é o TDAH; Identificar as propostas dos teóricos acerca de inclusão de crianças com TDAH nas escolas; e, por fim, Analisar o que a escola estava fazendo para garantir a inclusão de crianças com TDAH nos anos iniciais do ensino fundamental, esta se fez por meio de entrevista feita com alguns professores da sala regular e análise documental mediante ao Projeto Político Pedagógico (PPP) da referida escola. Com este estudo, foi possível concluir que o processo educativo de crianças com TDAH bem como sua inclusão na E.M.E.I.E.F. “Rotary”, ainda “caminha” para o que realmente se espera constatar sobre Inclusão Escolar de Crianças com TDAH em Escola Pública. O estudo permitiu concluir que a E.M.E.I.E.F. “Rotary” promove práticas em grande parte em caráter de tentativas de: inclusão, adequação, metodologias... Conclui-se também, a partir dessa pesquisa de campo, que falta assistência efetiva por parte da escola para com os professores. Tendo em vista essas conclusões, percebeu-se que há na verdade nessa escola, uma “inclusão-excludente”, uma vez que, a escola recebe esses alunos com necessidades educacionais especiais, porém esses sujeitos são consideravelmente ignorados e continuam a carecer de um processo de escolarização de qualidade. Também foi possível concluir que a escola pesquisada necessita de mudanças teórico-práticas a respeito do assunto, pois o tema da inclusão ainda carece de um debate maior no interior das escolas públicas e, portanto, convencer a comunidade escolar de que uma escola inclusiva é uma escola que respeita as particularidades dos sujeitos que nela adentram e de que o tema também exige formações permanentes envolvendo não apenas os professores de crianças com TDAH, mas todos os demais membros do coletivo da unidade de ensino, pois a inclusão escolar exige colaboração de todos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mecanismos de exclusão/inclusão escolar – apontamentos e reflexões(2018-12-06) TENÓRIO, Fernanda Larissa Oliveira; MESQUITA, Amélia Maria Araújo; http://lattes.cnpq.br/9074927290515299; https://orcid.org/0000-0003-4630-116XEste trabalho tem como tema a escola como espaço de exclusão/inclusão, focalizando aspectos referentes a sua infraestrutura pedagógica e política. Nesse sentido, de forma a problematizar os mecanismos de exclusão/inclusão produzidos por fatores endógenos e exógenos na escola, esta pesquisa busca responder as seguintes questões de investigação: “O que é a escola e qual o seu papel na sociedade? ”; “Como a escola passou a se configurar como seletiva e classificatória? ” e “O que é inclusão escolar e que medidas são propostas para o combate da exclusão nas escolas? ”. Para atender aos objetivos da pesquisa, esta se desenvolveu baseada na abordagem qualitativa, por meio da pesquisa bibliográfica (DELVAL, 2002; CANÁRIO, 2005; SAVIAN, 2016; MENDES, 2012; MANTOAN, 2006; CARVALHO, 2004) e documental (Declaração Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem, 1990; Declaração de Salamanca, 1994). Como resultado identificou-se que os mecanismos de exclusão/inclusão convivem na escola, contudo, a exclusão se produziu fortemente por meio de orientações curriculares e propostas avaliativas de caráter homogeneizador. Em contrapartida, no contexto da inclusão, observamos a problematização desses aspectos e a busca pela garantia de mecanismos que favoreçam a valorização da diferença. Concluiu-se, assim, que a escola é um espaço de disputa, imerso numa tensão continuada entre incluir/excluir.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Tecnologia assistiva nas publicações do congresso brasileiro de educação especial (2016- 2018) e dos TCC’S UFPA (2011-2016)(2019-07-10) CRUZ, Heytor Victor Nascimento; RODRIGUES, Sônia Eli Cabral; http://lattes.cnpq.br/2051966760901767Este estudo analisou a questão da tecnologia assistiva voltada à educação inclusiva com base nos TCC’s da UFPA entre os anos de 2011 a 2016, e nos anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial dos anos de 2016 e 2018. O presente trabalho tem uma abordagem qualitativa e através da pesquisa bibliográfica possibilitou fazer um levantamento das publicações existentes sobre o tema de estudo. O objetivo desse estudo foi descrever as tendências temáticas predominantes quanto ao uso da tecnologia assistiva aplicado à educação de estudantes público alvo da educação especial. Com isso, foi feito a elaboração de tabelas para a apresentação e discussão dos levantamentos feitos. Com base nesse estudo, verificou-se que a maior quantidade de tendências estão voltadas ao estudo de deficiências especificas, pois, em muitos trabalhos o objetivo é utilizar os recursos de tecnologia assistiva como meio de inclusão, entretanto, temáticas como estrutura física e formação de professores ainda são barreiras que dificultam a inclusão devido aos seus baixos investimentos. Através desse estudo, foi constatado que a tecnologia assistiva ainda é uma terminologia pouco conhecida, porém, muito importante para a educação especial, e também para a sociedade em geral.