Políticas públicas do novo ensino médio e seus impactos nos indicadores educacionais da região Tocantina

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Tipo de Documento

Trabalho de Curso - Graduação - Artigo

Data

22-09-2025

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SILVA, Francilene Silva e. Políticas públicas do novo ensino médio e seus impactos nos indicadores educacionais da região Tocantina. Orientador: Afonso Welliton de Sousa Nascimento. 2025. 25 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) – Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2025. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/8707. Acesso em:.
Este artigo analisa a implementação do Novo Ensino Médio (NEM) em sete municípios da Amazônia Tocantina, no estado do Pará: Abaetetuba, Acará, Barcarena, Bujarú, Concórdia do Pará, Igarapé-Miri e Moju. A pesquisa, de caráter documental e bibliográfico, investigou dados educacionais de 2015 a 2023, considerando indicadores como taxas de matrícula, aprovação, reprovação e abandono escolar. Os resultados apontam avanços decorrentes das reformas, mas revelam desafios persistentes, sobretudo em instituições estaduais, no que se refere à aplicação das diretrizes nacionais. Verificou-se que a efetivação das políticas educacionais enfrenta obstáculos estruturais, curriculares e de gestão, resultando em improvisações e fragmentações no processo de materialização. Apesar de iniciativas como valorização docente, ampliação da carga horária e adaptação curricular, os desafios permanecem significativos, principalmente no que tange à permanência estudantil e à superação das desigualdades que marcam o Ensino Médio na região.

CNPq

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