Faculdade de Ciências Naturais - FACIN/CBRAG

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Campus de Bragança / Bibliotecária: Vivyanne Ribeiro das Merces Neves Fax: (91)3425-1593 E-mail: bibbraganca@ufpa.br

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  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Práticas pedagógicas no ensino de ciências voltado para promover a inclusão escolar de alunos surdos
    (2025-02-07) SANTOS, Rebeca Natalina dos; NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/5658289632563411; https://orcid.org/0000-0002-3110-3649
    O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada no Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Ciências Naturais sobre o tema: Práticas pedagógicas no ensino de ciências voltado para promover a inclusão escolar de alunos surdos. Objetivo geral contribuir tanto para a reflexão sobre a produção do conhecimento a respeito do ensino de Ciências no contexto da Educação Inclusiva, e, como objetivos específicos sistematizar o que os teóricos do ensino de ciências, têm discutido a respeito da inclusão; identificar as práticas pedagógicas no ensino de ciência voltado para promover a inclusão escolar de alunos surdo. Na metodologia desenvolveu-se a partir de uma análise de Revisão Integrativa da Literatura (RIL), a partir de dois descritores temáticos: as práticas pedagógicas no ensino de ciências voltado para promover a inclusão escolar de alunos surdos; a inclusão do aluno surdo no ensino regular. Base de dados disponíveis no acervo da Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e na Literatura Latino- Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Nos resultados encontrados, apontam elementos que subsidiam processos avaliativos e reflexões dos avanços acerca da inclusão, mas também olhares críticos de que apesar das existências de práticas inclusivas, ainda se faz necessário um grande esforço para que o paradigma da inclusão possa de fato ser hegemônico. Na conclusão compreendeu-se que as mudanças advindas com a inclusão e seus consequentes efeitos pedagógicos variam de acordo com a forma que elas estão sendo percebidas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise dos bancos naturais de ostras do mangue e diversidade de fauna associada em Curuçá e São João da Ponta, Pará
    (2024-11-18) BRITO, Regiane dos Santos; BEASLEY, Colin Robert; http://lattes.cnpq.br/6310836748316181; https://orcid.org/0000-0003-1413-1469
    O presente trabalho aborda a abundância de ostras do mangue (Crassostrea gasar) e a diversidade de fauna associada, sua importância ecológica, econômica e os efeitos das mudanças climáticas para o ecossistema. Tem como objetivo discutir a abundância de ostras do mangue e da fauna associada nos 11 bancos analisados, da Resex Mãe Grande de Curuçá e da RESEX São João da Ponta, Pará considerando fatores com a diversidade de espécies e a relação entre as ostras e o ambiente. O trabalho de amostragem foi realizado nos anos de 2021 e 2022, nos períodos seco e chuvoso, respectivamente. Foram contabilizadas as ostras vivas, ostras mortas e as espécies de fauna associada, o que também inclui análises de densidade das populações de ostras, variações na abundância em diferentes estações do ano. As ostras têm uma grande importância para o ecossistema, como o seu papel de filtragem da água, a formação de habitat para outras espécies e a sua importância econômica, já que movimenta as comunidades locais. No entanto, há também grandes impactos gerados pelas atividades humanas, como a degradação ambiental.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento e aplicação de jogo para o ensino de Química: considerações sobre sua utilização em sala de aula no ensino fundamental (anos finais)
    (2024-10-03) ROZARIO, Ester Silva do; ROSARIO, Samuel Antônio Silva do; http://lattes.cnpq.br/7909649057832090; CORDEIRO, Carlos Alberto Martins; http://lattes.cnpq.br/5010139685215361
    As dificuldades enfrentadas pelos professores no ensino da Química resultam na falta de familiaridade dos alunos com esse conteúdo, o que compromete seu aprendizado. Para revitalizar a dinâmica da sala de aula e despertar o interesse dos alunos, é fundamental que os educadores adotem abordagens pedagógicas distintas das tradicionais. Este trabalho apresenta uma análise da implementação do jogo didático "Que Elemento Eu Sou?" em uma turma do 9º ano, com o objetivo de avaliar o impacto dessa estratégia no aprendizado em Química. Os dados foram coletados por meio de formulários, observações e indagações, e analisados qualitativamente, evidenciando que o jogo estimulou a busca ativa por conhecimentos prévios. Ao final da atividade, 65% dos alunos expressaram interesse pela matéria, sugerindo uma conexão positiva entre a abordagem lúdica e a aprendizagem. Esses resultados indicam que a adoção de metodologias ativas pode ser eficaz na promoção do interesse e na compreensão de conceitos químicos, contribuindo para a formação de alunos mais engajados.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação de nuggets á base de pescada Gó (Macrodon Anylodon) com diferentes tubérculos: análise sensorial, econômica e potencial sustentável.
    (2024-10-31) SOUSA, Everton Ivan Lima de; PINHEIRO, Ainoã Stephanny Almeida; http://lattes.cnpq.br/2594204979520424; CORDEIRO, Carlos Alberto Martins; http://lattes.cnpq.br/5010139685215361
    Objetivo: Este estudo investigou o desenvolvimento de nuggets à base de Carne Mecanicamente Separada (CMS) de pescado, especificamente da espécie Macrodon ancylodon (pescada-gó), combinada com diferentes tubérculos: macaxeira, batata-doce e batata comum. Métodos: Os nuggets foram avaliados por meio de análise sensorial com 30 provadores não treinados, considerando atributos como aparência, aroma, sabor, textura e aceitação global. Resultados: A batata comum se destacou nos atributos de aparência, textura e aceitação global, obtendo o maior índice de aceitabilidade (78,15%), seguida pela macaxeira (74,44%) e batata-doce (63,33%). Além disso, foi realizada uma análise econômica baseada nos custos operacionais e indicadores de eficiência, como a Receita Bruta (RB), Lucro Operacional (LO) e Taxa Interna de Retorno (TIR). Os resultados indicam que o produto é viável economicamente e tem potencial para atingir o mercado como uma alternativa nutritiva e mais saudável aos nuggets tradicionais de frango.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Contribuições das memórias escolares sobre espaços não formais para a formação de professores de Ciências Biológicas
    (2024-09-16) SANTOS, Heloisa Rodrigues; SANTOS, Luana Thaís Chucre dos; SILVA, Andressa Oliveira da; FREITAS, Lilliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/8110174127325055; https://orcid.org/0000-0003-2935-1309
    Os espaços não formais são considerados grandes aliados da educação formal e para a formação científica dos estudantes, estimulando o interesse e curiosidade sobre o ensino através da sua potencialidade pedagógica. Diante disso, temos como objetivo analisar as narrativas memorialísticas de licenciandos a fim de discutir o papel dos espaços não formais nas suas vivências escolares da Educação Básica e na formação dos mesmos. O método de investigação foi a pesquisa narrativa, utilizando os relatos memorialísticos produzidos no contexto da disciplina de “Estágio I: Espaços Não Formais” com uma turma de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará–Campus Bragança. Os relatos foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. Discutimos os resultados sobre os significados das experiências desses licenciandos em três categorias de análise: i) Identificação dos Espaços Não Formais, que apresenta e discute os tipos de espaços que os estudantes visitaram em seus anos escolares; ii) Contribuições para aprendizagem, em que discutimos o papel dos espaços não formais para o fortalecimento da relação teoria e prática, percepção da realidade, contextualização e maior engajamento e participação dos estudantes; iii) Contribuição dos Espaços Não Formais para escolha da carreira profissional, na qual evidenciamos o quanto as vivências nos espaços não formais puderam contribuir para despertar o interesse em cursar Ciências Biológicas. A partir das memórias escolares é possível perceber e reafirmar o importante papel que os espaços não formais desempenham na vida escolar dos estudantes e sua forte contribuição nos processos de educação científica e formação social e acadêmica.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aulas práticas contextualizadas para o ensino de botânica na realidade dos alunos da comunidade do Japim-Viseu
    (2024-06-02) CONCEIÇÃO, Thays Oliveira da; MEHLIG, Ulf; http://lattes.cnpq.br/5899434743926944; https://orcid.org/0000-0002-0142-4505
    Este estudo investiga o efeito das aulas práticas no aprendizado de botânica em duas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental em anos letivos distintos, numa comunidade rural amazônica de Viseu, Pará. A pesquisa foi realizada na escola Maria Raimunda Silva Oliveira, na Vila Japim, e envolveu a coleta de plantas à beira do Rio Piriá durante a estação chuvosa de 2023. Os alunos participaram de atividades teóricas e práticas sobre as características das angiospermas da beira do rio Piriá, que foram documentadas por meio de anotações e fotografias. Um plano de aula específico foi desenvolvido, incluindo uma apostila didática que cobria conceitos de botânica, fotossíntese, além da estrutura das plantas das espécies locais. A turma que cursava o 7° Ano em 2023, composta por 13 alunos, respondeu a um questionário no ano seguinte (2024). Sete alunos mencionaram a aula prática, indicando um impacto duradouro. Já a turma que cursava o 7° Ano em 2024 contou com a participação de 22 alunos que responderam ao questionário diagnóstico e 11 alunos que responderam a atividade pós-aula. A análise mostrou um aumento significativo nas respostas corretas após a aula prática, destacando a eficácia das atividades práticas no aprendizado. Os resultados demonstram que experiências práticas enriquecem o aprendizado teórico, proporcionando uma compreensão mais profunda e interativa dos conteúdos. A metodologia combinada de teoria e prática contribuiu para a consolidação e expansão do conhecimento dos alunos, evidenciando a importância das atividades práticas na educação científica.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uso fitoterápico de hortelãzinho (Mentha x Piperita L.), como tratamento para doenças gastrointestinais na comunidade de Caratateua
    (2024-10-10) FERREIRA, Arlete Silva; SILVA, Gabrielle de Nazaré Falcão da; http://lattes.cnpq.br/7976866863641704; SILVA, Iracely Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/5393264898435715
    Este estudo investiga o uso fitoterápico de Mentha x piperita L. como tratamento para doenças gastrointestinais na comunidade de Caratateua. A pesquisa visa explorar aplicações locais, identificar princípios ativos e avaliar potenciais efeitos terapêuticos, ao mesmo tempo em que examina a toxicidade da espécie por meio de literatura especializada. Foi empregada uma abordagem descritiva qualitativa, incluindo pesquisa de campo e revisão de literatura sobre os compostos ativos da espécie. Os resultados da revisão indicam que a hortelã-pimenta e seus principais constituintes (pulegona, mentona, mentol e mentofurano) apresentam evidências de toxicidade moderada. A espécie é bem documentada por suas propriedades espasmolíticas, antieméticas, estomacais, anti-helmínticas (uso oral) e antibacterianas. Concluindo, Mentha x piperita possui compostos ativos que abordam efetivamente os problemas de saúde da comunidade, sugerindo seu potencial como uma alternativa promissora e de baixo custo para populações tradicionais.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Sintomatologia de ansiedade entre estudantes do ensino fundamental: impactos na aprendizagem e desempenho escolar
    (2024-08-26) SILVA, Thaise Karoline dos Santos; CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/0513878271743181; https://orcid.org/0009-0005-6665-9128
    Este trabalho apresenta um estudo sobre a sintomatologia de ansiedade entre estudantes do ensino fundamental de escolas da rede pública da cidade de Bragança, no estado do Pará. O objetivo foi analisar os impactos da ansiedade na aprendizagem e no desempenho escolar de 62 estudantes do 7º, 8º e 9º anos de diferentes escolas. Esta pesquisa é de natureza bibliográfica e de campo, com abordagem quantitativa e qualitativa. A construção de dados foi realizada por meio de um questionário de múltipla escolha, com o intuito de identificar a presença, intensidade e frequência dos sintomas de ansiedade. Para suporte teórico, amparou-se nas reflexões de Barlow (2002), Hoffman et al. (2012), Lenhardt e Calvetti (2017), Nardi (2019), Bastardas (2020), Silva (2020), Fontoura (2021), entre outros. Os resultados sinalizaram a predominância de sintomas de ansiedade em nível leve, com frequência diária e, na maioria dos casos, de início espontâneo. Constatou-se que esses sintomas interferem significativamente tanto no desempenho acadêmico quanto nas interações sociais dos estudantes. Concluiu-se que este cenário demanda intervenções em várias esferas, incluindo práticas governamentais, ações escolares e apoio familiar.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Espaços não formais na prática pedagógica de professores de Ciências nos municípios de Primavera e Quatipuru - Nordeste Paraense
    (2024-09-24) OLIVEIRA, Hugo Edilberto Ramos de; FREITAS, Lilliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/8110174127325055; https://orcid.org/0000-0003-2935-1309
    O emprego dos espaços não formais vem sendo utilizado pelos professores da Educação Básica devido a esses ambientes possibilitarem para os estudantes um aprendizado prático e experimental, o desenvolvimento de habilidades sociais, o incentivo à criatividade e a inovação. Esta pesquisa faz uma análise do uso dos espaços não formais a partir da concepção e experiências de professores do Estado do Pará, Brasil. A investigação foi desenvolvida através da aplicação de questionário com seis professores de Ciências e Biologia atuantes nos municípios de Primavera e Quatipuru, situados no nordeste do Estado do Pará. Como resultados, verificamos que apesar do reconhecimento de que a utilização dos espaços não formais contribui para o fortalecimento do ensino e a aprendizagem dos alunos, essa prática de ensino ainda é um desafio para os professores em exercício nesses municípios devido algumas dificuldades enfrentadas, como: liberação dos alunos para realização das aulas nos espaços não formais, o incentivo para realizar essa prática de ensino, lacunas na formação inicial e continuada; e ainda dificuldades com transporte. Ainda que esse método de ensino apresente alguns empecilhos, os professores consideram como essencial a utilização dos espaços não formais para a contribuição do ensino e aprendizado dos alunos e também consideram que eles proporcionam aspectos que facilitam práticas pedagógicas contextualizadas na disciplina de Ciências e Biologia.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Educação ambiental crítica por meio do desenvolvimento do senso de pertencimento ao contexto local
    (2024-05-17) MIRANDA, Kessia Samile Pinheiro; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835
    A Educação ambiental visa induzir nos grupos humanos dinâmicas mais conscientes da realidade socioambiental. Visando construir conhecimentos e valores sobre o meio ambiente, desenvolvemos experiência com estudantes de uma escola pública da cidade de Bragança-PA, onde localiza-se a maior faixa contínua de manguezal do mundo. Por meio de pesquisa qualitativa, com técnica de observação direta intensiva, percebemos que os estudantes tinham pouco conhecimento sobre as relações que se estabelecem entre os constituintes físicos, biológicos e socioculturais do manguezal. Contudo, nossas ações de educação ambiental conduziram a ampliação dos conhecimentos sobre os aspectos ecológicos, percepção do pertencimento humano ao manguezal e do valor deste importante ecossistema, contribuindo para uma postura crítica sobre questões ambientais.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estudo da contaminação da subsuperfície por hidrocarbonetos monoaromáticos nos principais postos de combustíveis das cidades de Bragança, Tracuateua e Augusto Corrêa (Pará)
    (2024-06-25) CARMO, Raerida da Silva do; OLIVA, Pedro Andrés Chira; http://lattes.cnpq.br/0224399927142671
    Os hidrocarbonetos monoaromáticos BTEX (Benzeno, Tolueno, Etilbenzeno e Xileno) são produtos derivados do petróleo que podem se dissolver em água, altamente voláteis e possuem alta periculosidade para a saúde humana e meio ambiente. A detecção imediata de vazamentos é essencial para a remediação da área contaminada, uma vez que a exposição a estes compostos pode causar problemas irreversíveis ao meio ambiente, visto que, são altamente impactantes para o solo, ar e água e agridem diversas formas de vida. Os vazamentos provenientes dos postos de abastecimento de combustíveis contaminam a água subterrânea, ocasionando uma série de problemas ambientais. Antes as detecções de pequenas concentrações de BTEX reportadas em pesquisas anteriores na cidade de Bragança, no presente estudo foi analisado o estado de contaminação por BTEX nesta cidade como também nas cidades vizinhas de Tracuateua e Augusto Corrêa, aplicando a combinação das técnicas analíticas Cromatografia Gasosa (CG) e Espectrometria de Massas (EM). As amostras de água foram coletadas nos poços artesianos próximos e dentro dos principais postos de abastecimentos de combustíveis destas cidades, durante os períodos sazonais chuvoso e seco no triênio 2021-2023. Em cada campanha (05 em total) foram coletadas 29 amostras de água subterrânea (total de 145 amostras), sendo 14 amostras de água coletadas na cidade de Bragança, 03 amostras na cidade de Tracuateua e 12 na cidade de Augusto Corrêa. Foram detectadas 17 amostras contaminadas (11,72 %) nas cidades de Bragança, Tracuateua e Augusto Corrêa com tolueno, etilbenzeno e xilenos. Tolueno e xilenos foram os contaminantes mais predominantes. Os valores dos contaminantes mensurados estavam dentro dos valores máximos permitidos pela legislação vigente. O restante das amostras (88,28%) apresentou valores abaixo do Limite de Quantificação das técnicas analíticas combinada CG-EM. Estes resultados vêm agregar informações importantes para a saúde pública, tendo como intuito alertar os órgãos competentes, para iniciar um processo de conscientização ambiental com medidas de prevenção e cuidado antes a existência de uma possível contaminação da subsuperfície aonde o lençol freático esteja sendo comprometido nos locais das três cidades estudadas, colocando em risco a potabilidade da água para o consumo humano e a saúde da população.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Diversidade de Palaemonideos, Alpheideos e Merguiideos (Caridea: Alpheoidea, Palemonoidea) na Amazônia Oriental.
    (2024-07-12) PAIXÃO, Erik Daniel Santos da; ABRUNHOSA, Fernando Araújo; http://lattes.cnpq.br/9557937645632227; https://orcid.org/0000-0003-2693-2175; MACIEL, Carlos Murilo Tenório; http://lattes.cnpq.br/5979732735685066
    O presente trabalho tem como objetivo prover dados atualizados da Carcinofauna na região norte do Brasil, especificamente de crustáceos decápodes, junto de uma chave dicotômica e fotografias dos espécimes, para o auxílio em sua respectiva identificação. A importância deste estudo reside na produção de uma lista faunística focada na região Bragantina, que irá contribuir para avaliações da biodiversidade dentro da vasta região norte (BARROS & PIMENTEL 2001). Foram utilizadas armadilhas artesanais para a captura dos camarões, nos estuários e os espécimes de água doce durante o período de 1 ano (entre maio de 2022 a abril de 2023). Nesse intervalo foram realizados um total de 15 coletas. Posteriormente, os espécimes coletados foram realocados para o laboratório de Carcinologia na UFPA/IECOS. Os animais foram identificados através de chaves dicotômicas e fotografados para auxiliar na sua identificação. Os resultados obtidos indicam a presença de 4 novas ocorrências de camarões na região bragantina. Dentre estas novas ocorrências 3 são de água marinha e 1 de água doce. Esses pertencentes a 3 famílias diferentes: Alpheidae (gênero: Alpheus), Palaemonidae (gênero: Macrobrachium) e Merguiidae (gênero: Merguia). Além disso, foi possível observar que duas destas novas ocorrências relatadas são pertencentes a um complexo de espécies e por esse motivo podem apresentar características morfológicas distintas de indivíduos da mesma família/gênero (Alpheus lobidens e Alpheus floridanus). Este trabalho contribui diretamente para um melhor conhecimento da Carcinofauna local, visto que trabalhos sobre a fauna de decápodos da península bragantina são minimamente conhecidos, em particular o grupo dos crustáceos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise da percepção da poluição sonora na feira de Bragança (Pará)
    (2024-06-25) FARIAS, Pâmela Vitória de Sousa; OLIVA, Pedro Andrés Chira; http://lattes.cnpq.br/0224399927142671
    Visto que a poluição sonora é considerada a segunda maior forma de poluição, este trabalho analisou a percepção dos ocupantes da Feira Livre da cidade de Bragança (Pará) em relação a este problema ambiental. O questionário aplicado buscou investigar a percepção que os entrevistados tinham sobre tal assunto, como a poluição sonora afetava a sua saúde, quais eram os tipos de ruídos que mais lhe incomodavam, em qual pontos os ruídos eram maiores. Os dados coletados mostraram que a maioria (83%) dos entrevistados tinham consciência ambiental em relação a poluição sonora. Da mesma maneira, os (92%) dos entrevistados tinham percepção do que seria a poluição sonora e a pesar de frequentarem o local todos os dias, (94%) se sentiam incomodados com os ruídos na feira. Falta de concentração, dor de cabeça e irritabilidade, falta de sono, dor de ouvido, etc foram a reações provocadas pelos ruídos mais relatadas pelos entrevistados. Quando questionados os entrevistados mostraram-se dispostos a realizar um exame de audiometria, desse modo possibilitando avaliar sua saúde auditiva, no entanto eles queriam que este exame fosse realizado ali mesmo, na Feira Livre de Bragança. Segundo a avaliação dos dados coletados na pesquisa foi certificado que os entrevistados tem clareza e sensibilidade no que se refere a poluição sonora, e alertar que a mesma está ocasionando problemas a sua saúde.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O uso de analogias no ensino de Biologia: uma análise na literatura dos últimos 20 anos.
    (2024-06-21) SOUSA, Vanuzia Melo de; OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva de; http://lattes.cnpq.br/5657139166717129; https://orcid.org/0000-0001-5607-5835
    É através do pensamento analógico que o homem constroi, transforma e acumula o conhecimento, o ensino com analogia tem como objetivo, tornar os conteúdos de difícil entendimento mais facíl, valorizando os conhecimentos familiares dos aprendentes. Com isso, o presente artigo tem como objetivo analisar como as analogias estão presentes no ensino de Biologia nas últimas duas décadas. Através de um levantamento bibliográfico utilizando o Scholar Google com base dados, para coleta dos trabalhos utilizou-se dois conjuntos de descritores: “Analogia ensino de Biologia”;”Analogia ensino de Ciências”, onde foram pesquisados separadamente. Assim, identificou-se 18 publicações científicas, sendo mais expressiva as publicações com foco na análise de materiais educacionais. Os trabalhos sinalizam para uma baixa instrumentalização dos professores para o uso de analogias e a necessidade de incluir capacitações tanto na formação inicial quanto continuada de professores. E recomenda cautela quanto ao uso direto de analogias contidas em coleções didática, pois análises demonstram que nem todos os critérios para uma boa construção de uma analogia são observados nestes materiais. Tal fato necessita de análise crítica, contextualização e análise para uma boa aplicação. Em suma, os estudos com analogias no ensino de biologia têm se tornado mais frequente nos últimos setes anos e este fato pode estar relacionado as demandas de adaptações metodológicas necessárias ao contexto da sala de aula inclusiva, embora isso não se apresente de forma explícita nas publicações.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Metodologias para o ensino de Ciências no sistema modular: com a palavra, os professores
    (2024-02-22) SOUSA, Alane de Oliveira; RAMOS, Dyellen de Lima; BASTOS, Sandra Nazaré Dias; http://lattes.cnpq.br/5027406598272447; https://orcid.org/0000-0002-4924-2743
    Diante da importância do ensino de Ciências da Natureza no contexto educacional, este trabalho tem como objetivo geral compreender como os professores de Ciências conduzem sua ação docente nas aulas de Ciências Naturais no Sistema Modular de Bragança, Pará. Traçamos como objetivos específicos: a) investigar quais são as metodologias de ensino empregadas pelo professor de ciências em sala de aula; b) Identificar o que pensam os professores sobre a eficácia das metodologias utilizadas para o aprendizado dos estudantes e c) Identificar e discutir quais as principais dificuldades para ensinar Ciências no Sistema Modular. A pesquisa é de cunho qualitativo, pois visa descrever, interpretar e discutir as respostas dos docentes. Para a coleta de dados, utilizamos um questionário elaborado na plataforma Google Forms, enviado a professores de Ciências do Ensino Fundamental que atuam no Sistema Modular vinculado à Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Bragança, Pará. A pesquisa identificou diversas metodologias usadas pelos professores nesse sistema de ensino, sendo a aula expositiva citada como um dos principais métodos. Outras metodologias também são utilizadas por esses profissionais, tais como: aula passeio, ensino de ciências por investigação, uso de maquetes, livro didático, filmes e vídeos. Os professores afirmam que, de modo geral, os alunos aceitam bem as inovações em sala de aula e consideram suas metodologias eficientes. Quanto às dificuldades, os docentes mencionaram falta de estrutura e recursos nas escolas, dificuldades de leitura dos alunos, limitação de tempo para ministrar as aulas, transporte e até problemas de saúde mental. A execução desse estudo permitiu analisar a realidade dos professores atuantes no Sistema Modular, destacando o exercício profissional diferenciado mesmo diante de muitas dificuldades.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A relação humano-natureza no Quilombo: fauna silvestre e preservação das tradições ecológicas culturais na Comunidade Quilombola de Jacarequara, município de Santa Luzia do Pará
    (2024-07-02) PEREIRA, Ana Beatriz da Conceição; ORNELLAS, Valéria dos Santos Moraes; http://lattes.cnpq.br/1253485739454855
    As comunidades quilombolas assumem um importante papel dentro da sociedade. Especialmente em se tratando da preservação dos valores e da identidade e conservação da biodiversidade, por serem os quilombos lugares históricos, com diversidade ecológica cultural relevante dentro do patrimônio da humanidade. Por meio dessas tradições, é possível reconhecer saberes e fazeres que ainda se fazem presentes, mesmo diante das ameaças à sua permanência manifestadas dentro dos territórios. A presente pesquisa trata de um estudo realizada no Quilombo do Jacarequara, munícipio de Santa Luzia do Pará, entre dezembro de 2019 e dezembro de 2023, visando, por meio de uma abordagem da ecologia cultural, ampliar estudos sobre as relações do ser humano com a natureza. Os resultados foram coletados por meio de observação participante e entrevistas semiestruturadas, com os moradores do referido Quilombo. Para isso, as etapas da pesquisa se deram através primeiramente de diálogos com pessoas mais velhas da comunidade, aquelas que detém dos conhecimentos e experiências agregadas do passado. Posteriormente, realizou-se com os moradores mais jovens que ainda caçam, vistos como detentores das práticas de captura de animais silvestres. Para finalizar, foi realizada uma ação educativa na escola, a fim de causar interações da pesquisa com o ensino das gerações mais novas. Segundo os moradores mais antigos, algumas espécies eram caçadas no passado para comer, como: tatu, guariba, macaco, quati, caititu, queixada, veado, anta, paca, cutia, jabuti, jacaré, mutum e jacu. A carne de caça não era vendida, pois servia apenas para subsistência. Uma das entrevistadas afirmou que esses animais desapareceram, mas, outros moradores indicam locais de ocorrência de alguns mamíferos e aves, bem como métodos de captura por eles empregados nas caçadas. A fauna ainda se concentra nas áreas florestadas remanescentes, principalmente às margens do rio Guamá, do rio Jacarequara Grande e do igarapé Jacarequarazinho. Dentre os mamíferos, são mencionados atualmente: tatu (mais do que uma espécie), macaco, quati, caititu, veado, paca, cutia, capivara, dentre outras. Papagaios, arãncuã, mutum, jacú e jatuacú são aves também citadas nas entrevistas. As crianças na escola mostraram interesse e aceitação da ação pedagógica em torno da biodiversidade local, a partir da qual foi possível fazer uma aproximação entre conteúdo da disciplina de Ciências e o contexto local. Pode-se considerar que, de maneira geral, existe uma tomada de consciência na comunidade sobre a necessidade de respeitar os rios, suas matas ciliares e a fauna silvestre associada. Mas, os moradores mais antigos sugerem ter havido sérias perdas do conhecimento tradicional que garantia relações mais saudáveis da comunidade com o meio natural. Por esse motivo, eles têm trabalhado de maneira cooperativa em projetos que envolvem: agroecologia, memória biocultural e identidade quilombola.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Caracterização granulométrica e subsídios para estudos de distribuição da matéria orgânica sedimentar de estuários amazônicos dominados por maré
    (2024-06-21) LIMA, Paula Gilyane da Silva; SILVA, Ariane Maria Marques da; http://lattes.cnpq.br/3344062889783551; https://orcid.org/0000-0001-9320-9046; ASP NETO, Nils Edvin; http://lattes.cnpq.br/7113886150130994; https://orcid.org/0000-0002-6468-6158
    Os estuários amazônicos são importantes no âmbito científico, socioambiental e ecológico, devido às suas características únicas, como o regime de macromarés e fortes correntes. Embora os estuários atuem como armadilhas eficientes de sedimentos, os rios locais transportam quantidades relativamente pequenas de sedimentos em suspensão. Os processos de transporte de sedimentos e matéria orgânica particulada nesses estuários são influenciados especialmente por fatores físicos, como hidrodinâmica fluvial-oceânica. Este trabalho investigou os aspectos sedimentológicos e caracterizou a matéria orgânica sedimentar de três estuários amazônicos: Mocajuba, Caeté e Gurupi, além da área da plataforma interna adjacente a estes estuários. Amostras de sedimentos superficiais de fundo foram coletadas ao longo da área de estudo. Posteriormente, as amostras foram pesadas, lavadas com água e tratadas com peróxido de hidrogênio para eliminar sais e quantificar a matéria orgânica. Os resultados revelaram predominância de sedimentos arenosos nas amostras coletadas na Plataforma Continental Amazônica, além de serem classificados como bem selecionados. As amostras coletadas nos estuários apresentaram predominantemente sedimentos siltosos. A distribuição dos sedimentos nos estuários refletiu a interação entre os fatores ambientais, como as áreas de manguezais adjacentes, além da contribuição de sedimentos finos da pluma do Amazonas. Os sedimentos estuarinos foram classificados como pobremente selecionados e isso destacou a complexidade dos processos de transporte e deposição. A distribuição assimétrica dos sedimentos nas amostras proporcionou compreensão adicional da distribuição granulométrica, indicando a predominância de sedimentos finos ou grossos em resposta à dinâmica do transporte sedimentar e condições locais. A análise da matéria orgânica forneceu insights sobre a granulometria, especialmente relacionados aos sedimentos lamosos. Os resultados destacaram a importância da análise granulométrica e da matéria orgânica na compreensão dos processos sedimentares em estuários amazônicos, fornecendo informações cruciais para estudos futuros sobre erosão, deposição e impactos ambientais.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    “Por onde andamos?”: memória ambiental através de mapas mentais dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental
    (2024-06-27) AZEVEDO, Jheisa Ferreira de; FELIX, Rosigleyse Corrêa de Sousa; http://lattes.cnpq.br/1452935151806378; https://orcid.org/0000-0002-3769-0792
    A discussão sobre o meio ambiente é um tema transversal e interdisciplinar, dado pela interrelação sociedade e natureza, uma vez que o meio ambiente é antes de tudo a “casa comum” de toda as formas de vida e de sociedade. Assim, esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção ambiental através do uso de mapas mentais sobre o lugar ondem moram alunos do 9º ano da comunidade de Bacuriteua, uma área costeira da cidade de Bragança. Esta pesquisa fez parte das ações desenvolvidas no projeto “ECOA: ações interativas para a educação ambiental costeira em escolas rurais da cidade de Bragança, Amazônia, Brasil” durante o ano de 2022. A pesquisa foi desenvolvida na E.E.E.F. Maria de Nazaré César Pinheiro. A referida escola está situada na comunidade do Bacuriteua, dentro da Resex Caeté-Taperaçu, com a maior faixa contínua de manguezais do mundo, às margens do estuário rio Caeté. Essa particularidade é importante para a economia local, já que a comunidade é predominantemente pesqueira. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes do 9°ano do Ensino Fundamental, cerca de 17 alunos. Os mesmos foram orientados a desenhar os elementos que constituem o ambiente local, representando o espaço de suas rotinas diárias. O tema era "O meio ambiente do espaço de vivência". Todos os alunos construíram mapas mentais, para a pesquisa foram selecionados 6 mapas mentais, resultando em 35% do total os quais constituíram a amostra de descrição e de análise. Os estudantes estão identificados pelos símbolos E1, E2, E3, E4, E5, E6. Os mapas foram decodificados e analisados com base nas interpretações quanto: à forma de representação dos elementos; à distribuição dos elementos na imagem; à especificidade dos ícones; e apresentação de outros aspectos ou particularidades. Os mapas mentais revelam a relação dos alunos com o meio ambiente, expressando sentimentos e vivências. Alguns mapas refletem uma visão romântica e de encantamento pela natureza, enquanto outros demonstram preocupações com a preservação ambiental, ao representarem problemáticas socioambientais (descarte inadequado de resíduos sólidos), uma realidade intimamente relacionada ao contexto atual de onde esses alunos vivem. Porém, alguns desenhos apresentarem um grau de abstração, ao representar um espaço natural distinto do local de residência dos estudantes, ao representar outros elementos naturais distintos dos que os ecossistemas que o rodeiam, por exemplo, manguezais. Contudo, pode-se inferir que os mapas mentais contribuem significativamente para a construção da noção de pertencimento dos alunos e, consequentemente, para o desenvolvimento de uma cultura ambiental do lugar, como uma ferramenta pedagógica para organizar informações de maneira visual e lógica, o que pode ser especialmente útil ao discutir questões complexas como a educação ambiental. É importante destacar que os mapas mentais estão relacionados às características do mundo real, ou seja, não são construções imaginárias, de lugares imaginários, mas são construídos por sujeitos históricos reais, reproduzindo lugares reais, vividos, produzidos e construídos materialmente.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uso de computação algebrica aplicada ao ensino de Ciências
    (2024-06-19) SILVA, Joedila Felipe da; BRAGA, Aline Nascimento; http://lattes.cnpq.br/0260000901655507; https://orcid.org/0000-0002-5998-6615; BRAGA, Alessandra Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7611599930837576; https://orcid.org/0000-0001-9880-5648
    Este trabalho, qualitativo e teórico, versa sobre Uso De Computação Algébrica Aplicada Ao Ensino De Ciências com a utilização de software Maxima como uma ferramenta tecnológica eficaz no ensino de Ciências. O presente trabalho tem objetivo introduzir noções e comandos básicos do software Maxima para auxiliar e estimular alunos e professores em sala de aula e aplicá-las em diversos contextos de ensino de ciências. O trabalho de curso apresenta- se em formato de livro o qual foi organizado do seguinte modo: introdução ao software, instalação do programa no computador e/ou celular e noções de como manuseá-lo; entendimento sobre a utilização de funções básicas, manipulações gráficas e animações em formato GIF da referida ferramenta; e a aplicabilidade da ferramenta no ensino de ciências destacando exemplos práticos de aplicação do Maxima em atividades de ensino de Ciências/Física, com o intuito de resolver alguns problemas de Física, abordando assuntos sobre como cinemática e dinâmica de Newton, posição, velocidade média, força, aceleração, trabalho e energia, demonstrando a praticidade e eficácia nas soluções, como forma de despertar o interesse de estudantes e professores interessados em compreender sobre a sequência lógica da Computação Algébrica CA aplicada ao ensino de Ciências. Conclui-se que o uso do software Maxima no ensino de Ciências/Física são de grande auxilio na construção do conhecimento uma vez que, melhora a compreensão dos conhecimentos tecnológicos aplicados ao ensino de Ciências e facilitam o aprendizado acadêmico.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O uso de maquetes no ensino de Ciências
    (2024-05-24) LIMA, Viviane Sousa de; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835
    Os materiais didáticos são ferramentas facilitadoras no ensino de Ciências, além de serem caracterizados como importante recurso para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, pois favorecem a construção do conhecimento ao aluno. Nesta perspectiva, planejamos, confeccionamos e utilizamos maquetes no decorrer das aulas para preparar os alunos para uma feira de ciências escolar, cuja participação iria compor a avaliação da disciplina Ciências. As maquetes foram elaboradas sobre os objetos de conhecimento origem e evolução do universo, terra primitiva e as camadas internas da terra, da unidade temática terra e universo. Baseado no uso deste material, venho descrever as oportunidades de ensino-aprendizagem que surgiram durante o processo de construção e uso das maquetes, bem como refletir sobre a importância desta experiência em minha construção docente. Os resultados obtidos indicaram que o uso das maquetes contribuiu para o processo de múltiplas aprendizagens, pois os alunos conseguiram demonstrar domínio de conhecimento sobre os conteúdos, se mostraram bastante participativos, perderam a timidez, aprenderam a trabalhar em equipe e principalmente desenvolveram a oralidade. Esta experiência me oportunizou o planejamento, busca de informações, estreitamento de laço com os alunos, assim como me fez repensar a prática docente e a possibilidade de uso de diversas estratégias de ensino.