Faculdade de Educação - FACED/CBRAG
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem: uma experiência em uma turma multisseriada do campo(2025-10-21) PINHEIRO , Anna Rafaela Teixeira; FREITAS, Maria Natalina Mendes; http://lattes.cnpq.br/0533783211813029; https://orcid.org/0000-0003-0034-5618Este trabalho tem como foco evidenciar práticas pedagógicas desenvolvidas em uma escola do campo paraense, a partir da experiência do estágio supervisionado no Ensino Fundamental, realizado no município de São Miguel do Guamá, nordeste do Pará. A Educação do Campo, especialmente em suas classes multisseriadas, caracteriza-se pela organização de alunos de diferentes séries, idades e níveis de conhecimento em uma mesma sala de aula, sob a orientação de um único professor. Pesquisa de abordagem qualitativa e entre as estratégias utilizadas, destaca-se o estudo de caso, considerado valioso tanto para pesquisadores experientes quanto para estudantes, por possibilitar a análise aprofundada de contextos reais. Os dados desta pesquisa foram produzidos durante o estágio supervisionado, realizado em 2025.Os resultados apontam que a escola multisseriada ainda se encontra distante do que seria ideal para as crianças do campo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os quadrinhos como recurso pedagógico no processo de alfabetização e letramento(2025-08-08) PAIXÃO, Milan Emanuel Mesquita da; SARAIVA, Luis Junior Costa; http://lattes.cnpq.br/8517177215677066; https://orcid.org/0000-0002-3938-7658Desde a infância, os quadrinhos fazem parte do meu universo de leitura, despertando meu interesse pela leitura e escrita, mesmo sem eu perceber seu potencial educacional. Obras como a Turma da Mônica, HQs de super-heróis e mangás japoneses mostraram que os quadrinhos diferem de outros gêneros literários, envolvendo leitores de forma única. No ambiente escolar, percebi que poucos colegas utilizavam quadrinhos em trabalhos, muitas vezes por receio da rejeição de professores. Na universidade, compreendi que os quadrinhos podem ser recursos pedagógicos valiosos no processo de alfabetização e letramento. Eles promovem motivação, leitura crítica, produção textual e aprendizagem significativa, ao integrar texto, imagem e cultura popular. Projetos práticos, como Escritores da Amizade, evidenciam a inclusão e o protagonismo dos alunos.Apesar de desafios como resistência de professores e falta de materiais, os quadrinhos representam uma estratégia inovadora e eficaz, capaz de aproximar a aprendizagem da realidade cultural dos estudantes, tornando o ensino mais dinâmico, criativo e inclusivo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Autoavaliação institucional no ensino superior: percepções sobre o Avalia- Graduação no Curso de Pedagogia do Campus Bragança-UFPA(2025-10-17) FERREIRA, Lenilze da Silva; COSTA, Antonio Vinícius Silva da; http://lattes.cnpq.br/6300262323676372; OLIVEIRA, Francisco Pereira de; http://lattes.cnpq.br/6672819410146078; https://orcid.org/0000-0003-1327-8362O presente estudo analisa as percepções de docentes e discentes acerca da autoavaliação institucional no ensino superior, com foco no instrumento Avalia-Graduação aplicado ao curso de Pedagogia da Faculdade de Educação do Campus Universitário de Bragança da Universidade Federal do Pará. A investigação foi conduzida por meio de uma abordagem exploratória descritiva e quanti-qualitativa, utilizando questionários semiestruturados aplicados a docentes e discentes do Curso, cujas respostas foram sistematizadas em tabelas e figuras para análise comparativa. Os resultados revelam que, embora o Avalia seja reconhecido como um mecanismo relevante de acompanhamento e diagnóstico, sua efetividade na indução de mudanças concretas é percebida de forma limitada. Os dados indicam que grande parte dos participantes não identifica transformações significativas no curso a partir dos resultados do instrumento, o que evidencia um distanciamento entre a prática avaliativa e as demandas formativas específicas da Pedagogia. Essa constatação reforça a necessidade de ressignificação do processo de autoavaliação, de modo que ele se torne mais participativo, contextualizado e capaz de contribuir efetivamente para a melhoria da qualidade acadêmica e para a democratização da gestão universitária.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) As práticas pedagógicas e os saberes da tradição na Comunidade do Segredinho, município de Capanema-PA(2025-10-16) SOUSA, Jannerson de Cásio Xavier de; OLIVEIRA, Francisco Pereira de; http://lattes.cnpq.br/6672819410146078; https://orcid.org/0000-0003-1327-8362A presente pesquisa estuda a relação entre práticas pedagógicas e saberes da tradição na Escola Profa. Maria da Silva Correia, localizada na Comunidade do Segredinho, município de Capanema-PA. O estudo tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas e os saberes da tradição reverberados no cotidiano da referida escola. Os procedimentos metodológicos partiram da abordagem qualitativa de pesquisa, com técnicas e instrumentos do tipo entrevistas com perguntas semi estruturadas e aplicadas às professoras e moradores(as) locais mais idosos(as), assim como observações no ambiente escolar. Os principais resultados apontam que a escola valoriza os saberes da tradição com uma metodologia voltada para a contação de histórias locais, desenvolvimento de projetos que trazem a cultura e o ambiente local, assim como a Escola conhece e reconhece os saberes da tradição como uma poderosa ferramenta para o processo de ensino e de aprendizagem. A principal conclusão revela que as práticas pedagógicas alicerçadas pelos saberes da tradição local se tornam um processo de ensino significativo, uma vez que os(as) estudantes possuem o sentimento de pertença ao conteúdo olhando para a materialidade local.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Olhos que escutam: a ludicidade como ponte na mediação pedagógica do professor na educação de surdos(2025-10-08) SANTIAGO, Lidia Jeane Ribeiro; SILVA, José Ribamar Sousa da; http://lattes.cnpq.br/5011747787021323O presente artigo tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas adotadas por docentes no ensino regular que atendem alunos surdos, com o propósito de identificar os desafios enfrentados no contexto escolar e compreender as estratégias adotadas para garantir um processo de ensino-aprendizagem inclusivo. A pesquisa fundamenta-se em legislações brasileiras, como a Lei nº 10.436/2002, o Decreto nº 5.626/2005 e a lei nº 14.191/2021, e em autores que discutem a educação de surdos, a mediação docente, a inclusão escolar e a organização da educação regular frente às diferenças, como Quadros (2006) e Mantoan (2003). Por meio de revisão bibliográfica, investigou-se de que maneira os jogos pedagógicos e recursos lúdicos favorecem a compreensão conceitual, a autonomia e o engajamento dos estudantes surdos, promovendo práticas inclusivas, considerando a Libras como primeira língua e a Língua Portuguesa como segunda língua. Os resultados indicam que a ludicidade, integrada ao planejamento escolar e mediada por docentes qualificados em Libras, contribui para o aprendizado, o acesso ao conhecimento e para a participação ativa dos alunos no ambiente escolar. No entanto, a efetivação dessa proposta ainda enfrenta desafios, especialmente relacionados à formação inicial e continuada dos professores e à implementação de políticas educacionais que garantam suporte institucional adequado. Conclui-se que a utilização de estratégias lúdicas, articuladas ao contexto bilíngue e à mediação docente em Libras, possibilita a adequação do ensino às especificidades linguísticas e visuais dos alunos surdos, promovendo o acesso aos conteúdos escolares, a participação nas atividades e a interação com a turma, em conformidade com as orientações legais para a educação bilíngue inclusiva.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O papel do pedagogo em ambiente não-escolar: um estudo acerca da formação acadêmica e seu campo de atuação no Tribunal de Justiça do Estado do Pará.(2018-01-10) AZEVEDO, Nathália Lúcia Mendes; MORAES JÚNIOR, José de; http://lattes.cnpq.br/8774077381855219O presente artigo tem como finalidade propor a discussão acerca das reais competências e habilidades do pedagogo no Tribunal de Justiça do Estado do Pará, assim como discutir quais as dificuldades na execução do exercício da profissão dentro do ambiente do Tribunal. Ao longo dos anos vimos que a atuação do pedagogo foi se expandindo por diversos ambientes, não mais apenas no âmbito escolar, no entanto surgi a indagação: como será a atuação desse profissional em ambiente não-escolar?. A partir dessa indagação proponho investigar a atuação do pedagogo no TJE-PA e entender como esses profissionais estão atuando fora das instituições escolares e analisar as contribuições da formação acadêmica para espaços não-escolares.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Poesia na sala de aula: reinterpretando e repensando a realidade da sala de aula através da literatura(2021-03-01) MAGALHÃES, Vania Newma Ribeiro; CARDOSO, Joel; http://lattes.cnpq.br/6918547599708778Como professora, buscamos articular nossa prática às nossas pesquisas. Este artigo discorre sobre as práticas de leitura cotidiana, dos textos literários Literatura em nossas Salas de Aula. A poesia é uma modalidade textual que, no conjunto da Literatura, apresenta especificidades. Trabalhar com poesia se faz necessário para que possamos sensibilizar nossos alunos desde os primeiros anos. Poesia é beleza, é fruição, é viagem ao imaginário. Resta a nós, professores, descobri-lo e inseri-lo no dia a dia do nosso contexto escolar. É uma libertação. O texto poético – maleável, criativo, ousado, transgressor - ajuda-nos a compreender a linguagem sob outros muitos e diversos ângulos. Não utilizamos muitos teóricos, mesmo porque, no formato adotado, não caberiam muitas conceituações. Apresentamos, como suporte teórico, entre outros, Octávio Paz e José Luiz Foureaus de Suza Jr.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Programa Escola da Vida do corpo de Bombeiros Militar Pará do 19º Grupamento Militar, Capanema-Pará, como espaço de educação não formal(2021-03-12) DIAS, Noé da Rocha; SOUSA, José de Moraes de; http://lattes.cnpq.br/8774077381855219Estre trabalho tem como objetivo, analisar as práticas educativas desenvolvidas no Programa Escola da Vida no 19º Grupamento Bombeiro Militar, no Município de Capanema Pará, com alunos atendidos no referido Programa, tendo em vista a construção de caracterizações dessas práticas como educação não formal. A pesquisa teve como problemática, a seguinte questão: De que forma ocorre o processo educativo no Programa Escola da Vida no 19º Grupamento Bombeiro Militar, Capanema-PA. Trata-se de uma pesquisa na abordagem qualitativa, com estudos bibliográficos, entrevista semiestruturada e análise documental. Os resultados da investigação evidenciaram que o Programa pesquisado representa um espaço de educação não formal, voltado para diversos aspectos da vida, entre eles, educação ambiental, saúde e outros, que podem convergir para a formação cidadã de crianças e adolescentes. Portanto, as práticas socioeducativas que são experimentadas no Programa, são essenciais para o desenvolvimento individual e social de seus participantes.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Um estudo de caso do Transtorno do Espectro Autista: da descoberta ao tratamento no município de Capanema, PA(2021-02-27) NEVES, Késsia Emanuely da Silva; CARDOSO, Joel; http://lattes.cnpq.br/6918547599708778O nosso trabalho versa sobre um estudo de caso que trata do Transtorno do Espectro Autista, um distúrbio que, embora mais frequente do que desejável, é complexo e apresenta especificidades inerentes a cada caso. Uma das dificuldades de se trabalhar com a criança autista tem a ver com o processo inicial de identificação, que geralmente é demorado e, também, na aceitação pelos familiares. Ultimamente, com o número crescente de estudos e pesquisas, tornou-se possível uma abordagem mais precisa, inclusiva e humana. O presente trabalho apresenta reflexões a partir de um estudo de caso. Por ser mãe de uma criança autista, tomamos como ponto de partida buscar compreender o comportamento da criança, inserida no contexto doméstico e educacional. Respaldamo-nos teoricamente, entre outros, em Cleonice Alves Bosa, Ana Maria S. Ros de Mello, Costa e Maia, Adriana Moral.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A importância da formação de professores para a promoção da igualdade de gênero e diversidade sexual no ambiente educacional(2023-08-10) ANDRADE, Luena Samilly Gonçalves de; COSTA, Norma Cristina Vieira; http://lattes.cnpq.br/0195364822232443; https://orcid.org/0000-0003-2618-3346Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre as questões de gênero, com foco na problemática da sexualidade no ambiente educacional, em especial no curso de Pedagogia, buscando compreender a trajetória percorrida até o momento e o que ainda está por percorrer sob a perspectiva da pedagogia cultural. Utilizando como metodologia a abordagem qualitativa da pesquisa bibliográfica. A pedagogia cultural é apresentada como um campo relevante para compreender as questões socioculturais envolvidas nesse debate. A formação de professores é um tema central nesta pesquisa, sendo motivada pela experiência pessoal da pesquisadora como mulher lésbica e a necessidade de criar um ambiente inclusivo e acolhedor para todos os estudantes. A pesquisa busca contribuir para a desconstrução de padrões e preconceitos, promovendo uma educação mais igualitária e diversa.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Os Determinantes Sociais da Saúde do pescador tradicional e suas relações de saúde e doença no contexto amazônico bragantino(2023-07-04) PRESTES, Maricília Nascimento; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5658289632563411; https://orcid.org/0000-0002-3110-3649Os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) estão relacionados diretamente às condições de vida e trabalho do indivíduo, em especial nas populações tradicionais, tais como: fatores sociais, econômicos, culturais, étnico-raciais, psicológicos e comportamentais os quais influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população. Sendo assim, objetivouse verificar os DSS que permeavam o contexto dos pescadores tradicionais na Península de Ajuruteua. Os dados foram coletados por meio de um estudo de campo, de caráter exploratório, durante a visita às seis ilhas, pela equipe multiprofissional, da Secretaria Municipal de Saúde de Bragança/Pa, para ações de promoção, prevenção e proteção da saúde. Aponta-se como referência o relatório da Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS, 2006), para a análise da situação da saúde local, com destaque para o segmento: Condições de vida, ambiente e trabalho. Os resultados apontam no primeiro segmento: alimentação com base no peixe e a farinha de mandioca; saneamento básico precário com uso de banheiros coletivos e escassez de água potável, e ambiente de trabalho insalubre, com alta exposição às radiações solares e acidentes de trabalho; além da presença significativa do alcoolismo, acompanhado do tabagismo. Conclui-se que os determinantes sociais de saúde dos pescadores estudados estão correlacionados a algum agravo ou doença instalada, corroborando com o conceito dinâmico de saúde proposto por Ferrara (1976), onde saúde é concebida como um “contínuo agir do ser humano ante o universo físico, mental e social em que vive", atribuindo ao indivíduo a responsabilidade do cuidado com a saúde, tanto individual quanto coletiva, como processo fundamental da vida.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Relato de experiência do estágio supervisionado na EJA: a cartografia e o reconhecimento cultural(2024-02-12) ALMEIDA, Isis Tallita do Rosário; SILVA JUNIOR, Sebastião Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/3931008488643780O presente trabalho configura-se em um relato de experiência realizado a partir do componente curricular Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos EJA, no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, UFPA, Campus Bragança, tendo como objetivo expor a experiência vivida dentro do contexto escolar, propiciado pelo Estágio Supervisionado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relatório de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental - Práticas pedagógicas a partir do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental: da observação a regência escolar em uma instituição de ensino de Bragança – PA(2023-12-22) SOUSA FILHO, Manoel Barros de; SARAIVA, Luis Junior Costa; http://lattes.cnpq.br/8517177215677066; https://orcid.org/0000-0002-3938-7658Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Lugar de mulher é onde ela quiser: o lugar do feminino na sociedade de classes(2024-02-27) PAMPLONA NETO, Christóvam da Silveira; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866Esta pesquisa do Trabalho de Curso resulta do Estágio Supervisionado na Educação Infantil na Escola Rio Caeté sobre o feminismo e o lugar da mulher na sociedade de classes com crianças matriculadas na Pré-Escola. O objetivo principal foi analisar as experiências do Estágio sobre o Plano de Intervenção da regência de atividades pedagógicas sobre o lugar da mulher na sociedade e o feminismo desenvolvido a partir do Projeto-chave Respeito, Valores e Atitudes da Escola Caeté, na perspectiva das atividades lúdicas articuladas ações pedagógicas do planejamento escolar da Professora supervisora. Metodologicamente, o estudo sob o viés teórico da abordagem interacional e do tipo qualitativa (Gatti) permearam a execução da pesquisa no Estágio e as análises das atividades feitas com as crianças. Os resultados do TCC mostram que o Estágio Supervisionado no campo da pesquisa promove experiências com as crianças e a profissão do pedagogo no cotidiano escolar, que é permeado de vivências da prática pedagógica, além disso, o estudo fomenta a discussão sobre o papel da mulher na sociedade de classes e questões relacionadas ao femininos, que são fundamentais no processo de aprendizagem na Educação Infantil, pois, promove reflexões sobre o preconceito com a mulher que é mãe, trabalha e estuda. Ainda, a pesquisa possibilitou reflexões sobre a formação do pedagogo (as) e as vivências na prática do Estágio, que se articulam com outros componentes curriculares do Curso de Pedagogia como os Fundamentos Teórico-Metodológicos da Educação Infantil, Psicologia da Aprendizagem e FTM de Ciências porque favoreceram observar os saberes culturais das crianças em relação ao papel da Mulher e mãe no dia a dia delas. Conclui-se, portanto, que as propostas educativas sobre o lugar da mulher e o feminismo se conectou com o planejamento do contexto Caeté e com o contexto social das crianças por meio do uso de atividades do cineclube, o que motivou o interesse das crianças pela temática, além das atividades lúdicas e momento dialógico entre estudante de Pedagogia e a professora supervisora.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relato de experiência: adaptação da rotina escolar ao cotidiano social do aluno uma vivencia ocorria em cotidiano de Estágio Supervisionado(2023-12-12) SILVA, Maylson de Oliveira da; SILVA, Iracely Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/5393264898435715Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A percepção da Câmara Municipal Legislativa sobre a política educacional no município de Nova Esperança do Piriá, Estado do Pará, Brasil(2023-04-01) DAMASCENO, Maria das Graças; OLIVEIRA, Francisco Pereira de; http://lattes.cnpq.br/6672819410146078; https://orcid.org/0000-0003-1327-8362Este trabalho tem como objetivo principal analisar a percepção dos vereadores do município de Nova Esperança do Piriá, estado do Pará, sobre as políticas públicas de educação do referido município, assim como descrever o processo perceptivo que a vereança possui sobre os projetos, programas e ações relacionadas à educação. A pesquisa ocorreu no período de agosto de 2017 a janeiro de 2018. Elegeu-se como abordagem de pesquisa a qualitativa, onde foi possível elaborar e aplicar questionários com perguntas abertas e fechadas, tendo como foco principal os parâmetros que envolvem as políticas públicas e seus vieses a realizar a descrição do entendimento dos sujeitos questionados. A amostragem foi constituída de 5 (cinco) do universo de 9 (nove) vereadores da Câmara Municipal do Município de Nova Esperança do Piriá-PA. A análise ocorreu, primeiramente, pela organização e tabulação das respostas oriundas do questionário e, em seguida, análise e interpretação do conteúdo, com a transcrição total ou parcialmente das respostas mais expressivas. Os principais resultados demonstraram que a vereança não percebe políticas públicas de educação de forma efetiva no município de Nova Esperança do Piriá-PA, e, um dos fatores para essa não percepção é o não entendimento do que sejam essas políticas. Todavia, superficialmente, pouco foram os vereadores que demonstraram e assinalaram algumas das políticas públicas, por exemplo, o Programa Nacional de Alimentação Escolar e outros, sendo que estes são programas do Governo Federal.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Expansão privado-mercantil da formação em Educação Física na modalidade de Educação a Distância (EAD) no Brasil: concepções e implicações(2024-01-11) SILVA, Madson Geraldo Nunes da; MACIEL, Rogerio Andrade; http://lattes.cnpq.br/4171802049479343; https://orcid.org/0000-0003-1673-5215Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Planejamento escolar e práticas pedagógicas: uma abordagem integrada(2023-11-30) SOUSA, Camila do Socorro Rocha de; SILVA, Iracely Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/5393264898435715Este artigo tem como propósito enfatizar a significativa influência do planejamento escolar na promoção do processo ensino-aprendizagem. Para alcançar esse objetivo, adotou-se uma metodologia baseada em observações e atividades realizadas durante um estágio na Educação Infantil, supervisionado pelo curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Além disso, foram identificados desafios específicos na turma em que o estágio foi conduzido, bem como foram apresentadas possíveis soluções para abordar essas questões. Os resultados obtidos destacam a importância do planejamento como elemento fundamental na construção de práticas pedagógicas sólidas. Isso implica em um comprometimento profundo com a realidade da turma, requerendo que os educadores estejam constantemente vigilantes às transformações no ambiente escolar e sejam flexíveis ao adaptar suas abordagens pedagógicas de acordo com essas mudanças.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relato de experiência do Estágio Supervisionado na EJA: a cartografia de alfabetização através das histórias de vida(2023-12-14) NASCIMENTO, Maria Aldileia Borges; MACIEL, Rogerio Andrade; http://lattes.cnpq.br/4171802049479343; https://orcid.org/0000-0003-1673-5215Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Comunidade Quilombola de Itamoari: identidade e saberes que circundam a Escola Petronília do Carmo(2023-12-11) BATISTA, Auriete de Gois; FREITAS, Maria Natalina Mendes; http://lattes.cnpq.br/0533783211813029; https://orcid.org/0000-0003-0034-5618O presente artigo problematizou a educação em interface com o currículo da escola Petronília do Carmo, localizada no município de Cachoeira do Piriá, nordeste do estado do Pará. Objetivou analisar como o currículo da escola aborda as questões identitárias e multiculturais da comunidade de Itamoari em seu fazer pedagógico. O estudo é de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica e pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada uma turma multisseriada de Educação Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais. Os sujeitos participantes foram: oito alunos na faixa etária de 4-10 anos de idade; um professor/gestor; quatro sujeitos da comunidade, sendo eles três mães e um pai. Como técnica de coleta de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada com o professor/gestor e com os pais dos alunos. O período de coleta de dados ocorreu entre outubro de 2022 a fevereiro de 2023, com ida a campo, a realização das entrevistas, observações e registros no diário de campo para subsidiar nossa análise. Os resultados revelaram, que, apesar dos avanços com relação à temática abordada e da legislação que trata das populações quilombolas, os saberes culturais destas comunidades ainda são pouco afirmados e trabalhadas, tanto no currículo, quanto na prática pedagógica. Entendemos que a identidade e os saberes se manifestam no simbolismo do tempo e na cultura de transmissão de conhecimentos, e compreendemos o currículo como documento estruturante do fazer educativo. Nesse sentido, é preciso concentrar os esforços tanto das políticas públicas, quanto da gestão escolar, no que diz respeito ao entrelaçamento dos conteúdos escolares com os saberes históricos da vida cotidiana da comunidade quilombola na organização do trabalho pedagógico. Dessa forma, este trabalho visa contribuir com as reflexões que vem sendo construídas sobre a valorização do saber/fazer advindo dos mais velhos, e concentra-se no desenvolvimento de novos caminhos a trilhar no sentindo de aproximar, por meio da pesquisa, Identidades e Saberes que circundam a E.M.E.F. Petronília do Carmo.