Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA
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Navegando Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA por CNPq "CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ação e mediação cultural no contexto da biblioteca escolar: uma pesquisa bibliográfica na literatura biblioteconômica(2018) FERREIRA, Andressa Pereira; SANTOS, Nara Raimunda de Almeida; http://lattes.cnpq.br/5262252766774913Este trabalho trata da ação e mediação cultural na perspectiva da biblioteca escolar e no poder transformador que a mesma pode exercer nesse espaço. Com o objetivo de esclarecer como essas ações podem contribuir para se enxergar a biblioteca escolar como um ambiente de produção cultural. Buscando para isso apresentar as definições de ação e mediação cultural, apresentado também exemplos de atividades culturais, que podem ser aplicadas na unidade e contribuir para o desenvolvimento socioeducativo dos alunos, enfocando o papel do bibliotecário como agente cultural. Destacando a sua formação acadêmica, essencial para atuarem na área cultural. Concluindo a pesquisa, considera-se que as ações culturais são instrumentos relevantes, as quais a biblioteca pode fazer uso para melhorar seu atendimento e oferecer um ambiente de lazer e entretenimento para o usuário. Sendo apontadas as limitações da pesquisa e indicações para novas, a fim de enriquecer o tema “cultura” em bibliotecas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Acervo de obras raras da Biblioteca Central da UFPA: os impressos do século XVII(2018-12-03) MOURA, Kátia Cilene Garcia de; FERREIRA, Rubens da Silva; http://lattes.cnpq.br/1179934046983248Estuda as obras raras do acervo da Biblioteca Central (BC/UFPA) publicadas no século XVII. Busca conhecer esse acervo em suas características de raridade e estado de conservação. Utiliza a pesquisa bibliográfica e visitas ao setor de Obras Raras da BC para coleta de dados. O corpus do estudo é formado de quatro publicações: a) El ingenioso hidalgo Don Quixote de La Mancha (1605-1615); b) Les religions du monde… (1666); c) Copia de dos cartas escritas de un misionero… (1681); and d) La femme desmasquée… (1698). Revela que apenas a obra de Miguel de Cervantes encontra-se registrada no Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras. Do corpus da pesquisa, somente El ingenioso hidalgo Don Quixote de La Mancha... e Les religions du monde... possuem versões digitalizadas disponíveis na Internet. Encontra obras importantes não somente pelo valor informativo, mas também pelo valor financeiro por meio do qual podem ser qualificadas como valiosas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O acervo de obras raras da Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará(2013) SOARES, Luciana Nogueira; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859Pesquisa documental sobre o acervo de Obras raras da Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará, datadas do século XVII ao século XX apresentando títulos de diversas áreas do conhecimento. Como fonte de informação importante observou-se a necessidade de elaboração de um catálogo eletrônico que permite ao usuário aprofundar nos mais variados assuntos. A consulta a esse saber pode ser feita online, porém a Biblioteca Central ainda não dispõe de um catálogo automatizado que busca a bibliografia por intermédio de equipamentos informatizados. O percurso metodológico valeu-se de um levantamento bibliográfico das coleções disponíveis no acervo. Destacam-se algumas obras em cada século e demonstram-se quantitativamente, através de gráficos, os títulos disponíveis em cada período e os assuntos abordados. Nesse contexto, conclui a pesquisa mostrando a relevância do catálogo eletrônico como instrumento de recuperação da informaçãoTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A atuação do bibliotecário na Biblioteca de Ciências Clara Maria Galvão: contribuições para o fazer interdisciplinar do bibliotecário(2019-07-04) SOUSA, Luana de Carvalho; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909Explora os traços interdisciplinares do bibliotecário na biblioteca de Ciências Clara Maria Galvão, com o objetivo geral de contribuir para a reflexão sobre a atuação interdisciplinar do bibliotecário em bibliotecas especializadas. Como objetivos específicos tem-se: a) refletir sobre a divulgação científica no contexto das bibliotecas especializadas; b) identificar a atuação interdisciplinar do bibliotecário em bibliotecas especializadas; c) analisar a atuação interdisciplinar do bibliotecário na Biblioteca de Ciências Clara Maria Galvão. A pesquisa é bibliográfica e documental com abordagem qualitativa, realizada por meio de consulta ao referencial teórico e descrição das ações desenvolvidas pelo bibliotecário. Como resultado, evidenciou-se o importante fazer deste profissional para a valorização/divulgação dos saberes e notória (re) construção da histórica biblioteca estudada, em que, os personagens principais escutam atentos a ”hora do conto”. Por fim, conclui-se que as vivências e constatações abordadas neste trabalho continuam servindo como propulsores da ciência, da Amazônia e do olhar para o público infanto-juvenil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Atuação profissional do bibliotecário em ambiente empresarial: a informação como insumo estratégico para tomada de decisão(2019) ALVES, Geovana Potira Martins; PINHEIRO, Williams Jorge Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2436502889391699Apresenta as mudanças nos espaços de atuação do bibliotecário tendo como foco principal a área empresarial, expondo que devido ao avanço das tecnologias da informação (TIC’S) o espaço de atuação do profissional está em expansão. Tem como objetivo geral investigar como seria possível a atuação do bibliotecário em uma unidade de informação no espaço empresarial, utilizando a informação como insumo estratégico para a tomada de decisão. Para atingir o objetivo realizou-se o levantamento bibliográfico abordando a formação, atuação e competências necessárias para um bom desempenho em unidades de informação empresarial. Aplicou-se um roteiro de entrevista a bibliotecária atuante em uma unidade de informação que atende o segmente industrial, para se conhecer os objetivos da unidade de informação situada em ambiente empresarial, assim como a relevância do profissional. Diante a pesquisa realizada, conclui-se que o profissional precisa se manter atualizado constantemente com os avanços tecnológicos para auxiliar as empresas no acesso a informação através do trabalho desenvolvido nas unidades de informação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da bibliografia básica do curso de biblioteconomia da UFPA: acervo da Biblioteca Central(2017) RODRIGUES, Lidia Andreia Alves; SILVA, Luiz Otavio Maciel da; http://lattes.cnpq.br/2094121813503519Analisa a coleção bibliográfica básica do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará. A coleção bibliográfica do Curso está alocada no acervo da Biblioteca Central Clodoaldo Fernando Ribeiro Beckman. O objetivo geral desta pesquisa é avaliar a coleção bibliográfica básica do curso de Biblioteconomia para averiguar se todos os títulos indicados na grade curricular do curso constam no acervo da Biblioteca Central. E como específicos, verificar se a bibliografia básica do Curso de Biblioteconomia da UFPA está disponível no acervo da Biblioteca Central; apurar o número de exemplares de cada título disponíveis para consulta/empréstimo; identificar e apontar as falhas no acervo da Biblioteca Central em relação ao Projeto Pedagógico da Faculdade de Biblioteconomia. A pesquisa tem o caráter exploratório com abordagem quanti/quali. Para se retirar a amostra desta pesquisa foi utilizado como instrumento de pesquisa o método cotejo de bibliografia, um método que consiste na construção de uma lista padrão para examinar em que proporção essa coleção se encontra no acervo. A presente pesquisa mostrou que o acervo da Biblioteca Central, apresenta um resultado BOM, pois ela tem mais da metade dos títulos indicados da grade curricular do curso.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação de fontes de informação na internet: critérios de qualidade(2019-07-03) FERNANDES, Dayane Joyce; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909Apresenta critérios para avaliação de fontes de informação, com o objetivo geral de contribuir com a reflexão sobre a qualidade de fontes de informação na internet e com objetivos específicos de conceituar fontes de informação, considerando sua classificação; compreender a internet como meio de acesso às fontes de informação; e selecionar critérios de avaliação da qualidade de fontes de informação na Internet. Para isso, realizou-se um levantamento bibliográfico de métodos de avaliação com base nas literaturas existente voltado para as temáticas de fontes de informação e critérios para avaliação de fontes de informação na internet, com o propósito de construir o referencial teórico e identificar publicações que apresentassem critérios avaliativos. Como resultado, foram selecionados quatro critérios para avaliação de fontes informação na internet, disponibilizadas e elaborados por American Libray Association, Alexander e Tate, Smith e Tomaél et al. Critérios que facilitaram na seleção de fontes de informação adequadas para uso do usuário. Concluiu-se que estes critérios permitem avaliar de forma eficiente as fontes de informação disponíveis na Internet, propiciando as adequações necessárias após a identificação de fragilidades nos sites após o uso dos critérios.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliar a representação temática da informação pela recuperação da informação: análise pelos elementos de exaustividade e especificidade com usuários em biblioteca da UFPA(2019) MOREIRA, Rosana Patrícia dos Santos; GARCIA, Valdenise César; http://lattes.cnpq.br/3970784226069256; REDIGOLO, Franciele Marques; http://lattes.cnpq.br/1678579864255236; https://orcid.org/0000-0001-6277-2960A pesquisa busca avaliar a representação temática da informação na biblioteca universitária, por meio de análise dos elementos de política de indexação na recuperação da informação, para que se avalie a qualidade da indexação na representação dos assuntos, portanto tem como proposta avaliar a indexação a partir dos elementos de política de indexação: exaustividade e especificidade nos resultados obtidos nas buscas dos usuários, visando contribuir para a reflexão e discussão sobre a representação da informação e sua interferência na recuperação da informação. O objetivo geral busca contribuir para a área de Tratamento Temático da Informação (TTI) em discussão referente aos elementos de política de indexação para a indexação e análise de assunto, e seus reflexos diretamente na recuperação da informação. Logo, os objetivos específicos são: a) Fazer o levantamento teórico sobre a indexação na representação temática da informação em bibliotecas universitárias e recuperação da informação pelo usuário final; b) Estudar os elementos de Política de indexação: exaustividade e especificidade e c) Investigar os documentos recuperados na busca no catálogo da Biblioteca Prof.ª Elcy Rodrigues Lacerda/ICED/UFPA sob a avaliação de pertinência dos usuários a partir dos elementos de política de indexação: exaustividade e especificidade. A metodologia utilizada foi o procedimento metodológico observacional e aplicação de entrevista semiestruturada como os usuários da biblioteca. Os resultados obtidos quanto à avaliação da indexação, consideraram a partir dos elementos de exaustividade e especificidade que a indexação está sendo em grande parte realizada de acordo com as necessidades dos usuários. Também pôde-se observar a insatisfação apresentada por poucos usuários em relação a determinado termo atribuído para representar o assunto de determinado documento, portanto, dado a importância que a avaliação da indexação apresenta nos resultados das buscas dos usuários, pôde-se inferir que a pesquisa é bastante relevante para o aperfeiçoamento da indexação em catálogos on-line. Pois, assim como os outros serviços disponibilizados pela biblioteca, esta avaliação deve ser realizada continuamente para aprimorar a tarefa de indexar com o propósito de satisfazer o usuário que busca informação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Banco de imagens fotográficas: fonte de informação em saneamento básico(2017-04-06) CRUZ, Dionatan Sarges; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909Estudo sobre a criação de banco de imagens fotográficas, com o objetivo de analisar a organização de imagens fotográficas na área do saneamento básico para o uso como fonte de informação no desenvolvimento de atividades técnico-científico do Grupo de Pesquisa e Saneamento Básico (GPHS), da Universidade Federal do Pará. Como procedimento metodológico, a pesquisa se reflete como exploratória, com abordagem qualitativa, sendo um estudo de caso. Para a obtenção dos dados e coleta de informações sobre o tema adotou-se a pesquisa bibliográfica sobre banco de imagens fotográficas, assim como foram realizadas reuniões com pesquisadores do GPHS, em que foram definidos os elementos necessários ao banco de dados e a identificação do material disponível para incorporação nesse banco. Como resultados, observou-se que o banco de imagens é uma ferramenta imprescindível para o gerenciamento de imagens fotográficas que são fontes de informação importantes para serem usadas em trabalhos diversos. Além disso, foi definido o software não proprietário BIBLIVRE para a gestão da informação fotográfica, sendo traçadas diretrizes para criação de um banco de imagens fotográficas em saneamento básico para o GPHS. Por fim, conclui-se que o uso apropriado de um banco de imagens para organização, armazenamento e gestão da informação é de fundamental relevância para a busca e recuperação da informação seja ele proprietário ou não proprietário, pois as instituições precisam de fontes seguras para suas pesquisas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Biblioteca Bela Aurora Chaves: um relato de experiência de reorganização(2022-07-12) MIRANDA, Jhovana Catharina Malaquias; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859; https://orcid.org/0000-0002-6439-0058Apresenta um relato de experiência na organização do espaço da biblioteca “Bela Aurora Chaves” do Instituto de Educação do Estado do Pará - IEEP no decorrer do curso Técnico em Biblioteconomia. O objetivo da experiência, foi realizar a reorganização da biblioteca concomitantemente à reforma do prédio e o objetivo da pesquisa é relacionar a reorganização com a literatura sobre a biblioteca escolar partindo de artigos encontrados em bases institucionais seguindo padrões identificados na literatura técnica da área de Biblioteconomia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Biblioteca Carmem Sousa e a sua contribuição para as oficinas do Curro Velho(2019) SENA, Jefferson Vespúcio; ARRUDA, Maria Izabel Moreira; http://lattes.cnpq.br/1001771838942690Analisa a importância da Biblioteca Carmem Sousa para o desenvolvimento das atividades ocorridas nas oficinas por meio da disponibilização de seu acervo. Levando em consideração o papel das bibliotecas públicas, o estudo vem mostrando através de análises bibliográficas o quão fundamental é sua importância para a sociedade. Buscou-se demonstrar o conceito de bibliotecas públicas, e a relevância da BCS para a Fundação Curro Velho, mas também para a comunidade a qual está inserida. Através de uma pesquisa exploratória realizada na Biblioteca Carmem Sousa, obteve conclusões através da pesquisa de campo que foram comprovadas a partir dos dados alcançados. Evidenciou-se no estudo de caso por meio das entrevistas, as quais revelam o grau de relevância do acervo da Biblioteca Carmem Sousa, assim como sua contribuição para as oficinas, garantindo assim a importância da Biblioteca Carmem Sousa para o desenvolvimento das oficinas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Biblioteca Central Prof. Dr. Clodoaldo Beckmann frente à evolução social e tecnológica da Web 2.0(2018) BRITO, Cristiane do Socorro Silva; NASCIMENTO, Cleide Furtado; http://lattes.cnpq.br/0469243281907609; FERREIRA, Rubens da Silva; http://lattes.cnpq.br/1179934046983248Pesquisa sobre a Biblioteca Central Prof. Dr. Clodoaldo Beckmann no contexto da Web 2.0. Busca saber como essa biblioteca universitária tem se apropriado das ferramentas da Web 2.0 não somente na oferta de produtos e serviços de informação, mas também na construção de relações virtuais com os usuários. Analisa a experiência dessa biblioteca no uso das mídias sociais. Utiliza dados obtidos do perfil da biblioteca no Facebook, Twitter e Instagram, complementados por entrevistas semiestruturadas. Verifica que com o uso das mídias sociais a BC amplia suas relações com os usuários na Internet. Sugere a elaboração de uma política de informação para mídias sociais para o melhor uso da Web 2.0.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A biblioteca como agente de inclusão social: estudo de caso na Biblioteca Comunitária Bruno Fenzl, Mosqueiro / Pará(2017) SANTOS, Noélia Azevêdo dos; SAMPAIO, Maria Raimunda de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9068687817939326Aborda a biblioteca comunitária como agente de inclusão social para a comunidade de Mosqueiro/PA. Tem como objetivo geral analisar como a Biblioteca Comunitária Bruno Fenzl tem contribuído para inclusão social de jovens e crianças através de seus projetos de incentivo à leitura e interação social. Este estudo optou por uma metodologia de caráter descritivo e fez-se uso de dois métodos “quali quanti”. Os dados foram coletados através de questionários aplicados aos voluntários e colaboradores do Instituto Ampliar onde está inserida a Biblioteca Comunitária Bruno Fenzl. A partir da pesquisa de campo observou-se a importância desta enquanto mediadora, disseminadora de práticas leitoras, atividades culturais e desenvolvimento da comunidade local, apesar de algumas deficiências, concluímos que a referida unidade de informação vem desempenhando seu papel social de incluir e oferecer melhor qualidade de vida às pessoas que vivem no seu entorno.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Biblioteca Comunitária Antônio Tavernard: características, produtos e serviços(2017) VULCÃO, Lucilene do Socorro Carvalho; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845Aborda as características, produtos e serviços da “Biblioteca Comunitária Antônio Tavernard, bem como suas contribuições à comunidade. Trata-se de pesquisa exploratória e descritiva, com enfoque qualitativo. Utiliza para a coleta de dados a aplicação de questionários e entrevistas semiestrurada, junto a vinte e cinco participantes, sendo quatorze do sexo feminino e onze do sexo masculino, sendo dos entrevistados um dos Bibliotecários que atuam na instituição. Conclui que os usuários desejam que a biblioteca ofereça mais equipamentos midiáticos, mais jogos didáticos e que promovesse dentre os seus eventos, práticas esportivas. Em relação ao horário de funcionamento os usuários sugeriram que horário fosse estendido, assim, sendo possível observar que a comunidade é bem atuante e envolvida com a biblioteca.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Biblioteca Comunitária Bruno Fenzl: um estudo de caso de seu papel educativo no contexto da comunidade de Caruará, Marahú e Paraiso na Ilha de Mosqueiro(2017) COIMBRA, Claudia Saldanha; SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da; http://lattes.cnpq.br/9630600839298845Apresenta um estudo de caso da Biblioteca Bruno Fenzl a qual se originou dentro do Instituto Ampliar, uma Organização não Governamental (ONG), que visa desenvolver trabalhos de sensibilização ambiental nas praias de Caruará, Marahú e Paraiso na Ilha de Mosqueiro Belém-PA. Portanto, tem como objetivo analisar de que forma a Biblioteca Comunitária Bruno Fenzl contribui para dar apoio educacional, bem como incentivo à leitura aos estudantes pertencentes a comunidade onde está inserida. Está embasada em autores como Machado (2008), Bohm (2009), Guedes (2011), entre outros que falam acerca do conceito e formação de uma biblioteca comunitária; sua função educacional e sua contribuição para a formação de leitores. Adota uma abordagem qualitativa onde a coleta de dados se deu por meio de entrevistas individuais, seguindo um roteiro estruturado, utilizando-se da técnica metodológica de análise do desenho. Os resultados revelam que apesar de estarmos na era da internet, ainda assim, os sujeitos da pesquisa veem o livro impresso como um suporte bastante atrativo quando se trata de práticas de leitura. As atividades desenvolvidas na biblioteca ajudam as crianças a melhorarem seu desempenho como leitor. A Biblioteca Bruno Fenzl precisa superar algumas dificuldades como a falta de obras infanto-juvenis mais atualizadas, além da necessidade de haver maior divulgação do seu trabalho a fim de atrair mais usuários.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A biblioteca e o bibliotecário na era antiga, na idade média e na atualidade(2017) SOUSA, Maria de Fátima da Conceição; ARRUDA, Maria Izabel Moreira; http://lattes.cnpq.br/1001771838942690Estudo comparativo acerca das bibliotecas do período da Antiguidade até a atualidade. As bibliotecas do período da Antiguidade e da Idade Média funcionavam como verdadeiros depósitos de livros e poucos tinham acesso ao conhecimento. Os bibliotecários que atuavam nessas bibliotecas não tinham como objetivo a disseminação da informação, esses profissionais executavam o papel de guardiões do saber. As unidades de informação da atualidade fazem uso dos novos recursos tecnológicos a fim de promover e facilitar o acesso. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e o objetivo geral é expor uma analise comparativa acerca das mudanças ocorridas no perfil do bibliotecário e das bibliotecas da Antiguidade até a atualidade. Considera-se por intermédio desta pesquisa que houve uma mudança de paradigmas no perfil do bibliotecário e da biblioteca.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Biblioteca Escolar Brasileira: origem, parâmetros e realidade diante da lei 12.244/10 de universalização das bibliotecas escolares(2017-04-04) MORAIS, Fabrício Silva; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859Trata sobre a realidade da biblioteca escolar, diante da Lei 12.244/10 de Universalização das Bibliotecas Escolares, em contexto histórico educacional, iniciado no período colonial, mostrando suas transformações ao longo do tempo. O objetivo geral é de buscar compreender o contexto no qual está inserida a biblioteca escolar brasileira, através de sua origem, parâmetros que a normatizam, sua função na escola; e como objetivo específico demonstrar a realidade da biblioteca escolar diante da referida Lei. A metodologia adotada deu-se através de pesquisa bibliográfica e documental utilizando-se de fatos históricos, legislação, dados estatísticos e outras bibliografias referentes ao tema. Direcionou-se a seleção documental através de assuntos que tratam da presença ou ausência da biblioteca na escola, o papel do profissional bibliotecário ao longo do tempo, legislações anteriores ou vigentes, profissionalização e iniciativas políticas relacionadas com o tema da biblioteca escolar. Diante de todos esses aspectos contatou-se que a biblioteca escolar está presente em vários discursos, mas em poucas escolas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Biblioteca escolar como espaço de desenvolvimento em competência informacional(2017) GONZAGA, Alcimar de Souza; PINHEIRO, Williams Jorge Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2436502889391699Apresenta uma abordagem de referencial teórico, que teve como base os estudos sobre a Competência Informacional (Information Literacy) e a Biblioteca Escolar, sendo assim uma pesquisa das práticas com ênfase no papel educacional das bibliotecas e do bibliotecário, com base nos estudos de vários autores pesquisados neste trabalho. Buscou-se compreender o conceito de Competência informacional, desde seus primórdios e da Biblioteca Escolar e os esforços de ampliar, o seu papel dentro das instituições educacionais. Evidencia-se a necessidade de um novo paradigma educacional frente à sociedade atual e à explosão informacional. Procura-se abordar a natureza do trabalho do bibliotecário diante de tantas mudanças. Nesse sentido esse estudo, observou a importância da existência de bibliotecas escolares com profissionais capazes de fazerem mudanças em relação as atividades educacionais voltadas à competência informacional, desenvolvendo assim atividades educacionais, por meio da mediação da informação, a partir de suas políticas educacionais, práticas curriculares e métodos de ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Biblioteca escolar do Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU) de Belém (PA): o papel do bibliotecário na prática de ações educativas(2017) SILVA, Andréa de Nazaré Barros da; PINHEIRO, Williams Jorge Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2436502889391699Aborda a Biblioteca escolar do Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU) de Belém (PA), assim como o papel do bibliotecário nas práticas de ações educativas. Com isso, analisou-se a possível parceria entre biblioteca escolar e o profissional bibliotecário, no intuito de se promover práticas educativas significativas que contribuam ainda mais para o ensino-aprendizagem dos usuários. Desta maneira, o trabalho tem como objetivo geral conhecer in loco a (in) existência da parceria entre a biblioteca escolar e o bibliotecário no desenvolvimento de práticas educativas que contribuam para o ensino-aprendizagem dos usuários, por meio de estudo aplicado na Biblioteca George T. Colman do CCBEU de Belém (PA). Os objetivos específicos visam a identificar as práticas educativas em que a biblioteca está envolvida e como desempenha suas funções nessa área, descrever o perfil do bibliotecário responsável pela biblioteca do CCBEU e verificar a integração pedagógica da Biblioteca George T. Colman no espaço de atuação do CCBEU. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso de caráter exploratório, por intermédio de uma abordagem qualitativa. Mediante a pesquisa realizada, conclui-se que a biblioteca e o bibliotecário escolar são instrumentos indispensáveis para todas as instituições de ensino, pois ambos podem colaborar com o ensino-aprendizagem dos usuários por meio dos projetos e ações educativas, favorecendo o acesso à informação em diversos formatos, e principalmente, estimulando o gosto pela leitura e pela pesquisa de maneira descontraída e dinâmica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A biblioteca escolar na rede pública estadual de ensino: entre o real e o ideal(2017) GONÇALVES, Benedita do Socorro da Silva; PINHEIRO, Williams Jorge Corrêa; http://lattes.cnpq.br/2436502889391699Apresenta conceitos de biblioteca escolar e os recursos considerados necessários para a atuação deste espaço pedagógico dentro das instituições de ensino, além disso, expõe de que maneira a legislação brasileira dá amparo legal à existência de biblioteca dentro das instituições de ensino, e ainda quais são os parâmetros mínimos recomendados para o funcionamento desse espaço pedagógico. Tem como objetivo geral, desenvolver estudo sobre bibliotecas escolares da Rede Pública Estadual de Ensino do Pará, para melhor esclarecer seus papéis no contexto educacional, e como objetivos específicos, explorar conceitos de biblioteca escolar reconhecidos na literatura; apresentar o quadro situacional de certa amostragem, representada por duas bibliotecas escolares da rede de ensino em questão, além de analisar se as unidades de informação estudadas cumprem seu papel de biblioteca escolar. Para tanto, realizou-se pesquisa exploratória, a qual envolveu pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. Sendo que para a coleta de dados durante o estudo de caso realizou-se observação e aplicação de questionário com abordagem qualitativa. A partir da análise dos dados, concluiu-se que os recursos, dos quais as bibliotecas escolares estudadas dispõem, tais como: infraestrutura, recursos informacionais, humanos e financeiros, não são suficientes para de fato auxiliar o ensino – aprendizagem dos alunos, o que pode prejudicar a formação pessoal e acadêmica destes, havendo prejuízos ao desenvolvimento da sociedade.