Minha casa, mas e meu emprego? A relação entre a localização dos empreendimentos do PMCMV e as oportunidades de trabalho disponíveis no entorno

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

29-10-2024

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SILVA, Lucas Eduardo da Conceição; SANTOS, Victor Igor Monteiro dos. Minha casa, mas e meu emprego? a relação entre localização dos empreendimentos do PMCMV e as oportunidades de trabalho disponíveis no entorno. Orientador: Frederico Guilherme Pamplona Moreira. 2024. 38 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia Civil, Instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em:https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7961 . Acesso em:.
Nos países em desenvolvimento, programas de habitação social, como o Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), têm sido centrais para transformar o ambiente urbano e oferecer moradias acessíveis a populações de baixa renda. Embora contribuam para reduzir o déficit habitacional, muitos empreendimentos estão sendo inseridos em áreas periféricas com baixa oferta de empregos e serviços públicos, o que pode acentuar a segregação socioespacial e limitar as oportunidades econômicas dos moradores, colocando em questão a real efetividade deste programa. Assim, este estudo tem como objetivo analisar a relação entre o número de unidades habitacionais contratadas (UHC) do PMCMV e a disponibilidade de empregos nas proximidades dos empreendimentos na região metropolitana de Belém. Para isso, foram utilizadas abordagens de aprendizado de máquina e modelos de regressão linear pelo método de mínimos quadrados ordinários (MQO), que incluíram variáveis de controle e efeitos fixos para município e ano, além de especificações espaciais, como os modelos Spatial Autoregressive Model (SAR) e Spatial Error Model (SEM), para capturar influências socioeconômicas e geográficas compartilhadas. Nesse contexto, serão investigados os padrões de inserção desses empreendimentos em relação à oferta de empregos no entorno e como essa dinâmica varia conforme as faixas de renda dos beneficiários. Os resultados mostraram que a Faixa 1 do PMCMV requer mais área de empreendimento quando comparado com as faixas 2 e 3, e a área do empreendimento modera positivamente a relação entre os vínculos de empregos ativos as unidades habitacionais contratadas.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico:bibliotecaitec@ufpa.br