A inclusão de crianças com TDAH na escola pública: um estudo de caso na E.M.E.I.E.F. “Rotary”

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23-08-2018

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COIMBRA, Renata Gabriele Ferreira. A inclusão de crianças com TDAH na escola pública: um estudo de caso na E.M.E.I.E.F. “Rotary”. Orientador: Genylton Odilon Rêgo da Rocha. 2019. 66 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2591. Acesso em:.
Este Trabalho de Curso (TCC) enfatizou o tema “Inclusão Escolar de Crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) em uma escola pública Municipal de Belém-PA” e é especificamente do tipo estudo de caso. A coleta de dados desse TCC foi feita na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Rotary durante o meu período de estágio enquanto bolsista do Projeto “Formação de professores para uma escola inclusiva: ações colaborativas entre o ensino superior e a educação básica em municípios paraenses” do Grupo de Estudos e Pesquisas INCLUDERE, o qual era financiado pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), ocorrido no ano de 2017. Assim, o objeto deste trabalho foi direcionado para “A Inclusão Escolar de Crianças com TDAH nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na E.M. E.I.E.F. Rotary, do Município de Belém-PA”. O objetivo geral desse trabalho buscou compreender como estava ocorrendo a inclusão escolar de crianças com TDAH nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na E.M.E.I.E.F. “Rotary”. Os objetivos específicos desta pesquisa, com base nos teóricos da área, trataram de: Definir e caracterizar o que é o TDAH; Identificar as propostas dos teóricos acerca de inclusão de crianças com TDAH nas escolas; e, por fim, Analisar o que a escola estava fazendo para garantir a inclusão de crianças com TDAH nos anos iniciais do ensino fundamental, esta se fez por meio de entrevista feita com alguns professores da sala regular e análise documental mediante ao Projeto Político Pedagógico (PPP) da referida escola. Com este estudo, foi possível concluir que o processo educativo de crianças com TDAH bem como sua inclusão na E.M.E.I.E.F. “Rotary”, ainda “caminha” para o que realmente se espera constatar sobre Inclusão Escolar de Crianças com TDAH em Escola Pública. O estudo permitiu concluir que a E.M.E.I.E.F. “Rotary” promove práticas em grande parte em caráter de tentativas de: inclusão, adequação, metodologias... Conclui-se também, a partir dessa pesquisa de campo, que falta assistência efetiva por parte da escola para com os professores. Tendo em vista essas conclusões, percebeu-se que há na verdade nessa escola, uma “inclusão-excludente”, uma vez que, a escola recebe esses alunos com necessidades educacionais especiais, porém esses sujeitos são consideravelmente ignorados e continuam a carecer de um processo de escolarização de qualidade. Também foi possível concluir que a escola pesquisada necessita de mudanças teórico-práticas a respeito do assunto, pois o tema da inclusão ainda carece de um debate maior no interior das escolas públicas e, portanto, convencer a comunidade escolar de que uma escola inclusiva é uma escola que respeita as particularidades dos sujeitos que nela adentram e de que o tema também exige formações permanentes envolvendo não apenas os professores de crianças com TDAH, mas todos os demais membros do coletivo da unidade de ensino, pois a inclusão escolar exige colaboração de todos.

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