A mandioca (Maninhot esculente crantz) como alimento essencial na vida dos Quilombolas da comunidade Centro-Ouro (território quilombola de Jambuaçu), município de Moju, Pará

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

19-06-2021

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

DIAS, Claudiana Foro. A mandioca (Maninhot esculente crantz) como alimento essencial na vida dos quilombolas da comunidade Centro-Ouro (território Quilombola de Jambuaçu), município de Moju, Pará. Orientadora: Eliana Teles Rodrigues. 2021. 28 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Educação do Campo – Habilitação em Ciências Naturais) – Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4472. Acesso em:.
Neste trabalho, buscou-se estudar as alterações na dieta alimentar, as quais afetaram o modo de vida na Comunidade de Bom Jesus do Centro Ouro, localizada no Território Quilombola de Jambuaçu, município de Moju, Pará. Assim teve como objetivo geral, analisar as alterações na dieta alimentar provocadas pela introdução de grandes empreendimentos no entorno do território quilombola, o que afetou diretamente o modo de vida e o meio ecológico. Para desenvolver o objetivo da pesquisa foi realizado levantamento da literatura relacionada a temática e pesquisa de campo na comunidade mencionada, com seleção de dez unidades familiares para a aplicação de questionários abertos semiestruturados. Os dados permitiram visualizar aspectos étnicos de relação com o território, sobre as formas de trabalho em roçados e de seus manejos, que também estão entrelaçadas pelas alterações alimentares ocorridas nos últimos anos. As modificações alimentares são percebidas pelos entrevistados, a partir das suas falas, que indicam variedades de cultivos e espécies de peixes que atualmente não se encontram em sua alimentação. O desaparecimento de peixes foi apontado como motivo dessa ausência e as variedades de manivas cultivadas antes diversificadas, hoje são mais restritas a duas, sendo a amarelona e pretinha.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI