Faculdade de História - FAHIS/CANAN
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Campus de Ananindeua / Bibliotecários: Erik André de Nazaré Pires / Élida Moura Figueiredo / Cleide Dantas Fone: (91) 3201-7041 E-mail: bbca@ufpa.br
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) 30 de março: um estudo sobre a abordagem da abolição da escravatura nas escolas de Benevides(2022-12-12) PUREZA, Henrique Cavalcante; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274Este artigo tem como propósito a análise e discussão de como a abolição da escravatura de Benevides, ocorrida em 30 de março de 1884, é abordada nas escolas do município. Para a compreensão do assunto, foram realizadas entrevistas com 5 profissionais (professores e gestoras) das redes municipal, estadual e privada da cidade – priorizando o distrito de Benfica –, referentes às formas de apresentação desse tema para os alunos, visando entender também se esses educadores, como parte da comunidade escolar, relacionam a memória do 30 de março com a educação antirracista. Diante disso, parte-se do pressuposto de que a priorização de discussões sobre o combate ao racismo, nas escolas, seria totalmente coerente com a história de resistência de Benevides, cuja expressão “Terra da Liberdade”, usada por autores como José Leôncio Siqueira e Ana Carolina Cravo em suas obras sobre o tema do abolicionismo em Benevides, é considerada o símbolo maior e motivo de orgulho da cidade. Dessa forma, há a hipótese de que as instituições municipais, estudais e privadas da cidade abordam, de maneira superficial e apenas factual a data histórica; por outro lado, também se cogita a possibilidade de haver maior abertura no calendário das escolas municipais, para trabalhar uma programação sobre o 30 de março, promovendo discussões mais profundas sobre o tema, diferente das estaduais e privadas que podem se dedicar à conclusão dos conteúdos programáticos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “Acadêmica porque militante e vice-versa”: recortes sobre a trajetória profissional e intelectual de Jane Beltrão (1970-2024)(2024-11-05) SILVA, Karoliny da; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; https://orcid.org/0000-0002-2734-5442Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta uma análise da trajetória profissional e intelectual de Jane Felipe Beltrão, destacada antropóloga brasileira, cujo contribuiu para os campos da antropologia jurídica, etnologia indígena, estudos de gênero e direitos humanos. O estudo investiga de forma parcial como sua atuação acadêmica e militante influenciou políticas públicas e movimentos sociais, com foco na defesa dos povos indígenas e das populações marginalizadas. Ao examinar sua carreira, o trabalho mapeia os marcos de sua produção acadêmica e avalia o impacto de suas pesquisas no fortalecimento de debates sobre gênero, etnicidade e direitos humanos no Brasil. O estudo parte da hipótese de que Jane Felipe Beltrão consolidou a interseção entre ciência e ativismo, superando barreiras institucionais e promovendo mudanças tanto no meio acadêmico quanto no contexto social e político. A metodologia qualitativa baseia-se em pesquisa bibliográfica e documental, examinando publicações, entrevistas e participações em eventos acadêmicos de Beltrão. O trabalho também analisa o impacto de suas pesquisas na formulação de políticas públicas e nas estratégias de movimentos sociais. Com este estudo, busca-se contribuir para a compreensão do legado de Jane Felipe Beltrão na antropologia brasileira e na luta pelos direitos humanos, com ênfase na valorização das culturas indígenas e na defesa das populações oprimidas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Acari, tucupi, pimenta e farinha de mandioca: identidade e pertencimento no município de Almeirim – Pará (2012- 2021)(2023-11-21) LIMA, Valdina da Silva; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274Este trabalho apresenta a importância do acari e da farinha de mandioca para formação cultural e identitária do Almeirinense, que através do hábito de comer o acari com tucupi, pimenta e farinha de mandioca externam orgulho, identidade e pertencimento dos moradores do município de Almeirim/PA. Que através da valorização da memória a um resgate da identidade cultural e social. Para melhor compreensão do objeto estudado e sua relevância apreendeu-se da história da alimentação, antropologia e a pesquisa de campo, que ajudaram analisar a importância desses dois signos o acari e a farinha de mandioca não somente como formador cultural, mas também como fonte de sobrevivência para muitos que vivem da pesca e venda desses dos alimentos. A metodologia favoreceu a história da alimentação e a antropologia para uma maior compreensão desses costumes alimentares, no município no período de 2012 a 2021. Diante das evidências e diálogos com os entrevistados foi possível perceber o quanto o acari e a farinha de mandioca representam orgulho, identidade e pertencimento dos moradores de Almeirim.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Alimentação de terreiro na periferia de Belém: uma encruzilhada entre comidas sagradas e comidas do cotidiano(2023-07-03) AGUIAR, Valéria Cristina da Silva; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274Neste trabalho procurou-se evidenciar a cultura afro-brasileira, destacando sua importância e resistência na construção da culinária brasileira e regional. Externando, brevemente, como a estrutura racista afeta uma religião afro-brasileira hoje, ademais, apresentando como a alimentação pode ser um vínculo entre comidas de terreiros de umbanda e cozinhas “comuns”, na tentativa de diminuir o distanciamento e discriminações, para isso foi realizado através de entrevistas pratos pré-estabelecidos que são oferecidos e consumidos dentro da casa desde a escolha de seus ingredientes, sua confecção, simbologia ao que é servido ao público que são pratos comuns para a sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “O amor que ousa dizer o seu nome”: História e Homoerotismo na Amazônia em “Olho de Boto” (1967-1985)(2022-02-09) MORAES, Marlison Souza; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/ 0000-0002-5824-5700A seguinte monografia busca utilizar-se da literatura “Olho de Boto” (2015) como fonte histórica para o entendimento sobre de que forma o romance aborda a questão do homoerotismo na Amazônia durante o período de ditadura civil militar. O enredo da história representado pelo casamento ocorrido entre os dois personagens da narrativa, Inajá e Inajacy, em 1967 no interior da floresta amazônica, é encarado na investigação desse estudo como um caminho viabilizador para o entendimento de como o Estado governado pelos militares no contexto usaram da força repressora para impedir a união homoafetiva e as sexualidades de sujeitos amazônidas que consideravam-se como “homossexuais”. Para isso, os conceitos norteadores utilizados para a elaboração de ideias do trabalho correspondem pelo de “Representação” desenvolvido por Roger Chartier (1990) e o de “Homoerotismo” discutido por Jurandir Freire Costa (1992). A metodologia desenvolvida correspondeu às próprias descrições presentes na literatura que dão conta de apresentar a comunidade leitora acerca do casamento homoerótico realizado em fins da década de 1960 na Amazônia, destacando principalmente a constituição do romance das personagens e a reação por parte da sociedade conservadora espelhada diretamente pelo regime de ditadura civil militar da região. Nesse sentido, como resultado do trabalho, percebeu-se que a obra aborda a temática a partir de uma linguagem de defesa da liberdade e do amor, ao passo em que também mostra a repressão cometida pelos militares contra os homoafetivos do período, sendo essa mais uma face autoritária do regime ditatorial brasileiro. O romance ajudou a entender, portanto, não apenas o debate sobre a temática, mas acima de tudo a complexidade desse mundo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) “A casa da minha mãe era que um hospital”: Maria Pajé e seu dom de cura em São João de Pirabas(2023-12-18) FERREIRA, Katiane de Carvalho; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259O presente artigo tem como foco analisar e destacar as mobilizações sociais e culturais de Flaviana Serrão da Silva (1929 – 2003), conhecida popularmente como Maria Pajé, no que concerne sua atuação nos trabalhos da pajelança, parteira, organização do festejo de São Benedito, Marujada e sua colaboração geral no que tange à cultura local de São João de Pirabas. Desta forma, serão apresentadas as discussões referentes à memória, história oral, pajelança e marujada que darão sustentabilidade e rigor científico para o desenvolvimento e a produção do artigo. Neste caso, trabalhar com ideia de memória que consiste em lembranças adquiridas a partir das vivências individuais e coletivas, ora esquecidas, ora rememoradas. Em relação à pajelança, trata-se de uma das práticas que Maria Pajé executara na cidade ao longo de sua vida para dar assistência, por exemplo, no que se refere à saúde, espiritualidade e outras benfeitorias para todo aquele que a procurava. No que diz respeito à metodologia, fora feita pesquisa bibliográfica de acordo com o tema exposto, o uso da história oral a partir das entrevistas e conversas informais realizadas para a composição desta pesquisa. Ademais, este estudo se dá com a finalidade de visibilizar a memória desta mulher que fora imprescindível para a cidade de São João de Pirabas, além disso, o registro desta se torna relevante para o conhecimento e reconhecimento dessa figura tão influente neste município.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A cidade da energia: Tucuruí e uma análise da ocupação da Amazônia através da imprensa nas décadas de 1970 e 1980(2024-12-06) OLIVEIRA, Ana Paula Sanches do Carmo; SILVA, Wesley Garcia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/2125737316069934; https://orcid.org/0000-0002-2734-5442Este trabalho analisa o impacto da ocupação predatória da Amazônia por meio dos discursos jornalísticos sobre a construção da usina hidrelétrica de Tucuruí. Proponho uma análise dos impactos dos projetos da ditadura militar de 1964 em Tucuruí e suas repercussões através da imprensa nacional e regional. Embora já existam estudos sobre os impactos socioambientais da obra, este trabalho foca nas narrativas da imprensa, que explicitam questões políticas, sociais e culturais, através das perspectivas exógenas e endógenas. A imprensa foi fundamental na construção da imagem do regime militar como moderno, poderoso e promotor de desenvolvimento onde o Estado estivesse presente e impositivo. A Amazônia passou a ser percebida pelo Estado brasileiro, ou mais precisamente, como alvo das ações governamentais quando foi reconhecido seu potencial econômico e energético, sendo vista como uma “coisa” capaz de gerar enormes lucros – no caso de Tucuruí, eletricidade – e que precisava ser “povoada” e “civilizada”. A ideia de um vazio demográfico e cultural incentivou a produção das representações de uma Amazônia que deveria alcançar o progresso e a integração ao Brasil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Colônia Militar São Pedro de Alcântara no Rio Gurupi e a redefinição da fronteira Pará-Maranhão (1852-1873)(2021-03-29) ROSÁRIO, Talita Almeida do; SOUZA, Sueny Diana Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/4689811376987159O assentamento em 1854 da colônia militar São Pedro de Alcântara na fronteira Pará-Maranhão demarcada no rio Gurupi atendia às demandas de investimentos da província do Maranhão para a zona Gurupi-Turiaçu, recentemente incorporada ao seu território. Logo, a característica híbrida da colônia, sendo militar e agrícola, estava relacionada ao domínio maranhense com o avanço de fazendeiros e o controle de sujeitos indesejáveis, aos olhos do Governo imperial, que usavam as terras produtivas por “longa data” e se sentiam donos. Diante dos interesses das autoridades maranhenses e a indagação dos impactos que a colônia traria para as dinâmicas da região dos dois rios e na vida de quem os habitava, essa pesquisa tem como objetivo apresentar como as diferentes pessoas e grupos étnicos compreenderam a fundação da colônia. Analisou-se uma miscelânia de fontes e se constatou discursos oficiais que buscaram justificar a sua presença, revelando representações sobre a região do Turiaçu e suas gentes. Além, encontrou-se uma diversidade étnica no Gurupi que travou relações de conflito, comércio e negociação com a colônia, por outro lado entendendo que se tratava de um posto de policiamento e civilizatório, alguns grupos como indígenas e pobres livres constroem espaços de resistência e refúgio nesse mesmo rio.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Comércio fluvial na Capitania do Rio Negro: a atuação dos militares e suas conexões com as ações de fiscalidade e defesa das fronteiras (1780-1808)(2023-07-11) SANTOS, Sammya Daniele Paixão dos; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509; https://orcid.org/0009-0005-4933-1251Esta pesquisa compreende o contexto de tensões diplomáticas geradas pelas demarcações de fronteira na capitania do Rio Negro no período de 1780 a 1808. O presente trabalho tem como objetivo analisar o comércio fluvial como elemento importante no processo de conquista do vale do Rio Amazonas e seus afluentes. Isso deve-se ao fato de que o conhecimento das vias fluviais eram importantes para a proteção da capitania, as correções das demarcações de fronteira, as quais faziam uso de rios como referência e são por esse caminhos fluvianos que circulam os produtos que abastecem as vilas e os regimentos militares. Desse modo, foram utilizados relatos de viajantes e códices do Arquivo Público do Estado do Para (doravante APEP), os quais consistem em cartas de autoridades políticas e militares sobre a defesa das fronteiras e o estabelecimento do domínio lusitano na capitania.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A cozinha paraense no boom gomífero: uma análise sobre os Hábitos alimentares em Belém (1870-1900)(2022-01-25) SILVA, Layse Fernanda Azevedo; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274Este trabalho analisa os hábitos alimentares em Belém na segunda metade do século XIX, sob a perspectiva da alimentação enquanto cultura. Em que, especificamente objetiva-se identificar a cozinha mestiça nos surgimento dos restaurantes; descrever de que maneira o alimento regional era consumido e apontar os diferentes alimentos, sujeitos e estabelecimentos da cidade de Belém. As fontes são dos jornais que datam o final do século XIX entre 1870-1900, que confira o apogeu da economia gomífera. Assim sendo, se Belém estava em constante transformação na segunda metade do séc. XIX devido às transformações que a economia da borracha ocasionou no cenário urbano de Belém, os hábitos alimentares dessa sociedade acompanhou essa processo de mudanças? Se comida é cultura, de que forma os hábitos alimentares dessa sociedade refletem as transformações ocorridas na cidade de Belém? Os restaurantes surgem neste período seguindo o modelo de requinte e modernidade, em que se identifica em seus cardápios a cozinha mestiça, com pratos regionais, locais e internacionais, e o alimento regional, como o tucupi. Serão analisados também o consumo de peixes regionais, da tartaruga, tacacá, mingau, maniçoba e o consumo do açaí, que me permite visualizar os variados sujeitos no mundo da alimentação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Da Bahia ao Pará: a chegada e a instalação do Candomblé Jeje Savalú em terras paraenses (1976-2005)(2022-06-27) SOARES, Adriana Moura; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274Mediante a percepção de que o Candomblé Jeje Savalú se faz recente dentro da localidade paraense, tendo em vista que seu primeiro contato tenha ocorrido apenas nos últimos 50 anos, a problemática surge de forma a tentar compreender como ocorreu sua chegada. Visto que embora hodiernamente haja a presença de poucos trabalhos que abordem o Savalú, seus enfoques não se tratam de explicar como ocorreu a chegada, tampouco a instalação desta religião. Sendo assim, a proposta deste estudo é explanar por meio de quais sujeitos e em qual ocasião se propicia a sua chegada, e ainda quais os desdobramentos necessários por manter e instalar o Candomblé Jeje Savalú em Belém do Pará. Pretende-se ainda, a partir desta pesquisa, proporcionar visibilidade a este acontecimento, assim como gerar um registro que pontue os sujeitos que propiciaram a chegada e instalação do Candomblé Jeje Savalú no Pará. Para abordar essa temática serão mobilizados os conceitos de memória e identidade, os quais serão trabalhados por meio das fontes orais produzidas a partir das entrevistas realizadas com os sujeitos que participaram deste processo e que através de suas falas capacitaram este estudo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) “Dai glória à memória” Patrimônios Históricos em Vigia de Nazaré: a Igreja de Pedras e a Igreja da Madre de Deus na construção da memória e do ensino de História Local(2023-06-12) OLIVEIRA, Lorena Senna Rocha de; SOUZA, Sueny Diana Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/4689811376987159; https://orcid.org/0000-0001-6212-0559A partir de buscas realizadas pelos trabalhos acadêmicos produzidos em torno da cidade de Vigia de Nazaré, nordeste do estado do Pará, na área de ensino e patrimônio, pode se perceber a carência de discussões nessa problemática, ainda que ocorra um esforço educacional por parte dos professores locais em trabalhar essa temática. Este trabalho tem por objetivo identificar dois espaços de memória coletiva e individual na capital, as duas igrejas católicas, Igreja da Madre de Deus e Capela Nosso Senhor dos Passos ou Igreja de Pedras, o processo de construção desses espaços, a manutenção da memória e a discussão desses patrimônios históricos locais dentro de sala de aula. Discutir a respeito dos materiais didáticos tradicionais e o modo de ensino dos professores em sala de aula. Apresentar o debate sobre a valorização do patrimônio histórico e a discussão dessa temática no ensino local, presente nos temas transversais da Base Nacional Comum Curricular a respeito de Patrimônio e História Local. Para que se compreenda as dificuldades encontradas nesse ensino, foi realizado um levantamento acerca das pesquisas já existentes, análise de trabalhos de historiadores locais e entrevistas com professores e coordenadores da educação básica a fim de compreender a importância desses espaços e como a educação patrimonial é discutida em sala de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A data magna paraense nas dinâmicas da globalização: "performatividade" e o esquecimento sobre o dia 15 de agosto no ensino e no espaço escolar(2021-06-30) GUIMARÃES, Athos Matheus da Silva; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515; https://orcid.org/0000-0002-9072-8956O objetivo deste trabalho é expor os resultados obtidos na investigação sobre o esquecimento da “Adesão do Pará à Independência do Brasil” no ensino e no espaço escolar. A primeira abordagem deste trabalho foca na perspectiva das dinâmicas entre o global e o local como influências nas transformações da educação brasileira, remodelando o sistema educacional brasileiro para uma percepção performativa sob os discentes, e que propicia influências no planejamento e no desenvolvimento de aulas sobre o local. A segunda abordagem trabalha com o esquecimento sobre memórias históricas locais em espaços escolares de nível médio a partir da presença de avaliações externas. O espaço escolar utilizado para essa investigação foi a Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Antônio Gondim Lins, localizado no município de Ananindeua/ PA. Analisamos os documentos fornecidos pela direção da escola, como o Programa Político Pedagógico (PPP) e os livros didáticos usados por esta instituição, com o objetivo de analisar o histórico desta instituição, como também a escolhas de materiais e seus conteúdos que foram aplicados em sala de aula. Aplicamos questionário nas turmas deste estabelecimento para realizar uma observação quantitativa sobre o conhecimento destes discentes sobre a Data Magna, como também uma análise qualitativa sobre o envolvimento destes alunos e da escola com este feriado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenhando a arqueologia amazônica: de caco a espetáculo e o “modesto museozinho” de Tom Wildi(2021-04-14) PINHEIRO, Carolyn Santiago; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259Esse estudo objetivou a criação de um material didático sobre ensino patrimonial, tendo em vista que a educação patrimonial colabora com a formação da identidade e identificação com o patrimônio. E para além de gerar uma identidade com os grandes monumentos que trazem uma memória da elite, se faz necessário ensinar sobre o patrimônio de uma minoria que ainda é pouco valorizado – no caso deste trabalho os indígenas Marajoara. A partir disso, o presente trabalho produziu como produto uma história em quadrinho acerca da cerâmica marajoara, tendo como fonte o diário de Tom Wildi – arquiteto suíço e arqueólogo amador, veio para o Brasil e esteve várias vezes na ilha do Marajó para realizar a coleta dos objetos marajoara para ser utilizada como material didático por escola do ensino público e privado. Os registros de campos de Tom Wildi, como fotografias, cartas, anotações pessoais foram analisadas para que junto com o levantamento bibliográfico feito acerca da educação patrimonial e história em quadrinho, fosse produzido esse material didático, que posteriormente foi aplicado em sala de aula. Obtendo um resultado satisfatório dessa aplicação, e abrindo outras possibilidades para o uso desse material em sala de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Os discursos sobre ocupação de terras: disputas na fronteira entre Pará e Maranhão (1840- 1852)(2021-03-29) SILVA, Adriane Aline Soares da; SOUZA, Sueny Diana Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/4689811376987159Analisar um discurso é tentar expor seus elementos internos e externos de produção. Os discursos produzem sentidos que podem revelar ideologias e significações individuais, bem como se projetam no mundo por meio de práticas simbólicas. Desta forma, os discursos políticos sobre distribuição e uso da terra em meados do século XIX, poderiam afetar o modo de sobreviver de que não se encaixava nessas perspectivas. Nesse contexto a fronteira entre Pará e Maranhão era delimitada pelo rio Turiaçu, porém abrangia para os habitantes daquelas redondezas um recorte territorial maior, pois incluía uma rede de relações sociais. Nesse sentido a existência de conflitos se mostra nos discursos oficiais sobre colonização, revelando ideias conservadores, liberais, e o combate às ações de determinados grupos sociais. Sendo a distribuição e formas de uso da terra elementos de destaque; o contexto de discussões sobre propostas para a criação da lei de terras, produz discursos que evidenciam influencias sociais, econômicas e políticas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Educar para preservar: construindo olhares em sala de aula, para a preservação e a valorização do patrimônio histórico material de Belém-PA(2022-12-12) SILVA, Vanessa Gonçalves da; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274O projeto Educar Para Preservar tem como objetivo principal, propor a valorização e preservação do conjunto arquitetônico que configura o Centro Histórico da cidade de Belém do Pará, conhecido como Cidade Velha, com medidas que incentivem a aprendizagem sobre a temática em sala de aula, demostrando a partir do seu ensino, possibilidades de se repassar um estudo de maneira desvinculada aos moldes positivistas e eurocêntricos que assombram até hoje, o ensino patrimonial material local. A busca por um ensino de história material eficiente requer a associação e a utilização dos demais patrimônios culturais do nosso Estado, sendo eles, imateriais e naturais, visando alcançar um aprendizado multicultural, responsável pela construção da cultura do povo belenense. Garantindo ao professor de história o papel de destaque nesse processo de formação de identidade e cidadania, a partir da conscientização histórica e o entendimento que o tempo passado exerce em nosso dia-a-dia.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) “(...) Eles me falam que eu tinha que ter nascido homem, mas eu respondo, não deus me fez mulher mesmo”: uma reflexão sobre o ofício das mulheres marisqueiras em São João de Pirabas(2025-04-02) Nayara Sousa de; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259O presente artigo é resultado da pesquisa realizada com mulheres marisqueiras do município de São João de Pirabas, com o objetivo de investigar e compreender o trabalho realizado por essas mulheres neste município, localizado na região nordeste do Pará, microrregião do Salgado. O estudo, além de discutir a importância desse ofício e a invisibilidade dessas mulheres ao longo dos anos, também aborda a relação de gênero presente na pesca artesanal e, por fim, a relevância desse trabalho historiográfico para o ensino de História no município. O método utilizado para a realização da pesquisa foi a pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa cinco marisqueiras. Os instrumentos empregados para a coleta de dados foram a observação e a entrevista com perguntas semiestruturadas. Acredito que este trabalho possibilitou uma compreensão da vida dessas mulheres e de seu trabalho, reconhecendo sua importância como trabalhadoras e como mulheres que desempenham um papel fundamental para a economia do município. Além disso, o estudo permitiu a elaboração de um registro histórico dessa atividade realizada pelas mulheres de São João de Pirabas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino de História frente à pandemia: desafios e perspectivas no município de Altamira-Pará(2022-12-15) SANTOS, Thalia Karolayne Pereira dos; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140; https://orcid.org/0000-0002-2750-0625O presente trabalho tem como objetivo analisar e compreender como está acontecendo o ensino de história no município de Altamira Pará, identificando e destacando quais foram os desafios enfrentados pelos professores de história da rede pública de ensino (anos finais), durante a pandemia causada pelo coronavírus (Sars-CoV-2). Através desta pesquisa pretendo demonstrar as principais dificuldades e como os docentes foram se adaptando com as novas formas de ensino online. Para isso, foi necessário investigar como a pandemia afetou o ensino de história no município; e identificar as dificuldades ocasionadas devido ao ensino remoto, bem como analisar como o ensino de história está se desenvolvendo em Altamira, no estado do Pará. Nesse sentido, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, contando com trabalho a pesquisa de cunho bibliográfico que é utilizada para compor a fundamentação teórica a partir da avaliação atenta e sistemática de livros, periódicos, documentos, textos, mapas, fotos, manuscritos e, até mesmo, de material disponibilizado na internet etc. De maneira geral, a pesquisa teve seu objetivo alcançado, que foi perceber os saberes dos professores e colaborar para um aprimoramento desses saberes, incentivar que os discentes reflitam os conteúdos abordados no componente de História, e que haja diversificação nas aulas com auxílio da tecnologia, enriquecer os saberes não só com ferramentas digitais, mas também transformá-las em ferramentas culturais, bem como incentivar a interdisciplinaridade no ambiente escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Experiências docentes em tempos de pandemia de COVID-19: o papel das tecnologias digitais e o ensino de estudos amazônicos no município de Marituba-PA(2023-07-13) SILVA FILHO, Lélio Barbosa da; LOPES, Siméia de Nazaré; http://lattes.cnpq.br/8791203591623509; https://orcid.org/0009-0005-4933-1251Em março de 2020, foi decretado no Brasil, estado de calamidade pública devido ao aumento da contaminação pela Covid-19. Com isso, houve a necessidade de limitar a circulação e aglomeração de pessoas. Em meio a essa mudança restritiva, as atividades escolares passaram a ser diretamente afetadas. O Objetivo deste trabalho de conclusão de curso foi analisar a atuação de docentes da disciplina de Estudos Amazônicos frente a suspensão das atividades letivas presenciais causadas pela pandemia no município de Marituba, PA, realidade essa que demandou a busca por novas práticas pedagógicas, levando os envolvidos a adequar-se a novos modelos de ensino que atendessem às demandas sociais e estruturais dos indivíduos pertencentes ao espaço escolar. Para este estudo, pretende-se compreender as diferentes problemáticas que se apresentaram aos docentes, discutir como se deu a incorporação de recursos tecnológicos na elaboração e execução de propostas pedagógicas e ações educativas, e como buscou-se abordagens que contemplam conteúdos no âmbito local, objetivando a valorização da regionalidade e construção da identidade sociocultural.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Festividade de Santana: historia memória patrimônio imaterial(2022-07-11) RODRIGUES, Eliet Suely Marques; SOUZA, Sueny Diana Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/4689811376987159O presente estudo irá discorrer a respeito da festividade de Sant‟Ana de Santana de Bujaru/Pa/Brasil, essa festividade acontece todos os anos na mesma data de 16 a 26 de Julho, onde, o objetivo deste é identificar a cultura religiosa desta comunidade, tão tradicional, mais que cultiva o respeito aos santos e santas padroeiros. A Comunidade a qual descrevo localiza-se a no km 29 da Rod PA 140 lado direito da Pista, Município de Bujaru/Pa, Pretendendo com o estudo mostrar como vivem as pessoas desta comunidade, como começaram as homenagens a santa padroeira e como tudo acontece neste dia tão esperado pelos moradores, o referido trabalho falará da História e da Memória desta localidade, diante disto o autor a seguir diz. A relação entre a história, memória e patrimônio, isto é, Historia o conhecimento, aquilo que nos fará acessar o passado (LAMEIRA, 2018), O presente trabalho foi construído por meio de levantamentos de informações, artigos os quais estão todos citados nas referencia deste trabalho, imagens e entrevista com moradores da comunidade de Santana de Bujaru para levantar dados importantes para a construção do presente estudo, pois o marco central do trabalho é a Festividade de Santa`Ana . Diante disto, concluo o presente estudo dizendo que, as pessoas da comunidade tem conhecimento a respeito dos patrimônios imateriais e materiais presentes na sua comunidade, no entanto ainda precisam de mais investimento por parte do poder publico, para que estes continuem em estado de preservação e ainda que os mais jovens possam continuar essa tradição que até hoje os mais velhos a fazem acontecer.
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