Faculdade de Língua Portuguesa - CCAST
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Território entremeado: espaços da memória e travessias identitárias em Ponte do galo e Órfãos do Eldorado(2018-03-26) BONFIM, Maissa Taís da Silva; MOREIRA, Alex Santos; http://lattes.cnpq.br/2578091616234286No presente trabalho, objetivamos fazer uma análise sobre os processos de formação identitária na Amazônia, a partir do estudo comparativo das obras Ponte do Galo (1971), de Dalcídio Jurandir e Órfãos do Eldorado (2008), de Milton Hatoum. Para tanto, com o enlace temático entre memória e identidade, pretendemos mostrar como as relações e deslocamentos dos sujeitos-protagonistas dessas narrativas refletem um território amazônico plural e heterogêneo. Conscientes da existência de uma tradição literária de representação amazônica, apoiamo-nos em pesquisadores como Ana Pizarro (2012), Marli Furtado (2002), Edilson Pantoja (2006), José Alonso Freire (2006), Maria Zilda Cury (2007), dentre outros, com o objetivo de entendermos como as obras de Dalcídio Jurandir e Milton Hatoum se deslocam na contramão dessa lógica, desestabilizando conceitos associados a uma noção de identidade plena e una. Propomos ainda, a partir da perspectiva teórica de Stuart Hall, em seu livro A identidade cultural na pósmodernidade (2015), uma leitura da construção das identidades das personagens nas narrativas que, articulada a uma dimensão subjetiva temporal desses sujeitos, são sempre postas em questão. Tendo em vista a noção destacada por Hall de uma crise dos valores identitários, cujos referenciais encontram-se em processo de fragmentação, entendemos que tanto Jurandir quanto Hatoum, não somente reconstroem marcas identitárias locais, como também esfacelam essas marcas mediante a condição em que se colocam suas personagens, como sujeitos descentrados, tal qual se observa no contexto da pós-modernidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alteridade e literatura: compreensões sobre a proposta antropofágica oswaldiana(2018-07-30) MELO, Arlen Maia de; TRUSEN, Sylvia Maria; http://lattes.cnpq.br/1704721088122823O presente trabalho tem como objetivo analisar a proeminência da temática da alteridade e seus desdobramentos na obra O Manifesto Antropófago (1928), de Oswald de Andrade. Para isso, desdobra-se este objetivo geral em especificidades, sendo estas: a necessidade de reconhecer como se configura a relação desse outro/prisioneiro com a figura do sujeito selvagem; compreender a noção de alteridade e a proposta antropofágica na literatura modernista brasileira; refletir sobre o legado deixado pelos estudos modernistas de Oswald de Andrade e como eles se consolidam numa ressignificação atual do homem antropófago. O método utilizado para o desenvolvimento deste trabalho consiste em estudo bibliográfico. Para tanto, utilizam-se os trabalhos de Candido (1997), Fausto (2011), Kiening (2014), Nunes (1979), entre outros estudiosos. A contribuição modernista de Oswald de Andrade e sua produção no cenário literário brasileiro são importantes e significativas para o reconhecimento da identidade nacional. Com isso, a propagação do verdadeiro "homem antropófago" colabora com o pensamento de um Brasil do novo, moderno, e até mesmo, autêntico. Um país constituído pela diferença, mas que muitas vezes foi, e ainda é, marcado pela constante negação deste "outro".Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Produção textual: uma análise da construção argumentativa em texto de alunos do ensino médio em uma escola estadual de Castanhal-PA(2019-05-13) SOUSA, Carmendilce Silva; MORAES, Márcia Alves de; http://lattes.cnpq.br/0407156147184123No Brasil, nota-se que o domínio da Língua Portuguesa nos alunos das etapas finais do ensino básico tem sido algo problemático, o que se percebe quando os mesmos necessitam fazer as redações necessárias para a entrada no Ensino Superior, ou exigidas pelos concursos públicos. Ocorre que a dificuldade na produção textual dos alunos de Ensino Médio torna-se um grande empecilho, já que definirá, de certa forma, o futuro destes enquanto cidadãos e profissionais. Percebe-se, então, que um dos principais desafios para esses estudantes é a construção argumentativa de seus textos, o que requer a presença de dois elementos em seu conteúdo: a coesão e a coerência. Para que haja coesão e coerência nos textos, há a necessidade de saber aplicar adequadamente os conectivos, itens que servem para dar sentido a toda a argumentação exposta na produção escrita. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo geral refletir sobre a construção argumentativa em textos de alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Castanhal/PA. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa interpretativa e de natureza aplicada. Utilizamos como aporte teórico estudiosos como Val (2006), Koch (1992; 1995; 2005), Travaglia (1990) e Geraldi (1997). Desta forma, ministramos uma aula sobre “conectivos textuais” para alunos de Ensino Médio da escola e os alunos fizeram uma atividade de “produção textual”, em que tiveram de escrever um artigo de opinião sobre o uso do celular em sala de aula, a fim de verificar se eles sabiam usar as conjunções corretamente. A partir dessa produção, foram escolhidos sete textos para uma reflexão geral e três textos para uma análise mais detalhada. Os resultados obtidos mostram, em linhas gerais, que: os alunos envolvidos nesta pesquisa, embora apresentem pontos de vistas em relação a determinado tema, possuem dificuldades em relação à construção argumentativa textual, devido não possuírem o domínio adequado do uso dos principais mecanismos de coesão e coerência – as conjunções. Portanto, consideramos baixo o domínio da escrita nas séries finais (3º ano do Ensino Médio).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As formas do mal nas galáxias de Haroldo de Campos(2019-07-18) MOURA, Naedson Rodrigues; AQUINO, André Luís Valadares de; http://lattes.cnpq.br/6154486124272578Este estudo resultou de uma pesquisa intitulada As formas do mal nas Galáxias de Haroldo de Campos que teve como principal objetivo analisar as obras Galáxias (2004) e Un coup de dés (2006) no sentido de averiguar a hipótese de uma tradução literária, e como objetivos secundários caracterizar a dissipação da autoria do texto. Além disso, analisar a presença de um modo operante do mal presente na tradução literária e verificar até que ponto Haroldo de Campos é submisso a Mallarmé na poesia. Dessa forma, foi realizada uma análise de dados, com caráter qualitativo, das obras Galáxias, de Haroldo de Campos, e Un coup de dés, do poeta francês Stéphane Mallarmé. Os resultados foram analisados à luz dos teóricos, como Walter Benjamin, o próprio Haroldo de Campos e Augusto de Campos, além de críticos, citados durante o trabalho, que discutem a temática investigada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os nomes de escolas municipais na cidade de Igarapé-Açu: um estudo toponímico(2019-10-17) LIMA, Maria Leane do Espirito Santo; RODRIGUES, Carmen Lúcia Reis; http://lattes.cnpq.br/2766837148466800; https://orcid.org/0000-0003-2643-1178A toponímia, ciência que estuda os nomes próprios de lugares, se desponta como uma das mais importantes áreas linguísticas atuantes na recuperação de histórias vivas de nomes de comunidades, escolas, rios. Traz consigo o conhecimento histórico, social e cultural de uma região. Neste trabalho, propomo-nos a fazer um estudo toponímico dos nomes escolares da cidade de Igarapé-Açu, alcançando sua história social contida na toponímia do lugar. Objetivamos, neste trabalho, apresentar o levantamento dos nomes das escolas municipais de Igarapé-açu, incluindo duas creches e duas unidades municipais de ensino; identificar a etimologia desses nomes; analisar a estrutura morfológica; e realizar a classificação taxeonômica dos referidos topônimos segundo as taxeonomias de Dick (1990a, 1990b). A fim de ampliar as discussões a respeito da toponímia, este trabalho justifica-se pela necessidade de um maior conhecimento da toponímia da região Igarapé-açuense, já que, quase não existem trabalhos referentes a essa área de estudo na referida região. Para a fundamentação teórica da pesquisa, seguiu-se os referenciais teórico-metodológicos propostos por Dick (1990a, 1990b), pesquisadora que embasa grande parte da pesquisa, incluindo-se também, Andrade (2006), Antiqueira (2010), Gomes Neta (2016), Isquerdo (2006), Maeda (2006) e Zamariano (2012). O método utilizado para o levantamento do corpus, foi o da consulta documental realizada junto ao banco de dados da SEMED_ Secretaria Municipal de Educação e o IBGE_ Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A análise dos dados nos revelou que a maioria dos nomes escolares pertencem às taxes dos antropotopônimos, aqueles topônimos relativos aos nomes próprios de pessoas, e a maior parte de natureza é antropocultural, o que indica os traços socioculturais da identidade do povo igarape-açuense. Acreditamos que os nomes próprios individuais refletem a forma de reverenciar alguém que tinha ligação com o local a ser nomeado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Conjunções na estrutura do texto: um estudo do uso de conectivos em textos dissertativo-argumentativos(2019-09-02) SILVA, Eric de Jesus da; FREITAS, Simone Negrão de; http://lattes.cnpq.br/7636553045346872O presente estudo investigou o uso de conectivos do tipo conjunção em textos dissertativo-argumentativos, com o objetivo de verificar aspectos quantitativos e qualitativos dessas ocorrências, como os padrões de uso. O problema aqui abordado encaixa-se no campo teórico dos estudos da língua em uso, surgidos em meados dos anos 1960, cujo quadro conceitual e metodológico continua sendo bastante produtivo para os estudos do texto (MODESTO, 2006), muito aplicados à descrição linguística e à educação. Na revisão da literatura, incluiu-se o estudo da taxonomia de conectivos e conjunções, segundo Houaiss (2001), Villar (2001), Castilho (2017), Cunha (2017) e Savioli (2007); bem como o ponto de vista de Koch (2017) e outros, que consideram que os conectivos do tipo conjunção impactam de forma importante na construção do sentido no texto. Utilizou-se como corpus 10 redações escolhidas aleatoriamente do banco de dados de 1000 redações do projeto de pesquisa “Avaliação automática de respostas a questões não-objetivas através de métodos inteligentes”, UFPA, 2017- 2018. As redações foram seccionadas de acordo com a estrutura organizacional do texto dissertativo-argumentativo, como descrita por Fiorin (2018): introdução, desenvolvimento e conclusão; em cada seção, uma vez identificadas as ocorrências de conjunções, foi isolado o período de cada ocorrência de forma a observarem-se, em cada caso, aspectos da coerência da construção. Foram construídas tabelas e gráficos, que permitiram apreciar achados qualitativos e quantitativos. Os resultados apontaram que as conjunções ocorrem com maior frequência no desenvolvimento das redações e, com frequência mais baixa, na conclusão, seguida da introdução; foram frequentes ocorrências das formas “quando”, “mas”, “pois”, “contudo”, “portanto”, “também” e “ou...ou”. Por fim, considerou-se que os períodos isolados, em geral, estão de acordo com condições de coerência local; quanto à coerência global, certos usos de conjunções conclusivas indicaram sentido de causa, justificativa, consequência e retomada, apontando para a multifuncionalidade desses conectivos textuais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Reminiscências de um passado: memória de um ancião em leite derramado, de Chico Buarque(2019-02-26) MORAES, Solange Cesar de; ALVES, Sérgio Afonso Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/1764295577353651O objetivo deste trabalho é analisar de que forma a memória influencia na reconstrução do eu fragmentado do narrador em leite derramado, e de que maneira o mesmo lida com o tempo presente, estando preso ao seu passado de recordações. Com isso, o ato de esquecer lhe possibilitará uma nova versão de fatos ao passado vivido. A obra parte de uma narrativa fragmentada e desconexa presente na fala do narrador, sendo entregue pelo próprio título do livro “leite derramado”. São as memórias de Eulálio que jorram sem parar, independente de possuir ouvinte, contaas e reconta-as com o intuito de propagá-las e possivelmente eternizá-las. Partimos do pressuposto da relevância da memória para construção da narrativa que se dá na fronteira entre o tempo passado e presente, analisando a relação que se estabelece entre lembrar e esquecer, e a percepção de Eulálio frente a esse dilema. Para tanto, teremos como base de análise os conceitos de Ecléa Bosi, Walter Benjamim, Proust e Bérgson, além de outros estudos pertinentes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino de língua portuguesa na modalidade escrita: práticas docentes através da visão de alunos surdos(2019-06-18) MELO, Elaine Aragão da Silva; ARAÚJO, Mara Cristina Lopes Silva; http://lattes.cnpq.br/8650957521962537; FARO, Rubens Alexandre de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1447087682728044Este trabalho discute as práticas de ensino da língua portuguesa a partir da visão de alunos surdos. Para compreendermos melhor, faremos um percurso pela história do ensino de língua materna, abordando os principais pensamentos acerca da linguagem e relacionando-os com as práticas docentes de cada época, tanto para ouvintes quanto para surdos. Após estas abordagens discorreremos, de maneira resumida, sobre as principais leis de inclusão, enfatizando seus pontos principais. A pesquisa se caracteriza como exploratória, com uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, na qual foram entrevistados 4 alunos surdos que concluíram o ensino médio em períodos diferentes. A partir das contribuições de autores, como, Volochinov e Bakhtin (2006); Lodi (2005); Zanini (1999); entre outros, analisaremos os dados coletados, dando ênfase na forma como as teorias educacionais, voltadas para o ensino de língua portuguesa na modalidade escrita, estavam sendo empregadas. Levaremos em consideração também, durante as análises, se as leis de inclusão, efetivadas no Brasil, estão sendo praticadas nas escolas inclusivas, pois percebe-se inúmeras dificuldades que os alunos surdos enfrentam para compreender os conteúdos da disciplina de língua portuguesa, principalmente na modalidade escrita. Percebe-se, através das respostas às indagações que, mesmo com novas metodologias de ensino criadas, leis que defendem a acessibilidade na comunicação e que exigem qualificação do profissional para atuar em escolas inclusivas, alunos ainda enfrentam barreiras que deixam lacunas no seu aprendizado. Essas barreiras começam a existir desde o primeiro contato do surdo com a família e perpassam sua trajetória escolar, prejudicando o aprendizado e deixando marcas de carência na alfabetização.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido Jogos educativos como ferramenta de aprendizagem da acentuação tônica da língua portuguesa(2019-07-22) SILVA, Maria Luana Viana da; PAIVA, Zilda Laura Ramalho; http://lattes.cnpq.br/3059800888421594Este trabalho encontra-se vinculado ao Projeto de pesquisa “A Ludicidade no processo de ensino e de aprendizagem da Língua Portuguesa” (UFPA-Campus Castanhal) e aborda a importância da construção de instrumentos lúdicos para o ensino da Língua Portuguesa. Para tanto, usamos como base teórica os pressupostos de Almeida (2003, 2007), Bechara (2017), Cunha (2017), Fortuna (2011), Luckesi (2014), Kishimoto (2001), Lee (1997), Ney (2012), entre outros. Nesse sentido, temos como objetivo geral refletir sobre a utilização de jogos educativos no processo de ensino e de aprendizagem da acentuação tônica da Língua Portuguesa; e como objetivos específicos: 1) Elaborar um jogo educativo para auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem da acentuação tônica; 2) Verificar se os jogos educativos podem proporcionar a aprendizagem da acentuação tônica de forma reflexiva. Dessa forma, nossos procedimentos metodológicos estão pautados numa pesquisa do tipo qualitativo-interpretativa e de natureza aplicada com base nos teóricos: Gil (2006), Lüdke e André (1986) e Ohuschi (2006). Dentre os resultados alcançados, destaca-se a constatação de que por meio dos jogos educativos há a facilitação da aprendizagem do assunto acentuação tônica, além da interação prazerosa e reflexiva.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relação entre o nível lexical dos alunos e a coesão referencial em textos argumentativos: uma experiência com o terceiro ano do ensino médio da Escola Lameira Bittencourt - Castanhal/PA(2019) SANTOS, Joelson Gama dos; CUNHA, Marcos André Dantas da; http://lattes.cnpq.br/0195316299643772Este trabalho inserido na área da Linguística Textual tem como objetivo geral analisar o conhecimento coesivo e lexical dos discentes de uma turma do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública estadual, da cidade de Castanhal/PA, relacionando este com o desenvolvimento de coesão referencial. De forma específica, objetiva examinar o nível lexical e a ocorrência de mecanismos de coesão referencial em textos argumentativos. Esta pesquisa tem como embasamento teórico Koch (2010), Fávero (2003), Marcuschi (2012), Val (2006), Cançado (2015), Basilio (1995), Cardoso (1999), dentre outros autores que se dedicaram aos estudos da linguística, da linguagem humana, em seus vários aspectos. A referida pesquisa segue os métodos qualitativos e quantitativos, podendo ser classificada como descritiva e explicativa, sendo realizada em três etapas: 1) Coleta de material para compor o corpus de pesquisa, por meio da aplicação de duas atividades: uma produção textual e uma atividade de compreensão e produção lexical; 2) Pesquisa bibliográfica; 3) Análise e interpretação do corpus e dos dados obtidos. Os resultados alcançados apontaram que a “limitação” lexical aparece como fator adverso ao desempenho dos alunos com relação à utilização dos mecanismos de coesão referencial por reiteração, de ordem lexical, em textos dissertativo-argumentativos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido A literatura como lugar de memória: uma análise da obra “a máquina de fazer espanhóis,” de Valter Hugo Mãe(2019-06-26) PANTOJA, Edirlene Costa; BARRETO, Mêrivania Rocha; http://lattes.cnpq.br/1459427386342187Em a máquina de fazer espanhóis a narrativa se constrói a partir do ponto de vista do narrador memorialista, António Jorge Silva, no momento em que este se vê abandonado pelos filhos após a morte da esposa. No intuito de preservar a identidade, o velho homem passa a narrar suas memórias e escutar as memórias de outros velhos homens que se encontram no asilo na mesma situação que ele, os outros “Silvas”. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo analisar o papel da memória no romance a máquina de fazer espanhóis de Valter Hugo Mãe. Para tanto, partimos da seguinte pergunta de pesquisa: até que ponto a memória individual reflete em um conjunto de memórias coletivas das vivências dos idosos do lar? Para responder a essa questão, realizamos uma pesquisa cujo objetivo geral é: analisar o papel da memória na narrativa a máquina de fazer espanhóis de Valter Hugo Mãe, e os respectivos objetivos específicos: identificar o papel da memória individual; estabelecer a inter-relação entre memória individual e memória coletiva; apontar a confluência entre memória individual e coletiva para a reconstrução de um passado comum aos personagens do romance. Esta pesquisa tem como embasamento teórico Benjamim (1987), Derrida (1997), Derrida (2001), Freud (1976), Halbwachs (2003), Ricouer (2007), entre outros. O percurso metodológico utilizado na pesquisa foi de caráter bibliográfico. A análise aponta para a memória, na narrativa de ficção, como elemento fundamental para a compreensão de um passado coletivo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aula lúdica: o jogo pedagógico como instrumento para o desenvolvimento do capital lexical(2019-07-22) SILVA, Elluane Raissa Oliveira da; PAIVA, Zilda Laura Ramalho; http://lattes.cnpq.br/3059800888421594Este trabalho vincula-se ao grupo de estudo denominado “A Ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa”, coordenado pela professora Dra. Zilda Laura Ramalho Paiva, na Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Castanhal e evidencia a importância da ludicidade para o ensino da Língua Portuguesa. Dessa maneira, nossos estudos centram-se nas perspectivas teóricas de Luckesi (2014), Almeida (2007), Fortuna (2011), Fiorin (2012), Duarte el al. (2011) e entre outros. Neste sentido, essa pesquisa tem como objetivo geral refletir sobre a ludicidade em sala de aula, mais precisamente, o jogo pedagógico como instrumento para o desenvolvimento do capital lexical de alunos do Ensino Fundamental; e como objetivos específicos: 1) elaborar um jogo pedagógico para auxiliar no desenvolvimento do capital lexical de alunos do Ensino Fundamental e 2) verificar se os jogos pedagógicos podem proporcionar o desenvolvimento do capital lexical de forma reflexiva. Para alcançar nossos objetivos, desenvolvemos uma pesquisa que se caracteriza como qualitativo-interpretativa de natureza aplicadaTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A ludicidade no ensino e aprendizagem de língua portuguesa: jogos didáticos como estratégia no processo de compreensão de textos(2019-07-22) SANTIAGO, Nazaré do Socorro de Sousa; PAIVA, Zilda Laura Ramalho; http://lattes.cnpq.br/3059800888421594Atualmente, um dos grandes desafios para os professores de Língua Portuguesa é superar a tradicional metodologia de ensino, em que o professor utiliza o livro didático como ferramenta exclusiva no processo educativo. Nesse contexto, as aulas se tornam enfadonhas e os alunos não têm motivação para aprender. Portanto, acreditamos que o trabalho com o lúdico, por meio do jogo didático, pode se revelar como uma ferramenta importante para transformar esse cenário, por possibilitar uma aula mais prazerosa, atrativa e reflexiva. O interesse pela proposta de intervenção para esse trabalho surgiu da problemática observada no período escolar e também acadêmico a respeito da dificuldade no processo de ensino e aprendizagem de leitura. Logo, temos como objetivo geral “refletir sobre o jogo didático como estratégia no processo de ensino e aprendizagem de leitura” e como objetivos específicos: a) elaborar um jogo para auxiliar no processo de compreensão textual; b) verificar se o jogo didático possibilita uma aprendizagem prazerosa, atrativa e reflexiva no trabalho com a compreensão de textos. Para alcançar nossos objetivos, desenvolvemos uma pesquisa do tipo qualitativo-interpretativa de natureza aplicada que está vinculada ao projeto de pesquisa, A ludicidade no ensino e aprendizagem de língua portuguesa, coordenado pela professora Dra. Zilda Laura Ramalho Paiva. Para o embasamento teórico de tal pesquisa, sustentamo-nos em estudos de Luckesi (2014), Menegassi (2010a), Fuza e Menegassi (2017), Solé (1998) entre outros. Para o desenvolvimento do trabalho, seguimos os seguintes passos metodológicos: reflexão sobre ludicidade no espaço escolar, escolha e seleção do gênero fábula, elaboração de um jogo com enfoque nas características dos animais das fábulas, análise e reflexão dos resultados. Os resultados demonstram que o jogo didático elaborado pode possibilitar um trabalho mais significativo no processo de ensino e aprendizagem de leitura, já que a proposta em questão procura estimular a curiosidade, a interação, o raciocínio, a reflexão entre outras ações que acreditamos serem importantes para que esse processo seja mais significativo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) "Teu meu corpo": Max Martins ou o amor das palavras(2019-07-05) ARÁUJO, Jackeline Alves de; AQUINO, André Luís Valadares de; http://lattes.cnpq.br/6154486124272578O presente trabalho é uma análise da função do desdobramento do significante linguístico como corpo no poema, pelo entrelaçamento erótico que se delineia na poética de Max Martins, mais precisamente dos seus aspectos imanentes de uma poético-imagética, poéticosimbólica, poético-ideogrâmica. A teoria erótica que se define na poética de Max, leva em conta a relação do autor-leitor previstos nas estruturas de sedução do texto de Max Martins. Tem-se em jogo, uma operação de linguagem propriamente semiótica, com efeito, nos é útil a teoria do texto desejante de Roland Barthes, uma vez que o autor de O prazer do texto (1973), na relação que estabelece entre linguagem e corpo opera pela finalidade do gozo. O objetivo estético de ilustrar - ultrapassando os limites de forma e conteúdo- a relação erótica das palavras em cópula, da relação entre autor- leitor- texto, as palavras fazem amor.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Poder e memória em infância de Graciliano Ramos(2019-07-22) MOURA, Ida Rosa Soares de; ALVES, Sérgio Afonso Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/1764295577353651Esta pesquisa busca identificar as marcas do exercício da passagem de poder dentro do Romance Infância de Graciliano Ramos, a partir dos estudos Foucaultianos sobre a docilização dos corpos instados pelos processos de punição. As relações da escrita memorialística e de como esse mecanismo de memória permanece e é contada pelo autobiógrafo. Os conectores de compreensões, a eleição e a preservação dos fatos a serem contados; destacando-se a passagem do poder na instituição denominada família e, sobretudo, nas relações sociais. A infância de um menino solitário e confusão em meio a uma família tradicionalíssima e patriarcal e o nascimento do grande escritor. Que traz nas tintas da sua escrita as cores do universo onde nasceu e cresceu docilizado pelas punições e sansões a que era submetido. De uma infância duríssima, no seio de uma numerosa família, as marcas do poder sob a ótica da normatização.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise linguística e o diagnóstico das questões epilinguísticas e metalinguísticas dos alunos do 6º ano do ensino fundamental(2019-07-23) LIMA, Mariélen Ferreira de; PAIVA, Zilda Laura Ramalho; http://lattes.cnpq.br/3059800888421594Este trabalho está vinculado ao Projeto de pesquisa “Práticas de Linguagem e Formação Docente”, à luz da concepção de linguagem como forma de interação. A pesquisa em questão tem por objetivo geral refletir sobre o trabalho com a análise linguística (AL) a partir do gênero discursivo Conto de Fadas de forma a contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa. Traz como objetivos específicos: Elaborar questões de análise linguística a partir do gênero conto de fadas; Analisar de que forma os alunos respondem as questões de análise linguística a partir do gênero conto de fadas. Para isso desenvolvemos uma pesquisa qualitativo-interpretativa, de cunho etnográfico e de natureza aplicada. Além disso, para a realização desse trabalho, adotamos alguns passos metodológicos como: adaptação de uma sequência didática de conto de fadas; elaboração de atividades de análise linguística a partir desse gênero discursivo; aplicação do material junto a alunos do 6º ano. Dessa forma, o trabalho em questão tem como base teórica a perspectiva de Bakhtin/Volochinov (2010), Bakhtin (1997), e de outros autores que seguem essa vertente, como Geraldi (1997), Ohuschi e Paiva (2014). Os resultados apontam para o fato de que: a) os alunos possuem dificuldade em compreender o funcionamento da língua; b) a maioria dos alunos demonstra problemas de leitura, como, por exemplo, compreensão de texto, e isso dificultou que eles respondessem adequadamente as questões epilinguísticas, principalmente aquelas que exigiam compressão global do texto; c) A maioria dos alunos não conseguiu responder as questões metalinguísticas. De maneira geral, os discentes demostraram dificuldade em refletir sobre as regras gramaticais que regem a classe dos adjetivos; d) o ensino de gramática descontextualizado dificulta a compreensão dos alunos para responderem as atividades metalinguísticas; e) os alunos se prendem ao comando das questões e a ideias explicitas no texto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jogos didáticos como instrumento para aprendizagem da ortografia da língua portuguesa: a relação entre oralidade e a escrita(2019-09-27) CABRAL, Francisca Silva Carolino de Jesus; PAIVA, Zilda Laura Ramalho; http://lattes.cnpq.br/3059800888421594O trabalho intitulado “Jogos didáticos como instrumento para aprendizagem da ortografia da Língua Portuguesa: a relação entre oralidade e a escrita” surgiu a partir de discussões realizadas no âmbito do projeto de pesquisa “A ludicidade no ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa”, sob a coordenação da professora Dra. Zilda Paiva. Nesses debates, ressaltou-se o fato de que as dificuldades ortográficas dos alunos acontecem em diferentes níveis de ensino (do básico ao ensino superior) e que a forma como este tema é ensinado nas salas de aula, de maneira geral, não possibilita a reflexão ou a ludicidade. Nesse sentido, abordar esta temática se torna importante devido compreender que as atividades lúdicas podem oferecer aos discentes uma estrutura indispensável para seu desenvolvimento, como: ações na esfera imaginativa, motivações, criatividade e interação com o outro. Assim, definimos como objetivo geral refletir sobre a utilização de jogos didáticos no processo de ensino e de aprendizagem da ortografia de LP e, como objetivos específicos,1) elaborar um jogo didático para auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem da ortografia, 2) verificar se os jogos didáticos podem proporcionar a aprendizagem da ortografia de forma reflexiva. Como forma de alcançar nossos objetivos, desenvolvemos uma pesquisa do tipo qualitativo-interpretativa e de natureza aplicada com base nos teóricos: Teixeira (2008), Oliveira (2009), Lüdke e André (1986) entre outros. Os resultados apontam para o fato de que os jogos educativos sobre a relação oralidade e escrita nas questões de dúvidas ortográficas podem auxiliar no desenvolvimento de uma aprendizagem reflexiva.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo toponímico: uma análise acerca dos topônimos de origem indígena identificados no município de Inhangapi-PA(2018-02-22) FERREIRA, Rafaela Carla de Souza; RODRIGUES, Carmen Lúcia Reis; http://lattes.cnpq.br/2766837148466800; https://orcid.org/0000-0003-2643-1178Este trabalho apresenta uma pesquisa voltada para a Toponímia, disciplina que, inserida na área da Linguística, tem como objeto de estudo os topônimos, isto é, os nomes designados pelo homem para batizar os lugares ou acidentes geográficos. Dessa forma, o presente trabalho tem como principal objetivo analisar e refletir acerca dos topônimos de origem indígena (tupi) que batizam comunidades, ramais, fazendas e igarapés situados no município de Inhangapi-PA, localizado na Mesorregião Nordeste Paraense. Intentamos, a partir daí, descrever a etimologia dos topônimos, a partir dos dicionários etimológicos de Bueno (1998), Sampaio (1987), Tibiriçá (1984, 1985) e Cunha (1998); analisar a sua estrutura morfológica, identificando-os como simples, simples híbrido, composto e composto híbrido; averiguar as mudanças fonéticas e fonológicas dos designativos; e classificá-los segundo o modelo taxionômico desenvolvido por Dick (1990). A metodologia empregada segue as seguintes etapas: levantamento bibliográfico; coleta, seleção e análise dos dados, os quais foram retirados do mapa do município, fornecido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Para a concretização deste trabalho, nos apoiamos nos pressupostos teóricos e metodológicos desenvolvidos por Dick (1990), assim como em outros autores que também desenvolveram seus estudos na área da Toponímia, como Carvalhinhos (2003, 2008), Carvalho (2003, 2010), Isquerdo (2008) e Andrade (2006, 2010). Os resultados obtidos nesta análise mostram que, em se tratando da estrutura morfológica, a maioria dos topônimos apresenta estrutura simples. Já em relação à classificação taxeonômica, evidenciou-se a predominância da taxe Fitotopônimo, a qual reúne os Topônimos de procedência vegetal. Com isso, comprovamos que as características referentes à flora, foram causas motivacionais que mais influenciaram o denominador no processo de nomeação das localidades que fazem parte do município em foco.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A produção textual escrita de alunos do 8º ano: um olhar sobre as condições de produção do texto(2018-12-28) CUNHA, Renata Costa da; PAIVA, Zilda Laura Ramalho; http://lattes.cnpq.br/3059800888421594; OHUSCHI, Márcia Cristina Greco; http://lattes.cnpq.br/3038449011739174O trabalho com a escrita vai muito além da sala de aula, para ser um produtor competente de textos, o aluno precisa, dentre outros aspectos, compreender a função social da escrita. Desse modo, salientamos que o processo de escrita necessita de algumas etapas importantíssimas. Geraldi (1997) salienta cinco condições necessárias para se produzir um texto. O aluno precisa: a) ter um conteúdo para ser explorado (o que dizer); b) ter uma finalidade para a escrita (uma razão para dizer); c) um interlocutor (para quem dizer); d) impor-se diante do que está dito (se constituir enquanto sujeito que diz o que diz para quem diz); e) adequar a fala/escrita (estratégias para realizar a, b, c e d). Este trabalho de Conclusão de Curso, vinculado ao Projeto de Pesquisa “Dialogismo em práticas linguageiras a partir do trabalho com os gêneros discursivos” (UFPA-Castanhal), tem como objetivo geral refletir sobre as condições de produção em textos de alunos, com o intuito de contribuir para a formação de produtores de textos competentes. Propõe os seguintes objetivos específicos: a) caracterizar as condições de produção presentes ou não nos textos dos alunos; b) verificar de que forma o trabalho desenvolvido por meio da SD contribui (ou não) para que as condições de produção sejam comtempladas, de forma significativa, nos textos dos alunos. A metodologia desta investigação, qualitativo-interpretativa, de cunho etnográfico e de natureza aplicada, obteve o seguinte percurso: a) escolha de uma professora da escola básica, b) elaboração de uma SD do gênero discursivo entrevista; c) implementação da SD em uma turma do 8º ano do ensino fundamental final da rede estadual de ensino; d) seleção de três textos para a realização da análise da análise de primeira versão; e) seleção de três textos de segunda versão para uma comparação com as primeiras análises realizadas, f) análise das condições de produção presentes (ou não) nos textos. A pesquisa pauta-se na visão dialógica da linguagem, a partir dos pressupostos teóricos do Círculo de Bakhtin e de pesquisadores que seguem esta vertente. Os resultados demonstram que, nos textos de primeira versão, os alunos contemplam, parcialmente, as condições de produção propostas por Geraldi (1997) e que, nos textos de segunda versão, produzidos após a mediação das professoras estagiárias e após a realização dos bilhetes orientadores, os alunos comtemplam todas as etapas de produção de maneira satisfatória.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A simbologia e as vertentes do fantástico em três casas e um rio, de Dalcídio Jurandir(2018-12-21) SANTOS, Tamirys Santana; BARRETO, Mêrivania Rocha; http://lattes.cnpq.br/1459427386342187Este trabalho detém-se no terceiro romance do ciclo Extremo-Norte de Dalcídio Jurandir: Três casas e um rio. Nele, a partir dos apontamentos de Furtado (2002), investiga-se dois planos imbricados, à saber: o imaginário popular e a simbologia. Portanto, por meio de uma leitura analítica e interpretativa, a pesquisa tem como objetivo geral examinar a simbologia, como mecanismo que articula os significados dos dramas humanos e verificar o imaginário como um aspecto próximo da literatura fantástica. Além deste, tem-se como objetivos específicos: compreender a estrutura simbólica da narrativa e as vertentes fantásticas nos seus ritmos e formas de seus eventos, como fatores-chave de leitura da obra; analisar a configuração da simbologia como mecanismo metafórico marcante, assim como, o processo de fantasia do protagonista, um menino de onze anos, sendo mais um jogo simbólico; verificar no sétimo capítulo da narrativa como se instaura os eventos insólitos. O texto literário de Dalcídio, considerado por muito tempo pela recepção crítica como regionalista, vai além dessa representação. Na referida obra, o marajoara exibe as mazelas sociais e as questões humanas de forma singular e produziu, no capítulo VII, um universo narrativo com manifestações comuns nas vertentes da literatura fantástica. Tais traços são observados, especialmente, nas cenas onde surge o reino de Marinatambalo, lugar que aguça o imaginário dos moradores de Cachoeira e de Alfredo, protagonista do ciclo. A referida pesquisa se faz relevante, porque trará um novo olhar sobre a produção literária de expressão amazônica, através de todo seu aspecto simbólico. Para tanto, o estudo se amparou nas premissas teóricas do conceito de simbolismo a partir de Sigmund Freud (2017), Chevalier e Gheerbrant (2003) e Northrop Frey (1973). E da noção de literatura fantástica de Tzvetan Todorov (2014) e David Roas (2017).