Faculdade de Língua Portuguesa - CCAST
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “Além do amor”, além da poesia: a música da linguagem em Vinicius de Moraes(2018-10-09) MODESTO, Adriel Nadson da Silva; AQUINO, André Luís Valadares de; http://lattes.cnpq.br/6154486124272578O presente trabalho apresenta uma abordagem sobre o tema amoroso na obra de Vinicius de Moraes no que toca a relação entre poesia e música. Essa dialética na obra de Vinicius tem como síntese a vida. Isto é, a poesia pública - palavra cantada - de Vinicius associa de uma maneira inseparável a vida e a arte. A tese principal do estudo: a inconstância é um motor da criação de Vinícius, na medida em que são intercambiáveis as artes, a poesia e a música, a busca amorosa e a melancolia, a vida e a criação. Para tal leitura, foram importantes os ensaios de Eucanaã Ferraz (1991), José Castelo (1991;1994). Para pensar a relação entre as artes, poesia e música, na história, utilizou-se Segismundo Spina (1996), Giuliana Ragusa (2013), Massaud Moisés (1992), entre outros.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alteridade e literatura: compreensões sobre a proposta antropofágica oswaldiana(2018-07-30) MELO, Arlen Maia de; TRUSEN, Sylvia Maria; http://lattes.cnpq.br/1704721088122823O presente trabalho tem como objetivo analisar a proeminência da temática da alteridade e seus desdobramentos na obra O Manifesto Antropófago (1928), de Oswald de Andrade. Para isso, desdobra-se este objetivo geral em especificidades, sendo estas: a necessidade de reconhecer como se configura a relação desse outro/prisioneiro com a figura do sujeito selvagem; compreender a noção de alteridade e a proposta antropofágica na literatura modernista brasileira; refletir sobre o legado deixado pelos estudos modernistas de Oswald de Andrade e como eles se consolidam numa ressignificação atual do homem antropófago. O método utilizado para o desenvolvimento deste trabalho consiste em estudo bibliográfico. Para tanto, utilizam-se os trabalhos de Candido (1997), Fausto (2011), Kiening (2014), Nunes (1979), entre outros estudiosos. A contribuição modernista de Oswald de Andrade e sua produção no cenário literário brasileiro são importantes e significativas para o reconhecimento da identidade nacional. Com isso, a propagação do verdadeiro "homem antropófago" colabora com o pensamento de um Brasil do novo, moderno, e até mesmo, autêntico. Um país constituído pela diferença, mas que muitas vezes foi, e ainda é, marcado pela constante negação deste "outro".Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise linguística e o diagnóstico das questões epilinguísticas e metalinguísticas dos alunos do 6º ano do ensino fundamental(2019-07-23) LIMA, Mariélen Ferreira de; PAIVA, Zilda Laura Ramalho; http://lattes.cnpq.br/3059800888421594Este trabalho está vinculado ao Projeto de pesquisa “Práticas de Linguagem e Formação Docente”, à luz da concepção de linguagem como forma de interação. A pesquisa em questão tem por objetivo geral refletir sobre o trabalho com a análise linguística (AL) a partir do gênero discursivo Conto de Fadas de forma a contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa. Traz como objetivos específicos: Elaborar questões de análise linguística a partir do gênero conto de fadas; Analisar de que forma os alunos respondem as questões de análise linguística a partir do gênero conto de fadas. Para isso desenvolvemos uma pesquisa qualitativo-interpretativa, de cunho etnográfico e de natureza aplicada. Além disso, para a realização desse trabalho, adotamos alguns passos metodológicos como: adaptação de uma sequência didática de conto de fadas; elaboração de atividades de análise linguística a partir desse gênero discursivo; aplicação do material junto a alunos do 6º ano. Dessa forma, o trabalho em questão tem como base teórica a perspectiva de Bakhtin/Volochinov (2010), Bakhtin (1997), e de outros autores que seguem essa vertente, como Geraldi (1997), Ohuschi e Paiva (2014). Os resultados apontam para o fato de que: a) os alunos possuem dificuldade em compreender o funcionamento da língua; b) a maioria dos alunos demonstra problemas de leitura, como, por exemplo, compreensão de texto, e isso dificultou que eles respondessem adequadamente as questões epilinguísticas, principalmente aquelas que exigiam compressão global do texto; c) A maioria dos alunos não conseguiu responder as questões metalinguísticas. De maneira geral, os discentes demostraram dificuldade em refletir sobre as regras gramaticais que regem a classe dos adjetivos; d) o ensino de gramática descontextualizado dificulta a compreensão dos alunos para responderem as atividades metalinguísticas; e) os alunos se prendem ao comando das questões e a ideias explicitas no texto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aula lúdica: o jogo pedagógico como instrumento para o desenvolvimento do capital lexical(2019-07-22) SILVA, Elluane Raissa Oliveira da; PAIVA, Zilda Laura Ramalho; http://lattes.cnpq.br/3059800888421594Este trabalho vincula-se ao grupo de estudo denominado “A Ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa”, coordenado pela professora Dra. Zilda Laura Ramalho Paiva, na Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Castanhal e evidencia a importância da ludicidade para o ensino da Língua Portuguesa. Dessa maneira, nossos estudos centram-se nas perspectivas teóricas de Luckesi (2014), Almeida (2007), Fortuna (2011), Fiorin (2012), Duarte el al. (2011) e entre outros. Neste sentido, essa pesquisa tem como objetivo geral refletir sobre a ludicidade em sala de aula, mais precisamente, o jogo pedagógico como instrumento para o desenvolvimento do capital lexical de alunos do Ensino Fundamental; e como objetivos específicos: 1) elaborar um jogo pedagógico para auxiliar no desenvolvimento do capital lexical de alunos do Ensino Fundamental e 2) verificar se os jogos pedagógicos podem proporcionar o desenvolvimento do capital lexical de forma reflexiva. Para alcançar nossos objetivos, desenvolvemos uma pesquisa que se caracteriza como qualitativo-interpretativa de natureza aplicadaTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A completude do ser: vivendo o amor em “Amor – pois que é palavra essencial” e “Era manhã de setembro” de Drummond(2019-02-15) PEREIRA, Luanna Heloisa Silva; AQUINO, André Luís Valadares de; http://lattes.cnpq.br/6154486124272578O presente trabalho tem por objetivo compreender a maneira de formar o conteúdo sexual em poemas do livro O amor natural de Carlos Drummond de Andrade. Para tanto, levantou-se aspectos gerais da obra do poeta mineiro e aspectos particulares debatidos nos estudos críticos em torno daquele seu livro póstumo. As noções de erotismo, obscenidade e pornografia foram levantadas na teoria literária e cultural para ao fim e ao cabo de uma análise de poemas drummondianos poder classificar e situar a sua criação libertina numa tradição de uso da palavra interdita. A presente leitura dialoga com os ensaios de José Guilherme Merquior, Eliane Moraes, Lynn Hunt, entre outros estudiosos, que permitem entender o recurso às noções de obsceno, erótico e pornográfico na história da literatura e do pensamento. A poesia de Drummond joga com as noções de obsceno, pornográfico e erótico de uma maneira cambiante e inquieta (uma inquietude na poesia de Drummond, como defende Antonio Candido), elevando a linguagem libertina, desempenhando no leitor uma função de formação do desejo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Conjunções na estrutura do texto: um estudo do uso de conectivos em textos dissertativo-argumentativos(2019-09-02) SILVA, Eric de Jesus da; FREITAS, Simone Negrão de; http://lattes.cnpq.br/7636553045346872O presente estudo investigou o uso de conectivos do tipo conjunção em textos dissertativo-argumentativos, com o objetivo de verificar aspectos quantitativos e qualitativos dessas ocorrências, como os padrões de uso. O problema aqui abordado encaixa-se no campo teórico dos estudos da língua em uso, surgidos em meados dos anos 1960, cujo quadro conceitual e metodológico continua sendo bastante produtivo para os estudos do texto (MODESTO, 2006), muito aplicados à descrição linguística e à educação. Na revisão da literatura, incluiu-se o estudo da taxonomia de conectivos e conjunções, segundo Houaiss (2001), Villar (2001), Castilho (2017), Cunha (2017) e Savioli (2007); bem como o ponto de vista de Koch (2017) e outros, que consideram que os conectivos do tipo conjunção impactam de forma importante na construção do sentido no texto. Utilizou-se como corpus 10 redações escolhidas aleatoriamente do banco de dados de 1000 redações do projeto de pesquisa “Avaliação automática de respostas a questões não-objetivas através de métodos inteligentes”, UFPA, 2017- 2018. As redações foram seccionadas de acordo com a estrutura organizacional do texto dissertativo-argumentativo, como descrita por Fiorin (2018): introdução, desenvolvimento e conclusão; em cada seção, uma vez identificadas as ocorrências de conjunções, foi isolado o período de cada ocorrência de forma a observarem-se, em cada caso, aspectos da coerência da construção. Foram construídas tabelas e gráficos, que permitiram apreciar achados qualitativos e quantitativos. Os resultados apontaram que as conjunções ocorrem com maior frequência no desenvolvimento das redações e, com frequência mais baixa, na conclusão, seguida da introdução; foram frequentes ocorrências das formas “quando”, “mas”, “pois”, “contudo”, “portanto”, “também” e “ou...ou”. Por fim, considerou-se que os períodos isolados, em geral, estão de acordo com condições de coerência local; quanto à coerência global, certos usos de conjunções conclusivas indicaram sentido de causa, justificativa, consequência e retomada, apontando para a multifuncionalidade desses conectivos textuais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino de língua portuguesa na modalidade escrita: práticas docentes através da visão de alunos surdos(2019-06-18) MELO, Elaine Aragão da Silva; ARAÚJO, Mara Cristina Lopes Silva; http://lattes.cnpq.br/8650957521962537; FARO, Rubens Alexandre de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1447087682728044Este trabalho discute as práticas de ensino da língua portuguesa a partir da visão de alunos surdos. Para compreendermos melhor, faremos um percurso pela história do ensino de língua materna, abordando os principais pensamentos acerca da linguagem e relacionando-os com as práticas docentes de cada época, tanto para ouvintes quanto para surdos. Após estas abordagens discorreremos, de maneira resumida, sobre as principais leis de inclusão, enfatizando seus pontos principais. A pesquisa se caracteriza como exploratória, com uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, na qual foram entrevistados 4 alunos surdos que concluíram o ensino médio em períodos diferentes. A partir das contribuições de autores, como, Volochinov e Bakhtin (2006); Lodi (2005); Zanini (1999); entre outros, analisaremos os dados coletados, dando ênfase na forma como as teorias educacionais, voltadas para o ensino de língua portuguesa na modalidade escrita, estavam sendo empregadas. Levaremos em consideração também, durante as análises, se as leis de inclusão, efetivadas no Brasil, estão sendo praticadas nas escolas inclusivas, pois percebe-se inúmeras dificuldades que os alunos surdos enfrentam para compreender os conteúdos da disciplina de língua portuguesa, principalmente na modalidade escrita. Percebe-se, através das respostas às indagações que, mesmo com novas metodologias de ensino criadas, leis que defendem a acessibilidade na comunicação e que exigem qualificação do profissional para atuar em escolas inclusivas, alunos ainda enfrentam barreiras que deixam lacunas no seu aprendizado. Essas barreiras começam a existir desde o primeiro contato do surdo com a família e perpassam sua trajetória escolar, prejudicando o aprendizado e deixando marcas de carência na alfabetização.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido Um estudo sobre os topônimos de etimologia não tupi no município de Inhangapi-PA(2018-02-22) COLARES, Eluanne Alessandra de Azevedo; RODRIGUES, Carmen Lúcia Reis; http://lattes.cnpq.br/2766837148466800; https://orcid.org/0000-0003-2643-1178Este trabalho, apresenta um estudo acerca da análise dos topônimos de etimologia não tupi do município de Inhangapi-Pa, tendo como objeto de estudo as comunidades do referido município. Para tanto, propõe-se como objetivo geral é analisar os topônimos de etimologia não tupi que nomeiam as comunidades do município de Inhangapi-Pa, situado ao norte do município de Castanhal. E como objetivos específicos: busca-se descrever a etimologia dos topônimos de origem não tupi do município de Inhangapi-Pa, levando em consideração os dicionários etimológicos de Bechara (2011); Cunha (2010); Guerios (1973) e Machado (1984). Apresentar a descrição morfológica dos topônimos e Classificar os designativos pesquisados de acordo com a classificação taxeonômica sugerida por Dick (1990). O trabalho está fundamentado na perspectiva teórica de Dick (1990) e em trabalhos pesquisados que seguem a mesma linha de pesquisa teórico-metodológica na área da pesquisa toponímica, como Andrade (2006), Dargel e Ribeiro (2014), entre outros. Para o desenvolvimento do trabalho, foram seguidas algumas etapas, a saber: a) a identificação e a seleção do objeto de estudo; b) a análise etimológica; c) análise estrutural e d) classificação toponímica, ancorada na proposta de Dick (1990). A partir dos resultados da pesquisa, a estrutura morfológica mais recorrente foi a composta, dentre os 20 topônimos analisados. Em se tratando da classificação taxeonômica, a taxe mais produtiva foi do hodotopônimo, tendo relação semântica as vias de comunicação rural ou urbana, sendo de natureza Antropo-cultural. Isso mostra que a cultura do homem local, foi a base para o ato de nomeação das referidas comunidades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo toponímico: uma análise acerca dos topônimos de origem indígena identificados no município de Inhangapi-PA(2018-02-22) FERREIRA, Rafaela Carla de Souza; RODRIGUES, Carmen Lúcia Reis; http://lattes.cnpq.br/2766837148466800; https://orcid.org/0000-0003-2643-1178Este trabalho apresenta uma pesquisa voltada para a Toponímia, disciplina que, inserida na área da Linguística, tem como objeto de estudo os topônimos, isto é, os nomes designados pelo homem para batizar os lugares ou acidentes geográficos. Dessa forma, o presente trabalho tem como principal objetivo analisar e refletir acerca dos topônimos de origem indígena (tupi) que batizam comunidades, ramais, fazendas e igarapés situados no município de Inhangapi-PA, localizado na Mesorregião Nordeste Paraense. Intentamos, a partir daí, descrever a etimologia dos topônimos, a partir dos dicionários etimológicos de Bueno (1998), Sampaio (1987), Tibiriçá (1984, 1985) e Cunha (1998); analisar a sua estrutura morfológica, identificando-os como simples, simples híbrido, composto e composto híbrido; averiguar as mudanças fonéticas e fonológicas dos designativos; e classificá-los segundo o modelo taxionômico desenvolvido por Dick (1990). A metodologia empregada segue as seguintes etapas: levantamento bibliográfico; coleta, seleção e análise dos dados, os quais foram retirados do mapa do município, fornecido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Para a concretização deste trabalho, nos apoiamos nos pressupostos teóricos e metodológicos desenvolvidos por Dick (1990), assim como em outros autores que também desenvolveram seus estudos na área da Toponímia, como Carvalhinhos (2003, 2008), Carvalho (2003, 2010), Isquerdo (2008) e Andrade (2006, 2010). Os resultados obtidos nesta análise mostram que, em se tratando da estrutura morfológica, a maioria dos topônimos apresenta estrutura simples. Já em relação à classificação taxeonômica, evidenciou-se a predominância da taxe Fitotopônimo, a qual reúne os Topônimos de procedência vegetal. Com isso, comprovamos que as características referentes à flora, foram causas motivacionais que mais influenciaram o denominador no processo de nomeação das localidades que fazem parte do município em foco.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As formas do mal nas galáxias de Haroldo de Campos(2019-07-18) MOURA, Naedson Rodrigues; AQUINO, André Luís Valadares de; http://lattes.cnpq.br/6154486124272578Este estudo resultou de uma pesquisa intitulada As formas do mal nas Galáxias de Haroldo de Campos que teve como principal objetivo analisar as obras Galáxias (2004) e Un coup de dés (2006) no sentido de averiguar a hipótese de uma tradução literária, e como objetivos secundários caracterizar a dissipação da autoria do texto. Além disso, analisar a presença de um modo operante do mal presente na tradução literária e verificar até que ponto Haroldo de Campos é submisso a Mallarmé na poesia. Dessa forma, foi realizada uma análise de dados, com caráter qualitativo, das obras Galáxias, de Haroldo de Campos, e Un coup de dés, do poeta francês Stéphane Mallarmé. Os resultados foram analisados à luz dos teóricos, como Walter Benjamin, o próprio Haroldo de Campos e Augusto de Campos, além de críticos, citados durante o trabalho, que discutem a temática investigada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Desconhecido A intervenção docente no processo de produção textual: uma análise sobre as práticas de professores em formação inicial do curso de Língua Portuguesa(2017-09-29) BARBOSA, Patrícia Negrão; PAIVA, Zilda Laura Ramalho; http://lattes.cnpq.br/3059800888421594Há muito tempo, estudantes do ensino básico vem demonstrando dificuldades em utilizar a língua escrita para expressar-se, no entanto, essa dificuldade relacionada à escrita não é só dos alunos, também o professor encontra dificuldades, mas do outro lado do processo textual, isto é, no processo de correção dos textos produzidos em sala de aula. Nesse sentido, para compreender como o professor em formação inicial intervém nos textos dos alunos, realizamos uma pesquisa qualitativo-interpretativa de cunho etnográfico e de natureza aplicada, cujo objetivo geral é “refletir sobre o processo de produção textual a partir das intervenções dos mediadores, professores em formação”; os objetivos específicos são: identificar os tipos de intervenção realizados nos textos dos alunos; verificar que modificações são realizadas pelos alunos a partir das intervenções; e verificar a linguagem utilizada pelos corretores durante a intervenção. Para alcançar nossos objetivos, desenvolvemos, durante a disciplina de Estágio Supervisionado do Ensino Médio, a aplicação de uma Sequência Didática (SD) em formato de Minicurso, em uma escola Estadual da cidade de Castanhal-Pa. No decorrer da aplicação, realizamos observações e anotações acerca das atividades em sala, referentes às atividades da SD, as conversas com alunos e professores, além de selecionarmos os textos para análise. Como referencial teórico, tomamos Bakhtin (2014), Geraldi (2012), Passarelii (2012), Ruiz (2015), Sercundes (2004), Travaglia (1996), Menegassi (2010), entre outros autores. A partir das tipologias de correção apresentadas por Ruiz (2015), observamos, durante a análise de dados, que os professores utilizaram em maior frequência a correção indicativa; quanto à resposta dos alunos às intervenções no processo de reescrita, na maioria dos dados os alunos buscaram seguir as correções, mas demonstraram dificuldades ao reescrever o texto deixando alguns problemas sem correção, cometendo novos erros na reescrita. O que nos levou a refletir que a dificuldade na reescrita está relacionada ao tipo de linguagem utilizada pelos professores no processo da correção, visto que, as informações acrescentadas nos textos estavam voltadas para os termos gramaticais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jogos didáticos como instrumento para aprendizagem da ortografia da língua portuguesa: a relação entre oralidade e a escrita(2019-09-27) CABRAL, Francisca Silva Carolino de Jesus; PAIVA, Zilda Laura Ramalho; http://lattes.cnpq.br/3059800888421594O trabalho intitulado “Jogos didáticos como instrumento para aprendizagem da ortografia da Língua Portuguesa: a relação entre oralidade e a escrita” surgiu a partir de discussões realizadas no âmbito do projeto de pesquisa “A ludicidade no ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa”, sob a coordenação da professora Dra. Zilda Paiva. Nesses debates, ressaltou-se o fato de que as dificuldades ortográficas dos alunos acontecem em diferentes níveis de ensino (do básico ao ensino superior) e que a forma como este tema é ensinado nas salas de aula, de maneira geral, não possibilita a reflexão ou a ludicidade. Nesse sentido, abordar esta temática se torna importante devido compreender que as atividades lúdicas podem oferecer aos discentes uma estrutura indispensável para seu desenvolvimento, como: ações na esfera imaginativa, motivações, criatividade e interação com o outro. Assim, definimos como objetivo geral refletir sobre a utilização de jogos didáticos no processo de ensino e de aprendizagem da ortografia de LP e, como objetivos específicos,1) elaborar um jogo didático para auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem da ortografia, 2) verificar se os jogos didáticos podem proporcionar a aprendizagem da ortografia de forma reflexiva. Como forma de alcançar nossos objetivos, desenvolvemos uma pesquisa do tipo qualitativo-interpretativa e de natureza aplicada com base nos teóricos: Teixeira (2008), Oliveira (2009), Lüdke e André (1986) entre outros. Os resultados apontam para o fato de que os jogos educativos sobre a relação oralidade e escrita nas questões de dúvidas ortográficas podem auxiliar no desenvolvimento de uma aprendizagem reflexiva.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jogos educativos como ferramenta de aprendizagem da acentuação tônica da língua portuguesa(2019-07-22) SILVA, Maria Luana Viana da; PAIVA, Zilda Laura Ramalho; http://lattes.cnpq.br/3059800888421594Este trabalho encontra-se vinculado ao Projeto de pesquisa “A Ludicidade no processo de ensino e de aprendizagem da Língua Portuguesa” (UFPA-Campus Castanhal) e aborda a importância da construção de instrumentos lúdicos para o ensino da Língua Portuguesa. Para tanto, usamos como base teórica os pressupostos de Almeida (2003, 2007), Bechara (2017), Cunha (2017), Fortuna (2011), Luckesi (2014), Kishimoto (2001), Lee (1997), Ney (2012), entre outros. Nesse sentido, temos como objetivo geral refletir sobre a utilização de jogos educativos no processo de ensino e de aprendizagem da acentuação tônica da Língua Portuguesa; e como objetivos específicos: 1) Elaborar um jogo educativo para auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem da acentuação tônica; 2) Verificar se os jogos educativos podem proporcionar a aprendizagem da acentuação tônica de forma reflexiva. Dessa forma, nossos procedimentos metodológicos estão pautados numa pesquisa do tipo qualitativo-interpretativa e de natureza aplicada com base nos teóricos: Gil (2006), Lüdke e André (1986) e Ohuschi (2006). Dentre os resultados alcançados, destaca-se a constatação de que por meio dos jogos educativos há a facilitação da aprendizagem do assunto acentuação tônica, além da interação prazerosa e reflexiva.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O legado de Vicente Sales: critérios e métodos de abordagem literária em seu chão(2017-12-29) COSTA, Márcio Bruno Reis da; AQUINO, André Luís Valadares de; http://lattes.cnpq.br/6154486124272578Esta pesquisa tem por objetivo identificar os critérios e os métodos de análise da literatura e da vida amazônica na obra de crítica literária de Vicente Salles, intelectual paraense de atuação científica multifacetada do ponto de vista disciplinar. Para tanto, o ponto de partida é um de seus ensaios mais conhecidos no meio acadêmico/literário, o Chão de Dalcídio (1978), com o intuito de identificar qual a herança deixada por Vicente Salles para os estudos da literatura no Pará. Para tal empreendimento, o aporte teórico consistiu na Estética da Recepção, escola de teoria literária que visou destacar a atividade de leitura historicamente constituída, basicamente os volumes publicados no Brasil sob os seguintes títulos: A História da literatura como provocação à Teoria literária (2002), de Hans Robert Jauss; A literatura e o leitor (2002), org. de Luiz Costa Lima; e Estética da Recepção e História da Literatura (1989), de Regina Zilberman. Sobre a obra de Vicente Salles, foram úteis os estudos de Karla Aléssio Oliveto, dissertação de mestrado Vicente Salles: trajetória pessoal e procedimentos de pesquisa em Música (2007); e os estudos de Roseane Silveira de Souza, artigo Vicente Juarimbu Salles (1931-2013): o tempo vence o homem, não a obra (2013), entre outros. Levanta-se que os principais critérios de Vicente Salles em seu Chão são os elementos locais da Amazônia paraense e a apropriação do material folclórico observado pelo crítico no romance de Dalcídio Jurandir; os métodos são híbridos e interdisciplinares, operam uma dialética entre o estético e sociológico, tipo de operação da crítica literária mais importante do século XX, na medida em que, por esse método, a história é analisada no seio da linguagem e os processos sociais são analisados em processo de formalização estética.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A literatura como lugar de memória: uma análise da obra “a máquina de fazer espanhóis,” de Valter Hugo Mãe(2019-06-26) PANTOJA, Edirlene Costa; BARRETO, Mêrivania Rocha; http://lattes.cnpq.br/1459427386342187Em a máquina de fazer espanhóis a narrativa se constrói a partir do ponto de vista do narrador memorialista, António Jorge Silva, no momento em que este se vê abandonado pelos filhos após a morte da esposa. No intuito de preservar a identidade, o velho homem passa a narrar suas memórias e escutar as memórias de outros velhos homens que se encontram no asilo na mesma situação que ele, os outros “Silvas”. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo analisar o papel da memória no romance a máquina de fazer espanhóis de Valter Hugo Mãe. Para tanto, partimos da seguinte pergunta de pesquisa: até que ponto a memória individual reflete em um conjunto de memórias coletivas das vivências dos idosos do lar? Para responder a essa questão, realizamos uma pesquisa cujo objetivo geral é: analisar o papel da memória na narrativa a máquina de fazer espanhóis de Valter Hugo Mãe, e os respectivos objetivos específicos: identificar o papel da memória individual; estabelecer a inter-relação entre memória individual e memória coletiva; apontar a confluência entre memória individual e coletiva para a reconstrução de um passado comum aos personagens do romance. Esta pesquisa tem como embasamento teórico Benjamim (1987), Derrida (1997), Derrida (2001), Freud (1976), Halbwachs (2003), Ricouer (2007), entre outros. O percurso metodológico utilizado na pesquisa foi de caráter bibliográfico. A análise aponta para a memória, na narrativa de ficção, como elemento fundamental para a compreensão de um passado coletivo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A ludicidade no ensino e aprendizagem de língua portuguesa: jogos didáticos como estratégia no processo de compreensão de textos(2019-07-22) SANTIAGO, Nazaré do Socorro de Sousa; PAIVA, Zilda Laura Ramalho; http://lattes.cnpq.br/3059800888421594Atualmente, um dos grandes desafios para os professores de Língua Portuguesa é superar a tradicional metodologia de ensino, em que o professor utiliza o livro didático como ferramenta exclusiva no processo educativo. Nesse contexto, as aulas se tornam enfadonhas e os alunos não têm motivação para aprender. Portanto, acreditamos que o trabalho com o lúdico, por meio do jogo didático, pode se revelar como uma ferramenta importante para transformar esse cenário, por possibilitar uma aula mais prazerosa, atrativa e reflexiva. O interesse pela proposta de intervenção para esse trabalho surgiu da problemática observada no período escolar e também acadêmico a respeito da dificuldade no processo de ensino e aprendizagem de leitura. Logo, temos como objetivo geral “refletir sobre o jogo didático como estratégia no processo de ensino e aprendizagem de leitura” e como objetivos específicos: a) elaborar um jogo para auxiliar no processo de compreensão textual; b) verificar se o jogo didático possibilita uma aprendizagem prazerosa, atrativa e reflexiva no trabalho com a compreensão de textos. Para alcançar nossos objetivos, desenvolvemos uma pesquisa do tipo qualitativo-interpretativa de natureza aplicada que está vinculada ao projeto de pesquisa, A ludicidade no ensino e aprendizagem de língua portuguesa, coordenado pela professora Dra. Zilda Laura Ramalho Paiva. Para o embasamento teórico de tal pesquisa, sustentamo-nos em estudos de Luckesi (2014), Menegassi (2010a), Fuza e Menegassi (2017), Solé (1998) entre outros. Para o desenvolvimento do trabalho, seguimos os seguintes passos metodológicos: reflexão sobre ludicidade no espaço escolar, escolha e seleção do gênero fábula, elaboração de um jogo com enfoque nas características dos animais das fábulas, análise e reflexão dos resultados. Os resultados demonstram que o jogo didático elaborado pode possibilitar um trabalho mais significativo no processo de ensino e aprendizagem de leitura, já que a proposta em questão procura estimular a curiosidade, a interação, o raciocínio, a reflexão entre outras ações que acreditamos serem importantes para que esse processo seja mais significativo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) “Memórias de um sobrevivente” de Luiz Alberto Mendes: relações de poder e autobiografia(2018-11-13) MELO, Solange de Jesus Neves; ALVES, Sérgio Afonso Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/1764295577353651Este trabalho pretende demonstrar as relações de poder na narrativa, Memórias de um sobrevivente (2009), de Luiz Alberto Mendes. Nesta perspectiva, buscou-se apoio teórico no filósofo francês Michel Foucault, com ênfase no livro Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão (2014). Deste modo, se realizou uma breve contextualização sobre a evolução do poder punitivo na sociedade, partindo desde a Idade Média até a era moderna, no intuito de mostrar como as formas de exercer o poder foram se transformando até chegar ao método mais comum de punição que é a prisão, no interior de uma sociedade que ficou conhecida como disciplinadora, uma vez que nela o corpo se transforma em objeto e alvo de poder. Assim, pôde-se refletir, por um lado, sobre como as relações sociais estão permeadas de relações de poder, e sobre como, por outro lado, estas se constituem em relações de forças que estão disseminadas por todo o tecido social, ainda que para muitas pessoas as mesmas possam passar despercebidas. Tais relações se fazem presentes na obra de Luiz Alberto Mendes no que tange a certas instituições sociais que se utilizarão de diferentes mecanismos ou instrumento de poder no intuito de controlar e moldar a conduta do sujeito. Outro aspecto enfocado neste trabalho está relacionado à leitura do romance enquanto pertencente ao gênero autobiográfico. Para essa reflexão, recorremos à obra O pacto autobiográfico (2014), de Philippe Lejeune, primando pelos traços que caracterizam a narrativa Memórias de um sobrevivente como pertencente ao gênero discutido.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os nomes de escolas municipais na cidade de Igarapé-Açu: um estudo toponímico(2019-10-17) LIMA, Maria Leane do Espirito Santo; RODRIGUES, Carmen Lúcia Reis; http://lattes.cnpq.br/2766837148466800; https://orcid.org/0000-0003-2643-1178A toponímia, ciência que estuda os nomes próprios de lugares, se desponta como uma das mais importantes áreas linguísticas atuantes na recuperação de histórias vivas de nomes de comunidades, escolas, rios. Traz consigo o conhecimento histórico, social e cultural de uma região. Neste trabalho, propomo-nos a fazer um estudo toponímico dos nomes escolares da cidade de Igarapé-Açu, alcançando sua história social contida na toponímia do lugar. Objetivamos, neste trabalho, apresentar o levantamento dos nomes das escolas municipais de Igarapé-açu, incluindo duas creches e duas unidades municipais de ensino; identificar a etimologia desses nomes; analisar a estrutura morfológica; e realizar a classificação taxeonômica dos referidos topônimos segundo as taxeonomias de Dick (1990a, 1990b). A fim de ampliar as discussões a respeito da toponímia, este trabalho justifica-se pela necessidade de um maior conhecimento da toponímia da região Igarapé-açuense, já que, quase não existem trabalhos referentes a essa área de estudo na referida região. Para a fundamentação teórica da pesquisa, seguiu-se os referenciais teórico-metodológicos propostos por Dick (1990a, 1990b), pesquisadora que embasa grande parte da pesquisa, incluindo-se também, Andrade (2006), Antiqueira (2010), Gomes Neta (2016), Isquerdo (2006), Maeda (2006) e Zamariano (2012). O método utilizado para o levantamento do corpus, foi o da consulta documental realizada junto ao banco de dados da SEMED_ Secretaria Municipal de Educação e o IBGE_ Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A análise dos dados nos revelou que a maioria dos nomes escolares pertencem às taxes dos antropotopônimos, aqueles topônimos relativos aos nomes próprios de pessoas, e a maior parte de natureza é antropocultural, o que indica os traços socioculturais da identidade do povo igarape-açuense. Acreditamos que os nomes próprios individuais refletem a forma de reverenciar alguém que tinha ligação com o local a ser nomeado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Poder e memória em infância de Graciliano Ramos(2019-07-22) MOURA, Ida Rosa Soares de; ALVES, Sérgio Afonso Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/1764295577353651Esta pesquisa busca identificar as marcas do exercício da passagem de poder dentro do Romance Infância de Graciliano Ramos, a partir dos estudos Foucaultianos sobre a docilização dos corpos instados pelos processos de punição. As relações da escrita memorialística e de como esse mecanismo de memória permanece e é contada pelo autobiógrafo. Os conectores de compreensões, a eleição e a preservação dos fatos a serem contados; destacando-se a passagem do poder na instituição denominada família e, sobretudo, nas relações sociais. A infância de um menino solitário e confusão em meio a uma família tradicionalíssima e patriarcal e o nascimento do grande escritor. Que traz nas tintas da sua escrita as cores do universo onde nasceu e cresceu docilizado pelas punições e sansões a que era submetido. De uma infância duríssima, no seio de uma numerosa família, as marcas do poder sob a ótica da normatização.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A produção textual escrita de alunos do 8º ano: um olhar sobre as condições de produção do texto(2018-12-28) CUNHA, Renata Costa da; PAIVA, Zilda Laura Ramalho; http://lattes.cnpq.br/3059800888421594; OHUSCHI, Márcia Cristina Greco; http://lattes.cnpq.br/3038449011739174O trabalho com a escrita vai muito além da sala de aula, para ser um produtor competente de textos, o aluno precisa, dentre outros aspectos, compreender a função social da escrita. Desse modo, salientamos que o processo de escrita necessita de algumas etapas importantíssimas. Geraldi (1997) salienta cinco condições necessárias para se produzir um texto. O aluno precisa: a) ter um conteúdo para ser explorado (o que dizer); b) ter uma finalidade para a escrita (uma razão para dizer); c) um interlocutor (para quem dizer); d) impor-se diante do que está dito (se constituir enquanto sujeito que diz o que diz para quem diz); e) adequar a fala/escrita (estratégias para realizar a, b, c e d). Este trabalho de Conclusão de Curso, vinculado ao Projeto de Pesquisa “Dialogismo em práticas linguageiras a partir do trabalho com os gêneros discursivos” (UFPA-Castanhal), tem como objetivo geral refletir sobre as condições de produção em textos de alunos, com o intuito de contribuir para a formação de produtores de textos competentes. Propõe os seguintes objetivos específicos: a) caracterizar as condições de produção presentes ou não nos textos dos alunos; b) verificar de que forma o trabalho desenvolvido por meio da SD contribui (ou não) para que as condições de produção sejam comtempladas, de forma significativa, nos textos dos alunos. A metodologia desta investigação, qualitativo-interpretativa, de cunho etnográfico e de natureza aplicada, obteve o seguinte percurso: a) escolha de uma professora da escola básica, b) elaboração de uma SD do gênero discursivo entrevista; c) implementação da SD em uma turma do 8º ano do ensino fundamental final da rede estadual de ensino; d) seleção de três textos para a realização da análise da análise de primeira versão; e) seleção de três textos de segunda versão para uma comparação com as primeiras análises realizadas, f) análise das condições de produção presentes (ou não) nos textos. A pesquisa pauta-se na visão dialógica da linguagem, a partir dos pressupostos teóricos do Círculo de Bakhtin e de pesquisadores que seguem esta vertente. Os resultados demonstram que, nos textos de primeira versão, os alunos contemplam, parcialmente, as condições de produção propostas por Geraldi (1997) e que, nos textos de segunda versão, produzidos após a mediação das professoras estagiárias e após a realização dos bilhetes orientadores, os alunos comtemplam todas as etapas de produção de maneira satisfatória.