A importância da alimentação saudável e o consumo de alimentos ultraprocessados trazidos de casa pelas crianças da Educação Infantil na EMEIEF “Prof. Cândido Vilhena”, em Vigia/PA.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Artigo

Data

22-10-2025

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

COSTA, Núbia do Socorro dos Santos. A importância da alimentação saudável e o consumo de alimentos ultraprocessados trazidos de casa pelas crianças da Educação Infantil na EMEIEF “Prof. Cândido Vilhena”, em Vigia/PA. Orientadora: Maria Gorete Rodrigues Cardoso. 2025. 34 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2025. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/8905. Acesso em: .
Este estudo investigou o consumo de alimentos ultraprocessados entre crianças da Educação Infantil, considerando a influência do contexto familiar e escolar. A pesquisa adotou abordagem qualitativa e quantitativa, articulando revisão bibliográfica, aplicação de questionário misto com pais e responsáveis e observação participante durante os momentos de alimentação escolar. A classificação dos alimentos foi realizada com base no Guia Alimentar para a População Brasileira (2014) e em instrumento adaptado de Assis et al. (2009). Os resultados evidenciaram que, embora as escolas, em conformidade com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), priorizem a oferta de alimentos in natura e minimamente processados, persistem desafios no ambiente doméstico, marcados por baixos níveis de renda, escolaridade e acesso à informação, fatores que contribuem para a manutenção de hábitos alimentares inadequados. Conclui-se que há necessidade de fortalecer ações educativas voltadas para famílias e crianças, além de ampliar iniciativas pedagógicas que promovam a conscientização sobre alimentação saudável.

Fonte

Fonte URI

Disponível na internet via Sagitta