Avaliação da resistência à flexão de consolos de concreto armado dos métodos de elementos finitos e de bielas e tirantes

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

Data

13-09-2025

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

ROCHA, Erick da Silva. Avaliação da resistência à flexão de consolos de concreto armado através dos métodos de elementos finitos e de bielas e tirantes. Orientador: Maurício de Pina Ferreira. 2025. 69 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia Civil, instituto de Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2025. disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/9116 . Acesso em:.
Consolos de concreto armado são elementos comumente utilizados em estruturas pré-moldadas, projetando-se de pilares ou paredes para servir de apoio a outros elementos estruturais, tendo como função a redistribuição de esforços entre o sistema. No entanto, devido suas condições de arregamento e geometria, há uma perturbação significativa na distribuição de tensões ao longo de sua seção transversal, de forma que o seu dimensionamento não pode ser realizado com base na teoria geral da flexão, sendo necessário o uso de métodos alternativos que produzam soluções satisfatórias e seguras. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo analisar o comportamento a flexão de consolos com variações na relação entre a medida da linha de aplicação de carga à face externa do pilar “a” e a altura útil “d”, e nas taxas de armadura de flexão, através do Método de Bielas e Tirantes (MBT), Método das Seções e do Método dos Elementos Finitos (MEF). Para o primeiro foi utilizada a prescrição normativa ACI 318 (2019), para o método das seções sera utilizado a prescrição normativa NBR 6118 (ABNT, 2023), já para o MEF utilizou-se o software ATENA, onde foram comparados os critérios de carga máxima e os modos de ruptura para cada consolo. As análises foram realizadas em consolos que foram inicialmente testados experimentalmente por Lima (2025) e Sil va (2025).

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibliotecaitec@ufpa.br