Faculdade de Educação - FACED/CBRAG

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Campus de Bragança / Bibliotecária: Vivyanne Ribeiro das Merces Neves Fax: (91)3425-1593 E-mail: bibbraganca@ufpa.br

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  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A importância da formação de professores para a promoção da igualdade de gênero e diversidade sexual no ambiente educacional
    (2023-08-10) ANDRADE, Luena Samilly Gonçalves de; COSTA, Norma Cristina Vieira; http://lattes.cnpq.br/0195364822232443; https://orcid.org/0000-0003-2618-3346
    Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre as questões de gênero, com foco na problemática da sexualidade no ambiente educacional, em especial no curso de Pedagogia, buscando compreender a trajetória percorrida até o momento e o que ainda está por percorrer sob a perspectiva da pedagogia cultural. Utilizando como metodologia a abordagem qualitativa da pesquisa bibliográfica. A pedagogia cultural é apresentada como um campo relevante para compreender as questões socioculturais envolvidas nesse debate. A formação de professores é um tema central nesta pesquisa, sendo motivada pela experiência pessoal da pesquisadora como mulher lésbica e a necessidade de criar um ambiente inclusivo e acolhedor para todos os estudantes. A pesquisa busca contribuir para a desconstrução de padrões e preconceitos, promovendo uma educação mais igualitária e diversa.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Os Determinantes Sociais da Saúde do pescador tradicional e suas relações de saúde e doença no contexto amazônico bragantino
    (2023-07-04) PRESTES, Maricília Nascimento; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5658289632563411; https://orcid.org/0000-0002-3110-3649
    Os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) estão relacionados diretamente às condições de vida e trabalho do indivíduo, em especial nas populações tradicionais, tais como: fatores sociais, econômicos, culturais, étnico-raciais, psicológicos e comportamentais os quais influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população. Sendo assim, objetivouse verificar os DSS que permeavam o contexto dos pescadores tradicionais na Península de Ajuruteua. Os dados foram coletados por meio de um estudo de campo, de caráter exploratório, durante a visita às seis ilhas, pela equipe multiprofissional, da Secretaria Municipal de Saúde de Bragança/Pa, para ações de promoção, prevenção e proteção da saúde. Aponta-se como referência o relatório da Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS, 2006), para a análise da situação da saúde local, com destaque para o segmento: Condições de vida, ambiente e trabalho. Os resultados apontam no primeiro segmento: alimentação com base no peixe e a farinha de mandioca; saneamento básico precário com uso de banheiros coletivos e escassez de água potável, e ambiente de trabalho insalubre, com alta exposição às radiações solares e acidentes de trabalho; além da presença significativa do alcoolismo, acompanhado do tabagismo. Conclui-se que os determinantes sociais de saúde dos pescadores estudados estão correlacionados a algum agravo ou doença instalada, corroborando com o conceito dinâmico de saúde proposto por Ferrara (1976), onde saúde é concebida como um “contínuo agir do ser humano ante o universo físico, mental e social em que vive", atribuindo ao indivíduo a responsabilidade do cuidado com a saúde, tanto individual quanto coletiva, como processo fundamental da vida.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Relato de experiência do estágio supervisionado na EJA: a cartografia e o reconhecimento cultural
    (2024-02-12) ALMEIDA, Isis Tallita do Rosário; SILVA JUNIOR, Sebastião Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/3931008488643780
    O presente trabalho configura-se em um relato de experiência realizado a partir do componente curricular Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos EJA, no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, UFPA, Campus Bragança, tendo como objetivo expor a experiência vivida dentro do contexto escolar, propiciado pelo Estágio Supervisionado.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relatório de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental - Práticas pedagógicas a partir do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental: da observação a regência escolar em uma instituição de ensino de Bragança – PA
    (2023-12-22) SOUSA FILHO, Manoel Barros de; SARAIVA, Luis Junior Costa; http://lattes.cnpq.br/8517177215677066; https://orcid.org/0000-0002-3938-7658
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Lugar de mulher é onde ela quiser: o lugar do feminino na sociedade de classes
    (2024-02-27) PAMPLONA NETO, Christóvam da Silveira; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866
    Esta pesquisa do Trabalho de Curso resulta do Estágio Supervisionado na Educação Infantil na Escola Rio Caeté sobre o feminismo e o lugar da mulher na sociedade de classes com crianças matriculadas na Pré-Escola. O objetivo principal foi analisar as experiências do Estágio sobre o Plano de Intervenção da regência de atividades pedagógicas sobre o lugar da mulher na sociedade e o feminismo desenvolvido a partir do Projeto-chave Respeito, Valores e Atitudes da Escola Caeté, na perspectiva das atividades lúdicas articuladas ações pedagógicas do planejamento escolar da Professora supervisora. Metodologicamente, o estudo sob o viés teórico da abordagem interacional e do tipo qualitativa (Gatti) permearam a execução da pesquisa no Estágio e as análises das atividades feitas com as crianças. Os resultados do TCC mostram que o Estágio Supervisionado no campo da pesquisa promove experiências com as crianças e a profissão do pedagogo no cotidiano escolar, que é permeado de vivências da prática pedagógica, além disso, o estudo fomenta a discussão sobre o papel da mulher na sociedade de classes e questões relacionadas ao femininos, que são fundamentais no processo de aprendizagem na Educação Infantil, pois, promove reflexões sobre o preconceito com a mulher que é mãe, trabalha e estuda. Ainda, a pesquisa possibilitou reflexões sobre a formação do pedagogo (as) e as vivências na prática do Estágio, que se articulam com outros componentes curriculares do Curso de Pedagogia como os Fundamentos Teórico-Metodológicos da Educação Infantil, Psicologia da Aprendizagem e FTM de Ciências porque favoreceram observar os saberes culturais das crianças em relação ao papel da Mulher e mãe no dia a dia delas. Conclui-se, portanto, que as propostas educativas sobre o lugar da mulher e o feminismo se conectou com o planejamento do contexto Caeté e com o contexto social das crianças por meio do uso de atividades do cineclube, o que motivou o interesse das crianças pela temática, além das atividades lúdicas e momento dialógico entre estudante de Pedagogia e a professora supervisora.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relato de experiência: adaptação da rotina escolar ao cotidiano social do aluno uma vivencia ocorria em cotidiano de Estágio Supervisionado
    (2023-12-12) SILVA, Maylson de Oliveira da; SILVA, Iracely Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/5393264898435715
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A percepção da Câmara Municipal Legislativa sobre a política educacional no município de Nova Esperança do Piriá, Estado do Pará, Brasil
    (2023-04-01) DAMASCENO, Maria das Graças; OLIVEIRA, Francisco Pereira de; http://lattes.cnpq.br/6672819410146078; https://orcid.org/0000-0003-1327-8362
    Este trabalho tem como objetivo principal analisar a percepção dos vereadores do município de Nova Esperança do Piriá, estado do Pará, sobre as políticas públicas de educação do referido município, assim como descrever o processo perceptivo que a vereança possui sobre os projetos, programas e ações relacionadas à educação. A pesquisa ocorreu no período de agosto de 2017 a janeiro de 2018. Elegeu-se como abordagem de pesquisa a qualitativa, onde foi possível elaborar e aplicar questionários com perguntas abertas e fechadas, tendo como foco principal os parâmetros que envolvem as políticas públicas e seus vieses a realizar a descrição do entendimento dos sujeitos questionados. A amostragem foi constituída de 5 (cinco) do universo de 9 (nove) vereadores da Câmara Municipal do Município de Nova Esperança do Piriá-PA. A análise ocorreu, primeiramente, pela organização e tabulação das respostas oriundas do questionário e, em seguida, análise e interpretação do conteúdo, com a transcrição total ou parcialmente das respostas mais expressivas. Os principais resultados demonstraram que a vereança não percebe políticas públicas de educação de forma efetiva no município de Nova Esperança do Piriá-PA, e, um dos fatores para essa não percepção é o não entendimento do que sejam essas políticas. Todavia, superficialmente, pouco foram os vereadores que demonstraram e assinalaram algumas das políticas públicas, por exemplo, o Programa Nacional de Alimentação Escolar e outros, sendo que estes são programas do Governo Federal.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Expansão privado-mercantil da formação em Educação Física na modalidade de Educação a Distância (EAD) no Brasil: concepções e implicações
    (2024-01-11) SILVA, Madson Geraldo Nunes da; MACIEL, Rogerio Andrade; http://lattes.cnpq.br/4171802049479343; https://orcid.org/0000-0003-1673-5215
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Planejamento escolar e práticas pedagógicas: uma abordagem integrada
    (2023-11-30) SOUSA, Camila do Socorro Rocha de; SILVA, Iracely Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/5393264898435715
    Este artigo tem como propósito enfatizar a significativa influência do planejamento escolar na promoção do processo ensino-aprendizagem. Para alcançar esse objetivo, adotou-se uma metodologia baseada em observações e atividades realizadas durante um estágio na Educação Infantil, supervisionado pelo curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Além disso, foram identificados desafios específicos na turma em que o estágio foi conduzido, bem como foram apresentadas possíveis soluções para abordar essas questões. Os resultados obtidos destacam a importância do planejamento como elemento fundamental na construção de práticas pedagógicas sólidas. Isso implica em um comprometimento profundo com a realidade da turma, requerendo que os educadores estejam constantemente vigilantes às transformações no ambiente escolar e sejam flexíveis ao adaptar suas abordagens pedagógicas de acordo com essas mudanças.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relato de experiência do Estágio Supervisionado na EJA: a cartografia de alfabetização através das histórias de vida
    (2023-12-14) NASCIMENTO, Maria Aldileia Borges; MACIEL, Rogerio Andrade; http://lattes.cnpq.br/4171802049479343; https://orcid.org/0000-0003-1673-5215
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Comunidade Quilombola de Itamoari: identidade e saberes que circundam a Escola Petronília do Carmo
    (2023-12-11) BATISTA, Auriete de Gois; FREITAS, Maria Natalina Mendes; http://lattes.cnpq.br/0533783211813029; https://orcid.org/0000-0003-0034-5618
    O presente artigo problematizou a educação em interface com o currículo da escola Petronília do Carmo, localizada no município de Cachoeira do Piriá, nordeste do estado do Pará. Objetivou analisar como o currículo da escola aborda as questões identitárias e multiculturais da comunidade de Itamoari em seu fazer pedagógico. O estudo é de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica e pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada uma turma multisseriada de Educação Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais. Os sujeitos participantes foram: oito alunos na faixa etária de 4-10 anos de idade; um professor/gestor; quatro sujeitos da comunidade, sendo eles três mães e um pai. Como técnica de coleta de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada com o professor/gestor e com os pais dos alunos. O período de coleta de dados ocorreu entre outubro de 2022 a fevereiro de 2023, com ida a campo, a realização das entrevistas, observações e registros no diário de campo para subsidiar nossa análise. Os resultados revelaram, que, apesar dos avanços com relação à temática abordada e da legislação que trata das populações quilombolas, os saberes culturais destas comunidades ainda são pouco afirmados e trabalhadas, tanto no currículo, quanto na prática pedagógica. Entendemos que a identidade e os saberes se manifestam no simbolismo do tempo e na cultura de transmissão de conhecimentos, e compreendemos o currículo como documento estruturante do fazer educativo. Nesse sentido, é preciso concentrar os esforços tanto das políticas públicas, quanto da gestão escolar, no que diz respeito ao entrelaçamento dos conteúdos escolares com os saberes históricos da vida cotidiana da comunidade quilombola na organização do trabalho pedagógico. Dessa forma, este trabalho visa contribuir com as reflexões que vem sendo construídas sobre a valorização do saber/fazer advindo dos mais velhos, e concentra-se no desenvolvimento de novos caminhos a trilhar no sentindo de aproximar, por meio da pesquisa, Identidades e Saberes que circundam a E.M.E.F. Petronília do Carmo.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Saberes locais e processo de ensino-aprendizagem nas séries iniciais da EMEF Petronília do Carmo/Comunidade Quilombola Itamoari - Cachoeira do Piriá/PA
    (2023-12-11) TEMBE, Lucirlandia Oliveira Santos; FREITAS, Maria Natalina Mendes; http://lattes.cnpq.br/0533783211813029; https://orcid.org/0000-0003-0034-5618
    O artigo trata dos saberes locais e o processo de ensino-aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental em uma comunidade quilombola, município de Cachoeira do Piriá, região nordeste do estado do Pará. O objetivo geral é analisar de que forma os saberes tradicionais influenciam no ensino aprendizagem dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental, especificamente no processo de alfabetização. O estudo parte de uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico e pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública, tendo como sujeitos: dois professores, oito alunos quilombolas e um representante da comunidade. A referência teórica pauta-se em autores que discutem a Educação Quilombola, Diretrizes e Bases Nacionais para a Educação Quilombola e demais autores da área temática. Os saberes e os conhecimentos, da comunidade quilombola, devem ser considerados no fazer educativo e permear o exercício das práticas pedagógicas, evidenciando-os na leitura da palavra de mundo dos protagonistas e seus pertencimentos, possibilitando uma alfabetização efetiva, partindo de sua realidade precedendo a leitura da palavra escrita, visando a emancipação humana de seus sujeitos. Os resultados sinalizam ser possível construir, sob outras perspectivas, práticas alfabetizadoras imersas na produção cultural dos saberes tradicionais que emergem da diversidade existencial e das singularidades de vidas no quilombo da Amazônia paraense.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estágio supervisionado em Gestão e Coordenação Escolar: formação teórico-prática na coordenação pedagógica em escola estadual de Bragança (PA)
    (2023-12-21) RAMOS, Jhenny Samily de Mescouto; CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário; http://lattes.cnpq.br/1887266348453061
    Este relato de experiência visa refletir as experiências vivenciadas no estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar, e as atuações e atribuições do coordenador pedagógico numa escola estadual de ensino médio integral, objetiva-se compartilhar o dia a dia e as atribuições vivenciadas na escola, destacando a importância de reconhecer o(a) Coordenador(a) Pedagógico(a) como um agente de mudança e facilitador(a), cujo papel vai além da supervisão tradicional. O percurso teórico - metodológico está baseado na abordagem qualitativa de pesquisa, permite uma compreensão mais profunda das experiências vividas pelos coordenadores escolares, estruturado em três etapas: escolha da escola e entrega de documento, participação em ações e atividades institucionais; realização da atividade pedagógica. Os resultados revelam as múltiplas atuações da coordenação pedagógica junto à escola e a ausência da família nas partilhas de responsabilidades e educações. Conclui-se que o estágio supervisionado proporcionou experiências formativas e significativas por meio de pesquisa, diálogos e reflexão, além das experiências nas atuações do coordenador(a) pedagógico(a) junto a escola e comunidade.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As memórias e as vivências de uma mulher quilombola da Amazônia na UNICAMP
    (2023-10-30) ROSA, Graciane do Socorro Araújo da; COSTA, Norma Cristina Vieira; http://lattes.cnpq.br/0195364822232443
    O presente trabalho trata-se das memórias vivenciadas por mim, mulher Quilombola da Amazônia paraense durante o estágio realizado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Que teve como objetivo um intercâmbio entre estudantes ribeirinhos, indígenas, quilombolas e de comunidades tradicionais de diferentes cursos e Campi da universidade Federal do Pará e os projetos de pesquisas científicas da UNICAMP. O estágio aconteceu no laboratório de Inovação de Alimentos (LINA)FE/UNICAMP, no projeto de pesquisa “métodos de preservação da qualidade de alimentos”, onde foi desenvolvido várias técnicas industriais de preservação de alimentos e utilizado vários equipamentos para esse processo. O bjetivo desse estágio era que a partir das minhas vivências pudesse conhecer outros métodos de preservação de alimentos e assim me proporcionar novas experiências a cerca da preservação de alimentos e que esses conhecimentos futuramente fossem colocados em prática na minha comunidade. Assim, o estágio me proporcionou vivenciar outras culturas, saberes e costumes, além de me fazer entender a importância da ciência e do conhecimento empírico para a sociedade e principalmente para os povos de comunidades tradicionais.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Experiências formativas em estágio supervisionado de Gestão e Coordenação Escolar: relações teórico-práticas em escola estadual de Bragança (PA)
    (2023-12-21) ROSA, Liandra Nazare Tavares Alencar da; CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário; http://lattes.cnpq.br/1887266348453061
    Este relato de experiência teve por objetivo compreender o trabalho desenvolvido pela Gestão e Coordenação na E.E.E.F.M. Leandro Lobão da Silveira a partir do Estágio Supervisionado, assimilando os processos realizados no local para uma experiência formativa. O Estágio foi realizado pela discente do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Pará – Campus Bragança. Seguindo uma metodologia de abordagem qualitativa e observação participante, produzindo atividade de Intervenção com o título: autocuidado emocional e social. Na observação participou-se do dia-a-dia da escola e vivência de uma gestão e coordenação democrática. A coleta de dados foi realizada pela análise do Projeto Político pedagógico, acompanhamento de outras funções desempenhadas, diálogos e entrevistas. A Intervenção sobre o autocuidado fez-se com docentes, apoio escolar e secretaria abordando o assunto de maneira lúdica. O Estágio Supervisionado em Gestão e Coordenação contribuiu para reflexões, aprendizados e formação das discentes enquanto futuras profissionais da Pedagogia.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O estágio supervisionado em Educação Infantil e o projeto pedagógico natureza e inclusão social
    (2023-12-12) OLIVEIRA, Ana Paula Luz de; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866
    A presente pesquisa do Trabalho de Curso no formato de Artigo é resultante do Estágio Supervisionado em Educação Infantil do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, com a temática sobre natureza e inclusão social, realizada em uma Turma de Educação Infantil, etapa da Pré Escola da Escola Municipal Américo Lobão. Neste estudo, busco mostrar o exercício da prática pedagógica com crianças no Estágio Supervisionado na Educação Infantil, em que mostro os momentos compartilhados no ensino da futura pedagoga, pois ele é um momento rico na formação inicial do professional de Pedagogia. A pesquisa é de abordagem qualitativa com procedimentos e técnicas da observação participante e regência no tempo do Estágio com a supervisão da professora da Escola. A participação de crianças no processo de ensino e aprendizagem foram primorosos. Como resultado realizou-se atividades de pesquisa, discussão, desenhos, contação de histórias sobre as temáticas da natureza e inclusão social, em que as crianças criaram um jardim, experimentaram a natureza e coletaram elementos dela. Concluo que a pesquisa possibilitou a confecção de um painel com as crianças.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estágio supervisionado em gestão e coordenação escolar: experiências formativas em uma escola estadual de Ensino Médio Integral em Bragança (PA)
    (2023-12-21) OLIVEIRA, Brenda Karollyne da Silva de; CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário; http://lattes.cnpq.br/1887266348453061
    Este trabalho tem por objetivo analisar experiências formativas no Estágio Supervisionado em Gestão e Coordenação Escolar, com ênfase na área de gestão de escola de Ensino Médio Integral da rede estadual de ensino. O percurso teórico-metodológico está baseado na abordagem qualitativa de pesquisa, estruturado em três etapas: orientação/investigação do contexto escolar; observação participante/pesquisa documental/entrevista semiestruturada; e o planejamento da atividade de intervenção pedagógica. Os resultados revelam a necessidade da melhoria da organização do trabalho pedagógico; participação da comunidade/família na escola; a importância da gestão democrática participativa; evidencia-se a relevância do diálogo entre a gestão e a comunidade, que também influencia de forma significativa a formação se dada do aluno. O acompanhamento das práticas por meio da observação participativa, além da regência proporcionaram momentos e vivencias, cheias de reflexões pedagógicas, em comparado a teoria e prática. Possibilitou refletir sobre o trabalho da prática da gestão escolar, no processo de construção, formação e funcionamento da instituição.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Encontros e desencontros nas vozes de crianças na escola do campo da Comunidade Vila Jordão, Bonito-PA
    (2023-12-15) CORDEIRO, Silvio José Travassos; FREITAS, Maria Natalina Mendes; http://lattes.cnpq.br/0533783211813029; https://orcid.org/0000-0003-0034-5618
    Este trabalho acadêmico sobre processos educativos na escola do campo, resulta de estudos e diálogos promovidos pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias, Educação e Cultura na Amazônia Paraense, associado ao Projeto de Pesquisa - As gramáticas sociais de crianças e suas infâncias em territórios de águas de regiões da Amazônia paraense CNPq/MCTI/FNDCT, despertando em seus membros o interesse de ouvir o que as crianças dizem sobre a escola em que estudam e quais os seus sentidos e significados. O objetivo central é identificar e analisar os sentidos e significados atribuídos à escola pelas crianças acerca do fazer educativo da escola do campo, Comunidade de Vila Jordão, município de Bonito, estado do Pará e sua relação com o desempenho escolar. Metodologicamente trata-se de uma abordagem qualitativa com a realização de pesquisa de campo compreendida entre os dias 3 a 11 de março de 2022. Os participantes da pesquisa são crianças, na faixa etária de 7 a 10 anos. Para realizar a escuta dos sujeitos utilizamos diferentes abordagens que se complementam, pesquisa bibliográfica, desenhos, observações e escuta com os alunos e as famílias residentes nesta localidade. Ancoramos o estudo em referenciais teóricos da área da educação, infância e educação do campo e os seguintes autores: Caldart (2004), Freitas (2005); Ferreira e Nunes (2014), Evangelista e Marchi (2022), entre outros. A pesquisa demonstrou que as crianças desejam uma escola portadora de aprendizagens significativas com elementos de sua cultura lúdica respeitando sua tradição e o tempo de ser criança. É importante ainda, que a escola do campo seja um espaço-tempo fundamental de formação humana, existência e resistência camponesa.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Saúde mental e educação: um estudo sobre depressão infantil com estudantes em atendimento no centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS I) no Município de Bragança/PA
    (2023-11-21) SILVA, Nirvane Linara Sousa da; CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/0513878271743181
    Este escrito é resultado de um estudo exploratório desenvolvido no segundo semestre do ano de 2023, abordando uma análise acerca da condição emocional e mental de crianças da Educação Básica do Ensino Infantil e Fundamental I, a partir dos atendimentos no Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil - CAPS I, no Município de Bragança/PA. Como procedimento metodológico, obteve-se a pesquisa qualiquantitativa, acrescentada de informações de caráter empírico à análise de dados numéricos e informações subjetivas e, posteriormente, a pesquisa de campo, por meio de um levantamento aos prontuários de crianças/pacientes acolhidos pelo CAPS I. Ao examinar os prontuários, encontrou-se cinco casos de crianças em acompanhamento, distribuídas entre ambos os sexos, na faixa etária entre 6-9 anos de idade, com escolaridade no ensino fundamental séries iniciais. Os resultados apontaram um alto índice de sintomatologia de depressão no sexo feminino, o que contraria os recentes estudos que dizem que, na infância, os meninos são mais afetados.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As gramáticas sociais de crianças e suas infâncias em território praiano amazônida - região Caeté
    (2023-12-11) SILVA, Maria Esmeralda Batista da; FREITAS, Maria Natalina Mendes; http://lattes.cnpq.br/0533783211813029; https://orcid.org/0000-0003-0034-5618
    Falar das crianças e das infâncias na Amazônia Paraense perpassa tentar enxergar as muitas culturas, saberes e experiências que circulam no cotidiano dos espaços territoriais e (inter)territoriais rurais, interáguas, margeados por rios, estradas, praias, ramais, ilhas ou até mesmo no cotidiano do espaço urbano. A própria característica geográfica, histórica e econômica de cada território, expressa modos de vida que circulam pelo viés das gramáticas sociais de cada lugar, que as crianças espraiam em seu cotidiano, marcado pelas águas, rios, praias, mangues ou até mesmo nas pequenas praças das cidades interioranas. O recorte da pesquisa aqui discorrido tem o intuito de caracterizar e refletir sobre as redes de saberes e fazeres elaborados no cotidiano vivido e aos processos de interações socioculturais tecidas no ambiente praiano envolto com as águas que circundam seus espaços. O texto apresenta os resultados preliminares de uma pesquisa que vem sendo realizada sobre as gramáticas sociais das águas praianas da região do Caeté. Metodologicamente, a investigação de abordagem qualitativa, abarca aprofundamento bibliográfico e coleta de dados empíricos. Quanto a pesquisa bibliográfica, o estudo pautou-se em três eixos: Gramáticas sociais e culturais; Etnografia com crianças e Criança do campo, mediado pelos seguintes autores: Brandão (2015; 2015; 2007), Sarmento (2004; 2007), Furtado (2003), Kramer (2019), Silva (2005), Soares (2006), Freire (1987), Corrêa (2022), Freitas (2019; 2020), Toutonge (2020;2021), Brasil (2010; 2009; 2008), entre outros. Os resultados apontam que as gramáticas sociais e culturais das crianças praianas, estão interrelacionadas e assentada nos pilares dos traços identitários da cultura local, seus brincares, e um cotidiano em constante movências (águas-brincares-pontes escola-praia). Ademais, é preciso procurar entender que essas gramáticas sociais fazem parte de uma tradição muito rica, oriundas das crenças, costumes, falares, vestimentas e a invenção dos brincares.