Faculdade de Ciências Naturais - FACIN/CBRAG
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O Ensino das noções de física para o 9º ano do ensino fundamental através de relações com o corpo humano(2022-07-11) SILVA, Cleiciane Oliveira da; FREITAS, Lilliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/8110174127325055Este trabalho tem como objetivo relacionar conteúdos de física do 9º ano do Ensino Fundamental com assuntos do corpo humano, trazendo uma perspectiva interdisciplinar entre física e biologia. Para tal, foram analisados três livros didáticos do 9º ano, tendo em vista os conteúdos mais relevantes que se relacionam com algumas atividades que o corpo humano é capaz de realizar. Como resultados, apresentamos diversas relações entre os assuntos de física e o corpo humano e apresentamos algumas estratégias que possam contribuir numa melhor compreensão dos conteúdos propostos, visto que as estratégias buscam aumentar a participação dos alunos nas aulas, auxiliando no processo ensino-aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Suplementação dietética com probiótico autóctone para o peixe ornamental amazônico Pterophyllum scalare(2022-07-11) SILVA, Ivan Breno Lima da; SOUSA, Natalino da Costa; http://lattes.cnpq.br/3232148110386411; SAMPAIO, Dioniso de Souza; http://lattes.cnpq.br/2193736281754259; https://orcid.org/0000-0002-2688-6001O uso de Enterococcus faecium em dietas para acarás bandeira (Pterophyllum scalare) vem demostrando resultados promissores, contudo, ainda faltam informações sobre o desempenho zootécnico e sistema imune em juvenis dessa espécie. Logo, este estudo objetivou avaliar o desempenho produtivo e o sistema imunológicos dos juvenis de P. scalare alimentados com dietas suplementadas com probiótico E. faecium. Para tanto, foi realizado um delineamento com quatro tratamentos (C-controle, T1- dieta suplementada com E. faecium 2,1 x 104; T2- 2,1 x 106 e T3- 2,1 x 108 UFC.g-1 ração) com três repetições com duração de 90 dias. A cada 30 dias, foram realizadas biometrias para avaliação do desempenho produtivo, e ao final do experimento, análises de leucograma e capacidade fagocítica. Houve aumento no ganho de peso, taxa de crescimento especifico e menor conversão alimentar dos juvenis de P. scalare dos tratamentos 2 e 3, com aumento do número de trombócitos, neutrófilos e monócitos, além da capacidade fagocítica. Portanto, a suplementação com E. faecium na concentração de 2,1 x 106 CFU.g-1 para os juvenis de P. scalare promoveu desempenho de crescimento, e melhora do sistema imunológico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Resíduos sólidos: uma caracterização gravimétrica em três comunidades costeiras amazônicas(2022-07-26) SILVA, Taynara Sousa da; SOUZA, Ingrid Padilha de; http://lattes.cnpq.br/5170953428696290; FELIX, Rosigleyse Corrêa de Sousa; http://lattes.cnpq.br/1452935151806378; https://orcid.org/0000-0002-3769-0792O aumento exacerbado da produção de resíduos sólidos levou à uma crise ambiental originada pelos desafios relacionados à sua difícil destinação final. À nível global, as zonas costeiras estão ainda mais expostas a esta crise. As características das cidades litorâneas dificultam a gestão dos resíduos sólidos, já afetados pela falta de infraestruturas de planeamento e saneamento básico que prevalecem nos países em desenvolvimento. Dentro desse contexto, se encontra o Nordeste do Estado do Pará, mais especificamente a Planície Costeira Bragantina onde estão inseridas as três comunidades litorâneas paraenses: a Vila dos Pescadores, a Vila do Bonifácio e a Vila Campo do Meio (Ajuruteua). O presente estudo buscou caracterizar as condições ambientais e sociais das comunidades, com enfoque na produção e gravimetria dos resíduos sólidos. Esta pesquisa foi desenvolvida em três etapas: Na primeira etapa, foi realizada a visita de caráter exploratório; a segunda etapa, relacionada à aplicação de questionários socioeconômicos, ocorreu em dezembro de 2019; e a terceira e última etapa abrangeu a coleta de resíduos realizada em janeiro de 2020. As coletas foram interrompidas posteriormente por conta do avanço da pandemia de COVID-19. Como resultados concluiu-se que, embora duas das comunidades estejam dentro de uma Reserva Extrativista, ainda há problemas a serem sanados com relação aos impactos antrópicos. Apesar de existir a coleta de resíduos em dias alternados, essa ação não inibe a prática de descarte inadequado, uma vez que muitos ainda praticam métodos como queimar e enterrar o lixo. Soma-se a isso, o crescimento desordenado de moradores relacionado à falta de planejamento estrutural. As comunidades possuem grande potencial turístico, e devem ser incluídas na ótica da gestão integrada e do gerenciamento costeiro, adotando atitudes que promovam o desenvolvimento sustentável e desenvolvam uma consciência ambiental participativa sobre os resíduos sólidos. Assim, diante do que foi exposto neste trabalho, conclui-se que é urgente a fiscalização das políticas públicas já existentes voltadas à proteção do meio ambiente e das comunidades citadas, uma vez que delas os moradores tiram sua subsistência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O turismo sustentável rural: estudo de caso Fazenda Hotel Vitória(2022-10-08) MESCOUTO, Elane Cristina Brito; SILVA, Nelane do Socorro Marques da; http://lattes.cnpq.br/2963277436091603O setor de hotelaria relativo aos hotéis fazenda é um dos setores econômicos mais promissores que podem explorar a natureza com o mínimo de impacto ao meio ambiente. Relacionado a isso está o fato de a sociedade como um todo se tornar mais sensível a todos os aspectos da sustentabilidade, exigindo que as empresas adotem uma atitude ética em relação aos consumidores. O objetivo deste trabalho é apresentar as principais práticas e ações da hotelaria brasileira sustentável e realizar estudos de caso da Fazenda Hotel Vitória, analisando a prática sustentável a partir da perspectiva dos hóspedes a fim de compreender quais as motivações dos mesmos na busca pelo empreendimento. O presente trabalho quanto ao propósito, trata-se de uma pesquisa explicativa, pois neste trabalho, o objetivo é, em primeiro lugar, estudar as necessidades do turismo sustentável a fim de que sejam compreensíveis e justificáveis; quanto aos meios, trata-se também de uma visita in loco, pois é realizada no local onde ocorre o fenômeno proposto a ser analisado.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Convívio no ambiente escolar pós-pandemia: perspectivas e experiências com a volta às aulas presenciais(2022-11-08) COELHO, Katherinne Thaisa Brito; SILVA, Nelane do Socorro Marques da; http://lattes.cnpq.br/2963277436091603Devido a pandemia da doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, chamado de Coronavírus (COVID-19), que gerou uma crise sanitária, saúde, econômica, social e principalmente educacional, onde o isolamento social, ao impor o ensino remoto, promoveu “desconstruções” na forma como se passou a se relacionar a comunidade escolar. O momento é de atenção às diversas situações, adaptações sejam no currículo, nas práticas pedagógicas, nas formações docentes, na avaliação diagnóstica, no material didático e até na forma de mapear as competências socioemocionais. O objetivo do estudo foi conhecer as perspectivas e experiências enfrentadas pelo professor com o retorno presencial à escola. Adotou-se de um estudo de abordagem qualitativa, exploratório e descritivo, cujas informações necessárias foram coletadas com docentes de uma escola municipal, na cidade de Augusto Corrêa (Pará), em maio de 2022, por meio de questionários que foi elaborado pela plataforma digital google forms. Nesse contexto, o atual estudo considera que as questões socioemocionais tem que ser olhadas e trabalhadas com urgência, para minimizar as consequências que a pandemia gerou no sistema educacional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Efeitos da substituição do óleo de soja por óleo de coco virgem (Coccus nucifera) em dietas de alevinos de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) submetidos a ciclos curtos de restrição alimentar(2022-11-08) JESUS, Fernanda Ferreira de; ABE, Higo Andrade; http://lattes.cnpq.br/8259032263950273; CORDEIRO, Carlos Alberto Martins; http://lattes.cnpq.br/5010139685215361O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos da substituição do óleo de soja pelo óleo de coco virgem (OCV) sobre o desempenho produtivo e parâmetros sanguíneos de tilápias do Nilo submetidas a ciclos curtos de restrição alimentar. Para tanto foi realizado um delineamento em fatorial 3x3, sendo 3 estratégias de alimentação: (7/0) alimentado todos os dias; (6/1) alimentado por seis dias e um dia de restrição alimentar; (5/2) alimentado por cinco dias e dois dias de restrição alimentar e três níveis de substituição de óleo de soja por óleo de coco virgem (0, 25 e 50%) contendo três repetições por um período de 45 dias. Os resultados demostram que a utilização do OCV em ciclos curtos de privação alimentar tendem a reduzir os efeitos da escassez de alimento, promovendo um melhor estado nutricional e parâmetros hematológicos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Uso da metodologia WebQuest no nono ano do ensino fundamental como facilitador do ensino-aprendizagem da tabela periódica(2022-11-08) PEREIRA, Darlene da Conceição; CORDEIRO, Carlos Alberto Martins; http://lattes.cnpq.br/5010139685215361O presente trabalho faz uma análise qualitativa do uso da Metodologia WebQuest, aplicada em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública, agregando o uso de dispositivos moveis como o “celular”. Analisando a metodologia como facilitador para a busca e construção do conhecimento e realizações de pesquisas escolares no ensino de Ciências, permitindo a criação de ambientes de aprendizagem, onde o professor continue sendo o mediador do processo ensino-aprendizagem. A metodologia WebQuest, foi trabalhado no assunto da Tabela Periódica, apresentando aos alunos todos os procedimentos que serão utilizados e aplicados. Coletando do mesmo grupo de alunos opiniões sobre a metodologia aplicada, por meio de um questionário com 3 perguntas depois de todo o procedimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Vivências de monitoria no laboratório de aulas práticas do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS)(2022-11-22) PINTO, Josilene de Almeida; NASCIMENTO, Neyson Andriew Torres do; SILVA, Nelane do Socorro Marques da; http://lattes.cnpq.br/2963277436091603Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Uma análise da educação pública a partir do estágio supervisionado em uma escola do município de Augusto Corrêa – PA(2022-11-24) SILVA, Herisonn Brito da; ORNELLAS, Valéria dos Santos Moraes; http://lattes.cnpq.br/1253485739454855O Estágio Supervisionado é considerado fundamental para a formação do professor, complementando o que se aprende e pratica em outras disciplinas da área pedagógica nos cursos de licenciatura. Trata-se de um momento em que, a partir da realidade escolar, torna-se possível vivenciar as condições estruturais da escola e do cotidiano dos professores. Sendo assim, o presente trabalho utiliza-se do estágio como uma ferramenta de análise da educação pública em um município da Amazônia brasileira. São apresentadas vivências de dois estágios supervisionados realizados com: a) uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental; e b) duas turmas da EJA. As experiências se deram em uma escola do município de Augusto Corrêa - PA. Comparando a descrição do que foi presenciado com descrições da literatura antecedente, compreende-se que as problemáticas observadas no estágio são recorrentes na educação pública brasileira. Dessa forma, reforça-se a importância do Estágio Supervisionado para o aluno de graduação como componente crítico reflexivo da teoria e da prática docente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Opiliões (Arachnida- opiliones) do município de Bragança-PA.(2022-12-09) SANTOS, Rômulo Furtado dos; EVANGELISTA JÚNIOR, Custódio Fernandes; http://lattes.cnpq.br/6344036212619917; CUNHA, Janice Muriel Fernandes Lima da; http://lattes.cnpq.br/4027012189701116Os opiliões constituem a quarta maior ordem em diversidade dentro da classe Arachnida. A ordem possui atualmente cerca de 6.640 espécies descritas no mundo, embora bem reconhecida em outas regiões do país, na região amazônica essa ordem ainda se encontra mal amostrada apresentando poucos trabalhos. No estado do Pará até o presente momento poucos trabalhos foram realizados para inventariar a Opiliofauna local. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi realizar o início de um levantamento da fauna de opiliões do município de Bragança-PA, realizado em duas áreas de matas localizadas a 3,5 km de distância do perímetro urbano, utilizando dados já coletados e incluindo novas coletas. Através do presente trabalho foi possível atualizar a lista de espécies do município de Bragança sendo registradas 17 espécies de opiliões das quais 11 foram identificadas ao nível específico. As famílias Cosmetidae e Sclerosomatide destacaram-se por sua diversidade e Manaosbiidae por seu alto índice de abundância. Algumas espécies apresentaram baixa abundância chegando a serem coletados apenas 2 indivíduos. As duas áreas estudadas apresentaram diversidades bastante similares sendo possível registrar 10 espécies em comum. O número de espécies no município de Bragança-PA é maior que o apresentado neste trabalho, dessa maneira fica clara a necessidade de um maior esforço, um número maior de locais de coleta e um número maior de métodos para fornecer dessa maneira uma lista consistente de opiliões que ocorrem na região bragantina.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da potabilidade da água na subsuperfície de cemitérios da cidade Capanema (Pará, Brasil)(2022-12-11) OLIVEIRA, Fabiana de Sousa; CHIRA OLIVA, Pedro Andrés; http://lattes.cnpq.br/0224399927142671Os cemitérios possuem grande capacidade de prejudicar a superfície terrestre, águas superficiais e subterrâneas e o ecossistema a sua volta mediante a passagem dos corpos pelo processo de decomposição. O presente trabalho avaliou a potabilidade da água nos locais próximos aos cemitérios “São José” e Cemitério Parque Municipal “São Francisco de Assis”, ambos no município de Capanema, nordeste do estado do Pará (Brasil). A metodologia compreendeu a aplicação de um questionário socioambiental, além de análises microbiológica e física das amostras de água de poços artesianos coletadas nas residências próximas aos cemitérios. Nas análises microbiológicas das amostras de água, foram detectadas em 75% das amostras dos cemitérios São José e Cemitério Parque Municipal São Francisco De Assis as bactérias coliformes totais e do tipo Escherichia Coli, que é o principal responsável pela maior parte das infecções urinárias, renais etc. No teste físico, apenas uma amostra excedeu o Valor Máximo Permitido para a turbidez pela legislação vigente. No questionário socioambiental, aproximadamente 93,75% dos entrevistados afirmaram nunca ter se questionado sobre a potabilidade da água, 68,75% nunca notaram alterações na água consumida e, entre os principais sintomas de doenças, se destacam com maior frequência as dores abdominais com 31,25%. Portanto, é preocupante a contaminação das águas subterrâneas próximas aos dois cemitérios da cidade de Capanema, pois as pessoas frequentemente apresentam sintomas de doenças que têm como prováveis causas esta contaminação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da potabilidade das águas de poços artesianos de residências adjacentes aos cemitérios na cidade de Bragança - Pará(2022-12-15) SOUZA, Yone de Fátima Carvalho de; CHIRA OLIVA, Pedro Andrés; http://lattes.cnpq.br/0224399927142671O presente trabalho objetivou realizar investigação em amostras de água de treze pontos, para averiguar se há presença de indicadores de contaminação nas águas oriundas de poços artesianos de casas adjacentes aos cemitérios “Santa Rosa de Lima” e “Campo da Saudade” em Bragança-Pará, e se tais cemitérios têm indícios de influência na problemática, levando em consideração possível contaminação dos lençóis freáticos das áreas das necrópoles em questão e seus arredores, por meio de indicadores físico-químicos, microbiológicos e organolépticos. Foi utilizado o método direto, por meio de análises laboratoriais. Para este trabalho, foi considerada a Portaria nº 888/2021 do Ministério da Saúde do Brasil, que indica os valores para água potável. Para detecção de parâmetros microbiológicos como coliformes totais e Escherichia coli, foi usado o método Substrato Cromogênico / Enzimático, SMEWW, 9223 B. Na análise físico-química (organoléptica) para turbidez, o método empregado foi o Nefelométrico, SMEWW, 2130 B. Para detecção de metais pesados e alcalinos, o método usado foi de Plasma Acoplado Indutivamente (ICP), SMEWW, 3120B. As amostras de águas foram coletadas no ano de 2021, nos períodos sazonais chuvoso, nos meses de fevereiro e março, e menos chuvoso ou seco, no período de junho a julho para análises física e microbiológicas; em setembro, as amostras foram coletadas para análises de metais. Os resultados de algumas amostras estavam acima dos Valores Máximos Permitidos. Na primeira coleta obtiveram presença de Coliformes Totais em 0,2% das amostras próximas ao cemitério “Santa Rosa de Lima” e em 100% das amostras do cemitério “Campo da Saudade”. Na segunda coleta próxima ao cemitério “Santa Rosa de Lima” 0,1% detectou CT e Escherichia coli, e do cemitério “Campo da Saudade” foi reportado CT em 0,75% das amostras. Foi detectada a presença de alumínio em 0,5% das amostras próximas ao cemitério “Santa Rosa de Lima” e em 0,75% nas amostras coletadas próximas ao cemitério “Campo da Saudade” e isto pode apontar desencadear uma possível presença de contaminação do aquífero freático. Isso pode ocorrer devido à proximidade com os cemitérios e possíveis infiltrações em sepulturas que fazem o necrochorume fluir para os lençóis freáticos e consequentemente para regiões adjacentes. A água captada por poços artesianos circunvizinhos pode comprometer a qualidade de vida da população e, se utilizada para abastecimento e consumo humano, pode trazer danos à saúde.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Diversidade de crustáceos capturados como fauna acompanhante da pesca de camarões marinhos da costa Norte do Brasil.(2022-12-16) SOARES, Beatriz do Rosário; RODRIGUES, Tatiane do Nascimento Medeiros; http://lattes.cnpq.br/2514935077591132; SILVA, Bianca Bentes da; http://lattes.cnpq.br/0750868396813509; https://orcid.org/0000-0002-4089-7970A pesca do camarão rosa, Penaeus subtilis (Pérez Farfante, 1967), se constitui num dos grandes impactos ambientais da pesca industrial na costa Norte do Brasil. Esta atividade é responsável em gerar impactos ambientais, como a vasta diversidade de organismos aquáticos capturados, com ou sem valor comercial (moluscos, peixes e crustáceos), denominados de “bycatch” ou fauna acompanhante. Os crustáceos representam um dos principais membros deste descarte sem valor comercial, pois alguns táxons costumam ser numerosos em número de indivíduos em detrimento de outros que ocorrem em baixas densidades. Diante desta problemática, o presente estudo tem como objetivo identificar a diversidade de crustáceos capturados na pesca do camarão rosa. Os dados foram coletados em expedições da pesca comercial no ano de 2018 (junho, julho e outubro) na plataforma continental, situada entre a Foz do rio Oiapoque (5ºN, 51ºW) até a Baía de São Marcos (2ºS, 44ºW), no Maranhão. Por meio de observadores de bordo, foram acompanhadas 4 pescarias da frota camaroeira, onde pelos menos 30 arrastos (2 por dia por 7 dias em cada expedição) foram realizados considerando a metodologia de separação da produção em quadrantes. A produção total foi registrada e os indivíduos capturados de um dos quadrantes foram transportados em bambonas ao laboratório de Bioecologia Pesqueira da UFPA, campus de Bragança para identificação, seguindo literaturas especializadas, verificação do sexo, medidas de cada indivíduo e alimentação de um banco de imagens. Um total de pelo menos 28 arrastos foi registrado. Em seguida, os dados obtidos foram digitados em planilhas no Microsoft Office Excel (2013). Foram identificados um total de 18 espécies capturados, distribuídas em 8 famílias e 12 gêneros, apresentando em maior ocorrência a espécie Callinectes danae (Smith, 1869), com maior participação relativa em peso (N=30,65%) e número de indivíduos (N=392), seguida pela espécie Callinectes bocourti (A. Milne Edwards, 1879) (N=69), dentre os espécimes capturados. Percebe-se que a pesca industrial de camarões marinhos causa impactos de toda ordem, especialmente a captura de indivíduos juvenis de uma variedade de espécies.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Contribuições do estágio supervisionado remoto presentes em memoriais de vivências(2022-12-16) MARTINS, Thaiana Raiol; MARTINS, Marilia Frade; http://lattes.cnpq.br/4995475186731210As transformações ocorridas com o avanço do Coronavírus, causador da doença denominada COVID-19, provocaram diversas mudanças, atingindo várias áreas da sociedade seja ela econômica, social e até mesmo a área educacional. Na educação, o isolamento social e a suspensão das atividades presenciais de ensino, tornou necessária a adoção do ensino remoto, como medida de distanciamento social, desafiando assim a escolas e universidades a se adaptar ao novo contexto. Nessa perspectiva, o presente estudo tem por objetivo refletir sobre a importância do estágio supervisionado na formação dos professores de ciências e identificar contribuições expressas nos memoriais de vivência do estágio supervisionado durante o ensino remoto a partir da análise de conteúdo. Conclui-se pela importância da afetividade e da pesquisa na formação de professores, bem como a necessidade de investigações que aproximem a realidade das escolas às metodologias que utilizam tecnologias de informação e comunicação.Trabalho de Curso - Graduação - Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Experiência universitária no ensino remoto emergencial: o que dizem estudantes dos cursos de ciências naturais e ciências biológicas em uma universidade no norte do Brasil(2023-02-15) CASTRO, Dayse do Rosário; OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva deO presente estudo descreve o ensino remoto emergencial (ERE) a partir da perspectiva de estudantes de uma universidade pública do Norte do Brasil. Assim, dialoga e compara com os resultados de diversos autores que contribuíram para a caracterização e compreensão do cenário educacional no período da pandemia da COVID-19 e contribuem para entender os desafios e as superações enfrentadas por milhares de estudantes nas instituições de ensino superior. Para isso, utilizou-se uma metodologia do tipo descritiva que combinou dados quantitativos e qualitativos, com a adoção de um formulário eletrônico para investigar a percepção dos universitários de dois cursos de licenciatura da Universidade Federal do Pará, campus de Bragança. Constatou-se que o ERE apresentou uma série de desafios a população universitária, necessitando de avaliação, discussão e a busca de novas estratégias para mitigar os efeitos nocivos para uma formação universitária de qualidade e inclusiva.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) na formação inicial de professores no munícipio de Bragança-PA(2023-06-06) PENHA, Márcia Janaína Costa; FELIX, Rosigleyse Corrêa de Sousa; http://lattes.cnpq.br/1452935151806378; https://orcid.org/0000-0002-3769-0792O Programa Residência Pedagógica (PRP) desempenha um papel importante na formação inicial de professores, visto que proporciona diversas experiências, trocas de conhecimentos, o exercício da prática docente, e o contato com cenário escolar. Deste modo, este trabalho tem como principal objetivo analisar as contribuições formativas do Programa Residência Pedagógica (PRP) propiciou na formação inicial dos residentes dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Ciências Biológicas do IECOS/UFPA, Campus Bragança-PA. A presente pesquisa é caracterizada como qualitativa, de cunho descritivo-analítica que toma para construção dos dados um questionário semiestruturado e os relatórios finais dos professores-residentes. Para a análise dos dados utilizamos o método de Análise de Conteúdo desenvolvido por Bardin (2011). A análise dos dados nos mostra as contribuições do PRP na formação inicial dos professores residentes mediante a inserção no âmbito escolar e de suas atividades formativas, os residentes vivenciaram na prática o contato direto com a rotina da escola-campo e o exercício da docência, em duas situações distintas, durante e após uma pandemia. Assim, o programa se mostrou fundamental durante a formação inicial de futuros professores, pois através do contato com o ambiente escolar o licenciando adquire conhecimentos e experiências que serão fundamentais para a construção da identidade docente e formação profissional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Infecções sexualmente transmissíveis: o que dizem e fazem os professores que atuam em escolas no interior do Estado do Pará?(2023-07-05) VIANA, Dulciele Mescouto; BARROS, Daniela de Nazaré Torres de; FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva de; OLIVEIRA FILHO, Aldemir Branco deObjetivo: Registrar os problemas, as estratégias de ensino, os recursos didáticos, as facilidades e as dificuldades relacionadas a apresentação e a discussão das infecções sexualmente transmissíveis (IST) no ambiente escolar, tendo como fonte os relatos dos professores que atuam em escolas públicas do município de Bragança, Pará, norte do Brasil. Métodos: Este estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, foi desenvolvido com professores atuantes nos anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental de escolas públicas, tanto na área urbana como na área rural, utilizando formulário digital contendo perguntas abertas relacionadas a formação acadêmica, a observação e a prática docente em relação às IST. Resultados: No total, oito professores participaram do estudo. Aulas expositivas dialogadas, trabalhos em grupo, vídeos, exposições de trabalhos e desenvolvimento de panfletos foram estratégias e recursos utilizados para apresentar e discutir às IST nas escolas. A curiosidade dos estudantes e o apoio dos gestores foram pontos importantes para a execução dessas atividades com regularidade. A falta de diálogo sobre educação sexual no ambiente familiar, o constrangimento dos estudantes e a falta de parcerias institucionais foram dificuldades destacadas. Conclusão: As ações educativas e participativas podem promover o conhecimento sobre IST no sentido de preveni-las. As IST têm sido apresentadas e discutidas nas escolas do município de Bragança (PA), porém ainda há muitos desafios a serem superados em relação à educação sexual e a sexualidadeTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Uso de simulações virtuais como potencial pedagógico no ensino de Ciências(2023-07-07) LUZ, Lays Maria Nunes da; BRAGA, Aline Nascimento; http://lattes.cnpq.br/0260000901655507; https://orcid.org/0000-0002-5998-6615; BRAGA, Alessandra Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7611599930837576; https://orcid.org/0000-0001-9880-5648O presente trabalho extensionista tem por objetivo estimular, por meio da divulgação científica, o uso de simuladores virtuais, através de ações interativas usando ambientes de simulações virtuais (computacionais), tais como: PhET, Física na Escola e entre outros. O referido trabalho caracteriza-se como estudo de caso, cuja pesquisa foi realizada com os docentes em formação vinculados aos seguintes cursos: licenciatura em Ciências Naturais, do Instituto de Estudos Costeiros, da Universidade Federal do Pará (UFPA) - Campus de Bragança (IECOS/ UFPA - Campus de Bragança); licenciatura em Física, da UFPA - Campus de Ananindeua; e licenciatura em Ciências Naturais, do IECOS/ UFPA - Campus de Bragança - Polo Santa Luzia do Pará, através de apresentações realizadas via Google Meet. Além disso, foram realizados questionários on-line via plataforma Google Forms com a participação de 43 discentes no total, pois buscou-se compreender as particularidades e complexidades envolvidas na situação estudada. Os resultados da pesquisa levaram a uma melhor compreensão sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de Ciências, principalmente no que tange a importância dessas ferramentas na viabilização de práticas educacionais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Uso de simulações virtuais em óptica geométrica: uma proposta de sequência didática aplicado ao ensino de Ciências(2023-07-11) SANTOS, Ádila Larissa Costa; BRAGA, Aline Nascimento; http://lattes.cnpq.br/0260000901655507; https://orcid.org/0000-0002-5998-6615; BRAGA, Alessandra Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7611599930837576; https://orcid.org/0000-0001-9880-5648O presente trabalho, de cunho bibliográfico e teórico, tem como objetivo discutir uma proposta de sequência didática voltada ao ensino de óptica geométrica, no contexto do Ensino Fundamental, mediado pelo uso de simulações virtuais. A referida pesquisa foi desenvolvida pela estudante-bolsista vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), do edital 07/2021 – PROPESP, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Para construção de uma proposta de sequência didática, visando promover uma aprendizagem de forma progressiva e sistematizada do ensino da óptica geométrica, foi baseada nos estudos de Zabala (2014). Conclui-se que o uso de simulações virtuais pode possuir grande capacidade de possibilitar novas formas de ensinar e aprender, promovendo, de forma ativa, a interação do estudante na construção do conhecimento dentro da sala de aula. Além disso, o processo de construção da sequência didática permitiu uma maior profissionalização da estudante-bolsista em questão.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aprender ciências brincando: proposta de jogos didáticos para o 6º ano do Ensino Fundamental.(2023-07-13) SARAIVA, Luane de Cassia Costa; FELIX, Rosigleyse Corrêa de Sousa; http://lattes.cnpq.br/1452935151806378; https://orcid.org/0000-0002-3769-0792O cenário atual da educação vem sofrendo inúmeras transformações ao longo dos anos, as quais incluem atividades dinâmicas no contexto escolar. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições do uso de jogos didáticos no processo de ensino aprendizagem para o ensino de Ciências a mesma caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, quanto aos procedimentos é identificado como pesquisa-ação. Para tanto, foi realizado uma intervenção e aplicação de três jogos didáticos em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, ambas da escola pública de Ensino Fundamental Dr. Mariano Antunes, localizada na Travessa Valparaíso na cidade de Viseu-PA. Neste contexto, é notório a importância do professor dentro do processo de ensino e principalmente, como instrutor da criação de meios (metodologias e didática) que possam corroborar no enfrentamento de desafios e minimizando seus problemas correlacionados.