Faculdade de Educação - FACED/CBRAG

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Campus de Bragança / Bibliotecária: Vivyanne Ribeiro das Merces Neves Fax: (91)3425-1593 E-mail: bibbraganca@ufpa.br

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  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O texto em sala de aula: práticas de linguagem, alfabetização e letramento (s) nos anos iniciais
    (2025-10-17) BARROS, Brena de Cássia do Mar; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues
    A alfabetização e o letramento permanecem como desafios centrais no cenário educacional brasileiro, mesmo com a implementação de políticas públicas voltadas para superar o analfabetismo. Dados do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (2023) revelam que cerca de 60% dos alunos do 5º ano apresentam baixo desempenho em Língua Portuguesa, indicando fragilidades desde os anos iniciais. Nesse contexto, o estudo da Psicogênese da Língua Escrita (Ferreiro; Teberosky, 1986) e a perspectiva de alfabetizar letrando (Soares, 2020) oferecem fundamentos para compreender os processos de apropriação do sistema alfabético e da inserção social da escrita. Os gêneros textuais, entendidos como práticas discursivas (Marcuschi, 2010), tornam-se recursos pedagógicos que aproximam as crianças das funções sociais da linguagem. Este trabalho, realizado em uma escola pública de Capanema-PA, analisa a presença e a utilização dos gêneros textuais em práticas de alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza pesquisa-ação, utilizou observação participante e diário de bordo como instrumentos de coleta. Os resultados evidenciam práticas ainda marcadas pela ênfase na decodificação, em contraste com as orientações da BNCC, que propõe o texto como unidade central do ensino. Conclui-se que o uso significativo de gêneros textuais pode potencializar a aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento das competências de leitura e escrita.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Dispositivos eletrônicos nas infâncias: a influência da tecnologia no desenvolvimento da criança no contexto urbano.
    (2025-10-10) SILVA , Edineia Alves da; FREITAS, Maria Natalina Mendes; http://lattes.cnpq.br/0533783211813029; https://orcid.org/0000-0003-0034-5618
    A sociedade contemporânea vivencia em seu cotidiano variados dispositivos eletrônicos atingindo inclusive a rotina das crianças, o que delega grandes desafios para a saúde mental dos pequenos. Este estudo apresenta uma discussão sobre os efeitos do uso excessivo desses dispositivos no desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional das crianças, a partir do levantamento de produções acadêmicas disponíveis em repositórios institucionais e bases cientificas nacionais com foco na área da saúde, psicologia e educação, realizados entre 2019 e 2024, em instituições como a Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Trata-se de um estudo de natureza bibliográfica, caracterizado como um estado do conhecimento, abordando a infância no contexto urbano, considerando a sociologia da infância. O objetivo geral buscou compreender e analisar os impactos do uso de dispositivos eletrônicos no desenvolvimento infantil. Enquanto os objetivos específicos consistiram em: analisar as repercussões da utilização dos dispositivos eletrônicos na vida cotidiana das crianças, faixa etária de 8 a 12 anos de idade frequentadores de escola de educação infantil e fundamental, anos iniciais; avaliar as consequências do uso de tela por crianças. Nesse sentido, foram analisados quatro Trabalhos de Conclusão de curso, oriundos do curso de pedagogia relacionadas a temática central deste estudo. Os resultados apontam que a exposição precoce e intensa às telas pode ocasionar diversos fatores negativos a criança, como, alterações no sono, dificuldade de socialização, problemas visuais, e prejuízos no processo de aprendizagem, incluindo atrasos na alfabetização, além de comportamentos semelhantes a transtornos como TDAH e TEA, fenômeno associado de “autismo eletrônico”, o tempo de tela tende a reduzir a convivência familiar e comunitária, intensificando o isolamento infantil, enquanto que, o uso consciente pode favorecer a aprendizagem, ampliar repertórios culturais e desenvolver habilidades cognitivas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Formação de docentes para o uso de tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental: estudo na Escola Santa Terezinha, São João de Pirabas-PA
    (2025-10-17) FONSECA, Luma Cristina Pinheiro da; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935
    Este estudo investiga a formação de docentes para o uso de tecnologias digitais nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco na Escola Santa Terezinha, localizada em São João de Pirabas, Pará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, que analisou percepções de professores e gestores sobre a incorporação de recursos digitais na prática pedagógica, considerando a influência da formação inicial e continuada. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários online com perguntas abertas e fechadas, buscando compreender experiências, desafios e estratégias adotadas para o uso eficaz das tecnologias digitais. Os resultados indicam que, embora os recursos digitais estejam cada vez mais presentes no cotidiano escolar, ainda existem lacunas na formação docente que limitam o pleno aproveitamento pedagógico dessas ferramentas. Destaca-se a importância do letramento digital, da capacitação continuada e do papel da gestão escolar na criação de condições favoráveis à integração tecnológica. O estudo evidencia que a formação docente e o suporte institucional são fatores essenciais para promover inovação pedagógica, práticas educativas mais inclusivas e significativas, além de preparar os alunos para um contexto digital em constante transformação.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relato experiência sobre a inclusão de uma aluna cega no curso de Pedagogia do Campus Universitário de Bragança da Universidade Federal do Pará
    (2025-10-09) FEITOSA , Luciane do Carmo Miranda; ROSÁRIO, Juciany de Lima Soares do; http://lattes.cnpq.br/4784386204542854; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866
    Apresenta-se a síntese do documentário áudio visual intitulado Relato de experiências sobre a inclusão de uma aluna cega, no Curso de Pedagogia do Campus Universitário de Bragança da Universidade Federal do Pará. O audiovisual trata da trajetória de uma estudante do Curso de Pedagogia, Turma 2020-noite, sobre a sua trajetória da escolarização ao Ensino Superior. Luciane do Carmo Miranda Feitosa, é uma mulher de 44 anos, branca, uma mulher que é cega, natural de Bragança, Estado do Pará, e, está concluindo o Curso de Licenciatura em Pedagogia.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Política Municipal de Educação Infantil para as crianças negras em Bragança (PA)
    (2025-10-10) MARQUES , Eduarda Rayanne Melo; CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário; http://lattes.cnpq.br/1887266348453061
    Este trabalho discute sobre a Política Municipal de Educação Infantil para as crianças negras em Bragança (PA). O estudo se configura em abordagem qualitativa e aplicação de pesquisa documental na Resolução CMEB nº 08/2022 que institui as diretrizes político-pedagógicas e curriculares da Rede Municipal de Educação de Bragança, com posterior análises de enunciados discursivos a partir dos Gêneros do Discurso do Círculo de Mikhail Bakhtin. Os resultados apontam que, embora os documentos municipais apresentem avanços ao reconhecer a criança como sujeito de direitos e ao inserir princípios da educação antirracista, ainda persistem silenciamentos em relação às especificidades das crianças negras; a Política Municipal de Educação Infantil vem incorporando de modo gradual enunciados que afirmam identidades, memórias e pertencimentos, alinhando-se às legislações nacionais e ressignificando às em diálogo com a realidade amazônica. Conclui-se que a efetivação de políticas educacionais emancipatórias para as crianças negras exige o fortalecimento de práticas pedagógicas contextualizadas, a valorização de saberes e culturas das infâncias negras e o compromisso ético-político com a educação antirracista.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A gestão pedagógica e projeto político pedagógico sobre a Lei nº 10.639/2003 na E. M. Rosalina Marques da Silva Favacho, Capanema–PA
    (2025-10-14) SOUZA , Patricia do Rosario de; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866
    O Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia é resultado da pesquisa sobre a gestão pedagógica e o Projeto Político Pedagógico na materialização da Lei nº 10.639/2003 na E.M. Rosalina Marques da Silva Favacho, Capanema, Pará, buscando compreender como gestão pedagógica articula a prática da Lei nº 10. 639/2003 nos processos educativos Projeto Político Pedagógico e a prática no currículo escolar. O problema principal desta pesquisa busca entender a forma que a gestão pedagógica relaciona a Lei nº 10.369/2003 no currículo escolar visando as aprendizagens e sentido atribuídos a essa vivência. O objetivo geral consiste em analisar o Projeto Político Pedagógico da Escola e analisar a fala da gestão pedagógica sobre a prática da Lei nº 10.639/2003 na perspectiva de uma educação antirracista, que possa ensinar que na sociedade há diferenças, que existem pretos e pardos. A metodologia utilizada foi a qualitativa, porque é uma abordagem que me permite a observação participante, usando a técnica de entrevista como instrumentos para a coleta de dados, e, a observação participante nas atividades da gestão pedagógica e a análise de conteúdo como recurso para a interpretação dos resultados, que apontam que a gestão pedagógica conhece a Lei nº 10.639/2003 e que a legislação é mencionada no Projeto Político Pedagógico, todavia, não há uma proposta de educação materializada para uma Educação antirracista na E.M. Rosalina Marques da Silva.A gestão pedagógica realiza atividades de enfretamento ao preconceito, mas não fala do racismo como uma forma de violência. Assim, a pesquisa conclui que os estudantes da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Prof.ª Rosalina Favacho tem uma educação pautada na diversidade, mas não na diferença, bem como, não há a implementação da Lei n] 10.639/2003 no currículo escolar, nem no planejamento orientado para o corpo docente, infere-se que as ações são pontuais, ainda que existe um trabalho da gestão pedagógica comprometido com a Escola e o currículo, bem como a gestão escolar é ativa e atuante, ainda há limitações no ensino da educação antirracista em todos as disciplinas, uma vez que não é função apenas do professor de História, mas de todos professores (as), como de toda sociedade, principalmente, da estrutura da branquitude.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Das raízes ao diploma: trajetórias de estudantes da comunidade de Segredinho rumo à Universidade Federal do Pará.
    (2025-10-17) SANTOS, Sara Rafaelle do Nascimento; OLIVEIRA, Francisco Pereira de; http://lattes.cnpq.br/6672819410146078; https://orcid.org/0000-0003-1327-8362
    O presente estudo investiga as trajetórias educacionais de estudantes da comunidade campesina de Segredinho, localizada no município de Capanema, Pará, que conseguiram ingressar no Ensino Superior. O objetivo foi compreender os desafios as estratégias de superação utilizadas e o papel das redes de apoio familiar e comunitário nesse processo. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e analítico, com aplicação de entrevistas com perguntas semiestruturadas a dez estudantes e ex-estudantes, e, por conseguinte, os dados foram analisados à luz da Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciam que fatores como renda familiar limitada, necessidade de múltiplas oportunidade e acesso à recursos que vão desde a questão de alimentação ao material didático-pedagógico-científico, transporte escolar quando existia precário, infraestrutura escolar insuficiente, ausência de professores e estigmas sociais marcaram profundamente as trajetórias escolares. Apesar disso, os relatos revelaram persistência, apoio comunitário e protagonismo feminino, demonstrando que a educação tem se constituído como espaço de emancipação e resistência para jovens de áreas rurais/campesinas. As políticas públicas de democratização do ensino superior, como Exame Nacional do Ensino Médio, Sistema de Seleção Unificada, Lei de Cotas, ProUni, Financiamento e Plano Nacional Formação de Professores da Educação Básica foram decisivas para viabilizar o acesso à universidade, configurando-se como mecanismos de inclusão e reparação histórica. Para os(as) estudantes de Segredinho, essas conquistas não se limitam à dimensão individual, mas expressam uma luta coletiva pela valorização cultural e pela mobilidade social. Conclui-se que as experiências desses(as) jovens reafirmam a importância de se investir em políticas inclusivas e em práticas pedagógicas que considerem os saberes locais. Assim, a Educação do Campo deve ser reconhecida como instrumento fundamental de transformação social, identitária e cultural em comunidades rurais/campesinas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Políticas inclusivas na interface com a educação do campo: desafios e possibilidade em uma escola de ensino fundamental e médio no nordeste paraense
    (2025-10-20) SANTOS, Camilly Vitória Araújo dos; CRUZ, Cristiane Bremenkamp; http://lattes.cnpq.br/9016207306280257; https://orcid.org/0000-0003-0854-7687
    Esta pesquisa teve como objetivo caracterizar a implementação das Políticas Públicas de Educação Especial no âmbito da Educação Inclusiva e analisar a sua interface com/na Educação do Campo em uma escola pública estadual do campo, no contexto amazônico do nordeste paraense. Objetivou-se conhecer a realidade da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Patalino em Bragança- PA, destacando-se as mudanças ocorridas nos últimos anos na escola, bem como discutimos algumas pistas para a inclusão de estudantes do Ensino Fundamental com deficiência a partir do diálogo com autores que vem tendo essa preocupação desde uma perspectiva anticapacitista. A pesquisa foi realizada através de análise documental das matrículas; entrevistas semiestruturadas com estagiárias do apoio escolar atuantes com os estudantes público-alvo da Educação Especial e questionário de caracterização dos sujeitos participantes do estudo, atentando-se para as especificidades e leis que tratam da inclusão nos espaços educativos as quais têm contribuído para que uma atenção anticapacitista seja oferecida a estudantes com deficiência nas escolas do campo. Como resultado, destacamos que as entrevistas das estudantes que estagiam no Apoio Escolar evidenciaram a ausência de formação específica para atuar com os estudantes com deficiência, a sobrecarga de responsabilidades atribuídas a estas estudantes, a precariedade da estrutura física da escola que compromete a locomoção de estudantes cadeirantes e também não possui sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Por fim, apresentamos a importância da luta pelos direitos humanos e políticas públicas das pessoas com deficiência em ocuparem espaços e carteiras escolares das escolas de suas comunidades no meio rural.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação da aprendizagem no contexto da Educação de Jovens e Adultos e práticas avaliativas dos(as) professores(as), Tracuateua-PA
    (2025-10-09) RAMOS , Graciane Pereira; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866
    O Trabalho de Conclusão de Curso resulta de uma pesquisa realizada nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Município de Tracuateua, Estado do Pará, sobre a avaliação da aprendizagem e as práticas avaliativas desenvolvidas pelos professores(as) na etapa da Educação Básica. O objetivo principal foi analisar de que maneira as avaliações eram aplicadas nas turmas da EJA, considerando as falas dos professores(as) e alunos. A pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa, fundamentada na revisão bibliográfica e na pesquisa de campo, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com docentes e discentes das turmas das 2ª, 3ª e a 4ª etapas. Os resultados da pesquisa evidenciaram, que, embora ainda haja as avaliações através das provas, trabalhos escritos e de pesquisa, há uma movimentação por partes dos docentes em propor as avaliações pensadas no aluno como sujeito ativo no processo avaliativo. As falas dos alunos evidenciaram que o cuidado é parte integrante desse processo, ou seja, os professores(as) valorizam os seus conhecimentos e as suas leituras de mundo. Conclui-se, que quando as avaliações são realizadas de forma contínua, diagnóstica e inclusiva, contribui para a permanência dos estudantes e facilita o seu aprendizado. Fortalecendo a sua autonomia e possibilitando a inserção do sujeito jovem e adulto na sociedade.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem: uma experiência em uma turma multisseriada do campo
    (2025-10-21) PINHEIRO , Anna Rafaela Teixeira; FREITAS, Maria Natalina Mendes; http://lattes.cnpq.br/0533783211813029; https://orcid.org/0000-0003-0034-5618
    Este trabalho tem como foco evidenciar práticas pedagógicas desenvolvidas em uma escola do campo paraense, a partir da experiência do estágio supervisionado no Ensino Fundamental, realizado no município de São Miguel do Guamá, nordeste do Pará. A Educação do Campo, especialmente em suas classes multisseriadas, caracteriza-se pela organização de alunos de diferentes séries, idades e níveis de conhecimento em uma mesma sala de aula, sob a orientação de um único professor. Pesquisa de abordagem qualitativa e entre as estratégias utilizadas, destaca-se o estudo de caso, considerado valioso tanto para pesquisadores experientes quanto para estudantes, por possibilitar a análise aprofundada de contextos reais. Os dados desta pesquisa foram produzidos durante o estágio supervisionado, realizado em 2025.Os resultados apontam que a escola multisseriada ainda se encontra distante do que seria ideal para as crianças do campo.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os quadrinhos como recurso pedagógico no processo de alfabetização e letramento
    (2025-08-08) PAIXÃO, Milan Emanuel Mesquita da; SARAIVA, Luis Junior Costa; http://lattes.cnpq.br/8517177215677066; https://orcid.org/0000-0002-3938-7658
    Desde a infância, os quadrinhos fazem parte do meu universo de leitura, despertando meu interesse pela leitura e escrita, mesmo sem eu perceber seu potencial educacional. Obras como a Turma da Mônica, HQs de super-heróis e mangás japoneses mostraram que os quadrinhos diferem de outros gêneros literários, envolvendo leitores de forma única. No ambiente escolar, percebi que poucos colegas utilizavam quadrinhos em trabalhos, muitas vezes por receio da rejeição de professores. Na universidade, compreendi que os quadrinhos podem ser recursos pedagógicos valiosos no processo de alfabetização e letramento. Eles promovem motivação, leitura crítica, produção textual e aprendizagem significativa, ao integrar texto, imagem e cultura popular. Projetos práticos, como Escritores da Amizade, evidenciam a inclusão e o protagonismo dos alunos.Apesar de desafios como resistência de professores e falta de materiais, os quadrinhos representam uma estratégia inovadora e eficaz, capaz de aproximar a aprendizagem da realidade cultural dos estudantes, tornando o ensino mais dinâmico, criativo e inclusivo.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Autoavaliação institucional no ensino superior: percepções sobre o Avalia- Graduação no Curso de Pedagogia do Campus Bragança-UFPA
    (2025-10-17) FERREIRA, Lenilze da Silva; COSTA, Antonio Vinícius Silva da; http://lattes.cnpq.br/6300262323676372; OLIVEIRA, Francisco Pereira de; http://lattes.cnpq.br/6672819410146078; https://orcid.org/0000-0003-1327-8362
    O presente estudo analisa as percepções de docentes e discentes acerca da autoavaliação institucional no ensino superior, com foco no instrumento Avalia-Graduação aplicado ao curso de Pedagogia da Faculdade de Educação do Campus Universitário de Bragança da Universidade Federal do Pará. A investigação foi conduzida por meio de uma abordagem exploratória descritiva e quanti-qualitativa, utilizando questionários semiestruturados aplicados a docentes e discentes do Curso, cujas respostas foram sistematizadas em tabelas e figuras para análise comparativa. Os resultados revelam que, embora o Avalia seja reconhecido como um mecanismo relevante de acompanhamento e diagnóstico, sua efetividade na indução de mudanças concretas é percebida de forma limitada. Os dados indicam que grande parte dos participantes não identifica transformações significativas no curso a partir dos resultados do instrumento, o que evidencia um distanciamento entre a prática avaliativa e as demandas formativas específicas da Pedagogia. Essa constatação reforça a necessidade de ressignificação do processo de autoavaliação, de modo que ele se torne mais participativo, contextualizado e capaz de contribuir efetivamente para a melhoria da qualidade acadêmica e para a democratização da gestão universitária.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    As práticas pedagógicas e os saberes da tradição na Comunidade do Segredinho, município de Capanema-PA
    (2025-10-16) SOUSA, Jannerson de Cásio Xavier de; OLIVEIRA, Francisco Pereira de; http://lattes.cnpq.br/6672819410146078; https://orcid.org/0000-0003-1327-8362
    A presente pesquisa estuda a relação entre práticas pedagógicas e saberes da tradição na Escola Profa. Maria da Silva Correia, localizada na Comunidade do Segredinho, município de Capanema-PA. O estudo tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas e os saberes da tradição reverberados no cotidiano da referida escola. Os procedimentos metodológicos partiram da abordagem qualitativa de pesquisa, com técnicas e instrumentos do tipo entrevistas com perguntas semi estruturadas e aplicadas às professoras e moradores(as) locais mais idosos(as), assim como observações no ambiente escolar. Os principais resultados apontam que a escola valoriza os saberes da tradição com uma metodologia voltada para a contação de histórias locais, desenvolvimento de projetos que trazem a cultura e o ambiente local, assim como a Escola conhece e reconhece os saberes da tradição como uma poderosa ferramenta para o processo de ensino e de aprendizagem. A principal conclusão revela que as práticas pedagógicas alicerçadas pelos saberes da tradição local se tornam um processo de ensino significativo, uma vez que os(as) estudantes possuem o sentimento de pertença ao conteúdo olhando para a materialidade local.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Olhos que escutam: a ludicidade como ponte na mediação pedagógica do professor na educação de surdos
    (2025-10-08) SANTIAGO, Lidia Jeane Ribeiro; SILVA, José Ribamar Sousa da; http://lattes.cnpq.br/5011747787021323
    O presente artigo tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas adotadas por docentes no ensino regular que atendem alunos surdos, com o propósito de identificar os desafios enfrentados no contexto escolar e compreender as estratégias adotadas para garantir um processo de ensino-aprendizagem inclusivo. A pesquisa fundamenta-se em legislações brasileiras, como a Lei nº 10.436/2002, o Decreto nº 5.626/2005 e a lei nº 14.191/2021, e em autores que discutem a educação de surdos, a mediação docente, a inclusão escolar e a organização da educação regular frente às diferenças, como Quadros (2006) e Mantoan (2003). Por meio de revisão bibliográfica, investigou-se de que maneira os jogos pedagógicos e recursos lúdicos favorecem a compreensão conceitual, a autonomia e o engajamento dos estudantes surdos, promovendo práticas inclusivas, considerando a Libras como primeira língua e a Língua Portuguesa como segunda língua. Os resultados indicam que a ludicidade, integrada ao planejamento escolar e mediada por docentes qualificados em Libras, contribui para o aprendizado, o acesso ao conhecimento e para a participação ativa dos alunos no ambiente escolar. No entanto, a efetivação dessa proposta ainda enfrenta desafios, especialmente relacionados à formação inicial e continuada dos professores e à implementação de políticas educacionais que garantam suporte institucional adequado. Conclui-se que a utilização de estratégias lúdicas, articuladas ao contexto bilíngue e à mediação docente em Libras, possibilita a adequação do ensino às especificidades linguísticas e visuais dos alunos surdos, promovendo o acesso aos conteúdos escolares, a participação nas atividades e a interação com a turma, em conformidade com as orientações legais para a educação bilíngue inclusiva.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O papel do pedagogo em ambiente não-escolar: um estudo acerca da formação acadêmica e seu campo de atuação no Tribunal de Justiça do Estado do Pará.
    (2018-01-10) AZEVEDO, Nathália Lúcia Mendes; MORAES JÚNIOR, José de; http://lattes.cnpq.br/8774077381855219
    O presente artigo tem como finalidade propor a discussão acerca das reais competências e habilidades do pedagogo no Tribunal de Justiça do Estado do Pará, assim como discutir quais as dificuldades na execução do exercício da profissão dentro do ambiente do Tribunal. Ao longo dos anos vimos que a atuação do pedagogo foi se expandindo por diversos ambientes, não mais apenas no âmbito escolar, no entanto surgi a indagação: como será a atuação desse profissional em ambiente não-escolar?. A partir dessa indagação proponho investigar a atuação do pedagogo no TJE-PA e entender como esses profissionais estão atuando fora das instituições escolares e analisar as contribuições da formação acadêmica para espaços não-escolares.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Poesia na sala de aula: reinterpretando e repensando a realidade da sala de aula através da literatura
    (2021-03-01) MAGALHÃES, Vania Newma Ribeiro; CARDOSO, Joel; http://lattes.cnpq.br/6918547599708778
    Como professora, buscamos articular nossa prática às nossas pesquisas. Este artigo discorre sobre as práticas de leitura cotidiana, dos textos literários Literatura em nossas Salas de Aula. A poesia é uma modalidade textual que, no conjunto da Literatura, apresenta especificidades. Trabalhar com poesia se faz necessário para que possamos sensibilizar nossos alunos desde os primeiros anos. Poesia é beleza, é fruição, é viagem ao imaginário. Resta a nós, professores, descobri-lo e inseri-lo no dia a dia do nosso contexto escolar. É uma libertação. O texto poético – maleável, criativo, ousado, transgressor - ajuda-nos a compreender a linguagem sob outros muitos e diversos ângulos. Não utilizamos muitos teóricos, mesmo porque, no formato adotado, não caberiam muitas conceituações. Apresentamos, como suporte teórico, entre outros, Octávio Paz e José Luiz Foureaus de Suza Jr.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O Programa Escola da Vida do corpo de Bombeiros Militar Pará do 19º Grupamento Militar, Capanema-Pará, como espaço de educação não formal
    (2021-03-12) DIAS, Noé da Rocha; SOUSA, José de Moraes de; http://lattes.cnpq.br/8774077381855219
    Estre trabalho tem como objetivo, analisar as práticas educativas desenvolvidas no Programa Escola da Vida no 19º Grupamento Bombeiro Militar, no Município de Capanema Pará, com alunos atendidos no referido Programa, tendo em vista a construção de caracterizações dessas práticas como educação não formal. A pesquisa teve como problemática, a seguinte questão: De que forma ocorre o processo educativo no Programa Escola da Vida no 19º Grupamento Bombeiro Militar, Capanema-PA. Trata-se de uma pesquisa na abordagem qualitativa, com estudos bibliográficos, entrevista semiestruturada e análise documental. Os resultados da investigação evidenciaram que o Programa pesquisado representa um espaço de educação não formal, voltado para diversos aspectos da vida, entre eles, educação ambiental, saúde e outros, que podem convergir para a formação cidadã de crianças e adolescentes. Portanto, as práticas socioeducativas que são experimentadas no Programa, são essenciais para o desenvolvimento individual e social de seus participantes.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Um estudo de caso do Transtorno do Espectro Autista: da descoberta ao tratamento no município de Capanema, PA
    (2021-02-27) NEVES, Késsia Emanuely da Silva; CARDOSO, Joel; http://lattes.cnpq.br/6918547599708778
    O nosso trabalho versa sobre um estudo de caso que trata do Transtorno do Espectro Autista, um distúrbio que, embora mais frequente do que desejável, é complexo e apresenta especificidades inerentes a cada caso. Uma das dificuldades de se trabalhar com a criança autista tem a ver com o processo inicial de identificação, que geralmente é demorado e, também, na aceitação pelos familiares. Ultimamente, com o número crescente de estudos e pesquisas, tornou-se possível uma abordagem mais precisa, inclusiva e humana. O presente trabalho apresenta reflexões a partir de um estudo de caso. Por ser mãe de uma criança autista, tomamos como ponto de partida buscar compreender o comportamento da criança, inserida no contexto doméstico e educacional. Respaldamo-nos teoricamente, entre outros, em Cleonice Alves Bosa, Ana Maria S. Ros de Mello, Costa e Maia, Adriana Moral.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A importância da formação de professores para a promoção da igualdade de gênero e diversidade sexual no ambiente educacional
    (2023-08-10) ANDRADE, Luena Samilly Gonçalves de; COSTA, Norma Cristina Vieira; http://lattes.cnpq.br/0195364822232443; https://orcid.org/0000-0003-2618-3346
    Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre as questões de gênero, com foco na problemática da sexualidade no ambiente educacional, em especial no curso de Pedagogia, buscando compreender a trajetória percorrida até o momento e o que ainda está por percorrer sob a perspectiva da pedagogia cultural. Utilizando como metodologia a abordagem qualitativa da pesquisa bibliográfica. A pedagogia cultural é apresentada como um campo relevante para compreender as questões socioculturais envolvidas nesse debate. A formação de professores é um tema central nesta pesquisa, sendo motivada pela experiência pessoal da pesquisadora como mulher lésbica e a necessidade de criar um ambiente inclusivo e acolhedor para todos os estudantes. A pesquisa busca contribuir para a desconstrução de padrões e preconceitos, promovendo uma educação mais igualitária e diversa.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Os Determinantes Sociais da Saúde do pescador tradicional e suas relações de saúde e doença no contexto amazônico bragantino
    (2023-07-04) PRESTES, Maricília Nascimento; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5658289632563411; https://orcid.org/0000-0002-3110-3649
    Os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) estão relacionados diretamente às condições de vida e trabalho do indivíduo, em especial nas populações tradicionais, tais como: fatores sociais, econômicos, culturais, étnico-raciais, psicológicos e comportamentais os quais influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população. Sendo assim, objetivouse verificar os DSS que permeavam o contexto dos pescadores tradicionais na Península de Ajuruteua. Os dados foram coletados por meio de um estudo de campo, de caráter exploratório, durante a visita às seis ilhas, pela equipe multiprofissional, da Secretaria Municipal de Saúde de Bragança/Pa, para ações de promoção, prevenção e proteção da saúde. Aponta-se como referência o relatório da Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS, 2006), para a análise da situação da saúde local, com destaque para o segmento: Condições de vida, ambiente e trabalho. Os resultados apontam no primeiro segmento: alimentação com base no peixe e a farinha de mandioca; saneamento básico precário com uso de banheiros coletivos e escassez de água potável, e ambiente de trabalho insalubre, com alta exposição às radiações solares e acidentes de trabalho; além da presença significativa do alcoolismo, acompanhado do tabagismo. Conclui-se que os determinantes sociais de saúde dos pescadores estudados estão correlacionados a algum agravo ou doença instalada, corroborando com o conceito dinâmico de saúde proposto por Ferrara (1976), onde saúde é concebida como um “contínuo agir do ser humano ante o universo físico, mental e social em que vive", atribuindo ao indivíduo a responsabilidade do cuidado com a saúde, tanto individual quanto coletiva, como processo fundamental da vida.