Para além do cuidado: a influência da formação na prática e no reconhecimento profissional de cuidadores em uma escola estadual de Capanema-PA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

Data

14-10-2025

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

PEREIRA, Millene Leal. Para além do cuidado: a influência da formação na prática e no reconhecimento profissional de cuidadores em uma escola estadual de Capanema-PA. Orientadora: Carolline Septimio Limeira. 2025. 32 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Polo de Capanema, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Capanema-PA, 2025. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/8935. Acesso em: .
Este estudo tem como objetivo analisar as práticas de cuidadores escolares e sua relação com a formação e a valorização profissional no contexto da educação inclusiva, tomando como estudo de caso uma escola estadual de Capanema-PA. A investigação, de natureza qualitativa, baseou-se na realização de entrevistas semiestruturadas com três cuidadoras, para compreender suas percepções sobre a preparação, os desafios e os avanços inerentes à função. Os resultados evidenciam que a falta de formação específica e as condições laborais precárias impactam diretamente a qualidade do apoio educacional especializado. Constatou-se que os conhecimentos são construídos predominantemente na experiência cotidiana, sem suporte institucional sistemático, enquanto os profissionais enfrentam obstáculos de ordem estrutural, relacional e emocional. Conclui-se pela imperiosa necessidade de políticas públicas que assegurem formação continuada adequada, melhores condições de trabalho e o devido reconhecimento institucional para esses agentes, elementos fundamentais para a consolidação de uma inclusão escolar efetiva e de qualidade.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via Sagitta