Faculdade de Ciências Biológicas - FCB/CALTA
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da qualidade da água em municípios afetados pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte(2023-10-04) RODRIGUES, Madson Andrey Pereira; SOUSA, Aline Andrade de; http://lattes.cnpq.br/5581585210022226; https://orcid.org/0000-0002-7848-3618A água é indispensável para todos os seres vivos, além de ser a base dos ecossistemas, torna-se uma fonte que em breve se extinguirá se for utilizada de forma irracional e insustentável. Megaprojetos energéticos como Belo Monte apresentam desafios previsíveis, como aumento populacional, perda de biodiversidade e mudanças na qualidade da água. O despejo de esgoto não tratado no Rio Xingu representa uma ameaça à qualidade da água, acarretando uma série de problemas que afetam não só o meio ambiente, mas também a saúde pública e a economia local. Portanto, a avaliação bacteriológica da água desempenha um papel essencial na prevenção de doenças transmitidas pela água. Este trabalho teve como objetivo analisar a qualidade da água do Rio Xingu, em três municípios: Altamira, Vitória do Xingu e Senador José Porfírio. Para isso foram analisados alguns parâmetros limnológicos, como: Potencial de Hidrogênio (pH), Turbidez, Temperatura da água e condutividade elétrica; E para parâmetros microbiológicos: Escherichia coli e coliformes totais. Na análise dos parâmetros físico-químicos, em todos os pontos, os dados obtidos estiveram dentro dos limites estabelecidos pela resolução do CONAMA, para águas doces classe 2. Entretanto, os aspectos microbiológicos para coliformes totais e E. coli estão fora dos parâmetros considerados aceitáveis pelo CONAMA nº. 357/2005. Desta forma, a instalação da hidrelétrica revelou uma realidade preocupante em relação à qualidade da água nas áreas sob influência direta deste grande projeto, destacando a urgência de ações efetivas para melhorar a infraestrutura de saneamento básico, reduzir a poluição das águas e proteger a saúde dos à população que depende desses recursos hídricos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Flora Ficológica do Médio Rio Xingu (Altamira, Pará, Brasil): Cyanobacteria(2023-10-20) LIMA, Lucas Rodrigues; NUNES, Daniela Santana; http://lattes.cnpq.br/6036935515134179; https://orcid.org/0000-0003-1268-4000Apesar da importância das cianobactérias e microalgas, do ponto de vista taxonômico, econômico e ecológico, observa-se que este assunto é pouco explorado nos livros didáticos tanto da educação básica quantos em livros e manuais acadêmicos de ensino superior. A partir desse cenário, surgiu a ideia de documentar os dados não publicados gerados por trabalhos de conclusão de curso e outros, reunir informações sobre a ocorrência das espécies de cianobactérias e microalgas com ocorrência no Médio Rio Xingu (zona urbana de Altamira, Pará) para a confecção da Coleção didática digital “FLORA FICOLÓGICA DO MÉDIO RIO XINGU (ALTAMIRA, PARÁ, BRASIL)”, como um dos produtos previstos no projeto “Reestruturação do Laboratório de Botânica/ FCB Campus Altamira” aprovado no edital LABINFRA 2020, sendo o primeiro volume dedicado às espécies de cianobactérias (Classe Cyanophyceae). O objetivo deste artigo foi apresentar um produto didático composto por um livro digital para documentar o conhecimento sobre as cianobactérias presentes no Médio Rio Xingu. No livro digital apresentado, estão compiladas fotomicrografias, descrições e a distribuição geográfica no Brasil de 48 espécies de cianobactérias encontradas na região do Médio Rio Xingu, zona urbana de Altamira, Pará , Brasil. Desta forma, espera-se que o presente produto didático venha facilitar a identificação das espécies de cianobactérias em aulas práticas dos componentes curriculares do cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e áreas a fins ligados a essa temática e também servir como literatura de referência para outros trabalhos científicos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Subestimação de espécies de Dendropsophus (Anura, Hylidae) do Baixo Rio Tocantins, Leste do Pará, Brasil(2023-12-19) COSTA, José Otávio Wonghon; HERNÁNDEZ-RUZ, Emil José; http://lattes.cnpq.br/9304799439158425; https://orcid.org/0000-0002-3593-3260O conhecimento da biodiversidade é fundamental para melhor tomada de decisões e ao mesmo tempo se esforça para promover a conservação das espécies. Assim, estudos que visam compreender a diversidade das espécies são essenciais para a biologia da conservação. Dendropsophus é o gênero mais diverso dentro da família Hylidae, com diversos estudos apontando incertezas taxonômicas envolvendo o gênero. Com base num fragmento da subunidade I da citocromo oxidase mitocondrial (COI) e análises de delimitação de espécies (GMYC, ABGD), revelamos uma diversidade subestimada de espécies na região do baixo rio Tocantins, no estado do Pará, Brasil. As espécies candidatas ainda podem ser diferenciadas morfologicamente dos demais congêneres. Será novas amostragens e o uso de outros marcadores moleculares como o 16S rRNA, além de dados de vocalização, para validar o status de novas espéciesTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso da música como estratégia e/ou recurso para o ensino-aprendizagem de Ciências e/ou Biologia: o que dizem os trabalhos publicados no VI, VII e VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO)(2023-12-08) FLAUZINO, Jessica Gabriela da Silva; SANTOS, Reginaldo dos; http://lattes.cnpq.br/3605765282824422; https://orcid.org/0000-0002-2282-8226Entende-se que a música pode ser considerada uma linguagem universal que nos acompanha desde o nascimento, e se encontra constantemente presente em nosso cotidiano. Assim, entende-se que no ensino escolar ela pode ser um instrumento e/ou estratégia didático-pedagógico para o processo de ensino-aprendizado contextualizado. Além disso, a música é um recurso didático de baixo custo, podendo tornar o conhecimento mais acessível e significativo, pois, no campo do ensino-aprendizagem escolar pode ser considerada uma ferramenta poderosa para ajudar no ensino e no desenvolvimento da aprendizagem significativa. Frente a isso, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, desenvolvida no ano de 2023, com o objetivo de conhecer e analisar como os trabalhos publicados nas três últimas edições (VI, VII e VIII) do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), abordam sobre o uso da música como estratégia e/ou recurso para o ensino-aprendizagem de Ciências e/ou Biologia. A pesquisa foi concluída considerando que, nessas três edições desse evento, a abordagem sobre música é quase que inexistente, mas os poucos trabalhos publicados nesse evento abordam sobre o uso de música como estratégia e/ou recurso de ensino-aprendizagem em Ciências e Biologia, como mais uma possibilidade eficiente para a promoção do ensino-aprendizagem atrativo, significativo e contextualizado, possível de ser utilizado em diferentes contextos educacionais do ensino escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Variáveis limnológicas em ambientes aquáticos na Microrregião de Altamira,PA(2023-07-11) MONTEIRO, Marcia Pereira; SILVA, Karina Dias da; http://lattes.cnpq.br/2271768102150398; https://orcid.org/0000-0001-5548-4995Os municípios de Altamira, Brasil Novo e Medicilândia, estão localizados, na rodovia transamazônica (Br-230), Sudoeste do Pará. A região é caracterizada por transformações em sua paisagem natural, tais como, urbanização desordenada, desmatamento, monocultura e pecuária. Os ecossistemas de água doce têm passado por mudanças físico-química e biológicas em todo o mundo, a partir de processos naturais e antrópicos. Estes ambientes apresentam características limnológicas únicas, que influenciam o estabelecimento das comunidades aquáticas. Diante disto, este trabalho teve como objetivo, caracterizar as variáveis limnológicas em ambientes aquáticos situados na rodovia transamazônica (Br-230), na microrregião de Altamira. O estudo foi realizado nos meses de janeiro e fevereiro de 2023. Utilizamos sonda multiparâmetro (Horiba U-50), para mensurar as seguintes variáveis limnológicas: Temperatura da água (Temp) (°C), Turbidez (NTU), Potencial Hidrogeniônico (pH), Potencial Redox (ORP), Condutividade Elétrica (CE) (μS/cm), Oxigênio Dissolvido (OD) (mg/L) e Sólidos Totais Dissolvidos (STD) (mg/L). Para a identificação das variáveis utilizamos uma Análise de Componentes Principais (PCA). Para verificar a relação entre as variáveis utilizamos a correlação de Pearson. Consideramos correlacionadas as variáveis que apresentaram (r > 0,50; P < 0,05). As variáveis que mais contribuíram para a variação espacial foram: CE, STD e ORP, apresentando também os maiores coeficientes de variação. A correlação de Pearson mostrou que STD foi relacionado a um conjunto considerável de variáveis (temperatura da água, pH, ORP e CE), sendo positivamente relacionado com pH, CE e temperatura da água e negativamente relacionado com ORP. A caracterização das variáveis limnológicas, possibilitou identificar alterações nos parâmetros limnológicos, bem como avaliar a qualidade da água. Estudos como esse são importantes pois, podem contribuir para o planejamento de estratégias de manejo e conservação, além de que, possibilita compreender os mecanismos de funcionamento dos ambientes aquáticos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Guia de plantas medicinais do Quilombo São José de Icatu (Mocajuba, Pará, Brasil)(2023-08-28) CONCEIÇÃO, Maria do Rosário da Silva; SILVA, Ronaldo Adriano Ribeiro da; http://lattes.cnpq.br/2020211060475648; https://orcid.org/0000-0002-4974-4620; NUNES, Daniela Santana; http://lattes.cnpq.br/6036935515134179; https://orcid.org/0000-0003-1268-4000Com o avanço da modernidade e da saída de muitos jovens quilombolas para viver nas cidades em busca de novas oportunidades, tem-se de certa forma o dilema de perder-se parte do conhecimento tradicional sobre as plantas medicinais, os quais são difundidos prioritariamente através da oralidade. Daí a importância de documentar o conhecimento sobre as plantas medicinais cultivadas nos quintais e arredores das casas da Comunidade Quilombola de São José de Icatu, através de olhar de uma moradora da própria comunidade. Desta forma, o objeto do trabalho foi apresentar um produto didático composto por um livro digital para documentar o conhecimento sobre as plantas medicinais cultivadas nos quintais da Comunidade de São José do Icatu, como recurso didático para a disciplina Etnobotânica (Ensino Superior) e para uso e divulgação deste conhecimento dentro da comunidade em questão. Através de entrevistas e visitas guiadas aos quintais das casas, foi feito o registro fotográfico das espécies vegetais utilizadas com finalidade medicinal. A partir desses dados, foi elaborado um guia ilustrado documentando a imagem fotográfica, o nome científico e vernacular de cada espécie, bem como os seus sinônimos, além da descrição, formas de uso e distribuição da espécie no Brasil. O livro digital é composto por 58 páginas, com a ilustração de 30 plantas medicinais pertencentes à 18 famílias botânicas. Dentre as espécies registradas, uma, em especial nos chamou a atenção: Aeollanthus suaveolens Mart ex. Spreng (Catinga, Catinga-de-mulata); por se tratar de uma espécie de origem africana introduzida com a colonização e que tem um simbolismo muito forte na cultura afro-brasileira.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Percepções de concluintes de Licenciatura em Ciências Biológicas sobre feiras de ciências(2023-07-14) SANTOS, Diêgo Manassari Varejão dos; SANTANA, André Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5891272562499861As Feiras de Ciências escolares são importantes para o desenvolvimento dos alunos e aprimoramento do professor de ciências. Incentivam a pesquisa científica, a exposição de projetos e desenvolvem habilidades de comunicação e trabalho em grupo. No entanto, há pouca abordagem acadêmica sobre o tema na formação de licenciados em Ciências Biológicas. A respeito disso, este trabalho constitui-se uma pesquisa de abordagem descritiva, tendo como problemática a ausência de discussão sobre o tema no meio acadêmico e tendo como objetivo caracterizar as percepções de concluintes do curso de Ciências Biológicas do Campus de Altamira da Universidade Federal do Pará, sobre o tema das Feiras de Ciências. Os resultados revelam que há percepções diversas a respeito de concepções de Feiras de Ciências, que esses alunos possuem conhecimentos prévios e que, em alguns casos, suas escolhas pelo curso de graduação foram influenciadas pela participação em Feiras de Ciências durante a Educação Básica, também percebeu-se interesse e potencialidade para trabalhar as Feiras de Ciências já desde o curso de graduação e que futuramente possam ser utilizadas como ferramentas na prática docente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Percepções sobre o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) em licenciandos em Ciências Biológicas de uma Universidade Federal(2023-06-30) SILVA, Hércules Oliveira da; SANTOS, Reginaldo dos; http://lattes.cnpq.br/3605765282824422; https://orcid.org/0000-0002-2282-8226O enfoque ou movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) surge por volta dos anos de 1960-70, com intensão de discutir as relações positivas e negativas que a Ciência e a Tecnologia constituem com a sociedade. Atualmente este enfoque é apresentado como estratégia e finalidade para o Ensino de Ciências, na perspectiva da promoção da Educação em Ciências. Frente a isso, este Relatório de Trabalho de Curso apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida no ano de 2022 e parte de 2023, com o objetivo de conhecer e analisar percepções de um grupo de licenciandos de uma universidade pública paraense, sobre o enfoque CTS. Como instrumento e técnica de coleta de dados, essa pesquisa usou questionário estruturado com questões em formato de afirmações para serem respondidas mediante a demonstração de concordância ou discordância sobre qual afirmação. Assim, esta pesquisa envolveu, como público-alvo um grupo constituído por 35 licenciandos, sendo deste 18 licenciandos em fase de início de curso e 17 em fase de conclusão. Desta forma, a pesquisa foi concluída considerando que esse grupo de licenciandos, com maior destaque para o grupo de concluintes, possuem entendimento sobre de CTS próximo ao entendimento que os autores que pesquisam sobre esse tema consideram como adequado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Répteis e anfíbios da unidade de manejo florestal Fazenda Uberlândia, Portel, Pará, Brasil: um guia de campo(2023-07-06) ARAÚJO, Guilherme da Silva; HERNÁNDEZ-RUZ, Emil José; http://lattes.cnpq.br/9304799439158425; https://orcid.org/0000-0002-3593-3260Há uma necessidade de entender como o manejo afeta as comunidades biológicas, em particular aquelas de anfíbios e répteis. Apesar disso, estudos desses animais representam apenas 10% dos trabalhos realizados em áreas de manejo, e por isso, entender a ação do manejo sobre essas comunidades é bem complicado. Guias ilustrados apresentam grande potencial, pois, a disponibilidade de informações, recursos visuais e a possibilidade de identificação de espécies podem ser bastante vantajosas. Partindo disso, o presente estudo teve como objetivo elaborar um guia de campo sobre a herpetofauna de uma área de manejo florestal na Amazônia oriental. O estudo foi realizado na Unidade de Manejo Florestal (UMF), Fazenda Uberlândia, está situada no município de Baião, já o resto de sua extensão territorial abrange os municípios de Bagre, Oeiras do Pará e Portel. Os dados das pesquisas foram disponibilizados pelo Laboratório de zoologia da Faculdade de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará/Campus Altamira. O guia foi estruturado de forma simples e organizada, para que o público alvo possa entender o objetivo principal proposto. Foram encontradas 77 espécies da herpetofauna na localidade, em anfíbios o único grupo presente foram os anuros com 34 espécies, já em répteis foram listadas 47 espécies, divididos em 20 espécies de lagartos, 16 de serpentes, três de anfisbenas, três de quelônios e uma de crocodiliano. O presente estudo apresentou informações importantes em relação a herpetofauna da região da Transcametá, que até então era desconhecida. Destacamos a necessidade da realização de estudos mais detalhados na área, para entender melhor como o manejo interfere na abundância das espécies, e qual é o seu real impacto sobre as comunidades de vida silvestre. O incentivo de estudos em área de extração é de extrema importância, pois possibilita conhecimento sobre essa atividade, e ajuda no entendimento do impacto dessa ação por parte dos operadores e usuários do plano de manejo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A prainha do Igarapé Tucuruí, no porto da cidade de Vitória do Xingu-PA, como um espaço não formal para o ensino de Ciências(2023-05-10) COSTA, Gabriely Milena Delduch da; SANTOS, Reginaldo dos; http://lattes.cnpq.br/3605765282824422; https://orcid.org/0000-0002-2282-8226Espaços não formais, também denominados por espaços não escolares ou espaços de ensino-aprendizagem-educação, são ambientes naturais, construídos ou modificados pelo homem nos quais há elementos que podem ser usados para ensino-aprendizagem-educação, sem ser, necessariamente, espaços pensados para a promoção de ensino-aprendizagem intencional, sistematizado e institucionalizados como é o caso dos espaços não escolares. Aulas em ambientes ao ar livre enriquecem o ensino normalmente teórico que é tradicional e rotineiramente oferecido dentro das salas de aula, já que as atividades desenvolvidas nesses espaços não formais costumam permitir o uso de estratégias práticas de ensino e interação com os conceitos abordados, além de proporcionar momentos de interação com a natureza de quebra de rotina dos ambientes escolares tradicionais. Frente a isso, este trabalho discorre sobre uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida nos últimos meses do ano de 2022 e parte do ano de 2023 com o objetivo de destacar elementos presentes na prainha do Igarapé Tucuruí, no porto da cidade de Vitória do Xingu-PA, que podem permitir considerar esse espaço como um espaço não formal viável ao ensino de Ciências das escolas dessa cidade. Os resultados revelam que essa prainha, em razão de alguns elementos ali presentes, pode ser considerada como um espaço não formal viável ao ensino-aprendizagem de Ciências.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso de mapa conceitual nas publicações do VI, VII e VIII Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO)(2023-07-10) VELASCO, Fabiana Oliveira dos Santos; SANTOS, Reginaldo dos; http://lattes.cnpq.br/3605765282824422; https://orcid.org/0000-0002-2282-8226Os mapas conceituais são representações visuais que organizam e estruturam o conhecimento cognitivo, além disso, ajudam a tornar o conhecimento mais acessível e compreensível, pois, no campo do ensino-aprendizagem escolar é uma ferramenta poderosa para ajudar no ensino contextualizado e no desenvolvimento da aprendizagem significativa. Frente a isso, este Relatório de Trabalho de Curso apresenta-se uma pesquisa qualitativa e bibliográfica desenvolvida no ano de 2023, com o objetivo de conhecer e analisar como os trabalhos publicados nas três últimas edições do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), edições VI, VII e VIII, abordam o uso de mapa conceitual como recurso e/ou estratégia de ensino-aprendizagem escolar e/ou avaliação. A pesquisa foi concluída considerando que, nessas edições, a abordagem sobre mapa conceitual é quase que inexistente, mas os poucos trabalhos apresentados nesse evento abordam sobre o uso de mapa conceitual como estratégia e recurso de ensino-aprendizagem e de avaliação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Percepções sobre avaliação que possuem um grupo de licenciandos em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública Paraense(2023-05-26) SANTOS, Elygleici Hines Porpino; SANTOS, Reginaldo dos; http://lattes.cnpq.br/3605765282824422; https://orcid.org/0000-0002-2282-8226Tendo em vista que a avaliação é um processo de verificação contínuo que precisa ser justo e claro, e considerando sua importância no campo da educação, este Trabalho de Curso (TCC) traz uma pesquisa qualitativa, exploratória e de levantamento, realizada no ano de 2022 e parte do ano de 2023, que tem como objetivo conhecer e analisar percepções de licenciandos de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública paraense sobre o processo de avaliação da aprendizagem escolar. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturas gravadas em áudio junto a um grupo de licenciandos da referida instituição de ensino superior. Diante dos resultados da pesquisa apresentados, percebe-se que o público-alvo segue uma percepção de entendimento tradicional em relação à avaliação, citando-se a prova como um importante instrumento neste processo, embora considerem outros meios de se avaliar a aprendizagem dos alunos. Diante das respostas da pesquisa, houveram contradições sobre o que realmente é avaliação e troca de conceitos como instrumentos de avaliação e métodos de avaliação. A pesquisa foi concluída levando em consideração a necessidade de se trabalhar dentro das universidades conceitos de avaliação da aprendizagem escolar, critérios, métodos, instrumentos e estratégias de avaliação, de forma a contribuir para um ensino efetivo e de qualidade, somando a isto profissionais capacitados a avaliar corretamente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Material didático interativo para o ensino-aprendizagem de Genética, na perspectiva do ensino de Ciências/Biologia contextualizado(2023-07-10) COSTA, André Carlos da Silva; SANTOS, Reginaldo dos; http://lattes.cnpq.br/3605765282824422; https://orcid.org/0000-0002-2282-8226Materiais didáticosinterativossão recursos didáticos que podem ser construídos pelo professor, tendo em vista aulas mais atrativas, e que possibilite ao aluno um ensino-aprendizagem mais fácil e contextualizado. Frente a isso, este Relatório de Trabalho de Curso apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa desenvolvida no ano de 2023, com o objetivo de conhecer opiniões de duas turmas de alunos do Ensino Fundamental e duas turmas do Ensino Médio de escolas públicas de Altamira-PA, e de seus professores, sobre possíveis contribuições de um material interativo para o Ensino de Ciências/Biologia. A realização da pesquisa norteouse por 4 pontos de construção:1. Produção por reelaboração de um material didático interativo; 2. Apresentação desse material didático a professores de Ciências e Biologia de escolas públicas e, posteriormente, realização de entrevistas com eles; 3. Aula para os alunos dos professores entrevistadas, com o uso do material didático produzido por reelaboração e, posteriormente, aplicação de questionário de pesquisa, sobre o material, junto aos alunos e 4. Análise das respostas dos alunos e texto das entrevistas dos professores, por meio da técnica de análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin. A pesquisa foi concluída considerando que nas opiniões dos alunos e professores participantes da pesquisa, o material didático interativo proposto tem potencial para promover a transposição didática e a prática de ensinoaprendizagem escolar contextualizado, além de ser um material didático atrativo para os alunos e de baixo custo para a escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O livro didático segundo a opinião dos professores de Ciências de escolas públicas da Zona Urbana do Município de Vitória do Xingu-PA(2023-06-20) CARVALHO, Adienne Rocha de; SANTOS, Reginaldo dos; http://lattes.cnpq.br/3605765282824422; https://orcid.org/0000-0002-2282-8226O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) é uma ação de política pública do Ministério da Educação, que tem como objetivo comprar e entregar, sistematicamente e gratuitamente, a todos alunos de todas as escolas públicos do Brasil, todos os livros didáticos que precisam em todos os anos de estudo no nível da Educação Básica. O PNLD é um programa suplementar de material didático e, assim, é uma ação de consolidação de uma educação pautada na equidade, com vista ao enfrentamento das desigualdades socioeconômica enfrentadas por muitos alunos das escolas públicas de todas as regiões do País. Frente a isso, este Trabalho de Curso discorre sobre uma pesquisa de abordagem qualitativa desenvolvida no ano de 2022 e parte do ano de 2023, com o objetivo de conhecer e analisar opiniões de professores de Ciências de escolas públicas da zona urbana do município de Vitório do Xingu-PA sobre o livro didático. Como técnica e instrumento de coleta de dados, a pesquisa usou roteiro de entrevista semiestruturado, aplicado aos professores público-alvo da pesquisa. Os resultados revelam que a opinião desses professores sobre o livro didático é um misto que vai desde o perceber e conceber esse livro como algo que pode ser dispensado de ser entregue às escolas pelo governo, até um material de fundamental apoio didático que deve trazer todo o conteúdo a ser trabalhado, conforme orienta o currículo oficial em âmbito nacional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jogos didáticos acerca do ensino de parasitologia: o uso dos três momentos pedagógicos(2023-02-28) VIANA, Maria da Silva; SILVA, Karina Dias da; http://lattes.cnpq.br/2271768102150398; https://orcid.org/0000-0001-5548-4995As doenças parasitárias estão associadas a um complexo de determinantes sociais e ambientais, que acometem crianças e adolescentes em idade escolar, sendo assim, educação em saúde contribui para a prevenção, principalmente nas crianças nesta faixa etária, O objetivo deste trabalho foi de analisar as contribuições da utilização de jogos didáticos, em sala de aula para o ensino de parasitologia na educação básica. A pesquisa foi desenvolvida dentro do projeto de extensão intitulado “Educação em Saúde: estratégias de ensino e aprendizagem para educadores e educandos acerca de Parasitologia’’ executado no período de 2019 a 2020. Com a aplicação dos jogos didáticos em uma escola pública do município de Altamira – PA. Participaram da pesquisa 130 alunos de 05 turmas do 5º e 7º ano do ensino fundamental I e II. A metodologia proposta implica nos três momentos pedagógicos: Momento problematização inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do conhecimento. A maioria dos alunos respondeu que gostou da forma que o conteúdo foi ministrado. Aplicação de jogos didáticos utilizando os três momentos pedagógicos, se estabelece como método que favorece o desenvolvimento da aprendizagem do indivíduo, levando em consideração a vivência pedagógica que possibilita aos estudantes buscar e construir sua autonomia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estabelecimento in vitro de três espécies da Floresta Amazônica: uso de Ppm e Dioxiplus em explantes foliares e sementes(2023-02-27) SILVA, Gabriel Alves de Souza da; ROCHA, Tainá Teixeira; http://lattes.cnpq.br/7483048741747967; https://orcid.org/0000-0001-6842-2945; HERRERA, Raírys Cravo; http://lattes.cnpq.br/2153779197306503; https://orcid.org/0000-0002-9699-8359A propagação in vitro é considerada uma alternativa para propagação de árvores, visto que oferece a possibilidade de obtenção de plantas previamente selecionadas, oportuniza a limpeza clonal, superando problemas de contaminação patogênica. A fase inicial de estabelecimento in vitro é um momento decisivo, pois mesmo utilizando rígidas condições de esterilização, há muitas contaminações causadas por microrganismos, tornando-se um desafio constante que ameaça a cultura de tecidos vegetais durante esta fase e as próximas. Objetivou-se avaliar os efeitos de PPM® e Dioxiplus® no estabelecimento in vitro de Vouacapoua americana Aubl, Dyterixodorata Aubl. e Bagassaguianensi Aubl. Os experimentos foram realizados com explantes foliares coletados de matrizes cultivadas em viveiro de V. americana, D. odorata e B. guianensis e sementes de B. guianensis coletadas em campo. Os explantes passaram por pré-assepsia com leve escovação das folhas com detergente líquido e lavagem em água corrente, em seguida o material foi transferido para capela de fluxo laminar onde ocorreu o processo de assepsia, onde os segmentos foliares e sementes foram submersos durante um minuto em álcool etílico 70% e, posteriormente, em hipoclorito de sódio comercial 2% por 10 ou 30 minutos, seguindo-se de tríplice lavagem com água destilada. Os explantes foliares no experimento com PPM® foram inoculados em meio de cultura contendo concentrações de 0, 0,5,1,0,1,5 e 2,0 m mL-1 de PPM®. Já no experimento com Dioxiplus® foi utilizado a concentração de 3,0 mL g L-1 do sanitizante e outras diferentes condições de tratamento. O PPM® foi mais eficaz nas concentrações de 1,5 mL L-1 e 2 mL L-1 após 10 dias de análise, sua eficácia diminuiu proporcionalmente em níveis inferiores. O uso da esterilização com hipoclorito de sódio estabilizado 4% encontrado no produto Dioxiplus® na concentração de 3 mL L-1, resultou em 100% de descontaminação dos explantes foliares, pois após 10 dias de inoculação não mostrou sinais de futuras contaminações. As sementes de B. guianensis não demonstraram contaminação de nenhuma estância microbiana, mesmo no tratamento sem nenhum biocida no meio de cultura.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Distribuição de Heteroptera aquático e semi-aquático em um gradiente ambiental localizado no ecótono Cerrado-Amazônia, em afluentes do Rio Xingu(2021-04-16) COSTA, Iluany da Silva; SILVA, Karina Dias da; http://lattes.cnpq.br/2271768102150398; https://orcid.org/0000-0001-5548-4995A modificação da paisagem no entorno dos corpos d’água, leva a alteração das características limnológicas e diminuição da biodiversidade aquática, como peixes e macroinvertebrados. Os insetos aquáticos são sensíveis a alterações e respondem rapidamente às mudanças nos ecossistemas aquáticos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a relação da composição de Heteroptera aquáticos e semi-aquáticos com as variáveis ambientais ao longo de um gradiente ambiental em riachos da cabeceira do rio Xingu. Coletamos as comunidades de Heteroptera aquáticos e semiaquáticos, o Índice de Integridade de Habitat, condutividade elétrica, turbidez, profundidade e NDVI em 12 riachos, pertencentes à bacia do rio Suiá-Miçú em setembro de 2008, período de estiagem. Fizemos uma Análise de Coordenadas Principais para ordenar as espécies e um teste de Mantel, para relaciona-la com as variáveis ambientais. Coletamos 256 indivíduos distribuídos em oito famílias, 20 gêneros, destes 12 de Nepomorpha e oito de Gerromorpha. Os gêneros mais abundantes foram Limnocoris (n=121) e Rhagovelia (n=32). Naucoridae foi a família mais diversa. Conjuntamente as variáveis ambientais explicaram ~50% da distribuição das espécies (r= 0,49; p= 0,001). Esses resultados reforçam a eficiência de Heteroptera aquáticos para monitorar as condições ambientais. Aqui, em especial, as respostas desse grupo as variações das métricas da paisagem, integridade ambiental e variáveis da água demonstram que ele pode ser úteis para indicar a qualidade do habitat em riachos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação Especial Inclusiva: desafios do processo de ensino aprendizagem de pessoas com paralisia cerebral(2021-06-17) GOMES, Rilma da Silva; BENGIO, Fernanda Cristine dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4427631241218568; https://orcid.org/0000-0003-0184-6668O presente trabalho teve como objetivo caracterizar as principais dificuldades do processo de ensino e aprendizagem dos alunos com Paralisia Cerebral. A educação especial na perspectiva inclusiva, não se trata apenas de um processo de garantia de direito ao acesso à escola, mas também da permanência e do sucesso no processo de escolarização desse aluno na sala de aula. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica através do método de revisão narrativa de literatura. Foram consultadas as seguintes bases de dados: Scielo e Google Scholar. A eficácia do sistema educacional para o processo inclusivo, depende de fatores que vão além da condição de acessibilidade física no ambiente escolar, depende de fatores como a ação de uma equipe multiprofissional preparada e qualificada; do envolvimento dos demais alunos no processo de ensino do aluno com PC; da execução de avaliação de diagnóstico adequada e da escola estar preparada para o emprego de tecnologias assistivas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise Cienciométrica das produções científicas do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino em Ciências (ENPEC) sobre o tema Educação alimentar, tendências e lacunas(2021-05-21) FIGUEIRA, Rodrigo Leonardo da Silva; SILVA, Ronaldo Adriano Ribeiro da; http://lattes.cnpq.br/2020211060475648; https://orcid.org/0000-0002-4974-4620A questão alimentar e nutricional é essencial para a busca de uma melhor qualidade de vida e promoção da saúde. A realização de boas práticas alimentares contribui para prevenção de várias patologias e ajuda o nosso organismo a ter um equilíbrio para o funcionamento ideal do nosso corpo. Esse trabalho objetivou analisar as produções científicas sobre a educação alimentar e nutricional nas Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) período de 2011 a 2019. A pesquisa de natureza qualitativa usou a cienciométria. O corpus da pesquisa é constituído por 214 artigos coletados na linha temática educação em saúde e educação em ciências. A análise dos dados aborda os seguintes aspectos: distribuição de artigos por anos, quantidade de artigos por região, instituições, classificação quanto à natureza das produções acadêmicas, quanto à abordagem, metodologias, tipos de instrumentos utilizados pelas produções acadêmicas, e lócus das produções acadêmicas. As participações de instituições de ensino superior das regiões Norte e Nordeste têm pouca expressividade em relação às regiões Sul e Sudeste, isso ocorre devido a localidade onde os eventos mais ocorrem, no Sudeste. Em relação às metodologias que se destacam são as pesquisas aplicadas, mostra a ida do pesquisador para o campo de coleta, sendo o cenário de sua ocorrência o espaço escolar. Evidenciamos que o número de produções científicas acerca da educação alimentar é pouco explorado em relação ao número total de produções de todo o período analisado. Dessa forma, faz-se necessário que as instituições de ensino estimulem novas pesquisas com o foco nessa temática e outras correlacionadas a questão da saúde alimentar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alimentação e nutrição escolar indígena: uma proposta de sequência didática(2021-05-21) ARAÚJO, Talles Vinícius Machado de; SILVA, Ronaldo Adriano Ribeiro da; http://lattes.cnpq.br/2020211060475648; https://orcid.org/0000-0002-4974-4620O avanço das tecnologias e o contato com os centros urbanos influenciam no modo de hábitos alimentares das comunidades indígenas afetando a sua qualidade de vida e saúde. Nesse contexto é importante uma abordagem na alimentação escolar indígena para valorização da cultura alimentar e culinária tradicional de forma a resgatar as atividades de pesca, caça e fomentar a agricultura tradicional, parte vital do sistema produtivo. O objetivo geral desse estudo é propor uma sequência didática para os educandos do 8º ano do Ensino Fundamental acerca da temática alimentação e nutrição escolar indígena para a comunidade Juruna de Vitória do Xingu/Pará. A sequência é constituída por seis etapas, a saber: a) diagnóstico; b) aplicação de conhecimento; c) problematização; d) análise das informações de rótulos; e) elaboração de cardápio e f) produção de mapas conceituais. Dessa forma, o trabalho visa contribuir no desenvolvimento de autonomia e senso crítico na busca de uma melhor qualidade de vida a partir da sugestão de uma sequência didática para discutir e abordar a temática alimentação e nutrição indígena no contexto escolar.
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