Faculdade de História - FAHIST/CBRAG

URI Permanente para esta coleção

Campus de Bragança / Bibliotecária: Vivyanne Ribeiro das Merces Neves Fax: (91)3425-1593 E-mail: bibbraganca@ufpa.br

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Dispositivos de controle e as práticas de ressocialização dentro do cárcere
    (2022-12-22) COSTA, Jemerson Willis Alves da; POMPEU, André Jose Santos; http://lattes.cnpq.br/6258091999802208; https://orcid.org/0000-0002-2077-1019
    A presente pesquisa tem como temática a prática da ressocialização dentro do cárcere. Para discussão sobre a temática, é necessário elucidar algumas inter-relações que se estabelecem entre os conceitos. Inicialmente é necessário ter em mente que tudo aquilo que rege as normas de condutas sociais foram – e são – inventadas. São um acordo social estabelecido. Desse modo, noções como ‘prisão’, ‘cárcere’, ‘preso’ e ‘ressocialização’, são conceitos inventados, criados como técnicas de controle do indivíduo. Aqueles que não obedecem, não se adequam dentro das normas são punidos. Levando isso em consideração, problemática do presente trabalho reside no modo como os presos são tratados dentro do cárcere, ou melhor, sobre o perfil do preso e as práticas de prática de ressocialização. Sendo assim, a pergunta de pesquisa é:Quais são as práticas de ressocialização dentro do cárcere? Para tanto, o objetivo geral da pesquisa reside em: compreender a prática de ressocialização dentro do cárcere. Para consecução desse objetivo, foi realizado uma pesquisa qualitativa. Conclui-se que precisa haver uma mudança de mentalidade tanto da sociedade quanto do poder público em relação ao preso para que exista uma ressocialização efetiva.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O papel das imagens em livros didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem
    (2022-07-14) OLIVEIRA, Raiane do Nascimento; CHARLET, Eliane Cristina Soares; http://lattes.cnpq.br/6000275052016633
    Este artigo tem por objetivo analisar o uso de imagens presentes nos livros didáticos como instrumento de ensino-aprendizagem, sensibilizar os alunos sobre a importância que as imagens possuem para o ensino de história e compreender os signos que são atribuídos a elas, que são capazes de construir mensagens de uma época, de um momento, de um instante a ser capturado e evidenciado em cada imagem sugerida nos livros didáticos. Assim, partindo das relações estabelecidas entre imagem e texto contidos nos livros didáticos, pensá-la como objeto histórico que estabelece um conjunto de práticas e discursos que constituem formas de experiências e testemunhas daquele presente eternizado em uma imagem.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Os trilhos da memória: o bonde de Belém, a História soterrada por calcário e argila?
    (2022-07-18) SILVA, Breno Ednan Pacifico da; CHARLET, Eliane Cristina Soares; http://lattes.cnpq.br/6000275052016633
    O presente artigo relata como foi o processo da rua Conselheiro João Alfredo da cidade de Belém do Pará, durante a sua existência até o caso de soterramento de parte da rua por uma passarela de concreto, perpassando um pouco pela história do histórico dessa rua, em especial o objeto bonde, do qual foi característico nas configurações sociais e espaciais da rua. Trazendo um ponto central a partir do caso de soterramento, a história da rua foi soterrada? que busca em pesquisa oral elucidações sobre essa questão na sociedade do presente daquela rua, assim o artigo se estruturando em pontos desde a história da rua, história do bonde, revitalizações e planejamentos que a rua teve à seu caso recente de soterramento em 2020, assim sendo feito e utilizando para a construção fontes orais e documentais e estruturada pela abordagem qualitativa.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A escola como lugar de memória: os aspectos das denominações de três escolas do município de Augusto Corrêa/PA
    (2022-07-06) ALVES, Gleidson Luis Farias; MARTINS, Carolina Christiane de Souza
    A proposta deste artigo é compreender, usando o método da história oral, o processo que envolve as nominações de instituições públicas. Para o caso específico aqui apresentado, procuro analisar as nominações de três escolas públicas localizadas no município de Augusto Correa/PA, buscando compreender quem são as pessoas que emprestam seus nomes às instituições de ensino e considerando estes espaços enquanto lugares de memória. Nesse sentido, apresento um breve histórico da fundação das escolas e um pequeno recorte biográfico dos indivíduos que dão seus nomes a elas. As pessoas entrevistadas nessa pesquisa estão diretamente ligadas aos aspectos que levaram a escolha dos nomes dos indivíduos para nomear as escolas, seja por relações de parentesco, política ou ainda apenas como forma de homenagem.