Faculdade de Ciências Naturais - FACIN/CBREVE
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Navegando Faculdade de Ciências Naturais - FACIN/CBREVE por Orientador "PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) BANCOS DE APOIO AO USO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS(2019-02-28) ARAGÃO, Paulo Márcio; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835Os métodos de ensino e aprendizagem vem se modernizando ao longo dos tempos, e as aulas com recursos exclusivamente tradicionais estão dando lugar às aulas virtuais em ambientes modernos e com tecnologias inovadoras, motivando o aluno para a aprendizagem. Uma das grandes vantagens do uso de Objetos Virtuais de Aprendizagem é que o aluno tem a possibilidade de manipular as ferramentas virtuais independente do tempo, espaço ou tutores, por exemplo, desde que se tenha acesso a um computador smartphone ou aparelho com recursos tecnológicos similar. Diante disso,é realizada uma pesquisa Bibliográfica elaborada a partir de material já publicado, com a inclusão de procedimentos técnicos de uma pesquisa documental sobre as principais plataformas de apoio ao professor e bancos de acesso livre que disponibilizam OVAs para o ensino de Ciências, dentre eles: ProInfo, eProInfo, Portal do Professor, Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) e PhET interactive simulations. Assim é indicado os recursos tecnológicos disponíveis para facilitara reconstrução do conhecimento dentro e fora do ambiente escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) ENSINO DE CIÊNCIAS E A ABORDAGEM DA QUÍMICA EM LIVROS DIDÁTICOS DO 6º AO 9º ANO: compreensão da natureza como um todo dinâmico ou fragmentado?(2019-01-15) POMPEU, Elvis Vieira; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) orientam que os conteúdos de Ciências sejam trabalhados de forma integrada. A interdisciplinaridade e integração dos conteúdos, também, deveriam estar expressas nos livros didáticos de Ciências do Ensino fundamental, dada a importância deste recurso didático. A pesquisa do tipo qualitativa e documental analisou a coleção de livros didáticos de Ciências do “Projeto Araribá”, selecionado no PNLD 2017-2019 para uso nas escolas municipais que ofertam os anos finais do Ensino fundamental na zona urbana do município de Bagre/PA, com o objetivo de investigar como a Ciência Química é abordada nesses livros. O resultado da pesquisa mostrou que os conhecimentos químicos estão distribuídos em todos os volumes da coleção e com concentração dos conteúdos de química no livro proposto para o 9º ano. Nos livros do 6º, 7º e 8º ano há poucas referências ao conhecimento químico, havendo apenas citações superficiais sem disponibilidade conceitual. Constatando assim que há uma separação no que diz a respeito aos conhecimentos relativos a Química, Física e Biologia, que pode contribuir para uma visão fragmentada das Ciências da natureza. Os níveis de representação do conhecimento químico (macroscópico, microscópico e simbólico) são presentes em toda a coleção. Mas, de forma geral, é priorizado o uso do nível macroscópico, através de figuras, havendo maior carência de uso dos níveis microscópico e simbólico nos livros do 6º, 7° e 8º ano. A partir dos resultados espera-se chamar a atenção para a introdução adequada da Química no Ensino fundamental de maneira interdisciplinar e integrada as demais Ciências Naturais, contribuindo para a compreensão da natureza como todo dinâmico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) QUIMISHOW: um game de misturas e métodos de separação(2023-09-18) SOUZA, Fábio Pacheco de; SOUZA, Tiago Pacheco de; PEREIRA FILHO, Silvio Carlos Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9987897593457877; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835Uma parcela significativa da sociedade contemporânea vive em um mundo profundamente marcado pelo uso de Tecnologias Informação e Comunicação (TICs) em atividades básicas dos diversos contextos da vida cotidiana. Por outro lado, persiste uma realidade marcada por Índice de Desenvolvimento Humano muito baixo, como na cidade de Melgaço, onde o acesso a essas tecnologias é dificultado. Assim, entendemos que a escola é importante instrumento para a transformação social e deve ser um local de acesso e incentivo ao uso criativo das TICs, portanto, precisa ser ambiente para democratização dessas tecnologias, contribuindo para aprendizagem e para inclusão digital e social. Esperamos que o recurso didático elaborado possa contribuir para o enfrentamento da exclusão social ao passo que contribua para a aprendizagem dos objetos de conhecimento propostos. Em vista de oportunizar e aproveitar o potencial de comunicação das TICs, este trabalho consistiu na elaboração de um Objeto de Aprendizagem, para o ensino dos objetos de conhecimento Misturas e Separação de misturas, conforme a Base Nacional Comum Curricular - BNCC. O Objeto de Aprendizagem, nomeado de “Misturas e métodos de Separação”, foi criado graficamente com ferramentas do programa PowerPoint da Microsoft para o sistema operacional Windows. Como resultado, foi obtido um recurso didático, para acesso off-line que contribui tanto para o processo de ensino, quanto de aprendizagem, dadas as suas características de um jogo destinado à avaliação, mas que disponibiliza feedback dos conceitos avaliados em cada pergunta, possibilitando a afirmação ou correção dos conceitos abordados.