Faculdade de Etnodiversidade - CALTA
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Navegando Faculdade de Etnodiversidade - CALTA por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aulas de ciências para além do livro didático em uma escola do campo da Transamazônica, Uruará (PA)(2020-07-16) SANTOS, Bruna Angélica Alves dos; FORMIGOSA, Marcos Marques; http://lattes.cnpq.br/0734899288695479O presente trabalho possui como enfoque principal as metodologias das aulas de ciências em uma escola do campo. Tem como problema de pesquisa: como uma aula diferenciada pode contribuir com o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de ciências nos anos finais do ensino fundamental? A pesquisa visa analisar como tem se dado o ensino dessa disciplina nas escolas do campo e como a contribuição de uma aula diferenciada pode ser importante e bem sucedida para os envolvidos. Neste trabalho, utilizaram-se os resultados obtidos no Estágio Supervisionado II, desenvolvido por meio do curso de Educação do Campo, na escola José Bonifácio. A abordagem metodológica do mesmo é de caráter qualitativo. Os dados coletados foram obtidos por meio da observação e pesquisa participante. Os resultados apresentados mostram que o uso de aulas práticas por meio de recursos simples e acessíveis trouxeram muitos resultados positivos, possibilitando a dinamização das aulas e estabelecendo relação importante entre o aluno, conteúdo trabalhado e seu modo de vida, que possibilitou a troca de conhecimento entre discente e docente. Apesar das inúmeras dificuldades no desenvolvimento das aulas diferenciadas, foi possível concluir que a aula de ciências, para além do livro didático viabiliza um meio mais atrativo de ensinar os conteúdos, fazendo com que os alunos fiquem mais interessados nas aulas com uso dessas alternativas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação do quadro de professores na área de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental maior em uma escola pública do município de Anapu-PA(2019-06-07) SILVA, Raquel Storch da; GOMES, Felipe Bittioli Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0924023357753741“Estudos do meio, experimentação, visita com observação, entre outras, são exemplos do que podemos chamar de atividades práticas fundamentais para o ensino de ciências” (ANDRADE e MASSABNE, 2011 p.836). Este artigo justifica-se na necessidade de entender como é o ensino de ciências da natureza na escola entrevistada, observando a formação e metodologia dos professores com a mesma, onde os objetivos dos mesmos foram: observar dentre o ensino de ciências da natureza, os métodos que são utilizados em sala de aula já que as práticas desta disciplina exige teoria e pratica para que possa formar cidadãos críticos e autônomos para a vida social e profissional. Apesar desta disciplina exigir teoria e pratica, a realidade por parte dos professores apesar de não serem totalmente ausentes, ainda é pouco utilizadas as práticas como experimentações, e observações, percebe-se também um avanço do trabalho da professora que está se formando nesta área de conhecimento para o trabalho do professor que só trabalha com a disciplina porque foi a que sobrou. Apesar de não ser de total escolha por esta disciplina, segundo os professores, eles não deixariam de trabalharem com a mesma para trabalhar com outra disciplina. Com os resultados encontrados ficou evidente que a disciplina de ciências da natureza ainda precisa ser valorizada, a realidade é que falta formação aos professores, faltam materiais didático para que os alunos possam ser mais ricos em trocas de saberes. Diariamente ouvimos dos entes governamentais que a educação pode mudar o mundo, e pode sim, mas para formar cidadãos com uma visão para essa mudança, antes de colocar professores com essa responsabilidade, precisa-se primeiro formar professores para que os mesmos possam exercer essa função.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ciências Naturais e a dificuldade de ensino/aprendizagem no primeiro ano do Ensino Médio em uma escola do município de Anapu Pará(2019-06-06) PAIVA, Cássia Soares; GONÇALVES, Fabíola de Souza; http://lattes.cnpq.br/6964027354861027Discute-se muito sobre os reflexos do aprendizado que os alunos, nas primeiras séries do ensino médio, herdam do ensino fundamental principalmente nas disciplinas que refletem o estudo das ciências naturais. Como resultado disto percebe-se vários fatores que versa entre o tradicionalismo e as inovações tecnológicas em constante movimento. Diante este campo de batalha entre ciências, professor, aluno e metodologias há causas e consequências bem definidas. Estes fatores pesam em dificuldades principalmente na adaptação para outro nível de ensino, seus desafios e perspectivas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Concepções de pescadores da comunidade Vila Nova - Senador José Porfírio/PA(2019-06-21) MAIA, Jocilma Pina; SANTANA, André Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5891272562499861O conhecimento dos pescadores artesanais da comunidade de Vila Nova tem se mostrado, de grande significância para a preservação de sua sabedoria tradicional, capaz de transmitir experiências, crenças, mitos e valores a seus descendentes, cada um dentro de sua história vivida. Nessa perspectiva o trabalho objetivou: investigar a inclusão de saberes populares de pescadores artesanais na escola de Educação Básica da Comunidade de Vila Nova, e para desvelar tal objetivo geral, construímos os seguintes objetivos específicos; caracterizar conhecimentos tradicionais de pescadores artesanais; averiguar como se da à relação docente com os saberes dos pescadores artesanais, analisar conhecimentos discentes acerca dos saberes tradicionais referentes à pesca. Para a obtenção dos dados, foram realizadas entrevistas com pescadores artesanais, professores e alunos da localidade. Os resultados, os pescadores demonstraram, vários conhecimentos sobre pesca, e a importância da incorporação dos conhecimentos tradicionais na escola, Os professores contextualizam os conhecimentos relacionados à pesca em sala de aula, mas trabalham somente quando há uma relação com os conteúdos didáticos, reforçam ainda a ausência da incorporação desses saberes por parte da escola e reconhecem que os pescadores possuem conhecimentos importantes a serem trabalhados e que precisam ser valorizados. Os alunos sentem a necessidade em aprender os conteúdos escolares, porém é preciso interliga-los com a realidade existente na comunidade para que assim possam conhecer o ambiente em que o pescador trabalha e alguns dos seus conhecimentos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Conhecimentos locais no processo de ensino-aprendizagem do campo: uma experiência no curso de Licenciatura em Educação do Campo, em Gurupa, Pará(2020-08-18) BARBOSA, Suane Pereira; VIEIRA, Paulo Roberto; http://lattes.cnpq.br/0969753739288761Este artigo trata sobre minhas experiências vivenciadas durante a realização do estágio docente I, no Curso de Educação do Campo, da Universidade Federal do Pará, em uma turma do 6º e em outra do 7º ano, na Escola Municipal de Ensino Fundamental São José do Jutaí. É resultado de uma proposta pedagógica interventiva (PPI), intitulada ‘‘A cultura e a memória e as histórias locais como potencialidade no processo do ensino e aprendizagem e no fortalecimento do vínculo entre família e a comunidade’’, aplicada com a finalidade de associar os conhecimentos científicos e saber local. Estabeleceu-se como caminho teórico-metodológico os conhecimentos locais e suas potencialidades no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do campo, a partir dos conceitos e experiências apresentados por ARROYO (2012), CASTAGNA (2012), MAGALHÃES (2009), HAGE (2005) BOGO (2018); CARVALHO (2018), MINAYO (1994), entre outros. Iluminado por esses pesquisadores, traça-se o percurso dessa experiência, desde a construção da proposta pedagógica de ensino, os procedimentos metodológicos e resultado alcançados. Constatou-se que as práticas de ensino aprendizagem que associam os conhecimentos locais aos científicos não só constroem conhecimentos como, também, fortalecem o vínculo entre família e escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Construção de uma cartilha contextualizada para o ensino de Ciências da Natureza a partir de atividades realizadas em duas escolas do campo de Senador José Porfírio-PA(2019-06-13) SILVA, Thayanne Khésse Melo; SANTANA, André Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5891272562499861Este trabalho trata-se da descrição da construção de uma cartilha contextualizada para o ensino de Ciências da Natureza, a partir de atividades realizadas em turmas do 6º ao 9º ano e 1º ano do Ensino Médio de duas escolas do campo do município de Senador José Porfírio-PA. O objetivo foi apresentar metodologias inovadoras para elaboração de uma cartilha a ser aplicada por professores do ensino Fundamental Maior e Ensino Médio na área de Ciências da Natureza, bem como favorecer o trabalho docente no ensino de Ciências da Natureza e estimular a participação discente. Para tanto, usou-se uma abordagem com enfoque na contextualização dos conteúdos e interdisciplinaridade entre as áreas de conhecimento. Os resultados obtidos indicam que o uso de uma cartilha com atividades contextualizadas pode melhorar a qualidade do ensino de ciências na Educação do Campo contando que sua aplicabilidade esteja entrelaçada com os conceitos de interdisciplinaridade e que o docente esteja aberto a adotar as inovações metodológicas, entendendo o cenário da educação como espaço dinâmico e que a aprendizagem é um processo contínuo, cabendo aos educadores buscar sempre o aprimoramento de sua práxis docente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O curso de Educação do Campo na Transamazônica: em busca de uma avaliação a partir de narrativas de egressos(2019-06-28) ARAÚJO, Rosiane Costa; DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1442471964502111Este trabalho de Conclusão de Curso, intitulado “ O CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NA TRANSAMAZÔNICA: EM BUSCA DE UMA AVALIAÇÃO A PARTIR DE NARRATIVAS DE EGRESSOS. ” teve como objetivo buscar elementos de uma avaliação do curso de educação do campo da Faculdade de Etnodiversidade da Universidade Federal do Pará, para isso se faz necessário apresentar um breve histórico do curso, da realidade da educação básica na transamazônica, tendo em vista as relações que se estabelecem entre ambos, a partir da formação de professores em alternância pedagógica, buscando avaliar, destacar os avanços, os desafios, as possibilidades no contexto dessa formação e atuação docente nas escolas do campo. A pesquisa delimita-se, pela abordagem qualitativa, bibliográfica e documental, a qual tem por finalidade buscar uma avaliação do curso, a partir de narrativas de egressos, com a utilização da entrevista como procedimento de coleta de dados. O trabalho está subdividido em quatro seções. Cada seção traz pontos relevantes que oportunizam reflexões avaliativas. Conclui-se que o curso de educação do campo precisa aprimorar o processo de acompanhamento dos alunos nos estágios e nos monitoramentos de Tempo Comunidade, também obtivemos sugestões no sentido de aperfeiçoar a matriz curricular e ampliar o número de disciplinas especificas de acordo com ênfases por área de conhecimento que o Curso oferta.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Curso de licenciatura em educação do campo: a perspectiva dos discentes egressos sobre o processo de formação(2021-06-02) FRUTUOSO, Fagner Soares; RODRIGUES, Márcio Henrique Simião; http://lattes.cnpq.br/6694634683294750A educação no campo vem ao longo dos anos ganhando destaque no âmbito acadêmico por se mostrar fruto de resistência contra a opressão do homem e da mulher no campo, da resistência ao analfabetismo e do apreço pelas igualdades sociais. Nesta perspectiva, este trabalho é fruto de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as concepções dos sujeitos de pesquisa sobre o processo de formação no curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, ofertado pela Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira. Os dados foram coletados a partir de uma entrevista, via formulário online, realizada com os egressos do curso e para tanto se fez uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). A análise dos dados foi feita seguindo as etapas da análise de conteúdo para a realização de um comparativo entre as respostas dos sujeitos de pesquisa e as propostas do projeto pedagógico do curso analisado. Os resultados apontam para um bom processo de formação, visto que a maioria dos egressos entrevistados apontou que o curso foi essencial para a formação pessoal e profissional para uma atuação tanto no campo quanto fora dele.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O desafio de trabalhar a Língua Portuguesa em turma multisseriada no campo, exemplo Escola Bom Jesus(2020-09-28) OLIVEIRA, Welen de Cassia Pinheiro de; RODRIGUES, Ronaldo Júnior Pantoja; http://lattes.cnpq.br/1880708749832573O presente trabalho tem por objetivo discutir o contexto desafiador que as escolas do campo apresentam em trabalhar a Língua Portuguesa nas turmas multisseriadas, especificadamente na turma multisseriadas de 8º e 9º ano do ensino básico, compreendendo os problemas que rodeiam o processo de ensino e aquisição da Língua Portuguesa nas escolas do campo, bem como as dificuldades de ensino e aprendizagem da linguagem escrita com alunos desse nível, conhecendo então as causas que interferem na aprendizagem desses alunos. A investigação ocorreu por intermédio das Pesquisas de Tempo-Comunidade, tendo como lócus de pesquisa a EMEF Bom Jesus, escola multisseriada do campo no município de Gurupá (PÁ). No decorrer dos estudos, evidenciou-se que as escolas do campo enfrentam uma situação preocupante em seu ensino, especialmente o de Língua Portuguesa, visto que os problemas surgem desde o currículo escolar, formação docente e falta de investimentos do poder público para a área da educação. Por esses motivos, constata-se que os alunos de 8° e 9° ano chegam ao final da primeira etapa do ensino básico sem o pleno domínio de uma escrita coerente e concisa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desafios da aprendizagem da leitura nas séries iniciais: escola Mem de Sá I, Uruará, Pará(2019-06-19) VASCONCELOS, Daiana Mendes da Silva; SOUZA, Ana Paula dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4329522039125429Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desafios para a garantia de direitos das comunidades extrativistas na Amazônia. O caso da comunidade do Povoado do Céu - Marajó(2023-02-28) SILVA, Rafael Gomes Zãn da; ARRUDA, Paula Regina Benassuly; http://lattes.cnpq.br/7257034539917718O presente Trabalho de Curso em Etnodesenvolvimento analisará como a Comunidade do Povoado do Céu, na ilha do Marajó, se organiza socioambientalmente a partir de uma observação etnográfica. O ponto de partida propõe o levantamento de documentos primários, realizado por meio de entrevistas com os moradores do Povoado do Céu, notadamente a partir do Tempo Comunidade (TC) e do Tempo Universidade (TU) ofertados como disciplinas, que abordaram temas como: senso comunitário, saúde, educação e moradia; e, de documentos secundários, através de levantamento bibliográfico. Durante o percurso de pesquisa, foram evidenciadas violações de direitos básicos, bem como, a existência de conflitos territoriais, apesar de ser uma unidade de conservação reconhecida por lei. A mobilização social feita pela Associação dos Moradores do Povoado do Céu demonstra a identificação e a apropriação dos discursos contidos nas normas protetivas da unidade de conservação junto às instituições públicas brasileiras, contudo, em sentido diverso, há total desconhecimento sobre a garantia de direitos prescritos pela Convenção 169, da Organização Internacional do Trabalho, que prevê proteção diferenciada às comunidades tradicionais e que poderia se constituir em importante documento para as pautas comunitárias. Este estudo se dedicará, portanto, a conhecer o Povoado do Céu e os desafios para a conquista de direitos básicos a partir de suas próprias pautas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Despertar o gosto pela leitura nos alunos do 6° ano da escola Tancredo Neves (Placas/PA)(2019-06-18) LANDIM, Fernanda dos Santos; DIAS, Marcelo Pires; http://lattes.cnpq.br/2696005070967074; https://orcid.org/0000-0002-7129-1322O presente artigo tem o intuito de fazer algumas considerações sobre a problemática do desestimulo dos alunos pela leitura, e tentar levantar as possíveis causas desse desinteresse e desprazer pela leitura. A pesquisa foi realizada na Escola Tancredo Almeida Neves na turma do sexto ano, turno vespertino. De modo geral os estudos apontam que uma das causas de os estudantes não gostarem de ler é a forma como a leitura é trabalhada na escola, a qual acontece somente para fins didáticos e pela falta de incentivo no âmbito familiar. Os resultados obtidos nas entrevistas tanto com os alunos quanto com a professora contribuíram para identificação dos motivos. O embasamento teórico possibilitou a busca de alternativas para tornar o ato de ler prazeroso e permanente. Para resolver ou amenizar o desinteresse pela leitura a formação de professores é importante para saberem trabalhar a leitura com eficiência em sala de aula, projetos de leitura, eventos como gincana, olimpíadas e saraus literários que possam contribuir para que esta realidade seja modificada, mesmo que seja a longo prazo o objetivo é despertar o gosto pela leitura contribuindo para a termos leitores eficazes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Didática e formação de professores de ciências: um olhar sobre as práticas pedagógicas na E.M. e E.E.F. e M. Santa Clara em Anapu, estado do Pará(2019-06-28) SILVA, Elenice Moura da; DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1442471964502111O presente trabalho busca elaborar reflexões acerca da compreensão e da aplicação da didática assim como do processo de formação do professor da área de ciências da natureza tendo como ponto de partida as experiências vivenciadas em sala de aula em turmas do ensino fundamental maior por ocasião da realização dos estágios supervisionados, etapas indispensáveis ao longo do processo de formação do professor uma vez que, levando em conta o que consta no caput do projeto de educação do campo encampado e desenvolvido pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Altamira, objetiva preparar profissionais que sejam comprometidos com uma nova visão da relação do homem com a natureza e, a partir desta perspectiva inovadora, incluir profissionais voltados à valorização da vida do campo no sentido de contribuir na elaboração de proposições no sentido de melhorar a qualidade da aprendizagem na educação básica em suas unidades de ensino fortalecendo e qualificando os filhos das famílias do campo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As diferenças metodológicas e aprendizagem na área da linguagem no campo e na cidade: o caso das escolas Raimundo Ribeiro Dias e Diogo Martins(2020-09-19) VIANA, Camila da Conceição do Espírito Santo; RODRIGUES, Ronaldo Júnior Pantoja; http://lattes.cnpq.br/1880708749832573O presente trabalho mostra as diferenças de ensino-aprendizagem em Língua Portuguesa de duas turmas do 9º ano, ambas, de escolas públicas (uma no campo e outra na cidade) com rendimento de aprendizagem diferentes. O objetivo do trabalho é compreender os motivos dessas diferenças, analisando o papel da família dentro da escola, as metodologias pedagógicas, entre outros fatores. Os dados da pesquisa foram fornecidos pelas escolas e outros obtidos a partir de algumas experiências que tive nas turmas no decorrer do Estágio Supervisionado. Onde pude comprovar que as famílias têm uma grande importância para rendimento escolar desses jovens, a parceria da escola/família para alcançar os objetivos ao final do ano letivo. Espera-se que a partir dessa experiência vivida se obtenha resultados positivos em relação as famílias, logo, repensem seu papel dentro do contexto educacional, visando reforçar a melhoria do ensino aprendizagem de seus filhos. Que os professores repensem suas práticas metodológicas no âmbito de sala de aula e com isso busquem propostas visando parcerias com as famílias.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As dificuldades e desafios da ação docente na educação especial e inclusiva: uma análise na escola Osvaldo Cruz, Anapu- PA(2019-07-11) SILVA, Edileusa Storch da; PEREIRA, Bianca Araújo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6566421401845343A proposta deste trabalho é analisar a falta da formação dos professores na área da educação inclusiva na EMEF Osvaldo Cruz, Anapu-Pa através de entrevista com os professores e a Diretora da escola e também com observações durantes as aulas nas salas com alunos com necessidades educacionais especiais, considerando a importância desta formação para o desenvolvimento e aprendizado destes educandos, a fim de promover o conhecimento e a socialização deste aluno, buscando em primeiro lugar o processo de alfabetização do mesmo dentro de suas limitações e de suas especificidades e para que isso de fato aconteça o professor precisa conhecer e apropriar- se da história dos seus alunos e do cotidiano em que o aluno está inserido, trazer a família para fazer parte do processo de ensino aprendizagem, assim como também lutar para que as políticas públicas sejam devidamente seguidas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação ambiental: análise da percepção ambiental na comunidade escolar face aos recursos hídricos da localidade do Arapari, Senador José Porfírio, Pará(2019-07-23) MOURA, Cleide Rodrigues; SILVA, Marcio Rogério da; http://lattes.cnpq.br/1136612613285395Senador José Porífirio que pertence ao estado do Pará, é berço de duas Unidades de Conservação do qual a Comunidade do Arapari faz parte. Nesse contexto, pode-se perceber a importância da Educação Ambiental para conservação do Igarapé Arapari, entorno da Unidade de Conservação “Reserva de Desenvolvimento Sustentável – RDS/Xingu”. Com base nas informações, foi realizado um projeto de intervenção através de uma oficina participativa que tem como objetivo geral refletir sobre a importância da Educação Ambiental no espaço escolar, quanto ao processo de sensibilização dos sujeitos sociais em relação aos recursos hídricos na comunidade Arapari, cujo os objetivos específicos são: analisar a percepção ambiental da comunidade escolar em relação à poluição do igarapé Arapari, bem como avaliar os resultados obtidos a partir da metodologia utilizada, considerando a importância da conservação dos recursos hídricos. Nesse sentido, algumas ações foram realizadas dentro do espaço escolar, através de oficina participativa, envolvendo a Comunidade Escolar da EMEF Ignácio Cury Gabriel; Representante dos Movimentos Sociais; Instituto de Desenvolvimento Florestal da Biodiversidade do Estado do Pará – IDEFLOR BIO; Associação dos Agricultores do PA – Arapari e acadêmicos do Curso de Educação do Campo - UFPA, em torno da importância dos recursos hídricos para o equilíbrio ecológico e uso sustentável das famílias tradicionais. Analisando os resultados, ressalta-se que as práticas pedagógicas relacionadas à Educação Ambiental na EMEF Ignácio Cury Gabriel, não são trabalhadas com frequência, e que a abordagem sobre os recursos hídricos, principalmente do Igarapé que abastece a comunidade Arapari não estão sendo inserida no currículo escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A educação do campo e o ensino de ciências no município de Medicilândia-PA(2020-11-05) JESUS, Eliane Oliveira de; SILVA, Marcio Rogério da; http://lattes.cnpq.br/1136612613285395O trabalho que ora se apresenta, constitui resultado de pesquisa bibliográfica e de campo de cunho exploratório-descritivo a fim de investigar e entender até que ponto a Educação do Campo e as lutas pelo direito a uma formação de qualidade enfatizando o ensino do componente curricular de Ciências na vida cotidiana atendem os anseios dos alunos. O objetivo geral busca examinar de que forma é ofertado o ensino científico para a população camponesa e quais os avanços que a educação vem obtendo no âmbito municipal especificamente as turmas de 6º ao 9º anos na área rural, e em relação às suas necessidades e vivências do campo. Também fazer uma análise quanto às dificuldades dos professores em ministrar as aulas de ciências voltadas para a educação do campo e por fim será analisado se há formação continuada para os professores de ciências. Ao final constatou-se que há pouco investimento pelos gestores municipais na busca de melhorias para o ensino do campo e suas peculiaridades. Todavia, há um tímido avanço em relação à valorização da modalidade de educação no campo e a abertura de cursos superiores priorizando esta modalidade de ensino constitui um avanço e uma nova perspectiva para melhorias nas políticas públicas voltadas para o campo e o sistema modular de ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação do campo: os desafios no trabalho do professor de ciências nas turmas do sistema modular de Ensino Fundamental em Medicilândia-PA(2020-12-03) KAPPEL, Camila Fleck; SANTANA, André Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5891272562499861A educação do campo vem ampliando seu espaço a partir dos movimentos sociais que lutam pelo direito a uma educação de qualidade. O município de Medicilândia está localizado na região norte do Brasil na extensão da rodovia Transamazônica no sudoeste do estado do Pará, tem uma grande extensão rural, com estradas vicinais sem pavimentação asfáltica e difícil acesso. Neste trabalho buscaremos responder a seguinte questão: quais são os principais desafios enfrentados pelos docentes de educação do campo no sistema modular rural das escolas do município de Medicilândia-PÁ? Este artigo tem como objetivo identificar de que forma é ofertado o ensino fundamental maior nas escolas do campo, e os principais desafios enfrentados pelos docentes da Educação do Campo no sistema modular de ensino fundamental das escolas do município de Medicilândia. Os objetivos específicos estão em: Compreender a logística do professor de ciências que atua do sistema modular rural de ensino fundamental; analisar se há acompanhamento pedagógico e de suporte ao professor no sistema modular rural de ensino fundamental; caracterizar aspectos que interferem no trabalho do professor de ciências. A pesquisa de campo foi realizada através de um questionário semiestruturado com perguntas semiestruturadas que orientaram a entrevista que tem características quantitativas e qualitativas, direcionada para 05 professores de ciências do ensino fundamental maior que atuam nas escolas municipais, em turmas do sistema modular de ensino fundamental do campo. As turmas do sistema modular de ensino fundamental são anexas a uma escola sede urbana e as turmas são formadas em escolas rurais distribuídas ao longo das vicinais do município. O sistema modular de ensino fundamental ora apresentado tem grande relevância social para os jovens do campo deste município Diante dos relatos apresentados pelos docentes pode-se observar que são muitos os desafios enfrentados por eles. Entre tantos desafios identificou-se que nenhum professor que atua nas turmas de ciências tem formação superior específica na área de ciências e ainda atuam ministrando múltiplas disciplinas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Embarcando na literatura: escola Estácio de Sá, comunidade Flexinha, Gurupá, Pará(2020-09-24) GONÇALVES, Benevaldo Pena; VIEIRA, Paulo Roberto; http://lattes.cnpq.br/0969753739288761Neste trabalho busquei relatar uma experiência acerca do ensino na Escola Municipal de Ensino Fundamental Estácio de Sá, localizada na comunidade Santa Luzia do Flexinha, área quilombola do município de Gurupá, estado do Pará. Pretendi, ainda, mostrar a importância da literatura, especialmente do cordel, como contribuição na formação do aluno, tanto no aspecto social quanto profissional. Assim, baseados em meu estágio docente, no Curso de Educação do Campo, Habilitação em Linguagens e Códigos, pela Universidade Federal do Pará, os resultados desse relato mostram a importância da literatura de cordel na escola como uma ferramenta fundamental que pode possibilitar que os alunos tenham seu próprio modo de pensar, de agir e de se relacionar com o que está a sua volta.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino da literatura de cordel na escola do campo: relato de experiência na E.M.E.F Filadélfia – município de Chaves (PA), Ilha do Marajó(2023-04-14) CASTRO, Kalebe Gonçalves; QUEIROZ, Dimitria Leão de; http://lattes.cnpq.br/2740807855351340Experiência prática em sala de aula é um alicerce fundamental para a formação docente, mas é necessário que a experiência junto aos alunos se dê tanto por meio do ensino de Língua Portuguesa, quanto pelo ensino de suas Literaturas, atreladas às demandas específicas de cada turma. É pensando sobre esses aspectos teóricos e práticos, que o presente trabalho traz o “relato de experiência” da disciplina de Estágio Supervisionado II, do curso de Educação do Campo com ênfase em Linguagens e Códigos – Português, da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Altamira, realizado no período de estágio e regência na turma da 4ª etapa da EJA (Educação de Jovens e Adultos), na escola Filadélfia, situada no município de Chaves-PA na ilha do Marajó, que ocorreu entre os dias 10 e 25 de setembro de 2022, no período noturno. O relato dessa experiência tem como objetivo principal discutir o ensino da Literatura de Cordel, como uma manifestação da literatura popular, nas escolas do Campo, analisando também a recepção dos alunos sobre as atividades desenvolvidas e as diversas questões que perpassam o ensino da Literatura na Escola do Campo.
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