Faculdade de Etnodiversidade - CALTA
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Navegando Faculdade de Etnodiversidade - CALTA por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A participação dos pais na vida escolar dos alunos: reflexões a partir do contexto da educação do campo(2025-02-25) SANTOS, Jordane da Conceição; OLIVEIRA, Mateus da Silva; http://lattes.cnpq.br/2519338959002910; https://orcid.org/0000-0001-9616-1084Este trabalho busca refletir acerca da seguinte questão problema “Como a participação dos pais na vida escolar de seus filhos interfere e influencia no processo educativo dos mesmos?”. Esta questão emergiu durante a pesquisa do Tempo Comunidade II, no qual a professora participante da pesquisa relatou “a falta de contribuição dos pais na vida escolar dos alunos”. Tal relato despertou o interesse em investigá-lo, buscando analisar e compreender o estudo, para então entendê-lo e, finalmente discutir sobre os resultados achados. Assim, por objetivo geral temos: investigar sobre a participação da família no desenvolvimento escolar de alunos da Escola do campo Gaspar Vianna, desdobrando em objetivos específicos: analisar as percepções dos pais e professores diante do desempenho escolar; examinar quais os desafios encontrados pelos pais para contribuir no desempenho escolar dos alunos/filhos, e identificar estratégias de participação dos pais que possam contribuir no desempenho escolar dos alunos/filhos. Diante da natureza do estudo, optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa, utilizando um roteiro de perguntas, que à medida que a coleta dos dados ocorria, esta encontrava-se disposta a novos redirecionamentos metodológicos e uso de novos instrumentos para coleta dos dados, trata-se de uma pesquisa qualitativa, que almejou compreender as percepções dos sujeitos participantes acerca da temática de estudo. Sobre as etapas da pesquisa, contou-se com a revisão da bibliografia a partir dos autores Azevedo (2016); Chiqueto (2020); Polonia; Dessen (2005); Souza (2011) e entre outros - e respectivamente, a leitura e fichamentos destas; realização de entrevistas com pais, alunos e professores, transcrição e análise dos dados, e por fim, escrita do presente texto. A pesquisa apontou que os pais são quase sempre participativos, porém ainda existem pais que possuem a “crença” de que só conversar e dar conselhos já basta para o desenvolvimento estudantil dos filhos, porém, a participação ativa dos pais é necessária, uma vez que esta demonstra que este processo não se limita apenas ao espaço e momento escolar. Portanto, a participação dos pais na vida escolar dos alunos é algo a ser trabalhado em parceria entre os pais e a escola, pois é uma participação que contribui profundamente para o sucesso acadêmico dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A violação do direito á educação: faltam escolas de ensino médio no campo(2025-02-25) MORENO, Luiza Moraes; LOPES, Raquel da Silva; http://lattes.cnpq.br/8883608553718284Este trabalho investiga os impactos da violação do direito à educação na vida de jovens camponeses e suas famílias na região da Transamazônica, no sudoeste do Estado do Pará. Apesar de certos avanços em termos de políticas públicas em geral, quando se trata da educação do campo na etapa terminal da educação básica, o ensino médio, a juventude do campo ainda enfrenta imensas dificuldades de acesso e permanência na escola: ou essa etapa de escolarização simplesmente não existe nas comunidades rurais ou é ofertada de maneira precária, exigindo inúmeros sacrifícios dos estudantes e de suas famílias para acessá-la. O objetivo principal desta pesquisa é ouvir os jovens e suas famílias e, a partir dessa escuta, refletir a respeito de possibilidades menos danosas de efetivar o direito à educação nessa etapa terminal da educação básica nos territórios rurais, com participação popular e qualidade social e acadêmica. A metodologia utilizada se constituiu de pesquisa de campo com realização de entrevistas com os sujeitos envolvidos. O percurso de reflexão e análise se valeu do diálogo com Stropasolas (2006; 2014), Carneiro (2011), Castro (2009), Dayrell (2007; 2014), Barcelos (2021), entre outros. Os resultados preliminares apontam a necessidade de se pensar políticas públicas educacionais mais concretas e adequadas à realidade das juventudes camponesas, sob o risco de essa categoria continuar sendo forçada a sair do campo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação do Campo e desafios da atualidade na Transamazônica: uma reflexão a partir da escola Belarmina Soares, Vila Bela Vista, Placas/PA(2022-05-27) PEREIRA FILHO, Pedro; LOPES, Raquel da SilvaO presente texto foi elaborado a partir de uma pesquisa qualitativa e também da observação por mim feita durante anos trabalhando na mesma, tendo como objetivo discutir sobre os desafios que é para o professor e aluno na oferta e recebimento do ensino-aprendizagem na área específica da Linguagem (artes, literatura e língua portuguesa), da escola Belarmina Soares do município de Placas. A metodologia utilizada na produção do material empírico analisado, consistiu em observação direta no local e entrevistas com pais, alunos, professores e a diretora, tendo como intenção a reflexão sobre os fatores que diminuem a efetividade do ensino e consequentemente da aprendizagem. Os resultados preliminares da pesquisa apontam uma série de agentes interferindo diretamente nos processos de ensino e aprendizagem criando um abismo entre o que os professores ensinam e o que os alunos aprendem na escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Experiências de aprendizagem profissional na educação do campo: um relato(2025-02-25) CRUZ, João Batista Amaro da; LOPES, Raquel da Silva; http://lattes.cnpq.br/8883608553718284Este trabalho é um relato de experiência de aprendizagem profissional no campo da docência, tanto no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, quanto no contexto do Estágio Supervisionado obrigatório no ensino médio, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Linguagens e Códigos, da Universidade Federal do Pará/Campus de Altamira, que foi realizado na Escola Comunitária Casa Familiar Rural Dorothy Stang, em Anapu/PA. A experiência de estágio aqui relatada ocorreu com turmas do Ensino Médio, seus objetivos foram promover a compreensão sobre o principal meio de ingressar no ensino superior, informar quais os cursos ofertados pela UFPA e reafirmar a importância da Língua Portuguesa neste processo. O uso do filme “Saneamento Básico” e a participação na campanha Setembro Amarelo foram estratégias essenciais usadas para estimular reflexões e produções de textos. O estágio também proporcionou um olhar crítico sobre a gestão democrática das CFR’s, destacando a necessidade de parcerias e metodologias que valorizem os saberes do campo. Esta vivência reafirma a Pedagogia da Alternância como um caminho transformador na educação do campo, conectando teoria e prática e contribuindo para a formação cidadã dos estudantes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação docente em alternância: reflexões a partir dos tempos comunidades e estágios supervisionados(2025-02-25) MATOS, Jamile Alves; DAMACENA, Fabíola Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1442471964502111Este trabalho tem como objetivo analisar as experiências formativas vivenciadas no curso de Licenciatura em Educação do Campo, com ênfase em Linguagens e Códigos, a partir das atividades desenvolvidas nos Tempos-Comunidade e nos Estágios Supervisionados. A pesquisa se fundamenta na abordagem qualitativa, com ênfase na pesquisa participante e na narrativa de experiência, articulando o percurso formativo da autora com as condições concretas das escolas do campo. As análises dos relatórios de pesquisa e de prática docente evidenciaram desafios estruturais e pedagógicos, como a precarização das escolas multisseriadas, a rotatividade de professores e as lacunas na aprendizagem da leitura e escrita. Por outro lado, as experiências nas Casas Familiares Rurais revelaram o potencial da Pedagogia da Alternância como caminho para articular a formação docente às especificidades da educação no campo. O estudo aponta para a necessidade de fortalecer a relação entre universidade, escola e comunidade, assegurando o direito à educação de qualidade no campo e valorizando os saberes e as narrativas dos sujeitos camponeses e de comunidades tradicionais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de língua portuguesa na educação do campo: a situação da escola Margarida Maria Alves, na Transamazônica(2025-02-24) SOUZA, Maria Tácila Alves de; LOPES, Raquel da Silva; http://lattes.cnpq.br/8883608553718284Este Trabalho de Conclusão de Curso é uma reflexão sobre o ensino de Língua Portuguesa na educação do campo com foco nas dificuldades de aprendizagem manifestadas por alunos da escola Margarida Maria Alves no município de Uruará, no Estado do Pará. Seu objetivo principal é elucidar as causas dessas dificuldades evidenciando fatores explicativos a partir da percepção dos próprios alunos, mas considerando também o ponto de vista docente. A metodologia utilizada consistiu em trabalho de campo, com a realização de entrevistas e observação direta no local; além de pesquisa documental. Os resultados exploratórios apontam elementos de dissonância entre as necessidades de aprendizagem dos alunos, as práticas docentes e o currículo escolar.