Inteligência artificial em bibliotecas: a formação bibliotecária na Região Norte do Brasil ante esta realidade

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Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

Data

30-10-2024

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LOPES, Gleidson Eduardo Costa. Inteligência artificial em bibliotecas: a formação bibliotecária na região Norte do Brasil ante esta realidade. Orientadora: Jacquelin Teresa Camperos Reyes. 2025. 33 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/8754. Acesso em:.
A aplicação gradativa da Inteligência Artificial nas bibliotecas evidencia a necessidade de incluir essa temática na formação de bibliotecários. O objetivo deste estudo é analisar os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Biblioteconomia das Instituições Públicas de Ensino Superior da região Norte do Brasil, comparando-os ao projeto pedagógico da Universidade de São Paulo (campus da capital paulista), à luz das tendências de uso da Inteligência Artificial em unidades de informação. Trata-se de uma pesquisa exploratória e documental, com abordagem qualitativa, fundamentada em revisão de literatura e análise de conteúdo. A literatura aponta para o crescimento contínuo da aplicação da Inteligência Artificial nos diferentes setores das bibliotecas. Os resultados revelam que, na região Norte, nenhum curso contempla essa tecnologia em sua grade curricular, enquanto o curso da Universidade de São Paulo já oferece duas disciplinas voltadas para o tema. Conclui-se que há necessidade de revisão curricular nos cursos da região para alinhar a formação profissional às demandas emergentes da área.

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Disponível na internet via correio eletrônico: biblio-icsa@ufpa.br