Curso de Pedagogia - CABAE

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  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O acesso, permanência e êxito de alunos (as) do ensino médio autodeclarados(as) negros(as) nos municípios paraenses
    (2025-09-23) CORREA, Mayza Oliva; ALVES, João Paulo da Conceição; http://lattes.cnpq.br/8550073679337988
    O presente Trabalho de Curso (TC) objetivou analisar os desafios enfrentados por alunos(as) autodeclarados(as) negros(as) em suas trajetórias acadêmicas, focando no acesso, permanência e êxito no Ensino Médio em municípios do estado do Pará. A pesquisa utilizou uma abordagem quali-quantitativa, combinando análise bibliográfica e documental com dados do INEP, Censo Escolar e IBGE no período de 2018 a 2022, com informações complementares de 2024. Os resultados revelaram que a desigualdade racial e social é reproduzida no sistema educacional, sendo o currículo, muitas vezes eurocêntrico e desalinhado, e as práticas pedagógicas fatores que contribuem significativamente para essa disparidade. Notou-se uma forte correlação entre os resultados escolares e o racismo estrutural que afeta as trajetórias acadêmicas dos estudantes negros. Os dados do Censo Escolar de 2021 nos municípios paraenses apontaram o segundo ano do Ensino Médio como a etapa mais crítica. Municípios como Canaã dos Carajás (37,24%) e Acará (23,94%) registraram altas taxas de reprovação, enquanto Tailândia (58,34%) e Acará (58,32%) apresentaram distorção idade-série alarmante, reforçando um ciclo vicioso de reprovação, distorção e evasão. Conclui-se que as desigualdades estruturais no sistema educacional exigem a urgente implementação e fortalecimento de políticas públicas e ações afirmativas, como a Lei de Cotas e o Programa Pé de Meia, para garantir a equidade no acesso, permanência e êxito escolar dos jovens negros.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O brincar na educação infantil: tensões e práticas docentes
    (2025-09-22) ANJOS, Ewellin Santos dos; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471
    Esta pesquisa teve como objetivo analisar como docentes da educação infantil se posicionam diante da tensão entre o ensino formal e a brincadeira espontânea. Com abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professoras de uma creche municipal em Abaetetuba-Pará, buscando compreender suas práticas e percepções. Os resultados revelaram desafios como a pressão institucional por cumprimento de conteúdos, expectativas familiares voltadas ao ensino formal, imprevisibilidade do brincar e limitações de recursos. Apesar disso, as docentes reconhecem o brincar como linguagem legitima de aprendizagem. Concluímos que conciliar o ensino formal e a brincadeira é possivel, desde que haja formação adequada, dialogo com as famílias e melhores recursos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A produção cultural e educativa de crianças da vila Guarumã, Acará (PA): por entre brincares, interações e saberes
    (2025-09-23) OLIVEIRA, Thalia Marques de; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    Este trabalho tem como foco a infância vivida no campo amazônico por crianças da comunidade da Vila Guarumã, em Acará, Pará. A pesquisa buscou compreender as produções culturais e educativas protagonizadas por essas crianças, analisando como suas práticas sociais, experiências e percepções sobre o território integram a cultura infantil e diz respeito à afirmação de identidades locais. Envolveu estudos de Brito & Marques (2021), Pojo & Freitas (2022), Silva & Pasuch (2010) e Gusmão (2012), em suas reflexões sobre a criança e a infância amazônida do campo. O estudo, a partir de uma abordagem qualitativa, esteve sustentado pela investigação bibliográfica e de campo, esta última envolveu observações ao cotidiano comunitário, rodas de conversa, desenhos e registros fotográficos. Nesse processo, as crianças foram reconhecidas como sujeitos ativos na produção de saberes e de cultura, tendo suas vivências, brincadeiras e narrativas valorizadas como práticas sociais que constroem identidades e fortalecem o vínculo com o território. Os resultados revelam que, mesmo diante de lacunas históricas e do silenciamento das vozes infantis nos registros formais, as crianças expressam relações profundas com a natureza e com a comunidade onde vivem. Suas práticas, repletas de ludicidade e afetividade, reafirmam a importância de reconhecer a infância amazônica como produtora de cultura, de memória e de saberes, contribuindo para a valorização do campo e para a preservação da identidade local.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A importância do Instituto Larissa Negrão para a inclusão educacional no município de Abaetetuba
    (2025-09-22) ABREU, Wanessa da Silva; PEREIRA, Maria do Socorro Alexandre; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    O Instituto Larissa Negrão, acolhe crianças entre 3 anos e adolescentes até os 13 anos, que possuem transtornos ou deficiências. Esse espaço foi criado pelo ex-vereador Emerson Negrão e sua esposaMaria (nome fictício), porserem pais daLarissa Negrão, que nasceu comTranstorno do espectro autista (TEA), que para realização das terapias encontraram inúmeras dificuldades. A metodologia incluiu a abordagem qualitativa, com uso de um documento, com elementos de uma pesquisa de campo, dentro desse campo realizou-se entrevista, utilisando a análise de conteúdo para analisar os dados obtidos. Tem como objetivo geral, compreender a constituição social da história que originou a criação do Instituto Larissa Negrão, no município de Abaetetuba-Pará. Como resultado o Instituto Larissa Negrão, trousse para o município de Abaetetuba, atendimentos médicos, com várias especialidades, para crianças e adolescentes com vulnerabilidade social, que antes eram excluídas das terapias, por não ter acesso, devido os custos serem altos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Corpos lúdicos de crianças da comunidade Quilombola do Cupuaçu, Barcarena (PA). Orientadora
    (2025-09-23) MOREIRA, Milena Moraes; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    Este estudo trata de corpos lúdicos de crianças que vivem no ramal Bom Jesus, comunidade quilombola do Cupuaçu/Vila dos Cabanos, município de Barcarena (Pará), tendo como objetivo analisar a constituição do corpo lúdico como possibilidade de bem viver e da formação identitária das crianças. Assim, são apresentadas suas práticas corpórea-lúdicas, buscando identificar potenciais conexões e experiências entre elas e o contexto quilombola. Tratou de uma investigação bibliográfica e pesquisa de campo com crianças, em que foram utilizados referenciais como autores: Alves (2002); Acosta (2016); Acevedo (2009), Castro (2005) Bordieu (2008) e Florestan (2002), que discutem sobre corpos, corpos lúdicos, quilombola, identidade e pertencimento. O trabalho de campo envolveu observações, entrevistas, registros fotográficos e desenhos. Como parte dos resultados, podemos dizer que presenciamos brincar e ludicidade em direção do fortalecimento de laços comunitários e da identidade cultural da infância vivida, e desse modo seus corpos lúdicos são instantes de alegria, prazer e ócio, são construções de memórias infantis, isso porque nesses instantes vivem plenamente como sujeitos em liberdade e ativos. Seus corpos se encontram e fazem momentos de bem viver e de construção identitária, em conexão com o território do ramal Bom Jesus.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Práticas de professores no processo de alfabetização de crianças na EMEF Prof. Guilherme Baia no município de Limoeiro do Ajuru-PA
    (2025-09-01) FARIAS, Ritielly Katriny Xavier; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657
    As abordagens e práticas utilizadas pelos educadores são amplamente reconhecidas como pilares essenciais para o progresso da aprendizagem nos primeiros anos do ensino fundamental. No entanto, em diversos contextos, especialmente nas áreas ribeirinhas, os professores ainda enfrentam muitos desafios para que o processo de alfabetização ocorra de maneira eficaz. Nesse sentido, o presente artigo teve como objetivo analisar as práticas de alfabetização realizadas pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental da EMEF prof. Guilherme Baia, no município de Limoeiro do Ajuru/PA, com foco nas turmas do 1o, 2o e 3o ano. Ademais, pretendemos identificar os processos avaliativos, a formação continuada dos professores e os desafios por eles enfrentados. Tem-se como contribuições teóricas principais, as considerações de Magda Soares (2019, 2020), Mortatti (2006), Rodrigues e Martins (2020) e Franchi (2012). Como procedimentos metodológicos, adotou-se uma pesquisa de natureza exploratória, com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas aplicadas aos professores que atuam nas respectivas turmas. A partir da análise dos dados, evidenciou-se que os docentes enfrentam diversos desafios em sua prática pedagógica, mas também demonstram grande comprometimento e criatividade para superá-los e proporcionar uma alfabetização significativa aos alunos. Os principais desafios destacados foram a falta de participação da família e a escassez de recursos pedagógicos. Ademais, pontuamos também o comprometimento dos professores em superar tais dificuldades por meios de estratégias criativas e formação continuada.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Caminhos na relação entre família e escola: um estudo sobre os desafios na parceria no processo educativo na escola Santa Anastácia
    (2025-09-01) SILVA, Liviane Mascarenhas da; LOBATO, Vívian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657
    Este trabalho apresenta como discussão a importância da relação entre família e escola como fatores principais na formação e desenvolvimento do aluno. A união desses dois pilares é necessária para o processo educativo, visto que, forma indivíduos conscientes e preparados para viver em sociedade. Então é fundamental debater mais sobre essa relação e levar à sociedade a reflexão sobre essa coparticipação da família e escola na formação dos alunos. Dessa forma, essa pesquisa tem o objetivo de analisar como acontece essa relação entre família e a escola Santa Anastácia e seu processo de parceria. Busca-se, mais especificamente, investigar os principais desafios, como a escola contribui para fortalecer essa parceria e propor práticas que aproximem a família da instituição. Essa é uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa de campo, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Anastácia. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado uma entrevista semiestruturada com a coordenadora pedagógica da instituição. Para a análise de dados foi utilizado a técnica de análise de conteúdo. Como resultado, a partir do relato da coordenadora, foi evidenciado dois aspectos principais: a existência de uma relação conflituosa, evidenciada pela pouca participação das famílias nas atividades escolares; e a presença de projetos já em andamento que ajudam a enfrentar esses desafios e aproximar a escola e os familiares. Assim, foi possível concluir que a relação entre a escola Santa Anastácia e as famílias dos alunos é marcada por conflitos e desafios, sobretudo no que se refere a participação dos familiares no cotidiano escolar. Contudo, foi analisado a existência de iniciativas promissoras vindas da instituição, na busca de fortalecer essa parceria.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Experiências socioculturais de crianças e a educação infantil da escola Raimundo Sarges da Rocha, rio Guajará de Beja, Abaetetuba (PA)
    (2025-09-23) SILVA, Cleiziane Silva e; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    Este trabalho discorre sobre educação e a cultura como aspectos potentes no que se refere à valorização e o reconhecimento de grupos sociais e étnicos como é o caso dos povos das águas, refletindo sobre as experiências socioculturais de crianças e a educação escolar a nível de Educação Infantil desenvolvida na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Raimundo Sarges da Rocha, localizada no Rio Guajar· de Beja, Abaetetuba (PA). O estudo objetiva estudar as experiências socioculturais da comunidade ribeirinha em relação as práticas educativas da Educação Infantil (turma do período II), na referida escola. Trata-se de uma pesquisa na abordagem qualitativa, envolvendo a pesquisa bibliográfica e de campo, nessa última utilizamos a observação participante, entrevistas e a fotografia. Como resultados, apontamos que as vivências infantis estão intrinsecamente ligadas ao rio, à natureza, às brincadeiras, ao trabalho familiar e às práticas comunitárias, compondo uma cultura infantil própria, mas que pouco dialoga com a educação escolar das crianças. Ainda, ficou nítido que o currículo escolar se mantém marcado por uma perspectiva urbanocêntrica e padronizada, distanciando-se da realidade local e desconsiderando os saberes. Como aspecto positivo, destacamos, a prática educativa da professora que encontra brechas em diálogo às especificidades do território e as experiências socioculturais das crianças e de suas famílias, e dessa forma busca promover um processo educativo coadunado com vínculos identitários e dinamizado por momentos prazerosos e de enriquecimento às suas vidas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - FolhetoAcesso aberto (Open Access)
    As pessoas vão até a natureza e começam a descobrir coisas que nem sabiam
    (2025-09-01) RODRIGUES, Rettyellem Maciel; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    A obra, tem como matriz pedagógica os brincares assim como transita e relata com propriedade as vivências cotidianas da comunidade de Itacuruçá Alto, com destaque sobre o ser quilombola, intercambiando com os costumes, as tradições, com a produção dos brinquedos construídos com a matéria prima da natureza e o processo dos brincares das crianças entre seus pares. As reflexões tecidas nesta obra, são indicadores que possibilitam e podem orientar o/a professor/a elaborar e organizar o trabalho pedagógico das turmas de educação infantil do campo dessa e até de outras comunidades, em estreita sintonia com os interesses e necessidades da escola do campo
  • Trabalho de Curso - Graduação - FolhetoAcesso aberto (Open Access)
    O amor das crianças pela natureza Amazônica na comunidade Camurituba Beira, Abaetetuba-PA
    (2025-09-01) SILVA, Waléria Oliveira da; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O estágio supervisionado como espaço de aprendizagem e reflexão no ensino fundamental: práticas e desafios no processo de alfabetização em uma turma de 5º ano
    (2025-09-18) BITENCOURT, Antonilda da Silva; COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3413323530425831
    RESUMO (dc.description.resumo) - Fonte: PDF O presente trabalho originou-se das experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado em uma escola da rede pública municipal da cidade de Abaetetuba-PA, mais precisamente em uma turma de 5º ano do ensino fundamental. Diante das inúmeras indagações acerca do estágio supervisionado, sua contribuição para a construção da identidade docente e para o desenvolvimento de práticas pedagógicas, o objetivo deste trabalho, é portanto, analisar o estágio supervisionado como espaço de aprendizagem, reflexão e intervenção, destacando suas contribuições para a formação docente e o enfrentamento de desafios pedagógicos no ensino fundamental. Para a análise mencionada utilizou-se de pesquisa em caráter qualitativo, com abordagem descritiva e reflexiva, envolvendo observações sistemáticas, registros de campo e análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola, fundamentados na análise das experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado. As reflexões dessa experiência foram embasadas por referenciais teóricos que se destacam na discussão da formação docente e da prática pedagógica, dentre eles, Pimenta (1995); Pimenta e Lima (2012), que propõem uma concepção de estagio supervisionado que ultrapassa à visão tradicional de prática como aplicação de conteúdos; Tardif (2002,2014) que concebe os saberes docentes como sendo múltiplos, dinâmicos e socialmente construídos ao longo da carreira e das interações profissionais e Paulo Freire (1970, 1996) que compreende o estágio como prática investigativa, reflexiva e transformadora. Os resultados desta pesquisa evidenciaram tanto as potencialidades do estágio na consolidação de saberes docentes, na postura investigativa e no fortalecimento da práxis crítica, quanto os desafios impostos pelas condições estruturais da escola, pela vulnerabilidade socioeconômica das famílias e pelas lacunas históricas no processo de alfabetização. Observou-se que alunos do 5° ano ainda não dominavam habilidades básicas de leitura e escrita, revelando o caráter estrutural do insucesso escolar. Nesse contexto, conclui-se que o estágio supervisionado não é apenas requisito curricular, mas um espaço privilegiado de aprendizagem, pesquisa e intervenção, que possibilita ao licenciando compreender as contradições do sistema educacional e construir práticas pedagógicas éticas, inclusivas e transformadoras.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As contribuições da literatura de Juvenal Tavares na educação da primeira república paraense
    (2025-09-15) MARTINS, Larissa de Abreu; PEREIRA, Maria do Socorro Alexandre; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    Este trabalho tem como objetivo analisar as condições políticas e educacionais da Primeira República, no Pará, que possibilitaram a produção e publicação das obras de Juvenal Tavares, e assim compreender como suas ideologias e contribuições literárias impactaram a formação educacional do período. O trabalho tem uma abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e documental, com foco na análise histórica. Com base no contexto analisado, verifica-se que o período abolicionista e de efervescência de revoltas na Primeira República, influenciaram os escritos de Juvenal Tavares, os quais refletem aspectos como: o positivismo, a regionalidade, a valorização cultural e a estética poética e jornalística do referido escritor. Nesse sentido, no recorte das obras: Versos Antigos e Modernos, Musa Republicana, Serões da Mãe Preta e Ensino Cívico, temos demonstrado como Tavares trouxe para suas obras elementos culturais, históricos e sociais da Amazônia, promovendo, assim, o resgate e a valorização da identidade regional amazônida e incentivando a reflexão sobre questões políticas e sociais, especialmente no público jovem e estudantes do estado do Pará, no período Regencial. Como conclusão, verificamos que a presença das respectivas obras no currículo escolar do estado paraense contribui para a formação cultural e social dos educandos. A análise dessas obras mostra-se ainda mais relevante porque Juvenal Tavares foi um pensador que produziu textos voltados a valorização da cultura e da identidade amazônica, com o olhar direcionado para a formação das faturas gerações da região. Dessa forma, foi de suma importância estudar esse autor e sua produção literária, pois esse exercício possibilitou compreender como maior profundidade o período da Primeira República Paraense e os debates culturais, sociais e políticos aquele contexto histórico.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Desafios e dificuldades enfrentadas pelos docentes na pandemia da covid-19
    (2025-09-16) GONÇALVES, Mayze Ketle Brandão; COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3413323530425831; https://orcid.org/0000-0003-3700-5334
    A pandemia da Covid-19 transformou profundamente a educação, exigindo mudanças bruscas na rotina escolar e no trabalho docente. Os professores precisaram se adaptar rapidamente ao ensino remoto emergencial, enfrentando sobrecarga, dificuldades tecnológicas e impactos na saúde. Este trabalho aborda a docência na pandemia, buscando compreender os desafios vivenciados pelos docentes. A pesquisa adotou abordagem qualitativa, baseada em estudo bibliográfico e, questionários online aplicados a 21 professores da educação básica, analisados conforme Bardin (2016) em três etapas: pré-análise, exploração e interpretação. Os resultados com 21 professores evidenciam que o ensino remoto impôs dificuldades como falta de infraestrutura e recursos tecnológicos, pouca familiaridade com ferramentas digitais, baixa interação dos alunos e sobrecarga sem apoio institucional. Houve também impactos na saúde mental, manifestados em ansiedade, estresse, insônia e insegurança, agravados pelo isolamento social. Apesar disso, os docentes relataram aprendizados importantes, como desenvolvimento de competências digitais, maior criatividade pedagógica, posturas empáticas e valorização do ensino presencial e da atualização contínua. Em síntese, a pandemia evidenciou desafios e desigualdades na educação, mas também destacou a criatividade docente e a importância do contato humano. Sendo assim, o futuro exige uma escola mais inclusiva, flexível e humana, apoiada por políticas públicas que garantam formação continuada, condições de trabalho adequadas e investimentos capazes de fortalecer a qualidade educacional.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Educação e humanização: reflexões a partir da obra pedagogia do oprimido de Paulo Freire
    (2025-09-01) CORREIA, Erizane; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    O artigo enfatiza a relação existente entre prática educativa e humanização na obra Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire, visando compreender a importância da educação crítica em tempos atuais. Além desta obra principal, foi empregue outras e de outros autores. Trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa e com ênfase a pesquisa bibliográfica. Os resultados salientam como ainda vigora a concepção bancária de educação no contexto educativo escolar e que consideramos comprometer o processo de ensino-aprendizagem dos educandos e, também, a própria prática educativa dos educadores, porque distancia do valor de educar-se e da própria formação docente. Por outro lado, a educação como prática de liberdade visa justamente formar sujeitos capazes de atuarem ativamente na sociedade, desde processos mais humanistas, dialógicos e de comprometimento com a coletividade. Nesta concepção libertadora, educação e humanização são indissociáveis, na medida em que encontra-se pautada no desenvolvimento humano e em visa do resgate da humanidade roubada de educandos e de educadores.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Desafios de estudantes quilombolas do ramal do Bacuri, em cursos de licenciatura na Universidade Federal do Pará, Campus de Abaetetuba
    (2025-06-03) ALBUQUERQUE, Rafael da Costa; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
    Este artigo discute o processo de formação a nível de graduação de estudantes quilombolas da comunidade Ramal do Bacuri na UFPA - Campus Abaetetuba, em interface ao reconhecimento étnico e da pessoa. O estudo busca compreender a importância do Processo Seletivo Especial (PSE) para a inclusão desse grupo étnico bem como identificar os desafios encontrados no processo formativo de estudantes quilombolas. Trata de uma pesquisa centrada na abordagem qualitativa, dirigida por aprofundamento bibliográfico, documental e com o uso de entrevistas junto aos estudantes, duas mulheres e um homem. Os resultados apontam um processo formativo sendo materializado por desafios e possibilidades. Os desafios se dão desde o momento da inscrição com a Declaração de Pertencimento à Comunidade Quilombola e segue pela formação de até mais de quatro anos, em que os estudantes precisam diariamente demonstrar resiliência no enfrentamento de dificuldades da ordem econômica, racista, familiar entre outras afirmando-os para si próprios que são capazes de estar ali e legitimar direitos. Como possibilidades constam o valioso apoio da Associação do Discente Quilombola e o reconhecimento étnico quilombola ocorre em outros espaços como no contexto de sala de aula, nas vivências nos territórios.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A necropolítica diante do direito à educação: uma analítica sobre os corpos das mulheres encarceradas na Amazônia Paraense
    (2025-06-17) PEREIRA, Elizama Silva; NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399; https://orcid.org/0000-0002-1366-5760
    O objetivo desse estudo é discutir sobre a oferta de escolarização disponibilizado às mulheres em condição de privação de liberdade custodiadas em unidades femininas localizadas na Amazônia Paraense, evidenciando também o atravessamento entre essa oferta como garantia de um direito básico e o conceito de Necropolítica, discutido por Mbembe (2020). A pesquisa é de abordagem qualitativa sob lastro do estudo históricoeducacional, cujo instrumento de coleta de dados foi o estudo bibliográfico e análise documental, sob o pressuposto da analítica foucaultiana. Os resultados apontam que mesmo a Educação como um direito elementar à cidadania, este ainda é negligenciado para grandes contingentes da população brasileira, particularmente, para pessoas privadas de liberdade. A negação desse direito pode ser percebida como uma estratégia que conduz a uma “política de morte”; a necropolítica, configurando-se em um projeto de ampliação da precarização da vida dessas pessoas percebidas como “infames”. Ademais, considero que esse cenário se acentua no encarceramento de mulheres, uma vez que estas se constituem como “vidas precárias”, principalmente no processo acentuado do crescente quadro de encarceramento desses corpos. Concluo que as mulheres vivenciam o processo de “dupla-punição” com a privação de sua liberdade e a negação de outros direitos básicos, como o direito à Educação e o próprio direito de serem custodiadas próximas de suas famílias para a garantia de seus vínculos sócios-afetivos, principalmente na condição de maternidade.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    As práticas de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise em uma escola no município de Muaná – PA
    (2025-09-18) MORAES, Keiseane Farias de; COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3413323530425831; https://orcid.org/0000-0003-3700-5334
    Este estudo teve como objetivo geral analisar as práticas de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Deputado Osvaldo Brabo de Carvalho, situada em um contexto rural e ribeirinho no município de Muaná–PA. A pesquisa buscou responder à questão: quais práticas pedagógicas vêm sendo desenvolvidas pela professora alfabetizadora do 1o ano e como contribuem para a aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos? A investigação adotou abordagem qualitativa, de natureza descritiva, com entrevistas informais e observação direta como instrumentos de coleta de dados, que foram tratados por meio da análise de conteúdo. Os resultados revelaram que, apesar das dificuldades estruturais, da baixa participação familiar e das limitações materiais, a docente organiza práticas que integram cultura local, ludicidade e intencionalidade didática, favorecendo aprendizagens significativas. Observou-se que estratégias como o uso de nomes próprios, palavras geradoras ligadas ao cotidiano ribeirinho e produção de textos coletivos ampliam o repertório linguístico e fortalecem o vínculo entre escola e comunidade. Conclui-se que a alfabetização em contextos amazônicos demanda postura reflexiva, criatividade e compromisso social, demonstrando que práticas pedagógicas culturalmente situadas têm maior potencial de promover a formação de leitores e escritores críticos. O estudo reforça a necessidade de políticas públicas que valorizem o trabalho docente em áreas rurais e ribeirinhas, garantindo formação continuada, investimento por meio de recursos públicos e condições adequadas para o exercício da docência.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Políticas educacionais para pessoas privadas de liberdade: uma análise da EJA nas instituições prisionais de Abaetetuba
    (2025-08-19) GÓES, Luís Gustavo Cardoso; NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399
    O objetivo geral deste estudo é analisar a relação das políticas educacionais para pessoas privadas de liberdade e a garantia do direito a educação, através da EJA nas instituições prisionais de cidade de Abaetetuba. Considerando que as pessoas em situação de privação de liberdade são sujeitos de direitos destacamos que estas também são amparadas por políticas governamentais. No plano metodológico esta pesquisa possui abordagem qualitativa e opera com uso de pesquisa bibliográfica e documental. A educação é o contexto da privação de liberdade e políticas públicas são refletidas a partir dos teoricos Onofre (2015); Leme (2011); Camões (2018); Greco (2011); Sereni (2019) e outros, no plano documental analisa a Lei de Execução Penal (1984); Plano Estadual de Educação (PEE); e aspectos da Lei de Diretrizes e Bases. Sob tal perspectiva o locus da pesquisa foi a cidade de Abaetetuba que conta com duas unidades penais, sendo estas a Unidade de Reinserção de Regime Semiaberto de Abaetetuba (URRS ABT) e a Unidade de Custódia e Reinserção e Abaetetuba (UCR ABT), antigo CTMABT. As problematizações centram-se na unidade URRS ABT, pois neste espaço é ofertada a EJA. Como ressultado destacamos que durante a pesquisa constatou-se que a prisão é um espaço onde convivem sujeitos com o estigma da sociedade e que convivem diariamente com a privação de seus direitos, sendo um destes o direito a educação, que é objeto deste estudo. Como conclusão este estudo aponta que há uma ausência parcial de políticas públicas educacionais voltadas para o público privado de liberdade e também ocorre que há uma dificuldade de haver acesso a documentos que tratem da temática e os documentos e textos teóricos apontam que as políticas educacionais que contemplam a prisão são políticas de cunho geral.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os sentidos da escola para a juventude ribeirinha do rio Quianduba
    (2025-06-30) LOBATO, Sabrina Vitória Corrêa; COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3413323530425831; https://orcid.org/0000-0003-3700-5334
    Este estudo investiga os sentidos da escolarização para a juventude ribeirinha, analisando como a educação escolar impacta suas vidas e comunidades. Com abordagem qualitativa, a pesquisa buscou compreender aspectos subjetivos da educação em Quianduba, adotando o tipo pesquisa de campo e utilizando grupos focais como principal instrumento de coleta de dados, ademais foi conduzida uma análise narrativa que permitiu interpretar as experiências vivenciadas pelos jovens em relação à escola. O referencial teórico inclui Abramo (1997) e Groppo (2010) para definição de juventude; Costa (2017) discute juventude e ensino médio, enquanto Santos (2011) e Weisheimer (2024) abordam políticas públicas. Ademais Freire (1996) destaca o papel da educação na transformação social e Rodrigues (2016) possibilita a discussão com os dados pesquisados na referida comunidade. A pesquisa busca ampliar a compreensão sobre os desafios do sistema educacional ribeirinho, um tema relevante para debates e reflexões sobre juventude e educação na região. Os resultados apontam que a escolarização não se limita à aquisição do conhecimento acadêmico, mas fortalece o senso de pertencimento, a participação comunitária e a transformação social. Como conclusão, observa-se que a trajetória educacional dos jovens do Rio Quianduba é marcada por lutas e resistências, tanto coletivas quanto individuais. A entrevista com a professora Marineide, ex-diretora da rede municipal, destaca a construção da educação local baseada na mobilização comunitária e na valorização da escola como espaço de transformação.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A mulher parteira como “lugar de memória” na comunidade Colônia Nova em Abaetetuba – PA
    (2025-05-27) SANTOS, Cintia Amorim dos; NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do; http://lattes.cnpq.br/7040227647321399; https://orcid.org/0000-0002-1366-5760
    O estudo trata sobre a mulher parteira como “Lugar de Memória” na comunidade rural Colônia Nova no município de Abaetetuba–PA. Tem como objetivo principal produzir narrativas históricas como estratégia para a iniciação à pesquisa histórica e ao ensino em História nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com aproximações ao conceito de “lugares de memória” do historiador francês Pierre Nora. É um estudo de natureza histórico educativa e faz uso da abordagem qualitativa, com suporte da pesquisa documental fundamentada em entrevistas semiestruturadas com mulheres da comunidade de Colônia Nova. Além de Nora (1993), dialogamos com Adiche (2009), Cambi (1999), Le Goff (2013), Silva e Silva (2009), entre outros. O estudo abrange o contexto histórico-social recente da referida comunidade, abordando as práticas em memórias associadas à mulher parteira, aqui traduzida como objeto de nossa curiosidade epistemológica para os campos da história e da educação. Os resultados indicam que o ofício de parteira, embora não mais praticado na comunidade, permanece como um elo entre passado e presente. A valorização dessas práticas tradicionais é reconhecida como parte essencial do legado histórico-cultural de comunidade, evidenciando a importância da preservação de memórias e saberes transmitidos por gerações, e contribui para o entendimento de que o “Lugar de Memória” não é simplesmente um lugar escolhido aleatoriamente por ser antigo, e sim um lugar que deva ter significado.