Faculdade de Engenharia Civil - FEC/CAMTUC
URI Permanente para esta coleção
Campus de Tucuruí /
Bibliotecária: Mayara de Kassia Pinheiro Menezes
Whatsapp: (94) 98199-9226
E-mail: bibliocamtuc@ufpa.br
Facebook: https://www.facebook.com/bibcamtuc/
Instagram: https://www.instagram.com/bcamtuc/
Navegar
Navegando Faculdade de Engenharia Civil - FEC/CAMTUC por Orientador "PEREIRA FILHO, Manoel José Mangabeira"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise computacional da ponte sobre o rio Chatopauá através do software comercial SAP2000®(2024-11-28) CARDOSO, Daniel Laredo; SANTOS, Robson Alho dos; PEREIRA FILHO, Manoel José Mangabeira; http://lattes.cnpq.br/4765401390604065; https://orcid.org/0000-0001-9622-3863Este trabalho apresenta uma análise computacional detalhada da Ponte Chatopauá, situada na Rodovia Transamazônica (BR-230), utilizando o software SAP2000®. O objetivo é compreender o desempenho estrutural do modelo em diferentes condições de carregamento e configurações estruturais, combinando modelagem computacional com ensaios de prova de carga estática. Inicialmente, o estudo destaca a relevância da análise estrutural como uma ferramenta essencial para garantir a segurança, estabilidade e funcionalidade de obras de arte especiais. O uso de softwares avançados, como o SAP2000, permite cálculos mais precisos, otimizando recursos, reduzindo erros e aumentando a confiabilidade dos projetos. A análise segue normas técnicas reconhecidas, como a NBR 9607/2023, que estabelece os procedimentos para provas de carga em estruturas. Três modelos computacionais foram desenvolvidos, variando as configurações de longarinas e transversinas, e submetidos a ensaios estáticos simulados. Durante os testes, cargas foram aplicadas em diferentes posições para monitorar deslocamentos e deformações. Os resultados desses modelos foram comparados com os dados experimentais obtidos em campo, avaliando a capacidade de cada configuração de reproduzir o comportamento real da estrutura. Os resultados mostraram que cada modelo tem características específicas e vantagens próprias. O modelo 1 destacou-se pela alta rigidez estrutural, ideal para situações em que a redução de deformações é fundamental. O modelo 2 apresentou grande compatibilidade com o comportamento observado na ponte real, sendo indicado para projetos que priorizam estabilidade e fidelidade estrutural. Por fim, o modelo 3 foi o mais preciso na reprodução dos ensaios experimentais, oferecendo dados detalhados que enriquecem a validação teórica. Conclui-se que a análise computacional é indispensável na engenharia moderna, permitindo simulações precisas e seguras que minimizam riscos e otimizam os projetos. Este estudo reforça a importância de integrar modelagem computacional ao processo de análise e dimensionamento, recomendando o uso de ferramentas como o SAP2000 e sugerindo, para estudos futuros, a exploração de outros softwares avançados, como ANSYS e CSI Bridge, para ampliar as possibilidades de análise e validação estrutural.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise normativa de ensaio de prova de carga estática e estudo de caso em ponte de concreto armado(2022-04-27) CAMARGO, Luis Faruk Entringer de; ALBUQUERQUE, Paulo Henrique Maciel Arraes; PEREIRA FILHO, Manoel José Mangabeira; http://lattes.cnpq.br/4765401390604065Recentemente, houve alteração na malha rodoviária paraense, caracterizada pela substituição de pontes de madeira por pontes de concreto. Nesse contexto, provas de carga são definidas como um conjunto de atividades destinadas a analisar o desempenho de uma estrutura. Desse modo, este trabalho apresenta uma comparação entre normatizações brasileira (ABNT NBR 9607, 2019), Espanhola (Ministério de Fomento, 2009), Americana (ACI 318, 2019), Alemã (DAfStb, 2000) e Tcheca (CSN 73 6209, 1996), de ensaio de prova de carga estático, bem como a avaliação do ensaio de prova de carga estática realizado na ponte sobre o rio Jacaré. A comparação entre recomendações normativas foi realizada levando em consideração: motivações para realização de uma prova de carga; atividades realizadas pré-prova de carga; pontos de monitoração; intensidade e etapas de carregamento; e critérios de parada e aceitação. Esta comparação mostra que quanto às atividades realizadas antes da prova de carga, a norma brasileira apresenta tópicos mais detalhados que as demais recomendações, também tendo a maior quantidade de motivações para realização de uma prova de carga. Contudo, embora sejam mais detalhadas, estas não obrigam a aplicação de prova de carga em nenhuma de suas motivações, assim minimizando o uso dessa ferramenta. Os critérios adotados para a avaliação do ensaio de prova de carga realizado na ponte sobre o rio Jacaré foram: abertura de fissuras; deformações na armadura longarina e superfície do concreto, deformações no estribo; e deslocamentos verticais máximos e residuais. Em relação ao parâmetro para abertura de fissuras, as recomendações brasileiras mostraram-se condizentes com as demais normas, diferindo apenas da norma alemã, o que se deve a esta ser estabelecida em função de fissuras máximas e variação da abertura de fissuras residuais. Para deslocamentos máximos, as normatizações brasileiras e americanas aderem a limites de projeto, desse modo, divergindo das recomendações espanholas e tchecas que apresentam intervalos em função da previsão teórica. Em função dos deslocamentos residuais, a norma brasileira apresenta o menor deslocamento residual permitido (5%), sendo a mais rigorosa neste critério em comparação com as demais normas (média de 16%). Os resultados obtidos demonstram a aceitação da ponte sobre o rio Jacaré em função de: abertura de fissuras, para todas as recomendações normativas; deformação na longarina e face comprimida do concreto, apenas para a norma alemã; deslocamento máximo, apenas para a norma brasileira (com limites 25 vezes maiores que a média das demais normas); e deslocamentos residuais, para todas as recomendações.