Graduação - ICA
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mulheres morae(i)s uma tríade da justiça cega, surda e muda: performance como (re) corte da violência geracional contra o feminino(2004-10-31) FALCÃO, Márcia Fernanda de Moraes; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540Este resumo apresenta um estudo performático acadêmico que envolve histórias reais de três mulheres da mesma família em gerações diferentes. Trato então de uma violência geracional. O interesse pela arte ligada à performance e em falar das mulheres invisibilizadas pela violência doméstica se desenvolveu e foi se concretizando ao longo dos estudos acadêmicos. Tal interesse teve início em umas das primeiras disciplinas do curso de licenciatura em teatro, através de disciplinas ligadas à arte performática até se transformar em um trabalho de conclusão de curso. Na disciplina de performance tive a oportunidade de conhecer teóricos que trabalharam com conceitos performáticos entre eles Richard Schecner, autor que me deu embasamento teórico para outras pesquisas que viriam consequentemente sobre a mesma linha de pesquisa. Comecei a desenvolver minha pesquisa sobre a violência contra a mulher, fui buscando ainda mais outras mulheres que antecediam minha geração e é sobre essa violência geracional onde incluo minha vó materna, minha mãe e eu, mulheres que foram violentadas fisicamente e psicologicamente por seus companheiros durante algum tempo, o que irei relatar e expor no meu trabalho de conclusão de curso utilizando-me de recursos e estudos performáticos. O trabalho conta com um amplo estudo dentro da arte de performance e autores que me nortearão ao longo do processo escrito e atuante o trabalho de conclusão de curso, colocando em prática a vivencia dessas três mulheres que foram violentadas por seus companheiros. Exploro essa manifestação artística como ferramenta para provocar reflexões, o trabalho consiste em conscientizar mulheres e homens sobre a violência contra as mulheres em seus diversos aspectos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Dançarinos de fichinha em Belém do Pará: dinâmicas sociais e econômicas(2004-11-01) DUARTE, Allan Fernandes Valente; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; LUZ, Suzana de Sousa da; http://lattes.cnpq.br/2434405392544847Este artigo investiga o papel dos dançarinos de fichinha em Belém do Pará, com foco em sua relevância social, cultural e econômica nas festividades locais. Predominantemente jovens, esses dançarinos oferecem entretenimento, apoio emocional e interação social. A pesquisa, baseada em uma metodologia qualitativa com observação participante e entrevistas com dançarinos, organizadores e diretores de grupos, revela sua importância para a identidade cultural de Belém. Além de enfrentar desafios como renda irregular e falta de reconhecimento formal, o estudo destaca a transição pela qual passam: os dançarinos estão deixando de depender dos locais de eventos para negociar diretamente com os clientes, aumentando sua autonomia, redefinindo seus papéis e potencial de ganho. No entanto, a falta de proteções legais os expõe à exploração, apontando para a necessidade de políticas públicas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Projeto Nossa Senhora Aparecida: aprendendo com a ludicidade(2004-11-01) SILVA, Raynara Soares da; MARTINS, Benedita Afonso; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971; LUZ, Suzana de Sousa da; http://lattes.cnpq.br/2434405392544847Este estudo se concentra na aplicação da ludicidade no ensino do ballet clássico para crianças de 4 a 6 anos no projeto Nossa Senhora Aparecida, localizado no bairro do Telégrafo Sem Fio em Belém-PA. O objetivo consiste em compreender a forma como essa abordagem é introduzida e quais os benefícios proporcionados aos alunos. Essa informação é fundamentada em entrevistas com educadores, pais, responsáveis e membros da Igreja Católica “Nossa Senhora Aparecida”, que estão constantemente acompanhando as crianças no desenvolvimento artístico, além de devidas observações de aulas para analisar o impacto do ensino lúdico do ballet na formação física, emocional e social das crianças. Na abordagem qualitativa, foram identificados resultados preliminares que sugerem melhorias significativas no desenvolvimento motor, coordenação, disciplina, concentração e autoestima ao longo das aulas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O corpo e seus rios de encantaria: processos de criação de uma videodança a partir das experiências de imersão e emersão(2004-11-04) FERREIRA, Saulo Josué Araujo; TAVERNARD, Cassio Mauro Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8479902207531993; ROSÀRIO, Daísa Gomes do; http://lattes.cnpq.br/4519301218600015Este “Trabalho de Conclusão de Curso - TCC”, intitulado: “O Corpo e Seus Rios de Encantaria: Processos de Criação de uma Videodança a partir das experiências de Imersão e Emersão”. Surgiu a partir do problema de pesquisa que levou-me a procurar endender a seguinte questão: “Como os processos de imersão e emersão a partir da videodança podem ajudar tanto nos processos criativos quanto nos processos de autoconhecimento artístico?. A metodologia de pesquisa pautou-se na compreensão de uma abordagem qualitativa pós positivista, o método estrurou-se a partir da compreensão do pensamento fenomenólogico/hermenêutico e o tipo de pesquisa baseou-se no modelo etnográfico a partir da Experiência de Imersão e Emersão - EIEs contidas no co conceito de “encantaria-corpo”, aliada a compreensão de "corpo-arquivo". O resultado dessa pesquisa ficou organizado em três capítulos: 1 - PROCESSOS DE IMERSÃO E EMERSÃO; 2 - VIDEODANÇA; 3 - PROCESSOS CRIATIVOS EM DANÇA E AUTOCONHECIMENTO”. Espera-se que o resultado desse trabalho possa, de alguma forma, contrubuir para instigar a construção de novos conhecimentos acerca da videodanças a partir de Experiências de Imersão e Emersão -EIES. Assim como compreender que o seu processo de criação pode ajudar na reflexão acerca de formas de se abordar a questão do autoconhecimento e sua importância não só para os processos de criação em dança, mas também para desenvolvimento do ser humano e do futuro Professor de Dança.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Carimbolando: o processo ensino - aprendizagem e espetacularidade do carimbó no município de São Domingos do Capim - Pará(2004-11-04) PIMENTEL, Klaryane dos Passos; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668Esta pesquisa teve como objetivo compreender o processo ensino-aprendizagem do Carimbó e sua espetacularidade no grupo Carimbolando. Grupo de jovens do município de São Domingos do Capim, pelo viés da Etnocenologia. Apresentando o saber-fazer da dança do carimbó nos interiores, enquanto artista–pesquisadora– participante. O suporte teórico-metodológico utilizado partiu dos estudos da Etnocenologia, por meio dos autores Bião (2007) e Oliveira (2015), que abordam sobre práticas e comportamentos espetaculares, sendo eles artísticos e culturais. Fundamentada em teóricos como Jastes (2012) e INRC (2013) sobre a dança do Carimbó. Para o ensino-aprendizado da dança, o estudo está alicerçado nas obras de Marques (2011) e Strazzacappa (2001). Os dados foram coletados no ano de 2023, por meio de entrevistas realizadas com quatro dançarinos do grupo Carimbolando. A abordagem da pesquisa é qualitativa-descritiva, na qual é retratada a minha trajetória acadêmica, juntamente com as experiências na dança do carimbó, no decorre desta caminhada, bem como, é revelada as vivências e os laboratórios sobre os movimentos da dança do carimbó no grupo Carimbolando. Como resultado apresento a espetacularidade de duas coreografias interpretadas pelo referido grupo podendo também serem visualizadas pelo link e pelo QR Code. Desta forma, esta pesquisa pretende mostrar a dança do Carimbó, para o fortalecimento e expansão do ensino da dança e das culturas dos interiores, especificamente, de São Domingos do Capim, no estado do Pará.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Performances no Twitter: um breve ensaio sobre formas de autorrepresentação contemporâneas(2004-11-04) CARVALHO, Marcos Adles de; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540Este é um Trabalho de Conclusão de Curso, da Licenciatura em Teatro, na Universidade Federal do Pará, requisito para conclusão da disciplina de TCC II, e orientado pela professora Drª. Karine Jansen. O trabalho é uma investigação sobre atividades performativas na Rede Social da Internet (RSI) Twitter, atualmente conhecida como X. Aqui, faremos um breve histórico sobre as formas de autorrepresentação na História, da literatura até chegar à Internet, depois vamos explorar um pouco da história desta rede social, para então esmiuçar como as suas autorrepresentações, expressões e interações podem ser relacionadas com a teoria da performance e do jogo, propostas por Richard Schechner. Outros objetivos desta pesquisa são: contextualizar historicamente a Internet e debater as dinâmicas de funcionamento particulares do Twitter/X. Apesar de ser um trabalho eminentemente da área do Teatro, com foco na performance, pretendemos trazer outros campos do conhecimento, como a Comunicação, no sentido de enriquecer interdisciplinarmente a discussão proposta. Esta é uma pesquisa qualitativa e descritiva, feita no intuito de aprofundar as discussões sobre Teatro, Performance e Novas Mídias. Foram adotados procedimentos como a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo na rede social.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Coreobrigue - impressões e reflexões no contexto do processo criativo em dança(2004-11-04) TENÓRIO, Natanael Magno; FREITAS, Waldete Brito Silva de; http://lattes.cnpq.br/5708316499099792O projeto de dança CoreoBrigue – o qual se inspira na história do brigue palhaço, no tempo do seu processo criativo, suscitou a cada encontro possibilidades de experimentação e criação poética no corpo a partir das propostas conceituais por Laban (fatores do movimento), e do método de improvisação em dança na perspectiva de José Gil, cujos corpos transformam-se e transcrevem-se no tempo/espaço narrativas oriundas do acaso significativo e assim tecem partituras corporais coreográficas a partir do contexto indutor sobre o massacre do brigue palhaço. Neste ínterim as múltiplas experiências atravessadas pelo corpo, através dos inúmeros laboratórios corporais, transformaram-se em recursos dramatúrgicos – recursos esses que na ótica metodológica da bricolagem a partir dos conceitos de Kincheloe, advém da experimentação, da análise e da integração das variantes para se obter um resultado, cujos corpos envolvidos transitam em “mares desconhecidos”, no qual desdobram-se em um fazer real e imaginário da cena. Nesse contexto, o corpo já não se comporta mais como corpo comum, mas como corpo que se transcende, que se bricola daquilo que está à sua volta, na qual a liberdade de criar, de constatar, de sentir, converteu se em cena poética.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As memórias do Sr. Penante: uma dramaturgia sobre o ator José de Lima Penante e o teatro paraense do século XIX(2004-11-04) REIS, Rafael Bruno Rodrigues dos; BEZERRA, José Denis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9404514273838260Este estudo propõe descrever e refletir sobre o processo criativo da peça As memórias do Sr. Penante como espaço de pesquisa e valorização das memórias das artes da cena paraense e do ator José de Lima Penante, por meio da pesquisa bibliográfica e documental, além de refletir sobre o processo aos olhos de um pesquisador-dramaturgo, acompanhado de uma pesquisa historiográfica. O caminho metodológico é dividido em quatro etapas: 1 – Levantamento bibliográfico e documental; 2 – Análise dos dados do material levantado; 3 – Desenvolvimento criativo da peça; e 4 – A obra em destaque. Neste levantamento inicial, três obras são o pilar investigativo, pois retratam pedaços da trajetória do artista Lima Penante (Salles, 1994; 2000; Ávila, 2019). Construir este texto dramático de cunho histórico-biográfico foi, na realidade, o ato de pesquisar os vestígios e rastros da história de Lima Penante deixados pelos acontecimentos históricos e fixados em fontes bibliográficas e documentais (Magalhães, 2019). Foram as personagens interpretadas por ele que caracterizaram um dos motores embrionários na construção da narrativa dramática, considerando como elementos essenciais da dramaturgia o tema, o enredo, as personagens, o espaço, o tempo e as ações dramáticas. Na peça criada nesta pesquisa, o protagonista representa o próprio ator no ano de 1892, ano de seu falecimento. Suas personagens ganham vida para contar a memória de nosso primeiro ator profissional que traçou um percurso fora do Estado, conforme Vicente Salles. Os resultados oriundos desse processo de pesquisa oportunizaram construir, não somente a peça, mas desdobramentos acadêmicos, performáticos e pedagógicos em teatro. Este estudo enfatiza a importância da pesquisa historiográfica na área do teatro paraense, assim como o estudo da dramaturgia histórica de figuras importantes que ainda precisam de um olhar atencioso. As memórias do Sr. Penante é uma peça teatral, em potencial, que pode provocar reflexões, debates, estudos e propagação cultural na área do teatro sob esta versão dramatúrgica e os desdobramentos que ela pode possibilitar futuramente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dramaturgias invisíveis: a importância do Teatro Inclusivo para crianças autistas(2004-11-04) CASTRO, Ana Paula; MAUÉS, Marton Sérgio MoreiraEste trabalho explora a importância do teatro inclusivo no desenvolvimento de crianças autistas, destacando como essa forma de arte oferece um ambiente seguro e estimulante para a expressão emocional e social. A experiência de uma mãe solo, que observou os impactos positivos do teatro na comunicação e sociabilidade de seu filho, Pedro, revela a necessidade de uma dramaturgia adaptada que respeite as singularidades de cada criança. A participação em atividades teatrais e circenses demonstrou melhorias nas habilidades motoras e na autoestima de Pedro, evidenciando o teatro como uma ferramenta eficaz para inclusão e desenvolvimento integral. As entrevistas com educadores de teatro ressaltam a carência de dramaturgias que reflitam as vivências de crianças atípicas e a importância de metodologias inclusivas que valorizem cada aluno como indivíduo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Guarda chuva vernacular: street dance, dança de rua, danças urbanas e suas possíveis diferenciações(2004-11-04) ARAGÃO, Bruno Richard Pimentel; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039; LUZ, Suzana de Sousa da; http://lattes.cnpq.br/2434405392544847Este trabalho tem como objetivo apresentar diferentes significados e contextos para os conceitos de street dance, dança de rua e danças urbanas. O objetivo é pensar como esses três conceitos são utilizados no âmbito acadêmico, e como uma definição mais específica para cada um deles pode enriquecer o seu uso em seus devidos contextos, fortalecendo o campo de pesquisa de cada um deles em suas especificidades, bem como esclarecer que eles têm diferentes usos e contextos. Para facilitar o entendimento da pesquisa, será traçado um paralelo da dança hip-hop freestyle com danças de outros gêneros que se encaixam nos conceitos. A abordagem bibliográfica visa traçar um diálogo com teóricos, pesquisadores acadêmicos e praticantes da cultura vernacular urbana, tais como Henrique Bianchine e Vanessa Garcia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Entre o teatro e as projeções audiovisuais na Poética de Nando Lima(2004-11-04) PEREIRA, Luana de Fátima Sousa; SANTOS, Adriana Maria Cruz dos; http://lattes.cnpq.br/3379311795685098O presente trabalho tem como objetivo identificar o recurso audiovisual como uma ferramenta usada no teatro, a partir da análise das performances e da trajetória do artista visual Nando Lima. Diante disso, essa pesquisa irá discutir as questões visuais encontradas em projeções usadas pelo artista e como as suas significações se relacionam com os espectadores em termos de interação e imersão, usando a visualidade e a tecnologia como parte da cena. Para a realização desse trabalho foram analisadas duas performances: “À Sombra dos Homens Ausentes” e “Incidental”. O trabalho consiste em entrevistar Nando sobre seu trajeto artístico e quais suas propostas ao usar as projeções, além de observar características do teatro e do audiovisual inseridas em suas obras.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A videodança como recurso metodológico para o ensino de uma dança interativa(2011-01-12) CONCEIÇÃO, Luiz Thomaz Sarmento; SAPUCAHY, Ana Flávia Mendes; http://lattes.cnpq.br/6144243746546776Este trabalho de conclusão de curso visa pesquisar as possibilidades criativas resultantes de experimentações envolvendo a videodança como um recurso metodológico para o ensino em dança na contemporaneidade. O processo histórico de modificações do pensamento e da prática em dança que culminaram no movimento conhecido como pós-modernismo, apresenta uma multiplicidade de técnicas e estéticas que possibilitaram hibridismos de linguagens tais como a do vídeo com a dança e que podem ser implementadas nas relações de ensino-aprendizagem como uma maneira de ensinar a dança inserida no seu contexto social, refletindo sobre a interferência das tecnologias na prática artística.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Complexus videodança: uma proposta metodológica para a criação artística(2011-06) NEVES, Dylan Carlos dos Reis; SAPUCAHY, Ana Flávia Mendes; http://lattes.cnpq.br/6144243746546776Esta pesquisa tem como objetivo principal propor uma metodologia aplicada na criação artística de videodança através das experimentações realizadas nos quatro trabalhos de campo na Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará, cujas intérpretescriadoras foram de fundamental importância no processo de construção que culminou em desdobramentos inesperados. A partir das experimentações, houve a necessidade de analisar os elementos constituintes da construção de videodanças que acarretou na criação do diagrama complexus sob a luz da teoria da complexidade de Edgar Morin. Neste sentido, as implicações teóricas ajudam na reflexão sobre o fazer artístico, pela qual revela outros caminhos antes não esperados. A proposta desta pesquisa também contribui para a iniciação em processos criativos; desperta o interesse para as implicações científicas e artísticas voltadas para arte; propicia a reflexão sobre os estudos referentes à área de dança e tecnologia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Roda viva: um estudo histórico-etnográfico da “roda” de Danças Circulares do Instituto Ocara em Belém do Pará(2011-06-20) TABORDA, Monike Christina; CAMARGO, Giselle Guilhon Antunes; http://lattes.cnpq.br/2551648142775344O presente trabalho é resultado de uma pesquisa histórico-etnográfica da “roda” de Danças Circulares dos Povos do Instituto Ocara (IO), tal como costumava ser praticada no Instituto de Artes do Pará (IAP), em Belém, no ano de 2010. Os referenciais teóricos baseiam-se, principalmente, na Antropologia da Dança, na Etnologia Ritual, nos Estudos da Performance e na Antropologia da Experiência, campos epistemológicos que nortearam a interpretação desta cultura dançante. A abordagem histórica (diacrônica) descreve as matrizes culturais de criação e afirmação das Danças Circulares Sagradas, no mundo e no Brasil; enquanto a abordagem antropológica (sincrônica) analisa e interpreta elementos e aspectos socioculturais constitutivos da “roda”, identificáveis a partir da “observação-participante” e da “participação-observante” da pesquisadora, em seu contato direto com a cultura praticante.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dança e psicomotricidade: uma proposta aplicada nas aulas de dança para crianças, no Centro Educacional Pé de Moleque(2011-06-28) NEVES, Adriana Di Marco; OLIVEIRA, Maria Ana Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/0145317590210668Esta pesquisa tem como tema central refletir sobre a relação da prática da dança no contexto escolar com os estudos da psicomotricidade. Possui como objetivo analisar exercícios de dança baseados nas atividades psicomotoras como contribuição para o desenvolvimento do aluno, na faixa etária de cinco a sete anos de idade. Isto é, a intenção se aplica em observar as contribuições da dança para o aprimoramento de habilidades básicas de movimento da criança. Além disso, o presente estudo aborda sobre a importância de um ensino da dança que estimule a liberdade e as possibilidades de movimento, em instituições educacionais regulares. Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa-ação, realizada com oito crianças do sexo feminino, estudantes da escola infantil da rede particular, Centro Educacional Pé de Moleque, matriculadas nas aulas de dança, ministrada pela pesquisadora que aqui se apresenta. Durante a pesquisa, foram aplicados dez planos de aulas de dança, no período de cinco de abril até cinco de maio, a fim de verificar o aprimoramento de habilidades psicomotoras, sob influência das aulas práticas de dança.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Criatividança: uma experiência de ensino em dança no Projeto Educação para a Vida(2011-06-30) CRUZ, Fanny Alecsia Costa; FERREIRA, Mayrla Andrade; http://lattes.cnpq.br/3654924974448971Esta pesquisa nos convida a uma reflexão sobre dança criativa compreendendo os processos de criação em dança numa perspectiva de construção rizomática que possui conexões múltiplas no universo artístico. Nessa visão de multiplicidade propõe-se neste trabalho uma rede de dança-criação onde se interligam as várias interfaces de um processo de ensino em dança com o ato de criar que dialogam com os elementos da improvisação na prática pedagógica em dança. Ao trazer a experiência da dança criativa no projeto educação para vida, reafirmamos a valorização do aluno-intérprete-criador enquanto ser histórico-cultural-social capaz de conduzir mudanças de todo um percurso, de não somente um processo criativo cênico, mas de toda uma vida. É feito o enfoque da dança numa abordagem contemporânea em diálogo principalmente com Rudolf Laban, Regina Miranda e Isabel Marques. A pesquisa é de abordagem qualitativa, construída a partir da pesquisa participante para análise investigativa da práxis, com enfoque no referencial da fenomenologia crítica, buscando alcançar as reais experiências vividas. Apresenta-se a tentativa de partilhar primeiras incursões pedagógicas em processos de dança criativa, a partir de experiências vivenciadas neste percurso inicial da docência. Conclui-se que a rede rizomática dança-criação aqui apresentada mostrou que as possibilidades de uma dança criativa podem ser elementos de estímulos em potencial da criatividade humana. Há um processo de compreensão, problematização, desvelamento, evidenciados como contexto proposto pelos alunos-intérpretes-criadores á luz da criação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Entre a teoria e a prática: um estudo histórico-etnográfico da metodologia de ensino do Ballet desenvolvida na Escola de Dança Ballare(2011-07-05) COUTINHO, Lucienne Ellem Martins; CAMARGO, Giselle Guilhon Antunes; http://lattes.cnpq.br/2551648142775344O presente estudo vincula-se ao Círculo Antropológico de Dança (CIRANDA), projeto de pesquisa do qual sou bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/UFPA). Nele objetivei fixar em formas pesquisáveis o método Royal Academy of Dancing (RAD), de ensino do Ballet Clássico, na Escola de Dança Ballare, em Belém do Pará. As estratégias e procedimentos metodológicos desta pesquisa foram se configurando ao longo desta trajetória, de acordo com os seguintes momentos: fase teórico-intelectual, marcada pela leitura de livros, textos, artigos, dissertações e teses; fase prática-experimental (trabalho de campo), na qual exercitei a “observação participante” das aulas de Ballet; apliquei entrevistas semiestruturadas com as bailarinas, com as professoras e com a diretora da Escola; transcrevi as entrevistas e analisei os dados coletados. E, finalmente, a fase de competência acadêmica, que corresponde à escrita e à defesa deste Trabalho de Curso (TCC). Começo descrevendo a história da Dança Clássica no Brasil, desde a sua entrada no Rio de Janeiro até sua chegada em Belém do Pará. Conceituo as técnicas trazidas para o país, descrevendo a trajetória do ensino da Dança Clássica, assim como mencionando educadores e métodos que possibilitaram a difusão da técnica clássica na cidade. Finalmente, adentro no universo da Escola de Dança Ballare, descrevendo (Etnografia) a totalidade de uma aula de Ballet e tentando compreender o processo de ensino/aprendizagem do método de Royal.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mahol: a dança de louvor como processo de ensino aprendizagem(2011-07-06) GARCIA, Lana Cristina Favacho; FERREIRA, Mayrla Andrade; http://lattes.cnpq.br/3654924974448971Esta pesquisa intitulada Mahol: A dança de louvor como um processo de ensino aprendizagem, nos convida a uma reflexão quanto á prática da dança, no ambiente litúrgico cristão protestante. Este trabalho aborda a visão de corpo da igreja medieval e seus reflexos na igreja evangélica contemporânea, com fins de entender a supressão da dança na igreja medieval e o crescimento dessa prática na igreja na contemporaneidade. Seu objetivo visa á disponibilização de materiais sobre o assunto, que ganha maior autenticidade por ter um olhar nativo desse processo, onde a pesquisadora trabalha sobre a perspectiva das igrejas evangélicas da contemporaneidade, especificadamente, a Igreja Batista Missionária da Amazônia (IBMA) em São Brás. A pesquisa caractetizou-se como uma pesquisa qualitativa, inicialmente, fez-se uma pesquisa bibliográfica a fim de conhecer autores referente a temática em questão. Através da utilização de uma pesquisa etnográfica, a qual permitiu apreender à realidade do trabalho de campo, a partir da observação participante, fez-se a análise investigativa da práxis da dança, obtida através de entrevistas com o grupo pesquisado Sibecai da IBMA. Esta visão proporcionou a construção da tríade dança- adoração- educação, que compõe os princípios desta pesquisa, como possibilidade de uma formação para além da escola, considerando o homem como ser histórico- social- cultural. Em diálogo com a dança, a adoração e a educação, apresento os principais autores abordados: Antônio Faro (2004),JudsonCornwall (1995) e Isabel Marques (2007), que nos levam a desbravar de maneira reflexiva, o universo do ambiente do culto evangélico, tendo como referência a dança e o adorador- educador, que contam como subsídios para reforçar a prática de ensino da dança na igreja, respeitando a cultura de cada denominação, propondo maior disseminação dessa prática como expressão de quem a vivência. O local da pesquisa de campo foi elencado pelo olhar nativo da pesquisadora, que partilha da mesma denominação, Batista. A escolha do objeto da pesquisa, o Ministério de dança Sibecai, ocorreu pela necessidade que a pesquisadora manifestou em observar o que já vivia na sua igreja local, para que pudesse dessa forma visualizar de fora para dentro sua vivência diária. Dessa forma, obteve-se dados satisfatórios como o processo ocorrido que levou a reflexão da prática da dança no culto evangélico, observado nos ensaios do Sibecai e no momento de ministração no culto na IBMA, o que evidenciou a dança de louvor como fonte de ensino e aprendizado. Essa prática não vem apenas como um complemento no culto evangélico, mas torna-se o próprio culto de quem vivencia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jazz: uma proposição para criação na Escola de Dança Paula Lisboa(2012) VALE, Mayara Almeida do; FERREIRA, Mayrla Andrade; http://lattes.cnpq.br/3654924974448971Este trabalho de conclusão de curso trata da minha história na dança, de como e quais influências me levaram a criação híbrida na linguagem do jazz dance, procurando proposta de ensino com o foco nas possibilidades de desenvolvimento da consciência corporal para desvendar novas movimentações e processos criativos. O objetivo deste trabalho é discutir o jazz dance enquanto linguagem híbrida relacionando com uma proposta de ensino para a criação do mesmo. Sua metodologia constitui-se acerca de coletas de dados e a partir de observações, que resultam na sugestão coreográfica coletiva de minhas alunas. A noção de hibridização nesse trabalho é compreendida a partir de Nestor Canclini (2008) que inicia e se mantém presente em todo o desenvolver desta pesquisa e minhas proposições partem de compreensões acerca do livro de Lenira Rengel (2008) “Temas de movimento de Rudolf Laban”.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Similitudes: olhares sobre um processo de criação em dança na E.E.E. Luiz Nunes Direito, em Ananindeua-PA(2012) CUNHA, Antonio Luis Monteiro da; SOUZA, Luiza Monteiro e; http://lattes.cnpq.br/1365524959135039Este trabalho promove reflexões a partir do processo de construção coreográfica na linguagem da dança contemporânea, chamadode espetáculo Similitudes, na escola pública Luiz Nunes Direito em Ananindeua, expondo a importância da dança no ambiente escolar. Sendo assim, evidenciando as contribuições no fazer artístico educacional a partir de minha vivência enquanto aluno, bailarino e, consequentemente, coreografo, promovendo um fazer coletivo de descobertas com os sujeitos envolvidos a partir do tema gerador. Contudo, analisando o trânsito livre de ideias para englobar todos no processo. Nesta pesquisa revelam-se aspectos críticos e reflexivos, diálogando com as falas dos sujeitos com o meu olhar, atrelando-se com os dos autores, resultando uma relação entre dança, corpo e educação