Faculdade de Etnodiversidade - CALTA
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Navegando Faculdade de Etnodiversidade - CALTA por Orientador "DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Autobiografia: história da minha formação acadêmica(2018-05-02) SANTOS, Valquíria da Silva dos; DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1442471964502111Este Trabalho de Curso – TCC trata-se de uma Autobiografia: História Da Minha Formação Acadêmica. A Autobiografia é um trabalho descritivo que relata não só a trajetória da minha formação escolar descreve uma síntese de alguns momentos marcantes familiares e minha formação acadêmica, Sendo de família pobre e filhos de agricultores, tive momentos bons e ruins na cidade de Brasil Novo, onde as recordações são eternas. Nesta Autobiografia, pretendo descrever a minha trajetória de vida enquanto aluna do ensino infantil até a inclusão acadêmica. Objetivando descrever o primeiro contato com experiências pessoais e profissionais adquiridas no decorrer da minha vida. Sendo de suma importância lembrar as fases da nossa vida tanto na infância quanto a fase adulta e lembrar-se das conquistas profissionais. A metodologia de trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica que discorre sobre fundamentação teórica à trajetória de minha vida. O principal objetivo é valorizar o crescimento de um estudante, pois vale lembrar que são muitos anos de vivencias em um espaço escolar e que muitas pessoas não têm esse momento para relembrar e fazer uma analise do que vivenciou até chegar a uma conclusão de licenciatura, assim aprecio esse momento pra falar que é de grande significado para poder relembrar e vivenciar a segunda vez a minha vida e hoje afirmo estar preparada para o mercado do trabalho com o ensino superior em educação do campo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O curso de Educação do Campo na Transamazônica: em busca de uma avaliação a partir de narrativas de egressos(2019-06-28) ARAÚJO, Rosiane Costa; DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1442471964502111Este trabalho de Conclusão de Curso, intitulado “ O CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NA TRANSAMAZÔNICA: EM BUSCA DE UMA AVALIAÇÃO A PARTIR DE NARRATIVAS DE EGRESSOS. ” teve como objetivo buscar elementos de uma avaliação do curso de educação do campo da Faculdade de Etnodiversidade da Universidade Federal do Pará, para isso se faz necessário apresentar um breve histórico do curso, da realidade da educação básica na transamazônica, tendo em vista as relações que se estabelecem entre ambos, a partir da formação de professores em alternância pedagógica, buscando avaliar, destacar os avanços, os desafios, as possibilidades no contexto dessa formação e atuação docente nas escolas do campo. A pesquisa delimita-se, pela abordagem qualitativa, bibliográfica e documental, a qual tem por finalidade buscar uma avaliação do curso, a partir de narrativas de egressos, com a utilização da entrevista como procedimento de coleta de dados. O trabalho está subdividido em quatro seções. Cada seção traz pontos relevantes que oportunizam reflexões avaliativas. Conclui-se que o curso de educação do campo precisa aprimorar o processo de acompanhamento dos alunos nos estágios e nos monitoramentos de Tempo Comunidade, também obtivemos sugestões no sentido de aperfeiçoar a matriz curricular e ampliar o número de disciplinas especificas de acordo com ênfases por área de conhecimento que o Curso oferta.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Didática e formação de professores de ciências: um olhar sobre as práticas pedagógicas na E.M. e E.E.F. e M. Santa Clara em Anapu, estado do Pará(2019-06-28) SILVA, Elenice Moura da; DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1442471964502111O presente trabalho busca elaborar reflexões acerca da compreensão e da aplicação da didática assim como do processo de formação do professor da área de ciências da natureza tendo como ponto de partida as experiências vivenciadas em sala de aula em turmas do ensino fundamental maior por ocasião da realização dos estágios supervisionados, etapas indispensáveis ao longo do processo de formação do professor uma vez que, levando em conta o que consta no caput do projeto de educação do campo encampado e desenvolvido pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Altamira, objetiva preparar profissionais que sejam comprometidos com uma nova visão da relação do homem com a natureza e, a partir desta perspectiva inovadora, incluir profissionais voltados à valorização da vida do campo no sentido de contribuir na elaboração de proposições no sentido de melhorar a qualidade da aprendizagem na educação básica em suas unidades de ensino fortalecendo e qualificando os filhos das famílias do campo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Ensino Médio modular no campo: um estudo na escola Rui Barbosa, Medicilândia, Pará(2020-08-05) ARAÚJO, Alcinei da Silva; DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1442471964502111A experiência no Estágio Supervisionado realizado no ensino médio motivou a escolha sobre o tema desta pesquisa do Trabalho de Curso (TCC). Logo, a pesquisa foi desenvolvida a partir do Estágio Supervisionado III, no Tempo Comunidade VII. O objetivo deste trabalho apresenta um estudo acerca da temática do Sistema Organizacional Modular de Ensino (SOME), ofertado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa, localizada na Agrovila Jorge Bueno da Silva – km 70 faixa, a 20 km da sede do município de Medicilândia. Esse estudo se orienta pela abordagem qualiquantitativa, ao lançar mão de elementos que contribuíram para o quadro de referência no contexto do qual se dá a explicitação do objeto de estudo, como a construção de gráficos, uso de fotografias, dados de pesquisa produzidos ao longo dos estágios supervisionados, pela pesquisa de campo envolvendo os tempos comunidade, dados de cadernos de campo, entrevistas com alunos, professores do modular rural, direção da escola polo campo de estágio, direção da escola sede, coordenação da 10ª regional e secretaria de educação do Estado do Pará e do município de Medicilândia. Para o desenvolvimento desse estudo, foi necessário identificar os aspectos históricos do referido município de Medicilândia e da Rodovia Transamazônica pelo fato das conexões relacionais com a história da Escola Rui Barbosa e com a comunidade. Neste trabalho, há o exercício de contextualização do ensino médio no campo a partir da história da Escola Rui Barbosa, do modo de oferta do ensino modular no município de Medicilândia, principalmente pela demanda de uma educação pública no campo, de qualidade, do ensino fundamental ao ensino médio, tendo em vista as questões educacionais serem temáticas de pesquisas e de preocupação no contexto da realidade das escolas da cidade e do campo e suas demandas projetadas para ações governamentais. Os resultados da pesquisa revelaram que o Estado precisa criar políticas públicas para atender a população das comunidades camponesas, principalmente na área da educação, investir em aquisição de livros e materiais didáticos para escolas básicas, repensar o currículo, de modo a contextualizá-lo com as práticas sociais dos sujeitos e suas temporalidades e o principal, garantir aos professores do SOME, formação continuada, para aperfeiçoar os conhecimentos, na busca de novas metodologias de ensino pautadas por uma educação diferenciada, pública e de qualidade no campo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estágio supervisionado e a formação docente na Educação do Campo(2018-05-02) SOUSA, Maria Simone Frutuoso de; DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1442471964502111Este trabalho é fruto dos estágios supervisionados a partir de uma relação teoria e prática no âmbito do curso de Educação do Campo da Faculdade Etnodiversidade da Universidade Federal do Pará, campos Altamira. O mesmo foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Boa Esperança, no Município de Brasil Novo - PA. O objetivo foi realizar uma reflexão sobre as contribuições que os estágios trouxeram e trazem para nossa prática docente, de modo que possamos ressignificar nosso olhar sobre nossas práticas pedagógicas. A metodologia usada foi de cunho qualitativo, as informações foram sendo coletadas ao longo dos estágios supervisionados, assim como entrevistas com professores e estudantes da educação básica. Além destes instrumentos, utilizei também como fonte de pesquisa o Projeto Pedagógico do Curso Educação do Campo, as guias dos estágios supervisionados e os referenciais teóricos relacionados as práticas de estágio. O estágio supervisionado é um momento oportuno para pôr em prática todos os conhecimentos teóricos aprendidos ao longo do curso. Os estágios possibilitaram a vivenciar outras realidades e adquirir novos aprendizados acerca da docência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A formação do professor de Língua Portuguesa: um estudo a partir das experiências de estágio docente no curso de Educação do Campo(2019-06-28) CARDEAL, Simone do Nascimento; DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1442471964502111Este trabalho descreve os estágios supervisionados na área de linguagens no curso educação do campo, com ênfase na formação do professor de português, destacando os desafios da atuação profissional no ensino de língua portuguesa de maneira a pensar em conexões na relação teoria e prática que envolve o planejamento pedagógico, as práticas de linguagens dos alunos do ensino fundamental e médio no processo de aprendizagem. Para tanto, são considerados os dados de pesquisa sistematizados durante os Tempos Comunidade, bem como os relatórios dos estágios supervisionados. Este estudo se ancora na abordagem qualitativa, de natureza documental e bibliográfica. Os dados da pesquisa foram coletados através de entrevistas semiestruturadas pelos guias de orientação no Tempo Universidade. Na revisão de literatura dialogamos com outros autores, Geraldi (2005), Freire (2015), Pimenta (2012), Guedes (2006), no sentido de tentar explorar os principais conceitos que envolvem a temática deste estudo, trazendo reflexões sobre a realidade educacional, especificamente, a formação do professor de língua portuguesa e seus desafios no cotidiano da educação básica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) História da educação do campo na comunidade Bela Vista(2019-06-17) RAMALHO, Karina Cordeiro; DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1442471964502111Este artigo apresenta a história e como as famílias se expressam em relação a qualidade do ensino na comunidade Bela Vista na escola Belarmina Soares. Para isso objetivei com esse trabalho de pesquisa compreender as visões que as famílias da comunidade expressam sobre a qualidade da educação do campo ao longo do tempo. A metodologia usada foi uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, os dados foram obtidos em uma escola pública estadual e com pessoas da comunidade. Foram entrevistados professores, uma diretora, alguns pais e alunos sobre a história e suas expectativas em relação a escola e os desafios que o mundo modernizado impõe, para a escola. Apenas ensinar com competência, já não basta, os dados apontam, que a escola da atualidade, além de ensinar, precisa se preocupar com a cidadania dos alunos formando mentes que possam atuar e se posicionar frente às questões da sociedade, para isso deve-se entender o cotidiano, teorizar as práticas, rever os currículos e metodologias na busca de uma educação que liberta os sujeitos e os coloque em condições de atores sociais em seus e nossos contextos de pertencimento, em nossas comunidades. História da comunidade. Qualidade de ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memorial de formação: narrativas de uma estudante de Educação do Campo(2024-03-28) VITORIANO, Aline Luzia Barbosa Pereira; DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1442471964502111Este trabalho apresenta o percurso da autora, discente do Curso de Educação do Campo, a partir do seu memorial de formação, que, mobilizada pelos movimentos sociais em defesa dos direitos humanos, reflete sobre suas experiências vividas ao longo de sua vida e formação, bem como as contribuições do Curso de Educação do Campo na formação de professora e liderança social. Com a perspectiva da pesquisa narrativa, tomou como objetivo evidenciar os entrelaçamentos entre as diferentes fases de sua vida e formação a partir da rememoração. Os diálogos com Paulo Freire, Carlos Rodrigues Brandão, Jorge Larrosa Michael Connelly, Jean Clandinin, Guilherme Prado, Inês Bragança, contribuiu para tecer conhecimentos que trazem a temática das experiências ao longo das fases da vida e formação, tanto pelas memórias quanto pela linguagem. No que tange à abordagem metodológica, em diálogo com pesquisa narrativa no campo educacional, a pesquisa traz questões da formação de professora e liderança social, organizadas em eixos temáticos. O caminho percorrido na pesquisa e formação possibilitou algumas lições, dentre elas, descobrir-se como professora-narradora, a ampliação e potência da escrita autoral, defensora dos direitos humanos, formação de liderança em suas dimensões políticas e sociais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A oferta de ensino na educação básica no campo: nucleação, sistema modular e multissérie do 6° ao 9° ano (polo), a realidade da escola Monteiro Lobato(2019-06-28) SILVA, Lana Letícia Nascimento da; DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1442471964502111Este trabalho tem por objetivo entender como funciona a oferta da educação básica no município de Anapu Estado do Pará, para o ensino fundamental do 6º ao 9º ano (Polo) e saber qual a importância deste para as comunidades que têm esse sistema de ensino incorporado em suas escolas do campo, refletir acerca das dificuldades encontradas pelos educadores e demais profissionais que trabalham no Polo, pelos educandos e suas famílias, analisar o processo de ensino e aprendizagem, e pontuar as vantagens e desvantagens do mesmo, verificar os desafios e possibilidades do processo de nucleação de escolas do campo no município. Essa pesquisa se deu através de levantamentos de dados realizados durante os Tempos Comunidade, do curso de Educação do Campo, através de relatórios de estágios, uma pesquisa de campo realizada na escola Monteiro Lobato, no PDS Virola Jatobá. Para a efetivação do trabalho foi feito ainda observações na escola, entrevistas com professores, alunos, pais de alunos, líder comunitário, coordenador pedagógico e gestor das escolas do campo. A participação dos gestores, coordenadores, professores, pais, alunos e as lideranças das localidades no planejamento e organização das políticas educacionais é indispensável para que seja alcançado sucesso na educação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O processo de formação na educação do campo a partir da narrativa autobiográfica(2019-06-06) SOUSA, Raquel da Silva; DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1442471964502111Este Memorial de Formação acadêmica, objetiva socializar e refletir experiências formativas no âmbito da educação do campo, durante minha trajetória de vida escolar e acadêmica, bem como refletir sobre os obstáculos e conquistas vivenciados ao longo desse período de formação, objetiva, ainda, a relatar dificuldades encontradas durante o curso de educação no campo, em parte causadas pela falta de cumprimento das políticas públicas direcionadas aos povos de comunidades tradicionais. Trata-se de abordagem qualitativa, com a técnica de coleta de dados a partir de minha história de vida na qualidade de discente da educação do campo. Esta narrativa autobiográfica resultou flexões sobre as aprendizagens e experiências determinantes no processo de formação e nesse movimento surgiram possibilidades reais de reinvenção e potencialização de nossas dimensões pessoais, profissionais e humanas. Através deste trabalho, foi possível, revisitar pelas lembranças, experiências esquecidas, também de práticas pedagógicas relacionadas à educação do campo, considerando toda a diversidade presente no espaço rural. Infância e adolescência, com todos os conflitos, tristezas e alegrias que a vida proporciona, também mereceram reflexões neste trabalho. Quando a educação do campo interroga nossas práticas, nós aprendemos a tecer reflexões que inevitavelmente passa pela nossa história de vida e formação, dada nossa relação com espaço do campo, lugar de nossa vida e de nossa produção. Nesse processo de empoderamento dos sujeitos e das lutas dos povos do campo, trazer nossa memória de vida e de luta nos afirma enquanto sujeitos camponeses engajados nas escolas de educação básica do campo e no movimento por uma educação do campo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A qualidade do ensino nas escolas do campo: o que revelam os estágios supervisionados(2019-06-18) SILVA, Rayane de Amorim; DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1442471964502111O presente artigo pretende discutir a qualidade do ensino nas escolas do campo, especificamente nas Escolas de Ensino Fundamental, nas quais foram realizados os estágios supervisionados I, II, III e IV durante o Curso de Educação do Campo com ênfase em Linguagens e Códigos. O objetivo deste trabalho é mostrar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem que ocorre nas escolas do campo. Para tanto recorremos aos documentos do Estágio Supervisionado, neste caso, os relatórios de estágio, para ser analisado os elementos do processo que envolvem a qualidade do ensino, dados que evidenciam os problemas encontrados, fatos os quais podem ser melhorados, erros a serem erradicados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Reflexões acerca da participação dos familiares na educação das crianças no Ensino Fundamental: um estudo na escola MEC SEDUC km 221 B, em Placas-Pará(2019-08-07) CAMPOS, Ana Paula Pereira; DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1442471964502111O presente Relato de experiências aborda sobre Reflexões acerca da participação dos familiares na educação de crianças no Ensino Fundamental da escola MEC SEDUC Km 221 B, localizada na área rural do município de Placas. Essa pesquisa é fruto de experiências vivenciadas, na escola MEC SEDUC km 221 B no Travessão do Arrependido. Constatei a falta de participação dos familiares na vida de seus filhos. Dessa forma a realização deste trabalho se deu através de pesquisa bibliográfica que discute a presente temática também foi realizado uma pesquisa de campo a partir das observações da participação das famílias na escola, e aplicação de questionário a comunidade escolar. Este trabalho tem como objetivos de pesquisa: Refletir a relevância da família na escola e no processo de aprendizagem no cotidiano dos alunos, identificar quais as estratégias que a escola utiliza para atrair a família para acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos das series iniciais e analisar a importância da família na aprendizagem das crianças. Assim verificamos nos resultados da pesquisa que é de suma importância os pais acompanharem o aprendizado dos filhos, no entanto é a escola a principal responsável pelo ensino e aprendizagem, sendo assim família e escola são indispensáveis parceiros que contribuem de forma significativa para formação do aluno. Este trabalho foi relevante e contribuiu para minha formação acadêmica, como também permitiu compreender melhor como vem sendo a participação da família na escola. A escola e a família precisam estabelecer uma relação de parceria, a família deve ter espaço para orientar e construir juntamente com a escola cidadãos plenos para viver em sociedade. A família do campo por muitas vezes deixa passar despercebido a sua presença no ambiente escolar de seus filhos, isso acaba desmotivando- o e dificultando cada vez mais o seu aprendizado. O acompanhamento da família deve ocorrer também fora da escola ajudando eles em suas tarefas extraclasses. A escola também deve envolver a família para o ambiente escolar pois a família e a escola são parceiros fundamentais no desenvolvimento de ações que favorecem o sucesso escolar e social das crianças, formando uma equipe.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Reflexões sobre o ensino de física na escola São José II, comunidade de Santana – Anapú-Pa(2020-07-18) SANTOS, Jane Vilma Silva; DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1442471964502111O presente trabalho tem o objetivo de apresentar reflexões acerca do ensino de física nos anos finais do ensino fundamental, anos finais na Escola São José II, comunidade de Santana, em Anapu-PA, tendo presente as vivencias e experiências no campo do estágio supervisionado, notas autobiográficas do processo de formação, como fonte de dados, por considerar a importância de recuperar o olhar sobre os dados produzidos nas pesquisas e relatórios de tempo comunidade, em busca de refletir seu conteúdo e significado, bem como na possibilidade de ressignificar as práticas pedagógicas no ensino de física com vistas à qualidade da aprendizagem dos alunos. Para realizar este trabalho, contou-se com duas fontes de dados, as pesquisas de campo, cujo dados foram obtidos durante os tempos comunidade, a observação e a regência nos estágios supervisionados no ensino fundamental maior, na Escola São José II, na comunidade Santana, e, os dados do itinerário formativo da autora na área de física, do ensino fundamental ao nível superior. Considera-se que o ensino das ciências físicas devem ser mediada pelo professor em conexão com o contexto de vivencias dos alunos, evitando a fragmentação do saber. Desse modo, surge a necessidade de formação pedagógica inicial e continuada, para que o educador desenvolva uma prática docente com qualidade de aprendizagem na vida escolar das crianças no ensino fundamental.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relatos de experiências dos tempos comunidade: realidade e desafios do ensino de Ciências nas escolas do campo, ensino de Ciências Naturais(2019-06-28) FREITAS, Fabiana Ribeiro Lima; DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1442471964502111O presente trabalho se trata de um relato de experiência que interpreta como tem ocorrido o ensino de ciências nas escolas do campo. O relato descreve as experiências do estágio docente em duas escolas do município de Anapu, tendo como finalidade refletir sobre a realidade do ensino, do processo de aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental maior em turmas Multisseriadas, quais as dificuldades e quais os fatores que implicam na questão do ensino de ciências. Busca-se entender também os motivos que tem provocado desanimo nos alunos, ocasionando um baixo rendimento, casos de reprovações e até mesmo a evasão escolar, que características das práticas pedagógicas no ensino de ciências foram observadas durante as pesquisas de tempo comunidade e no âmbito dos estágios supervisionado? O estudo foi realizado na escola Municipal de Ensino Fundamental Venceslau Brás, na qual, também foram desenvolvidas as primeiras pesquisas e na Escola Comunitária Casa Familiar Rural Dorothy Stang (CFR) de Anapu/PA, nas quais foram realizados os estágios supervisionados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Vida, formação e experiência: narrativas de uma professora do campo(2020-09-28) ALHO, Maria Benedita Taiana Lourenço; DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1442471964502111Este Trabalho de Curso (TCC), centra-se na trajetória de vida e experiência de Maria Benedita Fernandes, professora dos anos finais do Ensino Fundamental numa escola pública do município de Gurupá (PA). Os objetivos buscam: compreender as implicações das histórias de vida na constituição das experiências profissionais da professora Maria Benedita, bem como refletir acerca das potencialidades das histórias de vida no desenvolvimento profissional. Nos respaldamos em autores do campo das histórias de vida e narrativas (auto)biográficas em educação. Compartilha-se da abordagem da pesquisa narrativa (auto) biográfica, que possibilita reflexões sobre o registro dos fatos e relatos na voz da própria professora narradora. Os resultados evidenciam que a história de vida da professora traz inúmeras implicações na escolha da profissão e em sua vida pessoal, a qual obtém contributos pelas suas experiências, práticas educativas, vivenciadas no passado e no presente traduzidos em fazeres relacionados à educação, bem como influência da família e das próprias escolhas pessoais para exercer a profissão docente nas comunidades rurais de Gurupá.