Graduação - ICA
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) 1800 - O grito da família morta: a poética pessoal na encenação de um teatro performativo(2018-03-09) SANTOS JÚNIOR, Paulo César Sousa dos; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540Este Trabalho de Curso é um memorial descritivo do processo de criação do espetáculo 1800 – o grito da família Morta desenvolvido no Zecas Coletivo de Teatro, no ano de 2017 em Belém-PA. O objetivo principal é organizar a metodologia de criação cênica desenvolvida durante este processo criativo. Para isso, ativaremos os escritos de Gaston Bachelard em A poética do devaneio e A poética do espaço aliando-os a Dramaturgia pessoal do ator de Wlad Lima e aos estudos de Josette Féral sobre o teatro-performativo. Esta escrita é desenvolvida do ponto de vista do encenador-performer deste espetáculo que utiliza de sua liberdade poética para dialogar com a persona que se exteriorizou durante este processo criativo, apresentando esse recorte de sua memória como um Flâneur, que observa e analisa sua trajetória. Neste memorial descritivo expõe-se consecutivamente em suas três seções: os devaneios poéticos autobiográficos antecedentes da criação cênica; os conceitos e metodologias escolhidas para este processo criativo; e as exemplificações da utilização da poética pessoal na encenação de um teatro performativo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As ações de fomento no processo de gestão do museu da Universidade Federal do Pará(2019-06-11) XAVIER, Vitor Nonato; BRITTO, Rosangela Marques de; http://lattes.cnpq.br/3188863381591509O presente trabalho tem como objeto de pesquisa o fomento na gestão do Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA), o seu objetivo visa apresentar as ações de fomento executadas no cotidiano museológico deste museu Universitário. O objetivo específico versa acerca da reflexão crítica destas ações de captação de recursos ao museu, considerando os meandros das políticas públicas do setor museu no âmbito federal e os princípios estabelecidos na política nacional de museus incentivada em 2003 no Brasil. O tema da pesquisa versa pela gestão de museus e o destaque ao fomento, onde a metodologia aplicada consistiu em revisões bibliográficas, pesquisa documental, processo de análise e interpretação através de estudo de caso com a finalidade de coletar dados na estrutura administrativa do órgão para a obtenção de informações sobre as ações de fomento por ele exercidas, baseando-se nas premissas estipuladas pela Política Nacional de Museus e as leis que versam sobre o Estatuto de Museus, seus dispositivos dispostos no Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) do Ministério da Cidadania. Outra esfera de análise é o Ministério de Educação, ao qual o MUFPA se integra estruturalmente, para acessar as informações sobre os subsídios atuais que versam sobre o fomento, no Plano de Desenvolvimento da Universidade Federal do Pará (PDI – 2016-2025) e o Plano Institucional do Museu da UFPA, a partir de 2003. Nas considerações finais, a partir da análise geral das micro e macro estrutura de gestão baseada no orçamento anual e demais verbas disponibilizadas pela Universidade e todos os canais de captação financeira que o museu dispõe para a realização de seus projetos, incluindo a contribuição de sua associação de amigos, destaco a observação das potencialidades e confiabilidades das ações de fomento no âmbito da gestão de museus e os benefícios que essas ações trazem à instituição.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alternovértice: as festas alternativas de Belém do Pará como indutor para a prática de ensino do Contato Improvisação(2014-06-18) SILVA, Allan Patrick Lima da; COSTA, Luizan Pinheiro da; http://lattes.cnpq.br/5390750292706184Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver possibilidades de ensino das bases da linguagem do Contato Improvisação a partir de análises observadas, a campo, no molde das Festas Alternativas de Belém do Pará. Acarretando em relações de tríades advindas do Contato Improvisação e das Festas Alternativas, possibilitando a pesquisa um olhar diante da relação do corpo, ambiente e o outro (indivíduo), para haver um processo de ensino-aprendizagem na linguagem da dança no que diz respeito ao Contato Improvisação. Alguns elementos das Festas Alternativas foram evidenciados ao longo deste texto, modo de organização, público alvo, meios de comunicação. Assim como a descrição de um novo modelo de investigação de movimento que foi criado por Steve Paxton, Contato Improvisação. No desenrolar da escrita serão perceptível às relações e correlações que irão se interligar por meio das particularidades que muita das vezes é paralela as suas ideias centrais. A pesquisa conclui em possibilitar um caminho para aquelas pessoas que pretendem difundir a linguagem do Contato Improvisação, partindo do princípio do entendimento das bases que essa linguagem desenvolve. Por não haver registros de como aplicar tais bases, lanço-me a propor novas possibilidades para que sejam desenvolvidas em aulas/experimentos/trabalhos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise comparativa na independência funcional e aspectos cognitivos entre idosos que praticam dança folclórica e idosos sedentários(2018) OLIVEIRA, Layani Tamiris Gonçalves; RODRIGUES, Renata Duarte de Souza; http://lattes.cnpq.br/9322775843548966A dança é uma atividade complexa que abrange todos os sistemas corporais. Pode contribuir de maneira positiva tanto na manutenção quanto na melhora de aspectos físicos, motores, cognitivos e funcionais. Desse modo, o presente estudo teve por objetivo geral investigar os possíveis efeitos cognitivos e motores da dança folclórica em indivíduos idosos. Como protocolos de pesquisa, foram aplicados testes validados e tradicionalmente utilizados com essa finalidade em dois grupos de idosos, um praticante da dança folclórica Carimbó e o outro sedentário. Quando comparados os dois grupos, foram obtidos resultados com diferença significante para o grupo que praticava Carimbó com relação aos parâmetros cognitivos, de marcha e equilíbrio, assim como redução no risco de queda. Considerando-se as limitações desse estudo, o Carimbó foi capaz de promover ganhos nos aspectos cognitivos e motores dos idosos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Ancestralidade e cultura - vida e morte do boi das 3 estrelas no Puxadinho do Sêo Lourenço Légua; Marituba – PA(2023-06-19) SILVA, Natan Veloso da; ALMEIDA, Ivone Maria Xavier de Amorim; http://lattes.cnpq.br/5012937201849414; https://orcid.org/0000-0001-8277-5210O presente artigo, intitulado Ancestralidade e cultura - Vida e morte do Boi das 3 estrelas no Puxadinho do Sêo Lourenço Légua; Marituba – PA é resultado das atividades como bolsista PIBIPA ETDUFPA/ICA/UFPA (período 2021/2022), na execução do Plano de Trabalho Festas, Brincadeiras e Ritos de passagem na casa de Mina Jeje Nagô, no distrito de Marituba-Pa, vinculado ao projeto de pesquisa Festas, Brincadeiras, Cortejos, Procissões e Atos Devocionais: Estudos sobre Manifestações artísticas e culturais na Amazônia, coordenado pela professora do curso de Licenciatura em Teatro da ETDUFPA/UFPA, Ivone Xavier. Neste sentido, este artigo intenciona refletir sobre a brincadeira do Boi, do Boi de Encantaria realizada no Terreiro do Sêo Lourenço ao mesmo tempo em que reflete sobre a vitalidade desta prática artístico-cultural no Brasil e mais particularmente, na Amazônia paraense, com destaque para o terreiro de Mina Jeje Nagô no município de Marituba, Pará.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ao Mestre com carinho: a poética de Ramon Stergman(2018-12-19) PINTO, Andreza da Silva; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260Esta pesquisa surge a partir da necessidade de registrar a importância do dramaturgo Ramon Stergman e do grupo Maromba para a história do teatro na cidade de Belém do Pará, trata-se de uma viajem sobre a vida e a obra do escritor que escolheu falar em sua poética sobre o regionalismo Amazônico. Relata também as vivências de uma estudante de teatro, que fez do grupo Maromba sua segunda família. O período analisado será dos anos de 1980 a 1990.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Apiaká - Maytapu: uma performance sobre família e ancestralidade indígena(2023-06-15) SANTOS, Lena Carla Jardim dos; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540No Brasil os indígenas eram donos dos territórios antes da invasão dos europeus. A partir da apropriação os povos originários passaram a sofrer com as imposições culturais por parte dos colonizadores, até os dias atuais, com as invasões de suas terras. A partir de uma pesquisa qualitativa, em que foram realizadas entrevistas com familiares a fim de descobrir a nossa ancestralidade, já que tomei conhecimento da origem de minha bisavó ser indígena, e, que vem de uma etnia do Baixo Amazonas, utilizo todas as informações que me foram dadaspara o enriquecimento do trabalho. Através da arte performática, pretendo construir saberes com meus consanguíneos acerca destas etnias indígenas. Como resultado final a performance trará, não só os conhecimentos que minha bisavó tinha, todavia, a experiência que terei e compartilharei sobre a cultura dos povos do Baixo Amazonas, pensando nos desdobramentos futuros tendo mais instigações sobre este tema.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aquilo que o amor devora: memorial de um processo criativo(2018-12-20) SOUZA, Fabricio Muniz de; MOREIRA, Francisco Edilberto Barbosa; http://lattes.cnpq.br/0791005330116716Este trabalho registra o processo de construção de uma cena experimental denominada de “Aquilo que o amor devora” a partir do poema “Os três mal amados” de João Cabral de Melo Neto, desenvolvida dentro da disciplina Exercício da Cena III- Encenação do curso de Licenciatura Plena em Teatro ministrada pelas Professoras Doutoras Wlad Lima e Ivone Xavier. Está pesquisa de conclusão de curso investiga o Teatro feito com/por pessoas com deficiência intelectual que através de uma experiência estética propõe uma criação e produção artística autônoma. Tendo como principais fundamentações teóricas na geração de argumentos deste estudo alguns autores, dentre eles: José Amancio Tonezzi Rodrigues Pereira (2008) com sua pesquisa sobre a cena feita por pessoas com deficiência ao longo da História e Tania Alice (2012) com suas propostas para linguagem cênica da Performance.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aracna Swan: espetacularidade, performance do feminino e subversão de gênero na técnica de pontas(2018-12-13) MÊRCES, Cristiano Paiva; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668A presente pesquisa aborda a espetacularidade da drag queen e a subversão da técnica da sapatilha de pontas, que é direcionada ao feminino, no ballet clássico. Essa pesquisa tem como objetivo analisar a espetacularidade da drag queen Aracna Swan, que traz em sua visualidade e corporeidade as referências de dois animais, a aranha e o cisne, e perceber a transgressão do uso da sapatilha de pontas, compreendendo como são desempenhados os papeis de gênero no ballet, bem como apresentar exemplos de subversão da técnica clássica. Entendendo a drag queen a partir da Teoria Queer que, conforme os estudos de Judith Butler (2003), percebe a sua ambiguidade de gênero. Tendo como base teórica a Etnocenologia, a partir de Armindo Bião (2009), o estudo observa o fenômeno pelas lentes da espetacularidade, aproximando-se dos conceitos de estados alterados de corpo e consciência. A pesquisa é de base qualitativa de cunho autobiográfico. Para análise dos dados descrevo os ensaios, a elaboração e atuação nas performances por meio de fotos e vídeos, além das minhas próprias narrativas, sobre a relação pessoa e persona. E por fim, a pesquisa constatou que a drag queen é espetacular, pois organiza suas ações a fim de atrair o olhar do espectador; é um homem travestido, que se apropria da técnica da sapatilha de pontas e subverte as normas estabelecidas há tanto tempo, abrindo caminhos para novas formas de pensar/fazer dança.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A arte de contar histórias: um parto de mim mesma!(2017-04-24) SILVA, Marluce Cristina Araújo; SANTOS, Adriana Maria Cruz dos; http://lattes.cnpq.br/3379311795685098Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A arte do ballet e sua contribuição no desempenho escolar de alunos no ensino formal: um estudo comparativo de alunos praticantes e não praticantes de ballet(2018) MONTEIRO, Emylle Carine Aleixo; PEREIRA, Gabrielly Albuquerque LoboEsta pesquisa tem por objetivo analisar a arte do ballet clássico como subsídio no processo educativo pessoal relacionado ao rendimento escolar dos alunos praticantes e os alunos não praticantes, buscando encontrar possíveis benefícios adquiridos pela sua prática, que influenciam no aprendizado escolar, relacionados aos aspectos cognitivo, social, emocional e físico. Trata-se de um estudo descritivo exploratório, comparativo, com abordagem qualitativa. A amostra foi constituída por dois grupos, divididos igualmente, contendo quatro alunos, com idade entre oito a nove anos, o Grupo I é formado por alunas praticantes de ballet clássico, e Grupo II pelos alunos não praticantes, todos alunos estudam da Escola Estadual Lar de Maria, na cidade de Belém, dentre eles, dois praticam ballet clássico no Projeto Só Arte. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário referente a identificação dos alunos e seus motivos inerentes sobre as aulas de ballet e seus respectivos relatórios semestrais. Os resultados obtidos mostram que foi possível analisar que os alunos do Grupo II, os não praticantes exibiram uma média 4,375 para todos os critérios, diferentemente do Grupo I, referente as alunas praticantes de ballet, que apresentaram duas médias iguais a 4,75, e duas médias 5, sendo um pouco oscilante entre os critérios, ainda assim maiores que as notas do Grupo II. Em decorrência desses resultados, pode-se dizer que mediante a prática do ballet clássico devemos cada vez mais acreditar na expansão dessa arte como auxilio no desenvolvimento do rendimento escolar dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Arte é política, afeta e transforma: uma experiência de aprendizagem com as Crias do Curro Velho(2021-01-07) FONSECA, Thalia Santos da; SANTOS, Adriana Maria Cruz dos; http://lattes.cnpq.br/3379311795685098Este presente estudo gira em torno das vivências na arte com crianças e adolescentes da comunidade da Vila da Barca no projeto da Iniciação Artística do Curro Velho em Belém do Pará. Na pesquisa, da qual sou parte envolvida, me ponho na busca por compreender como as noções de afetabilidade e a fabulação são importantes, no sentido de modificar e gerar novas perspectivas dentro de realidades na periferia, instigando, assim, movimentações dessa coletividade em um ato político. Pontuo como a confiança, trajetória e representatividade dos instrutores se faz crucial durante os meses de processo de trabalho. Aponto na trajetória da pesquisa, como cada elemento que rege a construção dos espetáculos é importante para as crianças como: figurino e cenografia. Falo sobre a transformação mutua entre professor e aluno e como a arte-educação atravessou minha vida pessoal e de pesquisadora.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Artesão de si mesmo: um estudo sobre o processo de criação do ator Claudio Barros no espetáculo “Solo de Marajó” em Belém do Pará(2013) ROCHA, Diego Augusto Pereira da; SILVA NETO, Alberto da Cunha e; http://lattes.cnpq.br/1688547872932866A presente monografia dedica-se ao estudo do processo criativo do ator. Utilizo como sujeito o trabalho desenvolvido pelo ator Claudio Barros para a construção física dos personagens do espetáculo Solo de Marajó a partir da ótica do ator-artesão, termo este proposto por mim nesta pesquisa. Através do conceito ator-artesão, proponho também que o ator seja o “artesão de si mesmo”. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizo como principal fonte teórica o método das ações físicas desenvolvido por Jerzy Grotowski. Como resultado, foi constatado que os procedimentos utilizados pelo ator Claudio Barros podem ser considerados como o de um ator “artesão de si mesmo”, o que confere e estimula possíveis pesquisas a respeito do conceito ator-artesão.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Artista-professor de dança: história e formação entrecruzadas(2016) FERREIRA, Jean Claudio Gama; FREITAS, Waldete Brito Silva de; http://lattes.cnpq.br/5708316499099792Neste estudo, de caráter biográfico e descritivo, objetivo investigar, analisar, e propor reflexões sobre os processos formativos do artista-professor. Para isso, elegi algumas autoras pesquisadoras da área da dança que indagam acerca deste tema, entre elas, Isabel Marques, Márcia Strazzacappa, Cassia Navas e Ana Terra, que tecem considerações e reflexões sobre o artista-professor e sua formação. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa utilizam o método biográfico, que é descritivo-qualitativo e perpassa pela biografia educativa. Este método compreende a investigação-formação, pelo qual o pesquisador procura refletir sobre o seu próprio processo de formação, e toma consciência das estratégias, dos espaços e dos momentos, que, para ele, foram formadores ao longo de sua vida. As rememorações das experiências de vida e dos processos de ensino-aprendizagem na formação do artista e do professor servem de dados a serem analisados e observados em busca por similitudes e/ou diferenças em ambas as formações. Desta forma, tentarei responder algumas questões do tipo: como e onde acontece a formação do artista da dança? Como o professor de dança é formado? Com a finalidade de traçar possíveis analogias sobre as práticas artísticas e processos pedagógicos, apresento como base teórica a Fenomenologia da Percepção de Maurice Merleau Ponty. No decorrer do processo investigativo, os pressupostos e referenciais filosóficos e pedagógicos, que dialogam com o tema de formas distintas, acontecem em diferentes instâncias e com planos de curso político-pedagógico, além de objetivos que se diferem e oferecem desenhos curriculares específicos. Identificar e construir relações entre experiência, pesquisa, memória, arte e criação, que possam fornecer e contribuir na construção do conhecimento artístico e acadêmico, refletindo através da narrativa textual, a importância dos processos de formação do artista/docente da dança.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Auto da Vaca-Bumbá Rosinha Cheirosa: O Manejar da Encenação da Companhia Teatral Quixotes Del grão Pará(2019-07-04) SANTOS, Murilo Ferreira; CHARONE, Olinda MargaretEste trabalho tem como tema: O Auto Da Vaca-Bumbá Rosinha Cheirosa: O Manejar da Encenação da Companhia Teatral Quixotes Del grão Pará. No qual se investiga através da observação participativa os processos da encenação do Auto da Vaca-Bumbá Rosinha Cheirosa. Cria-se como identidade cultural através da etnometodologia poética em conformidade com a memória do dramaturgo/diretor Admilson Medeiros como mote para o surgimento do grupo e posteriormente do Auto. O projeto se compõe em três momentos: O manejar dos piquetes, compreender o manejamento da construção do Auto e o papel da encenação nesse contexto tendo como autor principal o diretor do grupo; O pasto, tendo a compreensão do processo de encenação da dramaturgia do cortejo à observação participante dialogando com o roteiro de encenação junto com o texto dramatúrgico, das descrições das atividades, entrevista com o diretor/encenador do Auto da Vaca-Bumbá, dos brincantes, coisas ouvidas, sentidas. Contrapartida faço uma ponte com Viola Spolin - Improvisação para o teatro descobrindo métodos possivelmente utilizado pelo encenador e O Leite da Vacabumbá Rosinha Cheirosa, trazendo a compreensão de “comunidade” do livro O Tempo das Tribos – O Declínio do individualismo nas sociedades de massa de Michel Maffesoli, fazendo com que o assunto tenha uma aproximação dinâmica, pois tende a uma visão mais aguçada da criação de novas sociabilidades imaginárias e referente a micro sociedade pós-moderna, onde a comunidade (tribos) se forma em redes pela própria vontade de se divertirem e criam compartilhamento de opiniões, valores e gostos estéticos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Auto do Círio: a organização da informação sobre um patrimônio construído pela Universidade Federal do Pará(2018-08-15) BITTENCOURT, Nicolle Manuelle Bahia; ALVES, Tarik Coelho; http://lattes.cnpq.br/2465456653624433; https://orcid.org/0000-0001-5065-7076; CABRAL, Marcela Guedes; http://lattes.cnpq.br/1556125576890907; https://orcid.org/0000-0002-6997-452XO Círio de Nazaré é uma celebração tradicional paraense que tem a sua principal procissão realizada na cidade de Belém no mês de outubro, oficialmente, desde 1793. Teve seu Registro como Patrimônio Imaterial realizado em 2004. O espetáculo Auto do Círio, criado em 1993 por professores da Universidade Federal do Pará como uma forma de ocupar as ruas da Cidade Velha homenageando Nossa Senhora de Nazaré através da arte; já é parte da agenda cultural das festividades do Círio, sendo conhecido por ser uma manifestação cultural que atrai milhares de pessoas na sexta-feira que antecede a procissão do Círio de Nazaré. O presente trabalho tem como objetivo recuperar e organizar parte das informações sobre a construção do Patrimônio que é o Auto do Círio, possibilitando o estudo sobre o caráter patrimonial e musealizável do mesmo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Autodidatismo na Dança: outros caminhos possíveis de pensar formação(2019-07-05) CARMO, Karla Nayara Ferreira do; CASTELO, Caroline de Cássia Sousa; http://lattes.cnpq.br/2953106101170523Esta pesquisa parte de minha trajetória de formação em dança que acontece nos espaços alternativos e de maneira autodidata até meu ingresso na Universidade Federal do Pará para cursar Licenciatura em Dança, quando me deparo com diferentes processos de formação e passo a refletir então os caminhos trilhados por mim até aquele momento, surgindo questões pertinentes ao que concerne as possibilidades de pensar a formação de um corpo dançante. A relevância deste trabalho se encontra na pluralidade dos processos formativos dos corpos e seus distintos modos de produzir conhecimento para efetivar os lugares dos saberes não acadêmicos, como os obtidos do nosso meio cultural e cotidiano. Saberes estes que, para mim, dialogam com os saberes científicos e tem a mesma importância na formação de um sujeito, assim me proponho a refletir neste trabalho a importância e legitimação dos diferentes saberes dentro do processo formativo, em que os conhecimentos produzidos de modo autodidata são importantes, na mesma medida, que os produzidos em meio acadêmico. Os distintos processos de formação não são vazios, assim como a dança também não. Esta pesquisa assume a abordagem metodológica da autoetnografia, pois revela os conhecimentos e vivências particulares de dentro do fenômeno, assim, me proponho a trazer para este trabalho minhas experiências pessoais no contexto da relação com a cultura em que estou inserida e minhas práticas neste lugar como forma de saberes. Nos alimentamos da vida e tudo o que circunda esse fluxo inestancável de afetamentos e para dar potência a nossa dança, potência esta que se relaciona com os diferentes saberes que temos acesso ao longo da caminhada formativa, assim, não há a possibilidade de existir uma padronização dos processo de formação em dança, pois cada corpo está imerso em diferentes processos culturais e suas vivências são distintas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ballet Clássico: O ensino pelo método da Royal no Espaço de Dança Movimentar, em Mosqueiro-PA(2022-07-07) CARMO, Ana Milena Navegante; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668O presente trabalho consiste na análise sobre o ensino do ballet clássico com base no método da Royal Academy of Dance aplicado às alunas do Espaço de Dança Movimentar, na Ilha de Mosqueiro- PA. Evidencio as minhas vivências como bailarina- docente nesse contexto de ensino- aprendizagem, trazendo relatos sobre a pesquisa de campo, que foi realizada no ano de 2020, a partir do exame do 3o grau de ensino do método inglês de ballet clássico, tendo como teoria de base os estudos da psicomotricidade, conforme os estudos de Alves (2008). Com a finalidade de atingir os objetivos pretendidos, foram utilizados referenciais teóricos da dança clássica, tais como: Sampaio (2013) e Agostini (2010). Por fim, apresento os resultados do processo avaliativo e a solenidade de entrega dos resultados do exame, a fim de enfatizar a importância do ensino da dança clássica para as discentes daquele contexto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Bom Intento em cena: memórias de um teatro ribeirinho e da floresta em Bujaru-PA (1980-2020)(2021-03-09) CRUZ, Silvana da Silva; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260; https://orcid.org/0000-0001-8186-4510O presente Trabalho de Curso apresenta-se como um estudo sobre a história teatral na cidade de Bujaru/PA, com intuito de desvelar memórias, narrativas e documentos da Cia de Teatro Bom Intento. O percurso teórico-metodológico pautou-se nos estudos da memória, com Bosi (1994), e da história para a promoção de reflexões sobre práticas cênicas na Amazônia paraense, com Salles (1994) e Bezerra (2013). A história oral, fundamentado por Freitas (2001), apresenta-se como um olhar metodológico da pesquisa. Para o levantamento de fontes documentais, que garantam essa escrita crítico-reflexiva, trabalhamos com a escuta de personagens envolvidos com a cena teatral em questão, além de serem portadores de memórias sociais, individuais e coletivas do município de Bujaru-PA. Como resultados desse processo, temos: a) a construção narrativa histórica da Cia de Teatro Bom Intento, motivo primeiro que impulsionou esta pesquisa; b) as memórias deste grupo teatral proporcionaram adentrar nas memórias culturais do município, os lugares, as pessoas e os fazeres teatrais que emergem de palcos na floresta e nas margens dos rios; c) um registro de um percurso memorial com o teatro, evidenciando trabalhos e influências que contribuem no processo de minha construção e crescimento enquanto ser atuante e corpo preto na arte.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Brilhando no palco: a importância do adereço na composição cênica do bailarino sob o olhar de uma bailarina aderecista(2016) PEREIRA, Kate Karolina de Paiva; LAVAND, Ana Rosângela Colares; http://lattes.cnpq.br/8008206960524275A monografia apresentada parte do olhar de uma bailarina aderecista, pesquisadora de dança que visa compreender a importância do adereço na composição cênica do bailarino, com intuito de ressaltar a importância estético visual que esse elemento possui em cena. A pesquisa é de cunho participativo, pois me encontro inteiramente envolvida como aderecista, e alguns dados necessários se deram por meio de entrevista informal. Ao longo da pesquisa será descrita a confecção dos adereços cênicos desenvolvida pela equipe e família Pereira da qual faço parte, com destaque no processo em que ela ocorre, traçando um paralelo sob a importância de se compreender este processo, onde transito entre ser bailarina e ser aderecista, partindo da necessidade de entender esta relação. Neste âmbito minha pesquisa é de cunho participativo, pois se trata de uma relação direta que possuo com meu objeto. Trago conceitos do autor Jocimar Daolio quando se refere á cultura do corpo que trata da transmissão de conhecimentos e práticas de uma pessoa a outra, dialogo com Patrice Pavis, quanto me refiro aos adereços cênicos pois o mesmo trata da classificação dos objetos e adereços e os identifica no palco.