Barragem de terra: estudo da viabilidade técnica com ênfase na análise de estabilidade e percolação em barramento para fins de irrigação em Goianésia do Pará

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

10-02-2025

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

MONTE, Augusto de Lima; SILVA, Leonardo dos Santos. Barragem de terra: estudo da viabilidade técnica com ênfase na análise de estabilidade e percolação em barramento para fins de irrigação em Goianésia do Pará. Orientador: Davi Barbosa Costa da Silva. 2025. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia Civil, Campus Universitário de Tucuruí, Universidade Federal do Pará, Goianésia do Pará, 2025. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7874. Acesso em:.
A irrigação, que visa complementar ou suprir a ausência total de água para as plantações, é uma tecnologia que potencializa a produtividade agrícola ao reduzir os riscos climáticos. O uso de reservatórios artificiais de irrigação é uma alternativa para complementar a rega das plantações, especialmente em regiões onde as mudanças climáticas influenciam a quantidade de chuva. Nesse contexto, a instalação de um barramento, mesmo de pequeno porte, é um procedimento intrincado que abrange diversas fases, desde a seleção do local até a construção e operação da estrutura. Este estudo teve como objetivo identificar a alternativa que proporciona as melhores condições de segurança, considerando critérios de estabilidade de taludes e pressão por poropressão entre diferentes configurações para um barramento com finalidade de irrigação em Goianésia do Pará. A metodologia consiste na abordagem de diferentes etapas, tendo como ponto de partida visitas ao possível local de construção da estrutura, obtenção de informações e análise de literatura. Em uma etapa posterior, foram estabelecidas as opções de construção a serem comparadas com base no conhecimento do tipo de solo e dos materiais disponíveis na área do município. A modelagem da barragem foi realizada com o uso de softwares especializados. Para as análises, foi utilizado um software que analisava a dinâmica dos fluidos e outro que analisava a sua estabilidade. A partir da análise de todas as condições, os fatores de segurança alcançados para a configuração de argila siltosa foram consideravelmente satisfatórios quando comparados ao mínimo necessário para assegurar sua estabilidade. Ao analisar três tipos de solos distintos, notou-se que a linha piezométrica exibia padrões similares em todas as situações do regime de operação. Isso indica que, mesmo com as variações nas características físicas e hidráulicas dos solos, elementos como a geometria do barramento e as condições de carga têm um impacto significativo no comportamento hidráulico da estrutura. Em todas as situações, a poropressão negativa na parte superior da estrutura após a instalação do filtro, além de diminuir conforme os elementos de drenagem são dispostos, indica que a pressão da água estabelecida pelo reservatório está sendo adequadamente direcionada. A partir do estudo, concluiu-se que a configuração do sistema de drenagem tem um impacto considerável no controle do nível de água e da pressão hidrostática na barragem, ao obter para a estrutura com todos os elementos de drenagem (barramento com filtro horizontal, vertical, dreno de pé e poços de alívio) os maiores valores de fator de segurança e identificar que a disposição desses instrumentos foi crucial para proporcionar um caminho com menor resistência à água, reduzindo o gradiente hidráulico na região crítica da barragem e evitando a erosão interna. Identificou-se que essa seria a opção mais segura para o projeto.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via Sagitta