O lúdico no processo de aprendizagem na educação infantil a partir da teoria de Vygotsky

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

13-12-2023

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

LIMA, Leida Lira. O lúdico no processo de aprendizagem na educação infantil a partir da teoria de Vygotsky. Orientadora: Vívian da Silva Lobato. 2023. 19 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Souré, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6598. Acesso em:.
O lúdico é parte do cotidiano infantil. É através do faz de conta, que a criança cria seu mundo próprio, imitando sua vivência com os adultos. Ao ser inserido no ambiente escolar, sua rotina muda, cabendo ao professor ter a sensibilidade e a missão de ser o mediador nos processos de ensino e de aprendizagem, sem excluir o lúdico. Assim, o presente artigo teve o objetivo identificar a importância da ludicidade no processo de aprendizagem na Educação Infantil, a partir da teoria de Vygotsky, como metodologia do presente trabalho temos a Pesquisa Qualitativa e Bibliográfica. Com isso, foram feitos levantamento e análise da bibliografia que tratam do tema abordado e foram discutidos os conceitos de brinquedo e brincadeira e sua dá importância na educação infantil. Desse modo, é fundamental compreender que as brincadeiras contribuem não só para o desenvolvimento cognitivo, mas também o motor, o social e o físico. A organização dos ambientes para que o brincar se. torne algo prazeroso e natural precisa ser planejado pelo professor.

Fonte

via SAGITTA

Fonte URI

Aparece na Coleção