As histórias em quadrinhos como materiais linguísticos no livro didático de Língua Portuguesa do 9° ano do ensino fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

01-01-2013

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

MIRANDA, Ana Cristina Cardoso. As histórias em quadrinhos como materiais linguísticos no livro didático de Língua Portuguesa do 9° ano do ensino fundamental. Orientadora: Lorena Lopes de Freitas. 2013. 43 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2013. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6368. Acesso em:.
Este trabalho aborda o gênero Historias em Quadrinhos (HQs) e de como é exercida a sua função no ensino da Língua Portuguesa no último ano da educação básica em suas atividades aplicativas. Este estudo consiste em analisar as historias em quadrinhos no Livro Didático de Língua Portuguesa considerando sua utilidade nas atividades de compreensão, interpretação e produção textual com a finalidade de exercitar o raciocínio e a imaginação criadora do aluno em suas perspectivas de aprendizagens e não como mera ilustração sem nenhuma função. Os Livros Didáticos (LDs) de Língua Portuguesa (LP) do 9º ano possuem várias atividades voltadas para o ensino aprendizagem da língua materna do aluno como forma de lhes proporcionar um aprendizado eficaz e remunerador. Devido isso, é que diversos tipos de gêneros textuais foram propostos aos Livros Didáticos, para satisfazer uma leitura de interpretação considerando o conhecimento do aluno em seu dia a dia e o lugar em que ele está envolvido.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI