Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 241
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Alfabetização de crianças das séries iniciais pós pandemia em uma escola no município de Santa Izabel do Pará
    (2023-10-03) SOUZA, Camila Araújo de; LEAL, Milene Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5815975948335387
    As transformações ocorridas pelo advento da pandemia no período da SARS-COV-2, mais conhecida como COVID-19, provocaram mudanças na educação. A alfabetização, uma das fases mais importantes do processo educacional sofreu mudanças, ocasionando desafios neste processo atualmente. Com isso, (a) esta pesquisa busca (ou) compreender os desafios na alfabetização de crianças das séries iniciais pós pandemia em uma escola municipal do estado do Pará. A fundamentação teórica deste artigo segue os conceitos clássicos de alfabetização em Soares (2020); Costa (2020); Freire (1988) e Ferreiro (1985). Utilizando-se também de uma abordagem qualitativa com característica exploratória, com observações no período de estágio não obrigatório, na alfabetização de alunos do 1° ao 5° ano e com duas professoras alfabetizadoras. Os resultados apontam que a alfabetização de crianças nas séries inciais na pós pandemia foi afetada, ocasionando uma lenta aprendizagem da leitura e escrita. Conclui-se que existem obstáculos nos caminhos educacionais das crianças, no entanto, há a relevância nos processos educativos variados para a obtenção de desenvolvimento educacional atual. O estudo realizado por meio das análises narrativas revelou a necessidade de repensar as propostas de currículo e abordagens metodológicas, criando assim, possibilidades e condições de aprendizagens que favoreçam o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, uma vez que a maioria das crianças da rede pública não frequentaram as aulas de forma presencial em anos anteriores em decorrência da pandemia.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Governamentalidade: O estudo das competências socioemocionais a partir da resolução do CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019
    (2023-11-16) CUNHA, Larissa Kelly Moraes; GOMES, Geise do Socorro Lima; http://lattes.cnpq.br/1752787535007263
    Este trabalho é uma das reflexões desenvolvidas por meio do projeto “Resiliência e governamentalidade: o estudo das competências socioemocionais na formação de professores a partir da resolução do CNE/CP no 2, de 20 de dezembro de 2019”. A referida resolução tem como referência a implantação da Base Nacional Comum para a Formação inicial de professores da Educação Básica (BNC-Formação) e elenca competências socioemocionais que devem ser desenvolvidas pelos docentes em formação inicial. Essas competências promovem a ideia de que os professores, para ensinar habilidades, devem desenvolver suas competências, autorregular-se e regular seus alunos, enfatizando a resiliência como um comportamento desejado. O objetivo dessa pesquisa foi investigar de que modo os discursos presentes neste documento operam como estratégia política, dentro do regime de governamentalidade, por meio das competências socioemocionais sustentadas na BNC-Formação anexa à Resolução CNE/CP No 2, de 20 de dezembro de 2019. Utilizamos como ferramenta teórica-metodológica para análise dos documentos o legado do pensamento de Michel Foucault a partir de alguns de seus escritos na composição da Aquerologia do Saber (2000), Genealogia do Poder (2011) e Genealogia da Ética (2010). Esses três campos de produção demarcam os investimentos investigativos deste autor ao estudar o sujeito e os modos de produção de subjetividade, as incidências e dissidências políticas nas relações de poder e de saber. Selecionados documentos específicos para análise, foram recortados por meio de “séries discursivas” com o intuito de destacar e investigar as práticas discursivas e não discursivas que os compõem. As fontes primárias basearam-se em documentos nacionais e internacionais. As fontes secundárias foram compostas por teses, dissertações e artigos a fim de investigar as condições de possibilidades que permitiram a construção da Resolução, a amostra do que está sendo discutido no meio acadêmico e a investigação das interrelações entre os saberes que se articulam à operacionalização dos discursos sobre “resiliência” e “competências” presente na referida Resolução. Nesse sentido, essa pesquisa contribui com o movimento prático-teórico que tem se construído no Brasil a fim de questionar e resistir às diferentes estratégias políticas de esvaziamento da docência e da educação realizando análise dos interesses de poder envolvidos nas disputas pelas políticas curriculares.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estágio na EJAI: vivência numa sala multisseriada da pública de Castanhal-PA
    (2023-10-03) MOURA, Karoline Rafaely da SIlva; LEAL, Milene Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5815975948335387
    A emancipação de homens e mulheres pela educação deve ser a intenção de todo educador (a). Nesse sentido, o presente estudo tem como finalidade relatar os desafios e possibilidades do ensino multisseriado da EJAI numa sala de aula da Rede Pública de Castanhal/PA. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo que proporciona melhor visão e compreensão do problema. A pesquisa se concretiza na observação participativa da realidade vivenciada no estágio supervisionado, que segundo Malhotra et al (2005) é o registro de padrões de comportamento de pessoas, para se informar melhor sobre o tema em questão. A partir dessas observações foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a temática, a fim de ter embasamento teórico acerca da problemática. Os resultados da vivência no estágio obrigatório possibilitaram observar que o profissional da educação que trabalha nesse formato de ensino encontra dificuldades para ensinar a todos ao mesmo tempo. Portanto, a pesquisa tem sua relevância, pois possibilitou enxergar a necessidade de novas práticas metodológicas criativas que predam o interesse dos alunos dessa modalidade, estimulem no ensino-aprendizagem e ajudem no desenvolvimento de cada sujeito.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Projeto político pedagógico e educação escolar quilombola: debates para investigações na UFPA/CCAST
    (2023-12-17) SANTOS, Márcia Ataíde dos; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733
    O presente artigo teve como objetivo compreender as temáticas e debates nas produções acadêmicas sobre os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) e mapear pesquisas sobre Educação Escolar Quilombola (EEQ) na Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Castanhal (CCAST) na perspectiva de fomentar ações locais para EEQ. A metodologia de abordagem qualitativa, foi embasada por uma revisão sistemática da literatura (RSL). A coleta de dados foi realizada em junho a agosto do ano de 2023 a partir das bases de dados: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Scientific Eletronic Liberary Online (SCIELO), catálogo de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da UFPA/CCAST e anais de eventos. Os descritores utilizados foram: educação, quilombola, escola, PPPQ e suas combinações. Selecionou-se no universo de 15 publicações, uma amostragem de 10 trabalhos, os resultados apontam que as tímidas produções sobre os PPPQ de escolas quilombolas abordam a questões de inclusão, desafios e reflexões para construção e reconhecimento da identidade quilombola nas comunidades. As produções sobre educação quilombola na UFPA/CCAST registram suas produções a partir do ano de 2013 envolvendo temáticas sobre a sociabilidade dos moradores de comunidade, construções de saberes, processo seletivo e a inclusão quilombola nas escolas. Conclui-se que se torna necessária um maior interesse de investigações da UFPA/CCAST em pesquisas voltadas para as experiências da educação quilombola escolar em contexto do PPP articulados com formação inicial e desenvolvimento profissional de professores nessas comunidades, a fim de subsidiar a resolução de problemas concretos sobre os aspectos pedagógicos e formativos da educação escolar quilombola.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Inclusão de aluna autista na educação infantil: desafios pedagógicos e sociais
    (2023-12-27) SILVA, Maria Mikaelle Sousa da; SILVA, Adriano Sales dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8379916014549431
    O Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente escolar é um dos desafios enfrentados por gestores de políticas públicas, equipes pedagógicas e pais/responsáveis. Nesse artigo, abordo o processo de inclusão de uma aluna com TEA em uma escola pública do município de Igarapé Açu- PA. Tendo como objetivo geral investigar os desafios enfrentados por duas professoras ao mediarem o ensino e a aprendizagem de crianças autista em sala de aula. Metodologicamente, fez- se a aplicação de uma entrevista aberta com perguntadas voltadas a atuação do professor em sala de aula, desafios do dia a dia, assim como planejamento das aulas e que estratégias buscavam para promover a interação social. A pesquisa com abordagem narrativa é entendida como uma forma de compreensão da experiencia humana. Nesta perspectiva, a pesquisa narrativa proporciona vivenciar como é trabalhar com uma criança autista, em especial, participar da aprendizagem. O TEA é um transtorno caracterizado por dificuldades nas habilidades sociocomunicativas, como a comunicação e interação social, e no comportamento devido a interesses ou padrões de atividades restritivos. A aluna apresenta falta de concentração, a ausência de socialização, mudanças repentinas de humor, comunicação por gestos, pois a aluna é não verbal e está em desenvolvimento da fala. Ressalta-se, o próprio conhecimento das professoras sobre o transtorno, sobre a sua atuação como profissional, o processo de socialização da aluna em questão, como a escola se coloca diante do ensino da educação inclusiva. Através das narrativas das professoras ficou evidente que existem desafios a serem superados, além das formações continuadas aos profissionais. É de suma importância que o professor desenvolva habilidades e potencialidades para que sejam superados os desafios em sala de aula ao atuarem na educação de alunos autistas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A ludicidade no processo de alfabetização: uma revisão sistêmica
    (2023-12-27) PENICHE, Maria do Socorro Silva; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e; http://lattes.cnpq.br/3583569831062339
    O presente artigos busca compreender o panorama de pesquisas sobre o lúdico no processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia com abordagem qualitativa, na forma de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) pautada na elaboração de questões de pesquisa, variedades de fontes, definição de critérios de inclusão e exclusão e análise dos artigos encontrados. Num primeiro momento, os artigos inclusos na pesquisa continham as palavras- chave Alfabetização, lúdico e ensino fundamental no repositório Scielo, Google Acadêmico e Eventos de Educação. Num segundo momento, a pesquisa foi delimitada, sendo considerados 9 artigos para análise nos anos iniciais do ensino fundamental. Os dados obtidos, dão indícios de que ainda são recentes e em número reduzido as pesquisas que consideram aspectos lúdicos para a Alfabetização no ensino fundamental. O lúdico tem uma grande relevância no processo de aprendizagem e afetivo, o trabalho com brincadeiras e jogos valorizam a integração e interação social, além de uma estratégia pedagógica eficiente no processo de alfabetização.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação de pessoas jovens, adultas e idosas/EJAI e o estágio de docência: desafios discentes em uma escola pública, na cidade de Santa Izabel do Pará
    (2023-11-24) FAVACHO, Izabella da Silva; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656; https://orcid.org/0009-0001-2665-8172
    A Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJAI) é uma modalidade de ensino da educação básica, ofertada a pessoas com idade acima de quinze anos, com históricos de negação de direitos ao longo da vida, que não tiveram acesso ou não concluíram seus estudos. Dessa maneira, o artigo, tem como objetivo identificar os desafios enfrentados pelos discentes da EJAI para retornar, permanecer e concluir com sucesso o processo de escolarização. O texto é fruto do Estágio de Docência em EJAI, realizado no oitavo semestre, do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Pará/ Campus Castanhal que possibilitou assegurar a relação teoria/prática na formação acadêmica, bem como coletar e relatar as vivências na EJAI, em uma escola pública de Ensino Fundamental localizada em uma comunidade, da cidade de Santa Izabel do Pará. Neste sentido, no referencial teórico dialogamos com Freire (1996), Arroyo (2005),Nascimento (2022),Silva et al (2022), com os marcos legais,dentre outros. A abordagem qualitativa norteou o trabalho e a metodologia envolveu o levantamento de dados bibliográficos, pesquisa de campo qualitativa, observação e exercício da docência. Os resultados obtidos demonstram que o grande desafio dos discentes da EJAI começa pelo acesso, mas também pela permanência na escola, por diversos motivos, tais como: deslocamento; trabalho; segurança; dentre outros. Desse modo, os resultados apontam para o papel e a necessidade da relevância de políticas públicas e educacionais eficazes capazes de garantir direito, acesso e a permanência na escola, visto que é dever do Estado, a garantia de uma educação pública, gratuita, inclusiva, de qualidade referenciada, pois essa ausência compromete a vida de pessoas, que historicamente tiveram seus direitos à educação negados e fazem parte de grupos sociais marcados pela exclusão.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Teatro do oprimido como instrumento pedagógico para prática de educação libertadora
    (2023-09-18) CHAVES, Marcia Giselle Sousa; ROCHA, Carlos José Trindade da; http://lattes.cnpq.br/7815926450187234; https://orcid.org/0000-0001-5172-9182
    O presente trabalho intenta demonstrar, a partir da pesquisa bibliográfica como o Teatro do Oprimido, tal como sistematizado por Augusto Boal, pode se articular como instrumento pedagógico para uma prática de educação libertadora. A metodologia empregada teve como fundamentos a pesquisa com abordagem qualitativa com procedimentos descritivos e análise de dados baseados em levantamento bibliográfico sobre Teatro do Oprimido (TO) articulado às perspectivas freirianas, que traz elementos para a construção de uma prática de natureza crítico- emancipatória através da educação libertadora. Os resultados demonstram que há relações entre o que defendem Augusto Boal e Paulo Freire, sendo possível introduzir o TO como instrumento pedagógico para afinar uma educação libertadora. Maiores consonâncias entre elas, podem acontecer a partir do momento em que ambas logram o fortalecimento de práticas cidadãs questionadoras e de mudanças sociais em prol de uma transformação libertária e crítica. Conclui- se que o estudo oportuniza o fortalecimento de reflexões pedagógicas, que encorajam pontos de conexões com uma prática libertadora, questionando o papel da arte enquanto instrumento transformador do status quo, com indagações de emancipação humana, libertação social e superação da dicotomia entre opressor e oprimido em que se apropriam os sujeitos sociais.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Tecnologias digitais nas práticas educativas durante a pandemia do COVID-19
    (2023-10-31) OSÓRIO, Jessica Kauane da Silva; LEAL, Milene Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5815975948335387
    O presente trabalho tem como objetivo compreender quais foram às dificuldades e possibilidades encontradas pelos alunos com as tecnologias digitais inseridas nas práticas educativas durante a pandemia do COVID-19. Para isso foram feitas pesquisas bibliográficas e aplicação de um questionário para uma turma de 27 alunos do ensino médio de uma escola de rede estadual no município de Castanhal/Pará. De abordagem qualitativa e quantitativa. Nos resultados foram constatados as dificuldades com os meios tecnológicos e as possibilidades nas práticas educativas que eles tiveram nesse período difícil. Conclui-se que as tecnologias nas práticas educativas foram muito importantes nesse momento, apesar de haver vários desafios, mas ajudou bastante muitos alunos a darem continuidade no seu ensino aprendizagem. As tecnologias estão se tornando cada vez mais importantes em nossas vidas, pois se não existisse as tecnologias, ficaríamos reféns de vários riscos como esses que enfrentamos no período de pandemia.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Intérprete de libras no processo de ensino e aprendizagem
    (2023-09-18) LIMA, Vitória Maria Santos; ROCHA, Carlos José Trindade da; http://lattes.cnpq.br/7815926450187234
    O intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é o profissional que domina a língua de sinais e a língua falada do país e que é qualificado para desempenhar a função de intérprete. No Brasil, o intérprete deve dominar a Libras e a língua portuguesa. O objetivo da pesquisa é compreender quais contribuições desse intérprete no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa refere-se a uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com abordagem qualitativa. A coleta de dados realizada em maio e julho do ano de 2023, a partir das bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e Google acadêmico, bem como anais de eventos. Os descritores utilizados foram Libras, surdos, intérprete, ensino e aprendizagem e suas possíveis combinações. Selecionou-se no universo de 88 publicações, uma amostragem de 13 trabalhos. Os resultados apontam que as contribuições do intérprete dentro da sala de aula no contexto de ensino e aprendizagem são imprescindíveis. A língua brasileira de sinais é marcada por percursos históricos desde o século XIX; é necessário evidenciar a importância do intérprete de Libras no âmbito escolar, além de analisar as assegurações datadas em leis na relação intérpretes e educação.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Perfil e desafios de professores da EJAI em contexto de vivências de estágio supervisionado: relato de experiência
    (2023-09-18) TRAVASSOS, Alice Gabriela Lopes; ROCHA, Carlos José Trindade da; http://lattes.cnpq.br/7815926450187234; https://orcid.org/0000-0001-5172-9182
    A presente pesquisa tem por objetivo relatar o perfil e desafios de professores na Educação de Jovens e Adultos e Idosos (EJAI). Para isto foi realizado um estágio supervisionado do curso de pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Castanhal (CCAST) com a finalidade de produzir conhecimentos e reflexões sobre a prática pedagógica, ligadas principalmente ao contexto das instituições educativas. Esse relato de experiência consiste em uma pesquisa qualitativa descritiva, a partir da observação da sala de aula, de uma escola da rede municipal de ensino, no município de Castanhal/Pará. Utilizou-se questionário a 5 (cinco) professores. Os resultados apontam para atuação de professores idade e tempo de serviço na docência, porém sem a especialização adequada para atuar na EJAI. Os principais desafios são: ausência de desenvolvimento profissional docente, específicas para EJAI, tempo corrido de trabalho, falta de motivação, ausência de incentivos das instituições que estão vinculados. Conclui-se, que apesar das limitações para a docência na EJAI, a contribuição do estágio supervisionado foi positiva para a vivência formativa e acadêmica, permitindo não só conhecer as particularidades desses profissionais, como também perspectivar, a necessidade de formação continuada para o avanço e desenvolvimento da EJAI.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Atuação do pedagogo em ambiente hospitalar: dificuldades e possibilidades
    (2023-09-18) ATAÍDE, Beatriz Neves; ROCHA, Carlos José Trindade da; http://lattes.cnpq.br/7815926450187234; https://orcid.org/0000-0001-5172-9182
    A pedagogia hospitalar é uma ramificação da pedagogia que busca dar continuidade aos estudos da criança que se encontra internada. Sua prática através de uma equipe multidisciplinar, leva aquela criança assistência na classe hospitalar, atendimento no leito e brinquedoteca hospitalar. O objetivo da pesquisa é compreender quais são as dificuldades e possibilidades na atuação do pedagogo no atendimento de crianças em ambiente hospitalar. A metodologia refere-se de revisão integrativa da literatura com abordagem qualitativa. A coleta de dados realizada em junho a julho de 2023 partir das bases de dados: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Scientific Eletronic Library Online (Scielo), bem como Trabalhos de conclusão de curso (TCC). Os descritores utilizados foram: pedagogia hospitalar, pedagogo, ensino. Selecionou-se no universo de 48 publicações, uma amostragem de 10 trabalhos. Os resultados apontam que o pedagogo em suas atribuições dentro do hospital juntamente a uma equipe multidisciplinar encontra possibilidades de grande valia, pois é notório o desenvolvimento tanto cognitivo, intelectual quanto emocional dos pacientes internados, enquanto as dificuldades de atuação profissional se relacionam aos direitos negados e à ausência de estrutura física de trabalho. Conclui-se que o pedagogo, na pedagogia hospitalar, pode atuar de forma a humanizar e complementar através de métodos educacionais para o tratamento clínico à adolescentes e crianças em idade de escolarização, que o impulsionam a trazer melhorias em sua prática. O trabalho é relevante para a comunidade no sentido de agregar mais conhecimentos sobre a importância de se ter um profissional neste ambiente.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Corporeidade nas práticas pedagógicas da educação infantil
    (2023-12-18) NASCIMENTO, Jaqueline Santos do; CUNHA, Débora Alfaia da; http://lattes.cnpq.br/5185243715966314; https://orcid.org/0000-0001-9134-3858
    O estudo tem como objetivo compreender de que forma a corporeidade se expressa nas diferentes práticas cotidianas de uma escola pública de educação infantil. A metodologia segue uma abordagem qualitativa, se constituindo em uma pesquisa exploratória sobre a temática. Para coleta de dados, utilizou-se entrevistas semiestruturas, gravadas com duas professoras de uma escola municipal da cidade de Castanhal/PA no ano de 2023. Após análise, os resultados foram organizados em 3 categorias de debate. A primeira categoria denominada “sobre o corpo que se mexe”, apresenta-se questões sobre o comportamento, movimento corporal e o desenvolvimento da motricidade das crianças. Em “alimentação, higiene e cuidados com o corpo infantil” debate-se sobre as formas que as professoras buscam para promover hábitos de autocuidado e de autonomia entre os discentes. A última categoria, “sobre o corpo infantil e as demandas sociais”, demonstra como os debates contemporâneos, colocados por diferentes legislações, chega ao currículo de educação infantil, trazendo discussões relevantes à corporeidade, como a prevenção ao abuso infantil, inclusão, igualdade de gênero e consciência étnico-racial. Os resultados indicam que tais categorias permitem visualizar como os participantes da pesquisa incluem a corporeidade nas suas práticas. Conclui-se que a corporeidade é um instrumento importante como prática pedagógica e indispensável para o desenvolvimento da criança, precisando o docente estar atento as manifestações corporais da criança e entender a importância de trabalhar a corporeidade, em suas múltiplas manifestações, no cotidiano da educação infantil.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma cumbuca cheia de saberes: a alimentação segundo as crianças dos anos iniciais
    (2023-12-18) SANTOS, Gessy Sousa dos; CUNHA, Débora Alfaia da; http://lattes.cnpq.br/5185243715966314
    Este artigo deriva de uma pesquisa realizada com crianças do 3o e 4o ano dos Anos Iniciais de uma escola pública na periferia de Castanhal/PA, centrando-se na temática da alimentação. Possuindo o objetivo de fornecer visibilidade aos saberes das crianças sobre a temática da alimentação. A fundamentação teórica segue as contribuições da Sociologia da Infância, com sua ênfase no protagonismo das crianças. O artigo adota uma abordagem qualitativa, configurando-se como pesquisa exploratória, realizada por meio de rodas de conversa, registro das aulas em diário de campo, contação de histórias com produção de desenhos e cartas. Nos resultados observamos os aspectos da influência da indústria alimentícia nas falas das crianças quando elas indicam os nomes das marcas dos produtos que consomem como, Todinho, Orion e outros. As falas das crianças também apontaram certas evidências da normatização de falas violentas durante as refeições, entre outros. Desse modo, concluímos que as crianças apresentaram seus saberes sobre alimentação correlacionando informações que foram adquiridas no contexto escolar com suas vivências pessoais e com os diálogos estabelecidos entre os próprios alunos durante a pesquisa.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Governamentalidade e BNCC: problematizações sobre as competências socioemocionais
    (2023-12-27) ARAÚJO, Jaylson Javier Silva de; GOMES, Geise do Socorro Lima; http://lattes.cnpq.br/1752787535007263
    Nos últimos anos acompanhamos a reprodução de discursos a respeito das competências socioemocionais e sua relevância para a melhoria da qualidade da educação no Brasil. Diversas organizações, instituições e fundações posicionaram-se em prol dessas competências defendendo a necessidade de estarem incorporadas a um projeto de currículo unificado com garantias e promessas de alcance de metas e resultados, aumento de eficácia, de produtividade e melhora do desempenho na escola (e na vida profissional) por parte dos alunos. É necessário considerar que a escola produz práticas de governamento, conduz as condutas; nesse caso, as competências socioemocionais se manifestam como um dispositivo capaz de controlar os sujeitos, construindo subjetividades, o que corrobora com as práticas medicalizantes na educação escolar. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é problematizar as competências socioemocionais realizando uma análise sobre a BNCC. Tal análise tem como referencial teórico-metodológico o pensamento do filósofo Michel Foucault baseado, em especial, nas obras A Ordem do Discurso (1999), A Arqueologia do Saber (2002) e Microfísica do Poder (1979). Este trabalho tem cariz qualitativo, bibliográfico e procurou examinar na BNCC a incidência das competências socioemocionais numa leitura de inspiração arqueológica, segundo os moldes foucaultianos. Foram pesquisas em base de dados de textos acadêmicos para realização da análise. E por fim, apresenta suas considerações com o intuito provocar outros questionamentos e sinalizar uma relação das competências socioemocionais com os estudos da medicalização da sociedade e a governamentalidade neoliberal no qual produziu-se o documento analisado.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A brinquedoteca como espaço de leitura do mundo que precede a leitura da palavra
    (2023-12-22) MARQUES, Angeson Benedito dos Remedios; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e; http://lattes.cnpq.br/3583569831062339
    As brinquedotecas são destinadas ao lazer de crianças, adolescentes, adultos e idosos, que podem se recrear, utilizando jogos, brinquedos e brincadeiras. Elas também se configuram em importantes espaços educacionais fundamentados na ludicidade. Este estudo tem por objetivo avaliar as contribuições da utilização das brinquedotecas para os processos de alfabetização e de letramento de crianças. É uma pesquisa de caráter qualitativo e utilizou como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e a revisão sistemática da literatura, do tipo meta-síntese. Está fundada na perspectiva Freireana de leitura do mundo precedente à leitura da palavra, e nas contribuições de Emilia Ferreiro, Ana Teberosky, Magda Soares, Nylse Cunha e Cipriano Luckesi para compor as discussões que associam a brinquedoteca, em seu aspecto lúdico, aos processos de alfabetização e letramento. Verificou-se que a valorização da ludicidade, a mediação da leitura, o estabelecimento do prazer pela leitura e a incorporação do brinquedo como documento educacional, são fatores necessários para o desenvolvimento da criança relacionado à leitura e escrita.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Pedagogia hospitalar: contribuições ao processo de humanização durante a internação de crianças/adolescente
    (2023-12-27) LANDY, Vanessa Carvalho; SILVA, Adriano Sales dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8379916014549431
    A educação é indispensável para o desenvolvimento do indivíduo. Partindo dessa assertiva este artigo propõem uma reflexão sobre a pedagogia hospitalar, especificamente, no contexto do atendimento a crianças/adolescentes hospitalizados a partir da seguinte questão: Em que termos o pedagogo auxilia na continuidade da educação da criança/adolescente hospitalizado? O objetivo geral deste estudo é analisar as contribuições da pedagogia e os desafios de atuação do pedagogo em contexto hospitalar, enfatizando as atividades propostas pela educadora colaboradora da pesquisa. A pesquisa pode ser defina como qualitativa, a partir de entrevista realizada de forma não estruturada com profissional pedagoga que naquele momento, enquanto se graduava no curso, desenvolvia atividades em hospital no ano de 2015, atuando como membro de um projeto de pesquisa e extensão aplicado em um hospital no Estado do Pará; para a elaboração dessa pesquisa serviram como itens motivacionais: A importância de haver profissionais pedagogos atuando em hospitais e a doença acometida pela autora, pois sendo doente, pude perceber a limitação trazida pela doença, passando a olhar com mais carinho para o ambiente hospitalar e para a relação profissional-paciente; unindo-se esses fatores manifestam-se no decorrer desse artigo, os desafios enfrentados pela pedagogia trazidos para o ambiente hospitalar e as contribuições que a pedagogia hospitalar traz para a vida da criança/adolescente que se encontra em fase de internação hospitalar e/ou tratamento de doenças, contribuindo para a melhora de seu quadro clínico, evidenciando assim, a importância da união nas áreas de saúde e educação. Palavras-chave: Educação; pedagogia hospitalar; humanização.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Vivências de mediação escolar no auxílio da inclusão de aluno com Síndrome de Down em escola particular
    (2023-09-18) BRAGA, Ana Flávia Saraiva; ROCHA, Carlos José Trindade da; http://lattes.cnpq.br/781592645018723; https://orcid.org/0000-0001-5172-9182
    A pesquisa objetiva relatar as vivências de uma mediadora escolar no auxílio da inclusão de alunos com Síndrome de Down (SD) em escola particular. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa e descritiva com utilização de observação participante, caderno de campo e narrativas calcadas nas relações de intermediação entre mediadora e uma aluna do 9.o ano do ensino fundamental de escola particular do município de Castanhal/Pará. As vivências de mediações pedagógicas realizadas na escola particular foram de constante aprendizado, com frustrações ao construir expectativas, porém, com conquistas significativas e de uma alegria imensurável. A mediação escolar permitiu uma relação com a aluna de forma afetuosa, com carinho e perspicácia, gerando autonomia da aluna. Conclui-se, que é importante que o aluno com SD tenha conhecimento sobre as próprias dificuldades e sobre a necessidade da presença da mediação escolar em seu cotidiano, enfatizando a necessidade de garantir mediações efetivas através do investimento no âmbito familiar, buscando estímulos para o desenvolvimento adequado da criança SD.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A pedagogia social de rua como ferramenta de integração e socialização: desafios e potencialidades
    (2023-12-22) RIBEIRO, Ruth Pereira; ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5035093639365870
    Este estudo bibliográfico busca discutir os desafios e potencialidades da pedagogia social de rua como ferramenta de integração e socialização, para compreender a eficácia dessa abordagem educacional, identificando oportunidades de melhoria e adaptação para enfrentar os obstáculos existentes. A pedagogia social é caracterizada como uma reflexão orientada para a ação com o propósito de promover transformações. O pedagogo social de rua atua como um agente social de mudança, desempenhando um trabalho conectado com a família, a comunidade, a cultura e a sociedade. O foco principal do profissional é exercer sua função por meio da educação, contribuindo para a formação de sujeitos e respeitando seus conhecimentos prévios. A atuação do pedagogo adquire um novo caráter, no qual sua função política e social como formador de indivíduos é acentuada. Diferentemente de simplesmente auxiliar os educandos a assimilarem informações de maneira sistematizada, o foco é torná-los autônomos o suficiente para problematizar a realidade ao seu redor, desenvolver pensamento crítico e compreender o mundo, possibilitando a construção de suas próprias vidas com base no ambiente em que estão inseridos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Reflexões sobre atividades práticas de educação ambiental na educação infantil
    (2023-12-21) PINTO, Eduardo Silva; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e; http://lattes.cnpq.br/3583569831062339
    Este artigo objetiva refletir sobre práticas pedagógicas de Educação Ambiental (EA) na Educação no Infantil (EI). Fundamenta-se em pesquisas bibliográficas com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada nos meses de outubro a novembro de 2023 a partir principalmente de periódicos disponíveis das bases de dados do google acadêmico, anais de eventos, catálogo e biblioteca digital de monograma da Universidade Federal do Pará (UFPA). As palavras de buscas utilizadas foram: EA, EI, práticas pedagógicas e suas possíveis combinações. Selecionou-se uma amostragem de 19 publicações para análise do conteúdo. Os resultados indicam que a temática possui diversas limitações de abordagem da EA no EI, é necessário desenvolver mais pesquisas nessa área, bem como a necessidade de promover uma formação adequada, principalmente no curso da FAPED/CCAST, para que de fato essa inclusão se consolide, dentro das escolas públicas. Verificou-se também, tantos educadores quanto os documentos orientadores, delineiam caminhos à EA. Porém, as informações apresentadas no levantamento realizado demonstraram ser insuficientes para os desdobramentos de boas práticas de EA no EI. Conclui-se o quão necessário são as atividades práticas de EA no EI, cabendo aos gestores da educação, às escolas e aos profissionais da educação proporcionar atividades que envolvem essa riqueza temática com suas potencialidades de fazer os educandos se aproximarem mais do conhecimento e de uma consciência ambiental desde as séries iniciais.