Faculdade de Educação - FAED/ICED
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O objetivo do Curso de Pedagogia é formar o Licenciado em Pedagogia para o exercício da docência na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental e para atuação na gestão educacional e coordenação pedagógica. O Curso foi planejado para que – a partir do seu segundo semestre – o estudante possa começar a familiarizar-se com o mundo do trabalho, em uma permanente integração com a rede de ensino e com ambientes educacionais não formais.
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Navegando Faculdade de Educação - FAED/ICED por Orientador "CORRÊA, Paulo Sérgio de Almeida"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação cristã, amor e caridade na atuação pastoral e educacional das Irmãs mestras de Santa Dorotéia filhas dos sagrados corações(2018-12-21) FEIO, Luciane Albino; CORRÊA, Paulo Sérgio de Almeida; http://lattes.cnpq.br/7102416953096612Visou-se com este estudo compreender os motivos que desencadearam o aparecimento da Instituição religiosa das Irmãs Mestras de Santa Dorotéia Filhas dos Sagrados Corações, as razões que a fizeram estender sua missão educacional para o Brasil, bem como a forma de organização curricular assumida com a pretensão de formar o educando em valores humanos e cristãos. Quais as motivações que impulsionaram o surgimento da Instituição religiosa das Irmãs Mestras de Santa Dorotéia Filhas dos Sagrados Corações? Por quais interesses tal instituição expandiu sua missão nas terras brasileiras, por meio da iniciativa educacional? A forma como se organiza o currículo escolar dessa instituição auxilia no desenvolvimento de um sujeito formado em valores humanos e cristãos? Pesquisa de caráter bibliográfico e documental que adotou como referencial teórico os estudos sobre a História da Educação no Brasil, dos autores Sanfelice (2009), Gatti Júnior (2007), Saviani (2005), Sene e Costa (2010), assim como os documentos relacionados à história desse Instituto, no período entre século XIX e o ano de 2018. Concluiu-se que tanto o Instituto João Antonio Farina, quanto a Instituição religiosa das Irmãs Mestras de Santa Dorotéia Filhas dos Sagrados Corações e a Creche Oásis Infantil Dom João Antônio Farina, exemplificam como as instituições são dinâmicas, sofrem interferências dos contextos político, econômico, social, cultural e pedagógico, mas também interferem nesse processo, seja por meio da distribuição da caridade e o acolhimento no amor, principalmente pela formação educacional que promovem, mediante o currículo real e oculto que mobiliza o trabalho formativo em seus distintos espaços educativos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A política de cotas para o ingresso na pós-graduação em educação no Brasil(2019-07-11) NEGRÃO, Marília Joice Gomes; CORRÊA, Paulo Sérgio de Almeida; http://lattes.cnpq.br/7102416953096612Visou-se com este estudo entender o processo de regulamentação da política de ações afirmativas no âmbito do sistema de pós-graduação no Brasil, bem como os critérios fixados para admissão de negros, indígenas e pessoas com deficiências nos cursos de mestrado e doutorado. Quais os parâmetros normativos que regulamentam a instituição da política de ação afirmativa na pós-graduação brasileira? Como se caracterizam os programas de pósgraduação que aderiram à política de ações afirmativas? Quais os critérios adotados pelas universidades públicas brasileiras, a partir de seus cursos de Pós-Graduação em Educação, a fim de realizar a inclusão de alunos de mestrado e doutorado, mediante política de ações afirmativas? Fez-se estudo bibliográfico e documental, com apoio em informações estatísticas, tendo a internet como dispositivo essencial na captura e armazenamento de fontes. O período de análise se estendeu de 1968 a 2019. Por mais que as ações afirmativas tenham sido introduzidas nos programas de pós-graduação, elas não estão imunes às barreiras para torná-las efetivas. Logo, há necessidade de ampliação do quadro de vagas disponibilizadas para o ingresso em programas de Pós-Graduação nas Universidades Federais, por intermédio da política de cotas. Nota-se que ainda está em processo de produção a regulamentação da política de ações afirmativas no âmbito do Sistema Nacional de PósGraduação no Brasil. Porém, a falta de norma federal não impediu que as instituições federais de ensino superior, revestidas da autonomia, passassem a institui-la mediante Resolução específica para o caso.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Reformas educativas no ensino médio na perspectiva da história da educação comparada no Brasil(2019-07-11) SANTOS, Nayse Mayara Silva dos; CORRÊA, Paulo Sérgio de Almeida; http://lattes.cnpq.br/7102416953096612; https://orcid.org/0000-0002-9975-9919O objetivo geral desta pesquisa visa compreender as reformas educativas efetivadas no âmbito do Ensino Médio, em dois períodos distintos da História da Educação no Brasil (Estado Novo e o momento Contemporâneo). Suas finalidades específicas são: analisar, sob a perspectiva da História da Educação comparada, os propósitos das reformas educativas; identificar os principais aspectos relacionados à organização curricular do Ensino Médio e Secundário em diferentes tempos históricos; identificar e analisar as críticas provenientes dos autores com produção historiográfica sobre as reformas que afetaram esse nível de ensino no Brasil. Quais as finalidades das reformas educativas do Ensino Médio, transcorridas no período de 1930 a 1945 e 2017? Como ficaram estruturadas as propostas curriculares desse nível de ensino a partir das alterações empreendidas por essas reformas? Quais as principais críticas formuladas pelos pesquisadores da área de educação sobre os impactos dessas reformas? Pesquisa realizada em fontes bibliográficas e documentais, apreendidas via acesso virtual por meio da utilização da internet, abrangendo o período histórico de 1930 a 1945 e 2016 a 2018. Seja no período de Getúlio Vargas ou à época de Michel Temer, a oferta ou escassez do ensino de nível médio era parte constituinte da política oficial, já que sua disponibilidade era efetivada de forma desigual, e auxiliava a manter a estrutura social e econômica dos privilégios. Os resultados indicam que tanto no passado como no presente, a escola destinada à formação de nível médio convive com o dilema de ter que profissionalizar a ampla maioria que nela adentra, mas, também, impulsionar a continuidade dos estudos aos poucos que conseguem conclui-la e ingressar nos cursos subsequentes ofertados pelas instituições de ensino superior.