Curso de Sistemas de Informação - CUNTINS
URI Permanente para esta coleção
Campus de Tocantins (Cametá) /
Bibliotecário: Éder Antônio Sousa Ferreira
Fone: (91) 3781-1258
Fax: (91) 3781-1537
E-mail: bibcameta@ufpa.br
Navegar
Submissões Recentes
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposta de aplicativo móvel para apoio no aprendizado de algoritmos e estruturas de dados(2025-03-25) SANTOS, Leandro Veloso dos; PORTELA, Carlos dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7707594869367480A evolução das metodologias de ensino, impulsionada pelo uso de tecnologias digitais, tem permitido o desenvolvimento de novas ferramentas de apoio à aprendizagem. Entre essas estratégias, a gamificação e o mobile learning têm se destacado por promoverem maior engajamento e autonomia dos estudantes. Nesse contexto, este trabalho propõe o desenvolvimento e a avaliação de um protótipo de aplicativo móvel, voltado para o apoio no aprendizado de algoritmos e estruturas de dados. O protótipo foi desenvolvido seguindo a abordagem de design centrado no usuário e passou por duas fases de avaliação com estudantes de graduação. As avaliações apontaram melhorias na usabilidade, no engajamento e na satisfação dos usuários entre a primeira e a segunda versões. Funcionalidades como sistema de pontos, acompanhamento de progresso e desafios diários contribuíram para tornar a experiência de aprendizagem mais dinâmica e motivadora. Os resultados sugerem que o uso de métodos de ensino alternativos como aplicativos móveis gamificados pode ser uma ferramenta de apoio eficaz no ensino de conceitos fundamentais de programação.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O uso do design thinking como metodologia de ensino da disciplina Interação Humano-Computador(2025-03-26) SILVA, Klebson do Carmo; PORTELA, Carlos dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7707594869367480Este artigo apresenta a aplicação do Design Thinking como principal abordagem de ensino da disciplina de Interação Humano-Computador (IHC) no curso de Sistemas de Informação da UFPA Campus Cametá. As práticas da disciplina seguiram as fases de Empatia, Definição, Ideação, Prototipagem e Teste com objetivo de criar um protótipo para adaptar o WhatsApp para usuários idosos. O uso do Design Thinking aumentou a imersão e o engajamento dos estudantes, promovendo uma aprendizagem mais ativa. Os estudantes puderam interagir diretamente com idosos da comunidade. A participação e engajamento dos estudantes foram fundamentais para atender os objetivos da disciplina.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicações de técnicas front-end no desenvolvimento de uma plataforma web para divulgação de eventos(2025-03-26) PANTOJA, José Wendel Viana; PORTELA, Carlos dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7707594869367480O avanço da tecnologia e da internet tem proporcionado mudanças significativas na maneira como os eventos são organizados e divulgados. Este trabalho, resultado de um estágio supervisionado, apresenta o desenvolvimento da plataforma CommunityEvents, um sistema web voltado para a centralização e divulgação de eventos, utilizando técnicas de desenvolvimento Front-End. A plataforma foi desenvolvida com React, Context API, Styled-Components e Ant Design, permitindo uma interface responsiva e eficiente. Além disso, utilizou-se o Firebase para gerenciar autenticação e armazenamento de dados, otimizando o tempo de desenvolvimento. A metodologia adotada envolveu a elicitação de requisitos, prototipação e implementação do sistema, seguindo princípios de boas práticas no desenvolvimento Front-End. Os resultados obtidos demonstraram a eficácia da plataforma na organização e apresentação de eventos, melhorando a experiência dos usuários na busca por informações. Como trabalhos futuros, propõe-se a implementação de um painel administrativo para maior controle sobre os eventos cadastrados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Clube do HTML: uma abordagem extraclasse para Introdução ao Desenvolvimento Web(2025-03-25) PEREIRA, Heverson de Nazaré Lima; PORTELA, Carlos dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7707594869367480O mercado de desenvolvimento web tem crescido significativamente, demandando profissionais qualificados para atuar na área. O curso de Sistemas de Informação da UFPA Cametá não possuía uma disciplina obrigatória com abordagem a esse tema. A fim de introduzir conceitos fundamentais da área e capacitar alunos da FASI, criou-se o projeto extraclasse Clube do HTML. Ao final do projeto foi aplicado um questionário com o objetivo de avaliar o impacto do clube na formação dos graduandos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Projeto de interface gráfica do Sistema de Acompanhamento de Estágios da FASI (SAEF)(2025-03-25) ASSUNÇÃO, Bruno da Silva; PORTELA, Carlos dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7707594869367480O projeto de interface do Sistema de Acompanhamento de Estágios da FASI (SAEF) foi desenvolvido para definir padrões de cores, identidade visual e telas do software web a ser desenvolvido. Ele apresenta um design simples e interativo, permitindo que estagiários, supervisores e coordenadores gerenciem e acompanhem as etapas do estágio com facilidade. Inclui funcionalidades como a criação de planos de estágio, o controle de frequência e o envio de relatórios finais, com uma navegação intuitiva. O projeto é resultado de um estágio supervisionado que contribuiu com a visualização clara do fluxo de interações entre os usuários e as funcionalidades do sistema web, facilitando sua implementação futura.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) NEEDS: identidade visual e diretrizes da marca para o design system do NEES(2024-11-28) ALVES, Taylor Costa; AMARAL, Daniel Baia; http://lattes.cnpq.br/8504963218209306; PORTELA, Carlos dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7707594869367480Este trabalho teve como objetivo desenvolver a identidade visual e o manual de diretrizes do NEEDS, o Design System do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), vinculado ao Instituto de Computação da UFAL. A partir de um aprofundamento teórico sobre identidade visual, com suporte de autores renomados e pesquisa aplicada ao contexto do NEES, foram desenvolvidos os elementos visuais essenciais para uma marca sólida e consistente. O processo incluiu fases de pesquisa e concepção, além da criação de materiais práticos, como templates para apresentações, uma interface de website com variações de design, e um manual de identidade visual detalhado. Ao final, o trabalho resultou na construção de um sistema visual coeso, com materiais aprovados e validados pelo NEES, que servirão como referência para manter o padrão visual do NEEDS e garantir sua implementação eficaz nos pontos de contato digitais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso do Discord como ferramenta de comunicação do grupo de pesquisa LA FocA(2024-11-28) RIBEIRO, Elielson Pinto; FERREIRA, Josué Viana; http://lattes.cnpq.br/2263906874192876; https://orcid.org/0000-0002-3475-2513; PORTELA, Carlos dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7707594869367480Este trabalho investiga a eficácia do Discord para apoiar a comunicação e a implementação metodológica das atividades de pesquisa no laboratório LA FocA. A fundamentação teórica integrou conceitos sobre tecnologias de comunicação digital aplicadas a contextos de pesquisa colaborativa. A metodologia é caracterizada como uma pesquisa aplicada, com abordagem quantitativa e procedimentos de análise de conteúdo. A coleta de dados ocorreu diretamente no ambiente de laboratório, envolvendo membros do grupo LA FocA em estudos de usabilidade e de experiência de comunicação com a ferramenta. Os resultados demonstram que o uso do Discord facilita a comunicação síncrona e assíncrona, promove a colaboração ativa e melhora a integração dos pesquisadores. No entanto, desafios relacionados à curva de aprendizado, estabilidade de conexão e limitações de organização de dados e arquivos foram identificados como pontos críticos que impactam a adoção plena da ferramenta.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de conteúdo para o grupo de pesquisa LA FocA(2024-11-25) SANTOS, Wenderson Gustavo Silva dos; PORTELA, Carlos dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7707594869367480No cenário atual da educação e da pesquisa acadêmica, a comunicação e a disseminação do conhecimento são fundamentais para o avanço científico e a interação com a sociedade. As universidades e grupos de pesquisa enfrentam desafios significativos na organização e no compartilhamento de suas produções acadêmicas, o que pode resultar em menor visibilidade e impacto das suas atividades. Neste contexto, acredita-se que o desenvolvimento de um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo para o Laboratório de Abordagens de Ensino Focada no Aluno (LA FocA), um grupo de pesquisa da Universidade Federal do Pará, pode facilitar a centralização e o acesso às informações acadêmicas do grupo. O trabalho incluiu a elaboração de requisitos funcionais e não-funcionais, que ajudaram a identificar as necessidades específicas do grupo. Além disso, foram realizados estudos sobre as tecnologias mais adequadas, como as linguagens de programação Java e JavaScript, e os frameworks Spring Boot e Next.js, que foram utilizados na construção do sistema. Após o desenvolvimento, uma avaliação de usabilidade foi conduzida com usuários, seguindo a norma ISO/IEC 25010, com a expectativa de que a interface resultante fosse intuitiva e atendesse às necessidades dos usuários. Assim, espera-se que o CMS não apenas amplie a visibilidade das produções acadêmicas do grupo, mas também promova uma comunicação mais eficaz com a comunidade acadêmica, contribuindo para um compartilhamento mais dinâmico e acessível do conhecimento produzido.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Monitora Tocantins: desenvolvimento do aplicativo para análises dos impactos da Covid-19 na região do Baixo Tocantins(2024-11-27) WANZELER, Natanael Garcia; COSTA, Ulisses Weyl da Cunha; http://lattes.cnpq.br/5333177784685850; https://orcid.org/0000-0003-1368-3173Com a propagação da pandemia de Coronavírus, os dois hospitais da cidade de Cametá, no Baixo Tocantins, além dos postos de saúde, ficaram cheios, pois os casos foram acumulando, sem que houvesse atendimento para toda a população doente que se apresentava nas emergências destes hospitais. Diante de tal problemática, observou-se a necessidade de desenvolver um aplicativo para monitorar os casos de COVID-19 no município, para fazer orientações de cuidados e prevenção ao vírus e mapear os lugares com altos níveis de contaminação. Para isso, foi criado o aplicativo Monitora Tocantins, com o objetivo de fazer o monitoramento dos sintomas da doença através dos dados coletados por meio do formulário presente no aplicativo. O conjunto de atividades que permitiu alcançar os objetivos do projeto foi pautado numa abordagem aplicada buscando cumprir as principais etapas do processo de desenvolvimento que envolvem o levantamento de requisitos, que serve para detalahar as funcionalidade do aplicativo; a escolha das ferramentas que serão utilizadas na criação do aplicativo é outra etapa importante; além disso, a elaboração do diagrama de caso de uso é parte essencial para a compreensão daquilo que não ficou claro nos requisitos; assim como, o modelo lógico que serve para planejar quais dados serão armazenados no aplicativo. Dessa forma, o aplicativo multiplataforma Monitora Tocantins é o principal resultado da execução dos objetivos específicos necessários para se atingir esse objetivo geral. Os resultados esperados foram alcançados com a conclusão do desenvolvimento e a estabilidade do aplicativo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O uso da plataforma LinkedIn na criação de portfólio profissional de estudantes de Sistemas de Informação(2023-12-15) SANTOS, Mateus Rodrigues dos; FERREIRA, Josué Viana; http://lattes.cnpq.br/2263906874192876; https://orcid.org/0000-0002-3475-2513; PORTELA, Carlos dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7707594869367480Este artigo apresenta um estudo sobre o desenvolvimento de portfólios profissionais utilizando a plataforma LinkedIn. O objetivo foi investigar a eficácia do LinkedIn como ferramenta para criar e promover portfólios profissionais, destacando habilidades e experiências acadêmicas. A metodologia envolveu uma revisão bibliográfica sobre portfólios profissionais e a realização de um Workshop para capacitar os estudantes do curso de Sistemas de Informação da UFPA Cametá no uso do LinkedIn. Este estudo contribui para a compreensão do uso do LinkedIn como ferramenta para promover habilidades e competências profissionais, influenciando positivamente o desenvolvimento acadêmico e profissional dos participantes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento da plataforma web Monitora Tocantins(2024-11-28) CRUZ, Ilannildo Viana da; COSTA, Ulisses Weyl da Cunha; http://lattes.cnpq.br/5333177784685850; https://orcid.org/0000-0003-1368-3173Este projeto foi desenvolvido com o objetivo de monitorar a COVID-19 e a imunização na região do Baixo-Tocantins, utilizando tecnologias de Internet das Coisas (IoT) e dados do censo. Através de um aplicativo, informações sobre pessoas sintomáticas e imunização são coletadas, permitindo mapear os casos de COVID-19 e identificar indivíduos com o ciclo vacinal incompleto. A plataforma web correspondente exibe esses dados em gráficos e tabelas, além de fornecer relatórios estratégicos para apoiar a tomada de decisões. O sistema é de grande relevância para gestores de saúde, auxiliando na orientação de ações preventivas e no acompanhamento da imunização. A arquitetura da solução foi desenvolvida em ReactJS e NodeJS, seguindo o modelo incremental, e foi testada e implantada em um servidor web, garantindo uma visualização eficiente dos dados e acessibilidade remota para os usuários.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Assistente de ensino baseado em um modelo de linguagem de grande escala brasileiro(2024-11-27) MORAES, Augusto Nonato; SIQUEIRA, Elton Sarmanho; http://lattes.cnpq.br/6836143760585970; https://orcid.org/0000-0002-2199-1910Contexto: O uso de Assistentes de Ensino em IA (AE-IA) no contexto educacional visa apoiar aprendizado de estudantes em disciplinas complexas, em que existe dificuldade de assimilação de conceitos interdisciplinares e necessidade de respostas rápidas e precisas. Problema: Estudantes enfrentam barreiras ao estudar disciplinas que exigem conhecimento prévio em múltiplas áreas, resultando em dificuldades de compreensão, afetando negativamente no percurso acadêmico dos alunos. Solução Proposta: Propõe-se um AE-IA baseado no modelo de linguagem brasileiro Sabiá 2.0, com mecanismos de Verificação Rápida, Expansão e Correção de Erros, para aprimorar sistema de perguntas e respostas. Teoria de SI: Este trabalho fundamenta-se na Teoria da Aprendizagem Social, que explora como indivíduos adquirem conhecimento em contextos de interação mediada por tecnologias. Essa teoria é aplicável ao uso de AE-IA, que funcionam como mediadores do aprendizado, promovendo a aquisição de conhecimento e facilitando a compreensão de conceitos complexos. Método: A metodologia é Design Science Research, com abordagem descritiva e análise quantitativa, realizando prova de conceito e avaliação prática com usuários. O sistema foi implementado em um ambiente educacional e testado quanto ao desempenho e a satisfação dos alunos. Sumarização dos Resultados: O sistema apresentou alta taxa de satisfação na qualidade das respostas, porém revelou limitações em tempo de resposta para consultas usando modelo, sugerindo melhorias na otimização da API. Contribuições e Impacto na área de SI: Este estudo contribui para área de SI ao demonstrar como modelos de IA podem melhorar ensino e suporte ao aluno, propondo uma solução robusta e adaptável para ambientes de aprendizado.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Protótipo de software de reconhecimento de expressões faciais para auxiliar atendimento psicológico(2024-11-28) PINTO, Adriano Sanderson Ramos; RODRIGUES, Odileuza dos Santos; PORTELA, Carlos dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7707594869367480Este artigo tem como objetivo desenvolver um protótipo que utiliza aprendizado de máquina e visão computacional para auxiliar psicólogos a reconhecerem as expressões faciais e analisarem as emoções durante o atendimento de pacientes. A pesquisa de campo realizada foi de cunho qualitativo, desenvolvida em uma Instituição de Ensino privada no Município de Canaã dos Carajás-PA. Participou da pesquisa uma psicóloga que presta atendimento para alunos e familiares na instituição. Os dados do teste foram coletados e analisados a partir de uma avaliação aderente a norma ISO/IEC 25010 conduzida pela profissional. Espera-se que essa ferramenta possa auxiliar os psicólogos a reconhecerem as expressões e emoções que seus pacientes estejam sentindo, visando buscar meios para ajudá-los efetivamente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento e avaliação do aplicativo Hambre Delivery: apresentação do produto e análise de desempenho usando inteligência artificial(2024-11-29) GONÇALVES, Keventon Rian Guimarães; FARIAS, Fabrício de Souza; http://lattes.cnpq.br/1521079293982268; https://orcid.org/0000-0003-4344-6953Este trabalho apresenta uma análise das avaliações de clientes da plataforma Hambre Delivery, com foco na melhoria da experiência do usuário e no desempenho das lojas parceiras. Através da aplicação de técnicas de KDD (Knowledge Discovery in Databases) e Inteligência Artificial, foi realizada a mineração de dados das avaliações, abordando três métricas principais: qualidade do produto, qualidade do tempo de entrega e qualidade da loja. A análise incluiu o cálculo de médias dessas métricas, a identificação de lojas com desempenho abaixo da média e a criação de um sistema de notificações baseado em inteligência artificial para alertar os estabelecimentos. Além disso, foi realizado um estudo geoespacial para mapear a distribuição das lojas por cidade, utilizando bibliotecas Python como Pandas, Folium e AST. Os resultados obtidos fornecem insights valiosos sobre a performance das lojas, ajudando a identificar áreas críticas e oportunidades para melhorias na plataforma. O estudo também apresenta uma visualização clara das lojas em um mapa interativo, permitindo a análise espacial e o planejamento de expansão. O trabalho contribui para a otimização dos processos do aplicativo e oferece subsídios para futuras estratégias de crescimento e aprimoramento dos serviços.Trabalho de Curso - Graduação - Memorial formativo Acesso aberto (Open Access) Memorial formativo: habilidades em desenvolvimento web utilizando conhecimentos de JavaScript aprendidos durante o curso de Sistemas de Informação(2024-11-29) SANCHES, Josuel de Souza; FARIAS, Fabrício de Souza; http://lattes.cnpq.br/1521079293982268; https://orcid.org/0000-0003-4344-6953O objetivo deste documento é descrever o percurso acadêmico do estudante Josuel de Souza Sanches na busca por sua graduação em Sistemas de Informação na Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário do Tocantins-Cametá. Neste memorial, são abordadas as dificuldades enfrentadas ao longo do processo de aprendizado, além de escolhas e ensinamentos que foram fundamentais para o andamento de sua formação. Além disso, é apresentada a motivação de seu enfoque mais específico na área de desenvolvimento de sistemas. O relato inclui as experiências adquiridas em desenvolvimento web e no uso de ferramentas que contribuíram para o aprimoramento do processo de aprendizagem e programação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gestão inteligente utilizando o software Olha O Ônibus(2024-11-29) RODRIGUES, Roberto de Oliveira; FARIAS, Fabrício de Souza; http://lattes.cnpq.br/1521079293982268; https://orcid.org/0000-0003-4344-6953Este trabalho apresenta os resultados alcançados a partir da execução e cumprimento dos objetivos e metas do projeto de extensão intitulado Gestão Inteligente Utilizando o Software Olha o Ônibus. Para a elaboração desse documento foram considerados os resultados alcançados a partir do que foi previsto nos objetivos e metas. Por meio desse projeto de extensão, o software continuou sendo aprimorado para ajudar de forma colaborativa os usuários de transporte público a encontrarem informações sobre rotas de transporte público e principalmente pontos de paradas ou locaisselecionado durante seu deslocamento. Sua vigência compreendeu o período de 08/2023, até 07/2024, estando concluído no momento da produção deste trabalho. Ressaltamos que os objetivos e metas do projeto foram cumpridos, em partes, conforme poderá ser confirmado abaixo.Trabalho de Curso - Graduação - Memorial formativo Acesso aberto (Open Access) Memorial formativo: as vivências profissionais e acadêmicas dentro e fora da faculdade(2023-12-15) LOPES, Tiago Tavares; COSTA, Allan Barbosa; http://lattes.cnpq.br/1243311868600821; https://orcid.org/0000-0002-0238-8155O objetivo deste memorial é destacar as experiências cultivadas ao longo do curso de Sistemas de Informação, assim como fornecer um breve relato dos motivos que me levaram a escolher o curso, minhas primeiras impressões e as dificuldades que enfrentei nos períodos iniciais. O foco está nas experiências profissionais e acadêmicas adquiridas em duas etapas significativas: a participação como bolsista no Infocentro-UFPA e a atuação como suporte técnico na empresa ENZO Automatizando. Apresento tanto lembranças positivas quanto negativas que contribuíram para o meu desenvolvimento acadêmico e profissional ao longo desses anos. A metodologia aplicada neste trabalho envolve o resgate das lembranças e das experiências vivenciadas desde a escolha do curso até os dois trabalhos que foram de suma importância para a formação do profissional que sou hoje. Esse resgate será feito por meio de relatos e fotografias de autoria própria, com o objetivo de enfatizar ainda mais o ocorrido.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise da metodologia de sala de aula invertida aplicada na disciplina de Desenvolvimento de Jogos(2023-12-15) SILVA, Isaac R. Rodrigues da Silva; PORTELA, Carlos dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7707594869367480Este artigo apresenta a análise e a discussão dos resultados obtidos, através da aplicação da metodologia Sala de Aula Invertida em uma disciplina do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Federal do Pará. Adicionalmente, ajuda a compreender como a aplicação desse método de ensino-aprendizagem contribuiu para que os alunos conseguissem atingir os objetivos da disciplina e concluir o que lhes foi proposto no início, expondo resultados obtidos na aplicação da metodologia.