Curso de Língua Portuguesa - CABAE
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Navegando Curso de Língua Portuguesa - CABAE por CNPq "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A funcionalidade do item lexical “Confia” como forma não canônica de negação na rede social X(2025-09-11) BATISTA, Paulo Renan Farias; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098O presente trabalho realiza uma discussão a respeito do fenômeno da negação, sobretudo no que se refere ao item “confia”, o qual, a depender do contexto e da intenção comunicativa, assume valor de negação, tendo em vista que tal recurso não se restringe apenas aos advérbios considerados canônicos no português brasileiro. Objetiva-se analisar e discutir o papel da unidade “confia” como forma de negação não canônica em interações discursivas na rede social X. A pesquisa é de caráter qualitativo, uma vez que a análise e interpretação dos dados coletados configuram-se como aspectos fundamentais para a construção de significados. Como constructo teórico utiliza-se autores, como Givón (1995), Martelotta e Areas (2003), Bybee (2010), Rosário (2022) e Oliveira (2020), que investigam a língua a partir de uma faceta funcionalista, em que tal organismo é maleável e motivado e, por isso, sofre alterações de acordo com as intenções e necessidades de cada falante. Nessa lógica, este artigo justifica-se pela pretensão de compreender como termos linguísticos, os quais apresentam estado de negação, por intermédio de atos expressivos comunicativos, alteram-se à vista de uma demanda linguística. Dessa forma, é mister pontuar que a língua não se constitui como um sistema engessado e autônomo, posto que os falantes são altamente expressivos e, por esse motivo, ao recrutarem e reciclarem formas já estabelecidas, modificam tal estrutura em função de seus objetivos discursivos, fato que demonstra a essencialidade entre língua e comunicação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A leitura não-verbal na obra 'Leitura sem palavras' de Lucrécia D’aléssio Ferrara(2024-11-15) NATIVIDADE, Raíssa dos Santos; SILVA, José Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860O presente Trabalho de Conclusão de Curso analisa a obra Leitura sem Palavras, de Lucrécia D’Aléssio Ferrara (2004), com o objetivo de discutir a importância da leitura não-verbal nos estudos da comunicação e sua relevância para a sociedade contemporânea. Fundamentada em uma abordagem qualitativa e interpretativa, a pesquisa dialoga com a semiótica de Peirce, o pensamento de McLuhan e as contribuições de Barthes, Eco, Santaella, Saussure e Bakhtin. O trabalho aborda a cidade como texto não-verbal, destacando signos urbanos, grafites e usos sociais do espaço, além de explorar aplicações da leitura não-verbal em áreas como publicidade, moda, design e educação. A análise evidencia que os signos não-verbais não são neutros, mas carregam dimensões ideológicas e culturais que organizam percepções e moldam comportamentos. Conclui-se que a leitura não-verbal é uma prática indispensável para a formação de leitores críticos, capazes de compreender os desafios da comunicação na era digital, marcada por memes, emojis, fake news e linguagens multimodais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A linguagem dos feirantes na feira de Abaetetuba: uma abordagem variacionista(2025-09-18) FRANCO, Diego da Silva; FERNANDES, Helane de Fátima Gomes; http://lattes.cnpq.br/7945915787371959O presente trabalho se localiza dentro dos estudos da linguagem, de abordagem variacionista, com foco nos aspectos relacionados as especificidades da fala de cada grupo social. O objetivo é discutir acerca da relação entre sociedade e linguagem, a partir da linguagem dos feirantes na feira de Abaetetuba – PA, o qual serão analisados expressões típicas dos feirantes. Compreendese que existem uma série de ramificações que influenciam os modos de expressão e estão relacionados com o contexto social que rodeiam os sujeitos. Como aporte teórico, utilizamos prioritariamente os estudos de Alkmim (2006), Bortoni (2014) e Bagno (2007). A pesquisa aqui desenvolvida é de abordagem qualitativa e desenvolveu-se a partir de algumas etapas principais, um estudo bibliográfico, a pesquisa de campo para a coleta de dados, a etapa de análise e, por fim, a escrita do artigo científico. A investigação nos indica que os feirantes de Abaetetuba dispõem de um quadro sociolinguístico marcado por uma forte identidade local, flexibilidade comunicativa e preservação de traços linguísticos próprios. Os feirantes não apenas reconhecem que seu modo de falar difere de outras regiões, mas também atribuem valor a essa diferença. Ademais, a pesquisa revela que o modo de falar dos feirantes é um aspecto cultural, permeado por história, relações sociais e valores compartilhados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A relação metafórica do termo 'canoa' na construção da predicação(2025-09-11) LOBATO, Mayara de Fátima dos Santos; FERREIRA, Antônio Bruno Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/1222144281572089; https://orcid.org/0000-0001-5892-1994; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098O presente estudo traça uma discussão sobre a expressão “ele é canoa” fazendo uma comparação e ou uma predicação acerca de construir um atributo, sob a perspectiva da linguística funcional (Givón, 1995) e da semântica cognitiva (Lakoff; Johnson, 1980; Souza, 1984), com foco nos fenômenos da metáfora conceptual e nos estudos da reciclagem linguística (Oliveira, 2020). Tem como objetivo analisar “A relação metafórica do termo ‘canoa’ na construção da predicação”. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e bibliográfica. O corpus da pesquisa foi composto por dados extraídos de interações espontâneas no aplicativo WhatsApp, coletados entre os meses de setembro e novembro de 2023. A análise revelou que termos do léxico comum podem ser ressignificados em situações comunicativas específicas, como no caso da expressão “Ele é canoa”, que sofre um processo de reciclagem linguística, adquirindo novos sentidos conforme as práticas socioculturais dos falantes. Portanto, os resultados confirmam que a linguagem é dinâmica, adaptativa e sensível às experiências cognitivas e sociais, refletindo a constante transformação dos significados no uso real.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A aplicação da teoria semiótica peirciana no gênero charge(2018-06-28) SANTOS, Adenilda Sena dos; SILVA, Jose Eduardo Pastana; http://lattes.cnpq.br/3038368016154860O presente trabalho investiga o processo de significação implícita envolvendo o gênero charge segundo a perspectiva da semiótica peirceana. Deste modo, busca-se compreender o processo de produção de sentido à luz desta teoria. A metodologia empregada é de acordo com Santaella (2005). Para complementar nossa investigação sobre o processo de produção de sentido referente ao corpus analisado, estabelecemos diálogo com Marcuschi (2011), que teoriza sobre os gêneros textuais e com Fernandes (2008) e Orlandi (1999), que tratam sobre Análise do Discurso. A leitura da charge a partir da análise semiótica realizada nos permitiu concluir que a significação implícita se dá exatamente no modo como o signo está configurado, confirmando a ideia de que o signo representa uma realidade sociocultural, um discurso, mas essa representação ocorre de forma expressiva, o que é peculiar ao gênero charge.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As atitudes linguísticas e ideofones na comunidade quilombola Oxóssi da ribeira em Moju-PA(2025-09-10) SILVA, Beatriz Silva e; DIAS, Marcelo Pires; http://lattes.cnpq.br/2696005070967074; https://orcid.org/0000-0002-7129-1322Este artigo tem como objetivo descrever as atitudes linguísticas em relação ao uso de ideofones na comunidade Quilombola Oxóssi da Ribeira, localizada no município de Moju, no Estado do Pará. A pesquisa se fundamenta na perspectiva e fundamentos da Sociolinguística, com ênfase nos estudos sobre variação e percepção linguística, particularmente nos estudos sobre crenças e atitudes linguísticas. Partimos de uma abordagem quantitativa, por meio da aplicação de questionário de atitudes com e sem estímulo de fala a um grupo de informantes estratificados em faixa etária e sexo/gênero. Delimita-se à descrição e interpretação das avaliações dos próprios falantes da comunidade, com foco na percepção do uso dos ideofones em contextos espontâneos de fala. Os resultados indicam a presença de ideofones na oralidade local, com variações significativas nas atitudes dos falantes da comunidade, marcada por fatores sociais de idade e gênero. A análise evidencia a importância das percepções dos próprios falantes sobre sua atitude na variação linguística e contribui para mapeamentos de práticas discursivas de pesquisas acadêmicas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As relações de ensino-aprendizagem nas práticas de leitura e escrita no 9º ano de uma escola Quilombola(2025-09-15) PAES , Cinthia da Silva; VILHENA, Vilma Torres; FERREIRA, Antônio Bruno Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/1222144281572089; https://orcid.org/0000-0001-5892-1994Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar de quais maneiras as práticas de leitura e escrita podem contribuir para a superação das dificuldades de aprendizagem enfrentadas por estudantes do 9º ano da Escola Quilombola Santo André, localizada nas ilhas de Abaetetuba-PA. A pesquisa fundamenta-se em autores como Vygotsky (1991), Freire (1996), Bortoni-Ricardo (2004) e Soares (2004), que destacam a importância da interação social, do letramento crítico e da valorização da diversidade linguística no processo educativo. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, utilizando questionários aplicados à professores de Língua Portuguesa à coordenação da escola e aos alunos, com análise de conteúdo das respostas. Os resultados indicam que, embora os alunos apresentem dificuldades relacionadas à ortografia, coesão e organização textual, as práticas pedagógicas fundamentadas no contexto cultural quilombola favorecem o engajamento, fortalecem a identidade dos estudantes e promovem avanços significativos na produção escrita. Conclui-se que a integração entre a cultura local, as práticas de escrita e as estratégias pedagógicas diferenciadas constitui fator essencial para o desenvolvimento das competências linguísticas e para a consolidação de uma educação inclusiva e emancipadora.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Caminhos percorridos: um memorial de desafios, formação e transformação(2025-09-20) SOARES, Jacqueline Costa; SANTOS, Josiclei de Souza; http://lattes.cnpq.br/7588985867886177O presente trabalho tem como objetivo relatar minha trajetória educacional até a conclusão de mais essa etapa da minha vida estudantil, agora na formação do curso de Letras Língua Portuguesa. O relato apresentado busca destacar momentos importantes da minha vida estudantil, incluindo desafios superados, aprendizados adquiridos e pessoas que fizeram parte dessa jornada. Cada fase foi marcada por descobertas e crescimento constante, professores e colegas foram essenciais nesse processo, contribuindo com apoio, incentivo e inspiração. Participei de atividades extracurriculares que ampliaram minha visão de mundo e fortaleceram meu compromisso com o estudo e o contato com diferentes realidades foi essencial para minha formação. Este trabalho se apresentou como uma oportunidade única de revisitar minha caminhada desde os primeiros passos no universo da educação até os momentos mais recentes da formação no ensino superior. Não foi um percurso linear, tampouco isento de obstáculos, mas cada vivência contribuiu para a formação de uma profissional mais crítica, sensível e consciente do seu papel no mundo. Ao refletir sobre o processo formativo por meio de um memorial, pude compreender que o conhecimento não é algo que se acumula, mas sim algo que se constrói com base nas experiências, nos encontros e nas rupturas. Esta escrita foi, portanto, um exercício de ressignificação das dores e das conquistas, dos erros e dos acertos e também de fortalecimento da minha voz enquanto educadora.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Concepções teóricas sobre mudança linguística(2022-12-22) FURTADO, Airton Nunes; DUARTE, Raimunda Dias; http://lattes.cnpq.br/7984277654304859Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A construção do sentido nas capas de revista Veja de 2016 e 2017 com assunto política no âmbito nacional(2018-12-21) FERRANTI, Rúbna Laíse Pereira dos Santos; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268Este trabalho tem como tema a construção de sentido das capas de revista Veja dos anos de 2016 e 2017, sobre política no âmbito nacional. O trabalho tem como objetivo analisar como os sentidos das capas dos exemplares são construídos, compreendendo aquilo que é dito ou subtendido. Visa, também, analisar as influências externas, por exemplo, o conhecimento de mundo que os discursos das manchetes sofrem. E, ainda, busca observar os efeitos que as capas ocasionam na sociedade, se os discursos das capas sofrem influências e como os atores sociais que estão presentes nelas são representados. Do ponto de vista metodológico, fizeram-se necessários, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica de obras de Análise de Discurso Crítica (ADC) e um levantamento de capas de revistas para que pudesse ser feita a escolha de quais delas seriam pertinentes para essa pesquisa. Ademais, aplicou-se um questionário como ferramenta de coleta de dados, com perguntas relacionadas aos objetivos da pesquisa. Ressalta-se que esta pesquisa é de caráter qualitativo descritivo. Os resultados puderam mostrar como o leitor compreende a capa de revista, se ele consegue ver quais efeitos de sentido são gerados a partir da composição das capas e da representação dos atores sociais nelas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O conto: um olhar sobre a leitura literária na escola E. E. F. M. Benvinda de Araújo Pontes(2019-02-11) CARDOSO, Elianey de Jesus Pena; SARMENTO-PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento; http://lattes.cnpq.br/3263239932031945O tema: O CONTO: Um olhar sobre a leitura literária na Escola E. E. F. M. Benvinda de Araújo Pontes, foi escolhido a partir das inquietações e observações quanto a importância da prática da leitura literária, no 9º ano do ensino fundamental na referida instituição, durante o turno da tarde onde pude perceber que a leitura literatura é pouco valorizada. A partir desse fato propõe-se este trabalho, que objetiva analisar como os professores do 9º ano do ensino fundamental trabalham a leitura literária em suas aulas, buscando contribuir na formação leitora dos educandos. Este estudo baseia-se em uma pesquisa de cunho bibliográfico e de campo seguindo uma abordagem qualitativa que utilizou como instrumento de pesquisa de entrevistas que seguiram o modelo semiestruturado aplicadas a professora da turma e 10 alunos da turma investigada, bem como das técnicas de interpretação dos dados onde se utilizou como instrumento da análise de conteúdo e documental. O referencial teórico do trabalho é composto por Freire (1981), Koch e Travaglia (2009), Koch e Elias (2011), Lajolo (1993), entre outros autores. Os resultados da pesquisa demostram que as diretrizes da prática pedagógica destinada a leitura literária no ensino fundamental ainda são poucos valorizadas e aprofundadas nos ambientes educacionais. Sendo que os principais achados desta investigação apontam que a prática de leitura literária contribui significativamente para a formação leitora, uma vez que proporciona aos educandos uma grande diversidade de contos e histórias que atraem a atenção dos leitores.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O crime do Tapuio: literatura e saberes tradicionais na cultura Amazônica(2022-11-18) PINHEIRO, Salomão do Carmo; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172A cultura Amazônica é conhecida por sua vastidão de saberes que estão presentes nos hábitos cotidianos dos sujeitos inseridos nela. Na literatura, o Autor paraense José Veríssimo apresenta estes costumes onde damos destaque para a inserção das ervas medicinais e gorduras vegetais no tratamento de enfermidades, que na trama, são os principais recursos para o alívio das dores da personagem Beltrana. Exposto isso, esta resenha crítica tem como objetivo analisar a maneira em que estes saberes medicinais se manifestam na cultura amazônica. Teremos como corpus de análise o conto “O Crime do Tapuio”, de José Veríssimo, para constituir as bases teóricas buscaremos apoio nas linhas de pesquisa da literatura e Cultura com ênfase nos postulados teóricos de Walter Benjamin (1986) e José Veríssimo (1977) em seus escritos sobre a história da literatura Brasileira.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A cultura amazônica em gêneros textuais: uma ferramenta metodológica para as aulas de língua portuguesa no contexto escolar(2022-11-18) PEREIRA, Sebastiana Sarges; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172Os gêneros textuais são considerados importantes ferramentas quando trabalhados de maneira correta nas aulas de Língua Portuguesa. Desta forma, o objetivo geral do presente trabalho consiste em compreender que a abordagem da cultura amazônica em gêneros textuais é uma importante ferramenta metodológica para ser trabalhada em aulas de Língua Portuguesa no contexto escolar. Tem-se como objetivos específicos: abordar o conceito de gênerostextuais e suas exemplificações, além disso, demonstrar as abordagens que os documentos que norteiam o currículo no Brasil fazem em relação aos gêneros textuais; conhecer os aspectos de identificação cultural amazônica por meio dos gêneros textuais, além de identificar as características culturais da Amazônia; apontar que a cultura amazônica atrelada aos gêneros textuais possibilita o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa. Os percursos metodológicos abordam que a presente pesquisa é considerada: básica, exploratória, possuindo abordagens qualitativas, sendo delineada pelo estudo bibliográfico. Dessa forma, a coleta de dados foi feita no Google Scholar, Scielo e repositórios de universidades públicas. Os resultados apontam discussões e reflexões acerca das temáticas sobre gêneros textuais e a cultura amazônica. Dessa forma, os gêneros textuais atrelados a abordagens da cultura amazônica possibilitam ao aluno um aprendizado significativo, pois ele estará estudando as suas práticas sociais, sua cultura, seu espaço geográfico e território. Conclui-se, as literaturas regionais, podem ser um grande aliado em sala, mas cabe ao professor introduzi-las e trabalhalas de maneira correta.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A ditadura expressa nas capas da revista Veja(2017) SANTOS, Kamila da Silva; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; https://orcid.org/0000-0003-0429-9700O presente trabalho é baseado na teoria da Análise do Discurso Crítica (ACD) e em uma breve investigação histórica do regime ditatorial brasileiro. O objetivo é analisar o modo como os meios de comunicação, em especial às revistas, demonstravam os acontecimentos que atingiam o Brasil na época da Ditadura, buscando refletir sobre a influência ou não do regime nas capas de revistas, já que a censura e repressão fez parte deste periodo. Nesta perspectiva buscamos ponderar sobre a influência ou não do Regime Militar nas imagens (fotográficas e ilustrativas) veiculadas e de que maneira estas capas afetavam a população que ficava muitas vezes sem saber o que acontecia devido à repressão praticada sobre a população pelas mídias neste período. Foram selecionadas duas (2) capas da revista Veja – Editora Abril.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Do gênero textual conto à realidade do ensino de língua portuguesa: uma análise sociolinguística, identitária e discursiva do conto “Nóis mudemo” de Fidêncio Bogo(2025-09-15) SILVA, Enilvan de Jesus Costa da; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; https://orcid.org/0000-0003-0429-9700; FERREIRA, Antônio Bruno Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/1222144281572089; https://orcid.org/0000-0001-5892-1994O presente trabalho apresenta uma análise do conto nóis mudemo, de Fidêncio Bogo, embarcado nos conhecimentos sociolinguístico, identitários e discursivos caracterizados em seu contexto. Busca também destacar uma visão renovada de como ensinar língua portuguesa brasileira nas escolas, demonstrando um novo processo de ensino/aprendizagem desta disciplina, com a valorização das características do alunado, os quais trazem consigo tais marcas de registro social e acabam desembocando dentro do espaço escolar. Objetiva-se reconhecer as particularidades do aluno e partindo desse ponto, propor abordagens significativas na aquisição dos conhecimento em língua portuguesa em sala de aula. Usa-se como metodologia neste estudo uma revisão bibliográfica, com abordagem analítico discursiva, traçando uma estratégia de interrelações entre a linguagem, identidade e discurso. Sendo assim, buscou-se discutir com Bagno, Hall e Ramalho & Resende para esta análise. Nesta perspectiva, investiga-se as variações dialectais, as particularidades de fala, a identidade social e a força que o discurso no conto demonstra. Sendo assim, este trabalho irá externar o que não deve ocorrer dentro das aulas de língua portuguesa brasileira e auxiliar o educador na busca de novas metodologias para transformar, de forma positiva, seu alunado.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Um estudo semântico-pragmático sobre os processos implícitos encontrados em construções binárias por inferência na hipotaxe adverbial(2024-11-07) COSTA, Wanessa do Espírito Santo Queiroz; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098O presente artigo realiza uma discussão de cunho sintático-semântico acerca das construções binárias que são encontradas em atos interacionais que apresentam processos implícitos por meio de inferência na hipotaxe adverbial, a saber: “Mais um pio, eu retiro de sala”, essa construção, ao ser analisada por um viés funcional, pode-se notar que infere valores semânticos de tempo, causa e condição. Além disso, é importante ressaltar que esta pesquisa é fruto dos debates que ocorreram no Núcleo Amazônico de Estudos Semânticos do Português – NAESP, no qual fazia parte como bolsista e esses debates foram primordiais para o desenvolvimento da pesquisa que objetiva também explanar o processo que leva à criação de construções binárias por inferência na hipotaxe adverbial. Nesse sentido, o trabalho fundamenta-se nos pressupostos da Linguística Funcional, na linha de Bybee (2010) e no trabalho de Decat (2001), que advogam sobre a língua se modelar a partir dos usos. Logo, construções que fogem dos padrões sintáticos canônicos não são criadas de forma aleatória, mas motivada. Dessa forma, para realizar tal discussão, recorreu-se às redes sociais, com o propósito de coletar dados que demonstrem as omissões de termos em um complexo oracional.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A expressão “quem dera" como forma de negação não canônica: uma análise funcionalista(2025-09-11) CARDOSO, Carla Beatriz Rodrigues; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098A presente pesquisa trata da análise funcionalista da expressão “quem dera” como uma forma de negação não canônica da Língua Portuguesa. Nesse sentido, objetiva-se apresentar e analisar tal construção, que, embora utilizada de forma constante, não está registrada em documentos oficiais do sistema linguístico. Para isso, analisou-se 5 dos 40 dados encontrados no aplicativo de mensagens Whatsapp, a partir dos quais se constatou que tal construção é mais comum, do que os advérbios, em contextos informais de interação comunicativa de negação. Diante disso, para fundamentar as discussões deste trabalho, inicialmente, fez-se um estudo das gramáticas de Cegalla (2008) e de Bechara (1999), a fim de apresentar e de conceituar os termos que constroem o vocábulo “quem dera”. A saber, define-se o “quem” como um pronome interrogativo e o “dera” como verbo conjugado na terceira, ou na primeira pessoa, do pretérito mais-que-perfeito do modo indicativo. Sob essa perspectiva, o pronome é aquele que se refere a determinada pessoa do discurso, e o verbo, aquele que sinaliza a ação de transferência – concreta ou abstrata – de algo para outrem. Entretanto, quando se debate sobre o domínio de negação, essas categorias morfológicas de função previamente definidas ganham novos sentidos. Isso posto, assentou-se as discussões nos principais postulados do funcionalismo para formular explicações sobre essa mudança de significado. Assim, dentre os estudiosos que abordam sobre a temática, para Rios de Oliveira (2020), as expressões linguísticas que são muito usadas tendem a se desgastar com mais rapidez, de modo que as pessoas buscam reciclar as quais se tornam ultrapassadas, o que explica a preferência pelo “quem dera” em detrimento dos advérbios de negação. De modo semelhante, Rosário (2015) afirma que, em razão das necessidades comunicativas, os falantes buscam novo rótulos, no intento de satisfazer a sua criatividade e expressividade linguísticas. Assim, esses e outros teóricos, apresentados ao longo do trabalho, fornecem importantes contribuições que são fundamentais para entender o objeto de análise desta pesquisa. Logo, conclui-se que o “quem dera” é reflexo de um português maleável, motivado por fatores sociais e culturais, que constantemente é reconstruído pelos usuários da língua, sob justificativas diversas, entre as quais se ressalta a expressividade desses sujeitos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Facetas discursivas em torno da criminalização da homofobia e da transfobia(2019-12-19) TAVARES, Raylton Carlos de Lima; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268Neste artigo, analiso uma cadeia de eventos discursivos em torno da decisão do Supremo Tribunal Federal em tipificar como crime a homofobia e a transfobia. A investigação baseia-se na arquitetura teórico-metodológica dos Estudos Críticos do Discurso. O corpus compõe-se de três textos do jornal O Antagonista, analisados, principalmente, à luz da linguagem de descrição do sistema de Transitividade. Os resultados apontam que a representação tematiza o possível descontentamento de religiosos e apaga os benefícios à comunidade LGBTQI+, e que há sentidos ideológicos que operam através da dissimulação e do expurgo do outro, trabalhando na manutenção do estado de violência contra LGBTQI+.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formas de negação não canônicas nas construções [NEM X], [NEM EM], [NEM QUE] e [NEM SE](2024-11-07) ARAÚJO, Irna Moraes; RUA, Robson Borges; http://lattes.cnpq.br/7339534694238282; https://orcid.org/0000-0002-9070-7098O presente trabalho pauta uma discussão a respeito do fenômeno da negação, traçando o foco para os diversos usos de uma expressão considerada canônica pelo Português Brasileiro, em conjunto com outras não-canônicas. Este estudo tem como objetivo apresentar o processo de adaptação linguística que ocorre no português, através de um olhar relacionado à motivação da linguagem. Por esse motivo, esta pesquisa justifica-se pela verificação de que os seres humanos são expressivos, através das mais variadas formas de se comunicar. Este trabalho se propõe a complementar os estudos existentes na área do Funcionalismo, visto que a língua é funcional e dinâmica, e está sempre em constante evolução, assim como o meio social em que ela está inserida. Assim, é imprescindível a realização de pesquisas relacionadas às variações linguísticas dentre as quais pode-se citar o objeto deste estudo, e as formas que elas ocorrem, visto que essas alterações existem no dia a dia e são essenciais para a realização da comunicação no meio da linguagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gênero dissertação escolar na perspectiva do uso dos articuladores de conteúdo proposicional e discursivo-argumentativo(2013) MENDES, Adriana Serrão; GALVAO, Alessandro Nobre; http://lattes.cnpq.br/3246625519590166Neste trabalho, analisamos os articuladores de conteúdo proposicional e discursivoargumentativos nas dissertações de alunos da Escola pública de Ensino Fundamental e Médio Esmerina Bou-Habib e do Colégio particular Engels. De maneira mais específica, buscamos determinar em que grupos de textos coletados há maior incidência desses fenômenos, bem como vislumbrar o impacto desses articuladores na consecução dos propósitos comunicativos dos produtores textuais. Para tanto, faremos uso dos trabalhos de Bentes e Mussalim (2008), Camacho (2001), Koch (2001, 2004, 2008), Fávero e Koch (2002), Possenti (1996) e Souza (2003), trabalhos estes que sedimentam nossas análises no quadro teórico da Linguística de texto de viés cognitivo-discursivo interacionista.
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