Faculdade de Matemática - FAMAT/CBRAG
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Navegando Faculdade de Matemática - FAMAT/CBRAG por Orientador "NUNES, Marly dos Anjos"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Baralho do Cálculo: uma metodologia de ensino para o Cálculo Diferencial e Integral(2023-02-24) SANTA BRÍGIDA, Júlia Barbosa; NUNES, Marly dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/6229676908658121O objetivo principal deste trabalho é fazer o uso deste jogo como ferramenta metodológica no ensino de Cálculo Infinitesimal, visando melhorias na aprendizagem. A aplicação foi realizada num ambiente de graduação na turma 2021 do curso de Licenciatura Plena em Matemática da UFPA - Campus Bragança, do jogo intitulado Baralho do Cálculo, uma adaptação do baralho convencional, trazendo conceitos iniciais do Cálculo Diferencial e Integral, como funções elementares, gráficos, derivadas e integrais. Com a descrição de todo o processo de elaboração do material, a experiência desde a escolha dos objetos de estudo, a fundamentação teórica, as etapas de construção e testes, o contato com os alunos, a utilização de questionários junto as observações da turma para a obtenção de resultados, ´e possível acompanhar todo o processo que envolve a construção de um jogo e o seu uso como metodologia. Através do m´método da pesquisa quali-quantitativa, foi possível identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos discentes e suas causas durante o período, permitindo adaptações propícias ao intuito do trabalho. Portanto, foi possível obter resultados após a utilização do jogo, sendo eles: a identificação dos conceitos elementares da teoria que geraram a dificuldade de aprendizagem em Cálculo, a necessidade de trabalhar a linguagem matemática em uma via de mão dupla, a motivação, a curiosidade e competitividade saudável gerada diante do método de ensino diverdificado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Capitalização a juros compostos através da matemática financeira e da E.D.O de 1° ordem.(2022-07-24) BARBOSA, Gleykson Corrêa; NUNES, Marly dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/6229676908658121O objetivo deste trabalho é apresentar duas modelagens, uma voltada para o cálculo da matemática financeira e a outra usando as equações diferenciais ordinárias de 1º ordem, relacionando-as com a aplicação referente a capitalização a juros compostos, e com o auxílio do Software Excel fazer comparações com os resultados obtidos. Este trabalho surgiu da curiosidade de se obter resultados usando modelagens diferentes voltadas para um mesmo objeto de estudo. A intuição nos permitia pensar que os valores seriam iguais, porém não necessariamente, depende das variáveis envolvidas no modelo. Para o embasamento teórico, consultamos diversas referências bibliográficas, sendo assim utilizamos de uma metodologia qualitativa que nos permitiu analisar a modelagem de capitalização a juros compostos para então checar os resultados no Excel. A evidência da aprendizagem se encontra na relevância desta pesquisa, onde usamos a aplicação em conteúdo da educação básica e do ensino superior, relacionando-os e além disso através de tabelas e gráficos construídos no Software Excel, comparamos os resultados que nos possibilitaram concluir que as duas modelagens têm consequências distintas, levando em consideração a relação tempo e taxa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Deflexão de vigas: modelagem da equação e a aplicação do método das funções de singularidades(2022-07-05) LISBOA, Carlos Wellington Alves; NUNES, Marly dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/6229676908658121O cálculo de deflex˜oes em vigas ´e uma atividade muito importante na engenharia estrutural, com base nisso este trabalho apresenta um dos m´etodos matemáticos que nos permite calcular deflexões em vigas utilizando equalções diferenciais e fun¸cões de Macaulay. A metodologia utilizada consistiu em revis˜ao bibliográfica, e o estudo se deu atrav´es de análise de figuras e gráficos para a modelagem das equa¸c˜oes e fun¸cões desejadas, na qual a princ´ıpio ´e feita a modelagem da equa¸cão diferencial que relaciona a deflexão com o carregamento, em seguida, ´e feito a modelagem das fun¸cões de singularidade atrav´es do comportamento de seus gr´aficos e depois escrevendo-as em termos de funções de Macaulay para assim obtermos a equa¸cão que descreve os carregamentos do tipo pontual, distribu´ıdo e momento concentrado, utilizando uma u´nica expressão matem´atica. A fim de observar a praticidade dos c´alculos relacionados a esses tipos de carregamentos, foram feitas duas aplica¸cões, uma para obter a deflexão em determinada parte da viga e outra para obter o comprimento m´aximo do vão livre de uma viga sob uma deflexão máxima pr´e-estabelecida. Esta pesquisa surgiu pelo interesse do autor em aplicar seus conhecimentos matemáticos na a´rea de engenharia civil, pois o mesmo ´e t´ecnico em edifica¸coes, e buscou utilizar tais conhecimentos para fazer um trabalho que visa contribuir, principalmente para estudantes na ´area da matem´atica e na a´rea da engenharia civil, como modelo de aplica¸cão pratica de equações diferenciais e fun¸c˜oes de Macaulay.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dominó dos restos: um jogo utilizado como método de ensino e aprendizagem na aritmética modular(2022-06-11) BARBOSA, Emilly de Fatima Sousa; FERREIRA NETO, Oséas Guimarães; http://lattes.cnpq.br/4439539690815343; NUNES, Marly dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/6229676908658121O presente trabalho tem como objetivo mostrar o uso do jogo matemático Dominó dos Restos como uma metodologia diferenciada para o ensino e aprendizagem da Aritmética Modular, sendo um m´método e possibilidade de ensino, que pode contribuir de modo significativo para o desenvolvimento cognitivo e social do aluno, enfatizando a importância do jogo como ferramenta integrante ao processo do ensino e aprendizagem em sala de aula. E importante ressaltar que o conteúdo matemático base que está atrelado ao jogo ´e a ´ disciplina Teoria dos N´úmeros, especificamente, o conteúdo de Aritmética Modular, permitindo o aperfeiçoamento e desenvolvimento de habilidades e competências dos discentes na resolução de problemas aritméticos, como a agilidade e o raciocínio lógico rápido. Servindo como um meio para o docente ensinar, de modo que colabore para a aprendizagem dos discentes sobre o assunto citado acima, associando toda teoria estudada com a praticidade obtida através do jogo. Dessa forma, apresentamos o jogo como instrumento de ensino, que foi testado por um grupo de discentes que fazem parte do Laboratório Pedagógico de Informática e Matemática (LAπNMAT) e também foi aplicado através de oficina no evento nacional X Bienal de Matemática. Onde em ambas aplicações promoveu aos discentes envolvidos no jogo, interação social, concentração, raciocínio lógico, prazer e motivação. Trazendo resultados positivos, tais como uma maior contemplação do conteúdo de Aritmética Modular, para quem ainda não tinha cursado a componente Teoria dos Números causou grande motivação e expectativa em cursar a disciplina, além de provocar interesse no Professor mediador da oficina em utilizar o jogo em uma turma do Doutorado. Assim, notamos a grande relevância do jogo para o ensino de Aritmética Modular, acarretando em uma aprendizagem satisfatória, dinâmica e diferenciada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Equações diferenciais ordinárias e suas aplicações(2022-08-27) SANTOS, Bárbara de Nazaré Souza; NUNES, Marly dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/6229676908658121Este trabalho visa expor uma abordagem das equações diferenciais ordinárias com aplicações de modelos matemáticos muito importantes voltados para a vida real, tais aplicações utilizaram a resolução de problemas de outras áreas de conhecimento como: física, química e biologia. Além disso, o mesmo também pode ser utilizado como recurso didático-teórico em forma de nota de aula para estudos posteriores de Cálculo Diferencial e Integral. O presente documento aborda as aplicações de Data,c˜ao por Rádio Carbono, Lei de Resfriamento de Newton, Movimento Harmônico Amortecido e o Crescimento de Peixe (Von Bertalanffy), para alcançar este objetivo, foram necessários uso das seguintes ferramentas de estudo: Um breve estudo teórico sobre Equações diferenciais onde estará contido as definições, classificações e soluções, com ênfase nas equações diferenciais ordinárias, equações diferenciais ordinárias de 1ª e 2ª ordem e seus m´métodos de resoluções. Para a elaboração deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas com fontes impressas e eletrônicas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A Importância de fourier na decomposição de funções em séries trigonométricas(2022-12-06) BRITO, José Luidy Martins de; NUNES, Marly dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/6229676908658121A pesquisa realizada nesse trabalho tem como principal objetivo evidenciar o quanto as Séries e Transformada de Fourier são de grande relevância para a Matemática e a Física Moderna, o que se iniciou na busca de aplicações que estavam ligadas as Equações Diferencias Parciais, ao que levou notarmos as obras de Fourier, que trazem consigo tanto as EDPs, mas que também ramificou nossa pesquisa para outros seguimentos, daí surgiu a ideia de realizarmos uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, que nesse trabalho se trata sobre a análise de circuitos RL, onde reescrevemos uma fonte de entrada, que se dava por um função periódica, em uma série de Fourier, então encontramos o valor em volts da fonte de saída, e também usando a transformada de Fourier para um sinal de tempo discreto, o que torna um assunto mais prazeroso para os discentes da graduação, já que estamos vinculando a parte teórica com as aplicações que ocorrem corriqueiramente no dia-a-dia, porém que passam despercebidas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Teorema fundamental do cálculo: na reta, no plano e na curva(2022-12-02) SEIXAS, Alana Carolina do Rosário; NUNES, Marly dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/6229676908658121O presente trabalho sugere uma investigação quanto ao Teorema Fundamental do Cálculo, que por vez nos possibilita a atrelação do Cálculo Diferencial e do Cálculo Integral. Seu principal objetivo e estudá-lo como aplicação na reta, no plano com o Teorema de Fubini e na curva, com o Teorema de Green., compreendendo conceitos das disciplinas de Analise Real e Calculo Diferencial e Integral. Em específico, pretendemos demonstra-los aliando com aplicações em situações reais, e modo especial, com o desejo de agregar conceitos importantes do Cálculo e da disciplina Analise Real. A metodologia se deu através de pesquisa bibliográfica, analisando trabalhos e livros. Ao final, pudemos comprovar a importância em estudar os Teoremas propostos neste, para cálculo de volume, centro de massa e área.