Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O papel do pedagogo enquanto gestor escolar no processo de ensino-aprendizagem de alunos de primeiro ao quinto ano(2023-12-19) SANTIAGO, Eliana Cristina de Sousa; SILVA, Wanessa Nogueira; http://lattes.cnpq.br/6490437599304034Este trabalho surgiu a partir da experiência de estágio em Gestão e Coordenação Pedagógica no período do nono bloco do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, Campus Castanhal que aconteceu em uma Escola da rede Municipal de Ensino do Município de Castanhal/Pa. A partir das observações realizadas neste período, elaborou- se a seguinte questão problema: Qual o papel do pedagogo enquanto gestor escolar no processo de ensino-aprendizagem dos alunos de primeiro ao quinto ano? Sendo assim, a fim de resolver esta questão, este texto objetiva investigar qual o papel do pedagogo enquanto gestor escolar no processo de ensino-aprendizagem dos alunos de primeiro ao quinto ano da escola pesquisada. Justifica-se pela importância do papel desenvolvido pelo Pedagogo enquanto gestor escolar neste sentido, uma vez que, por meio do seu trabalho pode manter o aluno motivado nas disciplina e no ambiente escolar através de diálogos com a família e atividades lúdicas evitando assim, a repetência e evasão escolar. Foi feito a partir da experiência de Estágio em Gestão na Escola Municipal e seguiu uma abordagem qualitativa ( Flick, 2013) tendo como método o estudo de caso (Yin, 2001). O instrumento de coletas de dados foi de observação e entrevista. A partir da realização desta pesquisa foram alcançados os seguintes resultados: o papel desempenhado pelo pedagogo enquanto gestor escolar é fundamental para a oferta de uma educação de qualidade por meio de alinhamento entre equipe escolar e a escola e a famíliaTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação do campo: um olhar sobre as práticas pedagógicas em classes multisseriadas(2023-12-22) CARVALHO, Giovana Joyce Marinho; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656; https://orcid.org/0009-0001-2665-8172A Educação do Campo é uma modalidade de educação destinada aos sujeitos do campo, e deve garantir obrigatoriamente à formação da população do campo e a valorização do respectivo território. No entanto, historicamente existem negligência de políticas públicas para essas populações nesse contexto temos às classes multisseriadas, caracterizadas pelo agrupamento de educandos de diferentes idades e níveis de aprendizagem em uma mesma classe, responsabilidade de apenas um professor. Nesse sentido, no presente estudo buscou-se analisar práticas pedagógicas docente em classes multisseriadas do campo, norteado pela abordagem qualitativa, tendo como base os autores: Miguel Arroyo (2010), Monica Molina (2009), Salomão Hage (2014), Paulo Freire (1996) dentre outros. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista, os sujeitos foram dois professores, um do município de Mãe do Rio e o outro de Chaves-Marajó que atuavam em classes multisseriadas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ludopedagogia na prática pedagógica da educação infantil: contributos e significados(2023-09-18) CARRERO, Antonia Crisiana Silva; ROCHA, Carlos José Trindade da; http://lattes.cnpq.br/7815926450187234; https://orcid.org/0000-0001-5172-9182A presente pesquisa objetiva compreender as contribuições e significados da ludopedagogia nas práticas pedagógicas voltadas para a educação infantil, partindo do princípio que estas práticas são significativas na aprendizagem, desmistificando que ela é apenas a inserção de brincadeiras durante as aulas sem nenhuma sistematização. A pesquisa estruturou-se dentro de uma abordagem qualitativa, subsidiada por uma revisão sistemática da literatura (RSL). A coleta de dados foi realizada em junho e julho do ano de 2023 a partir das bases de dados: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Scientific Eletronic Liberary Online (SCIELO). Os descritores utilizados foram: ludopedagogia, Educação Infantil, lúdico. Selecionou-se no universo de 30 publicações, uma amostragem de 10 trabalhos. Os resultados identificaram que a ludicidade agregada às práticas pedagógicas torna a aprendizagem significativa, pois desenvolve a socialização, coordenação motora grossa, e aprimora as habilidades. Conclui-se, que, a ludopedagogia enquanto práticas pedagógicas auxilia na construção da aprendizagem da criança, e também na construção de valores sociais; desenvolvendo a afetividade, e ajudando a cooperação e conviver com seu semelhante de forma mais bem humanizada e social.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Experiência docente com dialogicidade em estágio supervisionado na EJAI do curso de Pedagogia da UFPA/CCAST(2023-09-18) BRITO, Jamile da Silva; ROCHA, Carlos José Trindade da; http://lattes.cnpq.br/7815926450187234; https://orcid.org/0000-0001-5172-9182O presente trabalho tem como objetivo relatar as vivências na docência com dialogicidade de uma acadêmica de pedagogia no estágio supervisionado na Educação de Jovens, Adultose Idosos (EJAI). Para isso, utilizou-se de uma abordagem qualitativa e descritiva, com uso de observações, diário de campo e conversas informais durante a realização do estágio de observação e regência no primeiro semestre de 2023, em uma turma no turno da noite do 1o seguimento e 2a etapa A, que corresponde ao 4o e 5o ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, composta por 22 alunos matriculados, com uma professora regente, em uma escola municipal de Castanhal. Os resultados da experiência, no estágio de observação, permitiram momentos de vivências humanizadas e aprendizagens dialogadas com superação dos atos de ensino. Percebeu-se a presença do método tradicional de ensino da professora regente. Porém, com diálogos construtivos, considerando as necessidades e anseios dos alunos, constatando-se que para a regência na EJAI, podem ser utilizadas diferentes estratégias de ensino. Conclui-se que a dialogicidade, na sala de aula, é fundamental para entender a realidade, as dificuldades, assim como, criar um ambiente em que os educandos se sintam bem em compartilhar suas dúvidas, tornando o aprendizado significativo e envolvente, pois encontram-se mais motivados para participar das aulas na EJAI.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação docente para alfabetização e letramento: experiências no Projeto Labinfra – BLALLET (2020-2023)(2023-12-22) ALENCAR, Ana Paula Serafim; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e; http://lattes.cnpq.br/3583569831062339Os cursos de Pedagogia formam profissionais licenciados para atuar nos anos iniciais do ensino fundamental, contemplando assim, o ciclo de alfabetização. No cenário pós pandemia, percebe- se uma intensidade em programas de formação continuada voltadas para à temática alfabetização e letramento, revelando possíveis lacunas na formação inicial de alfabetizadores. A escolha pelo tema, justifica-se pela participação no grupo de estudo Brinquedoteca e Laboratório de alfabetização e letramento (BLALLET), e pela inquietação gerada ao longo do curso de Pedagogia da UFPA – CCAST acerca da temática. O presente trabalho objetiva refletir sobre a formação inicial de professoras e professores alfabetizadores, a partir da análise dos conceitos de alfabetização e letramento nos componentes curriculares do curso de pedagogia da UFPA/CCAST, assim como, compreender as contribuições das atividades do Projeto BLALLET que envolveram o estudo de instrumentos como a organização dos anos iniciais do ensino fundamental, o planejamento, a avaliação, monitoramento e ludicidade no ciclo de alfabetização. A metodologia constituiu-se de uma abordagem qualitativa, mediante pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e observação participante. Diante dos resultados obtidos, percebeu-se que os componentes curriculares do curso mostram importantes contribuições para a formação docente, no entanto, apresentam carga horária relativamente baixa, em disciplinas voltadas a alfabetização, visto que, o curso de Pedagogia proporciona a atuação de profissionais especialmente nos anos iniciais. Assim, os graduandos recebem formação parcial no que diz respeito as dimensões que permeiam a alfabetização. Logo, esses conhecimentos podem ser complementados em estudos individuais e em grupo com o auxilio de um projeto como o BLALLET.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização de crianças das séries iniciais pós pandemia em uma escola no município de Santa Izabel do Pará(2023-10-03) SOUZA, Camila Araújo de; LEAL, Milene Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5815975948335387As transformações ocorridas pelo advento da pandemia no período da SARS-COV-2, mais conhecida como COVID-19, provocaram mudanças na educação. A alfabetização, uma das fases mais importantes do processo educacional sofreu mudanças, ocasionando desafios neste processo atualmente. Com isso, (a) esta pesquisa busca (ou) compreender os desafios na alfabetização de crianças das séries iniciais pós pandemia em uma escola municipal do estado do Pará. A fundamentação teórica deste artigo segue os conceitos clássicos de alfabetização em Soares (2020); Costa (2020); Freire (1988) e Ferreiro (1985). Utilizando-se também de uma abordagem qualitativa com característica exploratória, com observações no período de estágio não obrigatório, na alfabetização de alunos do 1° ao 5° ano e com duas professoras alfabetizadoras. Os resultados apontam que a alfabetização de crianças nas séries inciais na pós pandemia foi afetada, ocasionando uma lenta aprendizagem da leitura e escrita. Conclui-se que existem obstáculos nos caminhos educacionais das crianças, no entanto, há a relevância nos processos educativos variados para a obtenção de desenvolvimento educacional atual. O estudo realizado por meio das análises narrativas revelou a necessidade de repensar as propostas de currículo e abordagens metodológicas, criando assim, possibilidades e condições de aprendizagens que favoreçam o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, uma vez que a maioria das crianças da rede pública não frequentaram as aulas de forma presencial em anos anteriores em decorrência da pandemia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Governamentalidade: O estudo das competências socioemocionais a partir da resolução do CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019(2023-11-16) CUNHA, Larissa Kelly Moraes; GOMES, Geise do Socorro Lima; http://lattes.cnpq.br/1752787535007263Este trabalho é uma das reflexões desenvolvidas por meio do projeto “Resiliência e governamentalidade: o estudo das competências socioemocionais na formação de professores a partir da resolução do CNE/CP no 2, de 20 de dezembro de 2019”. A referida resolução tem como referência a implantação da Base Nacional Comum para a Formação inicial de professores da Educação Básica (BNC-Formação) e elenca competências socioemocionais que devem ser desenvolvidas pelos docentes em formação inicial. Essas competências promovem a ideia de que os professores, para ensinar habilidades, devem desenvolver suas competências, autorregular-se e regular seus alunos, enfatizando a resiliência como um comportamento desejado. O objetivo dessa pesquisa foi investigar de que modo os discursos presentes neste documento operam como estratégia política, dentro do regime de governamentalidade, por meio das competências socioemocionais sustentadas na BNC-Formação anexa à Resolução CNE/CP No 2, de 20 de dezembro de 2019. Utilizamos como ferramenta teórica-metodológica para análise dos documentos o legado do pensamento de Michel Foucault a partir de alguns de seus escritos na composição da Aquerologia do Saber (2000), Genealogia do Poder (2011) e Genealogia da Ética (2010). Esses três campos de produção demarcam os investimentos investigativos deste autor ao estudar o sujeito e os modos de produção de subjetividade, as incidências e dissidências políticas nas relações de poder e de saber. Selecionados documentos específicos para análise, foram recortados por meio de “séries discursivas” com o intuito de destacar e investigar as práticas discursivas e não discursivas que os compõem. As fontes primárias basearam-se em documentos nacionais e internacionais. As fontes secundárias foram compostas por teses, dissertações e artigos a fim de investigar as condições de possibilidades que permitiram a construção da Resolução, a amostra do que está sendo discutido no meio acadêmico e a investigação das interrelações entre os saberes que se articulam à operacionalização dos discursos sobre “resiliência” e “competências” presente na referida Resolução. Nesse sentido, essa pesquisa contribui com o movimento prático-teórico que tem se construído no Brasil a fim de questionar e resistir às diferentes estratégias políticas de esvaziamento da docência e da educação realizando análise dos interesses de poder envolvidos nas disputas pelas políticas curriculares.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estágio na EJAI: vivência numa sala multisseriada da pública de Castanhal-PA(2023-10-03) MOURA, Karoline Rafaely da SIlva; LEAL, Milene Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5815975948335387A emancipação de homens e mulheres pela educação deve ser a intenção de todo educador (a). Nesse sentido, o presente estudo tem como finalidade relatar os desafios e possibilidades do ensino multisseriado da EJAI numa sala de aula da Rede Pública de Castanhal/PA. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo que proporciona melhor visão e compreensão do problema. A pesquisa se concretiza na observação participativa da realidade vivenciada no estágio supervisionado, que segundo Malhotra et al (2005) é o registro de padrões de comportamento de pessoas, para se informar melhor sobre o tema em questão. A partir dessas observações foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a temática, a fim de ter embasamento teórico acerca da problemática. Os resultados da vivência no estágio obrigatório possibilitaram observar que o profissional da educação que trabalha nesse formato de ensino encontra dificuldades para ensinar a todos ao mesmo tempo. Portanto, a pesquisa tem sua relevância, pois possibilitou enxergar a necessidade de novas práticas metodológicas criativas que predam o interesse dos alunos dessa modalidade, estimulem no ensino-aprendizagem e ajudem no desenvolvimento de cada sujeito.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Projeto político pedagógico e educação escolar quilombola: debates para investigações na UFPA/CCAST(2023-12-17) SANTOS, Márcia Ataíde dos; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733O presente artigo teve como objetivo compreender as temáticas e debates nas produções acadêmicas sobre os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) e mapear pesquisas sobre Educação Escolar Quilombola (EEQ) na Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Castanhal (CCAST) na perspectiva de fomentar ações locais para EEQ. A metodologia de abordagem qualitativa, foi embasada por uma revisão sistemática da literatura (RSL). A coleta de dados foi realizada em junho a agosto do ano de 2023 a partir das bases de dados: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Scientific Eletronic Liberary Online (SCIELO), catálogo de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da UFPA/CCAST e anais de eventos. Os descritores utilizados foram: educação, quilombola, escola, PPPQ e suas combinações. Selecionou-se no universo de 15 publicações, uma amostragem de 10 trabalhos, os resultados apontam que as tímidas produções sobre os PPPQ de escolas quilombolas abordam a questões de inclusão, desafios e reflexões para construção e reconhecimento da identidade quilombola nas comunidades. As produções sobre educação quilombola na UFPA/CCAST registram suas produções a partir do ano de 2013 envolvendo temáticas sobre a sociabilidade dos moradores de comunidade, construções de saberes, processo seletivo e a inclusão quilombola nas escolas. Conclui-se que se torna necessária um maior interesse de investigações da UFPA/CCAST em pesquisas voltadas para as experiências da educação quilombola escolar em contexto do PPP articulados com formação inicial e desenvolvimento profissional de professores nessas comunidades, a fim de subsidiar a resolução de problemas concretos sobre os aspectos pedagógicos e formativos da educação escolar quilombola.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Inclusão de aluna autista na educação infantil: desafios pedagógicos e sociais(2023-12-27) SILVA, Maria Mikaelle Sousa da; SILVA, Adriano Sales dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8379916014549431O Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente escolar é um dos desafios enfrentados por gestores de políticas públicas, equipes pedagógicas e pais/responsáveis. Nesse artigo, abordo o processo de inclusão de uma aluna com TEA em uma escola pública do município de Igarapé Açu- PA. Tendo como objetivo geral investigar os desafios enfrentados por duas professoras ao mediarem o ensino e a aprendizagem de crianças autista em sala de aula. Metodologicamente, fez- se a aplicação de uma entrevista aberta com perguntadas voltadas a atuação do professor em sala de aula, desafios do dia a dia, assim como planejamento das aulas e que estratégias buscavam para promover a interação social. A pesquisa com abordagem narrativa é entendida como uma forma de compreensão da experiencia humana. Nesta perspectiva, a pesquisa narrativa proporciona vivenciar como é trabalhar com uma criança autista, em especial, participar da aprendizagem. O TEA é um transtorno caracterizado por dificuldades nas habilidades sociocomunicativas, como a comunicação e interação social, e no comportamento devido a interesses ou padrões de atividades restritivos. A aluna apresenta falta de concentração, a ausência de socialização, mudanças repentinas de humor, comunicação por gestos, pois a aluna é não verbal e está em desenvolvimento da fala. Ressalta-se, o próprio conhecimento das professoras sobre o transtorno, sobre a sua atuação como profissional, o processo de socialização da aluna em questão, como a escola se coloca diante do ensino da educação inclusiva. Através das narrativas das professoras ficou evidente que existem desafios a serem superados, além das formações continuadas aos profissionais. É de suma importância que o professor desenvolva habilidades e potencialidades para que sejam superados os desafios em sala de aula ao atuarem na educação de alunos autistas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A ludicidade no processo de alfabetização: uma revisão sistêmica(2023-12-27) PENICHE, Maria do Socorro Silva; SILVA, Ivana de Oliveira Gomes e; http://lattes.cnpq.br/3583569831062339O presente artigos busca compreender o panorama de pesquisas sobre o lúdico no processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia com abordagem qualitativa, na forma de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) pautada na elaboração de questões de pesquisa, variedades de fontes, definição de critérios de inclusão e exclusão e análise dos artigos encontrados. Num primeiro momento, os artigos inclusos na pesquisa continham as palavras- chave Alfabetização, lúdico e ensino fundamental no repositório Scielo, Google Acadêmico e Eventos de Educação. Num segundo momento, a pesquisa foi delimitada, sendo considerados 9 artigos para análise nos anos iniciais do ensino fundamental. Os dados obtidos, dão indícios de que ainda são recentes e em número reduzido as pesquisas que consideram aspectos lúdicos para a Alfabetização no ensino fundamental. O lúdico tem uma grande relevância no processo de aprendizagem e afetivo, o trabalho com brincadeiras e jogos valorizam a integração e interação social, além de uma estratégia pedagógica eficiente no processo de alfabetização.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação de pessoas jovens, adultas e idosas/EJAI e o estágio de docência: desafios discentes em uma escola pública, na cidade de Santa Izabel do Pará(2023-11-24) FAVACHO, Izabella da Silva; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656; https://orcid.org/0009-0001-2665-8172A Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJAI) é uma modalidade de ensino da educação básica, ofertada a pessoas com idade acima de quinze anos, com históricos de negação de direitos ao longo da vida, que não tiveram acesso ou não concluíram seus estudos. Dessa maneira, o artigo, tem como objetivo identificar os desafios enfrentados pelos discentes da EJAI para retornar, permanecer e concluir com sucesso o processo de escolarização. O texto é fruto do Estágio de Docência em EJAI, realizado no oitavo semestre, do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Pará/ Campus Castanhal que possibilitou assegurar a relação teoria/prática na formação acadêmica, bem como coletar e relatar as vivências na EJAI, em uma escola pública de Ensino Fundamental localizada em uma comunidade, da cidade de Santa Izabel do Pará. Neste sentido, no referencial teórico dialogamos com Freire (1996), Arroyo (2005),Nascimento (2022),Silva et al (2022), com os marcos legais,dentre outros. A abordagem qualitativa norteou o trabalho e a metodologia envolveu o levantamento de dados bibliográficos, pesquisa de campo qualitativa, observação e exercício da docência. Os resultados obtidos demonstram que o grande desafio dos discentes da EJAI começa pelo acesso, mas também pela permanência na escola, por diversos motivos, tais como: deslocamento; trabalho; segurança; dentre outros. Desse modo, os resultados apontam para o papel e a necessidade da relevância de políticas públicas e educacionais eficazes capazes de garantir direito, acesso e a permanência na escola, visto que é dever do Estado, a garantia de uma educação pública, gratuita, inclusiva, de qualidade referenciada, pois essa ausência compromete a vida de pessoas, que historicamente tiveram seus direitos à educação negados e fazem parte de grupos sociais marcados pela exclusão.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Teatro do oprimido como instrumento pedagógico para prática de educação libertadora(2023-09-18) CHAVES, Marcia Giselle Sousa; ROCHA, Carlos José Trindade da; http://lattes.cnpq.br/7815926450187234; https://orcid.org/0000-0001-5172-9182O presente trabalho intenta demonstrar, a partir da pesquisa bibliográfica como o Teatro do Oprimido, tal como sistematizado por Augusto Boal, pode se articular como instrumento pedagógico para uma prática de educação libertadora. A metodologia empregada teve como fundamentos a pesquisa com abordagem qualitativa com procedimentos descritivos e análise de dados baseados em levantamento bibliográfico sobre Teatro do Oprimido (TO) articulado às perspectivas freirianas, que traz elementos para a construção de uma prática de natureza crítico- emancipatória através da educação libertadora. Os resultados demonstram que há relações entre o que defendem Augusto Boal e Paulo Freire, sendo possível introduzir o TO como instrumento pedagógico para afinar uma educação libertadora. Maiores consonâncias entre elas, podem acontecer a partir do momento em que ambas logram o fortalecimento de práticas cidadãs questionadoras e de mudanças sociais em prol de uma transformação libertária e crítica. Conclui- se que o estudo oportuniza o fortalecimento de reflexões pedagógicas, que encorajam pontos de conexões com uma prática libertadora, questionando o papel da arte enquanto instrumento transformador do status quo, com indagações de emancipação humana, libertação social e superação da dicotomia entre opressor e oprimido em que se apropriam os sujeitos sociais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Tecnologias digitais nas práticas educativas durante a pandemia do COVID-19(2023-10-31) OSÓRIO, Jessica Kauane da Silva; LEAL, Milene Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5815975948335387O presente trabalho tem como objetivo compreender quais foram às dificuldades e possibilidades encontradas pelos alunos com as tecnologias digitais inseridas nas práticas educativas durante a pandemia do COVID-19. Para isso foram feitas pesquisas bibliográficas e aplicação de um questionário para uma turma de 27 alunos do ensino médio de uma escola de rede estadual no município de Castanhal/Pará. De abordagem qualitativa e quantitativa. Nos resultados foram constatados as dificuldades com os meios tecnológicos e as possibilidades nas práticas educativas que eles tiveram nesse período difícil. Conclui-se que as tecnologias nas práticas educativas foram muito importantes nesse momento, apesar de haver vários desafios, mas ajudou bastante muitos alunos a darem continuidade no seu ensino aprendizagem. As tecnologias estão se tornando cada vez mais importantes em nossas vidas, pois se não existisse as tecnologias, ficaríamos reféns de vários riscos como esses que enfrentamos no período de pandemia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Intérprete de libras no processo de ensino e aprendizagem(2023-09-18) LIMA, Vitória Maria Santos; ROCHA, Carlos José Trindade da; http://lattes.cnpq.br/7815926450187234O intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é o profissional que domina a língua de sinais e a língua falada do país e que é qualificado para desempenhar a função de intérprete. No Brasil, o intérprete deve dominar a Libras e a língua portuguesa. O objetivo da pesquisa é compreender quais contribuições desse intérprete no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa refere-se a uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com abordagem qualitativa. A coleta de dados realizada em maio e julho do ano de 2023, a partir das bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e Google acadêmico, bem como anais de eventos. Os descritores utilizados foram Libras, surdos, intérprete, ensino e aprendizagem e suas possíveis combinações. Selecionou-se no universo de 88 publicações, uma amostragem de 13 trabalhos. Os resultados apontam que as contribuições do intérprete dentro da sala de aula no contexto de ensino e aprendizagem são imprescindíveis. A língua brasileira de sinais é marcada por percursos históricos desde o século XIX; é necessário evidenciar a importância do intérprete de Libras no âmbito escolar, além de analisar as assegurações datadas em leis na relação intérpretes e educação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Perfil e desafios de professores da EJAI em contexto de vivências de estágio supervisionado: relato de experiência(2023-09-18) TRAVASSOS, Alice Gabriela Lopes; ROCHA, Carlos José Trindade da; http://lattes.cnpq.br/7815926450187234; https://orcid.org/0000-0001-5172-9182A presente pesquisa tem por objetivo relatar o perfil e desafios de professores na Educação de Jovens e Adultos e Idosos (EJAI). Para isto foi realizado um estágio supervisionado do curso de pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Castanhal (CCAST) com a finalidade de produzir conhecimentos e reflexões sobre a prática pedagógica, ligadas principalmente ao contexto das instituições educativas. Esse relato de experiência consiste em uma pesquisa qualitativa descritiva, a partir da observação da sala de aula, de uma escola da rede municipal de ensino, no município de Castanhal/Pará. Utilizou-se questionário a 5 (cinco) professores. Os resultados apontam para atuação de professores idade e tempo de serviço na docência, porém sem a especialização adequada para atuar na EJAI. Os principais desafios são: ausência de desenvolvimento profissional docente, específicas para EJAI, tempo corrido de trabalho, falta de motivação, ausência de incentivos das instituições que estão vinculados. Conclui-se, que apesar das limitações para a docência na EJAI, a contribuição do estágio supervisionado foi positiva para a vivência formativa e acadêmica, permitindo não só conhecer as particularidades desses profissionais, como também perspectivar, a necessidade de formação continuada para o avanço e desenvolvimento da EJAI.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Atuação do pedagogo em ambiente hospitalar: dificuldades e possibilidades(2023-09-18) ATAÍDE, Beatriz Neves; ROCHA, Carlos José Trindade da; http://lattes.cnpq.br/7815926450187234; https://orcid.org/0000-0001-5172-9182A pedagogia hospitalar é uma ramificação da pedagogia que busca dar continuidade aos estudos da criança que se encontra internada. Sua prática através de uma equipe multidisciplinar, leva aquela criança assistência na classe hospitalar, atendimento no leito e brinquedoteca hospitalar. O objetivo da pesquisa é compreender quais são as dificuldades e possibilidades na atuação do pedagogo no atendimento de crianças em ambiente hospitalar. A metodologia refere-se de revisão integrativa da literatura com abordagem qualitativa. A coleta de dados realizada em junho a julho de 2023 partir das bases de dados: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Scientific Eletronic Library Online (Scielo), bem como Trabalhos de conclusão de curso (TCC). Os descritores utilizados foram: pedagogia hospitalar, pedagogo, ensino. Selecionou-se no universo de 48 publicações, uma amostragem de 10 trabalhos. Os resultados apontam que o pedagogo em suas atribuições dentro do hospital juntamente a uma equipe multidisciplinar encontra possibilidades de grande valia, pois é notório o desenvolvimento tanto cognitivo, intelectual quanto emocional dos pacientes internados, enquanto as dificuldades de atuação profissional se relacionam aos direitos negados e à ausência de estrutura física de trabalho. Conclui-se que o pedagogo, na pedagogia hospitalar, pode atuar de forma a humanizar e complementar através de métodos educacionais para o tratamento clínico à adolescentes e crianças em idade de escolarização, que o impulsionam a trazer melhorias em sua prática. O trabalho é relevante para a comunidade no sentido de agregar mais conhecimentos sobre a importância de se ter um profissional neste ambiente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Corporeidade nas práticas pedagógicas da educação infantil(2023-12-18) NASCIMENTO, Jaqueline Santos do; CUNHA, Débora Alfaia da; http://lattes.cnpq.br/5185243715966314; https://orcid.org/0000-0001-9134-3858O estudo tem como objetivo compreender de que forma a corporeidade se expressa nas diferentes práticas cotidianas de uma escola pública de educação infantil. A metodologia segue uma abordagem qualitativa, se constituindo em uma pesquisa exploratória sobre a temática. Para coleta de dados, utilizou-se entrevistas semiestruturas, gravadas com duas professoras de uma escola municipal da cidade de Castanhal/PA no ano de 2023. Após análise, os resultados foram organizados em 3 categorias de debate. A primeira categoria denominada “sobre o corpo que se mexe”, apresenta-se questões sobre o comportamento, movimento corporal e o desenvolvimento da motricidade das crianças. Em “alimentação, higiene e cuidados com o corpo infantil” debate-se sobre as formas que as professoras buscam para promover hábitos de autocuidado e de autonomia entre os discentes. A última categoria, “sobre o corpo infantil e as demandas sociais”, demonstra como os debates contemporâneos, colocados por diferentes legislações, chega ao currículo de educação infantil, trazendo discussões relevantes à corporeidade, como a prevenção ao abuso infantil, inclusão, igualdade de gênero e consciência étnico-racial. Os resultados indicam que tais categorias permitem visualizar como os participantes da pesquisa incluem a corporeidade nas suas práticas. Conclui-se que a corporeidade é um instrumento importante como prática pedagógica e indispensável para o desenvolvimento da criança, precisando o docente estar atento as manifestações corporais da criança e entender a importância de trabalhar a corporeidade, em suas múltiplas manifestações, no cotidiano da educação infantil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma cumbuca cheia de saberes: a alimentação segundo as crianças dos anos iniciais(2023-12-18) SANTOS, Gessy Sousa dos; CUNHA, Débora Alfaia da; http://lattes.cnpq.br/5185243715966314Este artigo deriva de uma pesquisa realizada com crianças do 3o e 4o ano dos Anos Iniciais de uma escola pública na periferia de Castanhal/PA, centrando-se na temática da alimentação. Possuindo o objetivo de fornecer visibilidade aos saberes das crianças sobre a temática da alimentação. A fundamentação teórica segue as contribuições da Sociologia da Infância, com sua ênfase no protagonismo das crianças. O artigo adota uma abordagem qualitativa, configurando-se como pesquisa exploratória, realizada por meio de rodas de conversa, registro das aulas em diário de campo, contação de histórias com produção de desenhos e cartas. Nos resultados observamos os aspectos da influência da indústria alimentícia nas falas das crianças quando elas indicam os nomes das marcas dos produtos que consomem como, Todinho, Orion e outros. As falas das crianças também apontaram certas evidências da normatização de falas violentas durante as refeições, entre outros. Desse modo, concluímos que as crianças apresentaram seus saberes sobre alimentação correlacionando informações que foram adquiridas no contexto escolar com suas vivências pessoais e com os diálogos estabelecidos entre os próprios alunos durante a pesquisa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Governamentalidade e BNCC: problematizações sobre as competências socioemocionais(2023-12-27) ARAÚJO, Jaylson Javier Silva de; GOMES, Geise do Socorro Lima; http://lattes.cnpq.br/1752787535007263Nos últimos anos acompanhamos a reprodução de discursos a respeito das competências socioemocionais e sua relevância para a melhoria da qualidade da educação no Brasil. Diversas organizações, instituições e fundações posicionaram-se em prol dessas competências defendendo a necessidade de estarem incorporadas a um projeto de currículo unificado com garantias e promessas de alcance de metas e resultados, aumento de eficácia, de produtividade e melhora do desempenho na escola (e na vida profissional) por parte dos alunos. É necessário considerar que a escola produz práticas de governamento, conduz as condutas; nesse caso, as competências socioemocionais se manifestam como um dispositivo capaz de controlar os sujeitos, construindo subjetividades, o que corrobora com as práticas medicalizantes na educação escolar. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é problematizar as competências socioemocionais realizando uma análise sobre a BNCC. Tal análise tem como referencial teórico-metodológico o pensamento do filósofo Michel Foucault baseado, em especial, nas obras A Ordem do Discurso (1999), A Arqueologia do Saber (2002) e Microfísica do Poder (1979). Este trabalho tem cariz qualitativo, bibliográfico e procurou examinar na BNCC a incidência das competências socioemocionais numa leitura de inspiração arqueológica, segundo os moldes foucaultianos. Foram pesquisas em base de dados de textos acadêmicos para realização da análise. E por fim, apresenta suas considerações com o intuito provocar outros questionamentos e sinalizar uma relação das competências socioemocionais com os estudos da medicalização da sociedade e a governamentalidade neoliberal no qual produziu-se o documento analisado.