Graduação - ICA
URI Permanente desta comunidade
Escola de Teatro e Dança /
Bibliotecária: Rosemarie Costa
Fone: (91) 3212-5050
E-mail: bib_etdufpa@ufpa.br
Navegar
Navegando Graduação - ICA por CNPq "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA"
Agora exibindo 1 - 20 de 158
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A dança como ferramenta terapêutica no cuidado da pessoa idosa: um estudo no Lar Socorro Gabriel em Belém - PA(2025-09-15) MARQUES, Rafaela Evelyn Tomaz; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039O presente estudo analisa a dança como recurso terapêutico no cuidado a pessoas idosas em instituição de longa permanência, compreendendo-a como prática corporal, estética e relacional que mobiliza gesto expressivo, memória corporal e afetividade. A pesquisa foi desenvolvida no Estágio Supervisionado IV do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Pará, entre novembro e dezembro de 2023, no Lar Socorro Gabriel, em Belém-PA. Adotou-se abordagem qualitativa, de caráter observacional, fundamentada na observação participante como principal dispositivo metodológico. As aulas de dança possibilitaram o registro de transformações motoras, emocionais e sociais, traduzidas em maior fluidez gestual, ativação de memórias, engajamento afetivo e fortalecimento de vínculos coletivos. Constatou-se que a dança, para além de atividade física adaptada, configura-se como prática cênica e terapêutica integradora, promotora de bem-estar, autonomia e pertencimento, sendo recomendada a ampliação de investigações em diferentes contextos de cuidado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A multiplicidade do jazz: um fenômeno de ensino da dança em Belém(2025-08-19) SANTOS, Arlinda Vitória Silva; FREITAS, Waldete Brito da SilvaEste estudo tem como ponto principal enfatizar a noção de uma dança que é importante para o artista e professor enquanto criação coreográfica nas aulas, despertando a essência construída ao longo desta, pensando na questão de que cada aluno tem sua particularidade de pensar sobre essa determinada dança que está como tema principal de minha pesquisa. A pesquisa tem como objetivo retratar a multiplicidade de ensino, pesquisa e criação do Jazz nas escolas de Belém em geral, obtendo especificar a trajetória dessa dança ao redor do mundo, desde o período escravista até os tempos atuais com musicais, aulas, congressos, palestras, documentários, entre outros, além da introdução de diversas maneiras de ensinar essa dança e para desenvolver a criatividade do professor e do aluno entrelaçada com a metodologia participativa com a finalidade de acontecerem diálogos entre os sujeitos para aprofundar o conteúdo. Dessa forma, o ensino do Jazz segue múltiplas linhas rizomáticas em especial na cidade de Belém, localizada na região Norte do Brasil, algo que Gilles Deleuze e Félix Guattari introduziram nos seus estudos, juntamente com Matt Mattox através das suas múltiplas experimentações. Nesta dança, alunos buscam a liberdade nos seus movimentos por intermédio de professores que receberam influência de outros e, assim, sucessivamente, é possível fazer uma analogia a uma árvore genealógica do indivíduo fortalecendo ainda mais a importância do Jazz no corpo do dançarino.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alternovértice: as festas alternativas de Belém do Pará como indutor para a prática de ensino do Contato Improvisação(2014-06-18) SILVA, Allan Patrick Lima da; COSTA, Luizan Pinheiro da; http://lattes.cnpq.br/5390750292706184Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver possibilidades de ensino das bases da linguagem do Contato Improvisação a partir de análises observadas, a campo, no molde das Festas Alternativas de Belém do Pará. Acarretando em relações de tríades advindas do Contato Improvisação e das Festas Alternativas, possibilitando a pesquisa um olhar diante da relação do corpo, ambiente e o outro (indivíduo), para haver um processo de ensino-aprendizagem na linguagem da dança no que diz respeito ao Contato Improvisação. Alguns elementos das Festas Alternativas foram evidenciados ao longo deste texto, modo de organização, público alvo, meios de comunicação. Assim como a descrição de um novo modelo de investigação de movimento que foi criado por Steve Paxton, Contato Improvisação. No desenrolar da escrita serão perceptível às relações e correlações que irão se interligar por meio das particularidades que muita das vezes é paralela as suas ideias centrais. A pesquisa conclui em possibilitar um caminho para aquelas pessoas que pretendem difundir a linguagem do Contato Improvisação, partindo do princípio do entendimento das bases que essa linguagem desenvolve. Por não haver registros de como aplicar tais bases, lanço-me a propor novas possibilidades para que sejam desenvolvidas em aulas/experimentos/trabalhos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise comparativa na independência funcional e aspectos cognitivos entre idosos que praticam dança folclórica e idosos sedentários(2018) OLIVEIRA, Layani Tamiris Gonçalves; RODRIGUES, Renata Duarte de Souza; http://lattes.cnpq.br/9322775843548966A dança é uma atividade complexa que abrange todos os sistemas corporais. Pode contribuir de maneira positiva tanto na manutenção quanto na melhora de aspectos físicos, motores, cognitivos e funcionais. Desse modo, o presente estudo teve por objetivo geral investigar os possíveis efeitos cognitivos e motores da dança folclórica em indivíduos idosos. Como protocolos de pesquisa, foram aplicados testes validados e tradicionalmente utilizados com essa finalidade em dois grupos de idosos, um praticante da dança folclórica Carimbó e o outro sedentário. Quando comparados os dois grupos, foram obtidos resultados com diferença significante para o grupo que praticava Carimbó com relação aos parâmetros cognitivos, de marcha e equilíbrio, assim como redução no risco de queda. Considerando-se as limitações desse estudo, o Carimbó foi capaz de promover ganhos nos aspectos cognitivos e motores dos idosos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aracna Swan: espetacularidade, performance do feminino e subversão de gênero na técnica de pontas(2018-12-13) MÊRCES, Cristiano Paiva; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668A presente pesquisa aborda a espetacularidade da drag queen e a subversão da técnica da sapatilha de pontas, que é direcionada ao feminino, no ballet clássico. Essa pesquisa tem como objetivo analisar a espetacularidade da drag queen Aracna Swan, que traz em sua visualidade e corporeidade as referências de dois animais, a aranha e o cisne, e perceber a transgressão do uso da sapatilha de pontas, compreendendo como são desempenhados os papeis de gênero no ballet, bem como apresentar exemplos de subversão da técnica clássica. Entendendo a drag queen a partir da Teoria Queer que, conforme os estudos de Judith Butler (2003), percebe a sua ambiguidade de gênero. Tendo como base teórica a Etnocenologia, a partir de Armindo Bião (2009), o estudo observa o fenômeno pelas lentes da espetacularidade, aproximando-se dos conceitos de estados alterados de corpo e consciência. A pesquisa é de base qualitativa de cunho autobiográfico. Para análise dos dados descrevo os ensaios, a elaboração e atuação nas performances por meio de fotos e vídeos, além das minhas próprias narrativas, sobre a relação pessoa e persona. E por fim, a pesquisa constatou que a drag queen é espetacular, pois organiza suas ações a fim de atrair o olhar do espectador; é um homem travestido, que se apropria da técnica da sapatilha de pontas e subverte as normas estabelecidas há tanto tempo, abrindo caminhos para novas formas de pensar/fazer dança.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A arte do ballet e sua contribuição no desempenho escolar de alunos no ensino formal: um estudo comparativo de alunos praticantes e não praticantes de ballet(2018) MONTEIRO, Emylle Carine Aleixo; PEREIRA, Gabrielly Albuquerque LoboEsta pesquisa tem por objetivo analisar a arte do ballet clássico como subsídio no processo educativo pessoal relacionado ao rendimento escolar dos alunos praticantes e os alunos não praticantes, buscando encontrar possíveis benefícios adquiridos pela sua prática, que influenciam no aprendizado escolar, relacionados aos aspectos cognitivo, social, emocional e físico. Trata-se de um estudo descritivo exploratório, comparativo, com abordagem qualitativa. A amostra foi constituída por dois grupos, divididos igualmente, contendo quatro alunos, com idade entre oito a nove anos, o Grupo I é formado por alunas praticantes de ballet clássico, e Grupo II pelos alunos não praticantes, todos alunos estudam da Escola Estadual Lar de Maria, na cidade de Belém, dentre eles, dois praticam ballet clássico no Projeto Só Arte. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário referente a identificação dos alunos e seus motivos inerentes sobre as aulas de ballet e seus respectivos relatórios semestrais. Os resultados obtidos mostram que foi possível analisar que os alunos do Grupo II, os não praticantes exibiram uma média 4,375 para todos os critérios, diferentemente do Grupo I, referente as alunas praticantes de ballet, que apresentaram duas médias iguais a 4,75, e duas médias 5, sendo um pouco oscilante entre os critérios, ainda assim maiores que as notas do Grupo II. Em decorrência desses resultados, pode-se dizer que mediante a prática do ballet clássico devemos cada vez mais acreditar na expansão dessa arte como auxilio no desenvolvimento do rendimento escolar dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Artista-professor de dança: história e formação entrecruzadas(2016) FERREIRA, Jean Claudio Gama; FREITAS, Waldete Brito Silva de; http://lattes.cnpq.br/5708316499099792Neste estudo, de caráter biográfico e descritivo, objetivo investigar, analisar, e propor reflexões sobre os processos formativos do artista-professor. Para isso, elegi algumas autoras pesquisadoras da área da dança que indagam acerca deste tema, entre elas, Isabel Marques, Márcia Strazzacappa, Cassia Navas e Ana Terra, que tecem considerações e reflexões sobre o artista-professor e sua formação. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa utilizam o método biográfico, que é descritivo-qualitativo e perpassa pela biografia educativa. Este método compreende a investigação-formação, pelo qual o pesquisador procura refletir sobre o seu próprio processo de formação, e toma consciência das estratégias, dos espaços e dos momentos, que, para ele, foram formadores ao longo de sua vida. As rememorações das experiências de vida e dos processos de ensino-aprendizagem na formação do artista e do professor servem de dados a serem analisados e observados em busca por similitudes e/ou diferenças em ambas as formações. Desta forma, tentarei responder algumas questões do tipo: como e onde acontece a formação do artista da dança? Como o professor de dança é formado? Com a finalidade de traçar possíveis analogias sobre as práticas artísticas e processos pedagógicos, apresento como base teórica a Fenomenologia da Percepção de Maurice Merleau Ponty. No decorrer do processo investigativo, os pressupostos e referenciais filosóficos e pedagógicos, que dialogam com o tema de formas distintas, acontecem em diferentes instâncias e com planos de curso político-pedagógico, além de objetivos que se diferem e oferecem desenhos curriculares específicos. Identificar e construir relações entre experiência, pesquisa, memória, arte e criação, que possam fornecer e contribuir na construção do conhecimento artístico e acadêmico, refletindo através da narrativa textual, a importância dos processos de formação do artista/docente da dança.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Autodidatismo na Dança: outros caminhos possíveis de pensar formação(2019-07-05) CARMO, Karla Nayara Ferreira do; CASTELO, Caroline de Cássia Sousa; http://lattes.cnpq.br/2953106101170523Esta pesquisa parte de minha trajetória de formação em dança que acontece nos espaços alternativos e de maneira autodidata até meu ingresso na Universidade Federal do Pará para cursar Licenciatura em Dança, quando me deparo com diferentes processos de formação e passo a refletir então os caminhos trilhados por mim até aquele momento, surgindo questões pertinentes ao que concerne as possibilidades de pensar a formação de um corpo dançante. A relevância deste trabalho se encontra na pluralidade dos processos formativos dos corpos e seus distintos modos de produzir conhecimento para efetivar os lugares dos saberes não acadêmicos, como os obtidos do nosso meio cultural e cotidiano. Saberes estes que, para mim, dialogam com os saberes científicos e tem a mesma importância na formação de um sujeito, assim me proponho a refletir neste trabalho a importância e legitimação dos diferentes saberes dentro do processo formativo, em que os conhecimentos produzidos de modo autodidata são importantes, na mesma medida, que os produzidos em meio acadêmico. Os distintos processos de formação não são vazios, assim como a dança também não. Esta pesquisa assume a abordagem metodológica da autoetnografia, pois revela os conhecimentos e vivências particulares de dentro do fenômeno, assim, me proponho a trazer para este trabalho minhas experiências pessoais no contexto da relação com a cultura em que estou inserida e minhas práticas neste lugar como forma de saberes. Nos alimentamos da vida e tudo o que circunda esse fluxo inestancável de afetamentos e para dar potência a nossa dança, potência esta que se relaciona com os diferentes saberes que temos acesso ao longo da caminhada formativa, assim, não há a possibilidade de existir uma padronização dos processo de formação em dança, pois cada corpo está imerso em diferentes processos culturais e suas vivências são distintas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Baliza masculino: marcas de um corpo dissidente em ato(2025-09-19) PAULO, Fábio Alessandro Oliveira de; CASTRO, Roberta Suellen Ferreira; http://lattes.cnpq.br/6559976935905556Este Trabalho de Conclusão de Curso investiga a trajetória da baliza masculino como corpo dissidente no contexto das bandas e fanfarras do Pará, compreendendo-a como linguagem artística, política e pedagógica. A pesquisa ancora-se em uma abordagem qualitativa, fundamentada na autoetnografia, que articula narrativas pessoais, memórias afetivas, registros visuais e relatos orais para refletir sobre disputas de gênero, processos de invisibilização e resistências que atravessam a presença da baliza em diferentes territórios amazônicos. O estudo mobiliza referenciais como Elizeu Corrêa, Judith Butler, Giuliano Andreoli, Paulo Freire e Richard Schechner, dialogando com os campos da performatividade, da espetacularidade, dos estudos de gênero, da memória e da educação crítica. A escrita, assumidamente autoetnográfica, incorpora poemas, variações narrativas e estratégias expressivas como forma de denunciar silenciamentos e afirmar o corpo da baliza como lugar de produção de conhecimento. O percurso analítico abrange: o surgimento histórico das bandas e fanfarras; a institucionalização da figura da baliza e os mecanismos de controle que a atravessam; e uma narrativa autoetnográfica que evidencia vivências de assédio, homofobia institucional, precarização estrutural, mas também conquistas, afetos e movimentos de insubordinação. Os resultados apontam para a necessidade de reposicionar a baliza como agente ativo na construção de sentidos para a dança, para os concursos e para a própria educação em arte, reconhecendo-a como expressão legítima da cultura popular amazônica. Mais do que concluir uma trajetória, este trabalho abre caminhos para que outras balizas possam narrar suas histórias, disputar espaços de decisão e transformar estruturas ainda excludentes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ballet Clássico: O ensino pelo método da Royal no Espaço de Dança Movimentar, em Mosqueiro-PA(2022-07-07) CARMO, Ana Milena Navegante; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668O presente trabalho consiste na análise sobre o ensino do ballet clássico com base no método da Royal Academy of Dance aplicado às alunas do Espaço de Dança Movimentar, na Ilha de Mosqueiro- PA. Evidencio as minhas vivências como bailarina- docente nesse contexto de ensino- aprendizagem, trazendo relatos sobre a pesquisa de campo, que foi realizada no ano de 2020, a partir do exame do 3o grau de ensino do método inglês de ballet clássico, tendo como teoria de base os estudos da psicomotricidade, conforme os estudos de Alves (2008). Com a finalidade de atingir os objetivos pretendidos, foram utilizados referenciais teóricos da dança clássica, tais como: Sampaio (2013) e Agostini (2010). Por fim, apresento os resultados do processo avaliativo e a solenidade de entrega dos resultados do exame, a fim de enfatizar a importância do ensino da dança clássica para as discentes daquele contexto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Brilhando no palco: a importância do adereço na composição cênica do bailarino sob o olhar de uma bailarina aderecista(2016) PEREIRA, Kate Karolina de Paiva; LAVAND, Ana Rosângela Colares; http://lattes.cnpq.br/8008206960524275A monografia apresentada parte do olhar de uma bailarina aderecista, pesquisadora de dança que visa compreender a importância do adereço na composição cênica do bailarino, com intuito de ressaltar a importância estético visual que esse elemento possui em cena. A pesquisa é de cunho participativo, pois me encontro inteiramente envolvida como aderecista, e alguns dados necessários se deram por meio de entrevista informal. Ao longo da pesquisa será descrita a confecção dos adereços cênicos desenvolvida pela equipe e família Pereira da qual faço parte, com destaque no processo em que ela ocorre, traçando um paralelo sob a importância de se compreender este processo, onde transito entre ser bailarina e ser aderecista, partindo da necessidade de entender esta relação. Neste âmbito minha pesquisa é de cunho participativo, pois se trata de uma relação direta que possuo com meu objeto. Trago conceitos do autor Jocimar Daolio quando se refere á cultura do corpo que trata da transmissão de conhecimentos e práticas de uma pessoa a outra, dialogo com Patrice Pavis, quanto me refiro aos adereços cênicos pois o mesmo trata da classificação dos objetos e adereços e os identifica no palco.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Calçando estratégias lúdicas: jogos, brinquedos e brincadeiras indutores para o ensino-aprendizado do sapateado na faixa etária de 7 a 10 anos(2018-12-14) MOTA, Thais Malato; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo propor estratégias lúdicas indutoras para o ensino-aprendizado do sapateado norte americano, por meio de jogos, brinquedos e brincadeiras. O lócus da pesquisa foi a igreja projeto vida, no bairro da Terra Firme, Belém/PA. Participaram oito crianças na faixa etária de 7 a 10 anos. Trago para esta pesquisa como teoria de base a psicomotricidade, a partir dos teóricos, Alves (2008) e Gallahue e Ozmum (2005), cujos estudos tratam do desenvolvimento da criança e abordam sobre os aspectos psicomotores, considerando a coordenação motora, a percepção rítmica, o equilíbrio, a lateralidade, para o desenvolvimento motor, psico-social e afetivo da criança. Na área da ludicidade utilizo a autora Andrade (2013), cujos estudos voltam-se para a importância do jogar e do brincar. Dos estudos do sapateado trago a obra Sapateado: Vivências na Universidade, das autoras Teixeira (2016) e Oliveira (2016), cujos estudos abordam as possibilidades de ensino e traçam estratégias metodológicas. A metodologia desenvolvida direciona-se para a pesquisa-ação em abordagem qualitativa descritiva. Como resultado final apresento nove estratégias lúdicas como indutoras para o ensino do sapateado, por meio da ludicidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Caminhos criativos: uma experiência em composição coreográfica na dança de salão(2012-12-20) CONCEIÇÃO, Everton Pires da; PAIXÃO, Paulo Sérgio Soares da; http://lattes.cnpq.br/8982056178331331Esta pesquisa tem por objetivo analisar minhas vivências criativas enquanto coreógrafo de dança de salão. Quais questões me instigam no processo de criação das danças? Qual o sentimento do artista envolvido? Para responder estas perguntas, dialoguei com autores como: LOBO/ NAVAS (2008) e ROBATTO (1994), que tratam dos processos de criação em dança; PERNA (2001), sobre contexto histórico da dança de salão na Europa e no Brasil; na coreografia, PAIXÃO (2003), entre outros. Resultando na exposição de minhas experiências após trabalhar os processos criativos nas coreografias em dança. Logo, faço também uma reflexão das qualidades do artista na dança de salão.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Caminhos para ensinar a dança: uma análise sobre o processo de ensino-aprendizagem do espetáculo “Os Miseráveis”, realizado pela Casa de Artes Tiago de Pinho(2025-09-16) BARROS, Victoria Caroline Brito; FREITAS, Waldete Brito Silva de; http://lattes.cnpq.br/5708316499099792Este artigo tem como objetivo investigar os caminhos possíveis para o ensino da dança dentro de um processo criativo aplicado ao teatro musical, com foco no método de ensino desenvolvido pela autora em uma turma da Casa de Artes Tiago de Pinho, localizada em Belém do Pará. A partir da experiência prática no processo de criação do espetáculo Os Miseráveis, adaptado e apresentado como uma montagem escolar por essa instituição, a pesquisa busca refletir criticamente sobre as estratégias de ensino utilizadas, sua eficácia em sala de aula e os impactos percebidos nos alunos ao longo do semestre. O estudo adota uma abordagem qualitativa, com caráter descritivo e exploratório, utilizando como instrumentos entrevistas, observações e relatos do processo. A análise é embasada em fundamentos teóricos que tratam da pedagogia da dança, da criação cênica e da educação emancipadora, especialmente sob a ótica de Paulo Freire. Como resultado, este artigo propõe a ampliação do repertório metodológico de professores de dança, ao apresentar reflexões sobre práticas pedagógicas que podem ser adaptadas a diferentes contextos educacionais e artísticos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Capoeira sou eu: trajetórias de uma capoeirista e sua formação acadêmica na dança(2018-12-17) BAÍA, Carla Suellen Castro; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668Capoeira um dos elementos de maior representatividade de luta e resistência de nossos ancestrais, herança dos povos africanos, surge aqui como base fundamental na construção da minha dança. Esta pesquisa tem como objetivo norteador analisar a contribuição da capoeira na minha formação em dança, mais especificamente no âmbito acadêmico da Licenciatura em Dança. A partir das minhas vivências desde o curso Técnico em Interprete – criador em Dança da UFPA até a Licenciatura em Dança – UFPA, partindo da afirmação de que a capoeira foi elemento fundamental para a construção de um corpo que dança, contribuindo com seus trabalhos de rítmica, contexto histórico, vocabulário de movimento e filosofia de vida. A presente pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa de cunho autobiográfico, utilizando como principais teóricos: Vianna (2008), Miller (2007),Strazzacappa (2012) e Bolsanello (2011)sobre os estudos da Educação Somática para compreensão do corpo relacionado a dança e a minha vivência na capoeira que adquiri ao longo dos estudos na graduação em dança. Surge então, o entendimento do Corpo em Prontidão que vem carregado de memória de suas vivências na capoeira e que ao ter contato com a dança e seus conceitos, consegue perceber a potência de suas práticas enquanto corpo que dança. Desse resultado surgiu o estudo coreográfico intitulado Berimbolar: sapateando no ritmo da capoeira, que levou para a cena elementos da capoeira, trabalhados sobre o olhar do sapateado norteamericano.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Carimbó: dança, cultura, tradição e patrimônio cultural imaterial brasileiro(2015) SILVA, Amannda Maria Pereira da; JASTES, Éder Robson Mendes; http://lattes.cnpq.br/4487469034231133Este trabalho é resultado de uma pesquisa que tem como objetivo investigar, descrever e compreender a cultura carimbozeira como uma das mais fortes e influentes representações cultural do estado do Pará. Buscando intender a importância da valorização efetiva de um bem nacional. Procura registrar as primeiras comemorações depois que o carimbó recebeu o registro de Patrimônio Cultural Nacional e de como essa forte tradição pode ser mantida em um grupo urbano em meio ao século XXI, uma dança com mais de 200 anos de existência. Desse modo vou em busca das raízes e mergulho em Marapanim considerada a capital do carimbó, e é de lá que vem toda essa influência de tradição e valorização do carimbó, considerado assim um dos mais autênticos, o “carimbó praieiro”, típico da nossa região do salgado, como afirma Antônio Francisco de A. Maciel em “Carimbó - um canto caboclo”. Marapanim foi um dos municípios que levantou a bandeira da campanha “Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro”. Apresento a vivencia, o dia a dia, o trabalho na lavoura e na pesca, uma dança que exterioriza através de movimentos toda essa pratica cultural, com um novo sentido, um novo significado o que Paes Loureiro chamou de conversão semiótica, um cotidiano trazido para cena, ganhando uma outa energia, o extra cotidiano de Eugenio Barba. Uma expressão simbolicamente espontânea singular e plural que revelam o comportamento do homem em seus trabalhos diário, que Éder Jaster caracterizou como espetacularidade em sua tese de mestrado intitulada “Dança da onça na cena amazônica: Espetacularidade cabocla na dança do carimbó. Assim vou ao encontro do grupo Sancari de Belém do Pará, um grupo que procura manter visivelmente a tradição do carimbó encontrado em Marapanim. Uma dança considerada uma manifestação espetacular de maior expressão criativa, com uma teatralidade cheia de significados representativos de suas matrizes estéticas fundadoras. O nome carimbó vai além de uma dança, refere-se também a música, coreografia, vestimenta, instrumentos, poesia. Um universo cultural fortemente vivenciado na região do Salgado Paraense mas que ainda assim em meio a um registro tão importante precisa muito da valorização e da tradição de suas memorias vivas, nossos mestres e mestras, grupos de carimbó que vivem do carimbó.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Carimbolando: o processo ensino - aprendizagem e espetacularidade do carimbó no município de São Domingos do Capim - Pará(2004-11-04) PIMENTEL, Klaryane dos Passos; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668Esta pesquisa teve como objetivo compreender o processo ensino-aprendizagem do Carimbó e sua espetacularidade no grupo Carimbolando. Grupo de jovens do município de São Domingos do Capim, pelo viés da Etnocenologia. Apresentando o saber-fazer da dança do carimbó nos interiores, enquanto artista–pesquisadora– participante. O suporte teórico-metodológico utilizado partiu dos estudos da Etnocenologia, por meio dos autores Bião (2007) e Oliveira (2015), que abordam sobre práticas e comportamentos espetaculares, sendo eles artísticos e culturais. Fundamentada em teóricos como Jastes (2012) e INRC (2013) sobre a dança do Carimbó. Para o ensino-aprendizado da dança, o estudo está alicerçado nas obras de Marques (2011) e Strazzacappa (2001). Os dados foram coletados no ano de 2023, por meio de entrevistas realizadas com quatro dançarinos do grupo Carimbolando. A abordagem da pesquisa é qualitativa-descritiva, na qual é retratada a minha trajetória acadêmica, juntamente com as experiências na dança do carimbó, no decorre desta caminhada, bem como, é revelada as vivências e os laboratórios sobre os movimentos da dança do carimbó no grupo Carimbolando. Como resultado apresento a espetacularidade de duas coreografias interpretadas pelo referido grupo podendo também serem visualizadas pelo link e pelo QR Code. Desta forma, esta pesquisa pretende mostrar a dança do Carimbó, para o fortalecimento e expansão do ensino da dança e das culturas dos interiores, especificamente, de São Domingos do Capim, no estado do Pará.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cartoquadrilha em Cena: a Quadrilha Junina como lócus de afirmação do Artista-quadrilheiro na Pós-Modernidade(2016) SILVA, Fernando Nunes; LAVAND, Ana Rosângela Colares; http://lattes.cnpq.br/8008206960524275Esta monografia consiste na investigação e reflexão da quadrilha junina como lócus de afirmação do artista-quadrilheiro na pós-modernidade. Através do método cartográfico, o tema será esmiuçado a partir da seguinte problemática: como investigar o processo de construção de identidade do artista-quadrilheiro, em sua plenitude de produzir/participar de uma manifestação cultural popular e democrática como a quadrilha junina sendo seu lócus de afirmação na pós-modernidade? Com isto, serão mapeados o contexto histórico geral da quadrilha quanto seu surgimento e influências, sua chegada ao Brasil, sua instalação em Belém do Pará sob influências dançantes locais e universais até a modernidade, imbuído da seguinte Em seguida, farei uma mapeamento móvel do artista em processos de construção da identidade quadrilhesca através da relação/ envolvimento com as danças folclóricas e a quadrilha no munícipio de Cachoeira do Piriá se estendo a cidade de Belém, especificamente na Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA). Por fim, localizo a quadrilha como espaço de aprendizados culturais, políticos e sociais, o coreógrafo como estimulador dos corpos dançantes na construção da identidade cultural e na particularidade a afirmação do euartista-quadrilheiro na pós-modernidade. Como referenciais teóricos principais nesta pesquisa estão: Deleuze e Guatarri (1995) sobre cartografia; Chianca (2007), Coelho (2011), Leal (2004, 2008) e Cascudo (1998, 2001) sobre o contexto da quadrilha e cultura popular; Bião (2009) sobre etnocenologia; Merleau-Ponty (1995), Daolio (1995) e Dantas (1999) sobre corpo; Santos (2011), Hall (2006) sobre identidade cultural na pós-modernidade; Canclini (2003) sobre culturas híbridas; Mendes (2004) e Muniz (2011) sobre a pós-modernidade na dança; Kaeppler (2001) e Keallinohomoku (1998) sobre antropologia da dança; Ostrower (1987) e Silva (2007) sobre criatividade e redes de criação; Freire (1996) sobre pedagogia da autonomia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cenas de um corpo híbrido(2019-07-10) BITENCOURT, Rayane Elisa Moreira; CASTELO, Caroline de Cássia SousaEsta pesquisa fala sobre a formação de um corpo cercado por diversas técnicas de dança, como estas técnicas perpassam por este corpo sem que ele perca sua individualidade e como este corpo híbrido vai para a cena. Tem como metodologia indutora a auto-etnografia, pois a investigação deste corpo se dá, através da minha trajetória na dança. A pesquisa traz a visão da autora Ana Flavia Mendes, a respeito da pluralidade da dança e na concepção de dança na pós-modernidade. Assim, este trabalho traz pensamentos à cerca da contemporaneidade, de tornar visível as diversas possibilidades que um bailarino tem em cena, através na sua individualidade ligada a várias técnicas de dança.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cia Zouk Belém: A improvisação como ensino e criação(2019-12-17) COSTA, Evandro Mauricio Sales da; FREITAS, Waldete Brito Silva de; http://lattes.cnpq.br/5708316499099792Na história da humanidade, vemos quase que em todos os espaços temporais, mulheres lutando pelos seus direitos. Essas lutas possuem registros documentais, através de historiadores, fotos, músicas, filmes e ainda hoje as mulheres seguem em busca desse espaço em todos os lugares que são ocupados por homens sem nenhuma restrição. Na dança de salão não é diferente. Até hoje o método tradicional de ensino nesta modalidade é a da condução masculina, no qual o cavalheiro dita a movimentação da dança, restando à dama apenas o papel de ser conduzida. Tal observação, que parte tanto de professores quanto de alunos, muitas vezes não é questionada e é reproduzida por inúmeros professores, visto que é a forma “tradicional” de ensinar/aprender dança de salão. Nesta particularidade, o objetivo desta pesquisa é construir uma metodologia de aplicação de técnicas de improvisação na dança de salão Zouk brasileiro, a partir dos princípios dos gestos e movimentos que lhes são específicos, porém, sem anular outras técnicas de dança.