Corpo-nuance: a espetacularidade do k-pop a partir da trajetória de uma artista-etno-pesquisadora do Grupo Limitless de Belém do Pará

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

21-12-2018

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SOUSA, Ana Letícia Figueiró de. Corpo-nuance: a espetacularidade do k-pop a partir da trajetória de uma artista-etno-pesquisadora do Grupo Limitless de Belém do Pará. Orientadora: Arianne Pimentel. 2018. 93 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3266. Acesso em:.
O presente estudo trata sobre a espetacularidade existente no K-Pop em Belém do Pará a partir da trajetória da uma artista-etno-pesquisadora, praticante da cultura K-Pop no cenário artístico paraense, utilizando para instrumentos de análise, tanto a trajetória pessoal da autora, quanto a trajetória do K-Pop em um âmbito mundial, centrando para sua presença em Belém do Pará. A partir dos estudos sobre cultura de Geertz (1989), da concepção de impregnação cultural de Mendes (2010), e da investigação do corpo no contexto do K-Pop em Belém do Pará, cria-se o conceito de Corpo-Nuance. A pesquisa apresenta como principal base teórica e metodológica a Etnocenologia, pautando-se em ressaltar a voz e concepções dos próprios sujeitos da cultura, tendo como instrumentos fotografias, relatos, observações realizadas a partir da autora, enquanto docente e artista da dança. Com a conclusão desta pesquisa, constata-se o K-Pop como área de conhecimento, tanto teórico quanto prático, ao passo que traz para estes jovens questões de aprendizado, processo de composição, noções de corpo, com olhar para as relações sociais presentes nesse contexto. Essa pesquisa é para a melhor compreensão sobre o que é e como se dá o K-Pop nesse nicho social que envolve muitos jovens.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI

Aparece na Coleção