Curso de Pedagogia - CABAE

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  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Análise da condição de vida dos alunos e do ensino remoto emergencial durante a pandemia da Covid-19 e as possíveis dificuldades para o acesso as aulas no curso de licenciatura em pedagogia em Abaetetuba
    (2024-06-20) RUIZ, Juliana de Fátima Guimarães; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066
    O presente trabalho é um estudo que busca analisar a condição de vida dos alunos da graduação, especificamente do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Pará - Campus de Abaetetuba. Tendo o objetivo de identificar os possíveis impactos que o Ensino Remoto Emergencial (ERE) pode ter causado na aprendizagem. O estudo apresenta a abordagem quanti-qualitativa a luz da teoria de Minayo e Sanches (1993), tendo como metodologia o levantamento bibliográfico e análise de conteúdo. Os dados foram obtidos por meio de um questionário de perguntas disponibilizado aos universitários, a fim de avaliar a realidade, as principais dificuldades vivenciadas durante a pandemia e de que forma as políticas públicas foram necessárias para promover um ensino de qualidade. Os resultados da pesquisa demonstram que a falta de recursos e equipamentos para acessar as aulas, podem evidenciar a desigualdade, desmotivar e prejudicar a aprendizagem, implicando na continuidade dos alunos na universidade.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O sistema modular de ensino em Abaetetuba: trajetórias de implantação e afirmação do SOME no rio Piquiarana-Açú
    (2024-06-27) SILVA, Gevanildo dos Santos; NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399; https://orcid.org/0000-0002-1366-5760
    O estudo discute sobre as trajetórias de implantação e afirmação do SOME no município de Abaetetuba, particularmente na comunidade de PiquiaranaAçu. O SOME surge como um projeto de ensino voltado para suprir a ausência do então ensino de 2º grau em diversas localidades no interior do extenso estado do Pará, e oferecer oportunidade de conclusão da educação básica em um local próximo à sua casa. O objetivo principal consiste em compreender a importância do SOME para as localidades ribeirinhas, bem como suas principais dificuldades na oferta do ensino, com foco na localidade do Rio Piquiarana-Açú. Para tal utilizou-se a abordagem qualitativa, sendo realizada uma pesquisa bibliográfica. Para isso, realizou-se o estudo de autores que já discutiram e avaliaram a temática do ponto de vista histórico e relevante, além de usarmos algumas legislações. Foi realizada a descrição dos fatos que compões a trajetória histórica do SOME no Pará, depois em Abaetetuba e em seguida, na Comunidade do Rio Piquiarana-Açú. Após, se estabeleceu uma discussão a respeito da relevância e das dificuldades e limitações apresentadas na execução do Projeto. Conclui-se que o Sistema de Organização Modular de Ensino — SOME; surgiu como uma estratégia inovadora tendo a finalidade de suprir a falta da oferta do Ensino Médio no Pará e além deste, o Ensino Fundamental Maior, em Abaetetuba e em outras regiões interioranas do Estado. E que, apesar das dificuldades e instabilidades encontradas no projeto, evidencia-se como de suma importância para as localidades por ele atendidas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Os efeitos da pós pandemia na saúde mental de professores do ensino médio: um estudo realizado com docentes no município de Acará
    (2024-06-19) OLIVEIRA, Tiffany Souza de; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250
    O presente artigo tem como finalidade tecer discussões e reflexões acerca da saúde mental de docentes do ensino médio na pós pandemia. O objetivo é analisar os depoimentos de professores que atuam em uma Escola Estadual de Ensino Médio localizada no município de Acará-PA, para constatar os impactos da pandemia em sua vida profissional e saúde mental. A abordagem adotada é a pesquisa qualitativa, e o tipo de pesquisa é o estudo de caso, visando o aprofundamento do fenômeno estudado. A pesquisa bibliográfica e os relatos dos professores de ensino médio revelaram que existem sequelas em suas vidas causadas pela pandemia, tanto no seu trabalho docente quanto em sua saúde mental, afetadas pela rápida imersão que fizeram no ensino remoto emergencial. A falta de apoio e recursos para desenvolver seu trabalho durante a pandemia, o aumento das demandas de trabalho e as dificuldades em amenizar os danos que a pandemia causou em seus alunos, corroboraram para o aumento de seus níveis de estresse, cansaço e desgaste mental.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    As estratégias tecnológicas e pedagógicas aplicadas pela UFPA no ensino remoto emergencial no contexto da pandemia: um estudo no curso de pedagogia no campus de Abaetetuba
    (2024-06-19) FARIAS, Klyvia Clarisse Xavier; DIAS, Jéssica Costa; http://lattes.cnpq.br/8664180458168854; https://orcid.org/0009-0004-3787-6003; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e;  http://lattes.cnpq.br/2652815221358066; https://orcid.org/0000-0002-1424-5055
    Este estudo apresenta um conjunto de discussões sobre a crise que a pandemia do novo coronavírus causou no Brasil no ano de 2020, afetando vários segmentos da sociedade como a saúde, a economia e a educação. Como medida de prevenção e controle da Covid – 19 a UFPA adotou a modalidade do ensino remoto por meio da Resolução n. 5.294, de 21 de agosto de 2020. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é fazer uma a análise do impacto das estratégias tecnológicas e pedagógicas aplicadas pela UFPA no ensino remoto emergencial no contexto da pandemia ao curso de pedagogia. A metodologia é de caráter descritivo e exploratório de abordagem quanto-qualitativa por meio dos instrumentos de análise bibliográfica, documental e questionário estruturado. Os resultados da pesquisa apontam para o esclarecimento da implementação de políticas públicas que foram aplicadas pela iniciativa do Governo Federal, em seguida pelo estado do Pará e dos seus municípios, até a aplicação delas na UFPA, apontando o posicionamento da universidade em aderir pela suspensão das aulas e a implementação da modalidade do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Dessa forma, o estudo possibilita a discussão em torno das estratégias tecnológicas e pedagógicas aplicadas para o processo de ensino no curso de pedagogia, no campus de Abaetetuba.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Educação de surdos: desafios para o ensino da língua brasileira de sinais na rede regular de ensino
    (2023-12-22) ROCHA, Bruno Santos; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657
    Este trabalho tem como objetivo analisar os desafios para o ensino da Língua Brasileira de Sinais aos estudantes surdos na rede regular de ensino. Aborda aspectos ligados a Educação de Surdos e a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS como língua materna dos surdos, apontando os desafios para a prática docente no ensino de libras. A pesquisa é de cunho bibliográfico e documental. Os dados foram coletados e sistematizados a partir de produções acadêmicas e científicas que tratam da temática, utilizando-se os aportes teóricos de Ribeiro (2019), Lacerda (1998), Mantoan (2004), Brasil (1988; 1996; 2015), dentre outros, que dialogam a respeito da temática em questão. Os resultados apontam que a prática docente para o ensino de Libras ainda é cercada por inúmeros desafios, como a efetivação de políticas públicas, falta de formação continuada, materiais e métodos pedagógicos para atuar com os estudantes surdos. Para tanto, conclui-se que os desafios estão tanto no acesso quanto na permanência desses alunos surdos na escola regular.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Residência pedagógica: desafios e possibilidades acerca da prática docente no processo de alfabetização e letramento
    (2024-06-20) CORRÊA, Rayane Furtado; COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3413323530425831; https://orcid.org/0000-0003-3700-5334
    Este artigo objetiva analisar os desafios e possibilidades acerca da prática docente no processo de alfabetização e letramento no Programa Residência Pedagógica. A questão que norteou este trabalho foi: quais os desafios enfrentados no processo de alfabetização e letramento no Programa Residência Pedagógica acerca da prática docente? No propósito de atingir o objetivo e aprofundar a temática, o artigo aborda estudos e reflexões sobre alfabetização e letramento a partir das obras de Soares (2020) e Ferreiro (2020), abordando a psicogênese da língua oral e escrita, somado a isso busca-se trazer a reflexão sobre teoria e prática e prática docente utilizando autores como Freire (1996), Libânio (1994), e Pimenta (1995, 1999, 2005, 2012), para aprofundar a discussão sobre a práxis. A metodologia utilizada na realização da pesquisa é de abordagem qualitativa e teve como principal instrumento de coleta de informações a observação a partir da vivência na escola campo. Os resultados da pesquisa e da vivência na escola-campo geraram reflexões pertinentes sobre a prática docente no processo de alfabetização e letramento, visto que no, processo de ensino aprendizagem da turma em estudo, o maior desafio era conseguir alcançar a todos de maneira que elas viessem avançar de nível, e através do Programa Residência Pedagógica foi possível notar avanços na turma, se utilizando de práticas de letramento no ambiente alfabetizador, pois são processos distintos, mas inseparáveis.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Programa residência pedagógica: evidências de uma concepção de alfabetização da prática no chão da sala de aula
    (2024-07-16) ARAÚJO, Camila Silva; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072
    O trabalho, baseado em um estágio-pesquisa do Programa Residência Pedagógica, registra e analisa a didática alfabetizadora em uma turma de segundo ano do ensino fundamental em uma escola pública do Pará, durante o ano letivo de 2023. Teve como objetivo, analisar as práticas pedagógicas observadas no Programa Residência Pedagógica, identificando desafios e oportunidades, além de discutir a importância da parceria entre família e escola para o desenvolvimento integral dos alunos. Além dessa observação, elaborou-se e aplicou-se uma didática denominada de “intervenção pedagógica” com o objetivo de realizar a interação teórica e prática com a turma objeto do estágio-pesquisa. A metodologia adotada foi qualitativa, com uso de diários de campo e observações diretas, focando no componente de Língua Portuguesa, verificando-se as interações docente-conhecimentos-crianças no desenvolvimento das atividades de ensino e aprendizagem da palavra-linguagem. Os dados coletados durante a observação e a intervenção foram analisados, buscando-se identificar padrões e tendências nas práticas didáticas. A pesquisa concluiu que a didática alfabetizadora parece se fundamentar numa concepção de linguagem que se instrumentaliza no que se poderia denominar de “método tradicional de alfabetização”, cuja principal característica é privilegiar o ensino-aprendizagem dos elementos gramaticais, em detrimento da semântica, da significação contextualizada e da valorização dos usos linguageiros das palavras pelas crianças. Há pouca ênfase na exploração da autonomia, da criatividade e da imaginação das crianças nas práticas de leitura e escrita. O Programa Residência Pedagógica, apesar de apresentar desafios, oferece uma oportunidade valiosa para a formação de professores, com foco na interação teoria-prática, ao proporcionar a experiência dos graduandos de pedagogia com as atividades didáticas das escolas de ensino fundamental (anos iniciais). Ao longo do trabalho, demonstra-se um olhar crítico e reflexivo sobre a didática docente observada, registrada e analisada como importante contribuição importante à formação inicial docente em Pedagogia, condição necessária e indispensável à um realizar profissional significativo e transformador.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Política nacional de alfabetização e a educação da infância como biopolítica: o que dizem professoras alfabetizadoras de escolas públicas
    (2024-06-27) SOUSA, Ysabelle Cardoso de; GONÇALVES, Jadson Fernando Garcia; http://lattes.cnpq.br/1364246536097509
    O texto apresenta em torno de uma Política Educacional Curricular de Governo, especificamente centrada na Política Nacional de Alfabetização Baseada em Evidência voltada para a alfabetização de crianças, implementada na forma de Decreto no governo Bolsonaro no ano de 2019. Tal Política é por nós compreendida como um dispositivo de biopolítica da infância. A intenção do estudo, à luz da perspectiva teórica de matriz foucaultiana, para além de analisar tal política como estratégia de gestão sobre a vida infantil, procura evidenciar, a partir de entrevistas com professoras que atuam na Educação Infantil, onde será realizado uma análise em torno de suas falas. Desse modo, aspectos de resistência e contestação em torno da implementação de tal política nas escolas públicas de Educação Infantil no município de Abaetetuba.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A atuação do professor no processo de alfabetização de crianças com dificuldades de aprendizagem: estratégias e desafios
    (2024-06-27) LOBATO, Pricila Pastana; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471
    A alfabetização é fundamental para o desenvolvimento educacional, e os professores tem papel crucial nesse processo. O artigo busca atender as necessidades individuais dos alunos e fomentar um ambiente de aprendizado inclusivo, investigando estratégias pedagógicas e didáticas eficazes. A pesquisa focou na análise da prática dos professores no ensino de leitura e escrita para crianças com dificuldades de aprendizagem, destacando as estratégias adotadas e os desafios enfrentados. Utilizando uma abordagem qualitativa embasada em teorias educacionais, o estudo empregou entrevistas estruturadas como método de coleta de dados, destacando a interpretação das respostas para avaliar a eficácia das estratégias implementadas. Os resultados deste trabalho proporcionaram compreendes significativas sobre como os professores enfrentam e superam os desafios ao ensinar alunos com dificuldades de aprendizagem, além de identificar ações para aprimorar as estratégias de ensino. Essas descobertas não apenas promovem uma compreendo mais profunda dos métodos educacionais eficazes na alfabetização, mas também servem como uma base para aprimorar futuras formações docentes, visando melhorar a qualidade da educando e promover uma sociedade mais inclusiva e equitativa, onde todas as crianças tenham igual oportunidade de desenvolver suas habilidades de leitura e escrita.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoDesconhecido
    A atuação do profissional de pedagogia no CAPS AD de Abaetetuba-Pará
    (2024-06-19) PINHEIRO, Luciele Belém; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250
    O presente artigo busca mostrar a importância da atuação do profissional de pedagogia em um ambiente não escolar, concentrando o estudo no CAPS ad (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), com destaque para o papel do pedagogo em uma equipe multidisciplinar que visa a inclusão de pessoas em sofrimento psíquico em decorrência do uso de álcool e drogas. As questões que nortearam o estudo foram: Qual a importância social do CAPS ad e das equipes multiprofissionais? Qual a função do pedagogo nas dependências do CAPS ad? Como se dá a relação entre saúde mental e a pedagogia? O objetivo geral do trabalho é analisar como se dá atuação do profissional de pedagogia no CAPS ad de Abaetetuba, bem como o desenvolvimento das atividades realizadas no local com os pacientes em tratamento, demostrando a transcendência do acompanhamento pedagógico. Os objetivos específicos do trabalho são: Discutir a importância social do CAPS ad e da atuação das equipes multiprofissionais, analisar a atuação profissional do pedagogo no CAPS ad e compreender a relação entre saúde metal e o profissional da Pedagogia. A metodologia utilizada na pesquisa teve como base uma a abordagem qualitativa, essa que permite uma compreensão mais aprofundada das experiências dos participantes, combinada a pesquisa bibliográfica que possibilita a fundamentação teórica do trabalho, como instrumento de coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada, a fim de ampliar a compreensão sobre a atuação do profissional de pedagogia no CAPS ad. Como resultados, entende-se a transcendência do acompanhamento pedagógico para as pessoas em tratamento no CAPS ad de Abaetetuba-Pará, haja vista esse acompanhamento visa através de atividades que possuem fins terapêuticos possibilitar a reabilitação, fortalecer a socialização, o desenvolvimento social e a promoção de qualidade de vida das pessoas que se encontram em sofrimento psíquico em decorrência do uso de álcool e outras drogas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: estratégias pedagógicas alternativas para o processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2024-06-27) MARTINS, Jéssica Maria Barreto; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471
    O presente estudo aborda o tema do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e tem como problema de pesquisa: quais estratégias pedagógicas alternativas podem ser adotadas para superar obstáculos na educação de alunos com TDAH e promover um ensino e aprendizagem de qualidade nos anos iniciais? Como objetivo geral, definimos analisar estratégias pedagógicas alternativas que promovam a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de estudantes com TDAH nos anos iniciais. Esta é uma pesquisa de caráter bibliográfica e documental na qual foram utilizados teóricos como Paulo Mattos (2020), Lourinho (2019), Massalai, Pereira e Coutinho (2024), Oliveira (2020) e Mantoan (2003). Como resultados, identificamos que o TDAH possui como características principais a hiperatividade e falta de atenção, o que dificulta a aprendizagem de diversas crianças nos primeiros anos da escolarizado; observamos, também, a necessidade de os professores terem acesso a formação continuada que os habilite desenvolver métodos alternativos para o trabalho pedagógico junto a criança com TDAH. Além disso, foi possível identificar que atividades ativas, as quais envolvam o aprendizado de forma mais direta e dinâmica, permitem maiores avangos no aprendizado do educando que possui este transtorno. Em conclusão, este artigo infere que mesmo com a complexidade atrelada ao TDAH, é possível promover um processo de ensino-aprendizagem eficaz e significativo para as crianças nos anos iniciais, para tanto, o professor precisa destinar um olhar atento e disponibilidade para entender as especificidades dos alunos, criando estratégias alternativas para atender suas demandas e assim tendo, contribuir para que as crianças com este transtorno consigam se desenvolver de maneira adequada.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O analfabetismo: e as implicações na vida social do sujeito
    (2024-11-13) FEITOSA, Wanderley de Leão; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053; https://orcid.org/0000-0003-1193-8072
    O presente artigo tem como objetivo compreender, as implicações do analfabetismo na vida social do sujeito, a partir de pesquisa bibliográfica, revisando a literatura existente sobre o tema para fornecer uma compreensão aprofundada sobre o tema. Para responder quais as implicações do analfabetismo na vida social do sujeito e como esse fenômeno pode ser compreendido a partir do referencial teórico embasado nos estudos de Braggio (1992), que analisa a concepção de métodos predominante na alfabetização tradicional; Fontana (1997), a autora trata sobre a “psicologia da educação” e Brandão (1981/2017), que destaca o método Paulo Freire, enfatizando a educação como um processo de libertação e empoderamento dos sujeitos. A abordagem freireana, com sua ênfase no diálogo, na conscientização e no significado das palavras, será central para compreender como a educação pode transformar a realidade dos sujeitos analfabetos, permitindo sua integração plena na vida social. Os resultados apontam, que a escolha do método de alfabetização impacta diretamente a vida social dos indivíduos, moldando sua habilidade de acessar direitos, exercer a cidadania e se engajar de forma ativa na sociedade, a alfabetização vai além de um direito fundamental; ela é uma ferramenta crucial para diminuir desigualdades e fortalecer uma democracia plena e inclusiva.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Residência pedagógica: um olhar sobre o papel da avaliação diagnóstica e da intervenção pedagógica no processo da leitura e escrita nos anos iniciais
    (2024-06-19) SANTOS, Camila da Silva; PEREIRA, Maria do Socorro Alexandre; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    Este artigo tem como objetivo analisar o papel da avaliação diagnóstica e da intervenção pedagógica no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais. A questão que norteou a pesquisa foi: Como as intervenções pedagógicas baseadas nos resultados da avaliação diagnóstica podem contribuir para o desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem inclusivo e eficaz nos anos iniciais? A pesquisa tem cunho qualitativo, e se procedeu através da pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com a técnica da observação participante para coleta de dados, realizada durante o Programa Residência Pedagógica, em uma escola municipal localizada no município de Abaetetuba. Para dar embasamento teórico, utilizamos autores que colaboram nos campos da avaliação educacional, alfabetização e letramento e intervenção pedagógica e que nos ajudam a entender conceitos na educação, tais como: Hoffmann (2012), Ferreiro e Teberosky (1996), Magda Soares (2020), Freire (1984), entre outros. Os resultados desta investigação apontam com base numa avaliação diagnóstica realizada numa turma de 4º ano do ensino fundamental, em que os alunos neste ano de escolaridade deveriam estar apenas com problemas relacionados à escrita ortográfica, foi percebido um significativo número de alunos que ainda apresentam muitas dificuldades em relação a leitura e escrita, necessitando de intervenções didáticas que solucionem problemas que os impedem de avançar na leitura e escrita.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    As potencialidades da história local para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2024-11-02) BELEM, Eloiza da Silva; NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399
    Considerando-se que a disciplina História agrega conhecimentos imprescindíveis para a construção da identidade sociocultural e para o exercício da cidadania de alunos e alunas em processo de formação na educação básica, o presente artigo discute o ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental, sob a perspectiva de valorização da história local e da memória de moradores das próprias localidades em que os/as discentes estão inseridos, assim como, correlaciona a partir de relato de experiência a Festividade do Bom Odori em Tomé Açu com o ensino da história local . Trata-se de uma pesquisa qualitativa que inclui uma revisão bibliográfica abrangente e um ensaio de pesquisa histórica para potencializar o ensino de história nos anos iniciais do nível fundamental. Desta maneira, os resultados, apontam, que a valorização da História local nos anos iniciais do ensino fundamental é de suma importância para assegurar a formação da identidade sociocultural e histórica dos estudantes, pois, por meio desta, os alunos têm a oportunidade de conhecer sua própria história, suas raízes ancestrais e as tradições que perpassam até os dias atuais. Conclui-se que a integração da história local nas aulas de História é crucial para uma educação integral e para a constituição das identidades histórica e sociocultural dos alunos, demandando uma implementação cuidadosa que inclua formação docente adequada e colaboração com a comunidade.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O transporte escolar como política pública de acesso e permanência dos alunos na escola Santa Bárbara, no município de Acará/PA: um estudo sobre qualidade e condições de execução
    (2024-07-04) ALVES, Valdeci Cristo; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250
    Este artigo analisa a política de transporte escolar, na perspectiva da garantia do acesso e permanência de estudantes da área rural em uma escola ribeirinha, através de pesquisa de campo sob uma abordagem qualitativa, bem como através da análise de documentos pertinentes ao tema. Exploramos além das regulamentações e alguns embasamentos teóricos, a experiência prática dos alunos da escola Santa Bárbara que utilizam transporte escolar, onde verificamos algumas condições em que a política é executada, sob a perspectiva das especificações técnicas previstas na legislação. Nossos resultados revelam que a política de transporte escolar é fundamental para a garantia do direito a educação de estudantes do campo, mas que melhorias são necessárias, e possíveis. Este estudo contribui para a discussão sobre a implementação de medidas técnicas e de gestão visando a melhoria no serviço de transporte escolar.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Considerações acerca do plano de intervenção pedagógica: uma experiência no programa residência pedagógica (PRP)
    (2024-06-19) SANTOS, Leila Pimentel dos; PEREIRA, Maria do Socorro Alexandre; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    As práticas de intervenção para o aprimoramento da leitura e escrita é de grande importância para o desenvolvimento das crianças em fase de alfabetização por atuar como um reforço desse aprendizado. Nesse sentido, o Programa Residência Pedagógica PRP, da Universidade Federal do Pará, através do subprojeto Interdisciplinar Alfabetização e Letramento, visou, no período de fevereiro de 2023 a abril de 2024, promover a inserção de residentes do curso de Licenciatura em Pedagogia e em Letras Língua Portuguesa no espaço escolar, para o desenvolvimento de atividades voltadas à leitura e escrita. Deste modo, esse trabalho teve o objetivo de descrever as experiências vivenciadas no PRP que envolveram, formações, observação e intervenção prática de leitura e escrita dos alunos da turma do primeiro ano do ensino fundamental na Escola Municipal Bom Pastor. Propomos como questões deste estudo: O que trata o PRP e que contribuições vem proporcionando aos licenciandos de pedagogia em sua formação inicial? Como se deram as formações durante a execução do Programa? Como ocorreram as práticas de intervenção prática de leitura e escrita? A pesquisa ancora-se nos estudos de Fiorin (2003), Freire (1996), Soares (2020), Silva (2003), Silva (2021), entre outros. O método utilizado para esta pesquisa contou com uma etapa bibliográfica com abordagem qualitativa e descritiva com observações, anotações em diário de campo. Constatou-se que as intervenções dos residentes a partir das orientações recebidas nas formações, contribuíram significativamente para o avanço na leitura e escrita das crianças do primeiro ano fundamental.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Experiências da pedagogia social no contexto do Creas no município de Tomé-Açu-Pará
    (2024-07-02) MOREIRA, Islene Chaves; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250
    Tendo em vista que os espaços de atuação do profissional de pedagogia não se limitam apenas ao ambiente escolar, este trabalho apresenta um estudo sobre as experiências do campo da pedagogia social trabalhada no contexto do Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS, visando compreender a atuação do profissional de pedagogia, no processo de garantia de direitos dentro desta unidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que obteve como metodologia para o aporte teórico a pesquisa bibliográfica de estudos já publicados sobre a temática, e pesquisa de campo onde fora utilizado como técnica de coleta de dados a aplicação de uma entrevista semiestruturada com a profissional de pedagogia do CREAS. Os resultados obtidos nesta pesquisa apontam que a inserção deste profissional no âmbito da Assistência Social ainda é recente, e as consequências causadas pela falta de preparação na formação inicial acarretam grandes desafios para a prática do educador social inserido em uma instituição que atende vítimas de violações de direitos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Reflexões sobre o ensino da arte na formação de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
    (2024-07-02) MENDES, Rayara Rodrigues; PEREIRA, Maria do Socorro Alexandre; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    O ensino de Arte no âmbito escolar visa despertar o potencial criativo, imaginário, expressivo e critico nos alunos, todavia, são muitas as intercorrências que implicam no alcance desse processo, considerando isto, o objetivo deste estudo busca refletir qual a importância direcionada ao ensino de Arte para a formação da criança dos anos iniciais se sobressaem na delineação das estratégias pedagógicas incorporadas na rotina de estudo dos alunos do 5° ano (A) da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professora Nair Maia Vieira Gomes, localizada no município de Tomé-Açu/PA. A problemática está centrada na seguinte questão: Qual a importância direcionada ao ensino de Arte para a formação da criança dos anos iniciais nas ações pedagógicas da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professora Nair Maia Vieira Gomes, localizada no município de Tomé-Açu/PA? A metodologia apoia-se na abordagem qualitativa, associada a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, está relacionada a uma experiência de iniciação científica sobre o ensino de Arte, desenvolvida na referida escola. Os instrumentos de coleta de dados, consistiram na utilização das técnicas de pesquisa de observação participante e entrevista semiestrurada/não diretiva. O aporte teórico comportou os seguintes teóricos, Barbosa (1975-2001-2002-2008); Silva (1989) Ferão et al. (2001); Ferraz e Fusari (2009); Freire (2011); Rodrigues (2013); Chirinéa e Brandão (2015); Iavelberg (2016); Martins, Picosque e Guerra (2010), e documentos legais referente as Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Resolução CNE/CP n° 1, de 15 de maio de 2006. De acordo com a observação feita na escola sobre o ensino da arte, bem como a sua importância na formação da criança, conclui-se que a arte, disciplina obrigatória do currículo escolar, está sendo posta em segundo plano pela escola, tendo em vista a ênfase direcionada ao preparatório do SAEB, fato que impactou negativamente o desenvolvimento da formação artística dos educandos, privando-os de terem aula durante quase todo semestre letivo observado.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Alimentação escolar, um dos fundamentos para uma educação de qualidade, numa perspectiva social e de análise de políticas públicas de alimentação escolar no Brasil
    (2024-07-04) SILVA, Jorge Borges da; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066; https://orcid.org/0000-0002-1424-5055
    Este trabalho apresenta pontos extremamente relevantes para compreensão da finalidade da alimentação escolar como fundamento indispensável para promoção de educação e crescimento de condições de igualdade. A alimentação escolar é um direito humano e social de todas as crianças, adolescentes e adultos que frequentam as escolas públicas e um dever do Estado, Governo Federal, Estadual, municipal e distrital. O artigo tem como objetivo principal ampliar a compreensão sobre a finalidade social e política da alimentação escolar como direito humano. Com o intuito de proporcionar uma discussão aprofundada no que concerne a questões fundamentais para o conhecimento de direitos, benefícios, análise de desenvolvimento e controle das políticas públicas de distribuição de merenda escolar no Brasil. Para tanto, analisaremos as diretrizes do PNAE e artigos que estão contido na lei n°11.947, de 16 junho de 2009, entres outros fatores importantes.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O direito à educação na perspectiva da pedagogia hospitalar: a ação do pedagogo na brinquedoteca hospitalar
    (2024-07-02) SILVA, Rodrigo Barra da; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250
    O objetivo desta pesquisa foi investigar sobre o direito à educação na perspectiva da pedagogia hospitalar, juntamente com a ação do pedagogo no contexto da brinquedoteca hospitalar. A pesquisa busca contribuir com os discussões referentes as interfaces onde o profissional de pedagogia pode atuar, e principalmente o direito à educação de qualidade das crianças e adolescentes. O artigo argumenta também, a colaboração desse profissional com a equipe médica, influenciando na melhoria do tratamento da criança, através da intencionalidade pedagógica do brincar de forma lúdica. Para construção desta pesquisa de análise bibliográfica, foram realizadas buscas através do site Google Acadêmico, a respeito de artigos já publicados sobre a temática. O aporte teórico da leitura, baseia-se nos artigos de Cury (2002), Fontes (2009), Lima e Paleologo (2012), Brito e Perinotto (2014), Paula e Foltran, Angelo e Vieira (2010). Como resultado desta pesquisa, percebe-se que ainda há ausência de materiais científicos referentes a esse tema e corrobora a desinformação dessa temática, e a importância do comprometimento para que sejam alcançadas melhorias decorrentes a estudos científicos.