Importância de aulas experimentais sobre fenômenos tanto físicos como químicos e reações químicas

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13-12-2022

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SOUSA, Natasha de Jesus. Importância de aulas experimentais sobre fenômenos tanto físicos como químicos e reações químicas. Orientadora: Danúbia Tavares da Silva. 2022. 39 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Química) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4870. Acesso em:.
A instrução normativa nº01/2022 da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Pará que regulamenta as atividades de Trabalho de Curso (TCC), disponibilizou a ampliação do leque de atividades aceitas para a avaliação de trabalhos de conclusão de curso, buscando reduzir os impactos negativos da pandemia de COVID-19 no cenário estudantil. As práticas experimentais no ensino de química são essenciais para formação dos alunos pois possibilitam a visualização dos fenômenos estudados, o contato com a produção da ciência em sua essência básica e dinamizam o processo de ensino-aprendizagem. Todavia, tal proposição didático-metodológica nem sempre é utilizada como método de ensino pela limitação de materiais para a sua realização, ausência de espaço próprio (laboratório), condições mínimas espaciais de sala de aula, principalmente quando a escola não dispõe de laboratório, resistência dos professores em diversificar o trabalho docente, entre outros fatores. Isto posto, a presente pesquisa foi realizada no âmbito do Estágio Supervisionado Obrigatório sendo realizado com a utilização de prática de ensino experimental usando materiais alternativos para abordar o conteúdo de Reações Químicas, a pretensão foi analisar a aceitação das aulas e a assimilação dos assuntos abordados aos estudantes da 1ª série do Ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jornalista Rômulo Maiorana. A pesquisa dividiu-se em três momentos, sendo o primeiro aulas teóricas, o segundo aulas experimentais e o terceiro aplicação de questionário. Como resultado, observou-se que os discentes receberam positivamente as aulas experimentais, e que participariam de mais aulas com essa metodologia. Analisando que apesar da carência de materiais e reagentes obteve-se resultados satisfatórios, as aulas ficaram mais atrativas e os discentes mais motivados. Sobre isso, conclui-se que essa pesquisa possibilitou verificar as dificuldades vivenciadas pelos estudantes pesquisa, assim como possíveis soluções.

Fonte

Disponível na internet via Sagitta

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