Curso de Educação do Campo - CABAE

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O curso de Educação do Campo se localiza no município de Abaetetuba e funciona no Campus Universitário de Abaetetuba (CABAE) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Bibliotecária: Luciane Silva da Silva Fone: (91) 3201-7089 E-mail: bibabaetetuba@ufpa.br Site: http://www.ufpa.br/cubt

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  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O uso das novas tecnologias nas classes multisseriadas
    (2015) PAUMGARTTEN, Evaldo Barros; BERRAOUI, Mara Rita Duarte de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8038322403743384
    O presente artigo tem o objetivo de discutir a formação adequada dos professores para o uso das novas tecnologias na sala de aula, mais especificamente nas classes multisseriadas da escola Boa Esperança, Comunidade do Cruzeiro, município de Barcarena (PA). Ainda como objetivo específico foi definido analisar: a) qual o espaço que as tecnologias têm na escola Boa Esperança; b) como os alunos estão tendo acesso às novas tecnologias na escola; c) como os professores utilizam as tecnologias na sala de aula. Realizamos seis entrevistas com o professor, duas mães de alunos, dois alunos e também com a atual coordenadora da Educação do Campo do Município de Barcarena, realizadas a partir de um roteiro com questões semiestruturadas e previamente apresentadas aos entrevistados. Os entrevistados, em suas respostas, consideram importante o uso das tecnologias e, apesar da fala muito consciente do professor, ainda pouco se tem feito no sentido de melhorar a estrutura física e tecnológica destinada aos alunos, para de fato realizarmos uma educação inclusiva, no sentido da inclusão digital.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Saberes tradicionais do cultivo da roça de “inverno" e “verão”, afetados pelas mudanças ambientais em comunidade quilombola no município de Abaetetuba – Pá
    (2023-07-24) VALENTE, Marilene do Espírito Santo; BENTES, Francinei Tavares; http://lattes.cnpq.br/2305847447719005
    O trabalho trata dos saberes tradicionais da comunidade África no município de Abaetetuba-Pará, em relação aos efeitos das mudanças ambientais nos cultivos das roças de “inverno” e “verão”. O objetivo e descrever as praticas desenvolvidas pelos agricultores dos períodos de roçagem, derruba, queima, plantio e colheita da mandioca para a produção da farinha que é a principal fonte de renda e alimento mais consumido na comunidade. A pesquisa utilizou o método qualitativo e como ferramenta foi realizada entrevistas semiestruturadas com os agricultores Joviano Nascimento Moraes e Cláudio Nascimento. Os entrevistados relataram que as chuvas nessa região foram constantes nesse período de (2021 a 2022) e seus cultivos sofreram alterações diminuindo a produção e alguns produtores estão se deslocando de seu lugar para comprar produtos em feiras vizinhas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A farinha do cruzeiro: territorialidade sobre ameaças no Baixo Tocantins/PA
    (2023-07-20) MORAES, Nívea Maria de; FERREIRA, Milena Silva; RODRIGUES, Eliana Teles; http://lattes.cnpq.br/8360730445815109; https://orcid.org/0000-0001-6717-3174
    Este trabalho fez análise da relação do processo artesanal da torração da farinha, considerando os aspectos relevantes para uma boa qualidade do produto, dadas as variedades da mandioca e pelas técnicas de produção empregadas. Também evidenciamos os aspectos educativos que ocorrem nas roças e no retiro, no decorrer do processo da produção de farinha, na comunidade Caeté Cruzeiro, município de Barcarena, no estado do Pará. Assim como as diversas formas lexicais criadas dentro desses espaços de saberes culturais e de aprendizagens não escolares. Nesse sentido o objetivo do trabalho é cartografar o processo de produção da farinha de mandioca na comunidade em estudo, suas linguagens específicas do trabalho, as dinâmicas de aprendizagens e seus modos de produção desde o plantio à colheita, perpassando o meio onde é cultivada até a torração da farinha. Tendo como base a preocupação de ameaças do desaparecimento de tal atividade e técnicas artesanais que contribuem para a alimentação, como por exemplo, a atividade remunerada em empresas multinacionais instaladas na região, as linhas de transmissão de energia, a venda de terras para fazendeiros. Utilizamos o método qualitativo, com o auxílio do aplicativo timestamp1 , para mapear as roças de mandioca, as casas de farinha (retiros). Para obtenção dos dados foram realizadas entrevistas com os agricultores da comunidade rural e observação in loco.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Cartografia de um saber que está sobre ameaça
    (2023) PEREIRA, Sofia Filadelfa Pereira; BENTES, Francinei Tavares; http://lattes.cnpq.br/2305847447719005
    O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida na Comunidade Campompema (ilhas de Abaetetuba-PA), a qual objetiva investigar a importância e os conhecimentos acerca do fruto do miriti (Mauritia flexuosa), além de investigar o que causa o não amadurecimento do fruto, sendo que a polpa do miriti é utilizada para a alimentação da população local, principalmente para fazer mingau. Nesse sentido, utiliza-se metodologicamente a pesquisa de campo e como técnica de coleta de dados, a aplicação de entrevistas com moradores da comunidade, somadas as contribuições de autores como: Marengo (2018) Souza(2016) e Cymerys (2015). Com as informações obtidas, constatou-se a partir dos relatos que o fruto já foi muito utilizado na alimentação e como garantia de renda para os moradores, no entanto, atualmente, existe uma grande dificuldade para conseguir a polpa do fruto, pois este não está amadurecendo corretamente.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de crianças com transtorno do espectro autista numa escola do campo no município de Abaetetuba/PA
    (2022-12-27) SILVA, Thamyres Silva da; MATIAS, Erima Silva; ARAUJO, Olidete de; http://lattes.cnpq.br/0819990359705049
    Este trabalho trata das práticas pedagógicas docente com crianças com transtorno do espectro do autista em uma escola do campo no município de Abaetetuba/PA. Tem como problema de pesquisa compreender como uma escola do campo trabalha os conteúdos com as crianças do espectro autista. O objetivo do trabalho é analisar as práticas pedagógicas que as docentes titular e profissional de apoio escolar (PAE)se apropriam para trabalhar com alunos com transtorno do espectro autista. A pesquisa é de natureza qualitativa, sendo utilizado como ferramenta para coleta de dados,entrevista semiestruturada, fotos, observações e anotações. Como suporte teórico utilizamos Paulo Liberalesso (2020), Lucelmo Lacerda (2020), Mayra Gaiato (2018), Gustavo Teixeira(2018) que tratam da perspectiva da inclusão do aluno com TEA. Os resultados indicam que a escola não possui uma estrutura física adequada, ausência de uma sala recreativa. Em contrapartida os professores produzem o material didático adaptado e efetuam suas práticas pedagógicas na leitura tanto em sala de aula quanto no ambiente externo. A gestão da escola promove momentos de palestras e filmes com os professores e alunos com foco na discussão sobre a inclusão.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    As dificuldades da prática docente no processo de alfabetização e letramento numa escola do campo do município de Abaetetuba/PA
    (2022-12-27) SILVA, Izaneide Brandão da; VASCONCELOS, Monica Cardoso; ARAUJO, Olidete de; http://lattes.cnpq.br/0819990359705049
    O objetivo desta pesquisa é analisar as dificuldades na prática docente no processo de alfabetização e letramento em turma multisseriada na escola Cristo Redentor localizada no campo. Esta pesquisa surge a partir da problemática: Quais as dificuldades docente no processo de alfabetização e letramento em turma multisseriada na escola Cristo Redentor? A pesquisa é de natureza qualitativa e foi efetivada numa escola municipal em uma turma multiseriada de 2º e 3º ano. Os instrumentos de coleta de dados foram observação, realizada no contexto escolar, entrevista semiestruturada realizada junto à professora da referida turma. De posse do material coletado, realizamos uma análise de conteúdo. Os resultados apontam que a dificuldade na etapa da alfabetização em relação a leitura e escrita é a de associar as letras em silabas e palavras e que a prática de sala de aula são tradicionais, um dos maiores desafios para obter resultados positivos frente ao desenvolvimento dos alunos ao serem alfabetizados e letrados é a falta de formação qualificada e o desinteresse em desenvolver métodos atrativos, apresentando uma certa resistência da docente na mudança de métodos antigos para atuais e lúdicos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Intervenção metodológica no ensino de química na educação do campo: o extrato de feijão preto como indicador de pH
    (2022-07-21) ALENCAR NETO, Alexandre Sebastião de; SANTOS, Edsara Gonçalves dos; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641
    O presente artigo propõe avaliar a aplicabilidade do uso do extrato do feijão preto como indicador de pH em práticas metodológicas no ensino de Química, tendo como principal objetivo despertar o interesse pelo uso de indicadores naturais como uma ferramenta metodológica alternativa para transmissão de conceitos químicos nas escolas do campo. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa-qualitativa, de cunho bibliográfica e experimental, regida pela observação e a aplicabilidade de um questionário semiestruturado e da prática metodológica desse experimento aos discentes do 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do Ensino Médio da Escola Municipal Odil Pontes. Inicialmente foram feitos testes com o extrato do feijão preto para avaliar sua atuação como indicador natural baseando-se em outras pesquisas já realizadas referente ao tema, como o extrato do repolho roxo. Observou-se que o extrato apresenta uma tonalidade azul escuro que varia para cor vermelho com a adição de ácido e para esverdeada até um amarelado com adição de base. Após as análises dos dados comparativos, constatou-se possível sua utilização para transmissão de conceitos relacionados a equilíbrio químico, titulação e a lei de Lambert-Beer. Além disso a aplicação dessa metodologia em aulas práticas mostrou se eficaz para estimular a aprendizagem do aluno através da aproximação do conteúdo com a vivência do discente do campo.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Conflito socioambiental no assentamento do rio Guajará de Beja afetado pela construção do terminal de uso privado – TUP no município de Abaetetuba-PA
    (2021-06-17) BAIA, Eliana Silva; RODRIGUES, Eliana Teles; http://lattes.cnpq.br/8360730445815109; https://orcid.org/0000-0001-6717-3174
    Este trabalho aborda o conflito socioambiental envolvendo ribeirinhos do Projeto de Assentamento Agroextrativista rio Guajará de Beja, afetados pela construção de um Terminal de Uso Privado (TUP). Assim tem como objetivo analisar o conflito socioambiental e as alterações que a chegada do empreendimento provocou na comunidade rio Guajará de Beja. A pesquisa de natureza qualitativa, combinou o método etnográfico com revisão da literatura sobre a temática. Os instrumentos de coletas de dados foram observação e entrevistas semiestruturadas, realizadas junto aos moradores, entre os quais estão pescadores, lideranças comunitárias e estudantes do Ensino Médio da Escola Raimundo Sarges da Rocha, no período em que as aulas ainda estavam sendo realizadas presencialmente, antes da pandemia da Covid19 e ainda representantes da empresa. Os resultados apontam a natureza e o delineamento do conflito, por meio do qual se destacam os interesses da empresa, a atuação da ONG FASE e a desagregação comunitária que coloca os moradores no centro da disputa. De um lado, uma parcela de moradores seduzidos pelo discurso de progresso e desenvolvimento social, evocados pelos representantes do empreendimento, defendem a instalação do TUP; de outro, estão os moradores contrários ao empreendimento, principalmente os pescadores artesanais, pois temem a perda de seu território, lugar da vida e onde desenvolvem seus trabalhos, o que os leva à mobilização em defesa de seus direitos territoriais. Os dados ainda revelam que a comunidade já enfrenta problemas relacionados aos danos ambientais provenientes do complexo industrial e portuário de Barcarena, assim como do TUP, que se encontra em fase de implantação. O trabalho ainda aponta a necessidade de percepção dos ribeirinhos e demais comunitários envolvidos, para uma maior reação aos efeitos decorrentes desse tipo de empreendimento.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O ensino médio no desenho do sistema de organização modular de ensino, na comunidade ribeirinha Nossa Senhora das Graças – rio Ajuaí/Abaetetuba/PA
    (2022-02-23) GOMES, Yzandra Pinheiro; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175
    A pesquisa tem como lócus a Escola Padre Anchieta, pertencente a Comunidade Nossa Senhora das Graças do Rio Ajuaí, que se localiza no Município de Abaetetuba/PA, a qual acolhe o Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME). Utilizando como base a indagação: de que maneira se efetiva a relação da escola com a comunidade ribeirinha Nossa Senhora das Graças do Rio Ajuai? Dessa forma, objetivou analisar a relação da escola com a comunidade acima citada. E, assim, apresentar a dinâmica pedagógica e técnica do Sistema de Organização Modular de Ensino na comunidade; E ainda, analisar sobre a representatividade do Ensino médio no contexto territorial e dos sujeitos da comunidade Nossa Senhora das Graças, que recebe, na escola Padre Anchieta, estudantes provenientes do campo (ilhas), cursando o Ensino Médio. A metodologia utilizada envolve entrevistas e análises de dados. Os resultados revelaram que estudantes e professores enfrentam desafios e dificuldades de caráter pedagógico.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Da beira do rio a beira da estrada: projetos econômicos, deslocamentos e impactos socioambientais na comunidade ramal velho de Beja, Abaetetuba - Pará
    (2021-12-30) AIRES, Gedeão de Souza; RODRIGUES, Eliana Teles; http://lattes.cnpq.br/8360730445815109; https://orcid.org/0000-0001-6717-3174
    O presente trabalho, buscou-se estudar as alterações do meio de vida da comunidade rural Ramal Velho de Beja, em um trecho da PA 403 no município de Abaetetuba, Pará, que na memória de moradores mais antigos antes da construção da estrada tinham uma relação social mais voltada a dinâmica do rio Arapiranga, o qual, hoje sofre as consequências dos danos ambientais dos empreendimentos que se observam em seu entorno. O objetivo maior deste estudo foi descrever a situação dos processos e impactos das mudanças que se operam na vida cotidiana da comunidade Ramal Velho de Beja, incrustrada no entorno de grandes empreendimentos minerais e agropecuários. Para alcançar este objetivo foi realizado um levantamento bibliográfico relacionado a temática e a pesquisa de campo que consistiu em acompanhar duas mobilizações dos comunitários, em sua luta por direito ambiental, e a coleta de dados que se deu a partir de entrevistas semiestruturadas com questionários abertos para que os entrevistados pudessem se sentir à vontade. Os resultados apontam as mudanças promovidas pelos novos elementos, os quais produzem não apenas a mudança na paisagem rural do município de Abaetetuba, como também afetam o modo de vida de seus habitantes. Especificamente, a mudança tem efeito devastador no que diz respeito a questão ambiental e as terras tradicionalmente ocupadas, pois a cada momento ocorre o deslocamento dessas terras de posse dos comunitários, para o lado de grandes empreendimentos sejam estes da mineração ou agropecuários.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Território, memórias, vidas e histórias da comunidade de São João Batista no rio Tucumandubazinho em Abaetetuba-PA
    (2022-02-08) CARVALHO, Gleiciane do Rosário Farias; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175
    O presente trabalho tem como objetivo geral empreender de que maneira se constituiu a história, vida, identidade e território da Comunidade de São João Batista no Rio Tucumandubazinho em Abaetetuba/PA. A metodologia do trabalho se baseou em pesquisa de cunho qualitativa, com estudo na história oral. Como resultado pontou-se as seguintes seções: 1-Refletindo memórias, território e identidade dos sujeitos do campo. Buscou-se abordar a história da comunidade São João Batista, Rio Tucumandubazinho por meio da memória de seus sujeitos; 2: Comunidade São João Batista no olhar dos sujeitos das águas. Ressaltou-se o território e vida da comunidade, suas práticas e vivências do trabalho no cotidiano da comunidade; 3: RESISTENCIA E DIREITOS- Memória de luta do Programa de Assentamento Extrativista (PAE Ilha Bacuri). Destacou-se a dinâmica da luta e resistência do assentamento. Os resultados da pesquisa demonstraram que os aspectos sociais, culturais, identitários, e o modo de vida, do trabalho e cultura da comunidade vem se mantendo de geração em geração, embora o mundo esteja em constante transformação e o sujeito possa modificar e até mesmo mudar de pensamento e de vida.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A festa de nossa senhora de Nazaré no rio Caripetuba: uma análise das mudanças e permanências
    (2021-06-11) GONÇALVES, Silvia Letícia Lobato; GOMES, Jones da Silva; http://lattes.cnpq.br/0701787841213784
    Este trabalho se propôs investigar as mudanças e permanências ocorridas na festividade de nossa senhora de Nazaré na localidade do Rio Caripetuba, espaço rural (ilhas) do município de Abaetetuba-PA. A festividade ocorre no terceiro domingo do mês de outubro e é esperado pelos fiéis devotos de Nossa Senhora o ano todo, caracterizando um período em que ocorrem mutirões, prevalecendo relações de reciprocidade – em que se ajuda de forma espontânea, sem querer algo em troca – e também as várias formas de devoção à imagem, marcando uma cultura religiosa bastante comum nos interiores da região amazônica, com crenças herdadas de um hibridismo cultural, ou seja, da mistura de culturas historicamente constituídas, mas, que vêm sendo paulatinamente questionadas ou mesmo desvalorizadas pelas novas gerações em função do momento atual pautado em novos modelos de religiosidade. Desta forma, procuramos questionar, em vista das mudanças na forma como se realiza o festejo, o que permaneceu enquanto elemento tradicional da devoção. Para chegarmos à resposta, foi feita uma análise do catolicismo popular no Brasil e mais particularmente na Amazônia, assim como dentro da comunidade lócus da pesquisa. Também procurei entender, a partir de entrevistas abertas, a origem da imagem, como se organizavam as novenas em preparação à festa, o grupo de ladainha, as peregrinações em outras comunidades, como era a tradição dos oratórios nas residências, a simbologia do manto, da bandeira. Para a realização deste trabalho, foi utilizada como metodologia a pesquisa de cunho qualitativo, com observação e aplicação de entrevista e questionários semiestruturados, sendo que foram entrevistadas sete pessoas, delas cinco idosas e duas adultas: uma dessas adultas já foi coordenadora da comunidade e que possui um oratório em sua casa; a outra é a atual coordenadora; os idosos são pessoas que sempre atuaram na comunidade, sendo coordenadores assim como também participantes assíduos, os quais sempre doaram seu trabalho pela comunidade, um deles é um dos herdeiros da imagem. Portanto, tive a intenção de entrevistá-los por terem esse bom envolvimento e trabalho dentro da comunidade desde muitos anos atrás, busquei desta maneira realizar uma análise do passado e do presente por meio dos sujeitos da pesquisa. Também foram utilizados como recursos de coleta de dados caderno para anotações, celular para gravações e imagens fotográficas. Conseguimos com esse trabalho obter resultados de que a festa permanece, porém com algumas modificações, tais como a falta de um grupo de foliões, a retirada das peregrinações em outras comunidades, a extinção da bebida alcoólica que, segundo as entrevistas, foi a melhor mudança ocorrida.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A mandioca (Maninhot esculente crantz) como alimento essencial na vida dos Quilombolas da comunidade Centro-Ouro (território quilombola de Jambuaçu), município de Moju, Pará
    (2021-06-19) DIAS, Claudiana Foro; RODRIGUES, Eliana Teles; http://lattes.cnpq.br/8360730445815109; https://orcid.org/0000-0001-6717-3174
    Neste trabalho, buscou-se estudar as alterações na dieta alimentar, as quais afetaram o modo de vida na Comunidade de Bom Jesus do Centro Ouro, localizada no Território Quilombola de Jambuaçu, município de Moju, Pará. Assim teve como objetivo geral, analisar as alterações na dieta alimentar provocadas pela introdução de grandes empreendimentos no entorno do território quilombola, o que afetou diretamente o modo de vida e o meio ecológico. Para desenvolver o objetivo da pesquisa foi realizado levantamento da literatura relacionada a temática e pesquisa de campo na comunidade mencionada, com seleção de dez unidades familiares para a aplicação de questionários abertos semiestruturados. Os dados permitiram visualizar aspectos étnicos de relação com o território, sobre as formas de trabalho em roçados e de seus manejos, que também estão entrelaçadas pelas alterações alimentares ocorridas nos últimos anos. As modificações alimentares são percebidas pelos entrevistados, a partir das suas falas, que indicam variedades de cultivos e espécies de peixes que atualmente não se encontram em sua alimentação. O desaparecimento de peixes foi apontado como motivo dessa ausência e as variedades de manivas cultivadas antes diversificadas, hoje são mais restritas a duas, sendo a amarelona e pretinha.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise qualitativa da decomposição de diferentes materiais através do método de compostagem
    (2021-04-30) SILVA, Wanderson de Oliveira da; CLAUDINO, Livio Sergio Dias; http://lattes.cnpq.br/1618090996273410; https://orcid.org/0000-0002-1261-1533
    A sociedade tem demandado cada vez mais alternativas aos processos de produção agrícola, que sejam menos degradantes ao meio ambiente. Entre os métodos de controle e incremento de fertilidade em sistemas agropecuários, a compostagem tem ganhado destaque. A partir de experiência de projeto de extensão universitária e diálogo com agricultores, com experimentação em campo, a pesquisa tem como objetivo analisar o processo de decomposição de diferentes materiais através do método de compostagem. O experimento foi conduzido no período de setembro de 2018 a março de 2019, onde foram feitos 3 tratamentos e 2 repetições, utilizando materiais como folhas de cupuaçu (Theobroma grandiflorum) e caule de bananeira picado (Musa sp.), restos culturais de açaí, abundantes da localidade. Os materiais utilizados em cada pilha foram picados manualmente, com um terçado (facão). Como principais manejos, foram feitas regas semanais e revolvimento com enxada manual. Os resultados apontaram para diferenças no tempo de decomposição de cada tratamento, dependendo do material utilizado, sendo que aqueles com restos de açaizeiro demoram mais tempo (de 180 a 200 dias), enquanto que com restos de bananeira e apenas folhagens de cupuaçu demoram em torno de 90 dias. Apontaram também que a falta ou o excesso de alguns fatores como umidade, temperatura, relação carbono/nitrogênio e tamanho dos materiais, exercem influência no tempo de decomposição da compostagem.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A incidência da doença de chagas associada a monocultura do açaí na comunidade rio Murutipucu, município de Igarapé-Miri
    (2018-06-20) SILVA, Rosana Pimentel da; SOUSA, Ronaldo Lopes de; http://lattes.cnpq.br/5904116570850487; https://orcid.org/0000-0002-5440-2959
    O presente artigo vem abordar sobre a doença de Chagas, na comunidade Rio Murutipucu, Igarapé-Miri, que tem como objetivo relatar a incidência da DC, associada a monocultura do Açaí, em que investiga as principais causas da relação da DC com o açaí. Onde observa que a DC é um problema de saúde publica e que esta se agravando no decorre dos anos. Conclui-se que apesar de ser um problema que agrava os ribeiros, a população local tem as mínimas informações sobre o referido tema, e que a escola que poderia repassar para os educando informações relevante sobre o assunto, devido atender pessoa com a doença, se oculta, e as informações para chegarem até esses trabalhadores são difíceis.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Entre o cuidar dos filhos e estudar: o caso da vila comissário, Concórdia do Pará
    (2019-12-13) COSTA, Adelâine Vaz Feio; COSTA, Raquel de Jesus; http://lattes.cnpq.br/9728375093054509; SANTOS, Bruno Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/8155936269324036
    O interesse por este estudo surgiu durante um Estágio de Observação. Na ocasião, observou-se que muitas alunas já eram mães, em sua maioria, ainda muito novas. As estudantes passavam por dificuldades ao ter que estudar e cuidar dos filhos. Por conseguinte, o trabalho objetiva analisar a realidade das meninas da Vila Comissário que se tornaram mães ainda em período escolar. A pesquisa foi realizada a partir de abordagem qualitativa, com nove mães estudantes que estiveram grávidas ou com filho até cinco anos de idade. Utilizou-se questionário de perguntas fechadas e abertas. As mulheres têm entre 24 e 36 anos, em união estável e casadas, e apenas uma não estuda. Seis mulheres engravidaram ainda no ensino fundamental. Seis obtiveram incentivo dos familiares para dar continuidade aos estudos, as outras três receberam pouco ou nenhum. As escolas de alguma maneira as recebem (maioria entre regular e bem), mas apesar do acolhimento, a escola ainda é despreparada para lidar com essa situação. O sonho de estudar não é negado pois elas continuam estudando mesmo com as dificuldades. Os familiares e colegas de classe costumam ajudar e dar apoio, ajudando na árdua tarefa de estudar e cuidar dos filhos. Todas sonham em continuar estudando.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    “Do campo, das águas e das florestas”: uma análise da licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Pará - Campus de Abaetetuba e de seus egressos, 2011-2015
    (2021-06-15) GONÇALVES, Ana Paula da Cunha; SOUSA, Deusa Maria de; http://lattes.cnpq.br/7903732047295381
    O presente trabalho faz uma análise do curso de Educação do Campo e de egressos desta licenciatura da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Abaetetuba e assim, falar sobre o processo histórico da educação do campo no Brasil, no que concerne os processos de lutas na perspectiva de que o campo tenha uma educação que englobe as suas demandas. Discute de que maneira o curso de Educação do Campo passou a ganhar visibilidade enquanto graduação no Estado do Pará, em especifico na UFPA - Campus de Abaetetuba, voltada prioritariamente a formar sujeitos oriundos do campo, águas e florestas. No processo de investigação participaram 55 (cinquenta e cinco) egressos do curso das turmas de 2011 a 2015. De forma geral, o objetivo deste trabalho é conhecer as possibilidades e contribuições para o campo da formação acadêmica e preparação docente de egressos. Os demais objetivos buscam identificar as abordagens sobre o processo histórico do curso de Educação do Campo; investigar as ocupações e inserções dos egressos de diferentes anos; e analisar quais foram suas reais dificuldades durante o curso e depois que concluíram a graduação. Como base teórica foram utilizados estudos relacionados à história da educação do campo no Brasil de autores como: Silva (2017), Leite (1999), Souza (2006) e outros. Foi utilizado ainda, para o desenvolvimento desta pesquisa, autores que abordam o processo de criação do Curso de Educação do Campo no Estado do Pará, como: Hage (2015), Molina (2014), Pereira (2019) etc, bem como estudos sobre a empregabilidade de egressos da licenciatura abordada por: Brito e Molina (2016), Sopelsa et al (2012), Arroyo (2007) entre outros. A pesquisa é embasada na metodologia qualitativa e para coleta de dados utilizou-se de questionário semiestruturado e os dados obtidos foram analisados a partir de uma abordagem quantitativa. Neste estudo, os egressos expressaram a importância do curso de Educação do Campo como uma licenciatura promissora para a formação de sujeitos do campo; entretanto, sugerem melhorias no que diz respeito à oferta do curso (disciplinas específicas de acordo com a ênfase do curso e professores comprometidos com mesmo) e manifestam suas insatisfações atreladas ao processo de empregabilidade, que está diretamente relacionada à falta de vagas específicas para essa formação acadêmica, bem como, a realização de concursos públicos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise físico-química da água dos poços artesianos da comunidade monte Horebe no município do Acará-Pará
    (2019-12-19) PIRES, Evair José Gemaque; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641
    Este trabalho tem como temática a análise físico-químico de poços artesianos da comunidade Monte Horebe no Município do Acará. O estudo tem como objetivo analisar três pontos distintos com intuito de realizar análise físico-químico e bacteriológica de um Poço da Vila Monte Horebe, do Poço da Escola Monte Horebe e do Bebedouro da Escola, com intuito de verificar a potabilidade da água consumida pela comunidade. As amostras foram levadas para o Laboratório Central do Estado do Pará – Lacen considerando alguns parâmetros para serem analisados, o sabor, pH, sólidos totais, turbidez, oxigênio dissolvido, demanda biológica de oxigênio, cor aparente, cloro residual livre, ferro, sulfato, nitrato, nitrito, nitrogênio amoniacal total, alcalinidade total, odor, condutividade, acidez, coliformes termotolerantes e coliformes totais. Os resultados das anailises forma comparados com os valores de referência da Portaria do Ministério da Saúde nº 2914 de 12 de dezembro de 2011, que é usada como base para verificação de consumo de água. Conclui-se com a pesquisa mostrando que os resultados das análises obtidos nos poços artesianos e no bebedouro da escola da Comunidade demonstram a não utilização do cloro na água, o que poderia causar a desinfecção (destruição de microorganismos patogênicos), o que com a comparando a Portaria 2914 do Ministério da Saúde está completamente desapropriada a análise do cloro.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Programa escola da terra: formação e prática docente no município de Acará-PA
    (2019-12-16) SILVA, Elize Cunha da; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250
    Este estudo objetivou analisar de que maneira o Programa Escola da Terra contribuiu na formação continuada dos docentes que atuam nas escolas multisseriadas no Município de Acará-PA. Alguns passos a percorrer para se chegar lá foi identificar como ocorreu o processo de formação do Programa Escola da Terra no Município de Acará, bem como levantar os resultados obtidos com a realização da formação; e apresentar a importância que o programa teve para os docentes. Para isso, foi utilizada como método para coleta de dados a pesquisa bibliográfica na busca e alocação de conhecimento sobre a formação continuada do Programa Escola da Terra correlacionando tal conhecimento com abordagens já trabalhadas por outros autores, análise documental e entrevistas. A partir da análise de dados foi possível perceber a importância da formação continuada de professores de classe multisseriadas, que só trouxe ganhos para a prática docente principalmente pela proposta do programa que é voltada para a realidade dos sujeitos do campo onde busca enfatizar a importância da cultura local e principalmente a relação de pertencimento e empoderamento. Enfim, por meio de todo o estudo realizado foi possível confirmar que o professor segue reinventando assim as práticas docentes, pois com isso o discente se torna parte do ensino, havendo o reconhecimento de seu conhecimento empírico e de sua cultura onde vale destacar que o programa apresentou ganhos de muita relevância para os professores.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As veias abertas pelo dendê: efeitos na bacia hidrográfica do igarapé Ipitinga do assentamento Nazaré, Acará – Pará
    (2020-01-02) COSTA, Dalva Maria Foro da; RODRIGUES, Eliana Teles; http://lattes.cnpq.br/8360730445815109
    O modelo de desenvolvimento que tem se estabelecido no campo atualmente, tem gerado transformações que nem sempre consideram as especificidades desse espaço social. O presente artigo tem por objetivo discorrer, através de estudo de caso, sobre as transformações socioambientais que ocorreram a partir da implantação de megaempreendimento do cultivo da palma (elaeis guineenses) no território que compreende o Assentamento Nazaré, município do Acará, PA. O trabalho foi de cunho qualitativo, com pesquisa documental e bibliográfica, com trabalho de campo, para acompanhar a situação do igarapé Ipitinga e seus afluentes e realização de entrevistas a 13 agricultores do Assentamento. Como resultado pontua-se que o dendê, produzido em larga escala, produziu efeitos diretos nos cursos d’água e transformou o cotidiano desses camponeses e modificou a forma de se relacionarem com os recursos naturais de seu entorno.