Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas - FALEM/ILC
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Mémoire des eaux: la traversée poétique de Cecília Meireles dans Mar absoluto(2022-12-15) OLIVEIRA, Luís Henrique Araújo; VILAROUCA, Cláudia Grijó; http://lattes.cnpq.br/7346037449258899Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) L'autorégulation et l'auto-évaluation dans l'apprentissage du FLE: contributions de la discipline « apprendre à apprendre(2011-12-01) SILVA, Fernanda Souza e; CUNHA, Myriam Crestian; http://lattes.cnpq.br/0057919162522146; https://orcid.org/0000-0002-9635-5054Este trabalho visa a contribuir para o estudo das práticas de autorregulação da aprendizagem por alunos iniciantes da licenciatura de Língua Francesa da Universidade Federal do Pará inscritos na disciplina “Aprender a aprender línguas estrangeiras”. Prevista no primeiro módulo do projeto pedagógico da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas, esta disciplina objetiva levar os aprendentes iniciante a refletir acerca de seu próprio processo de aprendizagem, de modo que ele possa melhor gerenciá-lo e desenvolva autonomia no estudo da língua. Partindo da hipótese de que os alunos com dificuldades na apropriação da língua não conseguem equacionar os procedimentos de regulação ao mesmo tempo no plano da aprendizagem e no plano da atividade linguageira, desenvolveu-se este pesquisa em duas partes: a primeira propõe uma síntese do referencial teórico abrangendo obras de autores como Allal (1997), Perrenoud (1998) sobre a avaliação formativa e a regulação, bem como os de Fernandes (2006) e Nunziati (1990) sobre a avaliação formativa alternativa. Na segunda parte, é apresentado um estudo de caso realizado junto a duas alunas. Os resultados obtidos confirmam em parte a hipótese da pesquisa já que, embora conscientes de suas dificuldades e das medidas regulatórias adequadas, as alunas por vezes não as implementam. Todavia, a disciplina em questão parece contribuir efetivamente para o desenvolvimento das capacidades metacognitivas dos aprendentes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) La variation de la motivation et des stratégies d’apprentissage le long du parcours de la licence en Lettres mention FLE : un rapport d’expérience(2021-04-21) RAMEIRO, Luciana Ferreira; FARIAS, Aline Leontina Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/9113852874604077Este trabalho consiste em um relato da minha experiência no aprendizado da língua francesa, como estudante de Letras na UFPA. Este relato tem como objeto de estudo registros escritos da minha aprendizagem: narrativas e diários de aprendizagem. O objetivo é reconstruir meu percurso de aprendizagem ao longo da licenciatura a partir dos relatos produzidos durante um projeto de aconselhamento pedagógico da UFPA, para tentar compreender a variação da motivação e das estratégias de aprendizagem e colocando-as em relação com as circunstâncias de cada período do curso e tentando compreender os seus efeitos na minha aprendizagem da língua. Assim, apresento o relato do meu percurso de aprendizagem por período escolar e faço a sua análise e discussão com base em estudos no campo do ensino e aprendizagem de línguas, em conceitos como motivação, autonomia e estratégias de aprendizagem na aquisição de uma língua adicional, bem como em estudos sobre o papel dos escritos na aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) L’usage des méthodologies actives dans une classe de français langue étrangère aux cours libres de l’UFPA(2023-07-11) PIERONI, Vanessa Martins Frota Vieira; ROCHA, Thiago Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/3379643225245078Esta tese apresenta uma reflexão sobre os modelos pedagógicos desenvolvidos por Becker (1999), desde os mais tradicionais aos mais inovadores, confrontando-os com as expectativas sociais de suas respectivas épocas. O estudo visa demonstrar como as metodologias ativas podem contribuir significativamente com as novas demandas pedagógicas, principalmente após a pandemia, momento que tornou inviável de maneira repentina o ambiente de ensino e aprendizagem, contando apenas com as tecnologias ou ambientes virtuais para garantir a continuidade do ensino e reduzir os danos à educação. Assim, por meio de pesquisa bibliográfica teórica, buscamos caracterizar as metodologias e seus princípios, bem como demonstrar a operacionalidade de determinados métodos, como a aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem por pares, sala de aula invertida e gamificação. Além disso, pretende contrapor a metodologia proposta à realidade, diante da observação de campo de uma turma de 5º nível do curso livre de francês língua estrangeira da Universidade Federal do Pará (UFPA), que ocorre à distância desde a pandemia de Covid -19. A pesquisa discute como as metodologias ativas podem contribuir com as expectativas pedagógicas e ressignificar o papel do professor, especialmente diante das possibilidades advindas com as novas tecnologias. Nesse sentido, este trabalho propõe uma interpretação da prática docente conforme a atitude atual dos alunos em relação à sua aprendizagem, de forma a valorizar a aprendizagem significativa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Tem surdo no terreiro de umbanda paraense: o que fazer?(2024-10-31) OLIVEIRA, Patrícia Colares de; LOBATO, Huber Kline Guedes; http://lattes.cnpq.br/5777379850935207O trabalho científico tem como objetivo retratar sobre o surdo no terreiro de matrizes afro-paraenses, ratificando a importância de Libras como ferramenta de comunicação e trocas de saberes no espaço sagrado. A problemática é: como transmitir os saberes e fazeres das práticas religiosas umbandista para o surdo ao adentrar em um terreiro? O processo metodológico: trata-se de pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica. A pesquisa permitiu a visualização de relatos e experiências de produções científicas que ressaltam a participação do surdo nesses espaços. Os resultados apontam que há uma escassez de trabalhos acerca da participação do surdo nas comunidades afro. A inclusão sendo trabalhada por meio de debates e palestras num terreiro de matriz afro promoverá uma maior conscientização e sensibilidade dos praticantes referente ao acolhimento e inserção dos saberes e fazeres dos ritos da religião para os surdos na comunidade religiosa. Para tanto será explanado sobre as religiões de matrizes afro no Brasil de forma resumida e a relevância de trabalhar a comunicação no terreiro das Libras.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Estados atratores na trajetória de aprendentes de Libras de um Curso livre no Município de Belém-PA(2016-11-21) ABREU, Walber Gonçalves de; CRUZ, Eder Barbosa; http://lattes.cnpq.br/0888338690324145O ensino da língua brasileira de sinais (Libras) tem sido baseado em uma abordagem que privilegia o ensino de sinais descontextualizados, não considera nem o status da língua, nem o nível de aprendizagem dos alunos e lança mão de metodologias que favorecem apenas uma pequena parcela dos alunos. Diante disso, o objetivo deste trabalho é discutir o processo de ensino-aprendizagem da Libras em cursos livres de nível básico sob a luz da Teoria da Complexidade (TC), analisando os estados atratores na trajetória de um participante surdo e outro ouvinte. Para isso, foi feito um estudo de caso e por meio de observações foram coletados dados com a complementação de entrevista com os participantes, a partir daí, se estabeleceu a trajetória dos mesmos. Os resultados demonstraram que os dois participantes, em sua trajetória, passaram por estados atratores, que foram influenciados por uma série de fatores. Com isso, podemos refletir e repensar comportamentos de questões gerais relacionadas ao ensino-aprendizagem, com um ensino pautado em ações metodológicas que vislumbrem a complexidade da sala de aula e os sistemas complexos dos alunos que se adaptam a todo o momento.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Propostas de ensino - aprendizagem do texto literário em sala de aula para surdos(2023-07-19) PASSOS, Thaiana Ferreira dos; CARDOSO JÚNIOR, Waldemar da Silva; http://lattes.cnpq.br/8498122848552606; https://orcid.org/0000-0001-5503-4716Quando falamos de literatura no contexto escolar, muitos assuntos vêm a nossa memória. Lembramos-nos de histórias românticas, das escolas literárias, de poemas, poesias entre outros. Porém, existem diversas maneiras da Literatura a ser trabalhada em sala de aula direcionadas, primordialmente para os alunos ‘ditos normais’, desconsiderando os alunos surdos e/ou contexto da Língua de Sinais Brasileira, em que apresenta caráter visual-espacial e uma lei, a de no 12.319/2010 que garante o acesso aos intérpretes nos espaços escolares para interpretar e acompanhar os discentes surdos, mas, muitas escolas não possuem esse profissional. Nesse sentido, compreendemos que a falta de conhecimento e de estratégias por parte do professor a respeito do ensino do texto literário em LIBRAS, dificulta um planejamento que o leve em consideração, desse modo, a aula é pensada para os alunos ouvintes, sendo caracterizada pela oralidade, tornando os alunos surdos apenas como copistas. A partir do exposto e após leituras sobre isso, percebemos a necessidade de fazer alguns apontamentos, tais como: de que forma esses conteúdos literários poderiam ser trabalhados com alunos surdos, quais métodos podem ser usados para que os mesmos se interessem pelo assunto; além de apresentar propostas de como ensinar o texto literário para o aluno surdo, levando em consideração o papel da literatura/professor no ambiente escolar e na vida do aluno. Este trabalho caracteriza-se como bibliográfico descritivo e com análise qualitativa.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Ensino de Língua portuguesa para surdos que não dominam a Libra: estudo sobre o desenvolvimento linguístico de um surdo no contexto da Educação de jovens e adultos(2018-03-22) MORAES, Soraya Cristina; CRUZ, Eder Barbosa; http://lattes.cnpq.br/0888338690324145O objetivo deste artigo é discutir o ensino de Língua Portuguesa para surdos que não dominam a Libras. Para tanto, uma pesquisa participante foi realizada durante dezoito meses com um aluno surdo que não dominava a Libras, mas se comunicava com o mundo por meio de uma língua própria. Os resultados mostraram que o ensino de língua portuguesa por meio de uma Língua de Sinais Emergentes para surdos que não dominam a Libras é possível, desde, é claro, que as metodologias de ensino sejam adaptadas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise da referenciação nas produções textuais escritas por surdos(2021-02-21) LIMA, Ruth Cardoso; CARDOSO JUNIOR, Waldemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8498122848552606; https://orcid.org/0000-0001-5503-4716O objetivo desse estudo foi analisar os aspectos coesivos por elementos de retomada referencial em produções textuais de surdos no simulado de redação do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2013. Neste estudo de abordagem qualitativa, buscou-se em três redações do ENEM 2013, cujo tema foi “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”, aplicado em simulado no dia 30 de junho de 2014 do Projeto de Extensão Universitária – Oficina de Leitura e Escrita de Português para Surdos - PEU-OLEPS. Os resultados apontam pouco uso dos elementos coesivos, desvios de escrita, poucos domínios gramaticais e dificuldade na composição do texto dissertativo argumentativo. No entanto, é possível verificar que as anáforas presentes na redação aconteceram por meio de pronomes pessoais e por identidades similares. Conclui-se a necessidade de metodologia de ensino de escrita com foco na Redação do Enem ministrada em Libras para surdos, como meio de inclui-los em atividades sociocomunicativas para prosseguirem com o ingresso nas instituições de ensino superior para profissionalização.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A representação da surdez no contexto das histórias em quadrinhos: análise do personagem Humberto da Turma da Mônica(2017-03-23) PAIXÃO, Priscila Silva da; LOBATO, Huber Kline Guedes; http://lattes.cnpq.br/5777379850935207Este trabalho traz como problemática: Como a surdez é representada no contexto das HQs, a partir da análise do personagem Humberto da Turma da Mônica? A partir desta problemática temos as seguintes questões norteadoras: O que é Representação? Qual o perfil do personagem Humberto no contexto das HQs da Turma da Mônica? Como a surdez é representada dentro do contexto das HQs, a partir da análise do personagem Humberto da Turma da Mônica? De que forma ocorreram as mudanças de representações sobre a surdez ao longo das publicações de HQs da Turma da Mônica? Para responder a estas questões traçamos como objetivo geral analisar como a surdez é representada no contexto das HQs, a partir de uma análise do personagem Humberto da Turma da Mônica. De forma específica visamos abordar teoricamente o conceito de Representação e descrever o perfil do personagem Humberto no contexto das HQs da Turma da Mônica; investigar como a surdez é representada no contexto das HQs, a partir da análise do personagem Humberto da Turma da Mônica; analisar as mudanças de representações sobre a surdez ao longo das publicações de HQs da Turma da Mônica. Os autores que embasaram teoricamente nosso estudo foram: Pesavento (2005); Skliar (1998; 2003; 2010; 2011), Sperber (2001); Vergueiro (2004), e entre outros. Os procedimentos metodológicos de nosso estudo referem-se a uma pesquisa de cunho qualitativo caracterizado como um estudo bibliográfico com característica de uma análise documental, na qual, utilizamos cinco revistas em quadrinhos para descrever como a surdez é representada no contexto das HQs da Turma da Mônica e como o personagem Humberto é rotulado e representado nas histórias em quadrinhos. Este trabalho tem como tema a educação especial e surgiu em função das nossas percepções acerca das representações sobre a surdez produzidas nas Histórias em Quadrinhos (HQs) da Turma da Mônica, em que apresentam discursos ouvintistas sobre o personagem Humberto (surdo). Por meio de uma cultura oral, são inseridos discursos nas HQs que, muitas vezes tradicionais, marcam o ser surdo, ao longo do tempo, como um sujeito incapaz de se pronunciar ou de expressar seu pensamento. No presente estudo, apresentamos as representações sobre o personagem Humberto, e relacionamos tais representações às mudanças provocadas pelos pressupostos da Lei 10.436/2002.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uso de anáfora e progressão textual em textos dissertativos escritos em português L2 por surdos do Projeto Oficina de leitura e escrita de português para surdos(2016-06-30) RÊGO, Melissa Maynara dos Passos; SANTOS JUNIOR, Waldemar Cardoso dos; http://lattes.cnpq.br/8498122848552606O presente trabalho busca analisar a escrita em Língua Portuguesa de alunos surdos participantes do projeto de extensão, Oficina de Leitura e Escrita de Português para Surdos (OLEPS). Têm-se como objetivo discutir o processo de referenciação anafórica de textos argumentativos produzidos por sujeitos surdos, inicialmente, apresentando e distinguindo as noções de progressão textual com foco nos processos de referenciação anafórica bem como identificando o uso das anáforas fiel, infiel, associativa e encapsuladoras para finalmente analisar se esses usos contribuem ou não para a progressão textual. Para tanto, o levantamento teórico instrumental necessário, consistiu-se na escolha da literatura pertinente e dos elementos empíricos na área da linguística textual. Assim o método de procedimento, é de análise qualitativa do tipo descritivo, dessa forma, trabalharemos o texto-produto de um processo desenvolvido anteriormente no projeto, caracterizando, assim, esta pesquisa como empírico-indutiva. Organiza-se o texto em cinco momentos, a primeira trata de progressão textual; por conseguinte e coesão referencial; posteriormente aborda-se sobre referenciação em textos de surdos, análise e discussão dos dados e por fim as considerações finais. Como resultado, percebemos a utilização de todos os quatro tipos de anáforas no total de dez textos analisados, sendo utilizadas de forma à contribuir para a progressão textual, e construções textuais diferenciadas dos ouvintes, sob influência da Língua de Sinais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Ensino de leitura e escrita de Português para surdos: abordagem comunicativa(2020-03-21) PINHO, Maria do Socorro Sousa de; CRUZ, Eder Barbosa; http://lattes.cnpq.br/0888338690324145Os entraves para o ensino de português para alunos surdos ainda persistem, visto que as práticas pedagógicas são ineficientes, pois ainda se utiliza o uso de vocábulos, frases soltas e descontextualizadas e unido disso o uso da língua portuguesa como se fosse a sua a primeira língua. Dessa forma, os alunos surdos continuam encontrando dificuldades em aprender a leitura e a escrita. A partir disso, o principal objetivo dessa pesquisa é analisar o ensino de leitura para surdos por meio de uma abordagem comunicativa. Pois a referida pesquisa se justifica ao constatar o aprendizado da língua a partir da abordagem comunicativa. Desse modo, se faz necessário observar o processo didático-metodológico da abordagem comunicativa do ensino de português para surdos e identificar as estratégias utilizadas no desenvolvimento da compreensão escrita para surdos a partir da abordagem comunicativa. Para fundamentar este trabalho, foram considerados os estudos investigativos de Soares (1998), Solé (1998), Hyme (1998), Almeida Filho (2011), Karnopp (2015), Deltta (2016), entre outros autores. Essa pesquisa se caracteriza como estudo de caso e foi realizada em uma escola especializada em Belém- PA. Os resultados foram alcançados, pois o uso do método comunicativo junto do projeto pedagógico foi fundamental para o aprendizado dos alunos surdos, tanto na leitura quanto na escrita, pois conseguiram obter a competência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Subjetivação e linguagem: um estudo sobre particularidades na apropriação de linguagem de crianças surdas; filhos (as) de pais ouvintes(2022-03-21) CRUZ, Juacély Raquel da Conceição; AZEVEDO, Alexandre Maurício Fonseca deO presente trabalho tem por objetivo analisar as particularidades do processo de apropriação da linguagem na subjetivação de crianças surdas, filhos (as) de pais ouvintes. Destacamos neste artigo a importância dos laços parentais para o desenvolvimento das habilidades linguísticas que circulam de forma espontânea no ambiente familiar. Como suporte teórico optou-se por abrir diálogo com um conjunto de autores que desenvolvem estudos na interface com a psicolinguística, dentre os quais destacamos as considerações de Solé (2005) que nos alerta sobre a possibilidade de certa negligência e desconhecimento dos pais ouvintes de filhos surdos que acabam por tomar decisões precipitadas em relação ao desenvolvimento linguístico de seus filhos. Outro autor em destaque é Spitz (1998) que reforça a ideia de uma estimulação precoce que se vale de uma maior plasticidade cerebral que entendemos como favorável ao desenvolvimento global da criança. Consideramos que, as decisões tomadas pelo pais frente ao diagnóstico de surdez, interferem diretamente no processo de desenvolvimento da subjetivação e linguagem e na sua inserção no âmbito escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A língua de Sinais emergente como mediadora no processo socioeducacional de uma pessoa surda(2017-03-28) PAIXÃO, José Aldeny Costa da; CRUZ, Eder Barbosa; http://lattes.cnpq.br/0888338690324145As discussões sobre a educação bilíngue para surdos avançou muito nas últimas décadas. No entanto, as escolas ainda não conseguem oferecer um ambiente bilíngue onde a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa como segunda língua (l2) possam ser as línguas de instrução desde as séries iniciais. Diante disso, o objetivo deste artigo é investigar como se deu o processo educacional de uma pessoa surda que não teve a Libras como primeira língua, baseado nas perspectivas da educação bilíngue e do direito da inclusão dos alunos surdos no sistema regular de ensino. Para isso, foi feito um estudo de caso e por meio de observações foram coletados dados com a complementação de entrevista com os participantes. Os resultados demonstraram que a participante surda deste estudo teve acesso a um ambiente bilíngue, onde a língua mediadora foi uma língua de sinais emergente criada por ela, e que serviu de base para a aquisição da Libras e do Português l2 de forma mais eficaz. Com isso, pudemos concluir que as propostas de inclusão e de educação bilíngue para surdos, ainda necessitam de muita reflexão para, de fato, conseguirem atender as reais necessidades desses alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Leitura de poesia de Drummond por surdos usuários da Libras no contexto da extensão universitária(2018-03-21) MIRANDA, Jaqueline Freitas de; CARDOSO JUNIOR, Waldemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8498122848552606; https://orcid.org/0000-0001-5503-4716Esta pesquisa refere-se a um Trabalho de Conclusão de Curso, que tem por finalidade mostrar a importância da leitura realizada por sujeitos surdos usuários da Libras, em contato com o português escrito, ao adentrar no ambiente literário, especificamente, a Literatura Brasileira, através dos textos poéticos do poeta Carlos Drummond de Andrade. Tendo por objetivo descrever as estratégias de leitura de textos poéticos trabalhados com participantes surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras), num evento literário. A metodologia desta pesquisa trata-se de uma abordagem qualitativa, percorrendo alguns referenciais teóricos relativos à arte, a literatura e a leitura de textos poéticos e a tessitura do sentido do texto literário. As estratégias didáticas pedagógicas usadas durante o evento serviram como base para garantir a interação entre texto poético - leitor surdo, favorecendo a compreensão e o desenvolvimento de estratégias de leitura dos textos poéticos, respeitando suas especificidades linguísticas e cognitivas.Trabalho de Curso - Graduação - Capítulo de Livro Acesso aberto (Open Access) Arte e práticas pedagógicas integradas inclusivas: diálogos entre ensino Superior e Educação Básica(2023-05-04) NASCIMENTO, Gabriel Cruz doTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estratégias de referenciação em textos narrativos de alunos surdos participantes do Projeto Oficina de Leitura e escrita de português(2016-03-29) RIBEIRO, Floriete Assunção; CARDOSO JUNIOR, Waldemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8498122848552606; https://orcid.org/0000-0001-5503-4716Este estudo tem por objetivo analisar a produção textual de alunos surdos a partir da referenciação com base nos estudos da linguística textual, bem como identificar os mecanismos de referenciação anafórica, descrever as anáforas encontradas nos textos e classificar os mecanismos de referenciação anafórica nos textos narrativos escritos em Português como segunda língua, de quatro surdos do Projeto de extensão, Oficina de Leitura e Escrita de Português para Surdos (OLEPS) /ILC/UFPA. Desse modo, esta pesquisa se trata de uma abordagem qualitativa em que, caracteriza-se basicamente por observar, registrar, classificar e analisar dados disponibilizados pelo projeto. Sendo também, uma pesquisa empírico-indutiva que baseou-se em: pesquisa bibliográfica, revisão da literatura na área da linguística textual e coleta de dados no projeto OLEPS. Organiza-se o texto em cinco momentos, o primeiro refere-se à introdução; no segundo a fundamentação teórica é apresentada; em seguida procedimentos metodológicos, posteriormente resultados da analise do corpus e considerações finais. Como principais resultados, apontam-se as análises das estratégias de referenciação nas quais se percebeu que os surdos fazem usos das anáforas em seus textos, evidenciando-se uma construção diferenciada dos textos de ouvintes, com forte influência da língua de sinais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Situações de ensino de Língua Portuguesa para surdos do Ensino Médio de uma escola inclusiva em Belém-PA(2018-05-01) REUTER, Carla Andreza Correa; CARDOSO JUNIOR, Waldemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8498122848552606; https://orcid.org/0000-0001-5503-4716Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda o ensino de Língua Portuguesa para surdos em escola inclusiva. Tem-se por objetivo descrever aspectos de aprendizagem de Língua Portuguesa para surdos usuários da Libras em salas inclusivas de Ensino Médio de uma escola estadual do município de Belém e, mais especificamente, relatar as experiências dos alunos surdos de Ensino Médio sobre a aprendizagem de Língua Portuguesa em sala inclusiva; e apresentar vivência obtida na leitura do texto poético na aula de Língua Portuguesa para surdos e ouvintes. Para isso, procedeu-se metodologicamente por uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, sendo, quanto ao local de investigação, uma pesquisa de campo e, quanto aos procedimentos técnicos, um estudo de caso. O lócus foi uma escola inclusiva de Belém – Pa e os sujeitos foram 2 (duas) alunas surdas usuárias de Libras que estudavam no Ensino Médio dessa escola e uma bolsista PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), autora desse trabalho. Quanto às técnicas de coleta de dados, houve aplicação de questionário, contendo 6 (seis) perguntas abertas e pesquisa documental. A análise de dados foi, em parte, de conteúdo e, em parte, descritiva. Além disso, fundamentou-se teoricamente em Quadros (1997), Pinto (2011), Plestsch (2009) e outros. Verificou-se que a Libras é fundamental para a aprendizagem de Língua Portuguesa para surdos, apesar de não ser um aspecto presente em todas as aulas de Língua Portuguesa. Ademais, há outros relevantes para o ensino de Língua Portuguesa para surdos, tais como o uso de recursos tecnológicos e o conhecimento de mundo dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Particularidades do processo de evasão: uma amostragem da turma de Letras Alemão de 2017 da UFPA(2023-07-03) FERREIRA, Glória Jéssica Carvalho; ROHR, Cilene Trindade; http://lattes.cnpq.br/1226184560409350Este projeto foi elaborado como meio de identificação de fatores contribuintes à evasão com a finalidade de analisar a realidade dos discentes, suas percepções e experiências enquanto discentes do Curso de Letras Alemão da UFPA, e propor contornos viáveis a problemática considerando não somente as limitações existentes mas também os princípios e missão da UFPA, pensando na diminuição do quadro de evasões no Curso e também nas transformações e exigências perante a globalização e inovações do mundo atual. Para isso, um questionário foi elaborado e aplicado com perguntas abertas à uma turma pré-definida mediante compatibilidade aos padrões previamente estabelecidos. Suas temáticas giraram em torno de alguns dados pessoais, suas experiências vividas, suas percepções sobre evasão e motivações, e por fim suas sugestões pessoais quanto ao aprimoramento do nosso Curso. O resultado desta análise de campo foi utilizado de maneira teórica para compreensão dos motivos mais comuns que condicionam os discentes a optarem pela evasão; avaliação do feedback recebido sobre os esforços direcionados a capacitação dos futuros profissionais crítico-reflexivos da área, mediante as transformações e inovações científicas e tecnológicas em que os discentes estão inseridos; identificar alternativas que contornem e proporcionem o aperfeiçoamento do Curso visando a prevenção, correção e, por consequência, redução dos índices de abandono. Embora esta problemática da evasão universitária esteja longe de ser solucionada, buscar atualizações e modernizar o sistema para acompanhar as exigências e inovações do mundo atual – e futuro – não só garante uma maior permanência dos futuros discentes, como também traz maior visibilidade ao Curso; proporciona motivação tanto à formação continuada quanto a atuação na área; evidencia o valor do domínio de uma Língua Estrangeira (LE) no meio acadêmico, assim como sua relevância como ferramenta essencial para a atualidade; entre outros benefícios. Por fim, como considerações finais, compreendemos que a atuação do profissional de LE depende significativamente de sua formação sem deixar de ser um processo contínuo e autônomo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O IsF-ALEMÃO na UFPA: o ensino e aprendizagem de Alemão como Língua Estrangeira (ALE/DaF) em contexto de internacionalização(2023-07-04) SILVA, Yan Moreira da; BOECHAT, Fernanda Boarin; http://lattes.cnpq.br/3507129885443715; https://orcid.org/0000-0002-4360-2154