Faculdade de Engenharia da Computação - CCAST

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 61
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Modelagem e implementação de um ambiente simulado para atendimento ao cliente de uma plataforma de gestão de imóveis
    (2025-09-16) NASCIMENTO, Karol Wojtyla Sousa; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; https://orcid.org/0000-0001-7724-6082
    O atendimento ao cliente é um fator estratégico para empresas de base tecnológica, sobretudo em plataformas digitais de gestão de imóveis por temporada, nas quais a eficiência do suporte impacta diretamente a experiência do usuário. Muitas vezes, a equipe de atendimento não possui aparatos técnicos suficientes para reproduzir problemas relatados, o que gera atrasos, sobrecarga nos times de desenvolvimento e insatisfação dos clientes. Diante desse cenário, este trabalho apresenta a modelagem e implementação de um ambiente simulado capaz de reproduzir a perspectiva do cliente de forma segura, eliminando a necessidade de acesso direto às suas credenciais e garantindo conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Apesquisa é classificada como aplicada, de natureza exploratória, experimental e descritiva. O desenvolvimento da solução foi guiado por um levantamento de requisitos junto ao suporte técnico, culminando na criação da ferramenta “Perspectiva do Anfitrião”. Essa ferramenta foi implementada utilizando React e TypeScript no front-end, Django e PostgreSQL no back-end, além de Docker e Amazon Web Services (AWS) para provisionamento. O sistema opera em modo somente visualização, permitindo ao suporte acessar a interface da aplicação exatamente como o cliente, sem riscos de manipulação indevida. Os resultados mostraram que a ferramenta proporciona ganhos em eficiência e objetividade, permitindo diagnósticos mais ágeis, redução no tempo de resposta e encaminhamentos mais claros ao time técnico. Recursos como autenticação via credenciais institucionais, pesquisa de anfitriões, lista de favoritos e visualização mobile ampliaram a usabilidade. Constatou-se ainda a mitigação de riscos relacionados à privacidade, uma vez que não há uso de credenciais reais. Conclui-se que a solução desenvolvida contribui para melhorar a qualidade do suporte em empresas de gestão de imóveis por temporada, podendo servir como modelo para outras organizações que demandem ambientes simulados seguros e eficazes.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Rede neural convolucional EfficientNet: uma proposta de classificação de fogo usando tranferência de aprendizado
    (2025-09-15) MELO, Ítalo José da Silva; FERREIRA JUNIOR, José Jailton Henrique; http://lattes.cnpq.br/9031636126268760
    O crescimento alarmante das queimadas no Brasil, em 2024, reforça a urgência de sistemas automáticos de detecção de incêndios em tempo real. Este trabalho propõe um classificador binário baseado na arquitetura EfficientNet, pré-treinada no ImageNet e ajustada por fine-tuning, utilizando técnicas de transfer learning e data augmentation. O modelo foi treinado e avaliado em um conjunto de dados público, obtendo acurácia de 98% e revocação de 100% para a classe fogo, garantindo que nenhum caso de incêndio passasse despercebido. Os resultados confirmam a robustez e a leveza da solução, que se mostra adequada para integração em dispositivos embarcados e aplicações de alerta precoce. Apontam-se, como trabalhos futuros, a expansão das bases de dados, a redução de falsos positivos e a realização de testes em cenários de campo para validação prática.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Sistema inteligente residencial com IA e IoT para apoio à tomada de decisão baseada em alertas metereológicos contextuais
    (2026-02-22) COELHO, Gabriel da Silva Oliveira; GOMES, Evelin Helena Cardoso; http://lattes.cnpq.br/5388902706205997; https://orcid.org/0000-0001-6569-4638
    Este trabalho propõe um sistema residencial inteligente baseado em Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial voltado à antecipação de even tos de precipitação em escala local. Diferentemente de previsões meteorológi cas regionais e de modelos orientados exclusivamente a métricas globais de acurácia, a abordagem proposta prioriza a utilidade decisória do alerta em ambientes residenciais. O sistema integra sensores ambientais de baixo custo, processamento temporal por meio de redes neurais recorrentes e análise ori entada a eventos, comparando um modelo de referência(MR), um modelo de previsão de curtíssimo prazo(MCP) e um modelo baseado em eventos (MBE). Os resultados indicam que, embora MBE apresente um desempenho estatístico global inferior, ele demonstrou maior capacidade de antecipação e maior sensi bilidade a padrões atmosféricos antecedentes à ocorrência de chuva, alertando corretamente 3 dos 5 eventos de precipitação, enquanto MR e MCP geraram, 1 e nenhum alertas uteis, respectivamente, o que indica que abordagens tempo rais e contextuais se mostram mais adequadas para aplicações residenciais de alerta do que modelos focados exclusivamente em precisão numérica.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Uso de IA generativa para análise de tráfego de rede local
    (2025-08-27) OLIVEIRA, Felipe Sousa de; FERREIRA JUNIOR, José Jailton Henrique; Lates: http://lattes.cnpq.br/9031636126268760
    Este trabalho investiga a aplicação de modelos de Inteligência Ar tificial Generativa (IAG) na análise de tráfego de rede local, com o objetivo de identificar comportamentos anormais durante o uso de serviços convencio nais. A pesquisa envolve a coleta e o tratamento de dados de tráfego simulados, utilizando serviços diversos para representar cenários reais. Em seguida, os dados são analisados por diferentes modelos de IAG, como ChatGPT, DeepSeek e Gemini, com o intuito de avaliar sua eficácia na detecção de anomalias. A proposta visa explorar o uso acessível dessas ferramentas por usuários com co nhecimentos básicos em redes, sem depender exclusivamente de especialistas. Os resultados buscam indicar qual modelo apresenta melhor desempenho na tarefa de identificação de tráfego malicioso, contribuindo para soluções práticas e acessíveis no campo da segurança de redes.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Análise comparativa de arquiteturas de aprendizado profundo na classificação de tumores cerebrais
    (2026-01-28) COSTA, Edriane do Socorro Silva; FERREIRA JUNIOR, José Jailton Henrique; http://lattes.cnpq.br/9031636126268760
    Este trabalho apresenta uma análise comparativa de arquiteturas de CNNs aplicadas `a classificação de tumores cerebrais em imagens de res sonância magnética. Foram avaliados um modelo genérico e modelos baseados em transfer learning, utilizando as arquiteturas VGG16 e ResNet101. O conjunto de dados passou por etapas de pré-processamento e aumento de dados, sendo os modelos avaliados por métricas como acurácia, precisão, revocação e F1-score. Os resultados demonstraram elevado desempenho das abordagens propostas, com destaque para a arquitetura ResNet101. Os achados evidenciam o potencial do aprendizado profundo como ferramenta de apoio ao diagnóstico assistido por computador.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aprendizagem lúdica e desenvolvimento de habilidades em crianças autistas por meio de jogos digitais no Scratch
    (2025-09-15) COSTA, Felipe Cavalcante da; CARVALHO, Tássio Costa de; http://lattes.cnpq.br/4772364162256162
    Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um jogo educativo digital sobre dinossauros, elaborado na plataforma Scratch, voltado para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A proposta busca unir conteúdos de ciências naturais ao ensino inclusivo, utilizando recursos lúdicos e acessíveis que estimulem habilidades cognitivas como atenção, memória, categorização e sequência lógica. O jogo foi projetado com base em princípios de design inclusivo e aprendizagem significativa, considerando as necessidades específicas de crianças autistas, como preferência por rotinas, estímulos visuais claros e interação simplificada. A aplicação foi acompanhada por professores responsáveis, que avaliaram individualmente o desempenho e o engajamento de cada aluno por meio de questionários observacionais. Os resultados esperados envolvem a análise do impacto do jogo no processo de aprendizagem e no engajamento das crianças, bem como a verificação da relevância dos jogos digitais como ferramentas pedagógicas inclusivas. Dessa forma, este trabalho pretende contribuir para a área de Educação Especial e Tecnologias Educacionais, destacando o potencial dos jogos digitais no apoio à aprendizagem de crianças com TEA.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A utilização de ferramentas de inteligência artificial no uso de traduções de vídeos para linguagens estrangeiras: uma abordagem técnica e ética
    (2024-11-01) BARATA, Yago Matheus de França; FERREIRA JUNIOR, José Jailton Henrique; http://lattes.cnpq.br/9031636126268760
    Este artigo examina o uso de ferramentas de IA na dublagem e tradução de conteúdo audiovisual, considerando aspectos técnicos e éticos. Com o crescimento do streaming e a globalização de produções, a demanda por dublagem automatizada aumentou. Foram analisadas as ferramentas Rask, Notta AI Showcase e Vidnoz, destacando eficiência, redução de custos e acessibilidade. Contudo, surgem dilemas éticos como a desvalorização do trabalho humano e a proteção dos direitos de imagem. Conclui-se que, apesar dos avanços, é essencial regulamentar o uso de IA para equilibrar progresso tecnológico e valor artístico humano.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Sistema web para troca de alocação dos professores nas salas de forma dinâmica na Faculdade de Computação da UFPA de Castanhal
    (2025-09-12) SILVA, Valter Gabriel Brito da; COQUEIRO, Thiago Antônio Sidônio; http://lattes.cnpq.br/7138516629071389
    O trabalho apresenta o desenvolvimento e implantação de um sistema web para otimizar a alocação dinâmica de salas de aula na Faculdade de Computação da UFPA, Campus Castanhal. A solução visa automatizar o processo de distribuição de salas, facilitar a troca e reserva de horários por parte dos professores, reduzir conflitos e burocracia, e tornar a gestão acadêmica mais ágil e transparente. O sistema foi desenvolvido utilizando Angular e TypeScript no front end, ASP.NET 8 e C# no back-end, e PostgreSQL como banco de dados. A proposta busca melhorar a comunicação entre docentes e administração, além de centralizar as informações em uma plataforma acessível e eficiente.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Protótipo de aplicativo psicoeducativo como suporte para crianças com TDAH: estratégias tecnológicas para atenção e memorização através da gamificação
    (2025-09-12) BRITO, Pedro Henrique Bentes; COQUEIRO, Thiago Antônio Sidônio; http://lattes.cnpq.br/7138516629071389
    O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica que afeta milhões de crianças em todo o mundo, impactando sua capacidade de atenção, controle dos impulsos e regulação do comportamento. Nesse contexto, aplicativos psicoeducativos surgem como ferramentas inovadoras ao oferecerem atividades interativas que estimulam a atenção, organização e autorregulação emocional, promovendo um aprendizado mais eficaz e personalizado. Ao integrar tecnologia e neuroeducação, essas plataformas podem complementar intervenções tradicionais, auxiliando tanto as crianças quanto seus pais e educadores no manejo do TDAH. Dessa maneira, o objetivo do presente trabalho é realizar a criação de uma prototipagem de aplicativo, denominado Atento+, para auxiliar na memorização e na capacidade de concentração da criança com a neuro deficiência utilizando o método da gamificação.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Proposta metodológica para aplicação de realidade aumentada em diferentes níveis de escolaridade
    (2025-09-15) MAIA, Alícia de Almeida; NASCIMENTO, Thainá do; http://lattes.cnpq.br/7713728706313830; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; https://orcid.org/0000-0001-7724-6082
    Este trabalho tem como objetivo propor e avaliar uma metodologia para a aplicação da Realidade Aumentada (RA) em sala de aula, a fim de potencializar o processo de ensino-aprendizagem em diferentes níveis de escolaridade. A pesquisa parte da constatação de que, embora as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) estejam cada vez mais presentes no cotidiano escolar, muitos docentes ainda encontram dificuldades em utilizar recursos tecnológicos de forma efetiva, seja por falta de conhecimento técnico ou de metodologias acessíveis. Para superar esse desafio, foi desenvolvida e aplicada uma metodologia estruturada em três etapas: elaboração de uma sequência didática, obtenção e modelagem de objetos tridimensionais e, por fim, a hospedagem desses modelos em plataformas que permitem sua visualização em RA por meio de dispositivos móveis. A metodologia foi validada em três diferentes contextos: a 76≥ Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o Clube de Robótica da Escola Estadual Emygdio Campos Widal (MS) e a 3≥ Feira de Tecnologia Educacional de Marituba (PA). Os resultados, coletados a partir de formulários aplicados a alunos e docentes, apontaram ganhos significativos de engajamento, compreensão dos conteúdos e satisfação com o uso da RA como ferramenta pedagógica. Conclui-se que a metodologia proposta representa uma alternativa viável e eficaz para auxiliar professores na inserção da realidade aumentada em sala de aula, promovendo aprendizagens mais interativas, dinâmicas e significativas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Optimização e eficiência na infraestrutura de redes universitárias através da virtualização e simulação no Packet Tracer
    (2023-12-21) CUNHA, Juliana Ferreira da; CARVALHO, Tássio Costa de; http://lattes.cnpq.br/4772364162256162; FERREIRA JUNIOR, José Jailton Henrique; http://lattes.cnpq.br/9031636126268760
    A evolução constante das redes universitárias, impulsionada pela proliferação de dispositivos conectados e pela crescente demanda por serviços de alta qualidade, destaca a necessidade premente de estratégias inovadoras no gerenciamento e otimização dessas infraestruturas complexas. Esta pesquisa se propõe a abordar essa problemática, concentrando-se na aplicação de técnicas avançadas de virtualização e simulação para elevar a eficiência e escalabilidade das redes em ambientes acadêmicos. O escopo do estudo engloba não apenas a implementação de soluções de virtualização para dispositivos de rede, mas também a simulação de cenários diversos, visando uma avaliação abrangente de desempenho, segurança e resiliência. Dentro desse contexto, a pesquisa busca não apenas compreender os desafios emergentes enfrentados pelas redes universitárias, mas também propor soluções inovadoras que possam transformar a maneira como essas redes são concebidas, implementadas e gerenciadas. A aplicação estratégica de técnicas de virtualização visa não apenas lidar com a crescente complexidade, mas também proporcionar flexibilidade e adaptabilidade à medida que as demandas evoluem. Serão realizados testes práticos e experimentos para validar as conclusões teóricas e extrair insights práticos. Ao avaliar o desempenho, a segurança e a resiliência por meio de simulações, a pesquisa busca contribuir para a criação de diretrizes sólidas que possam orientar a implementação bem-sucedida dessas tecnologias em ambientes universitários.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Modelagem preditiva de variáveis climáticas na Amazônia: uma análise comparativa de algoritmos de machine learning
    (2025-04-07) CRUZ, Jhon Wallacy Virginia da; FERREIRA JUNIOR, José Jailton Henrique; http://lattes.cnpq.br/9031636126268760
    Este trabalho tem como objetivo, realizar uma comparação entre al goritmos de aprendizado de máquina para previsão de características meteo rológicas como precipitação e temperatura máxima, tendo como conjunto de dados informações reais da região amazônica e analisar através de métricas de desempenho os modelos executados considerando a relação entre variáveis previsoras e variável prevista para diferentes conjuntos de dados. Dessa forma foi possível revelar informações importantes para aprimoramento de modelos de previsão climática na Amazônia.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Inclusão digital no quilombo: relato de experiência com jovens da Comunidade Quilombola de Itaboca, Cacoal e Quatro Bocas - Inhangapí-Pará
    (2025-08-12) ESPIRITO SANTO, Maria da Penha Azevedo do; HARB, Maria da Penha de Andrade Abi; http://lattes.cnpq.br/9096423264882104; https://orcid.org/0000-0002-1873-143X
    O presente artigo apresenta o relato de uma experiência de inclusão digital desenvolvida entre 2023 e 2024 com jovens das comunidades quilombolas de Itaboca, Cacoal e Quatro Bocas, no município de Inhangapi– PA. O objetivo foi promover a apropriação crítica de tecnologias digitais em diálogo com os saberes ancestrais locais. As atividades foram realizadas por meio de oficinas práticas de hardware, software, redes de computadores, produção audiovisual e robótica com materiais recicláveis. A metodologia adotada foi participativa, centrada em metodologias ativas e na valorização da memória oral. Os resultados indicam avanços na autonomia tecnológica, no fortalecimento da identidade quilombola e na articulação intergeracional. Conclui-se que a inclusão digital, quando contextualizada culturalmente, pode ser um instrumento potente de formação cidadã e fortalecimento territorial em comunidades tradicionais.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento de um modelo de propagação determinístico do Bosque Camilo Viana, baseado no traçado de raios, para a predição da potência recebida do sinal em redes IoT
    (2025-09-04) ROCHA, Adan da Silva; BARROS, Fabrício José Brito; http://lattes.cnpq.br/9758585938727609
    O presente trabalho produziu um modelo de propagação determinístico do Bosque Camilo Viana, baseado no traçado de raios, para a predição da potência recebida do sinal. A região f ica localizada na Universidade Federal do Pará (UFPA) e possui vegetação característica de bioma amazônico de clima tropical. Nela, foram estudados os efeitos dessa vegetação em sinais fornecidos por uma rede LoRa, uma das arquiteturas-chave de conectividade para a internet das coisas. O modelo de predição foi desenvolvido no simulador Wireless InSite utilizando as técnicas Full 3D e X3D-Weissberger. E propôs um Bosque de vegetação homogênea representado por um único sólido 3 D, onde um transmissor foi posicionado externamente e lançará raios com destino a receptores posicionados internamente, gerando como saída a potência recebida e os percursos de propagação dos raios nesses pontos. Posteriormente, essa previsão determinística foi comparada com medições e com os modelos empíricos de vegetação de Weissberger, ITU-R, FITU-R e COST 235, para avaliar a simulação e validar o modelo proposto. E os resultados da simulação mostraram que os modelo Full 3D e X3D-Weissberger obtiveram melhores predições que os modelos empíricos, com RMSE de 13.23 e 17.33 respectivamente. Porém, somente o Full 3D considerou bem a variabilidade do canal do bosque, juntamente o modelo ITU-R, que obtiveram valores de DP de 22.92 e 15.66 respectivamente, com o ITU-R o mais próximo das medições, com um DPde18.13. Emcontrapartida com um valor de DP de 12.12 do modelo X3D Weissberger. Sendo então, o modelo Full 3D o qual mais se adequou aos dados das medições, validando o modelo proposto.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Implementação e avaliação de um servidor de monitoramento e análise de fluxos com ferramentas open-source em um cenário de provedor de internet
    (2024-06-21) MOREIRA, Bruno Alexander Jaques; FERREIRA JUNIOR, José Jailton Henrique; http://lattes.cnpq.br/9031636126268760
    Durante a pandemia de Covid-19, o tráfego de internet no Brasil aumentou significativamente. Mesmo anos após o impacto inicial, a demanda continua a crescer de forma constante. Nesse contexto, o monitoramento e a análise de tráfego são essenciais para atender a essa demanda de maneira eficaz e melhorar os serviços oferecidos pelos provedores de internet. A avaliação da eficácia das ferramentas utilizadas para o monitoramento e análise de tráfego em um cenário dinâmico de provedor de internet contribui para o aprimoramento da gestão de redes, resultando na oferta de serviços mais confiáveis e eficientes. Este trabalho tem como objetivo implementar e avaliar a eficácia prática de ferramentas open-source para monitoramento e análise de tráfego em um cenário de provedor de internet. Inicialmente foi abordado o monitoramento e a análise de tráfego através do protocolo de exportação de fluxos NetFlow, e em seguida foram discutidas a implementação e a avaliação prática das ferramentas open-source flow-tools e FlowViewer. Durante a implementação do conjunto de ferramentas no servidor, surgiram dificuldades relacionadas a erros de código nos scripts dos softwares, exigindo um esforço adicional na identificação e correção dos erros. Isso demandou um certo nível de conhecimento em Shell Script e Perl, além de tempo para ajustes. A superação das dificuldades demonstrou a viabilidade técnica das ferramentas, a interface amigável e de fácil utilização do FlowViewer facilitou a obtenção e a interpretação dos dados capturados pelo flow-tools. A partir dos dados fornecidos pelos relatórios gerados pelo FlowViewer, foi possível realizar uma análise detalhada do tráfego coletado, permitindo a identificação de padrões. A avaliação foi focada no volume de tráfego, nas taxas de transmissão e nas portas mais utilizadas na rede. Essa experiência reforça a viabilidade da adoção dessas ferramentas em cenários de provedores de internet, comprovando que é possível monitorar e analisar de forma efetiva o tráfego de redes complexas utilizando soluções gratuitas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento de jogo educativo para o aprendizado da língua inglesa para adultos
    (2025-04-03) NOVAIS, Adriel Henrique dos Santos; COQUEIRO, Thiago Antônio Sidônio; http://lattes.cnpq.br/7138516629071389
    A globalização, impulsionada pelas redes digitais, facilitou significativamente o acesso à informação e à educação. Nesse contexto, o inglês destaca-se como o principal idioma de comunicação global, tornando-se essencial o seu aprendizado em qualquer país. Ademais, o ambiente digital apresenta uma oportunidade única para a aprendizagem do inglês. Com base nisso, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um jogo educativo, denominado ShootWord, que visa ao ensino da língua inglesa por meio da técnica de repetição espaçada. Permitindo que adultos possam memorizar palavras do vocabulário inglês no processo de aprendizado. Este trabalho foi desenvolvido na plataforma Unity, bem como validação do desempenho do aprendizado por meio de questionário e critério de pontuação. Os resultados indicam alta taxa de aprendizado, com porcentagem mínima de 60% das palavras aprendidas pelos usuários. Conclui-se que o uso de jogos como o ShootWord é eficaz para ampliar o vocabulário em inglês de adultos, independente da faixa etária.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise comparativa do desempenho de redes 5G em diferentes bandas de frequência utilizando o Nyusim
    (2024-01-03) SILVA, Evandro Bruno Duarte da; FERREIRA JUNIOR, José Jailton Henrique; http://lattes.cnpq.br/9031636126268760
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Redes 6G: os desafios e benefícios do futuro
    (2022-12-20) FREITAS, Andrew Lucas da Silva; FERREIRA JUNIOR, José Jailton Henrique; http://lattes.cnpq.br/9031636126268760
    Estudos para o 6G já estão sendo feitos, pois as limitações do 5G já estão aparentes e novas demandas como Internet of Everything (IoE), Holographic Telepresence (HT), Extended Reality (XR), Indústria 5.0 bem como outras aplicações desafiam a nova geração a superar o 5G. O objetivo deste artigo foi realizar um levantamento do estudo da arte sobre as Redes 6G, demostrando aspectos das pesquisas de desenvolvimento, aplicativos, requisitos, desafios e cenários que no futuro se tornarão comuns.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento de aplicação web para aprendizado de redes de computadores
    (2023-12-20) RIBEIRO, Alberlan Laureno; FERREIRA JUNIOR, José Jailton Henrique; http://lattes.cnpq.br/9031636126268760
    Os avanços tecnológicos nas últimas décadas transformaram a vida do ser humano. A forma como nos comunicamos mudou, do mesmo modo como a maneira pela qual adquirimos conhecimento. Nesse mundo de conexões e telas, a experiência de aprendizado apresentou novas possibilidades. O conhe- cimento que antes era adquirido somente por meios tradicionais, passou a ter novas possibilidades e novas formas, em alguns casos até mais atraentes para quem enfrenta dificuldades para aprender. Atualmente é possível aprender de uma forma divertida e prática. É nesse sentido que este trabalho apresenta a concepção de uma aplicação web voltada para o aprendizado de redes de com- putadores
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Plataforma para armazenamento e gerenciamento de informações aplicando Iot (internet of things): estudo de caso voltado para a medicina veterinária
    (2024-11-10) SANTOS, Cleiton Ewerton Quaresma dos; CASTRO, Bruno Souza Lyra; http://lattes.cnpq.br/1897829604434609
    Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma plataforma web capaz de gerar gráficos com base em dados enviados por um dispositivo, o ESP8266. Esse dispositivo coleta dados de temperatura e ECG – a partir dos quais é possível estimar a BPM – de animais de pequeno e grande porte. O sistema foi desenvolvido no Visual Studio Code, um editor de código aberto criado pela Microsoft, utilizando as linguagens CSS, JavaScript, HTML e PHP. As informações de login e dos sinais vitais são armazenadas em um banco de dados MySQL, permitindo o acesso pela aplicação para consultar dados de diferentes períodos. Além disso, o sistema incorpora os conceitos do protocolo MQTT, viabilizando a visualização de gráficos em tempo real, o que auxilia pesquisadores veterinários na análise e diagnóstico de zoonoses. O projeto também conta com um sistema de autenticação via login baseado no método CRUD (Create, Read, Update, Delete), garantindo que apenas usuários autorizados acessem a plataforma e protegendo o servidor contra possíveis ataques de hackers em trabalhos futuros.