Faculdade de Computação - FACOMP/ICEN
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Compreendendo a dinâmica emocional em projetos de código aberto: uma análise das issues(2024) MIRANDA, Fabrício de Souza; PINTO, Gustavo Henrique Lima; http://lattes.cnpq.br/1631238943341152; https://orcid.org/0000-0001-7598-2799O principal meio de comunicac¸˜ao em projetos de c´odigo aberto ocorre atrav´es das ”issues”, que, embora n˜ao sejam destinadas a expressar emoc ¸˜oes e sentimentos, podem acabar por inclu´ı-las nas interac ¸˜oes entre co laboradores. Neste estudo, conduzimos uma an´alise para avaliar a toxicidade nos coment´arios das ”issues” em projetos open source. Para isso, criamos um banco de dados contendo autores identificados como t´oxicos e, com base nessa informac ¸˜ao, mapeamos todas as ”issues” nas quais estes autores estiveram en volvidos. Posteriormente, submetemos essas ”issues” `a API do IBM Watson Natural Language para uma an´alise mais detalhada. Ap´os a classificac¸˜ao re alizada pela API do IBM Watson Natural Language, selecionamos um subcon junto para realizar uma an´alise manual adicional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Analyzing the impact of dimensionality reduction over human intestinal absorption prediction through machine learning(2022-02) CARDOSO, Eduardo Gil Serrão; RODRIGUES, Caio Marcos Flexa; http://lattes.cnpq.br/7685787461835870; SALES JÚNIOR, Claudomiro de Souza de; http://lattes.cnpq.br/4742268936279649Uma propriedade desejável no desenvolvimento de drogas é entrega oral. A triagem virtual de compostos químicos de acordo com sua biodisponibilidade oral com inteligência computacional pode acelerar a predição de sua absorção intestinal humana (HIA). A despeito da existência de vários estudos almejando predizer a permeabilidade intestinal de compostos químicos, nenhum tentou avaliar o impacto do uso de propriedades fisicoquímicas e estruturais relacionadas à biodisponibilidade oral com técnicas de redução de dimensionalidade (DR) e aprendizado de máquina (ML). Este estudo de caso apresenta uma análise sobre o impacto da aplicação de técnicas de redução de dimensionalidade tais como Análise de Componentes Principais (PCA), PCA baseado em Kernel (KPCA), Ivis, Aproximação e Projeção de Manifold Uniforme (UMAP) e Decomposição de Valor Singular Truncado(TSVD), conjuntamente com preditores de ML tais como Redes Neurais Artificiais (ANN), K-Vizinhos mais Próximos (KNN), Máquina de Vetores de Suporte (SVM) e Floresta Aleatória (RF) na predição de HIA de pequenas moléculas, dando foco ao comportamento dos modelos conforme a dimensionalidade varia. Os resultados demonstram que, apesar de reduzir a dimensionalidade em mais de 90%, os modelos de menor dimensionalidade para o KNN, RF e SVM ainda apresentaram resultados competitivos, demonstrando a viabilidade e o potencial de técnicas de DR enquanto etapa de pré-processamento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Quilombapp: um aplicativo para educação da cultura quilombola(2024) SALES, Jonathan José Cardoso de; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2080791630485427As comunidades quilombolas representam uma parte vital da história brasileira. Nesse contexto, a implementação de ações educativas torna-se essencial para estabelecer uma ligação positiva entre os jovens quilombolas e suas expressões culturais, combatendo o racismo e promovendo o apreço positivo pela identidade negra. A iniciativa deste trabalho surge da falta de divulgação e reconhecimento da cultura quilombola no ambiente digital, evidenciada pela ausência de aplicativos móveis dedicados a esse propósito. A necessidade de disseminar essa cultura de forma acessível impulsiona a busca por soluções, reconhecendo o potencial dos aplicativos digitais para alcançar uma audiência mais ampla e diversificada. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo apresentar o QuilombApp, um aplicativo móvel dedicado à educação e preservação da cultura quilombola. O desenvolvimento do trabalho seguiu uma metodologia que abrangeu o planejamento, a prototipagem, o desenvolvimento e a avaliação, com ênfase no feedback dos usuários. Portanto, os resultados destacam o QuilombApp como uma valiosa contribuição para a promoção da cultura quilombola, proporcionando acesso interativo e offline a informações sobre essa rica herança cultural.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo e análise técnica de projeto e padronização para implantação de data center com certificação tier(2024-03-28) BANDEIRA, Hundson James Bendelaque; VIÉGAS JUNIOR, Raimundo; http://lattes.cnpq.br/3286528998900137O processo de informatização tem aberto diariamente novas portas para serviços tecnoinformacionais, abrangendo não apenas as tecnologias físicas ao nosso alcance, como os computadores pessoais, mas também a tecnologia móvel e os serviços em nuvem que nos mantêm conectados ao mundo em tempo real. A pandemia da COVID-19 fomentou o aumento do uso de serviços digitais, como as plataformas de Educação a Distância (EAD), que dependem de espaços para armazenamento e processamento de grande volume de informações geradas diariamente de forma confiável, no que concerne à segurança de informações pessoais, garantindo a disponibilidade de acesso e a preservação dos dados. Para assegurar que todos esses serviços permaneçam sempre acessíveis, com desempenho e eficiência, o uso de DATA CENTERS é extremamente importante. Diante deste cenário, este trabalho propõe uma abordagem para avaliar os critérios para a implantação de um data center físico (proprietário) ou em nuvem, levando em consideração modelos já existentes como referência. Através de uma comparação entre prós e contras, serão avaliados diversos fatores que influenciam a seleção dos equipamentos a serem utilizados, tais como a garantia de suprimento energético compatível, adequação do ambiente, considerações climáticas e fatores geográficos que facilitem o acesso das equipes de manutenção. O monitoramento das tecnologias empregadas, como sistemas de segurança que garantem a inviolabilidade e preservação de dados sigilosos, bem como a integridade dos mesmos, backups programados, sistemas de redundância, resiliência a falhas, e garantia de acesso contínuo e ininterrupto aos dados, assegura a continuidade dos trabalhos desenvolvidos pelas organizações.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um sistema informatizado para gestão das atividades relativas à pesquisa acadêmica(2024) OLIVEIRA, Alfredo Gabriel de Sousa; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2080791630485427É indubitável que a pesquisa científica desempenha um papel crucial na construção da sociedade. No entanto, nos últimos anos, com o advento da Covid-19, muitos pesquisadores têm enfrentado desafios ao conciliar o distanciamento social com a integração de novos estudantes na pesquisa científica. Assim, é de extrema importância recorrer a plataformas que busquem fomentar uma maior interação entre orientadores e novos pesquisadores, visando aprimorar a formação e capacitação desses indivíduos como futuros profissionais e pesquisadores. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar um sistema informatizado que utiliza o método ágil conhecido como Kanban para a gestão das atividades relativas à pesquisa acadêmica. Essa abordagem visa promover uma interação mais eficaz entre orientadores e pesquisadores, possibilitando um monitoramento mais preciso das tarefas a serem realizadas. Por fim, para o desenvolvimento deste sistema, foi utilizado a ferramenta Projects do Github, no qual era possível listar as tarefas a serem desenvolvidas bem como atualizar seu estado de forma análoga ao Kanban.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Bdtutor- um sistema tutor inteligente para a prática de modelagem de dados(2024) FARIAS, Hádria de Wilton Santos; ARAÚJO, Fabíola Pantoja Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7676631005873564O presente trabalho elucida o desenvolvimento e a an´alise do BDTu tor, um Sistema Tutor Inteligente (STI) projetado para a disciplina de Banco de Dados I, com foco no ensino de modelagem de dados e com o objetivo de aprimorar a instruc ¸˜ao e a aprendizagem associadas aos conceitos fundamentais desse campo. Apesquisa foi conduzida com alunos de graduac¸˜ao e mestrado em cursos de computac¸˜ao e docentes especialistas, visando compreender a aplica bilidade do sistema em contextos educacionais distintos. O BDTutor foi desen volvido por meio da ferramenta Cognitive Tutor Authoring Tools (CTAT), que possibilitou a criac ¸˜ao de um STI eficiente sem a necessidade de conhecimen tos em programac ¸˜ao, demonstrando que educadores sem habilidades t´ecnicas avanc ¸adas podem implementar tutores inteligentes com sucesso. Essa iniciativa contribui para democratizar o acesso a ferramentas educacionais inovadoras, promovendo avanc ¸os no ensino de Banco de Dados. Os resultados revelaram que o BDTutor proporciona uma experiˆencia de aprendizado interativa e efici ente, validando sua aplicabilidade no ensino e fortalecendo a compreens˜ao dos alunos em modelagem de dados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma análise sobre o uso de inteligência artificial no desenvolvimento de software(2024) RODRIGUES, João Paulo de Souza; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2080791630485427Com o crescimento de novas ferramentas de inteligência artificial capazes de auxiliar na construção de software de forma cada vez mais rápida e otimizada, há uma necessidade de analisar os impactos que estas ferramentas têm sobre o desenvolvimento de novas aplicações. Este artigo tem como objetivo realizar uma revisão da literatura para avaliar os efeitos da adoção de ferramentas de inteligência artificial no desenvolvimento de software. Como resultado, este trabalho apresenta um panorama geral sobre os impactos e os desafios encontrados na adoção dessas ferramentas na área de engenharia de software.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Criando escalas vibrotáteis para mapeamento de dados(2024-02-29) CASTRO, Matheus Antônio Santos de; MONTEIRO, Walbert Cunha; http://lattes.cnpq.br/7834513404348329; MEIGUINS, Bianchi Serique; http://lattes.cnpq.br/3032638002357978; https://orcid.org/0000-0001-5872-4827Avanços nos processos de fabricação digital e na ciência dos materiais tem possibilitado representar e apresentar dados fisicamente, como representações tangíveis de dados. Esta área é denominada de fisicalização de dados, que pode ser compreendida como a área que busca projetar artefatos físicos, cuja geometria e a propriedade dos materiais codificam dados para apoiar o processo de entendimento e comunicação dos dados. Há cinco modos de representar fisicamente dados, são elas: visual, auditivas, hápticas, olfativas e gustativas. As formas mais encontradas na literatura para representar dados no mundo físico são visuais e auditivas, as olfativas e as gustativas ainda estão em sua fase inicial de como melhor explorá las para representar dados. As codificações hápticas já fazem parte do nosso cotidiano, informando valores simples, como sim/não ou ligado/desligado, mas pouco utilizadas para codificar dados com mais de 2 valores, e suas aplicações podem ser encontradas em diversos dispositivos como smartphones, smartwaltches, vídeo-games, etc. Assim, este trabalho tem como objetivo desenvolver uma metodologia para a identificação de limites vibrotáteis e a criação de escalas vibrotáteis para mapeamento de dados abstratos. Inicialmente, esse estudo foca na criação de escalas de valores sequências, incluindo avaliação com participantes para determinar o valor mínimo e máximo de vibração percebida sem causar desconforto, bem como o intervalo mínimo entre vibrações para propor a escala sequencial pretendida. Por fim, algumas tarefas de ordenação são propostas aos participantes do teste. Os resultados preliminares no uso das escalas sequenciais criadas com 3 e 4 valores apresentaram baixa taxa de erro e baixo tempo para realização da tarefa de ordenação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Banco de dados de causas externas em Belém (PA): a distribuição dos óbitos por bairro de ocorrência na série temporal (2017-2022)(2024) RODRIGUES, Ângela Maria Sousa; ABREU, Vinícius Augusto Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/2484200467965399Este estudo tem como objetivo identificar os bairros com maior incidência de óbitos por causas externas, ou seja, causas de morte não naturais, e analisar a qualidade das informações provenientes do preenchimento das fichas de declarações de óbitos. Investigaremos a incompletude dos dados inseridos no Sistema de Informação de Mortalidade (SIM). Dos 6.713 óbitos por homicídios, acidentes de transporte e suicídios registrados no período de 2017 a 2022 no SIM, identificamos 1.357 óbitos sem registro do bairro de ocorrência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Quebra-cabeça: um jogo adaptável para fortalecer as habilidades cognitivas e motoras de pessoas com deficiência(2024) TADAIESKY, Von Harrison Cardoso; MOTA, Marcelle Pereira; http://lattes.cnpq.br/2130563131041136; https://orcid.org/0000-0001-9226-9020Jogos sérios são amplamente aplicados em diversos setores tradicionais, destacando-se em ambientes escolares e hospitalares. Contudo, a falta de jogos sérios adaptáveis gera exclusão digital para pessoas com deficiência intelectual, apresentando desafios para profissionais de saúde e educação. Este estudo propõe o jogo "Quebra-cabeça" adaptável para facilitar a integração de pessoas com deficiência intelectual com tecnologias digitais e auxiliar em seus tratamentos. Desenvolvido em colaboração com especialistas em saúde, o jogo faz parte de um projeto mais amplo para superar barreiras de interação e promover inclusão digital na área da saúde. Após concluir o primeiro ciclo de testes, seguindo a heurística universal de usabilidade, no qual envolveu pesquisadores em Interação Humano-Computador.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino da história da cabanagem através do jogo “o cabano”(2024) CARVALHO JUNIOR, Pedro Inácio de; ARAÚJO, Fabíola Pantoja Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7676631005873564Este artigo apresenta o desenvolvimento de um jogo digital, chamado “O Cabano”, o qual tem o objetivo de auxiliar na aprendizagem sobre a Cabanagem. Os testes iniciais foram baseados na ferramenta PETESE e os resultados mostraram 100% que o design e agradável, 75% que os termos utilizados no jogo estão corretos e foram adaptados ao público-alvo, por ´ em existem ajustes a serem realizados na parte referente a ajuda, por exemplo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aprendizado federado baseado em múltiplas árvores de decisão para aplicações iot com computação de borda cooperativa(2024) BARBOSA, Lucas Nobre; RIKER, André Figueira; http://lattes.cnpq.br/2949449810540513A Internet das Coisas (IoT) tem dependido de nós de computação em borda para descentralizar a computação e trazer mais poder de processamento próximo aos dispositivos IoT, como sensores e atuadores. Os nós de compu tação de borda da IoT têm mais poder de processamento de dados e recursos energéticos do que os dispositivos IoT regulares que visam monitorar e atuar no ambiente. No entanto, em geral, os nós de computação de borda não são pro jetados para treinamento intensivo de Aprendizado de Máquina (ML) ou para hospedar grandes modelos de ML. Nas arquiteturas de rede IoT atuais, existem múltiplos nós de computação de borda estrategicamente localizados perto de um grande número de dispositivos, onde cada um dos nós de computação de borda tem acesso a parte dos dados produzidos por toda a rede IoT. Neste cená rio, cada nó de computação de borda executa modelos de ML leves em seu con junto de dados local. Neste artigo, propomos uma solução, chamada FEderated Decison Tree (FEDT), Árvore de Decisão Federada, que agrega o aprendizado produzido por múltiplas árvores de decisão de nós de borda cooperativos, se guindo os princípios de aprendizado federado. Apresentamos quatro estratégias de aprendizado federado diferentes e demonstramos que o FEDT pode alcançar cerca de 80% de um modelo de ML centralizado em termos de correlação de Pearson.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) MarIa: um sistema de apoio a rsl baseado em inteligência artificial(2024) RODRIGUES, Gustavo Corrêa; MOTA, Marcelle Pereira; http://lattes.cnpq.br/2130563131041136; https://orcid.org/0000-0001-9226-9020Revis˜oes sistem´aticas da literatura (RSL) s˜ao estudos realizados para avaliar a literatura cientifica sobre um determinado t´opico por meio de um m´etodo rigoroso. Uma das etapas destes estudos ´e a selec ¸˜ao de artigos, onde o pesquisador avalia de centenas a milhares de artigos quanto `a relevˆancia des tes para a pesquisa. Aqui, existe a oportunidade do uso da inteligˆencia artificial para melhorar a eficiˆencia deste processo. Este trabalho explora o uso de inte ligˆencia artificial generativa neste processo atrav´es da implementac¸˜ao e testes de umaferramenta de selec¸˜ao de artigos auxiliada por um chatbot de IA. Os re sultados deste estudo apontam que ferramentas como a apresentada s˜ao vi´aveis e podem melhorar a experiˆencia do pesquisador que executa uma RSL.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Classificadores supervisionados para relatos em boletins de ocorrências policiais(2024) LINS, Carolina Santos; SARAIVA, FilipeDevido `aconsider´avel incidˆencia de crimes contra o patrimˆonio cons tantemente registrados nos boletins de ocorrˆencia policiais, as bases de dados de seguranc ¸a p´ublica acumulam uma grande quantidade desses casos. Uma das responsabilidades da Secretaria Adjunta de Inteligˆencia e An´alise Criminal do Estado do Par´a, ´org˜ao subordinado `a Secretaria de Estado de Seguranc¸a P´ublica e Defesa Social do Par´a, ´e a classificac¸˜ao dessas ocorrˆencias, visando n˜ao apenas fins estat´ısticos, mas tamb´em fornecendo apoio para a tomada de decis˜oes relacionadas `a seguranc¸a p´ublica. Este trabalho descreve o processo de desenvolvimento de classificadores supervisionados, abrangendo a metodo logia empregada para lidar com dados extremamente desbalanceados, uma ca racter´ıstica comum em conjuntos de dados relacionados a ocorrˆencias crimi nais. Foram constru´ıdos trˆes classificadores distintos: um para identificar a lo calidade, outro para classificar a v´ıtima e o ´ultimo para identificar os itens e o modus operandi. Eles alcanc ¸aram uma acur´acia de 75,86%, 90,33% e 80,56% respectivamenteTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Diversidade genética e evolução nos gêneros cylindrospermopsis e sphaerospermopsis: uma abordagem filogenética e filogenômica(2024) GOMES, Daniel Henrique Pinheiro Gil; ABREU, Vinícius Augusto Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/2484200467965399As cianobactérias têm sido objeto de investigação utilizando bioinformática devido à sua capacidade de formar florações tóxicas prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana. No entanto, além dessas preocupações, existe um interesse crescente na pesquisa de genes com potencial para a produção de bioprodutos naturais e na compreensão de seu papel na f ixação de nitrogênio, um processo crucial para os ecossistemas aquáticos, onde essas bactérias desempenham um papel fundamental no suprimento de nitrogênio para o crescimento de outros organismos, como algas e plantas aquáticas. Este estudo se concentrou na análise da diversidade genética e da evolução de dois gêneros da família Aphanizomenonaceae, Cylindrospermopsis e Sphaerospermopsis. A análise envolveu a comparação de genomas de espécies selecionadas por meio de técnicas de filogenia do RNAr 16S, de genes concatenados e análise pangenômica através de softwares de bioinformática, algorítmos e alguns scripts. Os dados resultantes foram utilizados para conduzir análises filogenéticas e filogenômicas, que foram, por sua vez, estudadas por meio da abordagem de genômica comparativa. Os resultados revelaram uma divergência na evolução dos dois gêneros apesar de dividirem características morfológicas como nichos ecológicos semelhantes, fato esse que possivelmente foi influenciado pelas condições ambientais e pela transferência horizontal de genes. Além disso, dentro do gênero Cylindrospermopsis, foram identificados grupos distintos de espécies em diferentes regiões geográficas, indicando possíveis adaptações locais. Em contraste, as espécies de Sphaerospermopsis permaneceram geneticamente mais conservadas. Essas descobertas proporcionam uma compreensão abrangente das relações evolutivas, da diversidade biológica e da classificação entre as espécies de Cylindrospermopsis e Sphaerospermopsis, oferecendo compreensões valiosas para pesquisas científicas e aplicações biotecnológicas. Em adição, elas contribuem para uma melhor caracterização taxonômica desses gêneros. A pesquisa também destaca a importância contínua da monitorização de cianobactérias devido às suas potenciais florações tóxicas. Essas informações ressaltam a relevância da bioinformática na exploração da biologia desses organismos essenciais para a saúde do nosso planeta.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ritmo mania: um jogo de memória auditiva e visual para crianças com deficiência(2024) KENJIRO, Marcus Victor dos Reis; MOTA, Marcelle Pereira; http://lattes.cnpq.br/2130563131041136; https://orcid.org/0000-0001-9226-9020As tecnologias assistivas são conceituadas como serviços ou ferramentas que auxiliam pessoas com deficiência ou limitações, sejam elas temporárias ou não. Nesse sentido, as crianças são o público relevante no uso de tecnologias assistivas, visto que é na fase da infância que as habilidades cognitivas e motoras são mais exploradas, sendo importante associá-las às estratégias lúdicas e interativas, tais como jogos e atividades recreativas. No eixo da educação inclusiva, tais aspectos também devem ser abordados, já que cria um ambiente de desenvolvimento cognitivo, motor e social, em que as crianças com deficiências podem explorar e aprender de maneira não apenas educativa, mas também prazerosa e de modo personalizado. Em vista disso, este trabalho apresenta uma alternativa lúdica voltada para crianças com deficiência, descrevendo a organização, desenvolvimento e avaliação heurística de um jogo de memória auditiva e visual nomeado Ritmo Mania, que explora habilidades como estímulo da atenção e memória, bem como reconhecimento de padrões.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Data insights: uma aplicação web de análise de dados acadêmicos para avaliação e acompanhamento de desempenho docente e de programas de pós-graduação(2024) COSTA, Renick Muller Teixeira; MOTA, Marcelle Pereira; http://lattes.cnpq.br/2130563131041136; https://orcid.org/0000-0001-9226-9020A crescente necessidade de gestores acadˆemicos obterem dados pre cisos e atualizados sobre a produc ¸˜ao acadˆemica dos professores motivou a criac ¸˜ao desta aplicac¸˜ao. Esses gestores enfrentam desafios significativos para coletar, organizar e analisar informac¸˜oes dispersas em diferentes plataformas, tornando o processo manual e demorado. Nesse sentido, esse trabalho visa desenvolver uma aplicac¸˜ao web automatizada que facilite a coleta, armazena mento e visualizac¸˜ao de dados acadˆemicos, proporcionando uma vis˜ao inte grada e pr´atica das informac¸˜oes. Para isso, o Data Insights utiliza t´ecnicas de web scraping implementadas em Node.js para obter dados dos perfis do Google Acadˆemico fornecidos por meio de um arquivo CSV. As informac¸˜oes coletadas, incluindo contagem de citac¸˜oes, ´ındice h e ´ındice i10, s˜ao armazenadas em um banco de dados MySQL. O backend exp˜oe uma API para o frontend, per mitindo que os usu´arios acessem e visualizem os dados por meio de tabelas e gr´aficos. Al´em disso, o Data Insights permite o upload de arquivos ZIP con tendo curr´ıculos Lattes de professores, extraindo a contagem de publicac¸˜oes e associando os professores aos respectivos programas de p´os-graduac ¸˜ao dentro do instituto. Como contribuic ¸˜oes, o Data Insights oferece uma soluc ¸˜ao inte grada e eficiente para gerenciar dados acadˆemicos, incluindo funcionalidades administrativas para excluir registros, importar arquivos CSV e ZIP, e inserir informac ¸˜oes espec´ıficas de desenvolvimento de programas, como o n´umero de alunos matriculados, formados, em andamento e desistentes em um determi nado programa de p´os-graduac ¸˜ao e ano espec´ıfico. Logo, essa aplicac ¸˜ao auto matiza processos anteriormente manuais, economizando tempo e melhorando a precis˜ao na gest˜ao acadˆemica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Perspectiva do iot e softwares de gerenciamento de redes(2024) SILVA, Gabriel Baia da; MONTEIRO, Dionne Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/4423219093583221Este trabalho estuda o funcionamento de sistemas de gerenciamento de de redes de computador, a partir da perspectiva de uma aplicação IoT que coleta dados de temperatura ambiente e umidade e repassar para uma pipeline de aplicações que distribuem estes dados, começando pelo protocolo MQTT que usa um broker público, depois indo para um hub Node-RED, e então o PRTG, e por fim sendo repassado por meio de alarmes para o Telegram.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Anylattes: uma aplicação para avaliação contínua das informações do currículo lattes(2024) CIRILO, Alex Carlos Saraiva; MOTA, Marcelle Pereira; http://lattes.cnpq.br/2130563131041136; https://orcid.org/0000-0001-9226-9020Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Barco binário: uma ferramenta para o ensino de numerais em libras e lógica dos números binários(2021) SILVA, Acza Lira; ALMEIDA, Adrianne Veras de; http://lattes.cnpq.br/6359914837196360; https://orcid.org/0000-0003-3250-3916; ARAÚJO, Fabíola Pantoja Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7676631005873564A SBC (Sociedade Brasileira de Computação) indica no documento Diretrizes para o Ensino da Computação na Educação Básica (2019) que a introdução da computação no ensino básico exerce um papel fundamental no desenvolvimento de habilidades computacionais nos alunos, para que eles estejam aptos a compreender o mundo digital, dividindo o ensino da computação em três eixos: pensamento computacional, cultura e mundos digitais. Além disso, a SBC estabelece também cinco competências específicas da computação e afirma que essas habilidades estão diretamente ligadas ao desenvolvimento das dez competências gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), relacionando quais conteúdo da computação devem ser trabalhados em cada ano do ensino básico. Diante do potencial multidisciplinar do ensino de computação, o presente trabalho busca englobar diferentes conhecimentos para mitigar lacunas existentes na sociedade, como o distanciamento entre surdos e ouvintes devido à falta de engajamento no incentivo de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para esse segundo público. Tendo em vista a importância do ensino de conceitos da computação na educação básica e a barreira linguística existente entre surdos e ouvintes, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo educacional digital, chamado Barco Binário, o qual ensina a lógica de conversão dos números binários de forma lúdica e associada à introdução dos numerais em Libras para ouvintes. Para tanto, foi necessário aplicar a lógica de conversão de números decimais em binários de forma contextualizada e recreativa, desenvolver a habilidade de decodificação em formato digital, aprimorar a habilidade de relacionar os números decimais com seus respectivos sinais em Libra e avaliar a ferramenta por meio de testes e questionários aplicados aos usuários. Diante disso, verificou-se que a utilização de jogos educacionais para o ensino da lógica dos números binários associado à introdução dos numerais em Libras pode ser eficiente, visto que 87,5% dos usuários participantes dos testes, compreenderam parcialmente ou totalmente o processo de conversão binária e cerca de 75% deles afirmaram que conseguiram relacionar os números com seus respectivos sinais em Libras após a utilização do jogo, levando a crer que o ensino multidisciplinar da computação pode ser bastante relevante para transmitir diferentes conhecimentos à sociedade.