Faculdade de Ciências Naturais - FACIN/CBRAG
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Trabalho de Curso - Graduação - Relatório Acesso aberto (Open Access) Ações de ensino desenvolvidas na disciplina de Ciências no 6°ano: um relato de experiência(2025-04-01) SILVA, Naely Gomes; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916O texto relata a experiência vivida por mim durante minha participação no Programa Residência Pedagógica (PRP), destacando a importância das vivências em sala de aula para minha formação docente. Durante minhas atividades, foram trabalhados dois conteúdos: O criacionismo e O formato da terra, com um planejamento prévio e abordagem centrada no aluno. As regências foram realizadas de forma a contribuir para o melhor desempenho dos alunos, com aulas dialogadas-expositivas. Apesar das dificuldades encontradas, principalmente devido às mudanças comportamentais citadas na BNCC sobre alunos do 6° ano, a maioria dos alunos demonstrou interesse em estudar ciências. Por fim, o relato ressalta os desafios da profissão docente, a importância da autonomia em sala de aula e os benefícios do PRP para a minha formação.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Uma análise da educação pública a partir do estágio supervisionado em uma escola do município de Augusto Corrêa – PA(2022-11-24) SILVA, Herisonn Brito da; ORNELLAS, Valéria dos Santos Moraes; http://lattes.cnpq.br/1253485739454855O Estágio Supervisionado é considerado fundamental para a formação do professor, complementando o que se aprende e pratica em outras disciplinas da área pedagógica nos cursos de licenciatura. Trata-se de um momento em que, a partir da realidade escolar, torna-se possível vivenciar as condições estruturais da escola e do cotidiano dos professores. Sendo assim, o presente trabalho utiliza-se do estágio como uma ferramenta de análise da educação pública em um município da Amazônia brasileira. São apresentadas vivências de dois estágios supervisionados realizados com: a) uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental; e b) duas turmas da EJA. As experiências se deram em uma escola do município de Augusto Corrêa - PA. Comparando a descrição do que foi presenciado com descrições da literatura antecedente, compreende-se que as problemáticas observadas no estágio são recorrentes na educação pública brasileira. Dessa forma, reforça-se a importância do Estágio Supervisionado para o aluno de graduação como componente crítico reflexivo da teoria e da prática docente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da percepção da poluição sonora na feira de Bragança (Pará)(2024-06-25) FARIAS, Pâmela Vitória de Sousa; OLIVA, Pedro Andrés Chira; http://lattes.cnpq.br/0224399927142671Visto que a poluição sonora é considerada a segunda maior forma de poluição, este trabalho analisou a percepção dos ocupantes da Feira Livre da cidade de Bragança (Pará) em relação a este problema ambiental. O questionário aplicado buscou investigar a percepção que os entrevistados tinham sobre tal assunto, como a poluição sonora afetava a sua saúde, quais eram os tipos de ruídos que mais lhe incomodavam, em qual pontos os ruídos eram maiores. Os dados coletados mostraram que a maioria (83%) dos entrevistados tinham consciência ambiental em relação a poluição sonora. Da mesma maneira, os (92%) dos entrevistados tinham percepção do que seria a poluição sonora e a pesar de frequentarem o local todos os dias, (94%) se sentiam incomodados com os ruídos na feira. Falta de concentração, dor de cabeça e irritabilidade, falta de sono, dor de ouvido, etc foram a reações provocadas pelos ruídos mais relatadas pelos entrevistados. Quando questionados os entrevistados mostraram-se dispostos a realizar um exame de audiometria, desse modo possibilitando avaliar sua saúde auditiva, no entanto eles queriam que este exame fosse realizado ali mesmo, na Feira Livre de Bragança. Segundo a avaliação dos dados coletados na pesquisa foi certificado que os entrevistados tem clareza e sensibilidade no que se refere a poluição sonora, e alertar que a mesma está ocasionando problemas a sua saúde.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise dos bancos naturais de ostras do mangue e diversidade de fauna associada em Curuçá e São João da Ponta, Pará(2024-11-18) BRITO, Regiane dos Santos; BEASLEY, Colin Robert; http://lattes.cnpq.br/6310836748316181; https://orcid.org/0000-0003-1413-1469O presente trabalho aborda a abundância de ostras do mangue (Crassostrea gasar) e a diversidade de fauna associada, sua importância ecológica, econômica e os efeitos das mudanças climáticas para o ecossistema. Tem como objetivo discutir a abundância de ostras do mangue e da fauna associada nos 11 bancos analisados, da Resex Mãe Grande de Curuçá e da RESEX São João da Ponta, Pará considerando fatores com a diversidade de espécies e a relação entre as ostras e o ambiente. O trabalho de amostragem foi realizado nos anos de 2021 e 2022, nos períodos seco e chuvoso, respectivamente. Foram contabilizadas as ostras vivas, ostras mortas e as espécies de fauna associada, o que também inclui análises de densidade das populações de ostras, variações na abundância em diferentes estações do ano. As ostras têm uma grande importância para o ecossistema, como o seu papel de filtragem da água, a formação de habitat para outras espécies e a sua importância econômica, já que movimenta as comunidades locais. No entanto, há também grandes impactos gerados pelas atividades humanas, como a degradação ambiental.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aprender ciências brincando: proposta de jogos didáticos para o 6º ano do Ensino Fundamental.(2023-07-13) SARAIVA, Luane de Cassia Costa; FELIX, Rosigleyse Corrêa de Sousa; http://lattes.cnpq.br/1452935151806378; https://orcid.org/0000-0002-3769-0792O cenário atual da educação vem sofrendo inúmeras transformações ao longo dos anos, as quais incluem atividades dinâmicas no contexto escolar. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições do uso de jogos didáticos no processo de ensino aprendizagem para o ensino de Ciências a mesma caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, quanto aos procedimentos é identificado como pesquisa-ação. Para tanto, foi realizado uma intervenção e aplicação de três jogos didáticos em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, ambas da escola pública de Ensino Fundamental Dr. Mariano Antunes, localizada na Travessa Valparaíso na cidade de Viseu-PA. Neste contexto, é notório a importância do professor dentro do processo de ensino e principalmente, como instrutor da criação de meios (metodologias e didática) que possam corroborar no enfrentamento de desafios e minimizando seus problemas correlacionados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aulas práticas contextualizadas para o ensino de botânica na realidade dos alunos da comunidade do Japim-Viseu(2024-06-02) CONCEIÇÃO, Thays Oliveira da; MEHLIG, Ulf; http://lattes.cnpq.br/5899434743926944; https://orcid.org/0000-0002-0142-4505Este estudo investiga o efeito das aulas práticas no aprendizado de botânica em duas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental em anos letivos distintos, numa comunidade rural amazônica de Viseu, Pará. A pesquisa foi realizada na escola Maria Raimunda Silva Oliveira, na Vila Japim, e envolveu a coleta de plantas à beira do Rio Piriá durante a estação chuvosa de 2023. Os alunos participaram de atividades teóricas e práticas sobre as características das angiospermas da beira do rio Piriá, que foram documentadas por meio de anotações e fotografias. Um plano de aula específico foi desenvolvido, incluindo uma apostila didática que cobria conceitos de botânica, fotossíntese, além da estrutura das plantas das espécies locais. A turma que cursava o 7° Ano em 2023, composta por 13 alunos, respondeu a um questionário no ano seguinte (2024). Sete alunos mencionaram a aula prática, indicando um impacto duradouro. Já a turma que cursava o 7° Ano em 2024 contou com a participação de 22 alunos que responderam ao questionário diagnóstico e 11 alunos que responderam a atividade pós-aula. A análise mostrou um aumento significativo nas respostas corretas após a aula prática, destacando a eficácia das atividades práticas no aprendizado. Os resultados demonstram que experiências práticas enriquecem o aprendizado teórico, proporcionando uma compreensão mais profunda e interativa dos conteúdos. A metodologia combinada de teoria e prática contribuiu para a consolidação e expansão do conhecimento dos alunos, evidenciando a importância das atividades práticas na educação científica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da potabilidade da água na subsuperfície de cemitérios da cidade Capanema (Pará, Brasil)(2022-12-11) OLIVEIRA, Fabiana de Sousa; CHIRA OLIVA, Pedro Andrés; http://lattes.cnpq.br/0224399927142671Os cemitérios possuem grande capacidade de prejudicar a superfície terrestre, águas superficiais e subterrâneas e o ecossistema a sua volta mediante a passagem dos corpos pelo processo de decomposição. O presente trabalho avaliou a potabilidade da água nos locais próximos aos cemitérios “São José” e Cemitério Parque Municipal “São Francisco de Assis”, ambos no município de Capanema, nordeste do estado do Pará (Brasil). A metodologia compreendeu a aplicação de um questionário socioambiental, além de análises microbiológica e física das amostras de água de poços artesianos coletadas nas residências próximas aos cemitérios. Nas análises microbiológicas das amostras de água, foram detectadas em 75% das amostras dos cemitérios São José e Cemitério Parque Municipal São Francisco De Assis as bactérias coliformes totais e do tipo Escherichia Coli, que é o principal responsável pela maior parte das infecções urinárias, renais etc. No teste físico, apenas uma amostra excedeu o Valor Máximo Permitido para a turbidez pela legislação vigente. No questionário socioambiental, aproximadamente 93,75% dos entrevistados afirmaram nunca ter se questionado sobre a potabilidade da água, 68,75% nunca notaram alterações na água consumida e, entre os principais sintomas de doenças, se destacam com maior frequência as dores abdominais com 31,25%. Portanto, é preocupante a contaminação das águas subterrâneas próximas aos dois cemitérios da cidade de Capanema, pois as pessoas frequentemente apresentam sintomas de doenças que têm como prováveis causas esta contaminação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da potabilidade das águas de poços artesianos de residências adjacentes aos cemitérios na cidade de Bragança - Pará(2022-12-15) SOUZA, Yone de Fátima Carvalho de; CHIRA OLIVA, Pedro Andrés; http://lattes.cnpq.br/0224399927142671O presente trabalho objetivou realizar investigação em amostras de água de treze pontos, para averiguar se há presença de indicadores de contaminação nas águas oriundas de poços artesianos de casas adjacentes aos cemitérios “Santa Rosa de Lima” e “Campo da Saudade” em Bragança-Pará, e se tais cemitérios têm indícios de influência na problemática, levando em consideração possível contaminação dos lençóis freáticos das áreas das necrópoles em questão e seus arredores, por meio de indicadores físico-químicos, microbiológicos e organolépticos. Foi utilizado o método direto, por meio de análises laboratoriais. Para este trabalho, foi considerada a Portaria nº 888/2021 do Ministério da Saúde do Brasil, que indica os valores para água potável. Para detecção de parâmetros microbiológicos como coliformes totais e Escherichia coli, foi usado o método Substrato Cromogênico / Enzimático, SMEWW, 9223 B. Na análise físico-química (organoléptica) para turbidez, o método empregado foi o Nefelométrico, SMEWW, 2130 B. Para detecção de metais pesados e alcalinos, o método usado foi de Plasma Acoplado Indutivamente (ICP), SMEWW, 3120B. As amostras de águas foram coletadas no ano de 2021, nos períodos sazonais chuvoso, nos meses de fevereiro e março, e menos chuvoso ou seco, no período de junho a julho para análises física e microbiológicas; em setembro, as amostras foram coletadas para análises de metais. Os resultados de algumas amostras estavam acima dos Valores Máximos Permitidos. Na primeira coleta obtiveram presença de Coliformes Totais em 0,2% das amostras próximas ao cemitério “Santa Rosa de Lima” e em 100% das amostras do cemitério “Campo da Saudade”. Na segunda coleta próxima ao cemitério “Santa Rosa de Lima” 0,1% detectou CT e Escherichia coli, e do cemitério “Campo da Saudade” foi reportado CT em 0,75% das amostras. Foi detectada a presença de alumínio em 0,5% das amostras próximas ao cemitério “Santa Rosa de Lima” e em 0,75% nas amostras coletadas próximas ao cemitério “Campo da Saudade” e isto pode apontar desencadear uma possível presença de contaminação do aquífero freático. Isso pode ocorrer devido à proximidade com os cemitérios e possíveis infiltrações em sepulturas que fazem o necrochorume fluir para os lençóis freáticos e consequentemente para regiões adjacentes. A água captada por poços artesianos circunvizinhos pode comprometer a qualidade de vida da população e, se utilizada para abastecimento e consumo humano, pode trazer danos à saúde.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação de nuggets á base de pescada Gó (Macrodon Anylodon) com diferentes tubérculos: análise sensorial, econômica e potencial sustentável.(2024-10-31) SOUSA, Everton Ivan Lima de; PINHEIRO, Ainoã Stephanny Almeida; http://lattes.cnpq.br/2594204979520424; CORDEIRO, Carlos Alberto Martins; http://lattes.cnpq.br/5010139685215361Objetivo: Este estudo investigou o desenvolvimento de nuggets à base de Carne Mecanicamente Separada (CMS) de pescado, especificamente da espécie Macrodon ancylodon (pescada-gó), combinada com diferentes tubérculos: macaxeira, batata-doce e batata comum. Métodos: Os nuggets foram avaliados por meio de análise sensorial com 30 provadores não treinados, considerando atributos como aparência, aroma, sabor, textura e aceitação global. Resultados: A batata comum se destacou nos atributos de aparência, textura e aceitação global, obtendo o maior índice de aceitabilidade (78,15%), seguida pela macaxeira (74,44%) e batata-doce (63,33%). Além disso, foi realizada uma análise econômica baseada nos custos operacionais e indicadores de eficiência, como a Receita Bruta (RB), Lucro Operacional (LO) e Taxa Interna de Retorno (TIR). Os resultados indicam que o produto é viável economicamente e tem potencial para atingir o mercado como uma alternativa nutritiva e mais saudável aos nuggets tradicionais de frango.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Caracterização granulométrica e subsídios para estudos de distribuição da matéria orgânica sedimentar de estuários amazônicos dominados por maré(2024-06-21) LIMA, Paula Gilyane da Silva; SILVA, Ariane Maria Marques da; http://lattes.cnpq.br/3344062889783551; https://orcid.org/0000-0001-9320-9046; ASP NETO, Nils Edvin; http://lattes.cnpq.br/7113886150130994; https://orcid.org/0000-0002-6468-6158Os estuários amazônicos são importantes no âmbito científico, socioambiental e ecológico, devido às suas características únicas, como o regime de macromarés e fortes correntes. Embora os estuários atuem como armadilhas eficientes de sedimentos, os rios locais transportam quantidades relativamente pequenas de sedimentos em suspensão. Os processos de transporte de sedimentos e matéria orgânica particulada nesses estuários são influenciados especialmente por fatores físicos, como hidrodinâmica fluvial-oceânica. Este trabalho investigou os aspectos sedimentológicos e caracterizou a matéria orgânica sedimentar de três estuários amazônicos: Mocajuba, Caeté e Gurupi, além da área da plataforma interna adjacente a estes estuários. Amostras de sedimentos superficiais de fundo foram coletadas ao longo da área de estudo. Posteriormente, as amostras foram pesadas, lavadas com água e tratadas com peróxido de hidrogênio para eliminar sais e quantificar a matéria orgânica. Os resultados revelaram predominância de sedimentos arenosos nas amostras coletadas na Plataforma Continental Amazônica, além de serem classificados como bem selecionados. As amostras coletadas nos estuários apresentaram predominantemente sedimentos siltosos. A distribuição dos sedimentos nos estuários refletiu a interação entre os fatores ambientais, como as áreas de manguezais adjacentes, além da contribuição de sedimentos finos da pluma do Amazonas. Os sedimentos estuarinos foram classificados como pobremente selecionados e isso destacou a complexidade dos processos de transporte e deposição. A distribuição assimétrica dos sedimentos nas amostras proporcionou compreensão adicional da distribuição granulométrica, indicando a predominância de sedimentos finos ou grossos em resposta à dinâmica do transporte sedimentar e condições locais. A análise da matéria orgânica forneceu insights sobre a granulometria, especialmente relacionados aos sedimentos lamosos. Os resultados destacaram a importância da análise granulométrica e da matéria orgânica na compreensão dos processos sedimentares em estuários amazônicos, fornecendo informações cruciais para estudos futuros sobre erosão, deposição e impactos ambientais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Conhecimento e lacunas sobre infecção pelo papilomavírus humano e sua vacina entre futuros professores no Município de Bragança, Pará(2023-10-25) PINHEIRO, Elayne dos Santos; OLIVEIRA FILHO, Aldemir Branco de; http://lattes.cnpq.br/7475600234195238; https://orcid.org/0000-0002-4888-3530Introdução: Na educação em saúde, o desenvolvimento de conhecimentos, hábitos e habilidades devem ser buscado visando a compreensão e a adoção de modo de vida mais saudável. Nesse cenário, a escola e o professor possuem papéis importantes. Objetivos: Avaliar o status do conhecimento sobre papilomavírus humano (HPV) e sua vacina em universitários que estavam cursando licenciaturas (UL) no município de Bragança (Pará) e indicar as lacunas do conhecimento. Materiais e métodos: Neste estudo transversal, a técnica de amostragem “bola de neve” foi utilizada para acessar UL, de outubro/2022 a fevereiro/2023. Informações demográficas, socioeconômicas e acadêmicas foram fornecidas por meio de formulário digital. Além disso, os UL forneceram respostas à 20 indagações sobre HPV e sua vacina, as quais foram utilizadas para avaliação do status de conhecimento (demonstrado). O teste qui-quadrado foi usado para comparar o conhecimento informado (autoclassificação) com o conhecimento demonstrado. Resultados: No total, 250 UL participaram deste estudo. A maioria deles afirmou ter sido vacinado contra HPV, conhecer outras pessoas vacinadas, que obteve informações sobre HPV e sua vacina em ambiente formal de educação, e recomendaria a vacinação contra HPV. Apesar da maioria dos UL ter afirmado e demonstrado conhecimento sobre HPV e sua vacina (p = 0,11), elevadas taxas de respostas incorretas indicaram as lacunas de conhecimento relacionadas aos temas: diagnóstico do HPV em homens; transmissão do HPV sem penetração vaginal/anal; HPV, fumo e risco de desenvolvimento de câncer; HPV e ocorrência de câncer anal; necessidade de duas doses da vacina contra HPV para proteger adolescentes contra lesões induzidas por HPV; pessoas que já foram diagnosticadas com HPV ainda devem tomar vacina contra HPV; e vacina contra HPV e estímulo a vida sexual. Conclusões: UL demonstraram ter conhecimento sobre HPV e sua vacina. Porém, lacunas do conhecimento foram detectadas e deverão ser abordadas no futuro.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Conhecimento, atitudes e percepções sobre vacinas contra papilomavírus humano: um estudo transversal conduzido com pais de adolescentes na Amazônia brasileira(2023-11-17) SANTOS, Lucas Souza dos; OLIVEIRA FILHO, Aldemir Branco de; http://lattes.cnpq.br/7475600234195238; https://orcid.org/0000-0002-4888-3530Este estudo investigou o conhecimento, as atitudes e as percepções dos pais de adolescentes no município de Bragança, Pará, em relação às vacinas contra HPV. Este estudo transversal utilizou a técnica de amostragem por conveniência. Por meio de registros em escolas públicas, os pesquisadores acessaram 65 pais de adolescentes de março a junho de 2023. Todos os participantes forneceram informações sobre conhecimento, atitudes e percepções relacionados às vacinas contra HPV por meio de um formulário estruturado digitalmente. A média de idade dos pais dos adolescentes foi de 34,4 anos. Os pais demonstraram ter bom conhecimento sobre as vacinas contra HPV (média = 2,86). No geral, eles demonstraram uma percepção positiva em relação às vacinas contra HPV. Entretanto, alguns pais também demonstraram atitudes negativas e os principais fatores responsáveis foram barreiras financeiras, nível de educação, preocupação com efeitos adversos, medo de promiscuidade na menina vacinada e conhecimento ou informação inadequada sobre a vacina. É necessário tornar as vacinas contra HPV mais acessível, disponível e barata, e educar mais os pais dos adolescentes sobre vacina contra HPV e dissipar os receios sobre os efeitos adversos e as notícias falsas através da educação.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) As contribuições da Revista Brasileira de Educação Especial para o ensino de ciências.(2023-08-14) MACENA, Pâmila de Cássia Matos; OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva de; http://lattes.cnpq.br/5657139166717129; https://orcid.org/0000-0001-5607-5835Este trabalho tem por objetivo, investigar qual tem sido o foco das produções científicas do ensino de ciências para pessoas com deficiências na Revista Brasileira de Educação Especial. É um estudo de natureza qualitativa que abordou os períodos de expansão e consolidação da referida revista. Assim, todas as publicações da revista a partir de 2005 tiveram seus títulos analisados e assim, 20 trabalhos foram selecionados. De forma geral, a revista apresentou uma ampliação da diversidade de artigos nesta área na última década e apresenta fortemente contemplada pela temática que envolve o ensino de física e a deficiência visual e cegueira. Recomenda-se que outras temáticas também possam ser fortalecidas na revista como ensino de química, geociências, meio ambiente e sustentabilidade. Ao longo deste trabalho foi possível identificar a baixa produção acadêmica sobre o ensino de ciências na perspectiva inclusiva na Revista Brasileira de Educação Especial, levando em conta a importância da temática, o que caracteriza a necessidade de mais trabalhos na área.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Contribuições das memórias escolares sobre espaços não formais para a formação de professores de Ciências Biológicas(2024-09-16) SANTOS, Heloisa Rodrigues; SANTOS, Luana Thaís Chucre dos; SILVA, Andressa Oliveira da; FREITAS, Lilliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/8110174127325055; https://orcid.org/0000-0003-2935-1309Os espaços não formais são considerados grandes aliados da educação formal e para a formação científica dos estudantes, estimulando o interesse e curiosidade sobre o ensino através da sua potencialidade pedagógica. Diante disso, temos como objetivo analisar as narrativas memorialísticas de licenciandos a fim de discutir o papel dos espaços não formais nas suas vivências escolares da Educação Básica e na formação dos mesmos. O método de investigação foi a pesquisa narrativa, utilizando os relatos memorialísticos produzidos no contexto da disciplina de “Estágio I: Espaços Não Formais” com uma turma de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará–Campus Bragança. Os relatos foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. Discutimos os resultados sobre os significados das experiências desses licenciandos em três categorias de análise: i) Identificação dos Espaços Não Formais, que apresenta e discute os tipos de espaços que os estudantes visitaram em seus anos escolares; ii) Contribuições para aprendizagem, em que discutimos o papel dos espaços não formais para o fortalecimento da relação teoria e prática, percepção da realidade, contextualização e maior engajamento e participação dos estudantes; iii) Contribuição dos Espaços Não Formais para escolha da carreira profissional, na qual evidenciamos o quanto as vivências nos espaços não formais puderam contribuir para despertar o interesse em cursar Ciências Biológicas. A partir das memórias escolares é possível perceber e reafirmar o importante papel que os espaços não formais desempenham na vida escolar dos estudantes e sua forte contribuição nos processos de educação científica e formação social e acadêmica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Contribuições do estágio supervisionado remoto presentes em memoriais de vivências(2022-12-16) MARTINS, Thaiana Raiol; MARTINS, Marilia Frade; http://lattes.cnpq.br/4995475186731210As transformações ocorridas com o avanço do Coronavírus, causador da doença denominada COVID-19, provocaram diversas mudanças, atingindo várias áreas da sociedade seja ela econômica, social e até mesmo a área educacional. Na educação, o isolamento social e a suspensão das atividades presenciais de ensino, tornou necessária a adoção do ensino remoto, como medida de distanciamento social, desafiando assim a escolas e universidades a se adaptar ao novo contexto. Nessa perspectiva, o presente estudo tem por objetivo refletir sobre a importância do estágio supervisionado na formação dos professores de ciências e identificar contribuições expressas nos memoriais de vivência do estágio supervisionado durante o ensino remoto a partir da análise de conteúdo. Conclui-se pela importância da afetividade e da pesquisa na formação de professores, bem como a necessidade de investigações que aproximem a realidade das escolas às metodologias que utilizam tecnologias de informação e comunicação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) na formação inicial de professores no munícipio de Bragança-PA(2023-06-06) PENHA, Márcia Janaína Costa; FELIX, Rosigleyse Corrêa de Sousa; http://lattes.cnpq.br/1452935151806378; https://orcid.org/0000-0002-3769-0792O Programa Residência Pedagógica (PRP) desempenha um papel importante na formação inicial de professores, visto que proporciona diversas experiências, trocas de conhecimentos, o exercício da prática docente, e o contato com cenário escolar. Deste modo, este trabalho tem como principal objetivo analisar as contribuições formativas do Programa Residência Pedagógica (PRP) propiciou na formação inicial dos residentes dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Ciências Biológicas do IECOS/UFPA, Campus Bragança-PA. A presente pesquisa é caracterizada como qualitativa, de cunho descritivo-analítica que toma para construção dos dados um questionário semiestruturado e os relatórios finais dos professores-residentes. Para a análise dos dados utilizamos o método de Análise de Conteúdo desenvolvido por Bardin (2011). A análise dos dados nos mostra as contribuições do PRP na formação inicial dos professores residentes mediante a inserção no âmbito escolar e de suas atividades formativas, os residentes vivenciaram na prática o contato direto com a rotina da escola-campo e o exercício da docência, em duas situações distintas, durante e após uma pandemia. Assim, o programa se mostrou fundamental durante a formação inicial de futuros professores, pois através do contato com o ambiente escolar o licenciando adquire conhecimentos e experiências que serão fundamentais para a construção da identidade docente e formação profissional.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Convívio no ambiente escolar pós-pandemia: perspectivas e experiências com a volta às aulas presenciais(2022-11-08) COELHO, Katherinne Thaisa Brito; SILVA, Nelane do Socorro Marques da; http://lattes.cnpq.br/2963277436091603Devido a pandemia da doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, chamado de Coronavírus (COVID-19), que gerou uma crise sanitária, saúde, econômica, social e principalmente educacional, onde o isolamento social, ao impor o ensino remoto, promoveu “desconstruções” na forma como se passou a se relacionar a comunidade escolar. O momento é de atenção às diversas situações, adaptações sejam no currículo, nas práticas pedagógicas, nas formações docentes, na avaliação diagnóstica, no material didático e até na forma de mapear as competências socioemocionais. O objetivo do estudo foi conhecer as perspectivas e experiências enfrentadas pelo professor com o retorno presencial à escola. Adotou-se de um estudo de abordagem qualitativa, exploratório e descritivo, cujas informações necessárias foram coletadas com docentes de uma escola municipal, na cidade de Augusto Corrêa (Pará), em maio de 2022, por meio de questionários que foi elaborado pela plataforma digital google forms. Nesse contexto, o atual estudo considera que as questões socioemocionais tem que ser olhadas e trabalhadas com urgência, para minimizar as consequências que a pandemia gerou no sistema educacional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento e aplicação de jogo para o ensino de Química: considerações sobre sua utilização em sala de aula no ensino fundamental (anos finais)(2024-10-03) ROZARIO, Ester Silva do; ROSARIO, Samuel Antônio Silva do; http://lattes.cnpq.br/7909649057832090; CORDEIRO, Carlos Alberto Martins; http://lattes.cnpq.br/5010139685215361As dificuldades enfrentadas pelos professores no ensino da Química resultam na falta de familiaridade dos alunos com esse conteúdo, o que compromete seu aprendizado. Para revitalizar a dinâmica da sala de aula e despertar o interesse dos alunos, é fundamental que os educadores adotem abordagens pedagógicas distintas das tradicionais. Este trabalho apresenta uma análise da implementação do jogo didático "Que Elemento Eu Sou?" em uma turma do 9º ano, com o objetivo de avaliar o impacto dessa estratégia no aprendizado em Química. Os dados foram coletados por meio de formulários, observações e indagações, e analisados qualitativamente, evidenciando que o jogo estimulou a busca ativa por conhecimentos prévios. Ao final da atividade, 65% dos alunos expressaram interesse pela matéria, sugerindo uma conexão positiva entre a abordagem lúdica e a aprendizagem. Esses resultados indicam que a adoção de metodologias ativas pode ser eficaz na promoção do interesse e na compreensão de conceitos químicos, contribuindo para a formação de alunos mais engajados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Diversidade de crustáceos capturados como fauna acompanhante da pesca de camarões marinhos da costa Norte do Brasil.(2022-12-16) SOARES, Beatriz do Rosário; RODRIGUES, Tatiane do Nascimento Medeiros; http://lattes.cnpq.br/2514935077591132; SILVA, Bianca Bentes da; http://lattes.cnpq.br/0750868396813509; https://orcid.org/0000-0002-4089-7970A pesca do camarão rosa, Penaeus subtilis (Pérez Farfante, 1967), se constitui num dos grandes impactos ambientais da pesca industrial na costa Norte do Brasil. Esta atividade é responsável em gerar impactos ambientais, como a vasta diversidade de organismos aquáticos capturados, com ou sem valor comercial (moluscos, peixes e crustáceos), denominados de “bycatch” ou fauna acompanhante. Os crustáceos representam um dos principais membros deste descarte sem valor comercial, pois alguns táxons costumam ser numerosos em número de indivíduos em detrimento de outros que ocorrem em baixas densidades. Diante desta problemática, o presente estudo tem como objetivo identificar a diversidade de crustáceos capturados na pesca do camarão rosa. Os dados foram coletados em expedições da pesca comercial no ano de 2018 (junho, julho e outubro) na plataforma continental, situada entre a Foz do rio Oiapoque (5ºN, 51ºW) até a Baía de São Marcos (2ºS, 44ºW), no Maranhão. Por meio de observadores de bordo, foram acompanhadas 4 pescarias da frota camaroeira, onde pelos menos 30 arrastos (2 por dia por 7 dias em cada expedição) foram realizados considerando a metodologia de separação da produção em quadrantes. A produção total foi registrada e os indivíduos capturados de um dos quadrantes foram transportados em bambonas ao laboratório de Bioecologia Pesqueira da UFPA, campus de Bragança para identificação, seguindo literaturas especializadas, verificação do sexo, medidas de cada indivíduo e alimentação de um banco de imagens. Um total de pelo menos 28 arrastos foi registrado. Em seguida, os dados obtidos foram digitados em planilhas no Microsoft Office Excel (2013). Foram identificados um total de 18 espécies capturados, distribuídas em 8 famílias e 12 gêneros, apresentando em maior ocorrência a espécie Callinectes danae (Smith, 1869), com maior participação relativa em peso (N=30,65%) e número de indivíduos (N=392), seguida pela espécie Callinectes bocourti (A. Milne Edwards, 1879) (N=69), dentre os espécimes capturados. Percebe-se que a pesca industrial de camarões marinhos causa impactos de toda ordem, especialmente a captura de indivíduos juvenis de uma variedade de espécies.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Diversidade de Palaemonideos, Alpheideos e Merguiideos (Caridea: Alpheoidea, Palemonoidea) na Amazônia Oriental.(2024-07-12) PAIXÃO, Erik Daniel Santos da; ABRUNHOSA, Fernando Araújo; http://lattes.cnpq.br/9557937645632227; https://orcid.org/0000-0003-2693-2175; MACIEL, Carlos Murilo Tenório; http://lattes.cnpq.br/5979732735685066O presente trabalho tem como objetivo prover dados atualizados da Carcinofauna na região norte do Brasil, especificamente de crustáceos decápodes, junto de uma chave dicotômica e fotografias dos espécimes, para o auxílio em sua respectiva identificação. A importância deste estudo reside na produção de uma lista faunística focada na região Bragantina, que irá contribuir para avaliações da biodiversidade dentro da vasta região norte (BARROS & PIMENTEL 2001). Foram utilizadas armadilhas artesanais para a captura dos camarões, nos estuários e os espécimes de água doce durante o período de 1 ano (entre maio de 2022 a abril de 2023). Nesse intervalo foram realizados um total de 15 coletas. Posteriormente, os espécimes coletados foram realocados para o laboratório de Carcinologia na UFPA/IECOS. Os animais foram identificados através de chaves dicotômicas e fotografados para auxiliar na sua identificação. Os resultados obtidos indicam a presença de 4 novas ocorrências de camarões na região bragantina. Dentre estas novas ocorrências 3 são de água marinha e 1 de água doce. Esses pertencentes a 3 famílias diferentes: Alpheidae (gênero: Alpheus), Palaemonidae (gênero: Macrobrachium) e Merguiidae (gênero: Merguia). Além disso, foi possível observar que duas destas novas ocorrências relatadas são pertencentes a um complexo de espécies e por esse motivo podem apresentar características morfológicas distintas de indivíduos da mesma família/gênero (Alpheus lobidens e Alpheus floridanus). Este trabalho contribui diretamente para um melhor conhecimento da Carcinofauna local, visto que trabalhos sobre a fauna de decápodos da península bragantina são minimamente conhecidos, em particular o grupo dos crustáceos.